St Albans é uma simpática cidade, cheia de história, ruínas romanas e que fica a apenas 30 minutos de trem de Londres! Uma ótima opção para incluir no roteiro pela Inglaterra. Confira o que encontrar em St Albans.
A CIDADE DE ST ALBANS
St Albans é uma cidade localizada na região de Hertfordshire, a pouco mais de 30 km a noroeste do centro de Londres. Devido à sua localização estratégica, ela se tornou uma das principais cidades do período romano da Inglaterra. Na época, a cidade era conhecida por seu nome romano, Verulamium.

O nome St Albans foi uma homenagem ao primeiro santo britânico, Alban, que viveu em Verulamium, em algum momento do século III ou IV, época em que os cristãos eram perseguidos. Alban conheceu um um sacerdote cristão que fugia de seus perseguidores e o abrigou em sua casa. Ele ficou tão impressionado com a bondade do sacerdote que se converteu ao cristianismo. Quando as autoridades o procuraram na casa de Alban, ele se vestiu como o sacerdote e se apresentou no lugar dele. Alban foi condenado a suportar os castigos que deveriam ser infligidos ao sacerdote, a menos que ele renunciasse ao cristianismo. Como se recusou, foi levado para execução. Posteriormente, acabou sendo reconhecido como o primeiro mártir britânico.
View this post on Instagram
Até o final do século XIX St Albans era uma cidade rural e um local de peregrinação cristã e tinha pouca expressão na indústria. As estradas de ferro chegaram relativamente tarde, em 1858. Em 1877, em resposta a uma petição pública, a rainha Victoria concedeu status de cidade ao local e status de catedral para a antiga Igreja da Abadia.

O QUE FAZER EM ST ALBANS
Todas as sugestões selecionadas para conhecer em St Albans estão incluídas no mapa interativo abaixo. Além disso, há também sugestões de lugares para comer e comprar na cidade.
1. TORRE DO RELÓGIO
A Torre do Relógio é um exemplo raro de um campanário medieval. Ela foi construída pelos moradores da cidade, entre 1403 e 1412, como um símbolo de sua resistência contra o poder do abade de St Albans. Antes de mais nada, ela é um símbolo de uma manifestação do povo, que procurou afirmar sua liberdade, poder e riqueza diante da principal abadia beneditina da Inglaterra. A torre com seu sino foram utilizados por mais de 600 anos. Atualmente, a torre oferece vistas fantásticas sobre a cidade medieval e da paisagem rural da região de Hertfordshire. É preciso subir 93 degraus para chegar ao topo.
- Endereço: High Street, St Albans AL3 4EL, Inglaterra
- Horários: aberta da Páscoa (Sexta-feira Santa) até o final de setembro, todos os sábados, domingos e feriados bancários, entre 10h30 e 17h. Abre também em datas especiais e celebrações. Confira o calendário completo no site oficial.
- Entrada: £1

2. CATEDRAL E ABADIA DE ST ALBANS
A Catedral de St Albans foi construída entre 1077 e 1893 e incorpora os estilos normando, românico e gótico. Durante a era medieval, ela foi a principal abadia da Inglaterra. Acredita-se que o primeiro rascunho da Magna Carta foi elaborado no local. Ela deixou de ser uma abadia no século XVI e tornou-se uma catedral em 1877. Uma curiosidade é que a igreja, embora anglicana, celebra missas e abriga eventos religiosos de outros credos, que incluem o protestantismo e o catolicismo. A Catedral de St Albans foi construída perto do suposto local do martírio de Alban, o primeiro santo britânico. Eu fiz um tour guiado gratuito na Catedral que foi muito interessante, pois pude identificar as diferenças arquitetônicas existentes na igreja, além de aprender um pouco mais sobre a história do local.
Entre os destaques da Catedral estão:
- Santuário de St Alban: Um local de peregrinação nacional há mais 1700 anos. É usado como lugar de oração e reflexão pelos visitantes todos os dias.
- A maior nave de igreja na Inglaterra: Com 85 metros de extensão, a Catedral de São Albans tem a Nave mais longo da Inglaterra
- Watching Loft: Neste local de observação, monges e cidadãos da cidade guardam o Santuário de Alban.
- Estátuas coloridas na Nave: Há 7 estátuas de mártires, que foram esculpidas por Rory Young e instaladas nos nichos da tela da nave medieval em 2015.
- Impressionantes pinturas de parede medieval: A Catedral tem uma das mais antigas e extensas séries de pinturas medievais sobreviventes até os dias de hoje, que vão desde o final do século XII até o século XVI.
- Campanário: St Albans é a única grande igreja na Inglaterra com uma grande torre de cruzeiro (planta em forma de cruz romana) do século XI ainda em pé.
- Capela de Nossa Senhora: Esta extensão construída no século XIV é dedicada a Maria, a Mãe de Jesus.
- Rosácea: O vidro magnificamente colorido de Alan Younger foi adicionado à janela da rosácea do transepto norte de Grimthorpe e inaugurada em 1989 por Diana, Princesa de Gales.
- Endereço: St Albans AL1 1BY, Inglaterra
- Horários: diariamente de 8h30 às 17h45
- Entrada: gratuita
- Corais: de segunda a sexta às 17h / sábado às 16h / domingo às 18h30
- Tours gratuitos: de segunda a sábado às 11h30; domingo a sexta às 14h30; sábado às 14h
3. VERULAMIUM PARK
O Verulaminum Park é o maior parque público da cidade. Com 100 hectares de área, seu nome homenageia o antigo nome romano da cidade de St. Albans. O local é uma atração popular ao longo do ano todo, pois possui uma ampla gama de instalações. Não deixe de conferir partes das antigas muralhas romanas e o belíssimo mosaico romano. Além disso, pertinho dali fica o Museu Verulamium, que guarda uma série de objetos encontrados durante escavações na região do parque.
MURALHA ROMANA DE ST ALBANS
A muralha romana de St Albans, que foi construída entre 265 e 270 d.C. para defender a cidade romana de Verulamium, ainda pode ser vista na cidade. No seu auge, a estrutura maciça elevava-se a uma altura de 5 metros e era coberta por uma passarela protegida por um parapeito de 1,8 metro. Embora hoje a muralha já não seja tão alta, partes da estrutura ainda atingem 4 metros de altura.
- Entrada: gratuita
- Horários: ficam expostas o dia todo, mas é melhor visitá-las enquanto há luz do sol

MOSAICO ROMANO E HIPOCAUSTO
Em uma área central do parque fica o local de um antigo hipocausto de 1800 anos de idade e o seu piso de mosaico. Ambos foram descobertos durante as escavações no Parque Verulamium na década de 1930. Os sistemas de hipocausto romanos permitiram que o ar quente circulasse por baixo do chão e pelas paredes dos edifícios. Essas estruturas faziam parte das salas de estar de uma grande casa da cidade antiga e foram um dos primeiros sistemas de aquecimento instalados no país. O mosaico que abrange o hipocausto foi feito de tesserae (pequenos cubos) de pedra cortada ou azulejo. Estes foram colocados em uma fina camada de argamassa que foi espalhada sobre um piso de concreto. Os tesserae foram triturados com argamassa e polidos com pedras abrasivas. O piso pode ter sido polido com cera de abelha para melhorar as cores.
- Entrada: gratuita
- Horários: de abril a setembro de segunda a sexta de 10h às 16h30 / domingo de 14h às 16h30 | de outubro a março de segunda a sexta de 10h às 15h45 / domingo de 14h às 15h45

4. MUSEU VERULAMIUM
O Museu Verulamium é um museu que retrata a vida cotidiana na Grã-Bretanha romana. Verulamium foi a terceira maior cidade da Grã-Bretanha romana e o museu, fica localizado na antiga cidade romana. O museu exibe videos sobre as escavações que foram feitas, que possibilitaram recolher centenas de objetos romanos antigos. O Museu Verulamium recria ambientes de casas romanas e há áreas para atividades práticas e recreativas. Uma parte da Sandridge Hoard, uma coleção de 159 moedas de ouro romanas que datam do final século IV e início do século V, também pode ser vista no local. Outra exibição imperdível do museu diz respeito a alguns dos mais belos mosaicos romanos e emplastros de paredes fora do Mediterrâneo já encontrados no mundo.
- Endereço: 39 St Michael’s St, St Albans AL3 4SW, Inglaterra
- Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h30 / domingo de 14h às 17h30
- Entrada: £5 / entrada conjunta com o teatro romano £6.50

5. TEATRO ROMANO DE VERULAMIUM
O teatro romano em St Albans é um local dentro da cidade murada romana de Verulamium. Embora existam outros teatros romanos na Grã-Bretanha, o de Verulamium foi considerado o único exemplo desse tipo, sendo um teatro com um palco e não um anfiteatro. Construído em torno do ano 140 d.C., o teatro difere do teatro romano típico em ser construído em um local que é apenas um pouco inclinado e em seu plano. Inicialmente, a arena teria sido utilizada para diversos fins, desde procissões religiosas e danças, até luta livre, combates armados e shows de animais selvagens. Por volta de 300 d.C., depois de algumas reformas, o teatro tinha capacidade para até 2 mil espectadores. O que podemos ver hoje são as ruínas do antigo teatro, após a área ter sido escavada em 1847. Escavações posteriores revelaram fundamentos de lojas, uma villa romana e um santuário secreto, todos construídos durante o século I.
- Endereço: Bluehouse Hill, St Albans AL3 6AE, Inglaterra
- Horários: diariamente de 10h às 17h (verão) / de 10h às 16h (inverno)
- Entrada: £2.50
ONDE COMER EM ST ALBANS
Há diversas opções de restaurantes, bares e pubs e St Albans. Confira algumas das sugestões:
- Ye Olde Fighting Cocks (afirma ser pub mais antigo da Inglaterra)
- Pizza Express (pizza)
- Jamie’s Italian (culinária italiana)
- Bill’s (restaurante britânico)

- Prezzo (culinária italiana)
- HATCH (sanduíches)
- Zizzi (culinária italiana)
- Loch Fyne Seafood & Grill Restaurant (frutos do mar)
- Nando’s (pratos especializados em frango)
- Relish Real Burgers (hamburgueria)
- Carluccio’s (culinária italiana)
ONDE COMPRAR EM ST ALBANS
- St Albans Farmers’ Market e Street Market: mercadão de alimentos, artesanatos e produtos variados
- The Maltings Shopping Centre: galeria de lojas diversas, restaurantes e cafés
- Christopher Place Shopping Centre: galeria de lojas variadas e restaurantes


ONDE SE HOSPEDAR EM ST ALBANS
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO CHEGAR A ST ALBANS
Para chegar a St Albans partindo de Londres, a melhor opção de transporte público é o trem. Existem duas estações de trem na cidade: St Albans City (mais próxima do centro da cidade) e St Albans Abbey. Os trens sentido St Albans City Station partem da estação London Blackfriars e demoram cerca de 30 minutos. Os trens para St Albans Abbey também partem de London Blackfriars, mas é preciso fazer uma troca de trem em St Albans City. O trajeto leva cerca de 1 hora. Recomendo comprar os tickets pelo site da Trainline. Eu recomendo descer em St Albans City, sair da estação, virar à à direita, subir as escadas e ir a pé até o centro da cidade. Veja tudo o que você precisa saber sobre como utilizar trem na Inglaterra no post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Conheça outros lugares interessantes nos arredores de Londres:
- Inglaterra: Decifrando códigos da 2ª Guerra em Bletchley Park
- Visitando a Casa de Jane Austen nos arredores de Londres
- Inglaterra: Down House – A Casa de Charles Darwin
- Inglaterra: Hatfield House, antigo palácio real de Elizabeth I
- Inglaterra: Como visitar o Castelo de Windsor
- Inglaterra: Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII
- Inglaterra: Hever Castle – o castelo de Ana Bolena
- Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
- Mayfield Lavender: campos de lavanda ao lado de Londres
[…] St. Albans – Visitar essa cidade foi uma agradável supresa. Ela é pequena, mas recheada de ruínas da época romana na Inglaterra. Ainda estou devendo um roteiro na cidade, que será publicado em 2018, com certeza! Leia mais: Inglaterra: St Albans – Roteiro na cidade do primeiro santo britânico […]