Última atualização: 24/05/2021
Vai visitar museus na capital inglesa e está na dúvida de quais incluir no roteiro? Veja a lista de 10 museus mais visitados em Londres e priorize os principais para conferir durante sua passagem pela cidade.
10 MUSEUS MAIS VISITADOS EM LONDRES
Uma coisa que eu amo fazer em Londres é visitar museus! Além de aprender muito com eles, conhecer mais sobre arte e cultura, uma das grandes vantagens dos museus em Londres é a maior parte deles é gratuita! Por isso, já perdi a conta de quantas vezes já os visitei. Todos os anos a ALVA (Association of Leading Visitor Attractions) divulga os números oficiais de visitantes por atrações no Reino Unido. Como 2020 foi um ano totalmente atípico por conta da pandemia do COVID-19, os últimos números divulgados disponíveis são de 2019. A lista abaixo inclui tanto museus quanto também galerias de arte.
ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
1BRITISH MUSEUM (Visitantes: 6,240 milhões)
Fundado em 1753, o British Museum é um museu dedicado à história, arte e cultura. Sua coleção permanente está estimada em mais de 8 milhões de objetos provenientes de todos os cantos do planeta, os quais ilustram e documentam a história da humanidade desde os primórdios até os dias atuais.
2TATE MODERN (Visitantes: 6,098 milhões)
Fundado em 2000, o Tate Modern abriga uma riquíssima coleção de arte moderna e contemporânea britânica e internacional desde 1900 até os dias atuais, cujo acervo é considerado um dos maiores do mundo. Localizado em uma antiga usina, o Tate abriu uma nova área em junho de 2016, que inclui mais espaços para eventos ligados às artes, palestras, um novo e refinado restaurante e um terraço no topo com uma bela vista para a cidade.
3THE NATIONAL GALLERY (Visitantes: 6,011 milhões)
A National Gallery é uma galeria de arte que possui em seu acervo nada menos que 2,3 mil pinturas que datam de meados do século XIII até os primeiros anos do século XX. Considerada um dos principais museus da Europa, foi fundada em 1824 e está localizada na Trafalgar Square, em um edifício uma arquitetura imponente projetado por William Wilkins.
4NATURAL HISTORY MUSEUM (Visitantes: 5,424 milhões)
Inaugurado em 1881, o Museu de História Natural de Londres exibe uma vasta gama de espécimes de vários segmentos da história natural. O acervo do museu é surpreendente, contando com mais 80 milhões de itens divididos em 5 categorias principais: botânica, entomologia, mineralogia, paleontologia e zoologia. Há também um centro dedicado ao grande cientista Charles Darwin e uma exposição de esqueletos de dinossauros.
5VICTORIA & ALBERT MUSEUM (Visitantes: 3,992 milhões)
Fundado em 1852, o Victoria and Albert Museum é o maior museu de artes decorativas e design de Londres, com uma coleção permanente de mais de 4,5 milhões de objetos. O nome do museu é uma homenagem à Rainha Victoria e ao seu marido, o Príncipe Albert. Para se ter uma ideia da grandiosidade deste museu, ele possui 5,1 hectares e seu acervo está distribuído em 145 galerias!
6SCIENCE MUSEUM (Visitantes: 3,302 milhões)
As coleções do Museu da Ciência de Londres, fundado em 1857, foram crescendo ao longo dos anos e, atualmente, o museu possui um acervo de mais de 300 mil itens, entre eles: o primeiro motor a jato; uma reconstrução modelo da estrutura do DNA de Francis Crick e James Watson; algumas das primeiras máquinas a vapor; documentos da primeira máquina de escrever; uma grande coleção de equipamentos médicos; entre outros itens sobre o universo, ciência, tecnologia e como nós humanos interagimos com todos eles.
7ROYAL MUSEUMS GREENWICH (Visitantes: 2,906 milhões)
Localizados no belíssimo bairro londrino de Greenwich, ficam os Royal Museus Greenwich, um conjunto de museus reais que é Patrimônio UNESCO que reúne: o Royal Greenwich Observatory (por onde passa o famoso Meridiano de Greenwich), o National Maritime Museum (um museu marítimo com mais de com mais de 2 milhões de objetos), o Cutty Sark (um navio veleiro do século XIX que fazia o transporte de chá entre a China e a Inglaterra) e a Queen’s House (uma antiga residência real repleta de obras de temática marítima).
8TATE BRITAIN (Visitantes: 1,808 milhões)
O Tate Britain, inaugurado em 1897, faz parte de uma rede de galerias Tate que inclui o incrível museu de arte moderna Tate Modern, além do Tate Liverpool e Tate St. Ives. O Tate Britain é o mais antigo desta rede e abriga uma coleção incrível de arte do Reino Unido, desde os tempos dos Tudor até obras atuais. Entre os destaques da galeria estão obras de Henry More, David Hockney, William Blake, e a maior coleção de obras de Joseph Mallord William Turner descrito como o “pai da arte moderna”.
9NATIONAL PORTRAIT GALLERY (Visitantes: 1,619 milhões)
National Portrait Gallery é uma galeria de arte que tem como foco uma coleção de retratos de personalidades historicamente importantes. Fundada em 1856, ela foi a primeira galeria de retratos aberta no mundo. Os retratos expostos lá foram selecionados de acordo com a importância da pessoa retratada, não do artista que a retratou. Além de pinturas, o museu inclui ainda uma coleção de fotografias, caricaturas, desenhos e esculturas.
10IMPERIAL WAR MUSEUM (Visitantes: 1,074 milhões)
O Museu Imperial da Guerra foi fundado, em 1917, com o objetivo de registrar a história militar do Império Britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Posteriormente, a exposição se expandiu para incluir todos os conflitos em que as forças britânicas ou da Commonwealth estiveram envolvidas desde 1914. Desta forma, museu busca incentivar o estudo da história da guerra moderna.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
Guarde estas dicas no Pinterest!

Leia mais sobre Londres:
- O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
- Dicas de Hospedagem em Londres: sugestões de bairros e hotéis
- Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
- Inglaterra: Conheça os 8 Parques Reais de Londres
- 45 lugares para ver Londres do alto (atrações e restaurantes)
- 20 casarões históricos em Londres
- 15 atrações incríveis para conhecer em um bate-volta de Londres



