Já pensou em conhecer a casa de um dos maiores nomes da ciência de todos os tempos? Confira como e o que conhecer na Woolsthrope, a casa de Isaac Newton, localizada a pouco mais de 1 hora de Londres.
ISAAC NEWTON & WOOLSTHORPE MANOR
É difícil explicar tudo o que Isaac Newton representa para o mundo em que vivemos hoje. Este matemático, físico e astrônomo inglês revolucionou a ciência e se tornou um dos nomes mais importantes da história. Entre os seus legados estão: Teorema Binomial, Cálculo, Lei da gravitação universal, Natureza das cores e decomposição da luz solar, Construção do primeiro telescópio de reflexão, Teoria corpuscular de propagação da luz, Princípios da Óptica, Leis dos movimentos, Movimentos de corpos em meios resistentes, Vibrações isotérmicas, Velocidade do som, Densidade do ar, Queda dos corpos na atmosfera, Pressão atmosférica, e muitos outros.

OS PRIMEIROS ANOS DE NEWTON
Nascido no Natal de 1642, em Woolsthorpe, um pequeno vilarejo próximo à cidade de Grantham, Isaac Newton nunca conheceu seu pai, que faleceu alguns meses antes de seu nascimento prematuro. Quando tinha 3 anos, sua mãe, Hanna, casou-se novamente, deixando Isaac Newton para ser criado pela sua avó materna. Entre os 12 e 17 anos, ele estudou na King’s School, em Grantham, onde ele aprendeu latim e grego.




No entanto, Newton foi retirado da escola assim que sua mãe se tornou viúva pela segunda vez. Voltando a morar na casa da família, Woolsthorp Manor, ela tinha planos que Isaac cuidasse da fazenda da família, mas ele odiava a ideia. Hanna acabou sendo convencida por um professor da King’s School a permitir que seu filho voltasse a estudar. Algum tempo depois, Newton foi aceito na Trinity College de Cambridge, uma das universidades mais importantes e tradicionais do país.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
A ÉPOCA DA FACULDADE E VIDA ADULTA
Na universidade, Newton passou a ter contato com ensinamentos baseados em Aristóteles, que Newton complementava com filósofos modernos como Descartes e astrônomos como Galileu e Thomas Street, através dos quais ele aprendeu o trabalho de Kepler. Logo que Newton obteve seu diploma de bacharelado, a universidade fechou temporariamente como uma precaução contra a Peste Negra.




Nesta época, Newton voltou a Woolsthorp Manor e lá teve tempo para estudar, fazer testes e desenvolver grande parte de suas teorias. Em 1669, Newton se tornou professor de Cambridge. Ele também foi membro do Parlamento Britânico, representando a Universidade de Cambridge. Newton foi um dos cientistas mais respeitados da história e sua obra revolucionou completamente a ciência. Em seus últimos dias, passou por diversos problemas renais que resultaram em sua morte. Newton nunca se casou e não deixou descendentes.




COMO É A VISITA À WOOLSTHORPE MANOR
Nós estávamos planejando há muito tempo visitar a casa de Isaac Newton, mas estava faltando encontrar um espaço na agenda, uma vez que ela fica em uma área rural no interior da Inglaterra.








Chegando à Woolsthorpe Manor, entre na bilheteria para adquirir os seus ingressos e pegar um mapa com a indicação dos locais para visitar. O local da bilheteria também abriga uma pequena lojinha de presentes com alguns itens referentes a Isaac Newton. Em seguida, siga pela direita da bilheteria para dar início à visita.




1. VIDEO SOBRE ISAAC NEWTON
Comece o passeio assistindo a um video curtinho sobre a vida de Isaac Newton (#5 no mapa). Caso você chegue à sala e ele não esteja sendo exibido, basta apertar um botão que fica na parede ao lado da porta. Para quem visita o local com crianças, no edifício em que fica a sala do video também há um centro de atividades para os baixinhos. Nas paredes, muitas teorias e explicações físicas formuladas por Newton para atividades do cotidiano.




2. CENTRO DE APRENDIZADO DE CIÊNCIAS
Neste outro galpão (#4 no mapa) fica o Science Discovery Center. Há uma linha do tempo sobre a vida de Newton nas paredes e diversas formas de testar suas hipóteses como a decomposição da luz, movimento gravitacional, movimento circular, gravidade, e muitos outros. Nós adoramos “brincar” de ciência por lá.








Havia muitas crianças e é bom legal ver que desde pequenas já estão sendo familiarizadas com esses temas. Mas garantimos que que a diversão não fica só por conta da garotada, nós achamos os experimentos bem bacanas. Newton vai muito além das 3 famosas leis que aprendemos na escola. Ele se envolveu em diversas áreas e inaugurou o estudo da física como conhecemos nos dias atuais.




Subindo as escadas, os experimentos continuam e é possível testar princípios ópticos, difração e como as descobertas de Newton auxiliaram na evolução com microscópios, telescópios. Há também uma pequena exposição falando sobre as diferenças de teorias entre Newton e descobertas de Einstein séculos depois.








3. CASA
É possível visitar a casa onde Isaac Newton nasceu e morou durante boa parte de sua vida (#2 no mapa). São dois andares que podem ser visitados. No térreo, ficam uma sala de estar, uma sala de jantar e uma grande cozinha. Subindo as escadas, ficam os quartos de Newton, de sua mãe (e onde ela deu à luz), além de mais dois cômodos com exposições com detalhes sobre a vida de Newton e outro sobre a Woolsthorpe Manor.




































4. A FAMOSA MACIEIRA
Uma das teorias mais famosas de Newton que diz respeito à força da gravidade, supostamente foi desenvolvida pelo cientista quando ele estava lendo um livro debaixo de uma grande macieira no pomar de sua casa. E não é que a macieira ainda está lá? Durante uma tempestade, a macieira acabou se dividindo com um raio, mas as raízes permaneceram intactas. É essa macieira meio desengonçada que pode ser vista até hoje! Foi bem bacana estar bem pertinho de um marco tão importante da ciência.
















5. NEWTON’S BARN COFFEE SHOP
No mesmo galpão em que está o Centro de Aprendizado há um Café embaixo das escadas. Há bolos, brownies, sanduíches prontos, bebidas quentes e a “sopa do dia”. Na área externa, há várias mesinhas para sentar e relaxar após explorar toda a propriedade e aprender (ou relembrar) com as atividades oferecidas.








COMO CHEGAR À WOOLSTHORPE MANOR
Para chegar à Woolsthorpe Manor a partir de Londres é preciso pegar o trem na estação London King’s Cross até a estação Grantham. O trajeto leva em torno de 1 hora. Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra. De lá, pegue um táxi até a Woolsthorpe Manor que fica a menos de 15 minutos de distância. O táxi ficou em torno de £18 o trajeto. Não se esqueça de pegar o contato do taxista para que ele possa buscá-lo ou já deixe um horário marcado com ele. Existe um ônibus (número 28: Grantham – South Witham) que leva do centro de Grantham até a casa de Isaac Newton de segunda-feira à sábado. No entanto, os horários são muito restritos. Veja mais informações neste link.
CENTRO DA CIDADE DE GRANTHAM
Antes de voltar para Londres, nós aproveitamos para fazer um almoço tardio em Grantham e passear um pouco pelo centro da cidade, que é bem simpática por sinal. Há uma estátua de Isaac Newton localizada em uma praça em frente ao Guildhall Arts Centre. Ao lado, fica o Grantham Museum. Tudo na cidade acaba se referindo ao famoso cientista e se você quiser fazer umas compras, poderá ir ao Isaac Newton Shopping Centre.




Se você também pretende comer em Grantham, seguem algumas sugestões de redes famosas e um café:
- Prezzo (34-35 St. Peters Hill,Grantham, Lincolnshire NG31 6QF)
- Pizza Express (High St, Grantham NG31 6LH)
- teaspoon tea company (High St, Grantham NG31 6LH)




INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Woolsthorpe Manor
- Endereço: Barn 6, Woolsthorpe Manor, Water Ln, Grantham NG33 5PD
- Horários: de março a outubro de quarta a segunda de 11h às 17h / fechado às terças-feiras
- Entrada: £8.80
- Tours guiados: A partir de 2019, as visitas à casa serão feitas, exclusivamente, mediante a tours guiados com horário agendado previamente. Veja mais informações sobre datas e horários neste link.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Conheça mais lugares próximos a Londres:
- Inglaterra: Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII
- Inglaterra: Como visitar o Castelo de Windsor
- Inglaterra: Down House – A Casa de Charles Darwin
- Mayfield Lavender: campos de lavanda ao lado de Londres
- Inglaterra: Tour incrível pelos estúdios do Harry Potter
Agradeço por este artigo: com ele fui nesse lugar incrível sem problema algum.
Muito obrigado!
Olá, Tiago!
Que bacana que as nossas dicas foram úteis! Ficamos bem felizes em ter ajudado.
Nós ficamos emocionados em conhecer esse lugar! Muito legal, não é mesmo?
Abraços 🙂
Thanks for the wonderful share. Your article has proved your hard work and experience you have got in this field. Brilliant. I love it reading. if anyone need a cab visit website:https://www.expresscouriercars.co.uk/
[…] Woolsthorpe Manor: A casa do genial Isaac Newton na Inglaterra […]
Nossa! Que maravilha de site!
Cheguei até aqui a através do bog de um amigo.
E quero dizer: sinto inveja de você (saudável).
Se eu pudesse, esse seria o tipo de turismo que faria na Europa.
Um abraço!
Super obrigada pelo comentário, Edigley Alexandre!
Recomendo muito uma visita a Woolsthorpe Manor. O lugar é incrível e repleto de história.
Abraços 🙂
Excelente post com valiosas dicas!
Que legal que gostou Wilian! Esperamos que as dicas ajudem a visitar o local!
Abraços
[…] Woolsthorpe Manor: A casa do genial Isaac Newton na Inglaterra […]