Conheça o Castelo de Lincoln, um castelo histórico, que já foi utilizado como prisão e, atualmente, abriga um museu e uma área dedicada à exibição de um dos exemplares originais da Magna Carta, um dos documentos mais importantes do mundo. Confira como conhecê-lo e o que encontrar por lá.
O CASTELO DE LINCOLN
O Castelo de Lincoln é um castelo normando construído no final do século XI, por William O Conquistador, no local de uma fortaleza romana que existia anteriormente, na cidade de Lincoln, na Inglaterra. Após a vitória na Batalha de Hastings em 1066, ele enfrentou resistência contínua e ordenou a construção de um castelo em Lincoln como parte de sua estratégia para controlar o norte do reino. O castelo é delimitado por uma muralha pedra, com valas em todos os lados, exceto no sul que datam de antes de 1115. Ao longo dos séculos, o Castelo de Lincoln foi acumulando batalhas sangrentas travadas por forças opostas que buscavam o controle desta fortaleza estrategicamente importante. Considerado um dos mais bem preservados castelos medievais da Inglaterra, depois de deixar de ser usado como um castelo, por muitos anos foi utilizado como uma prisão na época vitoriana.
Leia mais: Inglaterra: O que fazer na histórica Lincoln – Roteiro de 1 dia





De 2010 a 2015, Lincoln Castle passou por um grande projeto de restauração que envolveu a restauração da muralha do castelo e a criação de um passeio de 360ºC no topo das antigas muralhas, restauração e reinterpretação da Prisão Vitoriana e a construção de uma nova abóbada para abrigar a Magna Carta e documento Charter of the Forest com a inclusão de um cinema widescreen para exibição de filmes sobre os documentos.




A MAGNA CARTA NO CASTELO DE LINCOLN
A Magna Carta é um documento que limitou o poder dos monarcas britânicos, impedindo o exercício do poder absoluto. Ela foi assinada em 1215 pelo Rei João, que depois de desentendimentos com o Papa, acabou sendo obrigado a renunciar a alguns de seus direitos divinos, submetendo-se às leis dos homens. A importância deste documento é gigantesca, uma vez que inspirou a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as constituições de muitos países democráticos. Na época, foram feitos alguns exemplares da carta e uma delas foi enviada a Lincoln. Hugh of Wells, bispo de Lincoln, foi um dos signatários da Magna Carta e, durante centenas de anos, a catedral guardou um dos quatro exemplares restantes do original.
Leia mais: Inglaterra: A histórica Catedral de Lincoln e a Magna Carta




Em 2012, o projeto “Lincoln Castle Revealed”, um programa de renovação de três anos começou no castelo. O trabalho envolveu a criação de um novo centro de exposições para exibir a Magna Carta (que até então estava na Catedral de Lincoln), a construção de instalações para visitantes e a abertura das seções da prisão dentro do castelo ao público. O projeto foi concluído em abril de 2015 para coincidir com o 800º aniversário da Magna Carta.




COMO É A VISITA AO CASTELO DE LINCOLN
A entrada do castelo é feito pelo East Gate (“A” no mapa abaixo), o “Portal Leste”, que é a principal entrada na muralha para se ter acesso ao interior do complexo. Para ver os prédios por fora e andar pelo gramado central, você não precisa pagar nada. Para quem quer ver os prédios por dentro e caminhar pela muralha, precisa se dirigir até a bilheteria para adquirir o ingresso (“L” no mapa abaixo).




Atualmente, há dois tipos de ticket: o Castle Day, que inclui todas as atrações do castelo e passeio pela muralha e o Medieval Wall Walk, somente para fazer um tour pelas muralhas do castelo. Eu recomendo fortemente que você adquira o ticket completo para visitar tudo o que o castelo oferece para os visitantes. Acima, está o mapa do castelo exatamente igual ao que recebi quando comprei o ticket na bilheteria. Ele será útil para dar explicações sobre as atrações.








>> PRINCIPAIS ATRAÇÕES NO EDIFÍCIO DA PRISÃO VITORIANA
A sugestão oficial dada para a visitação é percorrer a seguinte rota: Victorian Prison (Prisão Vitoriana), seguida pela Magna Carta e, por último, Prison Chapel (Capela da Prisão). Veja o mapa dos andares referentes a essas atrações neste link.
VICTORIAN PRISON
Victorian Prison (“E” no mapa) foi projetada para o “sistema separado”, um regime de isolamento que supostamente mantinha os prisioneiros longe da influência corruptora de seus companheiros de prisão. Acreditava-se que isso os encorajaria a refletir e se arrepender e, mais importante, a se reformar. Homens, mulheres e crianças de apenas oito anos foram detidos aqui de 1848 a 1878 por crimes que variam de roubo de colete e Bíblia a assalto na estrada e assassinato. Durante este tempo, sete assassinos foram enforcados no castelo e seus corpos enterrados na Torre Lucy, onde seus túmulos ainda podem ser vistos hoje.












Após uma extensa reforma e reinterpretação, a Prisão Vitoriana está agora totalmente aberta aos visitantes. Ainda hoje é possível visitar celas que recriam os ambientes do passado, imaginando a vida atrás das grades (a solidão da cela única, o caos da cela lotada e o desespero da cela escura). As celas também contam com exposições interativas, contando histórias reais de pessoas que ficaram presas ali.
⇒ CURIOSIDADE: EXPOSIÇÃO DE ARQUEOLOGIA DO CASTELO DE LINCOLN
Dentro da Prisão Vitoriana também fica uma exposição de arqueologia, localizada no Piso 0 (térreo). Isso porque, em 2013, os arqueólogos fizeram uma descoberta rara nos terrenos do Castelo de Lincoln. Enquanto escavavam as fundações para o novo elevador para o Medieval Wall Walk, eles encontraram uma igreja antiga 3 metros abaixo do solo. Dentro dos restos do edifício estão os esqueletos de seis adultos e três crianças. A descoberta mais importante, entretanto, foi um sétimo esqueleto adulto em um sarcófago de pedra. Descoberto na parede da trincheira de escavação, o sarcófago permaneceu intacto por mais de mil anos. Nele havia um esqueleto completo com os pés envoltos em fragmentos de couro de sapatos usados no momento do enterro.




O sarcófago é a peça central da exposição de arqueologia, exibida ao lado de outros achados das escavações. Objetos e fragmentos romanos, medievais, georgianos, vitorianos e outros lançam uma nova luz sobre a história do Castelo de Lincoln. Também é contada a história dos esqueletos, já que testes forenses revelaram informações fascinantes sobre eles.








MAGNA CARTA VAULT
Seguindo a rota de visita proposta, visite o local que abriga a Magna Carta (“N” no mapa). O Castelo de Lincoln é agora o único lugar no mundo onde uma Carta Magna original de 1215 e uma Charter of the Forest (uma carta que restabeleceu para os homens livres os direitos de acesso à floresta real) de 1217 podem ser vistas lado a lado, por empréstimo permanente da Catedral de Lincoln. Os documentos ficam em uma área separada, com acesso por dentro da Prisão Vitoriana.








Ali, foi construído um cinema widescreen subterrâneo com tela de 210º que exibe um filme com a história e detalhes sobre a importância dos documentos. É proibido tirar fotos nesta área.




PRISON CHAPEL
Voltando à rota dentro da Prisão Vitoriana, chega-se até a Capela da Prisão. Esta é a única capela original de prisão de sistema separado remanescente no mundo. Ela ainda é considerada mal-assombrada. Seus bancos em forma de caixão destinavam-se a lembrar aos prisioneiros o destino que os aguardava. Várias pessoas encontraram uma entidade invisível à espreita nos bancos em camadas minúsculas e reclamam de sentir uma brisa fria quando um “algo” invisível passa lentamente por eles.








>> DESTAQUES DA MURALHA DO CASTELO DE LINCOLN
Medieval Wall Walk é o audio tour com 20 paradas ao longo da muralha do Castelo de Lincoln. Para acessar o local, você precisará usar o ticket e receberá um audio guide de um funcionário. A entrada para a muralha é feita por uma escada de metal em formato de caracol ou elevador (“O” no mapa).












O passeio é feito começando pelo East Gate e terminando na Observatory Tower, dando uma volta completa em torno da muralha. Em seguida, confira os principais destaques da visita.
EAST GATE
O East Gate (“A” no mapa) é a entrada principal do Castelo de Lincoln, localizado na antiga muralha. Fazendo o passeio pela muralha, é na região do East Gate que se tem uma das melhores vistas da Catedral de Lincoln, que fica a pouco metros de distância do castelo, da cidade como um todo e da paisagem circundante.












COBB HALL
Caminhando pela muralha, chega-se até uma de suas extremidades, conhecida como Cobb Hall (“K” no mapa), uma torre que defendeu o canto nordeste do castelo do século XIII em diante. A pequena torre possui paredes com fedas para flechas. Os tetos abobadados da torre também sugerem que Cobb Hall pode ter sido usado como uma capela, bem como uma masmorra. Entre 1817 e 1859 ocorreram execuções por enforcamento no telhado. Vastas multidões se reuniram abaixo das muralhas do castelo para assistir a cada um dos 38 prisioneiros condenados encontrarem seu destino na forca de madeira.




O acesso é feito por uma porta e escadas do telhado, levando a uma grande sala abobadada. O nível inferior era alcançado através de uma escotilha no chão, que agora tem uma escada muito íngreme que desce até ela.
BATH HOUSE
A Bath House (“J” no mapa) foi construída, em 1814, com um poço à sua frente. O edifício fica colado à muralha ao norte do Castelo e servia como Casa de Banho e Lavandeira da prisão.




WEST GATE
O West Gate (“I” no mapa) levaria a um campo aberto e foi construído sobre os alicerces da Muralha Romana. Foi bloqueado no século XIX e reaberto apenas na década de 1990.




LUCY TOWER
A Lucy Tower (“F” no mapa) foi a primeira torre de menagem construída no topo de um motte normando e incluía aposentos do castelo, que foram construídos em madeira. As paredes foram rebaixadas mas as duas entradas são originais. A ala leste e a ala oeste da torre não existem mais. No início do século XIX, o interior da torre de menagem estava abandonado e era usado como local de sepultamento para prisioneiros que haviam morrido na prisão ou que haviam sido enforcados. As pequenas lajes de pedra permanecem até os dias de hoje.












OBSERVATORY TOWER
A Observatory Tower (“C” no mapa), adicionada no início do século XIX, fica no topo de um motte menor ao sul. O propósito da torre não é conhecido, mas acredita-se que foi erguida para guardar a entrada do castelo no East Gate. A torre peculiar é alcançada por uma escada em espiral íngreme. Ela ter ganhado este nome na época em que John Merryweather era o guardião da prisão georgiana, entre 1799 e 1830. Seu hobby era astronomia e contemplar as estrelas através de seu telescópio. Durante a Segunda Guerra Mundial, voluntários da Defesa Civil, equipados com binóculos e apenas um chapéu de lata para proteção, vigiavam do telhado as aeronaves inimigas que sobrevoavam a cidade.
>> OUTROS EDIFÍCIOS DO CASTELO DE LINCOLN
HERITAGE SKILLS CENTER
Inaugurado em 2013, o Heritage Skils Center (“G” no mapa) é um foco para o desenvolvimento de habilidades e artesanato no condado de Lincolnshire, onde fica Lincoln. O local oferece experiência prática e treinamento com cursos curtos, degustações, demonstrações de artesanato, conservação e construção tradicional. Além de oferecer uma série de cursos, o Heritage Skills Centre hospeda uma variedade de exposições temporárias para mostrar o trabalho de artesãos e artistas de toda a região e oferece atividades práticas para o público.




COURT HOUSE
Localizado perto do West Gate, a Court House (“H” no mapa) foi construída como em 1826 como um centro administrativo para negócios do condado e um Tribunal de Justiça, substituindo edifícios anteriores. O prédio não está aberto ao público como parte do passeio pelo Castelo de Lincoln.








CAFÉ E LOJA DO CASTELO DE LINCOLN
- CAFÉ: Se a fome bater na hora em que você estiver visitando o Castelo de Lincoln, pode aproveitar para conhecer o Langton’s Cafe (“M” no mapa). O local oferece uma variedade de cafés e chás, sanduíches feitos na hora, lanches, bolos, itens de confeitaria e pratos quentes, scones, entre outras delicias. Com mesas internas e externas com vista para os jardins de seis hectares e área central do castelo, o Café oferece muito espaço, sendo um perfeito para relaxar e descontrair.
- LOJA: Ao lado da bilheteria, fica uma lojinha de presentes (“L” no mapa) que vende artigos inspirados no Castelo de Lincoln e na Magna Carta. A loja também oferece alguns tipos de alimentos e bebidas locais de produtores selecionados da região, armaduras e artefatos, livros, pelúcias, brinquedos, jogos, lenços, joias, bolsas, réplicas de armaduras e produtos artesanais de alta qualidade.
COMO CHEGAR AO CASTELO DE LINCOLN
Não existem trens diretos que ligam Londres a Lincoln, por isso, fazer uma troca de trem é algo obrigatório, mas muito simples. Os trens saem da estação London King’s Cross e param nas estações Newark North Gate, Peterborough ou Retford. A partir dessas estações, é preciso trocar de trem e pegar um outro trem até a cidade de Lincoln. O trajeto completo dura entre 2 horas e 2 horas e meia. Eu fui a Lincoln passando por Newark North Gate e foi bem tranquilo. Curiosamente, o trem que sai de Newark e vai até Lincoln tinha somente 1 único vagão!
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
Para comprar bilhete do trem, recomendo o site TrainLine. Para mais informações sobre como andar de trem, leia o post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“. Chegando à estação, caminhe pela High Street, a rua principal da cidade, por cerca de 1 km até chegar no castelo. Vale lembrar que a parte final do trecho é uma subida íngrime. Por isso, vá com roupas e calçados confortáveis, garrafinha de água e muita disposição!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Lincoln Castle
- Endereço: Castle Hill, Lincoln LN1 3AA, Inglaterra
- Horários: de abril a setembro diariamente de 10h às 17h / de outubro a março diariamente de 10h às 16h
- Entrada: £10 somente Medieval Wall Walk / £14 Castle Day (acesso a todas as áreas) – há desconto para os tickets comprados online
Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira roteiros em outras cidades importantes na Inglaterra:
- BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos)
- CAMBRIDGE (cidade universitária)
- CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra)
- LIVERPOOL (cidade dos Beatles)
- MANCHESTER (cidade da revolução industrial)
- OXFORD (cidade universitária)
- STRATFORD-UPON-AVON (cidade de Shakespeare)
- WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres)
- WINDSOR (cidade do famoso Castelo de Windsor)