Confira todas as dicas para visitar a Casa de Jane Austen, uma das maiores escritoras na língua inglesa de todos os tempos. Foi nesta casa que ela escreveu seus livros mais famosos e viveu durante alguns anos de sua vida.
A ESCRITORA JANE AUSTEN
Jane Austen nasceu em 1775 no vilarejo rural de Steventon. Em 1783, Jane e sua irmã Cassandra foram enviadas a Oxford para serem educadas pela Sra. Ann Cawley. Em 1800, a família se mudou para a cidade de Bath, mas Jane não foi bem sucedida na produtividade de seus trabalhos. Em 1806, a família se mudou para Southampton. Em 1809, com a mudança para o pequeno vilarejo de Chawton, que Jane viveu a melhor parte de sua carreira literária, escrevendo famosos romances que fazem sucesso até os dias de hoje, como “Razão e Sensibilidade” (1811), “Orgulho e Preconceito” (1813), “Mansfield Park” (1814) e “Emma” (1815).

Seus livros interpretam, criticam e comentam sobre a nobreza britânica no final do século XVIII. O uso de ironia, junto com seu realismo e comentários sociais, ganhou grande importância histórica para críticos e estudiosos. Em 1817, Jane não estava muito bem de saúde foi levada por seus irmãos para a cidade de Winchester para ficar mais próxima de seu médico. Dois meses depois da mudança, Jane faleceu precocemente aos 41 anos de idade, sendo enterrada na Catedral de Winchester.




Leia mais: Roteiro Jane Austen: cidades, atrações e histórias na Inglaterra
A CASA DE JANE AUSTEN
O principal museu que homenageia Jane Austen fica justamente no vilarejo de Chawton, na casa onde ela escreveu seus romances de grande sucesso e viveu por 8 anos. A casa pertenceu a agricultores locais, se tornando um pub, entre 1781 e 1787. Posteriormente, a madrinha do irmão de Jane o presenteou com a propriedade. Ele, por sua vez, deixou a casa para que as irmãs e a mãe morassem no local. Após a morte de Jane em 8 de julho de 1817, sua mãe e sua irmã continuaram a viver na casa até suas mortes em 1827 e 1845, respectivamente.
VISITANDO A CASA DE JANE AUSTEN
Logo que cheguei à casa fui até a bilheteria comprar o ingresso, que vale por 1 ano para visitas ilimitadas. Onde fica a bilheteria também fica uma pequena lojinha de presentes que vende suas famosas obras, artigos para presente, ímãs de geladeira e outros itens. A primeira coisa que fiz foi seguir até o final do jardim. À direita fica uma sala que exibe um pequeno video contando a história da vida de Jane Austen. É um video curto, mas vale a pena ser assistido para ter um contexto sobre os lugares pelos quais ela passou ao longo de sua vida. Depois do filme, aproveitei para curtir um pouco o jardim, com bonitas flores coloridas.








Do lado da porta de entrada para a casa, fica uma antiga cozinha onde você pode usar trajes da época para tirar fotografias com voluntários que se vestem com roupas utilizadas no século XVIII. Para acessar a casa, um funcionário pede para ver o ticket comprado na bilheteria. Dentro da casa é possível visitar os principais cômodos dispostos em 2 andares com exposições sobre Jane Austen.








RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
A COLEÇÃO DO MUSEU
A coleção do museu inclui livros de música de Jane Austen, com peças transcritas por ela à mão. Além disso, entre os itens de mobiliário de Jane Austen expostos no museu estão um pianoforte Clementi e sua biblioteca de livros que contém várias de suas obras. O museu também possui uma coleção de outros itens e móveis da família Austen. O museu possui as únicas três peças de jóias de Austen, uma pulseira de contas turquesas, uma cruz de topázio e um anel de turquesa e ouro.












Um dos destaques do mobiliário é a pequena mesinha onde Jane escrevia os seus livros. Jane costumava tomar café da manhã e começava a escrever por horas logo em seguida. No andar de cima da casa é possível visitar o quarto de Jane e um quarto que homenageia seus irmãos que estavam na marinha.
















O último quarto é uma homenagem final à escritora e exibe, inclusive, uma cópia de seu testamento, diversos documentos e um exemplo de vestuário utilizado na época.








ONDE COMER NAS PROXIMIDADES DA CASA DE JANE AUSTEN
Não existe um café ou restaurante dentro da Casa de Jane Austen, mas bem em frente há duas opções interessantes:
- The Greyfriar: boa opção para um almoço com pratos típicos ingleses (Winchester Rd, Chawton, Alton GU34 1SB, UK)
- Cassandras Cup: boa opção para um café ou refeição leve (The Hollies, Winchester Rd, Chawton, Alton GU34 1SB, UK)




COMO CHEGAR À CASA DE JANE AUSTEN
- Para chegar à casa de Jane Austen é preciso fazer um combo de trem + ônibus. A casa fica no pequeno vilarejo de Chawton, mas a estação mais próxima fica na cidade de Alton. A partir de Londres, pegue o trem na estação London Waterloo sentido Alton. A viagem leva entre 1h15 e 1h30, dependendo do trajeto. Recomendo comprar o ticket do trem no site Trainline. Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra.
- Chegando em Alton, saia da estação, vire à esquerda e você já estará no ponto de ônibus (Stop R). Pegue o ônibus número 38 (fale para o motorista onde quer ir e peça o return ticket) e ele deixará você exatamente em frente à casa. No entanto, preste a atenção nos horários de ida e volta, pois são pouquíssimos horários disponíveis por dia.
- Para pegar o ônibus da volta, basta atravessar a rua e esperar em frente ao restaurante The Greyfriar (não tem marcação de ponto de ônibus). Há um outro ônibus (número 64) que possui uma frequência maior, mas param em uma estrada próxima e é preciso seguir a pé até a casa (em torno de 10 minutos). Faça simulações e confira os horários neste link.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Jane Austen’s House Museum
- Endereço: Winchester Rd, Chawton, Alton GU34 1SD
- Horários: diariamente de fevereiro a maio de 10h30 às 16h30 / de junho a agosto de 10h às 17h / de setembro a dezembro de 10h30 às 16h30
- Entrada: £9
Guarde estas dicas no Pinterest!
Conheça outras atrações nos arredores de Londres:
- Inglaterra: Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII
- Inglaterra: Como visitar o Castelo de Windsor
- Inglaterra: Down House – A Casa de Charles Darwin
- Mayfield Lavender: campos de lavanda ao lado de Londres
- Inglaterra: Tour incrível pelos estúdios do Harry Potter
[…] Visitando a Casa de Jane Austen nos arredores de Londres […]
[…] Casa de Jane Austen (Alton) – Jane Austen é uma das mais renomadas escritoras de língua inglesa, sendo famosa por obras como “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”. Nesta casa ela escreveu grande parte de suas principais obras. Leia mais: Visitando a Casa de Jane Austen nos arredores de Londres […]