Última atualização: 07/01/2019
Ah Havaí! Praias incríveis, água cristalina, beleza sem igual! Antes de definir seu roteiro, sugerimos que leia o post “O que você precisa saber antes de viajar para o Havaí” para conhecer um pouco mais sobre regras, costumes e principais ilhas do arquipélago. Falamos também que Maui é a segunda maior ilha do Havaí, a mais cara, mas com lugares e passeios inesquecíveis. Neste post vamos falar sobre o que fazer em Maui, uma ilha havaiana incrível e apaixonante!
O QUE SABER ANTES DE VIAJAR PARA MAUI
-
- É legal lembrar que a ilha é tão grande que conta com três aeroportos: nas cidades de Lahaina e Kapalua no noroeste e Hana no nordeste.
- Visitar a ilha toda de carro pode levar muito tempo rodando na estrada e, por isso, uma alternativa é dividir a viagem se hospedando em dois hotéis diferentes, um mais ao oeste e outro mais ao leste. Isso vai fazer você economizar bastante tempo indo de um lugar para outro.
- Outra informação importante é que o lado oeste da ilha é o mais habitado e mais urbano de Maui, contando com várias pequenas cidades. O lado leste é mais “selvagem”, com uma infra-estrutura mais precária e algumas estradas mais difíceis de transitar.
- Maui é, em média, a ilha mais cara do Havaí para hospedagem, aluguel de carro e compras. Muitas vezes a gasolina dos postos locais é considerada a mais cara dos EUA.
- Maui é a ilha favorita de muitas celebridades hollywoodianas que ficam nos resorts caríssimos localizados na região sul da ilha.
- É na área conhecida como Jaws que se formam no inverno as ondas gigantescas que somente os mais experientes surfistas conseguem encarar.
O QUE FAZER EM MAUI
Nós sempre gostamos de começar um post sobre dicas sobre o que fazer em algum lugar com um mapa para você localizar cada sugestão que daremos. Fica muito mais fácil para organizar o roteiro porque você pode organizar os passeios, agrupando-os por área ou proximidade. Confira o mapa que fizemos com as principais atrações em Maui.
Quanto mais dias disponíveis em Maui melhor, para poder curtir com calma as principais atrações da ilha. A ilha é bem grande e os deslocamento de um lado a outro podem levar mais de 3 horas. Para se ter uma ideia geral de Maui e conhecer a praias e atrações principais, pelo menos 4 dias na ilha são necessários. Nossa sugestão de roteiro:
- DIA 1: LAHAINA E ARREDORES (atrações em vermelho)
- DIA 2: KIHEI, MAKENA E MOLOKINI (atrações em azul)
- DIA 3: REGIÃO CENTRAL (atrações em laranja)
- DIA 4: ESTRADA PARA HANA (atrações em verde)
DIA 1: LAHAINA E ARREDORES
A região oeste possui praias lindíssimas e boa infra-estrutura. É aqui que ficam as graciosas cidades de Lahaina e Kaanapali. Você vai encontrar vários restaurantes, mercados e resorts com excelente estrutura nesta área.
- Ukumehame Beach State Park: Com uma faixa de areia um pouco estreita, esta praia possui boa infra-estrutura de banheiros, mesas para picnic e estacionamento.
- Olowalu Beach: Uma excelente opção para quem gosta de praticar snorkel (mergulho de superfície) porque é recheada de corais. O Olowalu Plantation House é um dos lugares mais famosos para casamentos na ilha. Quem quiser mais informações, pode acessar o site oficial.
- Launiupoko Beach Park: Essa foi uma grande surpresa no nosso último dia em Maui. Estávamos voltando para nosso hotel para pegar o pôr-do-sol na praia de Ka’anapali quando vimos que não daria tempo de chegar. Daí paramos neste lugar lindo para tirar fotos do pôr-do-sol. Trata-se de uma praia que lembra uma piscina natural cercada por uma parede de rocha vulcânica. Há mesas para piquenique disponíveis na área, banheiros e estacionamento.

- Lahaina: Pouca gente sabe, mas Lahaina foi capital do Reino do Havaí (1795-1893), antes de Honolulu. Trata-se de uma cidadezinha super charmosa, com um centrinho simpático cheio de restaurantes, sorveterias, lojinhas e a Banyan Tree, uma imensa árvore com raízes para todos os lados que possui mais de 100 anos. É a maior cidade ao oeste de Maui e um dos nossos lugares favoritos na ilha. Aproveite para conhecer alguns lugares históricos como o Pioneer Inn (658 Wharf St, Lahaina, HI 96761), o primeiro hotel da cidade; caminhar pela Front Street; visitar o casarão antigo Baldwin Home Museum (120 Dickenson St, Lahaina, HI 96761). Nós comemos uma massa deliciosa no Lahaina Pizza Company ( 730 Front St, Lahaina, HI 96761), em uma mesa com vista para o mar! Lá também fica a hamburgueria Cheeseburger In Paradise (811 Front St, Lahaina, HI 96761) e o conhecido Bubba Gump Shrimp Co. (889 Front St, Lahaina, HI 96761).

- Ka’anapali Beach: Esta uma muito extensa (quase 5 km de comprimento) e foi eleita pelos usuários do TripAdvisor Travelers Choice 2015 a mais bonita do estado e a terceira mais bonita dos EUA e com muitas opções de hospedagem. Ficamos em um hotel “pé na areia” e não nos arrependemos. Há algumas regiões da praia que são difíceis de tomar banho de mar pelo excesso de pedras. Nesta praia, encontramos com uma tartaruga marinha gigante debaixo d’água!

- Honokowai Beach Park: Outra praia simpática que conta com uma boa estrutura de estacionamento, banheiros e mesas para piquenique.
- Kahana: Assim como em Ka’anapali há muitos hotéis e resorts nesta área que ficam de frente para o mar e também “pé na areia” para relaxar.
- Napili Bay: Uma linda baía de água cristalina e areia branca. É também uma área recheada de resorts “pé na areia”, mas é uma cidade bem pequena em que a praia é mais vazia e não há shopping ou redes comerciais grandes.
- Kapalua Beach: Também já foi eleita uma das mais bonitas do Havaí. Trata-se de uma graciosa e pequena baía em uma área com excelente estrutura de estacionamento, banheiros e chuveiros. Para chegar até ela é preciso pegar um acesso subterrâneo.

-
- Honolua Bay: É preciso fazer uma curta caminhada através da floresta para então chegar ao local, que à primeira vista, não é muito convidativo: uma praia muito rochosa, sem qualquer areia. E por que vale a pena ir a esse lugar? Porque é considerado um dos melhores lugares de Maui para prática de snorkel (mergulho de superfície).
- Honokohau Bay: Esta baía é uma ótima opção para quem é praticante intermediário ou avançado de snorkel devido à grande quantidade de pedras no local.
- Nakalele Blowhole e Nakalele Point: Este é o local mais ao norte de Maui e onde foi construído o primeiro farol do Havaí. Aqui também fica um “respiradouro”, que é um buraco feito pela força da água na lava vulcânica que faz a água subir até 30 metros de altura.
- Kahakuloa: É uma das mais isoladas vilas de Maui que não tem posto de gasolina, restaurante e nada moderno.
- Waihee Beach Park: Uma praia pequena e com uma faixa de areia estreita que conta com um pequeno estacionamento, mesas para piquenique e banheiros.
- Wailuku: Já foi uma das áreas mais turísticas de Maui durante o século XX. A região conta com várias opções de restaurantes, mercados, hotéis e comércio. Quem quiser explorar a cidade, pode conhecer a Biblioteca Pública de Wailuku (251 S High St, Wailuku, HI 96793) e a simpática igreja Wailuku Union (327 S High St, Wailuku, HI 96793).
DIA 2: KIHEI, MAKENA E MOLOKINI
É da região sul da ilha de Maui que saem os passeios de barco para o vulcão submerso de Molokini e aqui ficam várias áreas de resorts chiquérrimos e caríssimos, shoppings centers e várias opções de restaurantes.
- Molokini: Para nós, é o passeio IMPERDÍVEL em Maui. Trata-se de um passeio de barco (geralmente sai do Porto de Ma’alaea) e parte em direção à cratera do vulcão Molokini quase que totalmente submerso (fica a quase 50 metros da superfície). O objetivo de ir ao local é praticar um snorkel simplesmente incrível, com peixes coloridos e corais variados. Uma atração inesquecível e que pretendemos fazer novamente quando voltarmos à ilha. Para quem tem interesse em fazer esse tour, agende com antecedência através de empresas que prestam o serviço de traslado, que ainda inclui café da manhã e almoço. Uma sugestão é esse tour que inclui o mergulho em Molokini e em uma área com tartarugas gigantes, assim como foi o nosso passeio. Leve câmera (ou alugue uma GoPro no barco), toalhas e protetor solar).

- Ma’alaea: Além de ser o ponto de saída para os tours para Molokini, as ondas da praia de Ma’alaea são consideradas umas das mais rápidas do mundo, fazendo a alegria dos surfistas. Na cidade também fica o Maui Ocean Center (192 Maalaea Rd,Wailuku, HI 96793), um aquário e centro de estudos de oceanografia.
- Kihei: Essa cidadezinha super bem localizada possui mais de 9 km de lindíssimas praias que oferecem vistas claras de Kaho’olawe, Molokini, Lanai e do oeste de Maui. Para quem quiser comer ou fazer umas compras, lá também fica o Azeka Shopping Center (1279 S Kihei Rd, Kihei, HI 96753)
- Kamaole Beach Park: É outra linda praia localizada em Kihei que também proporciona lindas vistas e é uma ótima opção para prática de snorkel.
- Wailea Beach: Esta praia de Kihei tem acesso através dos hotéis 4 Seasons Resort Maui at Wailea ou do Grand Wailea Resort Hotel & Spa. Lembrando que todas as praias do Havaí são públicas, não há problema nenhum em ter que passar por dentro do hotel para acessá-la, ok? Como ela estava na lista das mais bonitas do Havaí, fomos conhecê-la. Aqui também fica o bonitinho shopping The Shops at Wailea (3750 Wailea Alanui Drive, Wailea, HI 96753) para fazer compras e comer, por exemplo, no Cheeseburger Island Style.

- Makena Beach State Park: Este local é bem interessante e compreende duas praias que são chamadas de “Big Beach” (a Makena Beach propriamente dita) e “Little Beach”, onde o nudismo é comum, mas não é obrigatório. O local vive cheio e, dependendo do horário e da época do ano, é bem difícil encontrar uma vaga para estacionar o carro).
- Oneuli Black Sand Beach: Também chamada de Naupaka Beach, essa praia foi uma supresa para nós, pois não encontramos indicação em nenhum lugar e acabamos chegando por acaso. Ela é acessada através de uma pequena estrada de terra e não tem infra-estrutura nenhuma. Uma curiosidade é que a areia é bem grossa e escura, bem marrom e quase fica negra quando molhada, devido à atividade vulcânica de cone de escória, que são tipos mais simples e comuns de vulcões que são, geralmente, pequenos.

- Ahihi-Kinau Natural Area Reserve: Um lugar escodidinho, ótimo para quem gosta de praticar snorkel. É preciso fazer uma trilha curta para chegar ao local que é repleto de peixes coloridos. Tome cuidado porque o local é cheio de pedras e é recomendável proteger os pés para não se machucar.
- La Perouse Bay: Essa baía homenageia o primeiro europeu que pisou em Maui, o explorador francês Jean Francis Gallup Comte de La Pérouse, que chegou ao local em 1786. A baía é famosa por ser um excelente lugar para prática de caiaque, snorkel e mergulho.
- Kaho’olawe: Esta é uma ilha que fica pertinho de Maui e pode ser vista a partir de algumas praias da região sul. Ela tem 18 km de comprimento e não é habitada.
DIA 3: REGIÃO CENTRAL
Esqueça a praia, pois esta é uma região bem diferente de Maui, com muitos ranchos, fazendas e produção agrícola. Além disso, aqui fica um Parque Nacional em que chega a nevar e fazer muito frio, dá para acreditar?
- Makawao: Esta região de Maui é famosa por ter muitos cowboys e sediar um rodeio anual, o Makawao Rodeo. Em contrapartida, a cidade também conta com galerias de arte, que mostram as criações locais e obras feitas em vidro. Há também um centro de Artes Visuais, o Hui No’eau Visual Arts Center (2841 Baldwin Ave, Makawao, HI 96768). Um lugar para tomar um café é o Komoda Store and Bakery (3674 Baldwin Ave, Makawao, HI 96768).
- Haleakala National Park: Este é um parque nacional que cobre uma área de 134.62 km2 de natureza selvagem. Leva-se em torno de 1 hora de carro para subir no topo da cratera do vulcão extinto Haleakala. O local é aberto ao público 24 horas por dia e é preciso pagar uma taxa para acessar o parque (carros precisam pagar uma taxa de US$ 15). No local há um centro de visitantes. A grande diversão deste lugar é ver o nascer do sol. Mas é preciso acordar de madrugada para chegar lá antes do sol começar a aparecer. Este é um dos únicos lugares do Havaí que há precipitação de neve e é muito frio inclusive no verão. Portanto, a dica é vestir um agasalho pesado para visitar o local.

-
- Upcountry Farmers: Essa região é apelidada de “upcountry”, já que é dominada pela agricultura e cheia de pequenos ranchos. Alguns ranchos famosos são o O’o Farm (651 Waipoli Rd, Kula, HI 96790) que produz frutas cítricas, frutas tropicais, vegetais e outros e o Ali’i Kula Lavender (1100 Waipoli Rd, Kula, HI 96790), que cultiva 45 espécies diferentes de lavanda e oferece tours diários pela propriedade. É possível também conhecer o Surfing Goat Diary (3651 Omaopio Rd, Kula, HI 96790), que produz mais de 20 diferentes tipos de queijos de cabra. Na área também fica o Jardim Botânico de Kula (638 Kekaulike Ave, Kula, HI 96790); e a Igreja do Espírito Santo.
- Ulupalakua Ranch: O Ulupalakua Ranch (14800 Piilani Hwy, Kula, HI 96790) é um rancho que fica em um terreno elevado e que, no passado, tinha enormes jardins de rosas. É possível fazer uma refeição no rancho e andar a cavalo.
- MauiWine: Algumas pessoas podem rir se você perguntar se já pensaram em degustar um vinho havaiano. E quem disse que não há vinícolas no Havaí? Ao lado do Ulupalakua Ranch fica o MauiWine, Ulupalakua Vineyards. Você pode degustar na King’s Cottage, que foi construído em 1874 pelo Rei David Kalkkaua, que frequentava muito o local. Além da degustação, é possível fazer tours gratuitos pela propriedade. (4815 Piilani Highway, Kula, HI 96790)
DIA 4: ESTRADA PARA HANA
Esta região é a mais verde de toda a ilha de Maui, com muita natureza, nada de resorts caros ou praias com infra-estrutura, shoppings e comércio em grande escala. Lembra bastante da North Shore de Oahu, que descrevemos em detalhes no post “Havaí: O que fazer em Oahu, principal ilha do estado“. A estrada para Hana é tortuosa e revela muitas surpresas. Aqui fica a praia de Jaws, com acesso restrito por uma estrada não pavimentada e surfistas alucinados atrás das ondas gigantescas que se formam no inverno e também fica o belo Parque Estadual Waianapanapa. Quando fomos conhecer a área estava chovendo forte e prejudicou muito nossa visita. Alguns lugares não conseguimos conhecer, mas estão na lista para a próxima viagem!
- Paia: Paia é uma cidade surfista pequena e charmosa, com hospedagem e restaurantes rústicos. Para quem gosta de praticar bodysurf, HA Baldwin Beach County Park é um boa opção.
- Ho’okipa Beach Park: Um lugar famoso e conhecido como a capital mundial do windsurf. O local não é uma boa opção para banho de mar, devido às fortes ondas e muitas pedras, mas é um local que os surfistas adoram.
- Jaws Surf Break: Jaws, também conhecido como Pe’ahi, é o local conhecido pelas maiores ondas do mundo durante o inverno! E quando falamos maiores, são maiores mesmo: as ondas podem superar os 18 metros de altura. A estrada que leva até o local é estreita, cheia de ondulações e não pavimentada, dificultando muito o acesso (200 Hahana Rd, Haiku, HI 96708).

- Huelo: Trata-se de um pequeno vilarejo que faz parte da cidade de Haiku e é conhecido como “a pequena vila havaiana que ficou esquecida no tempo”. Atividades feitas no local são andar a cavalo e caminhada pela trilha Waikamoi Nature.
- Garden of Eden Arboretum: Este local é um jardim botânico lindíssimo, localizado em Haiku. No local, há flores coloridas, muitas plantas, árvores raras e frutas. (10600 Hana Hwy, Haiku, HI 96708).

- Honomanu Bay: É uma pequena baía que é conhecida por sua areia escura. Esta praia é um dos favoritos das famílias locais, pescadores e surfistas. No entanto, não é um local bom para banho de mar e surf devido à grande quantidade de pedras, que pode tornar a aventura bastante perigosa.
- Ke’anae: Esta área atrai pescadores e fotógrafos de todo o mundo admirando as famosas ondas do North Shore de Maui. Passando pela área é possível conhecer a igreja de pedra construída em 1856, a única construção remanescente após o devastador tsunami de 1946, que matou 24 pessoas quando as ondas (que atingiram 11 metros de altura) se chocaram contra a aldeia. Após esta tragédia, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico foi implementado.
- Wailua Valley: A área, embora pequena, é rica em cultura havaiana. É aqui que uma abundância de peixes e raras formas de vida vegetal ainda podem ser encontrados. Alguns pontos interessantes na área são: a Igreja de São Gabriel e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que foi construído em 1860 com corais marinhos; a Ponte Waikani Stream, uma ponte construída em 1926 com um arco de concreto; as Cachoeiras Waikani; o Wailua Valley State Wayside Park, um lugar lindo que proporciona lindas vistas; e o Wailua Lookout, local que proporciona uma vista deslumbrante da Vila de Wailua. Nessa região há várias áreas de plantação de tarô, um vegetal semelhante ao inhame.
- Makapipi Falls: E no meio do caminho, é possível tirar umas fotos da cachoeira que fica embaixo da ponte em um cenário lindíssimo com muito verde.
- Waianapanapa State Park: Um dos cartões postais de Maui, essa é uma praia de areia negra, muitas pedras, cavernas e natureza exuberante. Uma opção incrível para entrar em contato com a natureza. Veja mais informações no site oficial do parque.

- Hana: Chamada por muitos a “cidade mais havaiana do Havaí”, Hana parece esquecida no tempo. Ela está isolada de todo o resto da ilha de Maui e, por isso, preserva muito da cultura legítima havaiana. O cultivo de cana-de-açúcar começou nos anos 1860 e perseguiu até meados da década de 1940. Alguns lugares interessantes para conhecer em Hana são: o Hana Cultural Center and Museum, um museu e centro cultural em que é possível aprender mais sobre a cultura e artesanato locais (4974 Uakea Rd, Hana, HI 96713); a Igreja de Wananalua, construída com blocos de corais em 1838); e a Hana Coast Gallery, uma galeria de arte, com peças feitas a mão, bijuterias e pinturas (5031 Hana Hwy, Hana, HI 96713). Em Hana, no final da Uakea Road, fica uma praia de areia vermelha conhecida por Red Sand Beach ou Kaihalulu, cujo acesso é difícil e feito por uma trilha estreita. Já ouvimos dizer que muita gente se machuca no percurso, por isso, todo cuidado é pouco.
- Hamoa Beach: Uma praia pertinho de Hana, com água cristalina, e boa para praticar snorkel, windsurf, surf com bastante cuidado devido às correntes marítimas e pedras. Há bastante vegetação pertinho da areia.
- ‘Ohe’o Gulch: Neste local estão as conhecidas Pools at Ohe’o, também conhecidas como Seven Sacred Pools (Sete Piscinas Sagradas, em tradução literal), que são belíssimas piscinas naturais formadas pela água das cachoeiras. A área é aberta em dias considerados seguros para banho em suas águas. Uma trilha de 3 km pela floresta leva até a Waimoku Falls, uma das cachoeiras mais altas de Maui.
IMPORTANTE: Alguns quilômetros mais adiante, a estrada de Hana (Rodovia 360) termina. Em geral, as locadoras de veículos não autorizam seguir pela Pilani Hwy (Rodovia 31) porque a estrada é estreita, não pavimentada e mal sinalizada. Você pode ir até a região de Kipahulu, mas não poderá seguir em frente. O jeito é dar meia volta e retornar pela mesma estrada, curtindo a vista incrível proporcionada pelo local.
TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM MAUI
Existe muita coisa bacana para fazer em Maui. Abaixo, veja algumas opções de passeios interessantes, tours e excursões. Para nós, o passeio IMPERDÍVEL na ilha é fazer um passeio até Molokini, com almoço incluso!
ONDE COMER EM MAUI
Fizemos uma seleção de 10 restaurantes que servem pratos típicos com peixes e culinária havaiana, comidas rápidas e também incluímos grandes redes de restaurantes como o Bubba Gump, Hard Rock Café e o famoso hambúrguer do Teddy’s Bigger Burgers.
Leia mais: Havaí: 10 restaurantes em Maui

ONDE SE HOSPEDAR EM MAUI
Quanto à hospedagem, contamos um pouquinho da nossa experiência em um hotel pé na areia em Maui, no qual conseguíamos ver o pôr-do-sol da varanda. O quarto mais parece um apartamento com cozinha completa (utensílios, microondas, forno, geladeira, torradeira) e área de serviço completo (máquina de lavar e secar roupa). Para procurar outras opções de hotel em Maui, você também pode conferir esse link com mais de 350 opções de hotéis em Maui para todos os gostos e bolsos.
Leia mais: Havaí: Dica de hospedagem em Maui

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre o Havaí:
- O que você precisa saber antes de viajar para o Havaí
- Como é um luau havaiano
- Havaí: O que fazer em Oahu, principal ilha do estado
[…] uma viagem para o Hawaii e já viu tudo o que você precisa saber antes de viajar e todas as nossas dicas de atrações em Maui? Agora é hora confira nossa dica de hospedagem em Maui, esta linda ilha cheia de praias […]
[…] Ilha de Maui: Hawaii: O que fazer em Maui […]
[…] Hawaii: O que fazer em Maui […]
[…] Hawaii é um dos lugares mais bonitos e interessantes que já visitamos e a ilha de Maui é, sem dúvida, um excelente lugar para relaxar e curtir praias incríveis! Como ninguém é de […]
[…] Leia mais: Hawaii: O que fazer em Maui […]
[…] Hawaii: O que fazer em Maui […]
[…] Hawaii: O que fazer em Maui […]
[…] das 4 maiores que incluem ainda “Big Island”, Oahu (onde fica a capital Honolulu) e Maui. Vamos conferir as maravilhas deste […]
[…] Ilha de Maui: Hawaii: O que fazer em Maui […]