Inglaterra: Down House, casa de Charles Darwin perto de Londres

Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
 

Conheça mais sobre a vida e obra de um dos nomes mais importantes da história. O lugar para isso é a Down House, a casa de Charles Darwin, localizada nos arredores de Londres. Confira o que encontrar por lá.

CHARLES DARWIN

Charles Darwin foi um naturalista britânico que viveu entre 1809 e 1882 e revolucionou a forma como encaramos a ciência através de seu livro “A Origem das Espécies” (1859), que tem como objetivo mostrar os processos de seleção natural e evolução das espécies vegetais e animais, inclusive o ser humano. Darwin estudou na prestigiada Universidade de Cambridge, primeiro medicina e, depois, teologia. Através de contatos na universidade, foi convidado a viajar no HMS Beagle, um navio a serviço da marinha real britânica que viajou durante 5 anos por diversos cantos do planeta. Darwin colheu amostras, fez análises de comportamento e desenvolveu sua teoria com base no que viu em seu tempo viajando. Como era de uma família relativamente endinheirada, Darwin conseguiu se dedicar com exclusividade às suas pesquisas e teorias. Após sua morte, foi enterrado na Abadia de Westminster com honras de Estado.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

DOWN HOUSE: A CASA DE CHARLES DARWIN

Down House é como ficou conhecida a casa onde Charles Darwin morou durante 40 anos (de 1842 até a sua morte). A casa fica localizada no vilarejo de Downe, a pouco mais de 20 km do centro de Londres. No passado, uma zona rural; atualmente, a área faz parte da Grande Londres.

darwin
Chegando à Down House

Darwin demorou muito tempo, depois de sua viagem de 5 anos, para publicar seu famoso livro. Ele trabalhou muito em seu escritório e jardins na propriedade para a elaboração de suas teorias sobre a origem das espécies, evolução e seleção natural. Após a morte de Darwin, a casa se tornou uma escola para meninas.

Jardim que leva até a entrada da casa
Jardim que leva até a entrada da casa

A partir de 1927, ela foi restaurada e aberta ao público como um museu em memória de seu antigo e ilustre morador. Em 1996, ela foi adquirida pela English Heritage, que promoveu uma ampla reforma e criou uma área expositiva no primeiro andar. A entrada para a casa é feita pelo estacionamento. A casa possui 2 andares e um amplo jardim. Falaremos mais sobre eles em seguida.

Placa mostra que a casa é administrada pela English Heritage desde 1996
Placa mostra que a casa é administrada pela English Heritage desde 1996
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Fachada da Casa de Darwin

1. ANDAR SUPERIOR

Os funcionários me orientaram a começar a visita pelo andar de cima onde há exposições sobre a vida e obra de Darwin. Na primeira sala, um video com descendentes de Darwin mostra um pouco sobre um lado pouco conhecido dele. As exposições são bastante explicativas (todas em inglês). Conta-se sobre a vida universitária de Darwin, que começou a faculdade de medicina (devido a vontade de seu pai), mas não quis prosseguir na carreira médica. Seu pai, então, o orientou a tentar a teologia.

Quarto de Darwin
Quarto de Darwin

Documentos históricos raros mostram como Darwin registrou em diários sua viagem a bordo do HMS Beagle dos 22 aos 27 anos de idade. Ao voltar da viagem, ele se casou com sua prima de primeiro grau, Emma Darwin. Com ela, Darwin teve 10 filhos (3 acabaram falecendo muito cedo). Emma ajudava Darwin a traduzir livros científicos do francês e alemão. O último cômodo do andar superior é justamente o quarto de Darwin. Este é o único lugar da parte interna da casa que é permitido fotografar. Há um pequeno closet com roupas de época que os visitantes podem usar para tirar fotos.

2. ANDAR TÉRREO

Este andar tem como foco mostrar os ambientes da casa da família Darwin. Peça um audio guide sem custo adicional na bilheteria para conhecer um pouco melhor sobre cada um dos cômodos e curiosidades sobre a vida de Darwin e família na casa. É possível visitar uma bela sala de estar com instrumentos musicais onde a família se reunia; o belo escritório e biblioteca de Darwin, onde ele passava boa parte de seu tempo lendo, preparando materiais e escrevendo; e a sala de jantar com uma grande mesa para toda a família. Veja algumas fotos e informações sobre a residência neste link.

3. JARDINS

A área externa da casa é muito bonita e reúne uma grande área verde, um belo jardim, uma horta e uma estufa de plantas. Darwin utilizou esta área da casa para conduzir diversos experimentos que deram suporte às suas teorias. Veja mais detalhes sobre os jardins neste link.

Saia da casa passando pelo Café do museu
Saia da casa passando pelo Café do museu para chegar aos jardins
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Fachada da casa vista do quintal
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Detalhes das plantas nas paredes externas
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Casa vista dos jardins
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Área dos jardins
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Horta à esquerda e estufa à direita
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Dentro da estufa de Darwin
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Plantas diversas dentro da estufa

CAFÉ E LOJINHA DE PRESENTES

Uma pequena lojinha junto à bilheteria vende alguns artigos relacionados a Darwin. Além disso, no piso térreo, há um Café que serve pratos quentes (na hora do almoço), além de saladas, bolos, sobremesas e bebidas quentes.

Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Almoço na Down House: jacket potato (batata recheada) com salada

Onde ver mais sobre Darwin:

COMO CHEGAR

Para chegar até a Down House é preciso fazer uma combinação de trem + ônibus + um trecho a pé. O trajeto completo leva, em média, 1 hora e meia. Para comprar os tickets de trem, utilize o site da TrainLine. É possível chegar das seguintes formas:

  • Trens saindo das estações Charing Cross, Victoria, Blackfriars ou St Pancras International chegando à estação Bromley South. Saia da estação e vá para a direita, até o ponto de ônibus Y. Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra. Você pode usar o Oyster Card (o mesmo cartão de transporte de Londres) para pegar o ônibus 146 e ir até o ponto final, Downe Church. Caminhe em torno de 7 minutos até o museu, cuja entrada é pelo estacionamento (atenção: nos últimos 3 minutos não há calçada na rua, poucos carros passam por lá, mas é importante ficar atento). Fique de olho nos horários, pois há apenas 1 ônibus por hora! Consulte rotas e horários neste link. Eu fiz o trajeto St Pancras (porque é a estação mais próxima de onde eu moro) até Bromley South, programando os horários para não ficar muito tempo esperando o ônibus.
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Ponto final: Downe Church
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
O ponto final fica em frente a essa igreja
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Ao descer do ônibus, olhe para a esquerda e verá esta placa
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Siga por essa rua para chegar à casa de Darwin
Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin
Trecho sem calçada que leva à Down House
  • Trens saindo da estação Charing Cross ou Victoria, chegando na estação Orpington. Recomendo comprar os tickets de trem nos site Trainline. Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra. Você pode usar o Oyster Card (o mesmo cartão de transporte de Londres) para pegar o ônibus R8 na Orpington Bus Station. Ele passará em frente à Down House (desça no ponto Down House) e caminhe até a casa (a entrada é pelo estacionamento). Fique de olho nos horários, pois há apenas 1 ônibus por hora! Confira rotas e horários neste link.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Down House

  • Endereço: Luxted Rd, Downe, Orpington BR6 7JT
  • Horários:
    • de novembro a março: de quarta a domingo de 10h às 16h
    • de abril a outubro: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: £14.50

Guarde estas dicas no Pinterest!

Inglaterra: Down House - A Casa de Charles Darwin


Confira mais atrações para um bate-volta de Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!
Viajonários é formado por um casal de brasileiros que mora desde 2014 no exterior, com passagens pela Califórnia e Londres. Apaixonados por viagens, cinema, esportes, música, história e tecnologia. Não se esqueça de seguir as redes sociais e acompanhar todas as aventuras!

15 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada pelo post! Sou geneticista e ir à casa de Charles Darwin será a realização de um sonho! ♥
    Vocês poderiam me dizer se esse trem, que pegarei da estação Charing Cross até a estação Bromley South, é o TUBE? Poderei usar o Oyster para pagar essa viagem ou preciso comprar um outro ticket?
    Muito obrigada e um forte abraço para vocês!
    Camilli

    • Olá Camilli!
      Você como geneticista vai amar o lugar! É estar em um pedacinho importantíssimo da nossa história.

      Não, não é o tube (metrô), é trem mesmo. No post nós explicamos direitinho 2 opções de chegar até a casa: indo até Bromley South ou até Orpington e pegando um ônibus a partir desses dois lugares.
      O Oyster Card pode ser usado seguindo as regras da Southeastern, que é geralmente a empresa que faz o percurso saindo de Londres. Eu saí de St Pancras e usei o trem da empresa Thameslink.
      Como as empresas, os trajetos, as estações de saída, horários e duração da viagem variam, aconselho você checar no site da TrainLine as melhores opções para o seu caso. As linhas de ônibus que levam até a casa também podem ser pagas com Oyster Card.

      Abraços

  2. Olá, muito orbigada pelas informações, gostei muito. Você poderia me dizer se é possível comprar o ingresso para a casa do Darwin no momento do passeio ou se tenho que comprar com antecedência?
    Obrigada,

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui