Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
 

Confira todas as dicas para conhecer as Petronas Twin Towers, o cartão postal de Kuala Lumpur, capital da Malásia! Conheça mais sobre essas torres incríveis e como aproveitar melhor a sua visita.

AS PETRONAS TWIN TOWERS

As Petronas Twin Towers são dois edifícios idênticos que formam considerados os prédios mais altos do mundo dentre 1998 e 2004 (continuam sendo as torres gêmeas mais altas do mundo ainda hoje). Com um design feito pelo arquiteto argentino César Pelli, elas possuem 88 andares, totalizando cerca de 452 metros de altura! As torres foram construídas em grande parte de concreto armado, com uma fachada de aço e vidro projetada para se assemelhar aos motivos encontrados na arte islâmica, um reflexo da religião muçulmana da Malásia. Abaixo das torres gêmeas está o Suria KLCC, um shopping center, e a Dewan Philharmonic Petronas, a casa da Orquestra Filarmônica da Malásia.

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
As imponentes torres são o cartão postal de Kuala Lumpur

A Torre 1 (torre oeste) foi construída por um consórcio japonês liderado pela Hazama Corporation (JA Jones Construction Co., MMC Engineering Services Sdn Bhd, Ho Hup Construction Co. Bhd e Mitsubishi Corp). A Torre 2 (torre leste) foi construída por um consórcio sul-coreano liderado pela Samsung C&T Corporation (Kukdong Engineering & Construction e Syarikat Jasatera Sdn Bhd). Devido ao enorme custo de importação de aço, as torres foram construídas em um projeto radical mais barato de concreto reforçado de alta resistência. No entanto, isso torna o edifício duas vezes mais pesado em sua fundação do que um edifício de aço.

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
As altíssimas torres do complexo

A Torre 1 está totalmente ocupada pela Petronas (empresa estatal da Malásia de petróleo e gás) e por algumas de suas subsidiárias e empresas associadas, enquanto as áreas de escritórios da Torre 2 estão disponíveis principalmente para locação para outras empresas. Nesta torre podem ser encontradas empresas como a Huawei Technologies, AVEVA, Bloomberg, Boeing, IBM, McKinsey & Co, Microsoft, Reuters, entre outras.

Curiosidades Cinematográficas: As torres já apareceram em muitas produções cinematográficas, entre elas os filmes “Armadilha” (1999), “Jogo de Poder” (2010), “Independence Day: Resurgence” (2016) e em diversos episódios de séries de televisão.

COMO CONHECER AS PETRONAS TWIN TOWERS

Para conhecer as Petronas Twin Towers é preciso fazer um tour guiado em grupo com hora marcada (há tours saindo a cada 15 minutos entre 9h e 20h30). Como a demanda por ingressos é enorme, vale a pena comprar antecipadamente pela internet para garantir a sua visita, principalmente se você pretende ir no final da tarde/começo da noite. A entrada é feita pelo “Concourse Level” do Suria KLCC (falaremos mais sobre ele adiante).

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
O acesso é feito pelo shopping center Suria KLCC

Os ingressos tem horário marcado e cada visitante recebe um crachá colocado em um cordão colorido que deve ser pendurado no pescoço. Os grupos são chamados por cores, em função do horário do ticket.

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
Todos os visitantes recebem um crachá para indicar o grupo a que pertencem (o nosso era o grupo azul)

É preciso passar pela segurança antes de ter acesso ao elevador que leva até as torres. Os visitantes sobem 170 metros de altura através de um elevador futurista que leva até o 41º andar. Assim que chegar no alto, as portas vão se abrir para a Skybridge.

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
Chegando a Skybridge

>> SKYBRIDGE

Skybridge é uma passarela que conecta as duas torres nos 41º e 42º andares e é considerada a passarela mais alta do mundo, a 170 metros acima do solo. A passarela tem mais de 58 metros de comprimento e pesa cerca de 750 toneladas. Ela não está presa à estrutura principal, mas é projetada para deslizar para dentro e para fora das torres para evitar que ela quebre.

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
Hora de conhecer a Skybridge, a ponte que conecta as duas torres

A passarela também atua como um dispositivo de segurança, para que, em caso de incêndio ou outra emergência em uma das torres, possa-se evacuar cruzando a ponte para a outra torre. O mesmo local é também conhecido como o podium, uma vez que os visitantes que vão a níveis mais altos têm de mudar de elevador aqui. Deste local, é possível ter uma bela vista da cidade de Kuala Lumpur. A parada na Skybridge leva cerca de 15 minutos e, então, o grupo de visitantes é encaminhado para a outra etapa do passeio.

>> DECK DE OBSERVAÇÃO

Em seguida, o guia leva os visitantes até o 83º andar da Torre 2, a quase 400 metros de altura. Neste andar é preciso trocar de elevador para ir até o deck de observação no 86º andar. Ali ficam exibições interativas que mostram toda a história de desenvolvimento, construção e conclusão da obra dessas imensas torres. Há muitos painéis informativos, maquetes, atrações multimídia e exibições. O grupo fica cerca de 30 minutos neste espaço, curtindo uma vista panorâmica incrível.

Após esse tempo, retorna-se ao 83º andar, onde ficam painéis para comparar o tamanho das Petronas Twin Towers com outros edifícios elevados ao redor do mundo, além de uma loja de presentes. O passeio termina com o grupo retornando ao ponto de partida no Concourse Level.

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, é um dos representados nesta parte da exposição

O QUE CONHECER NOS ARREDORES DAS TORRES

A região das Petronas Twin Towers abriga uma série de atrações interessantes para agradar a todas as idades. Confira o que conhecer nos arredores e em todo o complexo dessas torres gêmeas gigantes.

1. KLCC PARK

Criado em 1998, o KLCC Park é um parque urbano de 50 acres onde os visitantes podem aproveitar para relaxar em meio a uma vegetação exuberante e se divertir em série de comodidades. O parque foi projetado pelo brasileiro Roberto Burle Marx e acredita-se que tenha sido o seu último trabalho. A ideia do projeto era mostrar uma herança de vegetação tropical, integrando a criação do homem com a natureza. Cerca de 1900 árvores nativas de 74 espécies e 66 espécies de palmeiras foram plantadas no parque para promover a biodiversidade. Entre as atrações do KLCC Park estão um parquinho infantil de 2 acres, uma piscina infantil pública, uma pista de corrida de 1,3 km, além de trilhas para caminhada e esculturas decorativas.

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
O simpático KLCC Park
Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
Mapa do KLCC Park

2. LAKE SYMPHONY

Lake Symphony é um lago artificial de 930 m² que fica entre o KLCC Park e o complexo das Petrona Twin Towers. O lago abriga duas fontes musicais que exibem mais de 150 animações programadas em uma performance de som e água todas as noites. Os jatos de água podem atingir até 42 metros de altura. Confira o horários dos espetáculos:

KLCC Lake Symphony Light and Sound Water Fountain: shows diariamente às 20h, 21h e 22h

KLCC Lake Symphony Water Fountain (somente luzes): diariamente às 19h30, 20h30 e 21h30

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
Lake Symphony fica em frente às torres

3. SURIA KLCC

Suria KLCC é um shopping center de 140 mil m² que fica situado aos pés das torres. O shopping reúne produtos de luxo de empresas estrangeiras e marcas de grife. O complexo é composto por cerca de 350 lojas, uma galeria de arte, um aquário subaquático e também um centro de ciência. A planta do shopping é em forma de L e a parte de trás do shopping é projetada para oferecer vistas do KLCC Park e do Lake Symphony, além de abrir um espelho d’água entre o parque e o shopping.

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
Área interna do Suria KLCC
  • PETRONAS Art Gallery: Esta galeria sem fins lucrativos tem um programa de arte robusto que garante que cada visita seja uma experiência única, com mais de 1.000 obras de arte que variam de uma ampla variedade de origens e estilos. Horários: diariamente de 10h às 20h | Entrada: gratuita
  • Petrosains Discovery Centre: Este centro de descobertas científicas de alta tecnologia é uma aventura educacional altamente interativa que permite que crianças e adultos experimentem diversão e emoção de aprendizado. As exposições e mostras oferecem uma abordagem prática para estimular o interesse pela ciência e tecnologia em geral, bem como pela indústria de energia. Horários: de terça a sexta de 9h30 às 17h30 / sábado e domingo de 9h30 às 18h30 | Entrada: a partir de RM 28 adulto / RM 16.50 criança / RM 14 idosos
  • Aquaria KLCC: Localizado abaixo KLCC, este oceanário apresenta uma grande variedade de exposições de vida marinha da Malásia e de todo o mundo. Seu túnel transparente de 90 metros é a primeira exposição de aquário subterrâneo da Malásia, permitindo aos visitantes uma visão completa da vida selvagem em seu elemento. Horários: diariamente de 10h às 20h | Entrada: a partir de RM 69 adulto / RM 59 criança / RM 49 idosos – compre aqui | Acesse este link para um combo para visitar as Petrona Twin Towers com o Aquaria KLCC por RM 150
  • Kuala Lumpur Convention Centre: O Centro de Convenções de Kuala Lumpur é a principal instalação da Malásia para reuniões, eventos e convenções com muito espaço para a ação em sua grande variedade de grandes salões e salas de reuniões.

4. DEWAN FILHARMONIC PETRONAS

Também localizada abaixo das torres, fica o lar da Orquestra Filarmônica da Malásia, a primeira sala de concertos da Malásia construída especificamente para música clássica. A sala de concertos foi projetada por Cesar Pelli baseada na inspiração da forma tradicional de caixa de sapatos das salas de música clássica européias do século XIX. Tem capacidade para acomodar 920 lugares, incluindo camarotes, suítes corporativas e uma suíte real. O fosso da orquestra foi projetado para acomodar até 45 músicos. O salão foi construído com 7 painéis móveis e ocultos no teto que podem ser ajustados para alterar o volume e simular uma ampla gama de ambientes acústicos. Além disso, painéis especiais de absorção acústica nas paredes laterais podem ser abertos ou fechados para ajustar a ressonância do salão. A sala já recebeu algumas das principais orquestras do mundo como a New York Philharmonic, a Philadelphia Orchestra, a BBC Symphony e a Vienna Symphony.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

COMO CHEGAR AS PETRONAS TWIN TOWERS

  • TREM: Pegue o trem e desça na estação KLCC (KJ10) que fica na Linha E. Basta caminhar alguns metros para chegar até as torres.
Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
Mapa das linhas de trem de Kuala Lumpur. Figura: site oficial Petrona Twin Towers
  • ÔNIBUS GRATUITOS: O Go KL City Bus é serviço de ônibus gratuito que circula pelo centro de Kuala Lumpur. Ele é composto por 6 linhas conforme a figura abaixo (verde, azul, vermelha, laranja, roxa). A linha rosa foi inaugurada em abril de 2019 e liga até a estação Universiti, mas não tem conexão com as outras linhas. Para ir até as Petronas Twin Towers, é preciso pegar a Linha Verde e descer no ponto KLCC (KL94).
Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
Linhas do GOKL, o serviço gratuito de ônibus. Figura: divulgação

TOURS E PACOTES PARA AS PETRONAS

Existem várias formas de explorar as Petronas Win Towers, incluindo tours pela cidade de Kuala Lumpur, subida na famosa KL Tower, para ter uma vista linda das Petronas e muitas atividades interessantes. Confira algumas das opções abaixo:

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Petronas Twin Towers

  • Endereço: Concourse Level, Lower Ground, Kuala Lumpur City Centre, 50088 Kuala Lumpur, Malásia
  • Horários: de terça a domingo de 9h às 21h / fechadas às segundas-feiras / fechada entre 13h e 14h30 às sextas-feiras
  • Entrada: RM 80 adulto (de 13 a 60 anos) / RM 33 criança (3 a 12 anos) / RM 42 idoso (maiores de 61 anos) / grátis para menores de 2 anos  – compre online neste link
  • Dicas de ingressos:Compre o ingresso para Petronas Towers sem fila com traslado neste link
    • Adquira um combo que inclui as Petronas Twin Towers e a Torre KL acessando este link

* A moeda da Malásia é o Malaysian Ringgit (Ringgit Malaio)

Guarde esta dica no Pinterest!

Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur - Viajonários | https://viajonarios.com/petronas-twin-towers/ | #viajonarios #malasia #malaysia #kl #kualalumpur #petronastowers #petronastwintowers #petronas #torres #skybridge #observatorio #deck #lakesymphony #suriaklcc #klcc


Leia mais sobre Kuala Lumpur:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 INGRESSOS & TOURSCompre online ingressos para tours e visitas guiadas no Civitatis!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
 PASSAGENS AÉREAS: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui