Última atualização: 10/12/2020
Conheça o Museu Nacional da Computação nos arredores de Londres para ver de pertinho a maior coleção do mundo de computadores históricos ainda em funcionamento!
O MUSEU NACIONAL DA COMPUTAÇÃO
The National Museum of Computing (Museu Nacional de Computação) fica localizado em uma área apartada no campus de Bletchley Park, considerado o local oficial dos “code breakers” (quebradores de código) durante a Segunda Guerra Mundial. Ambas as atrações ficam na cidade de Milton Keynes, localizada a poucos quilômetros ao norte de Londres, embora os ingressos do Museu Nacional da Computação e da visita ao Bletchley Park sejam apartados. O Museu Nacional da Computação é uma instituição de caridade independente que abriga a maior coleção do mundo de computadores históricos funcionais, incluindo o reconstruído Colossus, o primeiro computador eletrônico do mundo, e o WITCH, o computador digital mais antigo do mundo em funcionamento.


A estrutura física do museu é modesta, mas o museu é recheado de máquinas que contam a história da computação e é possível usar e interagir com elas. Um prato cheio para os apaixonados por computadores, tecnologia, video games e computadores antigos. O museu permite que os visitantes acompanhem o desenvolvimento da computação desde os esforços pioneiros ultrassecretos da década de 1940 até os grandes sistemas e mainframes das décadas de 1950, 60 e 70 e a ascensão da computação pessoal na década de 1980 até os dias atuais. Quando visitamos, havia até mesmo uma exposição provisória patrocinada pelo Google falando da importância das mulheres na computação.

Como o Paulo é engenheiro de computação, nem preciso falar que os olhinhos dele brilharam neste lugar, não é mesmo? A visita foi complementar ao Museu da História do Computador no Vale do Silício, na Califórnia.
OBJETIVOS DO MUSEU NACIONAL DA COMPUTAÇÃO
O Museu Nacional da Computação tem como objetivos adquirir, conservar, restaurar e reconstruir máquinas de computação históricas para preservação, exibição, demonstração e pesquisa. A ênfase está na herança da computação britânica e na contínua contribuição britânica para a inovação e o desenvolvimento. A abordagem do museu é feita através do engajamento por meio de exibições e demonstrações de sistemas históricos de trabalho. O museu oferece programas de educação ativa, festivais, palestras, atividades e exposições interpretativas e atividades interativas para aumentar a conscientização e inspirar as futuras gerações de cientistas da computação, engenheiros e inventores.

DESTAQUES DO MUSEU NACIONAL DA COMPUTAÇÃO
Depois que visitamos o incrível Bletchley Park (Leia mais: Inglaterra: Decifrando códigos da 2ª Guerra em Bletchley Park), caminhamos até o Museu Nacional da Computação antes de pegar o trem de volta para Londres. As exposições do museu podem variar ao longo do tempo, com algumas exibições temporárias diferentes, mas, em geral, os destaques continuam sendo os mesmos. Abaixo, está o mapa do museu com as galerias disponíveis para visitação. Em seguida, você verá mais detalhes sobre cada uma das principais áreas do Museu Nacional da Computação.

1. TURING-WELCHMAN BOMBE
Uma reconstrução funcional de uma das mais famosas máquinas de guerra está agora em exibição no Museu Nacional da Computação. Juntamente com o Colossus, o Bombe é considerado de extrema importância por ter encurtado a Segunda Guerra Mundial, salvado inúmeras vidas. Além disso, é um dos primeiros marcos no caminho para o mundo digital que conhecemos na atualidade. Um dos grandes nomes do trabalho para o desenvolvimento do Bombe foi Alan Turing, considerado o pai da Ciência da Computação (ele é o personagem principal do filme “O Jogo da Imitação” (2014), interpretado pelo ator Benedict Cumberbatch). Quando visitamos o local, o Bombe não ficava no museu, mas na exibição de Bletchley Park (vale a pena ler o post sobre nossa visita porque lá explicamos tudo em detalhes!). Desde abril de 2018, o Bombe é exibido no Museu Nacional da Computação.

2. TUNNY AND HEATH ROBINSON
A Galeria Tunny, junto com a Galeria Colossus, mostra todo o processo de quebra de código da Segunda Guerra Mundial das mensagens criptografadas Lorenz (chamadas de Tunny), desde a interceptação de sinal na estação de recepção de Knockholt, no condado de Kent, até a produção das decodificações finais em máquinas Tunny em Bletchley Park.

3. COLOSSUS
Há uma sala dedicada para a exibição da reconstrução mundialmente famosa do primeiro computador eletrônico e um gerador de números aleatórios chamado Colossus. O primeiro computador eletrônico do mundo, tinha um único propósito: ajudar a decifrar as mensagens criptografadas por Lorenz (Tunny) entre Hitler e seus generais durante a Segunda Guerra Mundial. A Galeria Colossus que abriga a reconstrução de Colossus conta essa história notável.


4. SLIDE RULES AND CALCULATORS
Esta área exibe uma série de dispositivos que eram utilizados antes do computador. Durante séculos, antes que os computadores fossem inventados, os cálculos podiam ser realizados em alguns dispositivos engenhosos e incrivelmente projetados. Um ábaco, réguas de cálculo, calculadoras de todas as formas e tamanhos estão em exibição.
Nesta sala é possível ver como eram os primeiros sistemas de computador na década de 1950, quando a primeira geração de computadores foi inventada. Além disso, aqui você vai encontrar a reconstrução do primeiro computador EDSAC, o Harwell Dekatron Computer, também conhecido como WITCH, e o protótipo original do HEC.


6. LARGE SYSTEMS
Desde o advento do PC (computador pessoal), a morte iminente do “big iron” foi prevista, mas eles ainda podem ser vistos nesta sala. O maior computador do museu, o enorme ICL 2966 da década de 1980 está funcionando na maioria dos fins de semana. Além disso, há outras relíquias em exibição, tais como: um TAC Marconi de 1950, Elliotts de 1960 e um IBM 1130 de 1960.
ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
7. SOFTWARE
As máquinas programáveis já existem há pelo menos 200 anos, mas as linguagens de computador não se desenvolveram até o surgimento do computador eletrônico na década de 1950. Hoje, o software controla muitos aparelhos. A Galeria de software está disposta em quatro quadrantes: Negócios, Casa, Linguagem e Robótica. Esta galeria desafia os visitantes a escrever um programa que calcule e produza os primeiros 20 números primos. Os programas concluídos serão selecionados e inseridos no banco de dados de linguagem do museu.



8. PERSONAL COMPUTERS
A PC Gallery com computadores do final dos anos 1970 até os dias atuais é uma das favoritas de quase todos os visitantes. Aqui os visitantes podem voltar no tempo e jogar jogos retro nos muitos computadores que funcionam até hoje. O espaço vai ser nostálgico para os mais velhos e uma revelação para os visitantes mais jovens, que não conhecem como os computadores evoluíram muito nas últimas décadas.
Neste espaço, os visitantes podem conhecer mais sobre o como é feito o controle de tráfego aéreo das aeronaves e o que está por traz de uma decolagem e aterrissagem segura a cada voo. Aqui você pode experimentar ser um controlador de tráfego aéreo no aeroporto virtual disponível no museu. Esta galeria é patrocinada National Air Traffic Services (NATS), que é o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo do Reino Unido.


10. SIMULATION
Desde os primeiros computadores analógicos, supercomputadores Cray, consoles de jogos simulando mundos virtuais, até os computadores modernos de hoje, a simulação sempre foi uma área que se beneficiou da tecnologia. Nesta galeria é possível ver alguns desses sistemas icônicos e até mesmo jogar em alguns dos primeiros consoles de jogos.


11. THE CLASSROOM
Há uma sala de aula que explica como o Projeto de Alfabetização em Computação da BBC, na década de 1980, teve um grande impacto na educação na Grã-Bretanha. A sala de aula também tem monitores de micro máquinas antigas da BBC, bem como um conjunto de máquinas em funcionamento para que os visitantes possam usar para programar.

12. TECHNOLOGY OF INTERNET
A internet é algo que revolucionou a nossa vida e, atualmente, é utilizada com frequência por cerca de 25% da população mundial. A Galeria NPL Technology of the Internet Gallery rastreia as tecnologias de comunicação do telégrafo à Internet e explica o Packet Switching, a tecnologia-chave das comunicações modernas.

13. LIBRARY AND RESEARCH
O museu conta com uma biblioteca de livros de informática e um arquivo de revistas, software, jogos e manuais. Com mais de 100 mil itens catalogados até o momento, eles estão disponível para quem quiser pesquisar mais sobre algum assunto. Em exibição pública estão exemplares anteriores da Computer Weekly de 25 e 40 anos atrás e da popular revista BeeBug da década de 1980.

LOJA DO MUSEU NACIONAL DA COMPUTAÇÃO
Na loja do Museu Nacional de Computação é possível comprar lembrancinhas, bebidas quentes e frias e lanches. Há uma grande variedade de camisetas, livros, canecas, presentes, kits de montagem, fotografias e muito mais disponíveis para compra. As vendas ajudam a financiar o desenvolvimento do museu e serão investidas em novas exibições. Confira alguns dos produtos disponíveis na loja através deste link.
COMO CHEGAR AO MUSEU NACIONAL DA COMPUTAÇÃO
É possível ir de trem para o Museu Nacional da Computação a partir da estação London Euston. O trajeto até a estação Bletchley dura entre 35 e 55 minutos. Fique de olho para evitar horários com trajetos mais longos ou com troca de trem. Você pode usar o próprio Oyster Card (cartão de transporte de Londres) ou comprar as passagens (nós sempre compramos pela TrainLine). Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra. Chegando na estação Bletchley, siga para a direita e atravesse a rua. O Museu Nacional da Computação vai estar a menos de 10 minutos de caminhada.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
The National Museum of Computing
- Endereço: Block H, Bletchley Park, Milton Keynes, MK3 6EB, UK
- Horários: normalmente, de terça a sexta-feira de 12h às 17h | sábado e domingo de 10h30 às 17h
- Entrada: £7.50
- Tours guiados: terças e quartas-feiras às 14h e quintas-feiras ao meio-dia com duração de cerca de 2 horas |£12.50 | veja detalhes aqui
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre atrações nos arredores de Londres:
- 15 atrações incríveis para conhecer em um bate-volta de Londres
- Knole House: antigo palácio real próximo a Londres
- Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
- Visitando a Casa de Jane Austen nos arredores de Londres
- Inglaterra: Hever Castle – o castelo de Ana Bolena
- Inglaterra: Hatfield House, antigo palácio real de Elizabeth I
- Woolsthorpe Manor: A casa do genial Isaac Newton na Inglaterra
- Mayfield Lavender: campos de lavanda ao lado de Londres
- Althorp House: Mansão onde a Princesa Diana está sepultada
- Leeds Castle: castelo e lindos jardins perto de Londres
- Inglaterra: Decifrando códigos da 2ª Guerra em Bletchley Park
- Inglaterra: Down House, casa de Charles Darwin perto de Londres
- Inglaterra: Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII
- Inglaterra: Tour incrível pelos estúdios do Harry Potter