Fãs de Jane Austen não podem deixar de conhecer alguns dos lugares mais importantes sobre a vida e obra desta incrível escritora inglesa. Confira o que não pode ficar fora do seu roteiro.
QUEM FOI JANE AUSTEN
Jane Austen é considerada a principal escritora de lingua inglesa de todos os tempos. Nascida na Inglaterra, no final do século XVIII, seus livros são excelentes exemplos da transição para o Realismo do século XVI. Explorando histórias com protagonistas femininas, Jane incorpora uma grande dose de ironia, realismo, humor e críticas sociais em suas obras. A escritora tinha mais 7 irmãos (James, George, Edward, Henry, Cassandra, Francis e Charles). Ela tinha uma relação muito próxima com a sua única irmã, Cassandra, com a qual trocou centenas de cartas. Seu pai era um reverendo, diretor de paróquias anglicanas e tinha uma renda muito modesta.

Há poucas informações biográficas sobre a vida de Jane Austen, exceto as poucas cartas que sobreviveram e as notas biográficas que seus familiares escreveram. Durante sua vida, Austen pode ter escrito até 3 mil cartas, mas poucas ainda existem. A maior parte delas foi destruída por familiares para evitar que os comentários ácidos de Jane acabassem sendo revelados. Uma curiosidade é que os romances de Jane não constavam o nome da escritora, mas apenas “By a Lady” (Por uma Dama). Jane morreu com apenas 41 anos, em 1817, e deixou o romance “Sanditon” incompleto. Jane nunca viu seu nome impresso nos livros que escreveu. Foi apenas após a sua morte que sua identidade foi revelada pelo seu irmão e nome de Jane passou a ser impresso em suas obras.
PRINCIPAIS ROMANCES DE JANE AUSTEN
Abaixo, listamos os principais romances escritos por Jane Austen. Alguns deles foram publicados apenas após a sua morte, em 1817. Em seguida, confira alguns detalhes sobre os romances da escritora:
>> RAZÃO E SENSIBILIDADE (1811)
Escrito sob o pseudônimo “By a Lady”, este foi o primeiro livro publicado de Jane. O livro se passa, provavelmente, entre 1792 e 1797, é centrado nas irmãs Dashwood, Elinor e Marianne, que também possuem um irmão mais velho, chamado John, e uma irmã mais nova, Margaret. Com a morte do pai delas, o irmão (filho do primeiro casamento) herda a propriedade e as três irmãs com a mãe precisam se mudar. Passam a morar em Barton Cottage, uma casa de um parente distante. Elas acabam experimentando o amor, romances e decepções. O livro foi adaptado algumas vezes para a TV e para o cinema. O filme (de mesmo nome) mais conhecido é estrelado pela atriz Emma Thompson e dirigido pelo premiado diretor Ang Lee, em 1995. O filme foi indicado a 6 Oscars (filme, roteiro adaptado, atriz, atriz coadjuvante, fotografia, figurino e canção original), ganhando o Oscar de melhor atriz.




>> ORGULHO E PRECONCEITO (1813)
Embora tenha sido finalizado em 1797, o livro levou anos para ser publicado. O livro é centrado na vida de Elizabeth Bennet e se passa na região de Hertfordshire e Derbyshire na Inglaterra. A protagonista aprende como julgamentos precipitados podem levar à conclusões erradas. Ela mora com seus pais e mais 4 irmãs, mas a propriedade da família só pode ser passada para um herdeiro homem. Assim, a matriarca da família está desesperada para casar bem as filhas. O romance gira em torno da importância de casar por amor, não por dinheiro ou prestígio social, apesar da pressão para arrumar um marido rico. O livro já teve várias adaptações para a televisão, cinema e teatro. A versão mais famosa é o filme de 2005, estrelado por Keira Knightley e Matthew Macfadyen, que faz o papel do inesquecível Mr. Darcy. O filme foi indicado a 4 Oscars (atriz, direção de arte, figurino e trilha sonora).
>> MANSFIELD PARK (1814)
O terceiro livro publicado de Jane Austen conta a história de Fanny Price aos 10 anos de idade, quando sua família a envia de sua simples casa na cidade de Portsmouth para morar na casa de seus tios ricos, na propriedade conhecida como Mansfield Park. Lá ela é maltratada por todos, exceto por seu primo mais velho Edmund. O livro acompanha a protagonista até a idade adulta. O livro já teve uma série de adaptações para a televisão, para o teatro e para o cinema. O filme mais famoso é de 1999, mas decepcionou por alterar vários elementos importantes da história, retratando Fanny como uma personalidade muito mais forte e a colocando como autora de algumas cartas reais que foram escritas por Jane Austen.
>> EMMA (1815)
Emma é um romance que retrata a arrogância juvenil e diversos mal-entendidos românticos. A história se passa na vila fictícia de Highbury e envolve algumas famílias, explorando as preocupações e dificuldades das mulheres elegantes da Inglaterra durante o período da Regência inglesa. Emma é uma jovem mimada, superestima sua habilidades, mete-se na vida dos outros e suas percepções quase sempre estão erradas. Este foi o último romance de Jane Austen publicado enquanto ela ainda estava viva. Este romance foi adaptado para vários filmes, muitos programas de televisão e uma longa lista de peças de teatro. Um dos filmes mais famosos é de 1996, estrelado pela atriz premiada atriz Gwyneth Paltrow e que foi nomeado a dois Oscars – figurino e canção original – ganhando este último prêmio. O filme mais recente é de 2020, estrelado pela atriz Anya Taylor-Joy.




>> NORTHANGER ABBEY (1817 – póstumo)
Este romance de Jane Austen que é uma paródia de romances góticos. Ele foi finalizado em 1803, mas publicado mais de uma década depois, após a morte de Jane. A história gira em torno da jovem ingênua Catherine Morland, de 17 anos, e de sua jornada para compreender a si mesma e do mundo a seu redor. O livro aborda as complexidades e o tédio da alta sociedade, principalmente no que concerne à seleção de um pretendente e os conflitos do casamento por amor. Além disso, a referência aos romances góticos se faz ao mostrar a vida como uma obra de ficção, cheia de perigos e intrigas. O livro já foi adaptado para algumas produções de televisão e adaptações para o teatro. Há um filme feito para a TV, de 2007, estrelado pela atriz Felicity Jones).
>> PERSUASÃO (1818 – póstumo)
Este foi o último romance a ser finalizado por Jane Austen antes de sua morte e foi publicado alguns meses após a sua morte. A história gira em torno de Anne Elliot, uma jovem de 27 anos cuja família está com dificuldades financeiras e acaba se mudando para a cidade de Bath para reduzir as despesas. A família aluga uma casa de um almirante e sua esposa, cujo irmão já foi noivo de Anne 8 anos antes. Assim, cria-se um cenário para uma segunda chance entre eles, com encontros bem humorados. O livro mostra mais maturidade em relação aos anteriores de Jane Austen, uma vez que a escritora já se aproximava dos seus 40 anos quando o concluiu. O filme teve várias adaptações para televisão e para o teatro.
>> LADY SUSAN (1871 – póstumo)
Lady Susan é um romance, escrito em 1794, mas publicado postumamente somente em 1871, mais de 50 anos após a morte de Jane. O livro havia sido vendido para uma editora, mas não foi publicado, o que enfureceu Jane. Em 1809, ela recomprou o manuscrito com a intenção de procurar outro editor e, em 1816, pouco antes de morrer, conseguiu recomprar os direitos autorais da obra. A história é centrada na vida de Lady Susan Vernon, uma bela e charmosa mulher que ficou viúva há pouco tempo. Ela vai visitar seu irmão, Charles, e sua cunhada, Catherine, sem avisar na propriedade campo em que moram, conhecida como Churchill. Sua cunhada não gosta da surpresa, uma vez que Susan tentou impedir seu casamento com Charles. Susan é retratada como uma mulher egoísta, inescrupulosa, intrigante, desejada por vários homens e acaba se relacionando com um homem casado. O livro foi adaptado para o teatro e a televisão através de um filme para a TV, de 2009, e serviu de inspiração para um filme, de 2016, estrelado pela atriz Kate Beckinsale e que foi apresentado no Festival de Cinema de Sundance, chamado “Amor & Amizade”.
LINHA DO TEMPO E LUGARES IMPORTANTES
Em seguida, confira uma linha do tempo sobre a vida de Jane Austen, principais locais em que morou, visitou e que marcaram a sua vida desde o seu nascimento até a sua morte prematura.
>> 1775: NASCIMENTO DE JANE AUSTEN EM STEVENTON
Jane Austen nasceu em 16 de dezembro 1775 em Steventon, um minúsculo vilarejo com pouco mais de 200 pessoas, localizado a cerca de 90 km a sudoeste de Londres. A casa onde morava foi demolida por volta de 1824. No entanto, o local é marcado por um velho limoeiro que pode ter sido plantada por seu irmão mais velho, o Reverendo James, quando ele assumiu a paróquia de seu pai. Veja mais detalhes aqui. A Helô Righetto do blog “Aprendiz de Viajante” passou por lá durante um hiking e contou detalhes neste post.




Como a cidade em que nasceu era extremamente pequena, Jane e sua irmã Cassandra foram mandadas para Oxford, em 1973, para serem educadas pela senhora Ann Cawley, que as levou para Southampton, quando se mudou, posteriormente. As meninas foram enviadas de volta para casa quando ambas adoeceram de febre tifóide. Nesta época, Jane ficou severamente doente e teve com risco de morte. Depois disso, ela passou a ser educada em casa, até ser enviada, junto com a sua irmã, para um internato em Reading até 1976. Depois disso, ela nunca mais viveu longe de sua família e passou a ser educada pelo seu pai e seus irmãos James e Henry.
Leia mais:
- Inglaterra: O que fazer em Oxford – Roteiro de 1 dia
- Harry Potter em Oxford: Tour na Christ Church College




Sua educação incluiu peças de teatro e, por volta dos 12 anos de idade, ela já havia escrito algumas pequenas peças, além de poemas e outras histórias. Em 1786, Francis Austen, irmão de Jane, entra para a Academia da Marinha Real em, Portsmouth, cidade natal de Fanny Price, a protagonista do livro “Mansfield Park”, escrito anos depois. Acredita-se que por volta de 1794, Jane escreveu o romance “Lady Susan”, que foi publicado postumamente, conforme falado anteriormente.
Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Portsmouth – Roteiro de 1+ dia




>> 1801: MUDANÇA DA FAMÍLIA PARA BATH
No final de 1800, George, o pai de Jane dá a surpreendente notícia de que vai se aposentar do ministério e se mudar de Steventon, chocando Jane. Em 1801, a família se muda para a cidade de Bath, famosa por suas termas romanas. Embora dois de seus livros se passem na cidade (Northanger Abbey e Persuasão), a escritora teve uma produtividade baixa durante o tempo em que morou na cidade, escrevendo pouco. Ela fez algumas revisões em “Lady Susan”, começou um novo romance, “The Watsons”, mas acabou abandonando. Muitos historiadores afirmam que ela estava infeliz morando em Bath e que havia perdido o interesse em escrever nesta época, mas outros dizem que a vida social acabou tomando muito de seu tempo. Pouco se sabe da vida da escritora entre 1801 e 1804, já que sua irmã Cassandra destruir todas as cartas que trocaram neste período.




Sabe-se que em 1802, Jane acabou recebendo uma proposta de casamento, aceitou, mas acabou mudando de ideia no dia seguinte. Ao que consta, o pretendente não era uma pessoa muito agradável. Atualmente, Bath abriga com o The Jane Austen Center, um museu com exposições que contam sobre a vida e obra de Jane com foco no período em que ela morou na cidade.
Leia mais:








JANE AUSTEN FESTIVAL
Uma curiosidade é que a cidade de Bath organiza um festival em homenagem a Jane Austen todos os anos, geralmente em meados de setembro. O festival conta com uma série de atividades com trajes típicos da época de Jane, tais como bailes e recepções. Veja mais informações no site oficial.
>> 1806: MUDANÇA PARA SOUTHAMPTON
No início de 1805, o pai de Jane faleceu, fazendo com que ela, sua irmã Cassandra e a mãe delas ficassem em uma situação financeira precária. Os irmãos se comprometeram em fazer contribuições anuais para ajudá-las. Elas passaram alguns anos em quartos alugados em Bath, antes de se mudar para Southampton, em 1807. Jane, Cassandra e a mãe delas se mudaram para Southampton para dividir uma casa com Frank, irmão de Jane, e sua esposa. “Jane Austen Trial” é uma rota com 9 lugares pelos quais Austen e sua família passaram por Southampton e, alguns deles, ainda podem ser vistos nos dias de hoje (veja detalhes no post dedicado à cidade).
Leia mais: Inglaterra: Roteiro em Southampton – do Titanic à Rota Jane Austen








>> 1809: MUDANÇA PARA CHAWTON
Em 1809, com a mudança para o pequeno vilarejo de Chawton, que Jane viveu a melhor parte de sua carreira literária, escrevendo famosos romances que fazem sucesso até os dias de hoje, como “Razão e Sensibilidade” (1811), “Orgulho e Preconceito” (1813), “Mansfield Park” (1814) e “Emma” (1815). Foi o irmão de Jane, Edward, ofereceu às irmãs e à mãe uma vida mais estável através de uma grande casa de campo. Atualmente, o local funciona como o principal museu sobre a vida e obra de Jane Austen. A coleção do museu inclui livros de música de Jane Austen, com peças transcritas por ela à mão. Além disso, entre os itens de mobiliário de Jane Austen expostos no museu estão um pianoforte Clementi e sua biblioteca de livros que contém várias de suas obras, entre vários outros itens. Veja detalhes sobre a visita no post dedicado sobre o museu.
Leia mais: Visitando a Casa de Jane Austen nos arredores de Londres








1814: JANE VISITA SEU IRMÃO EM LONDRES
Em 1814, Jane publicou “Mansfield Park” e começou a trabalhar em “Emma”. Seu irmão Henry a levou para um passeio em Londres. Lá, ela ficou hospedada na nova residência do irmão localizada em endereço: 23 Hans Place, Knightsbridge, Londres SW1X 0JY, Inglaterra. Henry anteriormente na Henrietta Street, perto do Covent Garden e tinha se mudado recentemente para essa nova área em desenvolvimento. Jane ficou encantada com o local. Há, inclusive, uma placa azul no local indicando que a escritora se hospedou ali durante o período em que esteve visitando seu irmão em Londres. Veja mais detalhes deste período neste link.




Atualmente, existem alguns manuscritos expostos na British Library (Biblioteca Britânica) que são uma boa pedida para quem quer conhecer mais sobre a escritora, além da mesa portátil em que ela escrevia suas obras.




1817: MUDANÇA PARA WINCHESTER E MORTE
No início de 1816, Jane começou a não se sentir muito bem, mas ignorou os sinais que seu corpo estava dando naquela ocasião. Ela continuou trabalhando apesar da doença, mas a cada dia, sua saúde estava cada vez mais debilitada. Enquanto a doença progredia, Jane teve dificuldade para andar, estava fraca e sem energia, ficando confinada à cama. Em maio de 1817, seus irmãos Cassandra e Henry a levaram para Winchester para iniciar um tratamento médico. Agonizando de dor, Jane acabou falecendo no dia 18 de julho daquele ano, com apenas 41 anos de idade.




Não há um consenso sobre o que a matou, mas acredita-se que sua morte esteja relacionada à Doença de Addison (insuficiência adrenal), embora sua doença final também tenha sido descrita como resultante de Linfoma de Hodgkin (tumores das células sanguíneas). Seu irmão Henry tinha contatos na igreja e conseguiu que a irmã fosse enterrada na Catedral de Winchester. Em uma placa, está o epitáfio composto por seu irmão James, no qual elogia as qualidades pessoais de sua irmã, expressando esperança por sua salvação e mencionando os “dotes extraordinários de sua mente”, mas sem falar suas realizações como escritora.
Leia mais: Winchester: capital da Inglaterra antes de Londres – Roteiro de 1 dia








ATRAÇÕES QUE FORAM CENÁRIOS DE FILMES
Alguns dos filmes que citados anteriormente, alguns locais que serviram de cenário para as gravações ficaram muito famosos e podem ser visitados pelo público em geral. Abaixo, confira alguns deles:
>> CHATSWORTH
Chatsworth House é uma das residências mais importantes da aristocracia inglesa, pertencendo à mesma família há quase 500 anos. Ela já foi utilizada em diversas produções cinematográficas e também de televisão. Entre elas, podemos citar “Orgulho e Preconceito” (2005), servindo como a mansão de Mr. Darcy que Elizabeth conhece durante uma visita em que ele aparece de surpresa. O casarão conta com uma importante coleção de pinturas, móveis, desenhos de mestres antigos, esculturas neoclássicas, livros e outros artefatos. As obras de arte abrangem 4.000 anos, desde esculturas egípcias antigas e romanas até obras-primas de Rembrandt, Reynolds e Veronese.
- Endereço: Bakewell DE45 1PP
- Horários: confira as datas exatas neste link
- Entrada: Casa e Jardins: £23
Leia mais: Chatsworth House: cenário de filmes e de muita história na Inglaterra












>> STOURHEAD
Stourhead abriga uma mansão em estilo palaciano e um maravilhoso jardim. Este local ficou muito conhecido no filme “Orgulho e Preconceito” (2005), quando Mr. Darcy confessa que está apaixonado por Elizabeth durante uma tempestade. A cena mencionada foi gravada em um bonita ponte e no Templo de Apolo no jardim da propriedade. Inagurado por volta de 1740, o jardim paisagístico é mundialmente famoso e tem como peça central um lago magnífico com templos clássicos, grutas, árvores raras, entre outras atrações. Além de visitar os jardins, é possível fazer um tour pela Stourhead House, para conhecer sua linda biblioteca e seus belíssimos móveis antigos e obras de arte.
- Endereço: Stourton, Warminster BA12 6QF, Inglaterra
- Horários: confira os horários aqui
- Entrada: a partir de £13




>> MONTACUTE HOUSE
A Montacute House foi um dos locais utilizados para a gravação do filme “Razão e Sensibilidade” (1995). Uma das cenas mais famosas é aquela em que Marianne está desolada após ter sido rejeitada por Willoughby e anda na chuva no jardim da propriedade. Esta mansão em estilo elisabetano possui três andares com decoração requintada e exibe muitas obras de arte e pinturas em óleo e aquarelas antigas. Os jardins são belíssimos e já serviram de cenário para vários filmes e adaptações para a TV, além do filme mencionado.
- Endereço: Montacute, Somerset, TA15 6XP, Inglaterra
- Horários: aberta, geralmente, de março a outubro – confira os horários aqui
- Entrada: £10




Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre atrações na Inglaterra:
- Inglaterra: 10 castelos para visitar a partir de Londres
- Inglaterra: Onde ver os exemplares originais da Magna Carta
- 20 casarões históricos em Londres
- O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
- Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres