Conheça as 10 melhores praias de Big Island, a maior ilha havaiana, famosa por seus vulcões e suas praias de águas cristalinas.
A “BIG ISLAND”
“Big Island” é como é conhecida a maior ilha do Havaí, cujo nome oficial é Hawaii Island (Ilha Havaí). Com mais de 10 mil km², embora seja a maior em extensão, a ilha abriga menos de 15% da população havaiana (cerca de 190 mil habitantes). Antes de organizar a sua viagem, confira o que você precisa saber antes de viajar para o Havaí. A ilha é famosa por ser de origem vulcânica e, ainda hoje, possui alguns vulcões ativos, inclusive lá fica o Parque Nacional dos Vulcões. Já escrevemos um guia bem completo com 30 principais praias em Big Island e, agora, separamos as 10 melhores que você não pode deixar de incluir no seu roteiro para esse paraíso.
DICAS IMPORTANTES PARA FREQUENTAR AS PRAIAS
- Filtro Solar: Por conta do sol forte do Havaí praticamente o ano inteiro, o filtro solar é indispensável. No entanto, não é qualquer filtro solar que é indicado. Procure utilizar filtros solares que sejam amigáveis para os recifes de corais. A maior parte dos filtro solares possuem substâncias tóxicas que prejudicam os corais, deixando-os brancos ou os matando. Não contribua para a destruição desse organismo vivo tão incrível. Saiba mais sobre os perigos dos filtros solares convencionais e dicas de quais comprar neste link. O uso de filtro solar labial também é recomendado.
- Água: O sol forte também desidrata. Leve com você uma garrafa reutilizável de água para enchê-la sempre que possível. Evite as garrafas descartáveis de plástico que contribuem para contaminação e poluição dos mares, prejudicando a vida marinha e causando acidentes.
- Não beba álcool ou fume: Bebidas alcoólicas e quaisquer tipos de cigarro são ilegais nas praias e parques do Havaí. Se quiser fazer uso dessas substâncias, saia da praia e se dirija a outro local que permite o consumo.
- Atividades Aquáticas: Águas cristalinas, com peixes coloridos e corais combinam muito com o mergulho de superfície (snorkeling). Compre um kit ou alugue para curtir as belezas naturais marinhas. Outras atividades disponíveis são mergulho com oxigênio (há várias opções de excursões guiadas) ou alugar caiaque, uma prancha surf, bodysurf ou stand-up paddle para se divertir.

- Boné/chapéu e óculos de sol: Projeta-se do sol forte cobrindo a cabeça com um chapéu de praia ou boné e use óculos escuros para protejer seus olhos. Use também roupas confortáveis de tecidos leves e, se possível, de cores claras e bons para a transpiração.
- Calçados apropriados: A areia pode ficar muito quente ao longo do dia. Além disso, muitas das praias são formadas por pedras vulcânicas que ficam quentes e podem até mesmo lesionar os pés. Leve chinelos, calçados fechados para fazer caminhadas mais longas e sapatos especiais para entrar na água (emborrachados ou meias de neoprene) quando repleta de rochas.
- Tartarugas: As tartarugas marinhas verdes, muito comuns na Big Island, estão sob proteção legal sob a Lei de Espécies Ameaçadas e os visitantes devem ficar a pelo menos 3 metros de distância.
AS 10 MELHORES PRAIAS DE BIG ISLAND
O mapa interativo abaixo mostra a localização das 10 melhores praias de Big Island para todos os gostos. Algumas delas, o acesso é fácil e contam com uma ótima infra-estrutura. Outras, o acesso é mais difícil, é preciso fazer uma trilha mais longa para acessar. Inclua no seu roteiro aquelas que estejam de acordo com o seu perfil e disponibilidade para visitar e se divirta muito!
1. KAUNA’OA (MAUNA KEA) BEACH
Considerada uma das melhores praias da Big Island (e a nossa favorita!), esta praia de cerca de 400 metros e águas turquesas atrai muitos visitantes. Com areia fina e branca e cercada por palmeiras, esse pequeno pedaço do paraíso precisa estar no seu roteiro. Com águas tranquilas, é uma ótima opção para snorkeling, principalmente no extremo sul da praia, você há peixes tropicais na região dos corais. O extremo norte também conta com uma área boa para snorkeling.

No inverno, as ondas costumam a ficar mais fortes, portanto, cuidado ao nadar no local. Durante o período da noite, muitos barcos oferecem serviço para ver arraias! O hotel acende holofotes sobre a água depois que o sol se põe. Essas luzes atraem o plâncton, que por sua vez atrai as raias manta. É possível observar essas criaturas incríveis no deck de observação “Manta Ray Point”. Você pode ver as condições da praia ao vivo através deste link.
2. HAPUNA STATE BEACH
Esta praia com cerca de 800 metros de comprimento é uma boa opção para todas as idades. Cercada por árvores, com águas cristalinas e areias brancas, está sempre listada entre as melhores praias do Havaí e do mundo. Como esta parte da costa está localizada em um clima desértico semi-árido, chove pouco e o sol é forte. A praia é ótima para nadar e surfar nos meses de inverno, quando as ondas ficam mais altas. Também é possível fazer mergulho com snorkel nas duas pontas da praia: ao redor da pequena falésia ao norte da praia ou ao redor do ponto rochoso ao sul da praia.

A visibilidade na água é normalmente baixa por causa da mistura de areia e uma camada de água doce ocasional na superfície, então você precisará nadar um pouco para chegar às partes mais interessantes para mergulho com snorkel. Procure ir cedo para encontrar uma vaga de estacionamento e um lugar com sombra, pois a praia costuma ficar bem cheia rapidamente, principalmente aos fins de semana. De dezembro a abril, é até possível ver baleias à distância nesta praia.
3. MANINI’OWALI BEACH (KUA BAY)
Kekaha Kai State Park é um parque que abriga algumas das mais belas praias de Big Island, entre elas a Manini’owali Beach (Kua Bay), que é uma das poucas praias de areia branca e fina de Big Island. Águas cristalinas fazem dessa pequena praia um local um ótimo lugar para snorkeling e natação. A baía pode ter ondas altas no inverno, mas é ótima para mergulhar com águas calmas.

Quase não há sombra na praia e é melhor levar sua comida e água. Banheiros e chuveiros ficam na área do estacionamento e há uma estação de salva-vidas. É melhor conhecer a praia durante a semana, quando há menos turistas, e pela manhã, quando o sol estiver mais fraco. Manini’owali Beach também é famosa por proporcionar um lindo pôr do sol.
4. PUNALU’U BEACH
Punalu’u Black Sand Beach é a mais famosa praia de areia preta de Big Island não só por sua incrível areia preta de origem vulcânica com pequenos fragmento de lava, como também pelo fato de ser um habitat de tartarugas-de-pente, uma espécie de tartaruga marinha ameaçada de extinção. Ela é uma extensa praia de areia preta de fácil acesso, sendo um ótimo lugar para dar um mergulho rápido, praticar snorkeling, caminhar pela praia ou fazer um piquenique. A praia conta com coqueiros e palmeiras muito convidativas.

A areia foi formada pelo rápido resfriamento da lava basáltica que atingiu a água do oceano e se estilhaçou em pequenos fragmentos. Por ter origem vulcânica, a areia pode ficar muito quente com o sol. O local mais fácil para entrar na água é a partir da rampa para pequenos barcos à esquerda (de frente para a água) da praia, embora nem sempre as condições para nadar sejam boas. Existem nascentes subaquáticas de água doce na baía de Punalu’u.
5. WAILEA BEACH
Esta praia é uma das mais populares praias de areia branca de Big Island. Também chamada de Beach 69, ela é uma das melhores opções para snorkeling na ilha, principalmente pela manhã, já que Wailea Bay é parte de uma área de conservação, com uma ampla diversidade de vida marinha. Os melhores recifes estão no lado sul da baía, mas também há muitos corais ao redor das grandes rochas que se erguem da água dentro da baía, e perto do ponto rochoso no lado direito (norte) da praia.

As profundidades variam de cerca de 3 a 9 metros, com comunidades de corais exibindo sua vida marinha diversa. Depois de caminhar pela trilha até a praia, vá para a esquerda e caminhe sob as árvores, passando pelo ponto rochoso que marca o centro da praia e onde há pequenos bolsões de areia. Durante o inverno, ondas fortes dificultam a natação, mas baleias jubarte e golfinhos costumam aparecer na baía.
6. SPENCER BEACH
Esta praia leva o nome de Samuel M Spencer antigo juiz e presidente do Hawaii County Board of Supervisors no início do século XX, que ajudou a desenvolver a costa norte da ilha. Esta praia de areia branca e fofa é um destino incrível para famílias, sendo ótimo para fazer piqueniques, já que conta com toda uma infraestrutura bem bacana. As águas rasas e calmas (devido a um recife ao longo da costa) são uma boa pedida para crianças brincarem.

7. MAKALAWENA BEACH
Assim como a Manini’owali Beach (Kua Bay), mencionada no item #3, Makalawena Beach faz parte do Kekaha Kai State Park, um parque que abriga algumas das mais belas praias de Big Island. O problema é que Makalawena Beach tem acesso muito difícil. Quando as águas estão calmas, a natação, bodyboard e o snorkeling são excelentes nesta praia, que é rica em vida marinha. Como não há salva-vidas de plantão em Makalawena e a corrente pode ser forte, certifique-se de verificar as condições da água se planeja nadar e fique fora da água se as ondas estiverem agitadas.

8. PAPAKOLEA BEACH
Esta é uma das 4 praias de areia verde do mundo. Localizado na Mahana Bay, suas areias verdes são circundadas por Puu Mahana, um cone de cinzas formado há mais de 49 mil anos associado à erupção do vulcão Mauna Loa. A coloração distintiva de Papakōlea é de olivina, um mineral comum que se cristaliza a partir do magma rico em magnésio e com baixo teor de sílica durante o processo de resfriamento. O acesso é feito por uma trilha (ir de carro até a Papakōlea Green Sand Beach é ilegal!) e a área da praia é muito íngreme, por isso utilize a trilha existente para descer. As águas são fortes nesta região, portanto, nadar pode ser perigoso.

9. KAHALU’U BEACH PARK
Kahalu’u fica em uma ampla baía que oferece um dos melhores lugares da ilha para mergulho e snorkeling, com águas azuis cristalinas, tartarugas marinhas, corais, uma grande variedade de peixes coloridos e vida marinha (tais como: polvos, ouriços do mar, enguias, entre outros). A Kahalu’u Bay tem uma história cultural importante para o Havaí, uma vez que estima-se que é povoada há mais de 500 anos, com registros de residências reais nos séculos 18 e 19 e vários heiaus (templos havaianos) na área. O heiau no lado norte da baía, o Kuʻemanu Heiau, ainda é um templo muito popular.
O lado sul da Baía de Kahaluʻu é o ponto de acesso para entrar na água para mergulho com snorkel. Tome cuidado, pois você precisará passar por algumas rochas de lava, que podem ser escorregadias e incômodas para os pés. Uma dica é usar calçados especiais com solas emborrachadas ou de neoprene. Do outro lado das rochas, fica uma área de fundo de areia que é rasa o suficiente para ficar em pé e colocar o equipamento de mergulho. Ao sair da água, use este mesmo caminho. Se você nada bem, vá mais para o meio da baía, onde algumas das maiores áreas de coral podem ser encontradas. Dica: tome cuidado com a proximidade com os corais, pois as águas são rasas e é preciso tomar cuidado para não acabar batendo nos corais e se machucando. Caso precise, você pode alugar equipamento de snorkel ou até mesmo de surf. Uma dica importante é usar filtro solar que não seja nocivo para os corais. Confira mais informações aqui.
10. KAMAKAHONU BEACH
Também conhecida como King Kamehameha Beach ou Kids’ Beach (Praia das Crianças), esta pequena praia de areia branca localizada ao norte da Kailua Bay é uma excelente opção para snorkeling e banho de sol. Para nós, é uma das praias mais fotogênicas da ilha. Protegida por rochas, ela fica entre o Kailua Pier e o Courtyard by Marriott King Kamehameha’s Kona Beach Hotel bem no centro de Kona. É um local popular para mergulho com snorkel, instrução de mergulho, canoagem e natação. Para mergulho com snorkel, nade para fora da baía e vire à direita. Não vire à esquerda, pois essa área é frequentemente usada por barcos que vão e vêm do cais. O melhor horário para snorkeling é bem cedinho. Você pode alugar equipamentos de mergulho, pranchas e caiaques a preços acessíveis.
Um dos destaques dessa praia é o ‘Ahu’ena Heiau, um templo sagrado onde o rei Kamehameha I passou seus últimos sete anos (de 1812 a 1819) no poder antes de seu filho Liholiho sucedê-lo. O templo é dedicado a Lono, deus da pa, agricultura e prosperidade, onde os membros do conselho de Kamehameha frequentemente se reuniam com ele para cerimônias e rituais. É considerado um dos locais históricos mais importantes do Havaí. O templo atual foi reconstruído na década de 1970. No saguão do hotel há alguns dos artefatos do antigo templo em exibição.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre o Havaí:
- O que você precisa saber antes de viajar para o Havaí
- Como é um luau havaiano: mitos e dicas
- Havaí: O que fazer em Kauai – Roteiro de 3 dias
- Havaí: O que fazer em Oahu – Roteiro de 4 dias
- Havaí: O que fazer em Maui – Roteiro de 4 dias
- Havaí: O que fazer em Big Island – Roteiro de 6 dias