Conheça o Organi Chiado, um restaurante vegano charmoso no centro histórico de Lisboa com pratos coloridos, nutritivos, saborosos.
ORGANI CHIADO
Inaugurado no final de 2016, o Organi Chiado é um restaurante situado no centro histórico de Lisboa, no animado bairro do Chiado. O objetivo principal é ser um local de harmonia entre os humanos, os animais, o ambiente e o planeta. A ideia é usar ingredientes de qualidade na preparação dos pratos, dando preferência a métodos de agricultura seguros e sustentáveis.

O restaurante fica instalado em um edifício de construção bem típica portuguesa. Além de contar com um lindo salão interno decorado com as cores verde e branca, o Organi Chiado conta com uma agradável área externa, aos pés da histórica Calçada Nova de São Francisco, proporciona uma experiência que é a cara de Lisboa. Em 2018 e 2019, foi considerado o melhor restaurante vegetariano e vegano de Lisboa pelo TripAdvisor.


Os proprietários resumem bem o propósito do Organi Chiado nas seguintes palavras:
Proporcionar uma verdadeira alternativa à alimentação tradicional e fazer as pessoas sentirem que é possível ter um verdadeiro prazer gastronômico, com sabor e satisfação, sem qualquer ingrediente de origem animal. Estimulando os sentidos através dos sabores, cheiros e texturas e despertando uma maior consciência alimentar, através de uma oferta de qualidade e saborosa, onde tudo se torna possível.

CARDÁPIO DO ORGANI CHIADO
O cardápio do restaurante é baseado em pratos com ingredientes de qualidade, frescos, orgânicos, nutritivos, portugueses sempre que possível e sem nenhum ingrediente ou produto de origem animal. Todos os pratos e sobremesas são produzidos sem açúcar, utilizando opções mais saudáveis como a stevia, o açúcar de coco ou as tâmaras. Até mesmo as bebidas alcoólicas oferecidas no restaurante estão de acordo com o veganismo, desde cervejas, sidras, vinhos. Todas são portuguesas, locais e sem açúcar.

Os menus variam diariamente, dependendo da época do ano e da disponibilidade dos ingredientes de acordo com a estação. Assim, propõe-se a contribuir para uma melhor pegada ecológica, considerando os recursos gastos no transporte dos ingredientes. O restaurante está ligado ao conceito de de alimentação macrobiótica vegana. Entre as opções de entrada estão: cesto de pães, salada, patês veganos, queijo vegano de caju, azeitonas e nachos com guacamole. Entre os pratos principais estão: sopa do dia, tofu thai, feijoada, hambúrguer vegetal, penne e salada.

NOSSA EXPERIÊNCIA NO ORGANI CHIADO
Decidimos jantar no Organi Chiado e, como estava um bonito dia de primavera, decidimos comer na área externa, ao lado da simpática escadaria. O espaço é um pouco apertadinho, mas nos atendeu bem. O menu precisa ser consultado online, utilizando um QR Code disponível na mesa. Começamos pedindo uma sangria com vinho branco com uma entradinha com três tipos de Patés Vegan (azeitona com nozes, tofu com manjericão, amendoim com maçã). Curiosamente, o cesto de pães não estava incluso no preço e era necessário pedir separado o Pão de Arroz (pão caseiro, 100% natural, preparado pelo próprio restaurante).

Como falamos anteriormente, os pratos principais variam diariamente, pois todos são confeccionados com produtos frescos, de acordo com a época do ano, sem ingredientes processados ou pré-preparados. Quando estivemos lá, acabamos pedindo uma Massa Penne (tomate, pesto e queijo vegano) e uma Feijoada (versão portuguesa com feijão branco e vegetais, arroz , salada e legumes grelhados).


Para sobremesa, decidimos compartilhar uma fatia de Tarte de Nozes Pecan que vinha acompanhada com sorvete. Tudo estava gostoso, mas não impressionante. A comida esta estava decente, mas achamos que faltou algo a mais, não sabemos explicar exatamente o quê. Mas, sim, voltaríamos lá outras vezes para termos a oportunidade de provar outros pratos e prestigiar um restaurante 100% vegano.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Organi Chiado
- Endereço: Calçada Nova de São Francisco 2, 1200-300 Lisboa, Portugal
- Horários: de domingo a quinta de 12h às 23h | sexta e sábado de 12h à meia-noite
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Lisboa:
- Portugal: Como ir do Aeroporto do Porto ao centro
- Dica de hospedagem em Lisboa: Brown’s Downtown Hotel
- Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias
- Portugal: Guia de onde comer em Lisboa (com mapa!)
- Lisboa: Jantar com apresentações de fado na Adega Machado
- Lisboa Card: Dica de economia na capital portuguesa
- Portugal: O histórico Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
- Portugal: Como visitar o Castelo de São Jorge em Lisboa
- Portugal: Visitando a Torre de Belém em Lisboa
- Portugal: Como ir do Aeroporto de Lisboa ao centro
- Portugal: Conheça o Panteão Nacional em Lisboa