Hatfield House é uma opção interessante de passeio a partir de Londres para um lugar lindo, recheado de história e com possibilidades para a família toda. O local é famoso por ser cenário de diversos filmes e produções famosas e importantes. Veja como é fácil chegar ao local e o que encontrar por lá.
HATFIELD HOUSE
Hatfield House é uma propriedade localizada na cidade de Hatfield, a 30 km ao norte de Londres. No passado, o terreno abrigava um palácio real, chamado Hatfield Palace, que construído em 1497 pelo bispo de Ely, ministro do rei Henrique VII. O palácio possuía quatro alas e um pátio interno. Os filhos de Henrique VIII (o futuro rei Eduardo VI e a futura rainha Elizabeth I) passaram a juventude no Hatfield Palace. Muitos relatos garantem que a residência era a favorita de Elizabeth I.

O sucessor de Elizabeth, o rei James I, não gostou muito do palácio e, então, o entregou ao ministro-chefe Robert Cecil, 1º Conde de Salisbury. Cecil gostava de construir e destruiu três asas do palácio real, em 1608, usando os tijolos para construir uma nova residência, ao lado, em estilo arquitetônico jacobino.




Atualmente, Hatfield House é o lar de Robert Gascoyne-Cecil, 7º Marquês de Salisbury e está aberta à visitação, assim como seus belos jardins e o que sobrou do antigo palácio real. A casa é uma popular atração turística devido aos muitos objetos associados à Rainha Elizabeth I. Os belos jardins, com 170.000m², datam do início do século XVII. Eles incluem pomares, fontes de água, plantas aromáticas, terraços e flores coloridas.








COMO É A VISITA À HATFIELD HOUSE
Reserve de 2 a 3 horas para conhecer a casa, os jardins e algumas outras atrações que existem na área. No mapa abaixo, está a localização de cada um desses lugares. Em seguida, daremos mais detalhes sobre eles.




1. CASA
Logo depois que passei pela bilheteria na entrada de pedestres (veja mais informações de como chegar à casa no final do post), segui a pé até o grande casarão. Em frente à casa fica um linda escultura metálica, com água, que se movimenta de várias formas. Esta escultura se chama “Renaissance” e é obra da artista britânica Angela Conner.








Ao entrar, é preciso mostrar o ticket adquirido na bilheteria para que o funcionário verifique se o seu tipo de ticket inclui a visita ao interior da casa. É possível também alugar um audio guide (valor adicional) para ajudar durante a visita. Os cômodos de destaque visitados na casa são:
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
A) The Marble Hall (O Salão de Mármore)
Depois de entrar na casa, entre pela porta à esquerda. Logo de cara, é possível se encantar com a beleza do lugar. O salão é todo feito em carvalho esculpido, com o chão de mármore preto e branco, como um tabuleiro de xadrez. O lugar era usado como sala de jantar e era o lugar onde os Salisburys entreteriam seus convidados com banquetes, danças e bailes luxuosos. O salão possui um teto deslumbrante, é repleto de pinturas e a mais bonita é a que fica no fundo, um retrato coloridíssimo da Rainha Elizabeth I.
















B) The Great Staircase (A Grande Escadaria)
Em seguida, é hora de subir até o piso superior através de uma bonita escada de carvalho foi elaboradamente esculpida em 1611. Há diversas estátuas de madeira que a decoram como leões com escudos de armas e querubins, alguns tocando música. O teto foi decorado para a visita da Rainha Victoria, em 1846, e recentemente foi restaurado.




C) The King James Drawing Room (A Sala de Estar do Rei James)
Esta foi sempre a principal sala de recepção da casa. No centro, em cima da lareira, uma estátua de James I. As paredes estão repletas de tapeçarias e muitas pinturas, inclusive um Van Dyke, no canto esquerdo da sala. A maioria dos móveis é do final do século XVIII, mas a mesa próxima da janela central é muito mais recente. Foi encomendada pelo Marquês de Salisbury em 2005.












D) The Chinese Bedroom (O Quarto Chinês)
Originalmente, este quarto possuía o dobro do seu tamanho atual e fazia parte de uma suíte colocada como apartamentos especiais para o Rei. A cama e o teto datam da primeira metade do século XIX. A remodelação da sala incluiu um novo papel de parede, que foi pintado à mão na China.




E) The Long Gallery (A Longa Galeria)
É esta sala que aparece no filme “Mulher Maravilha” (2017), quando Diana surge em um belo vestido de festa azul, com a sua espada escondida nas costas. Esta galeria possui 51,8 metros de largura e os quartos em cada extremidade foram abertos pela remoção de paredes e inserção de pilares altos de madeira. O teto, originalmente branco, foi coberto de folha de ouro pelo 2º Marquês que tinha ficado impressionado com um teto de ouro que viu em uma viagem a Veneza. No armário de parede iluminado estão algumas peças magníficas, esculpidas em cristal de rocha e decoradas com rubis, pérolas e ouro. Na extremidade da Long Gallery, o chapéu, as luvas e as meias da rainha Elizabeth I estão expostos.




F) The Winter Dinning Room (A Sala de Jantar de Inverno)
Este cômodo, originalmente, foi criado para ser um quarto e foi transformado em uma sala de jantar em 1870. Uma longa mesa de jantar de mogno está cercada por um conjunto de cadeiras do final do século XVIII que foram feitas na China de madeira padouk e foram um presente para a 1ª Marquesa em 1819. As tapeçarias das Quatro Estações mostram cenas da vida cotidiana do século XVII na primavera, verão, outono e inverno.




G) The Library (A Biblioteca)
A Biblioteca abriga uma extensa coleção de mais de 10 mil volumes, que datam desde o século XVI até o presente. O acervo traz uma série de relíquias e há vitrines os exibindo (a maioria deles é cópia, já que a versão original está bem guardada. As janelas têm vista para o West Garden e para o Antigo Palácio Real.




H) The Adam & Eve Staircase (A Escadaria de Adão e Eva)
O nome da escada remonta ao final do século XVIII, quando duas pinturas de Adão e Eva estavam penduradas no local. Embora a escada em si seja o século XVII, a maioria dos painéis esculpidos nas paredes foi introduzida pelo 2º Marquês no século XIX, reutilizando algumas peças antigas. Aos pés da escada está uma maquete chinesa do “Templo da Lua”, esculpida em marfim, que foi um presente diplomático do imperador chinês ao rei George III.




I) The Chapel (A Capela)
A Capela, consagrada em 1614, ainda está em uso regular como local de culto. O bonito vitral colorido mostra cenas do Antigo Testamento e foi feito em 1610. Esta área da casa foi destruída pelo fogo, em 1835. No entanto, a capela foi salvada milagrosamente quando o calor intenso derreteu os tanques de água de chumbo nos sótãos. Simultaneamente, o vento mudou de direção e uma chuva torrencial começou a cair, extinguindo as chamas antes que causasse mais danos. Após a sua milagrosa sobrevivência, a Capela foi remodelada entre 1869 e 1877 pelo 3º Marquês.












J) The Armoury (A Sala de Armas)
Este salão teve início como uma área aberta no estilo renascentista italiano, com uma porta no topo dos degraus em cada extremidade. O 2º Marquês incluiu janelas em 1834 e colocou o chão de mármore. O 3º Marquês completou as alterações colocando os painéis. A maior parte das armaduras nas paredes foi comprada pelo 2º Marquês da Torre de Londres em meados do século XIX.








K) The Victorian Kitchen (A Cozinha Vitoriana)
A cozinha e suas salas subsidiárias foram restauradas por volta de 1846, ano em que a rainha Victoria fez sua primeira visita à Hatfield House. A cozinha esteve em uso desde 1611 até o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, quando a área foi oferecida pelo 4º Marquês de Salisbury para uso como hospital do exército. A cozinha costumava ser a sala mais movimentada e mais barulhenta da casa.








2. JARDINS
Os jardins que ficam ao redor da Hatfield House são lindos, com fontes, flores coloridas e muito verde. Projetado em 1902, o West Garden é um dos mais belos da propriedade. O jardim é bastante colorido, com a presença de primaveras, gerânios, íris, arbustos, plantas herbáceas e rosas. Há também uma fonte de água no jardim.




Siga pelo Pleached Lime Walk, um corredor de trepadeiras, até chegar ao Sundial Garden. Este jardim foi construído para marcar o aniversário de 400 anos da Hatfield House. No centro, fica uma figura desenhada no chão que marca os pontos cardeais e um relógio de sol ao centro. Ao redor, muretas de tijolos com muitas plantas.








O East Garden é um jardim especial, que foi criado a pedido do 5º Marquês de Salisbury e abre somente um dia da semana para visitação (veja informações no final do post). Com plantas raras e arbustos muito bem cuidados, o jardim foi projetado para ser visto do primeiro andar da casa. Ao fundo, fica um labirinto que, infelizmente, não é aberto ao público.




O Old Palace Garden fica situado à leste do antigo Palácio Real. O jardim é super bem cuidado, com uma estátua dourada ao centro e um mini labirinto de arbustos, e muitas plantas variadas. Finalmente, o Woodland Garden está repleto de carvalhos e flores silvestres, hortênsias, magnólias, camélias e outras flores.








3. PARQUES
A Hatfield House possui trilhas para caminhada nas suas áreas verdes. Aproveite para conhecer o local onde Elizabeth soube de sua acensão ao trono com árvores antigas, o parque dos cervos e outras belezas da natureza. Existem 3 opções de acordo com a sua disposição em se exercitar (clique sobre o nome de cada uma delas para mais informações e o mapa da trilha):
- The Green Walk: 1,8 km / 30 minutos
- The Blue Walk: 3,2 km / 50 minutos
- The Red Walk: 5,2 km / 90 minutos




4. PÁTIO DOS ESTÁBULOS: LOJAS E RESTAURANTE
Nesta área bonita área com uma fonte de área ao centro, ficam localizados diversos estabelecimentos, inclusive os banheiros (lembre-se de que não há banheiros na casa que podem ser utilizados pelos visitantes).




Confira o que encontrar na área do Pátio dos Estábulos:
- Bilheteria: para quem chega de carro, é a bilheteria oficial
- The Coach House Restaurant: um amplo restaurante com mesas internas e externas que serve comidas variadas, saladas, sanduíches, pratos quentes e sobremesas








- Stable Yard Shops: além da Loja de Presentes oficial da Hatfield House, há diversas lojinhas muito simpáticas que vendem diversos tipos de artigos (confira a lista completa das lojas e horários de funcionamento neste link)




5. ANTIGO PALÁCIO REAL
O Palácio Real foi construído por volta de 1485 pelo Bispo de Ely, John Morton. Ele é um dos principais exemplos de alvenaria medieval no país. Henrique VIII adquiriu o Palácio do Bispo de Ely em 1538 para que seus 3 filhos morassem (Edward, Mary e Elizabeth). Elizabeth teve uma infância feliz no local. No entanto, tudo mudou quando a católica rainha Mary chegou ao trono em 1553, pois ela temia que seus inimigos conspirassem para colocar sua irmã protestante no trono.




Assim, Elizabeth foi mantida em prisão domiciliar em Hatfield. Em 1558, Elizabeth estava sentada debaixo de um carvalho no parque quando soube de sua acessão ao trono. Um de seus primeiros atos era chamar seus conselheiros de confiança para realizar seu primeiro Conselho de Estado no Salão de Banquetes do Palácio.




Pouco restou da estrutura original do Palácio Real. A maior sala que ainda está em pé é um Banqueting Hall (Salão de Banquetes) que possui a maior parte de suas telhas e telhado originais.Atualmente, o Old Palace está disponível para festas corporativas e privadas, cerimônias de casamento, banquetes e outros eventos. Tours guiados estão disponíveis nos dias em que não estão em uso, são £3 por pessoa e podem ser comprados na bilheteria.




6. IGREJA ST ETHELDREDA
A Igreja St Etheldreda é a principal igreja de Hatfield. Partes do edifício são do século XIII, mas há evidências de que havia uma outra igreja no local anteriormente. O fato de ela ser dedicada à Santa Etheldreda é porque esta santa é padroeira do Bispo de Ely, responsável pela construção do antigo palácio real. Em 1847, foi construído um campanário para comemorar a visita à cidade da rainha Victoria e Príncipe Albert. No entanto, ele foi removido em 1930. O acesso é feito pela área externa da Hatfield House. Passe o portão (#9 no mapa), siga em frente, e vire à esquerda para acessar a igreja.
- Endereço: Fore St, Old Hatfield AL9 5AN
- Horários: aberta de 14h às 17h quando a Hatfield House está aberta












7. QUADRA DE TÊNIS
Hatfield House possui uma das únicas 26 quadras de tênis reais no Reino Unido. O clube oferece excelente treinamento e muita diversão. É uma excelente chance de experimentar o esporte de raquete mais antigo do mundo de uma forma diferente. Para mais informações, horários e preços, confira este site.




8. FAZENDINHA
Esta é a área infantil do passeio, um lugar ótimo para fazer a criançada gastar toda a energia brincando e se divertindo. A fazendinha, cujo nome oficial é Hatfield Park Farm, abrange uma área de aproximadamente 25 hectares no lado oeste de Hatfield House. A fazenda mostra os animais em um ambiente de campo natural. Os visitantes podem ver burros, porcos, ovelhas, vacas, cabras, pôneis, bem como muitos tipos de patos, galinhas e gansos. As crianças tem muitas opções de entretenimento e uma área para brincar, a Bloody Hollow Play Area.




COMO CHEGAR À HATFIELD HOUSE
Chegar à Hatfield House é uma tarefa super fácil e tranquila. É mais fácil do que chegar a alguns lugares em Londres que ficam mais distantes do centro, juro! Para começar, você precisa comprar um bilhete de trem para ir das estações London King’s Cross ou Moorgate para a estação Hatfield (Herts). Recomendo comprar os tickets pelo site da Trainline, onde sempre encontro os melhores preços. Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra.




Há trens saindo de King’s Cross que levam somente 22 minutos até Hatfield. Quando chegar na estação, siga às placas de saída e vire à esquerda. Basta atravessar a rua e você estará na entrada de pedestres da Hatfield House. Fácil, não?




INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Hatfield House
- Endereço: Hatfield AL9 5NQ, Inglaterra
- Horários: aberta somente entre os meses de abril e setembro / confirme no site oficial se está acontecendo algum evento especial antes de ir, pois horários e preços podem variar e fechamento de algumas áreas podem acontecer
- Casa: de quarta a domingo e Bank Holidays de 11h às 17h
- Parque e West Gardens: de terça a domingo e Bank Holidays de 10h às 17h
- East Gardens: aberto somente às quartas-feiras de 11h às 17h
- Restaurante: de terça a domingo e Bank Holidays de 10h às 17h
- Lojas: de terça a domingo e Bank Holidays – confira os horários de cada loja aqui
- Fazendinha: de terça a domingo e Bank Holidays de 10h às 17h
- Entrada:
- Casa + West Gardens + Parque: £19
- West Gardens + Parque: £11
- East Gardens (ticket adicional): £4
- Fazendinha: £6 adultos / £3.50 (crianças de 3 a 15 anos)
- Entrada ao Pátio dos Estábulos: gratuita
- Audio guide na Casa: adicional de £3
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre passeios a partir de Londres:
- Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII
- Londres: Tour incrível pelos estúdios do Harry Potter
- O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Oxford – Roteiro de 1 dia
- A charmosa cidade de Salisbury – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Liverpool – Roteiro de 1 ou 2 dias
- Stratford-upon-Avon – 1 dia na cidade de Shakespeare
- País de Gales: O que fazer na capital Cardiff – Roteiro de 1 dia
- Como visitar o Castelo de Windsor
- Down House – A Casa de Charles Darwin
- A charmosa cidade de Rye
- A histórica cidade de Canterbury – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Winchester: da Távola Redonda à Jane Austen
- Brighton: A cidade litorânea mais famosa da Inglaterra
- Inglaterra: O que fazer em Rochester – Roteiro de 1 dia
[…] Cecil, abrigando Robert Gascoyne-Cecil, 7º Marquês de Salisbury. A propriedade está aberta à visitação, assim como seus belos jardins e o que sobrou do Hatfield […]
[…] Inglaterra: Hatfield House, antigo palácio real de Elizabeth I […]
[…] Inglaterra: Hatfield House, antigo palácio real de Elizabeth I […]
[…] Inglaterra: Hatfield House, antigo palácio real de Elizabeth I […]