Confira como conhecer Batu Caves, uma das principais atrações da Malásia, perfeita para quem está conhecendo a capital Kuala Lumpur. O local é grandioso, repleto de história e muita beleza.
BATU CAVES
Batu Caves é um complexo de tempos hindus que ficam em colina de calcário que possui uma série de cavernas. Elas ficam no distrito de Gombak, no estado de Selangor, a cerca de 17 km ao norte de Kuala Lumpur. Acredita-se que o calcário que forma as cavernas tem cerca de 400 milhões de anos de idade! O nome é em referência ao Sungai Batu (Rio de Pedra) que passa pela colina. O local se tornou um local de culto, em 1891, através dos trabalhos de K. Thamboosamy Pillai, um comerciante indiano. A caverna é um dos santuários Tamil mais populares fora da Índia, e é dedicada a Lord Murugan.

As cavernas eram pouco conhecidas, exceto para os moradores locais, até 1878, quando o naturalista americano William Temple Hornaday revelou sua existência para o resto do mundo. Desde 1892, o local também é o ponto focal do festival hindu de Thaipusam na Malásia. Atualmente, é um grande evento que atrai centenas de milhares de peregrinos anualmente.




COMO É A VISITA A BATU CAVES
Batu Caves consiste em 3 cavernas principais e algumas cavernas menores. Logo na chegada, você verá uma imensa estátua do Deus Hindu na entrada e uma escada de 272 degraus. Em 1920, foram construídos degraus de madeira, os quais foram posteriormente substituídos por degraus de concreto. Desde meados de 2018, os degraus foram pintados com um esquema de cores, criando um visual muito bonito para quem visita o templo.












Na base da escada, do lado direito, fica um templo todo colorido e muito bonito, que pode ser visitado antes de você tomar fôlego para começar a subida pela escadaria íngrime.












Uma curiosidade é que em torno da caverna você verá diversos macacos de cauda longa, mas tome cuidado ao se aproximar porque eles podem não ser muito receptivos. Na base da colina, há mais dois templos em cavernas que valem a visita: a Art Gallery Cave e a Museum Cave, ambas repletas de estátuas e pinturas hindus. Este complexo foi renovado e aberto como Cave Villa em 2008.








1. TEMPLE CAVE
Depois de uma longa subida de 272 degraus, chega-se até a Temple Cave. Dos vários templos das cavernas que compõem o local, o maior e mais conhecido é o Temple Cave ou Cathedral Cove, assim chamado porque abriga vários santuários hindus sob seu teto abobadado. Muitos dos santuários relatam a história da vitória de Lord Murugan sobre o demônio Soorapadman. Este é o principal local do complexo e merece que você passe mais tempo durante a visita. O espaço interno é enorme, abrigando alguns templos religiosos. Lembre-se de que é preciso retirar os sapatos quando for entrar nos locais sagrados. Dentro da caverna, há ainda mais algumas escadarias que levam a outros pequenos templos instalados no seu interior.
2. RAMAYANA CAVE
A Ramayana Cave está situada à extrema esquerda quando se olha de frente para a colina. No caminho para a Caverna Ramayana, há uma estátua de Hanuman com 15 metros de altura e um templo dedicado ao Lord Hanuman, devoto e ajudante do Lord Rama. A caverna Ramayana retrata a história de Rama ao longo das paredes irregulares da caverna. Nesta caverna fica a maior estátua de Lord Murugan do mundo, com 42,7 metros de altura.








3. DARK CAVE
Abaixo da Temple Cave está localizada a Dark Cave. Esta caverna possui formações rochosas e um número de animais encontrados em nenhum outro lugar do complexo. Trata-se de rede de 2 km de cavernas relativamente intocadas com muitas estalactites e estalagmites e formações intricadas. O acesso à Dark Cave é restrito e pode ser feito mediante tours guiados de 45 minutos que custam RM 33 por pessoa.




RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
DICAS PARA VISITAR BATU CAVES
- Como se trata de um templo religioso, é preciso estar com uma roupa que cubra até a região dos joelhos ou levar algo para se cobrir.
- Cuidado com os macacos, eles podem ser hostis e roubar coisas de turistas distraídos.
- Use roupas e calçados confortáveis para poder caminhar bastante com segurança.




COMO CHEGAR A BATU CAVES
Batu Caves fica a menos de 20 km do centro de Kuala Lumpur, o que torna viável ir até lá de Grab (o Uber da Ásia). Foi a forma que utilizamos e achamos uma ótima opção. Para chegar lá de transporte público, a alternativa é através de KTM KOMUTER, que são trens suburbanos que são operados pela empresa Keretapi Tanah Melayu (KTM). Os trens partem da KL Sentral (estação central de Kuala Lumpur) e param na estação Batu Caves, a última desta linha. O trajeto leva cerca de 30 minutos e inclui 8 paradas ao longo do caminho. Caso essa seja a sua opção, veja mais informações e confira com cuidado os poucos horários disponíveis neste link para se planejar. O ticket custa RM2.60.




TOURS E EXCURSÕES A BATU CAVES
Uma alternativa bacana para não se preocupar com transporte é participar de um dos muitos tours e excursões que partem do centro de Kuala Lumpur e levam até as Batu Caves com um guia especializado. Alguns incluem outros passeios interessantes nos arredores da cidade também. Confira algumas opções interessantes:
- De Kuala Lumpur: Excursão de Meio Dia às Cavernas Batu
- Kuala Lumpur: Excursão Particular às Cavernas Batu
- Excursão em Grupo: Grutas de Batu e Excursão de Exploração Cultural
- Excursão Particular por Kuala Lumpur e Cavernas Batu
- De Kuala Lumpur: Excursão 1 Dia Genting Highlands/Covas Batu
- Kuala Selangor: Cavernas Batu e Colônia de Vaga-Lumes
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Batu Caves
- Endereço: Gombak, 68100 Batu Caves, Selangor, Malásia
- Horários: diariamente de 6h às 21h
- Entrada: gratuita
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Kuala Lumpur:
- Malásia: Como ir do Aeroporto de Kuala Lumpur ao centro
- Hospedagem em Kuala Lumpur: Hotel Travelodge Bukit Bintang
- Malásia: As incríveis Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur
- Go KL City Bus: Serviço de ônibus gratuitos em Kuala Lumpur
- Malásia: 3 dicas de restaurantes em Kuala Lumpur
- Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur – Roteiro de 2 ou 3 dias
- KL Tower: Torre repleta de atrações em Kuala Lumpur