Última atualização: 14/01/2019
A cidade universitária de Cambridge é linda em qualquer época do ano! Neste post, separamos 15 dicas bem bacanas para ver/fazer em Cambridge. Vamos conhecer um pouco mais dessa cidade cheia de história e por onde passou membros da realeza, cientistas e celebridades?
A CIDADE E A UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE
A cidade de Cambridge está localizada em torno de 80 km ao norte de Londres e mais de 20% da população de 130 mil habitantes é composta por estudantes. Uma curiosidade é que o nome da cidade se originou da junção da palavra “Cam”, nome do rio que corda a cidade, com a palavra “bridge”, que significa ponte em inglês.


Embora existam evidências de ocupação do local desde a Idade do Bronze, e de sua grande importância comercial a partir do século XII, Cambridge só se tornou oficialmente uma cidade em 1951. No entanto, a Universidade de Cambridge foi fundada mais de 300 anos antes, em 1209! A universidade é formada por 31 colleges (16 colégios “antigos”, fundados entre 1284 e 1596; e 15 colégios “novos”, fundados entre 1800 e 1977). Atualmente, Cambridge está localizada no coração da região de alta tecnologia “Silicon Fen”, contando com indústrias de software, de biociências e de muitas empresas start-up girando em torno da universidade.


PUNTING: O PASSEIO DE BARCO LOCAL
Uma das atividades mais tradicionais para se fazer em Cambridge é o passeio de punting. Punt é um barco de madeira de fundo plano com corte quadrado, projetado para uso em pequenos rios ou outras águas rasas. Ele é guiado pelos punters (que, geralmente, os são próprios estudantes da universidade) pelo Rio Cam, que impulsionam o barco com um grande bastão tocando no leito do rio, passando por trás de uma série de colleges. Os Punts foram construídos originalmente como barcos de carga ou plataformas para pesca.


No entanto, atualmente, seu uso é quase exclusivamente restrito a viagens de lazer com passageiros. Os guias dão informações relevantes e passam dados históricos sobre a universidade durante o passeio. Há uma série de empresas que oferecem o punting, e você pode ver mais informações e preços neste link. Outra opção é fazer um passeio de puting com tour guiado pela cidade.

O QUE FAZER EM CAMBRIDGE
Há muita coisa legal para fazer/conhecer em Cambridge, mas nós selecionamos atrações que podem ser visitadas em um roteiro de 1 dia. Para ajudar na tarefa de visitar a cidade de Cambridge, fizemos o mapa interativo abaixo com dicas de atrações, onde comer e a estação de trem da cidade para que você possa se localizar melhor. Em seguida, vamos falar mais sobre cada uma das atrações que selecionamos para conhecer na cidade.
1. TRINITY COLLEGE / WREN LIBRARY
Fundado em 1546 por Henrique VIII, Trinity College é um dos colégios mais importantes da universidade de Cambridge. Seu aluno mais ilustre foi o brilhante cientista Isaac Newton, que é homenageado com uma bela estátua na capela do college. Outros destaques são o Great Court e a biblioteca da Trinity College, a Wren Library, um prédio próximo que é acessado saindo da Trinity College, que abriga uma estátua de Lorde Byron, um famoso escritor inglês que também foi aluno da instituição. Ao todo, os alunos de Trinity College já ganharam 32 prêmios Nobel, fazendo com que seja a faculdade com mais prêmios no mundo. Fotografias nas áreas públicas de Trinity College são permitidas, exceto na Wren Library. Veja mais informações neste link.
- Endereço:
- Great Court e Capela: Cambridge CB2 1TQ, UK
- Wren Library: Queen’s Road e/ou Garret Hostel Lane, Trinity College, Cambridge CB2 1TQ
- Horários:
- Great Court e Capela: diariamente durante os meses de verão de 10h às 17h / em caso do local estar fechado para visitas, você pode ver o Great Hall através do Queen’s Gate, na Trinity Lane, de 10h às 17h gratuitamente
- Wren Library: segunda a sexta de 12h às 14h / sábado de 10h30 às 12h30
- Os horários podem ser alterados devido a eventos na universidade
- Entrada: £3


2. ST. JOHN’S COLLEGE
St. John’s College foi fundado, em 1511, por Lady Margaret Beaufort, mãe do rei Henrique VII e avó paterna de Henrique VIII. Os alunos da faculdade incluem os vencedores de 10 prêmios Nobel, 7 primeiros-ministros e 12 arcebispos de vários países, pelo menos 2 príncipes. É um dos colleges mais antigos e tradicionais de Cambridge e está aberto à visitação pública. Confira o que conhecer no tour neste link.
- Endereço: 11 St John’s St, Cambridge CB2 1TW, UK
- Horários: de março a outubro de 10h às 17h / outras datas de 10h às 15h30 / o colégio fica fechado em meados de junho (confirme a data no site oficial antes de visitar)
- Entrada: £8

3. PONTE DOS SUSPIROS
A Ponte dos Suspiros (Bridge of Sighs) assim chamada por lembrar a ponte de Veneza de mesmo nome, é acessada pelo pátio do St. John’s College. Ela foi construída no século XIX e é uma das mais bonitas da cidade. Pode ser vista de perto tanto visitando St. John’s College ou através de um passeio de punting.

4. IGREJA REDONDA
A Igreja Redonda (Round Church) foi construída em 1130, antes mesmo da Universidade de Cambridge ser fundada. Seu formato redondo foi inspirado na rotunda da igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém. Ela já foi visitada por nomes importantes como a Rainha Victoria, Dalai Lama e Bill Gates. Lá dentro é possível assistir ao filme “Saints & Scholars”, que procura contar um pouco da história de umas das mais antigas universidades do mundo. Além disso, há também uma exposição sobre a história de Cambridge.
- Endereço: Bridge Street, Cambridge CB2 1UB, Cambridge CB2, UK
- Horários: de segunda a sexta de 10h às 17h / sábado de 13h30 às 17h / domingo de 13h30 às 16h
- Entrada: £2.50
- Tours: £10 / às terças, quintas e algumas sextas-feiras às 14h / sábados e domingos às 14h30 / veja este link para mais informações

5. CAIUS COLLEGE
Fundado em 1348, e refundado em 1557, Gonville e Caius é o quarto college mais antigo de Cambridge e o local em que estudou e ainda faz parte do corpo acadêmico o grande cientista Stephen Hawking, famoso por seus estudos relacionados à cosmologia e à teoria da relatividade. Uma dica é assistir ao filme “A Teoria de Tudo” (2014) que mostra mais sobre a vida de Hawking e que teve muitas cenas rodadas em Cambridge. A faculdade é a quarta mais antiga faculdade na Universidade de Cambridge. O estudantes do college já ganharam 14 prêmios Nobel e incluem Francis Crick (descobridor, juntamente com James Watson, da estrutura do DNA), James Chadwick (descobridor do nêutron) e Howard Florey (desenvolvedor de penicilina). Não há nada de grandioso para se visitar no local, mas vale a pena conferir sua capela, seu pátio interno e ver a sala de Hawking, mesmo que de fora do edifício.
- Endereço: Trinity St, Cambridge CB2 1TA, UK
- Entrada: gratuita

6. IGREJA DA GRANDE SANTA MARIA
A Igreja de Santa Maria (Great St. Mary Church). Não se sabe ao certo o ano de sua construção, mas os primeiros registros datam de 1205. Na Idade Média, tornou-se um local de encontro oficial para reuniões e debates da Universidade de Cambridge, mas isso terminou em 1730, quando a Casa do Senado da Universidade foi construída do outro lado da rua. É possível também visitar a Torre da Igreja e subir 123 degraus em espiral para uma linda vista da cidade (a torre está atualmente em manutenção, veja mais informações neste link para confirmar a data de abertura).
- Endereço: Senate House Hill, Cambridge CB2 3PQ
- Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h / aos domingos há missas e outros eventos (confira programação aqui)
- Entrada: gratuito para a igreja / £3.90 para subir na Torre*
*último valor divulgado antes do fechamento para reforma

7. KING’S COLLEGE
King’s College foi fundado em 1441 pelo Rei Henrique VI, logo depois de ter fundado o colégio Eton, que fica próximo ao Castelo de Windsor (veja mais sobre o Eton College neste post). O preço do ingresso inclui uma visita à Capela onde há uma exposição da história do Colégio, o maior teto abobadado do mundo e a pintura “Adoration of the Magi”, do pintor flamengo Rubens. O ingresso precisa ser comprado no Centro de Visitantes do King’s College (veja no nosso mapa interativo a localização). Você ganhará um mapa que indicará o local de entrada. Veja mais informações neste link e faça um tour online aqui.
- Endereço: King’s Parade, Cambridge CB2 1ST, UK
- Horários: confira as datas de aulas aqui
- durante o período de aulas: de segunda a sexta de 9h30 às 15h30 / sábado de 9h30 às 15h15 / domingo de 13h15 às 14h30
- fora do período de aulas: segunda a domingo de 9h30 às 16h30 (de dezembro a janeiro de 9h às 15h30)
- Entrada: £9
View this post on Instagram


8. RELÓGIO CORPUS
O relógio do Corpus é um relógio gigante de pêndulo que fica localizado na parte externa da biblioteca de Taylor na faculdade de Corpus Christi, no cruzamento das ruas Bene’t e Trumpington. Ele foi concebido e financiado por John C. Taylor, um antigo membro da faculdade. Trata-se de um dispositivo no mínimo curioso para medição do tempo, com um grande pêndulo dourado e um enorme gafanhoto sobre ele. Segundo o site oficial, a “face do relógio é chapeada em ouro puro e é feita para assemelhar ondas, como se uma pedra tivesse caído no meio de uma lagoa de metal líquido. Ele criado por uma série de explosões no vácuo, batendo o metal duro. As ondulações aludem ao Big Bang, o impacto central que formou o universo e o início dos tempos. O relógio não tem ponteiros, ou números digitais e a hora é mostrado por órbitas concêntricas que piscam luzes azuis, correndo ou progredindo em taxas diferentes ao redor da circunferência da face do relógio.” O Corpus Clock oficialmente inaugurado, em 2008, pelo físico Stephen Hawking. Veja o video de funcionamento do relógio que está disponível no site oficial do college.
- Endereço: 58 Trumpington St, Cambridge CB2 1RH, UK

9. QUEENS’ COLLEGE
Queens’ College é uma das mais antigas e maiores faculdades da universidade, fundada em 1448 por Margaret de Anjou (a rainha de Henrique VI, que fundou King’s College). Os ex-alunos da faculdade incluem chefes de governo e políticos de vários países, realeza, líderes religiosos, astronautas e até nomeados para Oscar. Seu mais famoso aluno é Erasmo de Roterdã. Você vai ganhar um mapa quando comprar o ticket, com alguns lugares para visitar na Queen’s College, como o pátio interno e a capela. Veja mais informações sobre Queen’s College neste link.
- Endereço: Silver St, Cambridge CB3 9ET, UK
- Horários: de abril a setembro de 10h às 16h30 / de outubro a março de 10h às 16h (confira os dias em que o local fica fechado neste link)
- Entrada: £3


10. MATHEMATICAL BRIDGE
A Mathematical Bridge é uma ponte em madeira que liga os dois lados do Queen’s College e passa sobre o Rio Cam. Ela também pode ser vista da rua, caso você opte por não fazer o passeio pela faculdade. Uma história curiosa, porém totalmente mentirosa, envolve esta ponte. A lenda é que a ponte foi projetada e construída por Sir Isaac Newton sem o uso de porcas ou parafusos. No entanto, Newton não poderia estar diretamente envolvido já que que ele faleceu em 1727, vinte e dois anos antes da construção da ponte.

11. THE BACKS
Essa área é a nossa favorita em toda a cidade. The Backs é a região pitoresca atrás dos colleges, à beira do Rio Cam que proporciona as melhores vistas de toda a cidade. Esta área compreende a parte traseira que passa pelas seguintes universidades: Magdalene, St. John’s, Trinity, Clare, King’s e Queens’. Antigamente, grande parte da terra deste local era usada pelos colégios para pastorear animais ou cultivar frutos. O rio era também uma importante via comercial para o moinho localizado na Silver Street. Nós estivemos em Cambridge durante o outono e não conseguíamos parar de admirar os tons alaranjados das árvores e ver os barquinhos passeando pelo rio Cam.



12. PETERHOUSE COLLEGE
Peterhouse é o colégio mais antigo e tradicional da Universidade de Cambridge, fundado em 1284 por Hugo de Balsham, Bishop de Ely durante o reinado de Eduardo I. Alunos de Peterhouse já ganharam 5 prêmios Nobel. O acesso ao colégio é gratuito e você pode passear tranquilamente pelas áreas externas. Os destaques ficam por conta dos seus belíssimos jardins (que passam por trás do Fitzwilliam Museum), da capela e do Dining Hall (sala de jantar). Veja o mapa do colégio neste link.
- Endereço: Trumpington St, Cambridge CB2 1RD, UK
- Entrada: gratuita

View this post on Instagram
13. ANTIGA CASA DE CHARLES DARWIN
Para os admiradores de Charles Darwin, há uma placa marcando o local onde morou o importante cientista e escritor de “A Origem das Espécies” (1859). Darwin estudou na Christ’s College, em Cambridge. Em dezembro de 1831, Darwin deixou a Inglaterra a bordo do HMS Beagle para a ilha de Galápagos e voltou em 1836. No seu retorno, ele se hospedou justamente nesta casa e foi aqui que Darwin organizou sua coleção de espécimes da viagem. Infelizmente, a casa não está aberta a visitação pública.
- Endereço: 22 Fitzwilliam St, Cambridge CB2 1QH, UK

14. THE FITZWILLIAM MUSEUM
O The Fitzwilliam Museum foi uma das melhores surpresas de nossa visita a Cambridge. Temos que confessar que estávamos esperando algo muito menor, embora tivéssemos lido boas críticas sobre este museu, fundado em 1816. A coleção completa conta com, aproximadamente, 550 mil peças. Cerca de meio milhão de pessoas visitam o local anualmente. E não é à toa, pois além de muito completo, o museu é esteticamente e arquitetonicamente lindíssimo. Seu acervo está dividido em 5 departamentos: Antiguidades; Artes Aplicadas; Moedas e Medalhas; Manuscritos e Livros impressos; e Pinturas, Desenhos e Impressos. Há obras do Antigo Egito, Sudão, Grécia, Roma e Ásia; peças em diversos materiais como cerâmica, vidro, móveis, relógios, armaduras, tapete. Há também pinturas de artistas fantásticos como Simone Martini, Domenico Veneziano, Ticiano, Veronese, Rubens, Van Dyck, Canaletto, Monet, Degas, Renoir, Cézanne e Picasso.
- Endereço: Trumpington St, Cambridge CB2 1RB
- Horários: de terça a sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 17h / fechado às segundas-feiras
- Entrada: gratuita
Leia mais: Inglaterra: O incrível Fitzwilliam Museum em Cambridge



15. JARDIM BOTÂNICO DE CAMBRIDGE
O Jardim Botânico de Cambridge foi possui 16 hectares e recebe anualmente mais de 200 mil visitantes. Ele possui uma coleção de plantas de mais de 8000 espécies de todo o mundo para facilitar o ensino e a pesquisa na universidade. O jardim foi fundado em 1831 pelo professor John Stevens Henslow (mentor de Charles Darwin) e foi aberto ao público em 1846.
- Endereço: 1 Brookside, Cambridge CB2 1JE
- Horários: diariamente de novembro a janeiro de 10h às 16h / fevereiro, março e outubro de 10h às 17h / de abril a setembro de 10h às 18h
- Entrada: £5

TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM CAMBRIDGE
> PASSEIOS PELA CIDADE
- Day Trip: Cambridge, de Londres
- City Sightseeing Cambridge: passeio de ônibus de 24 horas Hop-on Hop-off
- Cambridge: Puting e Passeio a pé
- Passeio guiado da histórica Cambridge
- Excursão de boas-vindas a Cambridge: Excursão privada com um local
- Excursão a pé guiada pela Universidade de Cambridge com um graduado
- Excursão a Pé pela Universidade e Destaques de Cambridge
- Nos Foootsteps de Pink Floyd Cambridge & Tour Londres
- Cambridge: Private Walking Tour da Universidade
> COMBO: CAMBRIDGE + OXFORD
- De Londres: Cambridge e Oxford Excursão de dia inteiro
- Oxford e Cambridge Grupo Pequeno Day Tour
- De Londres: Excursão de dia inteiro a Oxford e Cambridge
- Oxford and Cambridge Universities Tour
ONDE COMER / BEBER EM CAMBRIDGE
- Mercado: Uma boa opção para a hora do almoço é comer em uma das barraquinhas localizadas na Market Square (Praça do Mercado). No Cambridge Market há diversas opções gastronômicas para todos os gostos, que funcionam diariamente de 10h às 16h. Nós não resistimos quando encontramos uma barraquinha de comida brasileira e portuguesa e partimos para o ataque comendo coxinha, bolinha gigante de queijo, bolinho de bacalhau e pão de queijo.

- Bares/Pubs:
- The Eagle: Mesmo que você não pretenda parar para comer neste pub, vale a pena dar uma passadinha devido à sua importância histórica. Foi aqui que, em 1953, os cientistas Francis Crick e James Watson anunciaram que eles descobriram a estrutura do DNA. (Endereço: 8 Benet Street, Cambridge CB2 3QN, UK)
- The Anchor (Endereço: Silver St, Cambridge CB3 9EL, UK)

- Restaurantes:
- Jamie’s Italian (Endereço: Unit 1, The Old Library, Wheeler Street)
- Aromi (Endereço: 1 Bene’t St)
- Zizzi (Endereço: 16 Bene’t St)
- Smokeworks (Endereço: 2 Free School Ln)
- Bread & Meat (Endereço: 4 Bene’t St)
- The Cambridge Chop House (Endereço: 1 King’s Parade)
- Fitzbillies (Endereço: 51 – 52 Trumpington St)

ONDE SE HOSPEDAR EM CAMBRIDGE
Para quem quiser esticar a estadia em Cambridge, separamos algumas opções de hospedagem na cidade:
- Lensfield Hotel Boutique Wellness Spa (3 estrelas)
- Regency House (3 estrelas)
- DoubleTree by Hilton Cambridge City Centre (4 estrelas)
- Hotel du Vin & Bistro Cambridge (4 estrelas)
- Hilton Cambridge City Centre (4 estrelas)
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

COMO IR A CAMBRIDGE PARTINDO DE LONDRES
A forma mais fácil de ir a Cambridge partindo de Londres é de trem. A estação fica entre 15 a 20 minutos a pé do centro da cidade. Há trens partindo das estações de Kings Cross e London Liverpool. Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Nós conseguimos passagens bem em conta para a cidade (£10.90 por pessoa ida e volta – preços de outubro de 2016). Vale a pena se programar com antecedência para conseguir tarifas mais baratas. Veja mais informações no post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre a Inglaterra:
- Diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido
- Por que os britânicos dirigem à esquerda?
- Reino Unido: As famosas cabines telefônicas vermelhas
- Inglaterra: Catedral de Salisbury e a Magna Carta
- Inglaterra: Monumento pré-histórico Stonehenge
[…] O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] Inglaterra: O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] de ensino superior das Américas! Mas, não para por aí! Como John Harvard tinha estudado na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, a cidade onde fica a universidade foi rebatizada de Cambridge, dá para acreditar? […]
[…] Inglaterra: O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia […]
[…] Inglaterra: O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia […]
[…] bem pertinho de uma estação de trem e caminho entre Londres e as cidades universitárias de Cambridge e Oxford, de onde se esperava que os profissionais que trabalhariam na quebra de códigos viriam. […]
[…] que seu filho voltasse a estudar. Algum tempo depois, Newton foi aceito na Trinity College de Cambridge, uma das universidades mais importantes e tradicionais do […]
[…] O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia […]
[…] O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] CAMBRIDGE (cidade universitária) […]
[…] evolução das espécies vegetais e animais, inclusive o ser humano. Darwin estudou na prestigiada Universidade de Cambridge, primeiro medicina e, depois, teologia. Através de contatos na universidade, foi convidado a […]
[…] passeio de um tipo de barco de madeira (falamos sobre ele no post sobre nossa visita a Cambridge) na área do lago das fortificações […]
[…] Inglaterra: O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia […]
[…] universidades mais conceituadas do mundo estão lá, como a famosa Universidade de Cambridge, que tem muito a oferecer aos […]
[…] de 1850. Outro conjunto de regras bastante utilizado eram as Regras de Cambridge, desenvolvido na Universidade de Cambridge. Em 1963, as “Laws of the Game” (Regras do Jogo) foram codificadas pela The Football […]
Boa tarde. Indiscutivelmente este é o melhor site para pesquisas de viagem. Muitas informações úteis, cheio de detalhes e com muitas fotos. Parabéns.
Tenho uma dúvida. Visitarei Cambridge em breve e gostaria de passear pela parte de trás das faculdades (the backs). É possivel caminhar por ali gratuitamente ou só é possível acessar essa região pagando para entrar nas faculdades? Acessando uma delas, é possivel passar pelo fundo de todas ou existe restrições ao livre transito?
Obrigado
Olá Guilherme!
Primeiramente, muitíssimo obrigada pelo comentário! É muito bacana saber que nosso trabalho está sendo útil para os leitores! Receber comentários como esse nos dá mais ânimo de seguir em frente e continuar gerando conteúdo! 🙂
A resposta é sim e não. Sim, é possível caminhar por uma parte da região The Backs sem parar nadinha, mas não são todas as áreas atrás dos colleges que são acessíveis sem pagar. E entrando em um college não dá acesso à área dos demais, pelo menos não dos mais famosos. Se você quiser passar por toda a área sem entrar nos colleges, a maneira mais recomendada é através de putting pelo rio Cam. Se o dia estiver bonito, é a melhor coisa. Você vai pagar um valor pelo passeio, mas vai ouvir histórias contadas pelos próprios alunos e vai conseguir ter uma visão bem interessante da cidade.
Abraços e uma excelente viagem para você!
[…] Inglaterra: O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia […]
[…] cidade de Oxford abriga uma das mais importantes e prestigiadas universidades do mundo. Junto com Cambridge, é uma das mais importantes da Inglaterra. Estivemos em Oxford em um dia chuvoso de outono, que […]