Última atualização: 27/02/2019
Leeds Castle é um castelo localizado em um área incrível, cheia de muito verde e muitas atividades para crianças. É uma passeio extremamente interessante para quem quer respirar um pouco de ar puro pertinho de Londres, tornando-se uma excelente opção de bate-volta a partir da cidade. Confira como é o passeio por este lugar lindo.
A HISTÓRIA DO LEEDS CASTLE
Leeds Castle é uma castelo histórico originalmente construído em 1119. Durante o século XIII, ele se tornou propriedade do Rei Eduardo I, que gostava tanto do castelo que o tornou sua principal propriedade. Já no século XVI, o famoso Rei Henrique VIII, fundador da Igreja Anglicana, morou com sua primeira esposa, Catarina de Aragão.

O castelo passou por diversas modificações ao longo dos séculos e, praticamente tudo o que vemos hoje, data do século XIX. A última proprietária privada do castelo foi Lady Baillie, que o comprou em 1926, redecorando grande parte do seu interior. Durante a Segunda Guerra Mundial, o castelo serviu como um hospital improvisado a pedido de Lady Baillie. Ela faleceu em 1974, deixando o castelo para a Fundação Leeds Castle, uma instituição de caridade privada cujo objetivo é preservar o castelo e terrenos adjacentes para o benefício do público. Finalmente, em 1976, o castelo passou a ser uma atração turística.


O QUE CONHECER/FAZER NO LEEDS CASTLE
O Leeds Castle é uma área que conta com enormes jardins e áreas verdes, um labirinto, playgrounds, área de exposições e o castelo propriamente dito. Abaixo está o mapa do complexo para dar uma ideia de quão grande ele é! Em seguida, falaremos um pouco mais sobre o que ver/fazer no Leeds Castle.

1. JARDINS & ÁREAS VERDES
Passando pelo Centro de Visitantes (onde há a bilheteria para comprar ingressos e uma lojinha com produtos que fazem referência ao Leeds Castle), a entrada do local é toda marcada por belíssimas áreas verdes e toda a propriedade e cercada por jardins lindíssimos.
São muitas plantas, flores, riachos, lagos, que proporcionam um visual ainda mais especial para o castelo. A área externa merece ser apreciada com calma, pois é a mais interessante de toda a visita. Quanto aos jardins, você poderá encontrar 3 deles:
- The Culpeper Garden, o mais bonito deles, cercas vivas bem cortadas, muitas flores coloridas de diversos tipos, ele fica perto do restaurante do Castelo;
- The Wood Garden, fica às margens do Rio Len, no caminho que leva até o Castelo;
- The Lady Baillie Mediterranean Garden Terrace, fica às margens do lago Great Water e foi construído em estilo mediterrâneo.
2. EXPOSIÇÕES
- The Gatehouse Exhibition: É uma pequena exposição que conta os mais de 900 anos de história do Leeds Castle. Ela fica em uma área um pouco antes de fazer a visita às salas do Castelo. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a história dele, dos seus moradores e como ele foi se modificando ao longo do tempo. Há um video curtinho bem bacana que mostra como o edifício se modificou no decorrer dos séculos.
- The Dog Collar Museum: Uma exposição diferente que fica em frente ao restaurante do Castelo. Ela exibe uma coleção de mais de 130 coleiras de cachorro raras desde o século XV.


3. SALAS DO CASTELO
O Castelo está longe de ser um dos mais luxuosos que já vimos. O passeio começa pela adega do Castelo, seguindo para uma sala com uma pequena exposição que conta um pouco da história do Leeds Castle. As salas históricas trazem tapeçarias, quadros, esculturas e objetos decorativos antigos, mas estão longe de ser imponentes. Com certeza, vale a pena dar uma olhada, principalmente na belíssima biblioteca e na sala de jantar. Mas tenha em mente que o principal atrativo do Leeds Castle são as áreas externas. Não deixe de olhar pelas janelas para admirar as áreas verdes e lago que circula a fortificação.












4. LABIRINTO & GRUTA
Uma das grandes atrações do castelo é seu labirinto feito de cerca viva. O labirinto é bem fácil e, ao final, chega-se a uma área mais alta que proporciona uma vista do labirinto como um todo. Na saída do labirinto, você vai passar por uma gruta, com algumas figuras mitológicas em rochas, minerais, conchas e luzes coloridas.


RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
5. ÁREAS RECREATIVAS
Para quem viaja com crianças, essa é a área mais desejada por elas, sem dúvida! Pertinho do labirinto ficam áreas recreativas que envolvem: 2 playgrounds, o Squires’ Court Playground e Knights’ Realm Playground. Eu vi mesmo que as crianças estavam amando rolar na grama em um declive que leva até a área do grande lago. Nesta área também ficam banheiros e quiosques de comida. Ali pertinho ficam áreas para apresentações de falconaria e, atrás do labirinto, uma abriga diversas espécies de aves (Bird of Prey Centre).

OUTRAS ATIVIDADES
- Golfe: Há um campo de golfe dentro das áreas verdes, atrás do Castelo
- Programação Especial: O castelo também conta com uma programação de eventos especiais em datas específicas. Vale ficar de olho para saber se haverá algo diferente na data que você pretende ir.

TRANSPORTE DENTRO DA ÁREA CASTELO
Para se deslocar dentro da área do castelo de forma divertida, há 3 opções:
- Trenzinho (Elsie the Castle Train): sai perto do Centro de Visitantes e faz um passeio pelos jardins até perto do Castelo
- Preço: £1 adulto / £0.50 crianças
- Horários: de abril a setembro de 10h às 17h15 / de outubro a março de 10h às 16h30
- Balsa (Black Swan Ferry): leva os passageiros de um lado a outro do lago (Great Water) ligando a área dos jardins à área dos playgrounds
- Preço: £1 para cada lado
- Horários: de abril a agosto diariamente de 10h às 17h / de setembro a outubro aos finais de semana de 10h às 17h / de novembro a março não opera


- Punting: um passeio de um tipo de barco de madeira (falamos sobre ele no post sobre nossa visita a Cambridge) na área do lago das fortificações (Moat)
- Preço: £6 adultos / £3.50 crianças / preços especiais para grupos
- Horários: de abril a setembro opera diariamente / outubro a março não opera


- Segway Tours: um passeio motorizado pela propriedade de maneira muito divertida. Confira mais informações neste link.
ONDE COMER NO LEEDS CASTLE
O Leeds Castle conta com um restaurante bem bacana, o The Fairfax Restaurant, que proporciona uma vista linda para o castelo. Nos meses mais quentes, outra opção é o The Maze Café & Grill, pertinho do labirinto. Além disso, há diversos quiosques de sorvetes, cafés e guloseimas espalhados pelas áreas verdes do castelo. Confira todas as opções neste link.



COMO CHEGAR AO LEEDS CASTLE
É possível chegar ao Leeds Castle com uma combinação de trem + transfer. Pegue o trem (eu comprei a passagem no site TrainLine) na estação London Victoria, descendo na estação Bearsted. A viagem dura cerca de 1 hora. Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

A estação Bearsted é minúscula, mas lá você vai encontrar um serviço de transfer (van) da empresa Spot Travel que leva até o Leeds Castle. É só sair da estação que você verá um cartaz e o escritório da empresa, não em erro. Não conte com táxi ou Uber porque não há. O percurso dura menos de 10 minutos. A Spot Travel oferece horários regulares durante os meses de verão (abril a outubro) e não é preciso agendar com antecedência. Nos meses meses de inverno (novembro a março) eles recomendam conferir se haverá serviço com pelo menos 24 horas de antecedência. Confira os horários e demais informações neste link, lembrando que o pagamento deve ser feito exclusivamente em dinheiro.


TOURS PARA O LEEDS CASTLE
Quem tem pouco tempo em Londres e quer combinar uma série de passeios sem se preocupar em horários de trem e transfer, a dica é uma das opções de tour que incluem o Leeds Castle. Confira algumas opções:
- Excursão pós-cruzeiro para Londres via Canterbury e Castelo de Leeds
- De Londres: Canterbury de dia inteiro, Dover e Leeds Castle
- Castelo de Leeds, Catedral de Canterbury, Dover e Greenwich
- Excursão de 3 dias no Castelo de Leeds, White Cliffs e Kent Tour saindo de Londres
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Leeds Castle
- Endereço: Maidstone ME17 1PL
- Horários: diariamente de 10h às 16h30
- Entrada: £26 (compre pela internet neste link com desconto – £25); há também alguns ingressos para eventos especiais oferecidos em datas específicas – o ingresso vale para entradas durante 1 ano (se você comprou pela internet, vá até a bilheteria para trocar o seu ingresso para trocá-lo por um de papel com validade de 1 ano)
- Dica de economia: O Castelo de Leeds é uma das atrações inclusas no iVenture Card London, um cartão vantajoso que oferece total acesso a atrações, restaurantes e entretenimento de Londres. Com ele, é possível economizar até 40% na entrada para atrações, excursões, shows, teatros e restaurantes, além de evitar longas filas em diversas atividades.
Guarde essa dica no Pinterest!
Confira outras opções de bate-volta a partir de Londres:
- Londres: Tour incrível pelos estúdios do Harry Potter
- Inglaterra: Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII
- Inglaterra: Monumento pré-histórico Stonehenge
Tem onde dormir no castelo? Obrigada
Olá Alda,
Infelizmente, não é permitido dormir neste castelo.
Abraços e uma ótima viagem para você! 🙂
[…] Leeds Castle: castelo e lindos jardins perto de Londres […]
[…] Leia mais: Leeds Castle: castelo e lindos jardins perto de Londres […]
[…] Leeds Castle: castelo e lindos jardins perto de Londres […]
[…] Leeds Castle: castelo e lindos jardins perto de Londres […]
[…] o Castelo de Dover, as Falésias Brancas de Dover e o belo Castelo de Leeds (leia mais sobre ele aqui). Veja algumas opções interessantes de conhecer Canterbury com excursões partindo de […]
[…] de Arundel, Castelo de Bolsover, Castelo de Norwich, Castelo de Guildford, Castelo de Oxford, Castelo de Leeds, Castelo de Durham, Castelo de Gloucester, Castelo de Lincoln e Castelo de Old Sarum, em […]
[…] Leeds Castle (Maidstone) – O castelo de Leeds se localiza na cidade de Maidstone, pertinho de Londres. Ele foi construído no século XII e já foi residência de vários membros da família real. O famoso Rei Henrique VIII, fundador da Igreja Anglicana, morou com sua primeira esposa, Catarina de Aragão no local. Além do castelo, a propriedade conta com belos jardins e áreas verdes. Leia mais: Leeds Castle: castelo e lindos jardins perto de Londres […]
Não li tudo, mas achei uma beleza, um tesouro da historia universal
PARABENS PARA O SITE VIAJONARIOS.COM.BR..
Agradecemos muito o seu comentário!
Esperamos continuar ajudando com mais informações e dicas! 🙂