Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur – Roteiro de 2 ou 3 dias

 

Última atualização: 27/03/2020

Neste post você vai encontrar um roteiro completíssimo e muitas dicas para conhecer a cidade de Kuala Lumpur, capital da Malásia e um dos lugares mais modernos da Ásia! Confira todas as dicas de como fazer uma viagem incrível!

A CIDADE DE KUALA LUMPUR

Kuala Lumpur é a capital e maior cidade da Malásia. Seu nome significa algo como “confluência de lama”, referindo-se ao ponto onde dois rios se juntam ou onde existe um estuário com lama. De fato, a cidade fica confluência do rio Gombak com o rio Klang. Conhecida por suas iniciais KL, a cidade possui uma população de pouco menos de 2 milhões de habitantes e mais de 7 milhões na sua região metropolitana. Mais de 46% da população é muçulmana e 36% é budista. A cidade é o centro cultural, financeiro e econômico do país, onde fica a sede do governo da Malásia e a residência oficial do Rei da Malásia.

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
As Petronas Twin Towers vista da KL Tower

O setor de serviços (compreendendo finanças, seguros, imóveis, serviços comerciais, comércio atacadista e varejista, restaurantes e hotéis, transporte, armazenagem e comunicação, serviços públicos, serviços pessoais e serviços governamentais) é responsável pelo maior percentual do emprego, representando cerca de 83% do total. O turismo é impulsionado pela diversidade cultural da cidade, custos relativamente baixos e ampla variedade gastronômica e comercial. Kuala Lumpur passou por um rápido desenvolvimento nas últimas décadas e abriga os edifícios gêmeos mais altos do mundo, as Petronas Twin Towers, que desde então se tornaram um símbolo do desenvolvimento da Malásia.

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Edifício Sultan Abdul Samad, KL Tower e Petronas Twin Towers vistos a partir do Merdeka Square Park

UM POUCO DE HISTÓRIA…

A história recente de Kuala Lumpur tem início na década de 1850, quando trabalhadores chineses foram contratados para trabalhar em minas de estanho. Inicialmente, a cidade era pequena e sofria de muitos problemas sociais e políticos, casas mal construídas, falta de saneamento básico, entre outros problemas. No final de 1881, a cidade foi severamente inundada, após um incêndio que destruiu toda a cidade. Ela precisou ser reconstruída nos anos seguintes. A construção da ferrovia estimulou o crescimento de Kuala Lumpur. À medida que o desenvolvimento se intensificava na década de 1880, também pressionava o saneamento, a eliminação de resíduos e outros problemas de saúde.

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
River of Life e a Masjid Jamek (Mesquita Jamek) ao fundo
Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Pont de pédestres sobre o River of Life

INDÚSTRIA DA BORRACHA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

O desenvolvimento da indústria da borracha alimentado pela demanda de pneus de automóveis no início do século XX levou a um boom da cidade. A área que a cidade ocupa se expandiu muito ao longo do século XX, uma vez que sua população teve um salto enorme. O crescimento da indústria da borracha levou a um influxo de capital estrangeiro e plantadores, com novas empresas e indústrias se estabelecendo em Kuala Lumpur. Durante a Segunda Guerra Mundial, tropas japonesas invadiram a cidade, que foi capturada pelo Exército Imperial Japonês em 1942. Apesar de sofrer poucos danos durante o curso da batalha, a ocupação da cidade em tempo de guerra resultou em perdas significativas de vidas. Em 1945, as tropas japoneses se entregaram ao exército britânico e a Malásia acabou caindo sob seu domínio.

FIM DO DOMÍNIO BRITÂNICO E DIAS ATUAIS

Em 1957, a Malásia conquistou sua independência. No entanto, Kuala Lumpur conquistou o status de cidade somente em 1972, tornando-se o primeiro assentamento da Malásia a receber o status após a independência. A partir da década de 1990, grandes desenvolvimentos urbanos  resultaram em uma extensão da Área Metropolitana de Kuala Lumpur. Projetos notáveis ​​realizados dentro da própria Kuala Lumpur incluem o desenvolvimento de um novo centro da cidade de Kuala Lumpur (KLCC – Kuala Lumpur City Center) ao redor de Jalan Ampang e as icônicas Petronas Twin Towers.

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Cidade vista do alto de uma das torres das Petronas Twin Towers durante o tour guiado

ARQUITETURA DE KUALA LUMPUR

Atualmente, a arquitetura de Kuala Lumpur é uma mistura de antigas influências coloniais, tradições asiáticas, inspirações islâmicas malaias, mistura de arquitetura moderna e pós-moderna. Sendo uma cidade relativamente jovem em comparação com outras capitais do Sudeste Asiático, a maioria dos notáveis ​​edifícios da era colonial de Kuala Lumpur foi construída no final do século XIX e início do século XX. Estes edifícios foram projetados em vários estilos, incluindo estilo mongol, neoislâmico, Tudor, neogótico e greco-espanhol.

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
O bonito edifício do National Textiles Museum no centro da cidade

CLIMA DE KUALA LUMPUR

Protegida pela Faixa de Titiwangsa, no leste, e pela Ilha Sumatra da Indonésia, no oeste, Kuala Lumpur está a salvo de ventos fortes e tem um clima de floresta tropical: quente e ensolarado, com chuvas abundantes, especialmente durante a temporada de monções do nordeste de outubro a março. As temperaturas tendem a permanecer constantes ao longo do ano todo. Os valores máximos oscilam entre 32ºC e 35°C  e algumas vezes atingem 40 ° C) e os mínimos oscilam entre 23ºC e 25ºC. Os meses de junho e julho são relativamente mais secos, mas mesmo assim costuma chover. Vale dizer que o calor forte atrapalha um pouco a visita à cidade. Algumas coisas que tínhamos programado, cortamos do roteiro na hora por causa do cansaço causado pelo excesso de calor. Use roupas e calçados confortáveis, beba muita água e priorize as atrações que quer conhecer no roteiro.

Batu Caves: Incrível templo hindu em Kuala Lumpur na Malásia
Roupas e sapatos confortáveis para enfrentar o calor intenso

COMO IR DO AEROPORTO AO CENTRO

Aberto em 1998, o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KLIA) é o principal aeroporto internacional da Malásia e um dos principais aeroportos do Sudeste Asiático e do mundo. Ele está localizado no distrito de Selangor, em Sepang, a aproximadamente 45 km ao sul do centro da cidade de Kuala Lumpur. O aeroporto abrange uma área de 100 km² e é considerado um dos maiores do mundo. O Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur é composto por 2 terminais principais, o terminal original, conhecido como KLIA Main e o novo terminal 2, conhecido como klia2.

Malásia: Como ir do Aeroporto de Kuala Lumpur ao centro
Aeroporto de Kuala Lumpur

Para se locomover entre os terminais do aeroporto, há um aerotrain que conecta o edifício principal e o edifício satélite. Uma das maneiras mais comuns de se deslocar entre o aeroporto e o centro da cidade é de trem. O Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur está ligado por linha férrea ao centro da cidade, conforme o mapa abaixo.

Malásia: Como ir do Aeroporto de Kuala Lumpur ao centro

A linha roxa liga no mapa abaixo liga o aeroporto até a KL Sentral, a estação central de trem de Kuala Lumpur. São 57 km de distância que separam os dois locais, cujo serviço é prestado pela Express Rail Link (ERL). Existem duas estações ERL no aeroporto: a estação KLIA no edifício do terminal principal e estação klia2 no Gateway @ klia2, no terminal novo. Veja mais informações e outras opções de transporte no nosso post dedicado ao aeroporto de Kuala Lumpur.

Leia mais: Malásia: Como ir do Aeroporto de Kuala Lumpur ao centro

Malásia: Como ir do Aeroporto de Kuala Lumpur ao centro
Trem express que liga o aeroporto ao centro. Foto: divulgação

ÔNIBUS GRATUITOS EM KUALA LUMPUR

Go KL City Bus é um serviço gratuito de ônibus que serve todo o centro da cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. Atualmente, existem 6 rotas, duas delas sendo adicionadas no início de 2019. A maior parte dos pontos de parada ficam estrategicamente próximos a atrações turísticas, famosos centros comerciais e também com fácil acesso para meios de transporte ferroviário, incluindo os trens KTM Komuter, Rapid KL e ERL. A frequência dos ônibus de todas as linhas é de 5 minutos durante o horário de pico (entre 7h e 10h e entre 16h e 20h) e 10 minutos nos horários de menor movimento. O horário de operação dos ônibus geralmente funciona da seguinte maneira: de segunda a quinta de 6h às 23h; sexta e sábado de 6h à 1h da manhã e domingo de 7h às 23h.

Leia mais: Go KL City Bus: Linhas de ônibus gratuitos em Kuala Lumpur, Malásia

Go KL City Bus: Linhas de ônibus gratuitos em Kuala Lumpur, Malásia
Go KL City Bus. Foto: divulgação

O QUE FAZER EM KUALA LUMPUR

Montamos uma sugestão de roteiro bem bacana para que você possa curtir o melhor de Kuala Lumpur em 2 ou 3 dias. Embora seja corrido, é possível conhecer a cidade em 3 dias, cortando algumas atrações dos 2 primeiros dias do nosso roteiro e deixando pelo menos meio dia para visitar as Batu Caves. Caso você esteja com o calendário mais folgado, pode deixar o último dia para visitar as Batu Caves pela manhã e incluir alguma outra atração que não conseguiu conhecer nos dois dias anteriores, participar de uma excursão para atrações mais distantes ou ficar relaxando na piscina do seu hotel, por exemplo.

Nosso roteiro está em cores: atrações do primeiro dia estão em azul, do segundo dia em roxo, e as Batu Caves estão em laranja. Há dicas também de hotéis (em preto) e restaurantes, centros de compras (em vermelho) e muitas informações interessantes para ajudar você a programar a sua viagem!

DIA 1: KLCC + BUKIT BINTANG + ARREDORES

1. PETRONAS TWIN TOWER E COMPLEXO SURIA KLCC + KLCC PARK

Cartões postais de Kuala Lumpur, as Petronas Twin Towers são dois edifícios idênticos que forma considerados os prédios mais altos do mundo dentre 1998 e 2004. Elas possuem 88 andares, totalizando cerca de 452 metros de altura! Abaixo das torres gêmeas está o Suria KLCC, um shopping center, e a Dewan Philharmonic Petronas, a casa da Orquestra Filarmônica da Malásia. Em frente do local fica o KLCC Park, um parque urbano de 50 acres onde os visitantes podem aproveitar para relaxar em meio a uma vegetação exuberante e se divertir em série de comodidades. O parque foi projetado pelo brasileiro Roberto Burle Marx e acredita-se que tenha sido o seu último trabalho. Confira mais detalhes no nosso post detalhado sobre estas incríveis atrações.

  • Endereço: Concourse Level, Lower Ground, Kuala Lumpur City Centre, 50088 Kuala Lumpur, Malásia
  • Horários: de terça a domingo de 9h às 21h / fechadas às segundas-feiras / fechada entre 13h e 14h30 às sextas-feiras
  • Entrada: RM 80 adulto (de 13 a 60 anos) / RM 33 criança (3 a 12 anos) / RM 42 idoso (maiores de 61 anos) / grátis para menores de 2 anos – compre online neste link
  • Dicas de ingressos:
    • Compre o ingresso para Petronas Towers sem fila com traslado neste link
    • Adquira um combo que inclui as Petronas Twin Towers e a Torre KL acessando este link

Leia mais: Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur

As imponentes Petronas Twin Towers foram os edifícios mais altos do mundo até 2004

2. BUKIT BITANG E THE GOLDEN TRIANGLE

Butik Bintang é um distrito comercial que engloba a Jalan Bukit Bintang, maior rua de Kuala Lumpur, e seus arredores. Esta região é um popular centro de entretenimento e compras recheada de lojas, Cafés ao ar livre, bares, mercados noturnos, e restaurantes para todos os bolsos e gostos. Foi por ter um ambiente movimentado e repleto de possibilidades que decidimos nos hospedar no bairro.

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Região de Bukit Bintang é considerado a “Times Square” de Kuala Lumpur

Tudo começou no final dos anos 1980 quando o magnata Tan Sri Yeoh Tiong Lay propôs renovar esta área da cidade, voltando-a para o varejo. Desde então, o distrito passou por uma transformação para se tornar um dos destinos mais badalados da cidade. Muitos eventos importantes da vida noturna acontecem aqui, como a contagem regressiva do Ano Novo, concertos de rua e festas. O pit stop anual do Grande Prêmio da Malásia de Fórmula e as celebrações do St Patrick’s Day são realizadas aqui também.

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Muitos letreiros luminosos e áreas de compras ficam nesta região

Ao lado de Bukit Bintang fica o Golden Triangule (Triângulo Dourado), o centro de entretenimento de Kuala Lumpur. O Golden Triangule começa na Bukit Bintang Road, que começa na Raja Chulan Road e termina na Pudu Road. As duas outras estradas que fazem fronteira com o distrito de Bukit Bintang são a Sultan Ismail Road, que a cruza e a Imbi Road, no sul.

COMPRAS

Para quem quer fazer compras, aproveite para conferir as novidades dos seguintes shoppings centers e centros de compras: Berjaya Times Square, Starhill Gallery, Pavilion Kuala Lumpur, Fahrenheit 88, Lot 10, Low Yat Plaza, Sungei Wang Plaza.

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Uma das entradas do Pavilion
Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Decoração de Natal do Pavilion teve tema Star Wars
GASTRONOMIA

Para quem está interessado em saborear a culinária local, a pedida é ir para a Jalan Alor, uma rua que é considerada o centro da culinária malaia, com muitos restaurantes especializados. Além de restaurantes, há muitas barraquinhas de comida. Uma dica bacana para quem está querendo economizar. Para quem está a procura de um bar ou uma baladinha interessante, vá até a Changkat Bukit Bintang. Um lugar com cara de “ocidental” no meio de Kuala Lumpur.

3. KL FOREST ECO PARK

Kuala Lumpur é a única cidade do mundo que tem uma floresta natural localizada bem no centro. O KL Forest Eco Park (antes conhecido como Reserva Florestal Bukit Nanas) foi declarado reserva florestal em 1906 e é uma das mais antigas da Malásia. Nesta época, a reserva tinha cerca de 17,5 hectares de terra. No entanto, partes da área foram usadas para construir a Menara Kuala Lumpur, a torre de comunicações. Atualmente, restam pouco mais de 9 hectares de área verde. Há passarelas para caminhar entre as copas das árvores.

  • Endereço: Lot 240, Jalan Raja Chulan, 50250 Kuala Lumpur, Malásia
  • Horários: diariamente de 7h às 18h
  • Entrada: gratuita
Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
KL Forest Eco Park

4. MENARA KUALA LUMPUR (KL TOWER)

Construída em 1995, Menara Kuala Lumpur é a Torre de comunicações de Kuala Lumpur. Ela possui 421 metros de altura (com antena), sendo atualmente a 7ª mais alta do mundo. Ela é usada por várias organizações diferentes para diversos fins de transmissão. Originalmente destinado apenas para transmissão de televisão, antenas de rádio foram incluídas durante a construção. O lobby principal do piso superior é decorado com requintadas cúpulas cobertas de vidro que brilham como diamantes gigantes.  A torre é o ponto de vista mais alto de Kuala Lumpur, aberto ao público, proporcionando vistas panorâmicas incríveis. O complexo é formado por dois decks de observação (Observation Deck a 276 metros de altura e Sky Deck localizado a 300 metros de altura), um restaurante giratório, um mini zoológico, um aquário, um cinema XD, e a Upside Down House, uma casa de ponta cabeça!

  • Endereço: No. 2 Jalan Punchak, Off, Jalan P Ramlee, 50250 Kuala Lumpur, Malásia
  • Horários: diariamente de 9h às 22h
  • Entrada: 
    • Observation Deck: RM 49 adultos / RM 29 crianças de 4 a 12 anos – compre online aqui e evite filas
    • Sky Deck (inclui acesso ao Observation Deck): RM 99 adultos / RM 52 crianças de 4 a 12 anos – compre online aqui e evite filas
    • Observation Deck + Aquário OU Upside Down House OU XD Theatre OU Mini Zoo: a partir de RM 52 adultos / a partir de RM 31 crianças de 4 a 12 anos
    • Sky Deck + Aquário OU Upside Down House OU XD Theatre OU Mini Zoo: RM 104 adultos / a partir de RM 42 crianças de 4 a 12 anos
    • TowerXcess – Observation Deck: RM 85 adultos / RM 57 crianças de 4 a 12 anos
    • TowerXcess – Sky Deck (acesso total a todas as atrações): RM 123 adultos / RM 85 crianças de 4 a 12 anos
    • Somente Upside Down House: RM 23 – compre aqui
  • Dica: combine os ingressos para Petronas Towers com Torre KL – veja mais informações neste link

Leia mais: KL Tower: Torre repleta de atrações em Kuala Lumpur

5. MASJID INDIA

É uma mesquita indiana cuja construção original foi feita em madeira em 1883, mas, posteriormente, substituída por uma estrutura moderna de granito vermelho em 1963. Como é um templo religioso, é preciso estar vestido adequadamente para visitar o local. Internamente, a mesquita não tem nada demais e somente homens podem visitar a parte principal.

  • Endereço: Kuala Lumpur City Centre, 50100 Kuala Lumpur, Malásia
  • Horários: não informados
  • Entrada: gratuita
Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Parte interna da Masjid India

6. JAMEK MOSQUE

A Mesquita do Sultão Abdul Samad Jamek é uma das mais velhas mesquitas de Kuala Lumpur. Ela foi construída em 1909 sobre um antigo cemitério malaio na confluência dos rios Klang e Gombak. O nome Jamek significa algo como “lugar onde as pessoas se reúnem para adorar” em malaio. Ela e também conhecida como “Mesquita da Sexta-feira” pelos habitantes locais. A Jamek tem uma arquitetura mourisca, indo-sarracena ou mogol. A mesquita tem 2 minaretes principais entre outros menores e seu o padrão de bandagem rosa e branca dos minaretes é formado de tijolo e gesso. A mesquita tem 3 cúpulas, a maior das quais fica a 21 metros de altura. O salão de orações está localizado abaixo das cúpulas.

  • Endereço: Jalan Tun Perak, 50050 Kuala Lumpur, Malásia
  • Horários: diariamente de 5h30 às 21h30
  • Entrada: gratuita

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Jamek Mosque

DIA 2: CHINATOWN + MUSEUS + JARDIM BOTÂNICO

1. CHINATOWN

Chinatown é o pedacinho da China em Kuala Lumpur. Este é um dos locais mais populares para hospedagem devido aos preços mais camaradas. Você vai encontrar lojinhas e barraquinhas que vendem um pouco de tudo. A rua principal de comércio em Chinatown é a Petaling Street, onde é possível encontrar diversas opções de comidas de rua para quem está querendo economizar. Nós, sinceramente, não curtimos muito essa região. Achamos tudo mais desorganizado e acabamos dando uma passada bem rápida. Algumas das principais atrações do bairro são:

Erguido entre 1864 e 1883, este é um templo chinês construído por Yap Ah Loy para duas divindades que ajudam a guiá-lo durante a Guerra Civil de Selangor. Este é o templo taoísta mais antigo da cidade. O templo também funciona como um centro cultural para a comunidade chinesa da cidade e geralmente é cheio de devotos durante ocasiões importantes, como o Ano Novo Chinês. Endereço: 113A, Jalan Tun H S Lee, City Centre, 50050 Kuala Lumpur, Malásia | Horários: diariamente de 7h às 17h | Entrada: gratuita

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Sin Sze Si Ya Temple

O Guan Di Temple é um templo taoísta dedicado ao antigo general chinês Guan Di (também conhecido como Guan Yu), que se destaca muito na literatura chinesa e também  descrito como o “Deus da guerra taoísta”. Guan Di Temple é um dos templos chineses mais importantes da Malásia e o local atrai um grande número de visitantes chineses e malaios que combinam crença no taoísmo com outras crenças como o budismo ou o confucionismo. Endereço: 168, Jalan Tun H S Lee, 50000 Kuala Lumpur, Malásia | Horários: diariamente de 7h às 19h | Entrada: gratuita

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Guan di Temple

Finalizado em 1873, o Templo Sri Mahamariamman é o templo hindu mais antigo de Kuala Lumpur. m 1968, uma nova estrutura foi construída, apresentando a ornamentada torre ‘Raja Gopuram’ no estilo dos templos do sul da Índia. Desde o início, o templo era um importante local de culto para os primeiros imigrantes indianos e agora é uma importante herança cultural e nacional. Este é o templo hindu mais antigo da Malásia. Também tem a reputação de ser o mais rico do país. Endereço: Jalan Tun H S Lee, City Centre, 50000 Kuala Lumpur, Malásia | Horários: diariamente de 6h às 20h30 (sexta até 21h30 e sábado até 21h) | Entrada: gratuita

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Sri Mahamariamman Temple

O Chan She Shu Yuen Ancestral Hall é na verdade um edifício de associação de clãs, em vez de um templo chinês simplesmente, incorporando um templo familiar, Uma associação de clãs é um tipo de clube para pessoas com o mesmo sobrenome. A associação teria ajudado os novos imigrantes a se estabelecer, encontrar trabalho e assim por diante. Endereço: 172, Jalan Petaling, 50000 Kuala Lumpur, Malásia | Horários: diariamente de 8h às 18h | Entrada: gratuita

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Chan She Shu Yuen Ancestral Hall

Construído em 1728, o templo foi construído pelos primeiros colonos imigrantes da China. Após a conclusão, o templo era uma das mais magníficas estruturas de estilo chinês no norte da Malásia. Era originalmente usado não apenas para atividades religiosas, mas também para funções sociais na comunidade chinesa. O templo tem uma arquitetura clássica chinesa com esculturas de dragões ao redor dos pilares de pedra, tetos altos e esculturas em cerâmica de dragões que revestem as cristas do telhado. Lanternas chinesas vermelhas estão penduradas no teto na câmara de oração interna, abaixo da qual está uma bela estátua de um Kuan Yin de 18 braços. Endereço: Kuan Yin Temple, Jalan Maharajalela, 50480 Kuala Lumpur, Malásia | Horários: diariamente de 7h às 17h | Entrada: diariamente

2. MERDEKA SQUARE E EDIFÍCIO SULTAN ABDUL SAMAD

Merdeka é a principal praça da cidade onde foi proclama a independência da Malásia, em 1957. Desde então, Merdeka Square tem sido o local para o desfile anual Merdeka. Um mastro de 95 metros, um dos mais altos do mundo, está localizado no extremo sul da praça. Uma placa de mármore preta redonda marca o local onde a bandeira malaia foi erguida pela primeira vez. Perto do mastro de bandeira na esquina do Padang há uma fonte, a Fonte do Policial, construída em 1897.

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Bandeiras na Merdeka Square

A praça fica situada ao lado edifício Sultan Abdul Samad, um prédio construído em 1897 que se tornou um dos símbolos da colonização britânica na Malásia. Ele e feito de tijolos e tem uma arquitetura em estilo mouro, cúpulas metálicas e também uma torre de relógio. No passado, o edifício era utilizado com um centro administrativo britânico. Atualmente, ele abriga escritórios dos Ministérios da Informação, Comunicação e Cultura da Malásia. Em frente à praça fica o Royal Selangor Club, fundado em 1884 como um ponto de encontro para membros de alto escalão da sociedade colonial britânica.

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
O lindo Edifício Sultan Abdul Samad

3. MUSEUS E GALERIAS DE ARTE

Em apenas 2 ou 3 dias é impossível conhecer todos os principais museus da cidade. Por este motivo, recomendamos que leia a descrição de cada um deles e escolha, de acordo com as suas preferências, aquele que merece a sua visita. Confira mais informações abaixo sobre 4 museus importantes localizados nesta área da cidade.

A Galeria da Cidade de Kuala Lumpur é uma galeria de arte pequena, que abriga uma coleção sobre a história da cidade. A exposição inclui fotos, pinturas, videos, maquetes e uma linha do tempo com os principais eventos que marcaram Kuala Lumpur. A galeria está situado em um edifício de 114 anos de idade em estilo colonial. Mesmo que você não pretenda visitar a galeria, vale a pena passar em frente para tirar uma foto com a famosa placa “I love Kuala Lumpur”.

  • Endereço: Dataran Merdeka, 27, Jalan Raja, 50050 Kuala Lumpur, Malaysia
  • Horários: diariamente de 9h às 18h30
  • Entrada: RM 10
Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Letreiro que fica em frente a Kuala Lumpur City Gallery

Inaugurado em 1998, o Museu de Artes Islâmicas da Malásia é o maior museu de artes islâmicas do sudeste asiático, com um acervo de mais de 7 mil artefatos do mundo islâmico. O museu é dividido em 12 galerias principais classificadas com os tipos de artefatos. O Piso 3 do museu abriga a Galeria do Alcorão e Manuscritos, a Galeria de Arquitetura Islâmica, a Galeria da Índia, a Galeria Chinesa, Antiga Galeria Malaio Mundial, bem como a Sala Síria Otomana reconstruída, datada do século XIX. O Piso 4 abriga uma exposição de joias, tecidos, armas e armaduras, cerâmicas, bem como antigas peças de vidro islâmicas.

  • Endereço: Perdana, Jalan Lembah, Tasik Perdana, 50480 Kuala Lumpur, Malaysia
  • Horários: diariamente de 9h30 às 18h
  • Entrada: RM 14
Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Museu de Arte Islâmica. Foto: divulgação

O Museu Nacional da Malásia oferece uma visão geral da história e cultura da Malásia. A fachada do edifício é composta por elementos malaios de características tradicionais e moderna. Adornando o piso do Salão Central, há azulejos azuis de design geométrico do Paquistão, com intrincados painéis esculpidos no teto do salão. O museu possui 3 andares e abriga 4 galerias principais destinadas à etnologia e à história natural. As exibições variam de quadros independentes que mostram eventos culturais como casamentos, festivais e fantasias; para armas tradicionais, instrumentos musicais, artes e ofícios, cerâmica e flora e fauna.

  • Endereço: Jabatan Muzium Malaysia, Jalan Damansara, 50566 Kuala Lumpur, Malásia
  • Horários: diariamente de 9h às 18h
  • Entrada: RM 5 – compre o bilhete com traslado neste link
Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Museu Nacional da Malásia. Foto: divulgação

O Museu Real fica alojado em um edifício que foi uma residência real por mais de 80 anos. Atualmente, o acesso é permitido para algumas das salas e corredores privados do palácio. O enorme complexo de dois andares em estilo palladiano fica em um complexo de 11 hectares. A entrada se dá por um lindo jardim, que leva até a entrada do edifício. Para visitar o local é preciso tirar os sapatos e colocar plásticos nos pés (estilo touca de banho). O nível térreo do museu é ocupado por várias áreas públicas, como uma pequena sala de audiências, refeitórios e salas nunca antes vistas, como o cinema e a clínica real. No andar superior privado do museu, você encontrará os quartos reais, os escritórios do rei e da rainha, e uma sala de leitura, entre outros. Infelizmente, é proibido tirar fotos dentro do museu. É possível visitar o local por conta própria ou através de um tour guiado.

  • Endereço: Jalan Istana, Istana Negara, 50460 Kuala Lumpur, Malásia
  • Horários: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: RM 10

4. NATIONAL MOSQUE OF MALAYSIA (MASJID NEGARA)

Masjid Negara, a Mesquita Nacional da Malásia, foi construída em 1965 e é considerada a mesquita mais famosa do país. Fica localizada perto da Kuala Lumpur Railway Station, a antiga estação de trem principal da cidade (há, inclusive, uma passagem subterrânea que liga um edifício ao outro). A mesquita ocupa 13 hectares e tem capacidade para acomodar até 15 mil pessoas. A cúpula principal do estilo contemporâneo Masjid Negara é em forma de estrela com 18 pontos: os pontos representam os 13 estados da Malásia e os cinco pilares do Islã. A Masjid Negara é formada por uma sala principal de orações com 48 cúpulas menores ao redor. O minarete de 73 metros de altura é a característica mais notável da mesquita. O complexo também conta com belos jardins com piscinas de mármore branco e fontes. O telhado de azulejos cor-de-rosa foi substituído por azulejos azuis e verdes quando a mesquita sofreu extensas renovações em 1987. É possível entrar na mesquita somente quando as orações terminam e é preciso estar vestido de maneira apropriada.

  • Endereço: Jalan Perdana, Tasik Perdana, 50480 Kuala Lumpur, Malásia
  • Horários: diariamente de 9h às 12h, de 15h às 16h, e de 17h30 as 18h30 (sextas-feiras somente de 15h às 16h e de 17h30 às 18h30)
  • Entrada: gratuita
Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Masjid Negara. Foto: divulgação

5. PERDANA BOTANICAL GARDEN

Criado em 1888, Perdana Botanical Garden (conhecido anteriormente como Taman Tasik Perdana e Lake Gardens) mede quase 92 hectares está situado no Heritage Park é um pulmão verde na cidade. Ele foi criado originalmente como parte de um parque recreativo, mas com a plantação de coleções de plantas tropicais, foi transformado em jardim botânico. O jardim possui não apenas coleções botânicas, mas também características  que dão aos visitantes a ideia de estar em uma floresta tropical. O Perdana abriga jardins belíssimos como o Hibiscus Garden, Sunken Garden e um Herbarium. Veja o mapa neste link. Entre alguns outros destaques do parque estão:

  • TAMAN BURUNG KUALA LUMPUR (KL BIRD PARK)Um parque aviário de 8,5 hectares que abriga mais de 3 mil aves de mais de 200 espécies diferentes. Cerca de 90% são aves locais e 10% foram importados de países como Austrália, China, Holanda, Indonésia, Nova Guiné, Tanzânia e Tailândia. Horários: diariamente de 9h às 18h | Entrada: RM 63 adultos / RM 42 crianças
  • KL BUTTERFLY PARKO Parque de Borboletas possui mais de 5 mil borboletas, plantas exóticas, plantas hospedeiras de borboletas e samambaias, é uma das maiores atrações deste tipo no mundo. Horários: diariamente de 9h às 17h30 | Entrada: RM 25 adultos / RM 14 crianças de 3 a 12 anos
  • PLANETARIUM NEGARA: Construído em 1993, este é o planetário nacional da Malásia. Ele é formado por um estrutura de cúpula azul com cerca de 11 mil m² de área. Uma das principais atrações deste planetário inclui um teatro espacial que exibe espetáculos espaciais e filmes de grande formato. No salão principal, há exposições permanentes relacionadas à ciência espacial. Horários: diariamente de 9h às 16h30 | Entrada: gratuita, mas é preciso comprar ingressos para shows – RM 12 adultos / RM 8 crianças de 2 a 12 anos
  • Endereço: Jalan Kebun Bunga, Tasik Perdana, 55100 Kuala Lumpur, Malásia
  • Horários: diariamente de 5h30 às 20h30
  • Entrada: gratuita
Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Hibiscus Garden. Foto: site oficial

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Sunken Garden 

DIA 3: BATU CAVES

Batu Caves é um complexo de tempos hindus que ficam em colina de calcário que possui uma série de cavernas. Elas ficam no distrito de Gombak, no estado de Selangor, a cerca de 17 km ao norte de Kuala Lumpur. Acredita-se que o calcário que forma as cavernas tem cerca de 400 milhões de anos de idade! Logo na chegada, você verá uma imensa estátua do Deus Hindu na entrada e uma escada de 272 degraus. Em 1920, foram construídos degraus de madeira, os quais foram posteriormente substituídos por degraus de concreto. Desde meados de 2018, os degraus foram pintados com um esquema de cores, criando um visual muito bonito para quem visita o templo.

  • Endereço: Gombak, 68100 Batu Caves, Selangor, Malásia
  • Horários: diariamente de 6h às 21h
  • Entrada: gratuita

Leia mais: Batu Caves: Incrível templo hindu em Kuala Lumpur na Malásia

Batu Caves: Incrível templo hindu em Kuala Lumpur na Malásia
Batu Caves, templos hindus abrigados em um complexo de cavernas

IMPORTANTE:  Não é preciso reservar um dia inteiro para visitar Batu Caves. É possível visitar todo complexo em algumas horas (no máximo meio dia). Pode usar o tempo extra para conhecer algumas das atividades citadas nos dias anteriores que não conseguiu fazer. No nosso caso, visitamos pela manhã, voltamos para o centro da cidade, almoçamos, buscamos nossas malas no hotel e fomos para o aeroporto, porque, em seguida, embarcaríamos para a Tailândia.

DICA DE ECONOMIA: KL PASS

O KL Pass é um passe turístico de Kuala Lumpur que oferece um pacote de atrações na cidade, evitando filas. O KL Pass também inclui andar pela cidade com o ônibus de turismo Hop-On Hop-Off. Você planeja seu roteiro de maneira super flexível, visitando as atividades na ordem que preferir. Você pode escolher entre o KL Pass de 1 dia, 2 dias, 3 dias ou 6 dias. Entre as atrações disponíveis estão a Torre KL, o Aquário do KLCC, KL Butterfly Park, a Upside Down House, a casa de ponta cabeça, a KL City Gallery, entre muitas outras. O passe também inclui descontos em restaurantes, lojas e atrações selecionadas.

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
KL Pass. Figura: divulgação

TOURS EM KUALA LUMPUR E ARREDORES

Existem várias opções de tours e excursões em Kuala Lumpur e nos seus arredores. Se você tiver tempo, pode participar de uma excursão que leva a Batu Caves e outras atrações inclusas. Confira algumas das sugestões neste link e abaixo:


ONDE COMER EM KUALA LUMPUR

Kuala Lumpur é uma cidade cosmopolita recheada de opções bacanas de restaurantes. Nós escrevemos um post sobre 3 experiências gastronômicas que tivemos na cidade. Infelizmente, não conseguimos ir a todos os restaurantes que pesquisamos antes da viagem. No entanto, deixamos aqui uma lista completa de sugestões interessantes para agradar a todos os paladares e bolsos.

Leia mais: Malásia: 3 dicas de restaurantes em Kuala Lumpur

Malásia: 3 dicas de restaurantes em Kuala Lumpur
Delícias encontradas em Kuala Lumpur

ROOFTOP BARS

  • Heli Lounge Bar (localizado no Menara KH, no heliponto que fica no terraço)
  • Sky Bar (localizado no Traders Hotels by Shangri-La)
  • Luna Bar (localizado no 34º andar do Pacific Regency Suites)
  • Marini’s on 57 (localizado no 57º andar da Petronas Tower 3, ao lado das Petronas Twin Towers, funciona também como restaurante italiano e whisky lounge)

RESTAURANTES

ONDE COMPRAR EM KUALA LUMPUR

Se quiser aproveitar a viagem para Kuala Lumpur para fazer umas compras, confira algumas opções interessantes abaixo:

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
Área interna do Suria KLCC

ONDE SE HOSPEDAR EM KUALA LUMPUR

Durante nossa estadia em Kuala Lumpur, acabamos nos hospedamos no Travelodge Bukit Bintang, um hotel 3 estrelas muito bem avaliado, que fica no coração de Bukit Bintang e pertinho de muitas opções de restaurantes, Cafés ao ar livre, bares, mercados noturnos e transporte público.

Hospedagem em Kuala Lumpur: Hotel Travelodge Bukit Bintang
Um dos quartos do hotel Travelodge Bukit Bintang. Foto: divulgação

No entanto, muitas opções bacanas não faltam em Kuala Lumpur, seja no próprio bairro de Bukit Bintang como em outros. Confira algumas das opções:

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias
Renaissance Kuala Lumpur Hotel. Foto: divulgação

Guarde estas dicas no Pinterest!

Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur - Roteiro de 2 ou 3 dias - Viajonários | https://viajonarios.com/kuala-lumpur/ | #viajonarios #kualalumpur #malasia #malaysia #roteiro #atracoes #atracao #oquefazer #itinerary

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 INGRESSOS & TOURSCompre online ingressos para tours e visitas guiadas no Civitatis!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui