Última atualização: 01/10/2020
Confira neste post porque vale a pena incluir Winchester no seu roteiro de viagem pela Inglaterra. A cidade abriga desde a Távola Redonda até o túmulo da maior escritora inglesa da história. Neste roteiro de 1 dia, damos todas as dicas de como aproveitar sua visita na cidade.
A CIDADE DE WINCHESTER
Winchester é uma cidade localizada a 100 km a norte de Londres às margens do Rio Itchen, com uma população de pouco menos de 50 mil habitantes. Os primeiros assentamentos remotam da pré-história, mas foi a partir da conquista romana, com a fundação da cidade de Venta Belgarum, que Winchester teve início de fato.
Curiosidade: Winchester foi capital da Inglaterra antes de Londres!
Historiadores acreditam que durante a maior parte do período da Inglaterra Anglo-Saxã (cerca de 500 d.C. até 1066), não havia capital fixa. Foi o rei saxão Alfredo, o Grande, que declarou a cidade de Winchester capital do antigo Reino da Inglaterra em 871. Em 1066, com a invasão normanda por William, o Conquistador, a capital foi transferida para Londres, já que a cidade havia se tornado o maior e principal centro comercial do país. Isso ocorreu muito antes de a Inglaterra se unificar com a Escócia e formar o Reino da Grã-Bretanha (1707) ou se unir com a Irlanda e formar o Reino Unido (1801).



Sua catedral é uma das mais importantes e mais extensas de toda a Europa. A cidade também é famosa por outros dois motivos: por lá estar a távola redonda, aquela mesmo do Rei Arthur e dos Cavaleiros, e por ter tido a escritora Jane Austen, como uma de suas mais ilustres moradoras e onde ela está sepultada.
O QUE FAZER EM WINCHESTER
Para facilitar o seu passeio de um dia na cidade, colocamos todas as nossas sugestões no mapa interativo abaixo. Em azul, estão as nossas sugestões de atrações, em vermelho, opções de restaurantes e compras. Em preto, a localização da estação de trem. Em seguida, falaremos mais sobre cada uma das nossas dicas.
1. THE GREAT HALL
“O Grande Salão” é um dos melhores salões de alas medievais sobreviventes do século XIII que já fazia parte do antigo Castelo de Winchester. O castelo foi fundado em 1067 por William, o Conquistador, pouco depois de sua vitória na Batalha de Hastings. Em 1222, Henry III começou a construção de um dos primeiros salões medievais de estilo gótico. Na parede principal do salão foi instalada a parte superior da icônica Távola Redonda. Segundo Thomas Malory, autor do século XV, Winchester é Camelot. A távola está ligada às antigas lendas do Rei Arthur e seus Cavaleiros.


Tive uma sorte enorme durante a visita quando uma das funcionárias ofereceu um tour gratuito para os visitantes que estão ali no momento. Foram tantas informações bacanas que ela passou em meia hora de tour que recomendo demais! O portão que fica do lado oposto da Távola está um portão que foi um presente para o casamento do príncipe Charles e da princesa Diana (repare na inscrição “C” e “D”, as iniciais do casal, e do ano 1981, ano do casamento). Na área externa fica a reprodução do “Jardim da Rainha Eleonor”. Subindo as escadas dentro do salão, está uma exposição que conta a história do Great Hall e da Inglaterra.
- Endereço: The Castle, Castle Avenue, Winchester SO23 8UJ, Inglaterra
- Horários: diariamente de 10h às 16h30
- Entrada: £3 adultos | £2 crianças a partir de 6 anos
- Tours Guiados: diariamente às 11h e 15h sem custo adicional
Leia mais: Inglaterra: A Histórica Távola Redonda em Winchester




2. MUSEU WESTGATE
O Museu Westgate é um museu localizado no portão oeste da cidade. Durante 150 anos, o local serviu como prisão de devedores e há paredes cobertas por graffiti feitos pelos prisioneiros. O museu abriga uma coleção de pesos e medidas e um teto Tudor da Winchester College. A partir do topo do portão é possível ter bonitas visitas da cidade. O museu abre exclusivamente aos finais de semana entre meados de fevereiro a novembro.
- Endereço: High Street, Winchester SO23 9AP, UK
- Horários:
- de abril a outubro aos sábados: de 10h às 17h / domingos de 12h às 17h
- da segunda metade de fevereiro até março e novembro aos sábados: de 10h às 16h / domingos de 12h às 16h
- de dezembro até a primeira metade de fevereiro: fechado
- Entrada: gratuita

3. HIGH STREET & WINCHESTER BUTTERCROSS
A principal rua da cidade é a High Street. Ela é recheada de lojas variadas e muitas opções de restaurantes (muitas de nossas sugestões de onde comer em Winchester estão justamente na High Street). Aproveite para conhecer a Winchester Buttercross, um monumento que data do século XV. O monumento possui 12 estátuas da Virgem Maria, de santos e de várias figuras históricas. Várias estátuas parecem ter sido adicionadas ao do tempo na estrutura. No passado, o local era Já era usado por camponeses para vender produtos, daí o nome de “Cruz de Manteiga”.



4. CATEDRAL DE WINCHESTER
A Catedral de Winchester é uma das mais importantes do país. Construída em 1079, ela é uma das maiores catedrais da Europa, com a nave mais longa (23.7 metros internamente) e o maior comprimento total (170.1 metros) de qualquer catedral gótica do continente. Logo que cheguei para visitá-la, me avisaram que começaria um tour gratuito em 5 minutos.


Aproveitei para conhecer o Tesouro (que fica subindo uma escadinha na lateral esquerda de quem olha para a nave de frente) nesse tempo e me juntei ao grupo para fazer o tour. Vale muito a pena! Diversas informações interessantes foram passada pela guia e ela fez com que notássemos os diferentes estilos arquitetônicos da catedral, com muitas influências normanda e góticas. É nesta catedral que a grande escritora inglesa Jane Austen foi sepultada (corredor esquerdo da catedral). Há também uma placa dourada em sua homenagem na parade ali pertinho.


Não deixe de visitar também a belíssima Cripta da Catedral de Winchester, que, dependendo da época do ano, fica cheia de água!
- Endereço: 9 The Cl, Winchester SO23 9LS, UK
- Horários: segunda a sábado de 9h30 às 17h / domingo de 12h30 às 15h (Catedral, Cripta e Tesouro)
- Entrada: £8 (ingresso válido por 12 meses)
- Tours: Tour guiado na catedral – gratuito / Tour da Torre – £6 / Audio tour – £3



5. IGREJA ST. SWITHUN-UPON-KINGSGATE
Esta minúscula igreja, cujo nome significa Igreja de St. Swithun sobre o Kingsgate, fica localizada em um local inusitado: sobre o Kinsgate, um dos antigos portões medievais da cidade de Winchester. O acesso para a igreja é feito por uma escada de madeira na lateral do portão.
- Endereço: St Swithun St, Winchester SO23 9JP, UK
- Horários: diariamente de 9 às 17h (no inverno, até o pôr-do-sol)
- Entrada: gratuita


6. CASA DE JANE AUSTEN
Jane Austen, considerada a maior escritora inglesa de todos os tempos morou em uma casa amarela na College St. Foi nesta residência em que Austen passou os últimos dias de sua vida e acabou falecendo. Há uma placa que homenageia a ilustre moradora. No entanto, a casa não está aberta a visitação.
- Endereço: 8 College St, Winchester SO23, UK


7. WINCHESTER COLLEGE
Winchester College é um internato para meninos que existe em seu local atual há mais de 600 anos. Fundado em 1382 pelo arcebispo da cidade, o Winchester College reivindica ser a instituição de ensino inglesa mais antiga funcionando de maneira ininterrupta. O colégio é a mais antiga das sete escolas públicas inglesas originais. É possível visitar a escola mediante tours guiados que são oferecidos diariamente.
- Endereço: College St, Winchester SO23 9NA, UK
- Tours Guiados:
- de setembro a março:
- segunda, quarta, sexta e sábado às 10h15, 11h30 e 14h15
- terça e quinta às 10h15 e 11h30
- domingo às 14h15 e 15h30 (não há o tour de 15h30 nos meses de dezembro e janeiro)
- abril a agosto:
- segunda, quarta, sexta e sábado às 10h15, 11h30 e 14h15 e 15h30
- terça e quinta às 10h15, 11h30 (14h15, 15h30 somente em julho e agosto)
- domingo às 14h15 e 15h30
- de setembro a março:
- Entrada: £8

8. CASTELO WOLVERSEY
O Castelo Wolversey, também conhecido como Old Bishop Palace (Palácio dos Antigos Bispos), foi um dos maiores edifícios medievais da Inglaterra. Os bispos medievais de Winchester eram homens ricos e poderosos, e tinham relações estreitas como conselheiros dos reis. Wolversey foi um dos mais importantes palácios normandos da Inglaterra e foi construído durante um período em que Winchester estava em segundo lugar como centro real e eclesiástico (apenas atrás de Londres). O palácio permaneceu em uso até a década de 1680, quando o bispo George Morley decidiu construir um novo palácio nas proximidades. Embora em ruínas, os prédios ainda evocam uma impressão de sua antiga grandeza.
- Endereço: Winchester SO23 9ND, UK (acesso pela College St)
- Horários: de abril a outubro de 10h às 17h / fechado de novembro a março
- Entrada: gratuita




9. MARGENS DO RIO ITCHEN
Uma grande surpresa durante a minha visita à cidade foi passear às margens do Rio Itchen. Há uma bonita área verde que fica entre o rio e a muralha do castelo Wolversey. Há plantas, árvores e bancos para descansar e admirar a bonita vista. Um lugar bem agradável e que descobri meio que por acaso.



10. MOINHO DA CIDADE DE WINCHESTER
Pode parecer não muito interessante conhecer um moinho, mas esse tem uma história especial. Localizado no centro de Winchester, ele possui uma história de mais de 1000 anos! O Winchester City Mill é também o moinho de água mais antigo do país. Ele foi reconstruído em 1744 e permaneceu em uso até o início do século XX. Atualmente, ele é administrado pela National Trust. Dentro dele há exibições audio visuais sobre o funcionamento do moinho.
- Endereço: Bridge St, Winchester SO23 9BH, UK
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entrada: £4


TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM WINCHESTER
Para quem tem pouco tempo e quer combinar uma série de passeios em um mesmo dia, a dica é aproveitar as várias opções de excursões partindo de Londres (ou outras cidades inglesas importantes) que incluem uma passada por Winchester. Veja algumas das opções disponíveis:
- Casa museu de Jane Austen e histórico Winchester: Excursão confidencial de Londres
- Viagem diurna para grupos pequenos a Stonehenge, Glastonbury e Winchester, saindo de Londres
- Tour de dia inteiro para Windsor e Winchester de Bournemouth
- Tour de dia inteiro para Windsor e Winchester de Oxford
ONDE COMER / BEBER EM WINCHESTER
Uma boa opção para almoçar na cidade é procurar um lugarzinho na High Street. Seguem algumas sugestões de restaurantes:
- Zizzi (57 High St, Winchester SO23 9BX, UK)
- ASK Italian (God Begot House, 101 High St, Winchester SO23 9AH, UK)
- Forte Kitchen (78 Parchment St, Winchester SO23 8AT, UK)
- The Stable (31b The Square, Winchester SO23 9EX, UK)
- Rick Stein (7 High St, Winchester SO23 9JX, UK)
- River Cottage Canteen (Abbey Mill Gardens, The Broadway, Winchester SO23 9GH, UK)
- The Wykeham Arms (75 Kingsgate St, Winchester SO23 9PE, UK)


ONDE COMPRAR EM WINCHESTER
Para quem quiser aproveitar o dia em Winchester para fazer umas comprinhas, há um shopping center na cidade com algumas lojinhas: The Brooks Shopping Centre (Winchester SO23 8QY, UK)
ONDE SE HOSPEDAR EM WINCHESTER
Caso você decida passar uma noite na cidade, existem algumas opções interessantes de hospedagem no centro de Winchester. Aqui estão algumas sugestões bacanas, bem avaliadas e bem localizadas.
- Flowerdews B&B (3 estrelas)
- The Winchester Hotel and Spa (4 estrelas)
- The Old Vine (4 estrelas)
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
- Winchester Royal Hotel (4 estrelas)
- Hang Your Hat (5 estrelas)

COMO CHEGAR A WINCHESTER
Para chegar a Winchester a partir de Londres, pegue o trem na estação London Waterloo com direção à estação Winchester. A viagem dura pouco mais de 1 hora. Chegando em Winchester, saia da estação e vire à direita. Uma dica é comprar os bilhetes no site TrainLine. Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra.
Guarde estas dicas no Pinterest!

Confira mais atrações para um bate-volta de Londres:
- Inglaterra: Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII
- Londres: Tour incrível pelos estúdios do Harry Potter
- Inglaterra: O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia
- Inglaterra: O que fazer em Oxford – Roteiro de 1 dia
- Inglaterra: A charmosa cidade de Salisbury – Roteiro de 1 dia
- Inglaterra: O que fazer em Liverpool – Roteiro de 1 ou 2 dias
- Inglaterra: Stratford-upon-Avon – 1 dia na cidade de Shakespeare
- País de Gales: O que fazer na capital Cardiff – Roteiro de 1 dia
- Inglaterra: Como visitar o Castelo de Windsor
- Inglaterra: Down House – A Casa de Charles Darwin
- Inglaterra: A charmosa cidade de Rye
- Inglaterra: A histórica cidade de Canterbury – Roteiro de 1 dia




[…] Anglo-Saxã, não havia capital fixa. Foi o rei saxão Alfredo, o Grande, que declarou a cidade de Winchester, a primeira capital do Reino da Inglaterra em 871. Em 1066, com a invasão normanda por William, […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] Igreja Real Garrison foi construída por volta de 1212 pelo Bispo de Winchester como parte de um hospital e albergue para peregrinos. Usado como uma loja de munição após a […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] em 1066, Southampton tornou-se o principal porto de trânsito entre a então capital da Inglaterra, Winchester e a Normandia, região norte da França. O século XIV foi terrível para a cidade. Primeiro, ela […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] Winchester – A cidade é repleta de atrações! Em primeiro lugar, Winchester foi a capital da Inglaterra, antes de Londres. Lá também está a famosa “távola redonda” e é onde está enterrada a grande escritora inglesa Jane Austen. Leia mais: Winchester: a cidade que foi capital da Inglaterra antes de Londres […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] Anglo-Saxã, não havia capital fixa. Foi o rei saxão Alfredo, o Grande, que declarou a cidade de Winchester, a primeira capital do Reino da Inglaterra em 871. Em 1066, com a invasão normanda por William, […]
[…] 1817, Jane não estava muito bem de saúde foi levada por seus irmãos para a cidade de Winchester para ficar mais próxima de seu médico. Dois meses depois da mudança, Jane faleceu precocemente […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]
[…] WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres) […]