Havaí: O que fazer em Big Island – Roteiro de 6 dias

Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
 

Confira esse roteiro completo sobre o que fazer em Big Island, a maior ilha do Havaí. Aqui você vai encontrar dicas de atrações, praias, hospedagem, restaurantes e muitas informações interessantes para programar uma viagem dos sonhos!

A “BIG ISLAND”

“Big Island” é como é conhecida a maior ilha do Havaí, cujo nome oficial é Hawaii Island (Ilha Havaí). No entanto, para não confundir o nome da ilha com o nome do estado (que é composto por um arquipélago), ela costuma ser chamada de “Big Island”, ou seja Ilha Grande. Com mais de 10 mil km², embora seja a maior em extensão, a ilha abriga menos de 15% da população havaiana (cerca de 190 mil habitantes). Antes de organizar a sua viagem, confira o que você precisa saber antes de viajar para o Havaí.

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Vista de Kailua Bay

Historicamente, a cana-de-açúcar teve um papel extremamente importante para a economia de Big Island por mais de um século. Em meados do século XX, as plantações de cana-de-açúcar começaram a diminuir, e em 1995 a última plantação foi fechada. Atualmente, a maior parte da economia da ilha é baseada no turismo, centrada principalmente nas áreas de resort na costa oeste da ilha nos distritos de North Kona e South Kohala. Kailua-Kona é a principal cidade da costa oeste, que abriga o aeroporto (Kona International Airport), o mais movimentado de Big Island, e conta com a maior parte dos restaurantes, lojas e hotéis. No entanto, a maior cidade e capital da ilha é Hilo, na costa leste, onde também fica um dos principais aeroportos da ilha (Hilo International Airport).

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Águas cristalinas, rochas vulcânicas e muito verde são o padrão em Big Island

Entre os principais destaques da ilha estão os vulcões (sendo um deles o mais ativo do mundo!); o Café Kona, cultivado na encosta de dois vulcões e o cultivo de orquídeas. Além disso, a ilha também é conhecida pela astronomia, com numerosos telescópios operados no cume do vulcão Mauna Kea, onde a claridade atmosférica é excelente e há pouca poluição luminosa.

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Pôr-do-sol visto da janela do apartamento em que nos hospedamos em Big Island

>> OS 6 VULCÕES DE BIG ISLAND

Big Island é uma ilha que está em expansão, crescendo um pouco todos os anos. E isso se deve à atividade vulcânica constante nesta região que, com o derramamento de lava, faz criar novas áreas, embora outras acabem sendo destruídas. Conheça um pouco sobre os vulcões de Big Island.

  • MĀHUKONA (extinto): Vulcão localizado a noroeste da Big Island, a cerca de 48 km da costa. A estimativa é que seu principal estágio de construção terminou há cerca de 470 mil anos atrás. Ele fica a 1.150 metros abaixo do nível do mar e ele possui uma caldeira quase circular marca seu cume.
  • KOHALA (extinto): Vulcão mais antigo da ilha (cerca de 1 milhão de anos de idade)! Seu pico está a uma altitude de 1.670 metros e sua última erupção ocorreu a cerca de 120 mil anos atrás.
  • MAUNA KEA (dormente): Vulcão considerado a montanha mais alta do arquipélago havaiano com 4.207 metros de altitude (10.105 metros se considerarmos a distância do fundo do Oceano Pacífico ao seu pico). Sua última erupção ocorreu entre a cerca de 4.500 anos atrás. Atualmente, há muitos observatórios em seu topo e o pôr-do-sol do alto deste vulcão é considerado um dos mais belos do Havaí.
Havaí: Parque Nacional dos Vulcões em Big Island
Observatórios no topo do vulcão Mauna Kea | Foto: viator.com
  • HUALĀLAI (ativo): Vulcão cujo pico fica a 2.521 metros acima do nível do mar. Sua última erupção ocorreu em 1801 e ele está inativo nos últimos 2 mil anos, mas considerado um vulcão potencialmente perigoso que provavelmente entrar em erupção novamente. Curiosidades: O Aeroporto Internacional de Kona foi construído no topo de um grande fluxo de lava vindo de uma das aberturas do vulcão. Além disso, nas suas encostas é plantada uma das riquezas da ilha, Café Kona, conhecido internacionalmente.
  • MAUNA LOA (ativo): Vulcão fica a 4.169 metros acima do nível do mar (9.144 metros considerando do fundo do oceano ao seu pico) e possui 90 km de largura. Ele é conhecido por ser o vulcão ativo mais massivo do mundo. Seu interior abriga um lago de lava fundida incandescente, já que seu magna vem de um “ponto quente”. Quando a lava sobe, transborda e escoa rapidamente, formando rios de lava que podem atingir grandes distâncias, destruindo tudo o que encontram pelo caminho. Voltou a entrar em erupção em 28 de novembro de 2022 após 38 anos. Veja mais informações sobre ele neste link do site oficial do Parque Nacional dos Vulcões.
  • KĪLAUEA (ativo): Mais novo dos vulcões da Big Island (entre 210 mil a 280 mil anos de idade) e considerado o vulcão mais ativo do mundo na atualidade e fica em um “ponto quente”. Ele possui cerca de 1.247 metros de altitude e fica no centro do Parque Nacional dos Vulcões, a leste da ilha. Em 2018, entrou em erupção lançando cinzas a mais de 9 mil metros de altitude e destruindo diversas áreas próximas. O Kīlauea entrou em atividade pela última vez entre 29 de setembro de 2021. Você pode checar informações atualizadas sobre a atividade dele no neste link do site oficial do Parque Nacional dos Vulcões.

Leia mais: Havaí: Parque Nacional dos Vulcões em Big Island

Havaí: Parque Nacional dos Vulcões em Big Island
Parque Nacional dos Vulcões

>> AS FAZENDAS DE CAFÉ KONA

O CAFÉ KONA

Na costa oeste de Big Island fica a região de Kailua-Kona, uma região tropical, conhecida pelo plantio de café nas encostas dos vulcões Hualālai e Mauna Loa. Os amantes de um bom café já deve ter ouvido falar sobre o Kona Coffee, um café gourmet mundialmente famoso que é cultivado exclusivamente nesta área. O solo vulcânico rico em minerais, combinado com um clima apropriado (manhãs frequentemente ensolaradas e tardes nubladas ou chuvosas) garantem a autenticidade deste café.

TOURS EM FAZENDAS DE CAFÉ KONA

Se você quer algo além de saborear o café em restaurantes e cafeterias de Big Island, pode fazer um tour em algumas das mais de 650 fazendas de Café Kona existentes na ilha. Os tours costumam durar cerca de 30 minutos e, geralmente, consistem em passeios a pé pelas plantações em grupos pequenos, nos quais os funcionários da fazenda falam sobre a produção de café, mostram os processos de produção do café (secagem, processamento e torrefação) e dão detalhes específicos da fazenda. Posteriormente, os visitantes são levados para uma degustação de café. Alguns tours são pagos, mas há até mesmo passeios gratuitos. Há também opção de fazer um tour de quadriciclo na fazenda Holualoa Kona Coffee! No mapa interativo que consta neste post, você vai encontrar 15 sugestões de fazendas de Café Kona para conhecer em Big Island: . Tente combinar uma visita com uma outra atração próxima que visitar no dia. Confira no site se é preciso agendar com antecedência e/ou pagar pelo tour antes de ir.

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Fazenda de Café Kona | Foto: GYG
QUANDO VISITAR FAZENDAS DE CAFÉ KONA

A visita pode ser feita em qualquer época do ano, mas dependendo de quando você visita, você verá etapas diferentes da produção. Quando os cafeeiros florescem nos meses de fevereiro e março, eles carregam muitas flores lindas, pequenas e perfumadas, parecendo que os pés de café estão cobertos de neve. Quando as flores são polinizadas, a partir de abril começam a surgir frutos bem vermelhos que lembram cerejas. Como nem todos os grãos de café amadurecem ao mesmo tempo, árvore precisa ser colhida manualmente várias vezes entre agosto e janeiro. O clima em Big Island costuma ser ensolarado pela manhã e mais chuvoso no final do dia. Por isso, procure planejar sua visita às fazendas para antes do meio-dia.

QUANDO IR A BIG ISLAND

Big Island é quente o ano todo e é qualquer época é fantástica para conhecer a ilha em qualquer época do ano. Mas, sempre há aqueles períodos que são melhores, considerando clima, quantidade de turistas, preços de hospedagem, etc. Durante o período de férias de verão no hemisfério norte e festas de fim de ano, os preços de hospedagem são mais elevados devido ao aumento da demanda. Dois outros eventos que geram um afluxo de visitantes são o Merrie Monarch Festival (a partir do domingo de Páscoa) e a competição de triatlo Ironman (geralmente, em outubro).

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Big Island é uma boa pedida o ano inteiro

A maior parte da ilha tem uma temperatura média que varia entre 23ºC e 29ºC. Em altitudes mais elevadas, costuma fazer mais frio durante à noite e até mesmo nevar no verão, como o caso do cume do vulcão Mauna Kea. Furacões e tempestades tropicais são eventos raros no Havaí, mas ainda é importante estar preparado para tempestades se você visitar durante a temporada de furacões, entre junho e novembro. Assim, considerando esses fatores, os melhores meses para visitar a ilha acabam sendo abril, maio, agosto, setembro e outubro.

EVENTOS EM BIG ISLAND AO LONGO DO ANO

  • Mitsubishi Electric Championship (janeiro): Torneio de golfe realizado em Hualalai.
  • Waimea Ocean Film Festival (janeiro): Mostra de vários filmes que destacam o estilo de vida do oceano e das ilhas do Havaí.
  • Merrie Monarch Festival (Páscoa): Um festival de uma semana com uma competição e shows de hula, uma feira de artes havaiana e um grande desfile pela cidade de Hilo.
  • Lei Day (maio): Comemorado em primeiro de maio, um festival acontece em Hilo oferecendo a confecção de lei (como é chamado o colar haviano), um concurso de lei, apresentações de hula e muito mais.
  • Ka’u Coffee Festival (maio): Festival de café com desfile, concursos de receitas, comida, artesanato e passeios por fazenda de café.
  • Big Island Chocolate Festival (maio): Festival inclui seminários, uma competição para estudantes chefs, uma degustação de grãos de cacau e muito mais.
  • King Kamehameha Day (junho): Uma celebração em homenagem ao primeiro rei do Havaí com eventos em ambos os lados da ilha.
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
À esquerda, o ‘Ahu’ena Heiau, na praia do Rei Kamehameha

  • Hawaii Volcanoes National Park Cultural Festival (junho): Evento gratuito no Parque Nacional dos Vulcões com artistas, comida, bebida e música.
  • Ironman Triathlon (outubro): Mais de 2 mil atletas participam dessa prova extenuante de triatlo para quem é ferro!
  • Kona Coffee Cultural Festival (novembro): Festival de Café Kona de 10 dias que inclui degustações, eventos culturais e histórias que ajudam a contar a história do café de Kona.
  • Kailua-Kona Christmas Parade (dezembro): Desfile de Natal que acontece na segunda semana de dezembro do lado oeste da ilha.

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM BIG ISLAND

Localizada no meio do Oceano Pacífico, chegar de Big Island só é possível de avião. Como a ilha é muito grande, dois aeroportos atendem as principais áreas da ilha na costa leste (Hilo International Airport, em Hilo) e na costa oeste (Kona International Airport, em Kailua-Kona). A partir do aeroporto, a forma mais conveniente para conhecer as atrações da ilha é através do aluguel de um carro. Alguns lugares da ilha precisam de um carro 4×4 (Waipio Valley e o vulcão Mauna Kea, por exemplo), mas são exceções. Como esses carros são mais caros, deixe para alugar no dia em que vai usar ou terá que deixá-los de fora do roteiro.

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Estátua “Hula Kahiko”, no Aeroporto de Kona

Caso você não dirija ou não queira dirigir, há também opções de excursões em que você será buscado no hotel onde estiver hospedado. Por isso, hospede-se em cidades maiores para ter essa facilidade. Abaixo, confira algumas opções de passeios e excursões.

LUAU EM BIG ISLAND

Uma parte importante da vida no Havaí é celebrar ocasiões especiais com a família e amigos em um luau, que consiste em uma grande celebração de comida, música e cultura (Leia mais: Como é um luau havaiano: mitos e dicas). Há uma variedade de locais que oferecem luau em Big Island, principalmente nas áreas de resort da Vila Histórica de Kailua e Keauhou em Kona e ao longo da costa de Kohala. Os locais se concentram do lado oeste da ilha, uma vez que é onde ocorre o pôr-do-sol e os preços ficam em torno de US$ 150 por pessoa. Um dos mais famosos é o Voyagers of the Pacific (veja site em português aqui ou clique na foto abaixo).

 Veja abaixo as principais opções:

NOME DO LUAU DIA DA SEMANA LOCAL
Feast & Fire Luau segunda e quinta Outrigger Kona Resort
Voyagers of the Pacific Lū‘au segunda, terça, quarta e sexta Royal Kona Resort
Island Breeze Luau – He ‘Ohana Kakou terça, quinta, domingo (e algumas quartas) Marriott King Kamehameha Kona Beach Hotel
Laniakea – An Umekes Lū‘au domingo Umekes Fish Market Bar & Grill
Waikoloa Beach Sunset Luau segunda e quarta Waikoloa Beach Marriott Resort & Spa
Hoʻomau – A Mai Grille Luau quarta Mai Grill no Waikoloa Beach Golf Course
Legends of Hawaii Luau terça, sexta, domingo (e alguns sábados e quintas) Hilton Waikoloa Village Resort
Hawai‘i Loa Lū‘au sábado Fairmont Orchid Resort
The Mauna Kea Lū‘au terça, sexta (e alguns domingos e quintas) Mauna Kea Beach Hotel

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Voyagers of the Pacific Lū‘au | Foto: GYG

ALGUNS DESTAQUES DE BIG ISLAND

Em seguida, confira algumas das belezas naturais mais estonteantes de Big Island separadas em 3 listas: cachoeiras; principais praias; parques nacionais e estaduais.

>> CACHOEIRAS EM BIG ISLAND

Uma ilha tropical recheada de natureza, áreas verdes lindas, águas cristalinas e, claro, cachoeiras de tirar o fôlego! Em seguida, conheça as principais quedas d’água existentes em Big Island. A localização delas pode ser vista no nosso mapa interativo.

  • Hiilawe Falls: É uma das mais altas cachoeiras do Havaí, com cerca de 442 metros. Caminhar até a cachoeira não é possível, pois a trilha atravessa propriedades privadas, mas é possível vê-la de muitos lugares em Waipiʻo Valley, caso você tenha alugado uma carro 4×4.
  • Kaluahine Falls: Um carro 4×4 pode levar você para a região de Waipiʻo Valley, onde fica essa cachoeira que só pode vista em dias chuvosos do oceano ou do vale. Você poderá ver vê-la do seu lado direito assim que chegar à praia (veja mais informações aqui). Caso não tenha um carro apropriado, pode participar de uma excursão guiada a Waipi’o Valley com busca no seu hotel.
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Waipi’o Black Sand Beach
  • Umauma Falls: Consiste em 3 cachoeiras próximas ao rio Umauma, na costa de Hamakua. Uma vez que fica localizada em um terreno privado, o acesso é pago e administrado pela Umauma Experience. Você também pode ver as cachoeiras como parte de um passeio de tirolesa. Veja mais informações neste link.
  • ‘Akaka Falls: Esta cachoeira de 135 metros de altura é a mais famosa de Big Island e fica dentro do ‘Akaka Falls State Park, que pode ser visitado pela ʻAkaka Falls Loop Trail, uma trilha de menos de 800 metros que leva os visitantes sobre caminhos pavimentados para curtir a paisagem. Leia mais: ‘Akaka Falls: Parque e linda cachoeira em Big Island, Havaí
'Akaka Falls: Parque e linda cachoeira em Big Island, Havaí
A bela ‘Akaka Falls
  • Kahūnā Falls: O ‘Akaka Falls State Park, mencionado anteriormente, também abriga Kahuna Falls, uma cachoeira com cerca de 120 metros que fica mais distante da trilha e vista parcialmente do mirante por conta do ângulo.
  • Rainbow Falls: Cachoeira de 24 metros que é conhecida pelos arco-íris formados a partir de sua névoa nas manhãs de sol, que fica dentro do Wailuku River State Park, pertinho da cidade de Hilo. O acesso é fácil, pois pode ser vista a poucos passos do estacionamento. Leia mais: Havaí: Parques Nacionais e Estaduais em Big Island
Havaí: Parques Nacionais e Estaduais em Big Island
Rainbow Falls no Wailuku River State Park
  • Pe’epe’e Falls: Localizada a cerca de 2,5km de Rainbow Falls, no rio Wailuku, no final da Wailuku Drive. Nadar neste local é muito perigoso e não recomendado. Vá somente se você tiver tempo sobrando e já tiver conhecido tanto ‘Akaka Falls quanto Rainbow Falls.
  • Waiale Falls: Cachoeira menos conhecida rio acima de Pe’epe’e Falls e da popular Rainbow Falls perto do centro de Hilo. A cachoeira consiste, na verdade, em duas camadas, com uma mais baixa que parece ter sido modificada pelo homem.
  • Kulaniapia Falls: É uma cachoeira localizada em uma propriedade privada que abriga o hotel ecológico e sustenstável The Inn at Kulaniapia Falls, que oferece excursões guiadas para a cachoeira.

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Kulaniapia Falls | Foto: divulgação

>> 30 PRINCIPAIS PRAIAS DE BIG ISLAND

Todas as praias do Havaí são públicas e não é preciso pagar nenhuma taxa para acessá-las. A única cobrança que você pode encontrar é de estacionamento em algumas cujo acesso é feito por dentro de resorts. Muitas das praias de Big Island são formadas por pedra e, por isso, as de areia são bastante disputadas pelos turistas e podem ficar mais cheias. Nós fizemos uma lista de 30 praias não só considerando suas belezas naturais, mas também a possibilidade de prática de mergulho e snorkeling (mergulho de superfície).

Leia mais: Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)

Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Águas cristalinas de Mauna Kea

>> 4 PARQUES NACIONAIS E 14 PARQUES ESTADUAIS

Para ajudar você a conhecer mais no detalhes áreas históricas e/ou preservadas em Big Island, criamos uma lista de todos os parques nacionais e estaduais existentes. Uma curiosidade é que Big Island é a ilha havaiana que abriga o maior número de parques nacionais do arquipélago. Além disso, dos 51 parques estaduais do Havaí, 14 ficam em Big Island. Os parques oferecem recreação ao ar livre, oportunidades culturais e variam de jardins paisagísticos com excelente infraestrutura a áreas naturais acidentadas com trilhas e instalações simples.

Leia mais: Havaí: Parques Nacionais e Estaduais em Big Island

Pu'uhonua O Hōnaunau: Parque histórico em Big Island, Havaí
Réplica de um antigo templo havaiano no Pu’uhonua O Hōnaunau National Historical Park

O QUE FAZER EM BIG ISLAND

Para ajudar a organizar a sua viagem, o mapa interativo abaixo traz todas as atrações citadas neste post, incluindo praias, cachoeiras, vulcões, fazendas de café, dicas de restaurantes, sugestões de luau e mais! Assim, ficará muito mais fácil você planejar uma viagem para Big Island incluindo aquilo que achar mais interessante conhecer.

Vale dizer que aqui colocamos muitas atrações existentes na ilha e, você, não necessariamente, conseguirá ver todas no mesmo dia. Por isso, a ideia é fazer uma sugestão de roteiro informando o que existe em cada uma das 6 áreas que separamos abaixo através de cores:

  • DIA 1: KAILUA-KONA & ARREDORES
  • DIA 2: CAPTAIN COOK & ARREDORES
  • DIA 3: PARQUE DOS VULCÕES & LITORAL SUL 
  • DIA 4: NOROESTE DE BIG ISLAND
  • DIA 5: VULCÃO MAUNA KEA & LITORAL NORTE
  • DIA 6: HILO & ARREDORES

Em seguida, confira em detalhes dicas de o que fazer em cada uma das áreas para cada dia de viagem. Quando mais tempo você tiver, melhor! Assim, poderá curtir mais tempo nas praias, conhecer mais tranquilamente algumas atrações e, claro, relaxar muito! Cada um dos dias sugeridos pode ser desmembrado em mais dias, caso você tenha disponibilidade.

DIA 1: KAILUA-KONA & ARREDORES

Localizada na costa oeste de Big Island, é Kailua-Kona a segunda maior cidade da ilha (cerca de 12 mil habitantes) e é o centro do comércio e da indústria do turismo nesta região. A cidade foi estabelecida pelo Rei Kamehameha I para ser sua sede de governo quando ele era chefe de Kona, antes de consolidar o governo do arquipélago em 1795 (a capital foi posteriormente transferida para Lāhainā, na ilha de Maui e, em seguida, para Honolulu, na ilha de Oahu, onde está até os dias atuais). Posteriormente, cidade mais tarde funcionou como um retiro da família real havaiana. Até o final dos anos 1900, Kailua-Kona era uma pequena vila de pescadores.

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Rua no centro de Kailua-Kona repleta de galerias de lojas e restaurantes

Isso mudou no final do século XX, quando a região passou por um boom imobiliário alimentado pelo turismo. Atualmente, a cidade é o local de início e do fim da prova de triatlon Ironman e sedia o Kona Coffee Cultural Festival. Caso você esteja hospedado na costa oeste de Big Island (veja opções de hospedagem), a sugestão é começar sua visita conhecendo o centro de Kailua (recheado de restaurantes e lojas), e conhecer algumas praias. Em algum dos dias do roteiro, procure encaixar visitar uma fazenda de Café Kona através de um tour guiado durante o dia e também um luau à noite.

1. CENTRO DE KAILUA-KONA

  • Kailua Bay: A cidade de Kailua-Kona foi construída ao redor da baía de Kailua. Ela fica ao lado da Kamakahonu Bay e é protegida por um cais. A praia é extremamente pequena, mas o local é ótimo para nadar. É daqui que o percurso de natação do Ironman tem início.
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Kailua Bay
  • Moku’aikaua Church: Esta igreja foi fundada em 1820 pelos primeiros missionários cristãos da América que receberam permissão para ensinar o cristianismo pelo rei Kamehameha II e pela rainha Ka’ahumanu. Após vários incêndios, a atual estrutura de pedra foi construída, entre 1835 e 1837, com pedras recicladas de um heiau (antigo templo havaiano). Seu interior é decorado com madeira Koa. A igreja continua em funcionamento até os dias atuais e ainda conta com alguns artefatos em exibição. (Endereço: 75-5713 Ali‘i Dr, Kailua-Kona, HI 96740)
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Moku’aikaua Church
  • Hulihe’e Palace: Este palácio é a antiga casa de veraneio da realeza havaiana. Ela funciona como um museu, exibindo diversos móveis e artefatos. O palácio foi originalmente construído com rocha de lava pelo governador de Big Island, durante o período em que o Havaí era um reinado. Posteriormente, foi vendido ao rei Kalākaua e à rainha Kapiʻolan que, em 1885, mandou reformá-lo para que tivesse uma aparência mais refinada. Em 1927, o palácio foi restaurado para ser transformado em um museu que pode ser visitado somente através de tours guiados previamente agendados. (Endereço: 75-5718 Ali’i Drive, Kailua-Kona, HI 96740 | Horários: de quarta a sábado de 13h às 16h | Entrada: US$ 22)
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Vista do Hulihe’e Palace
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Hulihe’e Palace
  • Kamakahonu Beach & Kamakahonu National Historic Landmark: Esta pequena praia de areia branca é uma excelente opção para snorkeling, caiaque e banho de sol. Protegida por rochas, ela fica entre o Kailua Pier e o Courtyard by Marriott King Kamehameha’s Kona Beach Hotel. Um dos destaques dessa praia é o ‘Ahu’ena Heiau, um  templo sagrado onde o rei Kamehameha I passou seus últimos sete anos (de 1812 a 1819) no poder antes de seu filho Liholiho sucedê-lo. O templo é dedicado a Lono, deus da pa, agricultura e prosperidade, onde os membros do conselho de Kamehameha se reuniam com ele para cerimônias e rituais. É considerado um dos locais históricos mais importantes do Havaí. O templo atual foi reconstruído na década de 1970. No saguão do hotel há alguns dos artefatos do antigo templo em exibição.
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
‘Ahu’ena Heiau faz parte do Kamakahonu National Historic Landmark

2. KALOKO-HONOKŌHAU NATIONAL HISTORICAL PARK

Pu’uhonua significa “local de refúgio”, um local para onde os havaianos que infringiram uma lei fugiram para evitar a punição. Os guerreiros que eram derrotados durante a batalha também buscaram refúgio neste local. O parque contém vários sítios arqueológicos: de plataformas de templos e viveiros reais de peixes ao “Hale o Keawe”, um templo havaiano reconstruído.

  • Endereço: Kaloko-Honokohau National Historical Park, 73-4786 Kanalani St., #14, Kailua-Kona, HI 96740
  • Horários: diariamente de 8h30 às 16h
  • Entrada: gratuita
Havaí: Parques Nacionais e Estaduais em Big Island
Kaloko-Honokōhau National Historical Park

3. AIOPIO BEACH (KONA DOG BEACH) & HONOKOHAU HARBOR

A praia de Aiopio faz parte do Kaloko-Honokohau National Historic Park, um parque que abriga um histórico sítio arqueológico ao norte do Porto de Honokohau. Ao redor da praia está a Ai’opio Fish Trap, um lago primitivo projetado para a captura de peixes. A praia é segura para nadar, mesmo para crianças pequenas que podem brincar nas piscinas das poças de maré. Os recifes estão espalhados por toda a área e, ocasionalmente, tartarugas nadam até a costa e se alimentam de algas marinhas. Se você entrar no parque pela entrada sul, perto do porto de Honokohau, encontrará a Aiopio Beach, boa para nadar. No entanto, há uma quebra de onda a cerca de 200 metros ao norte da entrada do Porto de Honokohau, caracterizando-se por ser uma área avançada de surf.

  • Endereço: 74-380 Kealakehe Pkwy, Kailua-Kona, HI 96740
  • Horários: diariamente de 8h30 às 16h30

4. ALA KAHAKAI NATIONAL HISTORIC TRAIL

A trilha histórica costeira pode ser acessada não oficialmente por meio de seções dentro dos quatro parques da Big Island mencionados acima. A parte da trilha administrada pelo governo do estado do Havaí, Na Ala Hele, está aberta para o uso público. Este trecho da trilha está localizado dentro do Pu’ukoholā Heiau National Historic Site e ‘Anaeho’omalu Bay, ao sul dos resorts de Waikoloa.

  • Endereço: 73-4786 Kanalani St #14, Kailua-Kona, HI 96740
  • Horários: A trilha não está aberta atualmente como uma trilha histórica nacional, embora algumas seções sejam acessíveis ao público sob a jurisdição do estado e do condado.
  • Entrada: gratuita

5. KEKAHA KAI STATE PARK

Este parque (anteriormente conhecido como Kona Coast State Park) abriga algumas das mais belas praias de Big Island: Mahai’ula Beach, Makalawena Beach e Manini’owali Beach (Kua Bay). São praias de areia branca com água azul-esverdeada e rodeadas por campos de lava muito escuros. Uma caminhada de 7,2 km na https://www.nps.gov/alka/index.htm leva à Baía de Kua.

  • Mahai’ula Beach: A praia de Mahaiula tem uma bela seção de areia branca no extremo norte, ótima para banho de sol e com espaço à sombra para piqueniques. Ao sul, a praia tem mais uma linha costeira de rocha de lava. A extremidade sul rochosa da praia oferece churrasqueiras e mesas de piquenique para desfrutar de uma refeição à beira-mar. Suas águas são incrivelmente límpidas, azul cintilante, ótima para nadar e excelente mergulho com snorkel. A entrada do oceano pela costa é bastante íngreme em alguns pontos, então esteja atento e proceda com cuidado ao nadar. Além disso, quando o vento aumenta, a água fica agitada e as ondas podem ficar agitadas rapidamente. O estacionamento enche rapidamente, especialmente no fim de semana.
  • Manini’owali Beach (Kua Bay): Esta é uma das poucas praias de areia branca e fina da Big Island. Águas cristalinas fazem dessa pequena praia um local um ótimo lugar para snorkeling e natação. A baía pode ter ondas altas no inverno, mas é ótima para mergulhar com águas calmas. Quase não há sombra na praia e o acesso é complicado, porque é preciso descer chega de 3 metros em rochas de lava para chegar até a areia. Pode haver um food truck no estacionamento, mas é melhor se garantir levando sua comida e água. Banheiros e chuveiros ficam na área do estacionamento e há uma estação de salva-vidas. É melhor visitá-la durante a semana, quando há menos turistas, e pela manhã, quando o sol estiver mais fraco. A praia é famosa por proporcionar um lindo pôr do sol.
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Águas cristalinas de Kua Bay
  • Makalawena Beach: Uma das mais belas praias de areia branca do Havaí, porém de acesso muito difícil. Quando as águas estão calmas, a natação, bodyboard e o snorkeling são excelentes nesta praia, que é rica em vida marinha. Como não há salva-vidas de plantão em Makalawena e a corrente pode ser forte, certifique-se de verificar as condições da água se planeja nadar e fique fora da água se as ondas estiverem agitadas. No lado da praia fica a lagoa Opae’ula, de 12 acres, reconhecida como um habitat para pássaros costeiros. Não há banheiros nesta praia ou quaisquer serviços nesta praia.
  • Endereço: HI-19, Kailua-Kona, HI 96740
  • Horários: diariamente de 8h às 18h45 (estrada que dá acesso à praia fecha às 19h)
  • Como chegar: veja detalhes de como chegar a cada uma das praias aqui
Havaí: Parques Nacionais e Estaduais em Big Island
Manini’owali Beach (Kua Bay), uma praia com toda a infraestrutura

6. KUKI’O BEACH & KIKA’UA POINT BEACH PARK

O acesso ao Kikaua Point Beach Park é feito através do Kukio Golf and Beach Club. Há uma curta caminhada por uma trilha pavimentada entre o estacionamento e a praia de Kika’ua. Ao final da trilha, você encontrará banheiros, chuveiros e água. Popular entre as famílias, esta praia é protegida que proporciona águas calmas e serenas. Localizada ao norte de Kika’ua Point Park, Kuki’o Beach uma longa praia de areia branca com muitas tartarugas verdes. Rochas de lava formam piscinas naturais onde é possível observar a vida marinha. Muitas rochas de lava acima e abaixo da água fazem com que não seja uma boa praia para nadar e recomenda-se o uso de sapatos especiais para não ferir os pés. Ela é acessada através do portão de entrada do sofisticado hotel Four Seasons Resort Hualalai. Não há muita sombra na praia, mas há uma área de coqueiros logo ao sul da praia principal em Kika’ua Point Beach Park.

  • Endereços: 
    • Kukio Golf and Beach Club: 87 Queen Ka’ahumanu Hwy, Kailua-Kona, HI 96740
    • Four Seasons Resort Hualalai: 72-100 Ka’upulehu Drive, Kailua-Kona, HI 96740
  • Horários: do nascer ao pôr do sol por dentro do Kukio Golf Resort ou Four Seasons Hualalai Resort

7. KĪHOLO STATE PARK RESERVE & KĪHOLO BAY

Com pouco mais de 3 km de extensão, esta é uma das maiores baías de Big Island. A maior parte da praia dessa bonita baía – que mistura água doce e salgada – é propriedade privada, mas há uma área de acesso público. Se a maré estiver baixa, a baía está repleta de piscinas naturais perfeitas para mergulho com snorkel. A terra ao redor da baía é flanqueada ao sul fluxos de lava do vulcão Hualālai (por volta de 1801) e do vulcão Mauna Loa (em 1859). A baía de Kīholo também abrigava o “Queen’s Bath”, uma grande poça de maré que foi formada por um tubo de lava destruído que se encheu de água doce de uma nascente natural próxima. No passado, apenas a realeza havaiana tinha permissão para entrar na água deste local, usado para banho e relaxamento. A piscina original foi destruída em 1987 por uma erupção vulcânica do Kilauea. A extremidade norte da baía abrange a Lagoa Wainanali’i (também conhecida como Lagoa Azul), muito frequentada por tartarugas marinhas. Elas são protegidas por lei e não devem ser incomodadas.

  • Endereço: 71-1890 Queen Ka’ahumanu Hwy, Kailua-Kona, HI 96740
  • Horários: no verão entre 7h e 19h | no inverno de 7h às 18h (portões são fechados toda noite)

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Kīholo State Park | Foto: site oficial

DIA 2: CAPTAIN COOK & ARREDORES

Esta região havaiana leva esse nome devido ao fato de ser aqui que o Havaí foi “descoberto”. Em 1778, a chegada do explorador britânico Capitão James Cook marcou o primeiro contato de um europeu com o Havaí. A maior parte da região de Captain Cook fica entre 250 metros e 600 metros de altitude, o que a torna ideal para o cultivo de café. Nesta área, ficam fazendas importantes como a Kona Coffee Living History Farm, uma das fazendas abertas à visitação através de tours guiados.

8. MAGIC SANDS BEACH PARK

Também conhecida como White Sands Beach Park, esta praia “mágica” tem esse nome devido à tendência de a praia “desaparecer” completamente durante a noite. Durante o inverno, as altas ondas fazem com que o oceano carregue areia, revelando rochas de lava escura embaixo. Quando a maré de inverno cessa, as correntes oceânicas movem lentamente a areia de volta para a costa. Embora isso possa levar vários meses, o fluxo recorrente da areia a mantém limpa. Por conta disso, nos meses de verão, as condições de natação costumam ser calmas, mas durante os meses de inverno, as condições do oceano podem com ondas altas e correntes fortes podem puxar os nadadores para o oceano ou derrubá-los nas rochas expostas. Salva-vidas disponíveis o dia todo.

  • Endereço: 77-648177 Alii Dr, Kailua-Kona, HI 96740
  • Horários: diariamente de 6h às 23h
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Magic Sands Beach Park | Foto: divulgação

9. KAHALU’U BEACH PARK

Kahalu’u fica em uma ampla baía que oferece um dos melhores lugares da ilha para mergulho e snorkeling, com águas azuis cristalinas, tartarugas marinhas, corais, uma grande variedade de peixes coloridos e vida marinha (tais como: polvos, ouriços do mar, enguias, entre outros). A Kahalu’u Bay tem uma história cultural importante para o Havaí, uma vez que estima-se que é povoada há mais de 500 anos, com registros de residências reais nos séculos 18 e 19 e vários heiaus (templos havaianos) na área. O heiau no lado norte da baía, o Kuʻemanu Heiau, ainda é um templo muito popular.

Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Um dos melhores locais para snorkel de Big Island

O lado sul da Baía de Kahaluʻu é o ponto de acesso para entrar na água para mergulho com snorkel. Tome cuidado, pois você precisará passar por algumas rochas de lava, que podem ser escorregadias e incômodas para os pés. Uma dica é usar calçados especiais com solas emborrachadas ou de neoprene. Do outro lado das rochas, fica uma área de fundo de areia que é rasa o suficiente para ficar em pé e colocar o equipamento de mergulho. Ao sair da água, use este mesmo caminho. Se você nada bem, vá mais para o meio da baía, onde algumas das maiores áreas de coral podem ser encontradas. Dica: tome cuidado com a proximidade com os corais, pois as águas são rasas e é preciso tomar cuidado para não acabar batendo nos corais e se machucando. Caso precise, você pode alugar equipamento de snorkel ou até mesmo de surf. Uma dica importante é usar filtro solar que não seja nocivo para os corais. Confira mais informações aqui.

Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Corais e peixes coloridos no Kahalu’u Beach Park
  • Endereço:  78-6710 Alii Dr., Kailua-Kona, HI 96739
  • Horários: diariamente de 6h às 23h
  • Acesso: A praia fica a 8 km ao sul de Kailua-Kona e o estacionamento é gratuito. Para mergulho com snorkel, o melhor lugar para estacionar é no estacionamento na parte sul da baía, próximo aos banheiros. Para surfar, o estacionamento mais adequado é no extremo norte da baía. Se ambos estiverem lotados, há um outro estacionamento em frente, na Makolea St.
  • Destaques: recifes de corais, pedras vulcânicas, bom para snorkeling, área de surf, banheiros, chuveiros, salva-vidas, áreas de piquenique (inclusive um pavilhão coberto), food truck com comidas americanas típicas e que oferece aluguel de guarda-volumes até as 15h30, ambiente familiar, tartarugas marinhas
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Estrutura do local conta com salva-vidas, banheiros e chuveiros
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Ao norte, fica a área de surf

10. JARDINS BOTÂNICOS

  • Sadie Seymour Botanical Gardens and the Kona Educational Center: Os jardins apresentam plantas cultivadas no Havaí, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, Indo-Ásia, África e Amércia Central. O terreno também contém um sítio arqueológico chamado Heiau, Kealakowa’a Heiau, que também contém uma plataforma cerimonial, um templo astrológico, a fundação da casa de um sacerdote e a fundação de uma casa de reunião.(Endereço: 76-6280 Kuakini Hwy, Kailua-Kona, HI 96740 | Endereço: de segunda a sexta de 9h às 16h | Entrada: gratuita)
  • Amy B.H. Greenwell Ethnobotanical Garden: Fundado em 1974, esta atração sem fins lucrativos abriga mais de 200 espécies de plantas locais antes da chegada do Capitão James Cook ao Havaí. A paisagem do jardim inclui quatro zonas ecológicas: costeira, bosques de vegetação seca, agrícola e planaltos. (Endereço: 82-6160 Hawaiʻi Belt Rd, Captain Cook, HI 96704 | Horários: sábado de 9h às 12h30, domingo de 9h às 14h | Entrada: gratuita)

12. KEALAKEKUA BAY STATE HISTORICAL PARK & MANINI BEACH

A baía de Kealakekua é um santuário marinho subaquático que abriga uma rica vida marinha, peixes coloridos, tartarugas marinhas e até mesmo golfinhos-roteadores. A baía é conhecida como “Capitão Cook”, uma vez que foi ali que o explorador britânico “descobriu” as ilhas do Havaí em 14 de fevereiro de 1779. Existem duas pequenas praias na costa leste da Kealakekua Bay: uma pequena praia rochosa no Kealakekua Bay State Historical Park e a Manini Beach, 400 metros ao sul. A praia de Manini tem um pouco de areia e um gramado gostoso para ver o pôr do sol, mas não é um lugar muito bom para nadar. A Kealakekua Bay é uma ótima opção para snorkeling.

Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Monumento do Capitão Cook | Foto: divulgação

É possível chegar até o monumento em homenagem ao Capitão Cook através de uma trilha relativamente difícil de 6 km (ida e volta), através de caiaque (em torno de 20 minutos, mas é preciso ter uma licença – empresas licenciadas: Adventures in Paradise, Aloha Kayak e Kona Boys) ou através de um passeio de barco para praticar snorkeling. O melhor local para mergulho é justamente no lado oposto da área de estacionamento da baía, perto do monumento do capitão Cook.

  • Endereço: Captain Cook, HI 96704
  • Horários: diariamente do nascer ao pôr do sol
  • Acesso: A praia fica a cerca de 21 km ao sul de Kailua-Kona, dirigindo pela Highway 11 e, seguindo pela Nāpōʻopoʻo Road até o fim e estará de frente para o Nāpō’opo’o Pier. Pode pegar à direita Puuhonua Rd sentido Kealakekua Bay Boat Ramp onde ficam banheiros públicos, totens informativos e acesso ao Kealakekua Bay State Historical Park ou seguir a esquerda e pegar a Manini Beach Road para ir até a Manini Beach.
  • Destaques: snorkeling, pavilhão para piquenique, banheiros, água, águas cristalinas, rochas vulcânicas, passeios de barco e caiaque
Havaí: Parques Nacionais e Estaduais em Big Island
Kealakekua Bay

13. PU’UHONUA O HŌNAUNAU NATIONAL HISTORICAL PARK & HONAUNAU BAY

Localizado a oeste de Big Island, o Puʻuhonua o Hōnaunau National Historical Park, um parque histórico de 420 acres que preserva o local onde, até o início do século XIX, os havaianos que violassem um kapu (uma das antigas leis) ou guerreiros derrotados podiam evitar a morte certa fugindo para este refúgio ou pu’uhonua, na língua haviana. A área próxima à Grande Muralha, que envolve o puʻuhonua, foi o lar de várias gerações de chefes poderosos. Fundado em 1955, o parque abriga um complexo de sítios arqueológicos e várias estruturas de palha reconstruídas, como o belo templo Hale o Keaawe, um mausoléu real.

  • Endereço: State Hwy 160, Hōnaunau, HI 96726
  • Horários:
    • Parque: diariamente de 8h15 ao pôr do sol
    • Visitor Center: de 8h30 às 16h30
  • Entrada: US$ 20 carro | US$ 10 pedestres ou ciclistas | US$ 15 motos | gratuita com o passe anual dos parques nacionais americanos | tickets têm validade de 7 dias

Leia mais: Pu’uhonua O Hōnaunau: Parque histórico em Big Island, Havaí

Havaí: Parques Nacionais e Estaduais em Big Island
Hale o Keawe no Pu’uhonua O Hōnaunau National Historical Park
Pu'uhonua O Hōnaunau: Parque histórico em Big Island, Havaí
Figuras de madeira no Hale o Keawe no Pu’uhonua O Hōnaunau National Historical Park

14. HO’OKENA BEACH PARK & KAUHAKŌ BAY

Localizado ao sul de Kailua-Kona, o Ho’okena Beach Park é o local histórico de uma das últimas vilas havaianas de pesca com canoa no Havaí. O local tem uma rica história cultural e vestígios de seu antigo cais comercial de navios a vapor. Situada no extremo norte da Baía de Kauhako, a Praia de Ho’okena é cercada por falésias. A praia é uma mistura exótica de uma grande variedade de corais e areia fina e cinza escura. Dependendo da época do ano, o oceano é plácido e as águas límpidas e azuis revelam paisagens subaquáticas espetaculares e uma variedade colorida de peixes.

Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Chegando a Ho‘okena Beach Park

É considerada uma das melhores praias da ilha para acampar, nadar, mergulhar com snorkel e bodyboard. O pôr do sol é incrível e o nascer do sol acima do pali (falésias) é de tirar o fôlego. Snorkeling é melhor em ambas as extremidades da praia e é melhor para nadar no final sul da praia, onde tem mais areia.

  • Endereço: 86-4322 Mamalahoa Hwy, Captain Cook, HI 96704
  • Horários: diariamente de 7h às 19h

Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Ho‘okena Beach Park é uma praia de areia escura e águas transparentes

DIA 3: PARQUE DOS VULCÕES & LITORAL SUL

Nesse terceiro dia, uma boa pedida é visitar o sul da ilha, onde fica Ka Lae, conhecido como o ponto mais ao sul dos Estados Unidos. Neste dia, vale a pena incluir um passeio mais demorado pelo imperdível Parque Nacional dos Vulcões, principalmente se o vulcão Kīlauea estiver em atividade. (Outra sugestão para conhecer o Parque dos Vulcões é aproveitar o dia que você visitará Hilo “Dia 6” do roteiro). O parque também tem uma unidade mais ao sul, conhecida como Kahuku Unit, mais próxima do vulcão Mauna Loa, que é uma boa pedida para fazer trilhas.

15. MANUKĀ STATE WAYSIDE

Este parque oferece uma parada para descanso com a oportunidade de fazer um piquenique entre uma coleção de árvores nativas. Também abriga um arboreto, uma espécie de jardim botânico de árvores. Aproveite para fazer uma caminhada de 3 km pela natureza da Manukā Natural Area Reserve, através da Manukā Nature Trail. Ela passa por uma floresta de plantas e animais nativos do Havaí, oferecendo uma experiência na história natural do Havaí com fluxos de lava de diferentes idades, uma cratera, locais culturais e espécies de plantas e animais nativas e não nativas. A trilha leva de 2 a 3 horas para ser completada.

  • Endereço: Ocean View, HI 96737
  • Horários: atualmente fechado
  • Entrada: gratuita

16. KULA KAI CAVERNS

As Cavernas Kula Kai são cavernas de lava e sistemas de tubos de lava centenários usados por tribos nativas para abrigo e coleta de água. Através do passeio guiado subterrâneo pelas cavernas, é possível observar tubos de lava de mil anos, que foram utilizados pelos havaianos como cavernas para coleta de água e abrigo do sol, vento e chuva. Há vários tipos de tour disponíveis:

  • Lighted Trail Tour: Caminhada fácil em uma trilha iluminada com informações históricas, arqueológicas, geológicas para admirar a beleza dos tubos de lava. Preço: US$ 28
  • The Crawl: Esse tour é uma extensão do anterior, onde os visitantes são equipados com capacetes, luzes, joelheiras e luvas para poder rastejar por túneis estreitos e bolas de lava. Preço: US$ 60
  • The “Two Hour Tour”: Esse passeio é uma jornada geológica através de um labirinto de belezas naturais. O passeio inclui caminhar por uma trilha iluminada utilizando capacetes, luzes, joelheiras e luvas. Preço: US$ 95
  • Archeological Tour: Nesse tour, é possível conhecer de forma mais detalhada a geologia da caverna, bem como ter uma introdução ao uso da caverna para recursos de água e abrigo. Muitos degraus estão envolvidos neste passeio. Nenhum equipamento é necessário para este passeio de trilha iluminada. Preço: US$ 34
  • Endereço: 92-8864 Lauhala Dr, Ocean View, HI 96704
  • Horários: tours somente com reserva
  • Tours: a partir de US$ 28
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Kula Kai Caverns | Foto: divulgação

17. KA LAE

Nesta parte da ilha fica Kalae (ou Ka Lae), conhecido como o ponto mais ao sul não só do Havaí como dos Estados Unidos. A área também é conhecida por suas fortes correntes oceânicas e ventos e abriga um parque eólico. Ka Lae é o local de um dos primeiros assentamentos havaianos e tem um dos mais longos registros arqueológicos das ilhas. Acredita-se que foi aqui que os polinésios desembarcaram pela primeira vez, porque a Big Island é a mais próxima das ilhas havaianas do Taiti. Ruínas de um antigo templo havaiano (heiau) e um santuário de pesca podem ser encontradas aqui. Neste local também fica um farol conhecido como Ka Lae Lighthouse.

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Ka Lae Lighthouse | Foto: lighthousefriends.com

18. PAPAKŌLEA GREEN SAND BEACH

Esta é uma das 4 praias de areia verde do mundo (as outras 3 estão na Noruega, nas Ilhas Galápagos e no território americano de Guam). Localizado na Mahana Bay, suas areias verdes são circundadas por Puu Mahana, um cone de cinzas formado há mais de 49 mil anos associado à erupção do vulcão Mauna Loa. A coloração distintiva de Papakōlea é de olivina, um mineral comum que se cristaliza a partir do magma rico em magnésio e com baixo teor de sílica durante o processo de resfriamento. O acesso é feito por uma trilha (veja mais informações abaixo). A área da praia é muito íngreme, por isso utilize a trilha existente para descer. As águas são fortes nesta região, portanto, nadar pode ser perigoso.

Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Papakolea Green Sand Beach | Foto: bigislandguide.com

A praia de areia verde fica localizada a mais de 100 km ao sul de Kailua-Kona. Muitas pessoas não sabem, mas ir de carro até a Papakōlea Green Sand Beach é ilegal, seja com o seu carro alugado, seja com um dos jipes de moradores locais que abordam os turistas ao estacionar e cobram até US$ 20 por pessoa para levá-las pelos 4 km que as separam da praia. O único meio legal de chegar até a praia é fazendo a caminhada de quase 4,5 km (para ir e mais 4,5 km para voltar) debaixo de sol, vento e em um terreno irregular. Veja informações detalhadas sobre como chegar ao local aqui.

  • Endereço: South Point Road, Naalehu, HI 96772
  • Horários: diariamente do nascer ao pôr do sol

19. WHITTINGTON BEACH PARK

Whittington Beach Park é uma praia na Honuapo Bay frequentada por muitas famílias durante os fins de semana. A praia conta com uma boa infraestrutura com banheiros, muitas vagas de estacionamento, mesas de piquenique e chuveiros. A área é frequentemente visitada por tartarugas marinhas verdes do Havaí, sendo conhecida como “enseada das tartarugas”. A maior parte da costa do parque é perigosa para nadar devido à maré forte, no entanto, as poças de maré oferecem uma ótima alternativa para nadar.

  • Endereço: HI-11, Naalehu, HI 96772
  • Horários: diariamente de 7h às 19h

20. PUNALU’U BEACH

Punalu’u Black Sand Beach é a mais famosa praia de areia preta de Big Island não só por sua incrível areia preta de origem vulcânica com pequenos fragmento de lava, como também pelo fato de ser um habitat de tartarugas-de-pente, uma espécie de tartaruga marinha ameaçada de extinção. Ela é uma extensa praia de areia preta de fácil acesso, sendo um ótimo lugar para dar um mergulho rápido, praticar snorkeling, caminhar pela praia ou fazer um piquenique. A praia conta com coqueiros e palmeiras muito convidativas.

Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Areias pretas da Punaluʻu Beach

A areia foi formada pelo rápido resfriamento da lava basáltica que atingiu a água do oceano e se estilhaçou em pequenos fragmentos. Por ter origem vulcânica, a areia pode ficar muito quente com o sol. O local mais fácil para entrar na água é a partir da rampa para pequenos barcos à esquerda (de frente para a água) da praia, embora nem sempre as condições para nadar sejam boas. Existem nascentes subaquáticas de água doce na baía de Punalu’u.

Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Punaluʻu Beach

A água dessas fontes é mais fria do que a água do mar e se acumula na água salgada porque a água salgada é mais densa do que a água doce. Isso às vezes pode dar a estranha sensação de nadar em água com duas temperaturas ao mesmo tempo. A visibilidade na água no parque da praia de Punaluʻu é moderada. Entrar na água na área da praia principal não é muito fácil devido às muitas rochas vulcânicas.

  • Endereço: Punaluu Beach, HI 96717
  • Horários: diariamente do nascer ao pôr do sol
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Rochas vulcânicas da praia

21. HAWAI’I VOLCANOS NATIONAL PARK & KAHUKU UNIT

O Parque Nacional dos Vulcões no Havaí, fundado em 1916 fica localizado no sudoeste de Big Island. Abrangendo 323.431 acres, o parque abriga dos dois vulcões ativos da Big Island: o Kīlauea e o Mauna Loa. Entre os principais destaques do parque estão paisagens vulcânicas dignas de filme, flora e fauna raras e uma visão cultural havaiana, que considera os vulcões divindades. Desde 1987, o Parque Nacionais dos Vulcões é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Kahuku Unit é uma unidade do Parque Nacional dos Vulcões mais distante das principais atrações (cerca de 1 hora a oeste do Kīlauea Visitor Center), no antigo Kahuku Ranch, que já foi uma das maiores fazendas de gado do Havaí. Aberta ao público em 2003 após ser comprada para fazer parte do parque nacional, esta área ainda é pouco explorada, embora seja possível ver vestígios de florestas de Ohi’a lehua (uma espécie de árvore de folhas perenes); espécies únicas de plantas e animais; e fluxos de lava históricos da erupção de 1868.

  • Endereço: Hawaii Volcanoes National Park, HI 96718
  • Horários:
    • Parque: aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana
    • Park District – Kahuku Unit: por conta da pandemia, aberto somente de quinta a domingo de 9h às 16h
    •  Kīlauea Visitor Center e Volcano Art Center Gallery: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: US$ 30 carro | US$ 15 pedestres ou ciclistas | US$ 25 motos | gratuita com o passe anual dos parques nacionais americanos | tickets têm validade de 7 dias

Leia mais: Havaí: Parque Nacional dos Vulcões em Big Island

Havaí: Parque Nacional dos Vulcões em Big Island
Vista da cratera do vulcão Kīlauea

DIA 4: NOROESTE DE BIG ISLAND

No litoral noroeste, na região de Waikoloa Village e Waimea, ficam localizados os principais (e mais sofisticados) resorts de Big Island. Algumas das praias mais bonitas da ilha ficam nesta região, incluindo a nossa favoritaça Kaunaʻoa (Mauna Kea) Beach. Embora todas as praias do Havaí sejam públicas, algumas delas precisam ser acessadas por dentro dos resorts e possuem vagas de estacionamento limitadas. Outras contam com estacionamento pago através de máquinas de autoatendimento que aceitam somente cartão de crédito como forma de pagamento.

22. ʻANAEHO’OMALU BEACH

Também conhecida como “A Bay”, essa praia de areia em formato de meia-lua é protegida por recifes que fazem com que as águas claras se tornem mais calmas. É, sem dúvida, uma das praias mais bonitas da região! Desta forma, ela é uma boa pedida para famílias para nadar e brincar na água. A Bay é uma praia belíssima, decorada por palmeiras, famosa por seu pôr do sol belíssimo e fica em frente ao Waikoloa Beach Marriott Resort. Esta praia não é a melhor para praticar mergulho com cilindro e snorkeling, pois a água costuma ser turva, o que torna a visibilidade subaquática ruim. O lado direito (norte) da baía tem em geral condições mais claras, então dirija-se para lá se esse for seu objetivo. Peixes coloridos e tartarugas marinhas são frequentemente vistos na baía. Você pode alugar equipamentos variados para se divertir na água (caiaques, canoas, paddle boards, entre outros), além de passeios de barco.

Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Vista de ʻAnaehoʻomalu Bay Beach

Os lagos de peixes históricos ao lado da baía são uma parte interessante da história da área e são ótimos para explorar. Existem vários pontos históricos e placas para verificar ao longo da passarela. Os dois antigos viveiros de peixes havaianos são chamados de Ku’uali’i e Kahapapa. Os lagos eram usados exclusivamente pela realeza havaiana para criar tainha e outros peixes pequenos, daí o nome, Anaeho’omalu, que se traduz em “tainha restrita” no havaiano. Não é permitido nadar ou pescar nas lagoas. Em março de 2011, a baía de Anaeho’omalu foi danificada por uma onda de tsunami causada pelo devastador terremoto no Japão. O tsunami literalmente cortou a baía de Anaeho’omalu em dois pedaços e quebrou a parede do antigo viveiro de peixes Ku’uali’i.

  • Endereço: 69-275 Waikoloa Beach Dr, Waikoloa Village, HI 96738
  • Horários: diariamente de 7h às 20h (procure chegar bem cedo e procurar uma sombra, pois o sol fica muito forte ao meio-dia e a praia costuma a ficar bem cheia aos fins de semana)
ʻAnaehoʻomalu Bay Beach
Estreita faixa de areia que entre o oceano (à esquerda) e lagoa (à direita)

23. PETROGLIFOS

Há 3 lugares princi[ais em Big Island onde é possível ver antigos petroglifos antigos, gravuras em rocha de lava. Dois deles ficam nesta área e um terceiro (Pu’u Loa Petroglyphs) fica dentro do Parque Nacional dos Vulcões. Embora os verdadeiros significados das pinturas rupestres sejam desconhecidos, acredita-se que essas esculturas são registros de nascimentos e outros eventos significativos na vida das pessoas que viveram na ilha do Havaí há muito tempo.

  • Waikōloa Petroglyph Reserve: Waikoloa Petroglyph Field é um dos locais de petróglifos mais bem preservados de Big Island. Os petróglifos estão localizados a cerca de 400 metros ao norte do Waikoloa Kings Shops, localizado na trilha de caminhada que vai ao norte e ao sul de Waikoloa por quilômetros. Nesta área, campos de petróglifos de Puako apresentam esculturas de humanos, canoas e tartarugas, entre outras formas.  Os petróglifos ao redor da trilha estão espalhados como grafite em todos os lugares que você olha. Há figuras de humanos, pássaros, canoas, além de vários desenhos com pontos e linhas. (Endereço: Waikoloa Village, HI 96738)
  • Puakō Petroglyph Park: Essa reserva arqueológica que abrange 223 acres possui mais de 3 mil gravuras em rocha, esculturas em rocha de lava gravadas em pedra, que datam de 1200 d.C. Cuidado porque o local não é pavimentado e atravessa uma floresta kiawe com espinhos no chão. (Endereço: 1 N Kaniku Dr, Waimea, HI 96743 | Horários: diariamente de 6h30 às 18h30)
Havaí: Parque Nacional dos Vulcões em Big Island
Petroglifos | Foto: site oficial Parque Nacional dos Vulcões

24. PRAIAS

  • Waialea Beach | Beach 69: Esta praia é uma das melhores opções para snorkeling na ilha, principalmente pela manhã, já que Wailea Bay é parte de uma área de conservação, com uma ampla diversidade de vida marinha. Os melhores recifes estão no lado sul da baía, mas também há muitos corais ao redor das grandes rochas que se erguem da água dentro da baía. Durante o inverno, ondas fortes dificultam a natação, mas baleias jubarte e golfinhos costumam aparecer na baía. (Endereço: Beach 69, Old Puako Rd, Waimea, HI 96743 | Horários: diariamente de 7h às 20h | Entrada: há uma taxa de estacionamento de US$ 10 por carro + US$ 5 por pessoa – somente com cartão de crédito)
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Visual de Waialea Bay
  • Hāpuna Beach State Park: Esta praia com cerca de 800 metros de comprimento é cercada por árvores, com águas cristalinas e areias brancas, está sempre listada entre as melhores praias do Havaí e do mundo. A praia é ótima para nadar e surfar nos meses de inverno, quando as ondas ficam mais altas. Também é possível fazer mergulho com snorkel nas duas pontas da praia. Procure ir cedo para encontrar uma vaga de estacionamento e um lugar com sombra, pois a praia costuma ficar bem cheia rapidamente aos fins de semana. De dezembro a abril, é até possível ver baleias à distância nesta praia. (Endereço: Old Puako Rd, Waimea, HI 96743 | Horários: diariamente de 7h às 20h | Há uma taxa de estacionamento de US$ 10 e uma taxa de entrada de US$ 5 por pessoa (somente com cartão de crédito)
Havaí: Parques Nacionais e Estaduais em Big Island
Areias brancas de Hapuna Beach State Park
  • Kaunaʻoa (Mauna Kea) Beach: Considerada uma das melhores praias da Big Island (e a nossa favorita!), esta praia de cerca de 400 metros, águas turquesas tranquilas, areia fina e branca é cercada por palmeiras. É uma ótima opção para snorkeling, nas extremidades da praia. No inverno, as ondas costumam a ficar mais fortes, portanto, cuidado ao nadar no local. Durante o período da noite, muitos barcos oferecem serviço para ver arraias-manta! O hotel acende holofotes sobre a água depois que o sol se põe. Essas luzes atraem o plâncton, que por sua vez atrai as raias manta. (Endereço: 62-100 Mauna Kea Beach Dr, Waimea, HI 96743 | Entrada: O acesso é feito pelo Mauna Kea Beach Hotel. Chegue antes de 9h porque o estacionamento gratuito para visitantes é pequeno. Há também o serviço valet (US$ 40 por carro).
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Areias brancas e águas cristalinas de Mauna Kea
  • Samuel M Spencer Beach Park: Esta praia de areia branca e fofa é um destino incrível para famílias, sendo ótimo para fazer piqueniques, já que conta com toda uma infraestrutura bem bacana. As águas rasas e calmas (devido a um recife ao longo da costa) são uma boa pedida para crianças brincarem. No extremo sul da praia, há uma trilha de caminhada de cerca de 15 minutos que leva a outra pequena e ótima praia, a Mau’umae Beach. (Endereço: 62-3461 Kawaihae Rd, Waimea, HI 96743 | Horários: diariamente de 6h às 21h)
  • Māhukona Beach Park: Apesar do nome, o local não é bem uma praia, mas sim um porto abandonado administrado pela Kohala Sugar Company (o porto foi fechado em 1956). As águas calmas e claras fazem de Mahukona um local popular para mergulho com snorkel e scuba diving. Aqui é possível ver equipamentos antigos de usinas de açúcar, além de algumas embarcações naufragadas. Uma curiosidade é que, em dias de tempo aberto e sem nuvens, é possível avistar a ilha de Maui a partir deste local. (Endereço: Waimea, HI 96743 | Horários: diariamente de 6h às 22h)
  • Kapa’a Beach Park: Esta praia é uma boa opção para quem quer ter uma experiência mais intimista, longe das muvucas das praias mais famosas e não se importa com uma praia rochosa, sem areia. Como o litoral é rochoso, não é uma boa opção para nadar, embora possa ser interessante para mergulho e snorkeling na parte norte da praia. A água é extremamente cristalina quando o oceano está calmo e, embora não haja nenhum recife de coral, há muitos peixes coloridos. Em dias de vento a praia é frequentada por kitesurfistas.

25. PU’UKOHOLA HEAIU NATIONAL HISTORIC SITE

Este sítio histórico fica localizado a noroeste de Big Island e preserva ruínas do último grande heiau (templo havaiano) e outros locais históricos. Heiau eram locais sagrados de adoração para os nativos havaianos e o enorme templo de pedra, Puukohola Heiau, foi um local construído sem uso de argamassa para cumprir uma profecia histórica. Acredita-se que seja uma das últimas estruturas sagradas construídas nas ilhas havaianas antes da influência ocidental. Um novo centro de visitantes apresenta vídeos, exposições e um pequeno museu. A partir deste local, tem início uma trilha interpretativa que leva até Puʻukoholā. A entrada do público não é permitida, pois acredita-se que ainda haja ossos enterrados no local. Logo ao largo da costa fica Hale o Kapuni, uma estrutura subaquática dedicada aos tubarões. Puukohola, que significa “colina da baleia” em havaiano, também é um local para observar as baleias jubarte durante os meses de inverno e primavera.

  • Endereço: 62-3601 Kawaihae Rd, Waimea, HI 96743
  • Horários: diariamente de 7h30 às 17h (varia de acordo com a época do ano)
  • Entrada: gratuita
Havaí: Parques Nacionais e Estaduais em Big Island
Pu’ukohola Heiau National Historic Site | Foto: site oficial

26. LAPAKAHI STATE HISTORICAL PARK

O parque abriga restos parcialmente restaurados de um antigo assentamento costeiro que pode ser explorado como parte da Lapakahi Village Interpretive Trail, uma trilha interpretativa de 1,7 km. O parque é um local de conservação de vida marinha, com corais e peixes coloridos, proporcionando uma excelente opção para snorkel. Este também é um ótimo lugar para ver as baleias durante a temporada de baleias (de novembro a maio).

  • Endereço: HI-270, Waimea, HI 96743
  • Horários: diariamente de 8h às 16h
  • Entrada: gratuita
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Lapakahi State Historical Park | Foto: site oficial

27. KOHALA HISTORICAL SITES STATE MONUMENT

Este é o local de nascimento do maior rei que o Havaí já conheceu: Kamehameha I. O parque é um marco histórico nacional que também inclui Mo’okini Heiau, um dos templos de culto mais antigos e sagrados das ilhas havaianas. A tradição diz que um templo foi construído pela primeira vez na ponta norte da Ilha do Havaí, em algum momento do século V. O templo atual foi construído entre os séculos XIII e XIV por Pa’ao, um sacerdote lendário do Taiti ou de Samoa que parece ter introduzido os havaianos ao sacrifício humano, o heiau murado, e vários tipos de kapu (sistema de leis religiosas, políticas e sociais que governam todos os aspectos da vida diária).

  • Endereço: 2000 96740, 71-2000 Queen Ka’ahumanu Hwy, Kailua-Kona, HI 96740
  • Horários: diariamente de 7h às 18h45
  • Entrada: gratuita
Havaí: Parques Nacionais e Estaduais em Big Island
Kohala Historical Sites State Monument | Foto: site oficial

28. ESTÁTUA DO REI KAMEHAMEHA

A importância do Rei Kamehameha I é gigantesca para a história do Havaí. Foi ele que uniu as ilhas havaianas em um reino real em 1810, após anos de conflito. Atualmente, quatro estátuas encomendadas estão em homenagem ao rei Kamehameha I, o primeiro rei do Havaí. A que está instalada em Big Island foi produzida em 1880 e instalada desde 1883 em frente ao antigo tribunal do país na cidade de Kapa’au, no norte da ilha. A estátua foi feita de latão fundido e, posteriormente, passou a ser pintada com cores vivas. A ideia inicial era que fosse construída para comemorar o centenário da chegada do Capitão Cook às ilhas havaianas e para ficar em frente ao prédio do governo Ali’iōlani Hale em Honolulu. No entanto, acabou sendo colocada em Kapa’au, perto local de nascimento de Kamehameha I.

  • Endereço: Akoni Pule Hwy, Kapaau, HI 96755
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Estátua do Rei Kamehameha I

29. POLOLŪ BEACH & POLOLŪ VALLEY LOOKOUT

Bem ao norte da ilha fica Pololū Beach, uma praia de areia escura escondida em uma bacia esculpida e decorada com cachoeiras e vistas incríveis! O local foi cenário do filme “Mundo Perdido: Jurassic Park” (1997), também conhecido como Jurassic Park 3. A praia fica no Pololū Valley, o vale mais ao norte de Big Island, localizado ao longo do extinto vulcão Kohala, o mais dos cinco vulcões de Big Island. Este antigo vulcão em escudo, cortado por vários desfiladeiros profundos após milhares de anos de erosão, tem um ecossistema e uma topografia radicalmente diferentes de qualquer outro lugar da ilha. A praia consiste em uma mistura de grandes pedras de rocha de lava e areia preta. O riacho Pololū percorre toda a extensão do fundo do vale e deságua no oceano. Não é recomendado nadar ou surfar neste local devido às fortes correntes marítimas e ondas traiçoeiras.

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Pololū Beach | Foto: divulgação

Para chegar à praia, é preciso caminhar por cerca de 400 metros (em torno de 25 minutos) pela Pololū Trail. Este trajeto exigirá bastante esforço e a trilha pode ser escorregadia após chuvas. Esteja preparando para uma descida íngrime e uma subida difícil. Há uma pequena área de estacionamento com algumas vagas no mirante do Pololū Valley, localizado no final da Highway 270. O melhor horário para visitar a região é logo pela manhã (uma boa pedida para ver o sol nascer).

  • Endereço: Pololū Beach, Hawaii 96755
  • Horários: diariamente do nascer ao pôr do sol

DIA 5: VULCÃO MAUNA KEA & LITORAL NORTE

Hoje é dia de visitar o litoral norte de Big Island, uma área belíssima, repleta muito verde, cachoeiras e florestas tropicais. Há opções incríveis para quem está procurando atividades que entrem mais em contato com a natureza e para os amantes de atividades ao ar livre. Você pode aproveitar o dia para incluir a visita ao topo do vulcão Mauna Kea (caso esteja com um veículo 4×4, ou fazer um tour guiado que leva até o topo do vulcão) que abriga uma série de observatórios e proporciona um pôr-do-sol incrível do lugar mais alto da ilha.

30. WAIPI’O VALLEY & WAIPI’O BLACK SAND BEACH

O mais belo vale criado na área do extinto vulcão Kohala é Waipi’o Valley, que significa “a terra das águas curvas”, em homenagem aos riachos que correm pela área. A região tem uma natureza exuberante, vegetação tropical e campos de taro (um tipo de raiz parecida com inhame). No passado, foi o lar de antigos reis havaianos e era uma vez densamente povoado. O vale fica cercado por penhascos de quase 800 metros de altura e abriga a estrada mais íngreme dos Estados Unidos. Por este motivo, somente veículos com tração nas 4 rodas conseguem passar por aqui (caso não alugue um veículo deste tipo, pode fazer um tour guiado que buscará você no seu hotel).

Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Waipio Valley Lookout

A bela praia de areia é cortada ao meio pelo riacho Wailoa e possui ondas fortíssimas. Embora a praia seja linda para passear, não há nenhuma infraestrutura e poucas oportunidades para atividades aquáticas. As cachoeiras Kaluahine Falls e Waiulili Falls às vezes podem ser vistas do lado direito (norte) da praia quando chove. No alto da montanha fica um mirante, o Waipio Valley Lookout, que proporciona lindas vistas da região.

  • Endereço: 48-5561A Waipio Valley Rd, Honokaa, HI 96727
  • Horários: diariamente do nascer ao pôr do sol
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Waipi’o Black Sand Beach

31. KALŌOPĀ STATE RECREATION AREA

A cerca de 60 km de Hilo fica este parque estadual com um arboreto que abriga árvores nativas. Devido a sua localização a 600 metros de altitude, o parque costuma ser úmido e frio. Aproveite também para percorrer a Kalopa Nature Trail, uma trilha fácil em loop de 1 km que passa por uma floresta de árvores nativas ‘ohi’a lehua.

  • Endereço: 44-3480 Kalaniai Rd, Honokaa, HI 96727
  • Horários: diariamente do nascer ao pôr do sol
  • Entrada: gratuita
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Kalōpā State Recreation Area | Foto: site oficial

32. LAUPĀHOEHOE

Laupāhoehoe, que significa “folha de lava”, é uma pequena região na costa norte de Big Island com cerca de 600 habitantes e algumas atrações.

  • Laupāhoehoe Beach Park: Este local tem vistas panorâmicas belíssimas do oceano, muitas rochas de origem vulcânica que surgem da água, ondas fortes e vegetação exuberante. Esta praia, relativamente isolada, conta com banheiros, um amplo gramado e algumas mesas de piquenique. Mesmo que não tenha muito tempo para visitar a praia, pare no Laupāhoehoe Lookout (36-2281 Mamalahoa Hwy, Laupahoehoe, HI 96764) para admirar a vista.
  • Laupahoehoe Train Museum: Este museu conta com uma coleção valiosa de fotos que documentam a história da era do açúcar e da estrada de ferro Hawaii Consolidated Railroad. (Endereço: 36-2377 Hawaiʻi Belt Rd, Laupahoehoe, HI 96764 | Horários: de segunda a sexta de 9h às 16h30 | sábados e domingos de 10h às 14h | Entrada: US$ 10)
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Laupahoehoe Train Museum | Foto: divulgação

33. BOTANICAL WORLD ADVENTURES

Para os aventureiros de plantão, essa aventura vai ser uma boa pedido. Fundado em 1995, este local abriga uma das maiores coleções de plantas do estado do Havaí, com milhares de espécies disponíveis. O local abriga as cachoeiras Kamaee Falls, Hanapueo Falls e outras cachoeiras menores. Em 2009, o Zip Isle Zipline Adventure foi adicionado como uma atração, permitindo que os visitantes vejam os jardins de cima através de um passeio de tirolesa. Além disso, uma nova estrada e trilha foram abertas para Kamaee Falls, permitindo aos visitantes ver as cachoeiras e a floresta tropical de pertinho. O local também oferece também passeios de segway.

  • Endereço: 31-240 Old Mamalahoa Hwy, Hakalau, HI 96710
  • Horários: de segunda a sábado de 8h às 16h
  • Entrada: tirolesa a partir de US$ 177 | passeios de segway a partir de US$ 99
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Botanical World Adventures | Foto: site oficial

34. HAWAII TROPICAL BIORESERVE & GARDEN

Para quem ama a natureza, uma boa pedida é visitar este local repleto de plantas e flores de diversas espécies. Fundado em 1977, este é um jardim botânico e reserva natural que fica localizado em um vale panorâmico e conta com a presença de riachos, cachoeiras e um calçadão ao longo do oceano. Atualmente, o jardim contém mais de 2 mil espécies de plantas, representando mais de 125 famílias e 750 gêneros, com quase 200 espécies de palmeiras. Algumas das mangueiras e coqueiros do jardim têm mais de 100 anos! Aproveite também para ver a Onomea Falls, uma cachoeira de três camadas.

  • Endereço: 27-717 Mamalahoa Hwy, Papaikou, HI 96781
  • Horários: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: US$ 25
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Hawaii Tropical Bioreserve & Garden | Foto: divulgação

35. ‘AKAKA FALLS STATE PARK

‘Akaka Falls State Park é um parque estadual localizado na Big Island, a maior ilha do arquipélago do Havaí que tem esse nome devido à presença de sua maior atração a cachoeira ‘Akaka, de 135 metros de altura, que é provavelmente a cachoeira mais famosa de Big Island. A parte acessível do parque fica no alto de um desfiladeiro profundo e cachoeiras podem ser vistas de vários pontos ao longo de uma trilha circular pelo parque. Há uma trilha circular fácil (embora não acessível para cadeiras de rodas por conta dos degraus), conhecida como ʻAkaka Falls Loop Trail de menos de 800 metros.

  • Endereço: 875 Akaka Falls Rd, Honomu, HI 96728, Estados Unidos
  • Horários: diariamente de 8h às 17h
  • Entrada: US$ 10 por carro (somente cartão de crédito – máquina de auto-atendimento)

Leia mais: ‘Akaka Falls: Parque e linda cachoeira em Big Island, Havaí

'Akaka Falls: Parque e linda cachoeira em Big Island, Havaí
Caminhando pelo parque
'Akaka Falls: Parque e linda cachoeira em Big Island, Havaí
A beleza da paisagem

36. OBSERVATÓRIOS DO VULCÃO MAUNA KEA

Conforme já mencionado no início deste post, o vulcão Mauna Kea tem mais de 1 milhão de anos, sua última erupção ocorreu a cerca de 4.500 anos atrás, e é considerado a montanha mais alta do arquipélago havaiano com 4.207 metros de altitude. É considerado um vulcão em status dormente, mas não ainda extinto. Conhecido como “A Montanha Branca” por conta da neve que geralmente é vista no seu cume, ele é sagrado na cultura havaiana. Antes de chegar ao topo onde ficam uma série de observatórios, você vai encontrar o Mauna Kea Visitor Information Station, a 2.800 metros de altitude.

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Mauna Kea Visitor Information Station | Foto: site oficial

Vale a pena parar no local para obter informações sobre o clima no topo do vulcão, informações de segurança e, claro, deixar o corpo de adaptar um pouco com a altitude (mudanças bruscas podem causar mal-estar e tonturas por conta da diferença de pressão atmosférica que pode chegar a menos de 40% comparada ao nível do mar). O topo do vulcão, a quase 4.300 metros de altitude, somente é acessado por meio de carros 4×4, por se tratar de uma estrada não asfaltada, muito íngreme e que apresenta muitos riscos (caso esteja com um veículo 4×4, ou fazer um tour guiado que leva até o topo do vulcão).

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Mapa do Mauna Kea | Figura: divulgação

O site oficial desaconselha pessoas com problemas cardíacos e/ou respiratórios e grávidas a visitarem o local, além de pessoas que mergulharam nas últimas 24 horas. Há um video oficial sobre a visita neste link. O horário de visita à área do cume é de meia hora antes do nascer do sol até meia hora após o pôr do sol. Lembre-se de que os observatórios no topo da montanha são instalações de pesquisa privadas e não estão abertos ao público.

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Topo do Mauna Kea durante o pôr-do-sol | Foto: Viator

DIA 6: HILO & ARREDORES

Hilo é a maior cidade e capital de Big Island e sede de um dos maiores aeroportos da ilha. No passado, era uma região focada em agricultura e pesca e, no século XIX foi se tornando um centro comercial para a indústria do açúcar. O centro de Hilo foi construído em torno de sua baía em forma de meia-lua e tornou-se a sede do governo do estado. Atualmente, o Hilo é uma cidade que oferece muitas opções de museus, galerias de arte, lojas e restaurantes.

Mais ao sul, fica a cidade de Pāhoa, que foi bastante afetada pela erupção do vulcão Kīlauea, em 2018. O vulcão lançou cinzas a mais de 9 mil metros de altitude destruindo diversas áreas próximas do Parque Nacional dos Vulcões, que precisou ser parcialmente fechado por um mês. A lava destruiu o maior lago natural de água doce do Havaí (Kapoho Tide Pools), o Ahalanui County Beach Park e mais de 700 casas foram cobertas de lava.

37. MUSEUS & CENTROS DE ARTE

  • Lyman Museum & Mission House: Este é um museu de história natural com sede, fundado em 1931 na casa missionária da família Lyman, originalmente construída em 1838. As coleções principais foram transferidas para um edifício moderno adjacente edifício na década de 1960, enquanto a casa está aberta para visitas como o edifício com estrutura de madeira mais antigo da ilha. (Endereço: 276 Haili St, Hilo, HI 96720 | Horários: de segunda a sexta de 10h às 16h30 | Entrada: US$ 7 Museu, US$ 3 tour na Mission House)
  • East Hawaii Cultural Center: Centro cultural com programas e workshops voltados para as artes, além de um estúdio de impressão e loja de produtos exclusivos. (Endereço: 141 Kalakaua St, Hilo, HI 96720 | Horários: de terça a sábado de 10h às 16h, fechado às segundas-feiras e domingos)
  • Pacific Tsunami Museum: Museu dedicado à história do tsunami no Pacífico de 1º de abril de 1946 e o tsunami chileno de 23 de maio de 1960 que devastou grande parte da costa leste de Big Island, especialmente Hilo. O museu também procura educar os visitantes sobre os tsunamis, incluindo o terremoto e tsunami do Oceano Índico de 2004. (Endereço: 130 Kamehameha Ave, Hilo, HI 96720 | Horários: de terça a sábado de 10h às 16h, fechado às segundas-feiras e domingos| Entrada: US$ 8)
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Pacific Tsunami Museum | Foto: divulgação
  • Mokupāpapa Discovery Center: Centro educacional com foco em recifes havaianos com aquário e informações históricas e culturais. Confira a lista de eventos neste link. (Endereço: 76 Kamehameha Ave, Hilo, HI 96720 | Horários: de terça a sábado de 9h às 16h, fechado às segundas-feiras e domingos)
  • Wailoa Center: Este é o maior local da ilha que exibe o trabalho de artistas locais, grupos comunitários e eventos culturais. Uma variedade de exposições e eventos podem ser vistos nas duas galerias do edifício circular. Localizado no Wailoa River State Recreation Area, (Endereço: 200 Piopio St, Hilo, HI 96720 | Horários: de segunda a sexta de 9h às 16h | Entrada: gratuita)
  • Imiloa Astronomy Center: Exposições sobre astronomia, cultura e história havaiana, além de um planetário e jardins com plantas nativas. (Endereço: 600 Imiloa Pl, Hilo, HI 96720 | Horários: sábados e domingos de 9h às 16h | Entrada: US$ 19)
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Imiloa Astronomy Center | Foto: divulgação

38. LILI’UOKALANI GARDENS

O terreno que abriga este parque de 24 acres com jardins japoneses foi doado pela Rainha Liliʻuokalani. Grande parte do parque agora consiste em jardins japoneses em estilo Edo, construídos de 1917 a 1919, e considerados os maiores jardins fora do Japão. Os jardins contêm a lagoa Waihonu, bem como pontes, lagoas, pagodas, estátuas e uma casa de chá japonesa.

  • Endereço: 49 Banyan Dr, Hilo, HI 96720
  • Horários: diariamente de 5h45 às 19h30
  • Entrada: gratuita
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Liliʻuokalani Gardens | Foto: divulgação

39. PRAIAS DE HILO

  • Coconut Island: Coconut Island é uma ilha de 28 acres na baía de Hilo que conta com uma área gramada central e duas pequenas praias de areia e piscinas naturais. O local é muito popular entre famílias, que levam as crianças para fazer um piquenique e nadar. Há uma torre de pedra de 6 metros de altura a partir da qual as crianças costumam saltar. A água costuma a ser turva e, por isso, não é um lugar muito bacana para snorkeling. O acesso a ilha é feito através de uma ponte de 75 metros a partir da Banyan Drive, ao norte de Liliʻuokalani Park and Gardens. (Endereço: 7 Keliipio Pl, Hilo HI 96720)
  • Onekahakaha Beach Park: Esta praia é muito familiar, com áreas gramadas, áreas para piquenique e águas rasas com fundo de areia branca protegidas por um paredão de rocha de lava. Existem também piscinas naturais que você pode explorar com um snorkel. A área também é um local favorito para as tartarugas marinhas do Havaí. Ao norte do lago principal há um segundo grande lago e algumas poças de maré mais distantes com pontos mais profundos e rochosos e ouriços-do-mar ao longo do fundo, portanto, observe onde pisa. (Endereço: 74 Onekahakaha Rd, Hilo, HI 96720 | Horários: diariamente de 7h às 21h)
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Onekahakaha e suas águas calmas
  • James Kealoha Beach Park: Esta praia de rochas com poças de maré tem esse nome em homenagem ao primeiro vice-governador do Havaí. Embora ela não tenha uma área de praia com areia, é famosa por suas atividades aquáticas tais como natação, mergulho com snorkel, surf, entre outros. O mergulho é melhor ao longo das áreas de recife, onde é possível ver muitas espécies de peixes ao longo do coral.
  • Carlsmith Beach Park: Não é bem uma praia porque não tem uma faixa de areia, mas sim uma ampla área gramada. Trata-se de um excelente parque familiar com formações anquilainas (corpo de água que, embora não tendo conexão superficial com o mar, demonstra contato hidrológico com as águas marinhas) e uma lagoa de areia branca protegida por rochas de lava. Composto por várias lagoas grandes, as enseadas têm um fundo de areia fofa e, como as águas são protegidas por um recife, são ideais para nadar e mergulhar com snorkel se as águas estiverem calmas. Além disso, tartarugas marinhas costumam visitar esta praia. É a nossa praia favorita em Hilo. (Endereço: 1815 Kalanianaole Ave, Hilo, HI 96720 | Horários: diariamente de 7h às 20h)
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Carlsmith Beach Park é um ótimo local para snorkeling
  • Leleiwi Beach Park (Wai’uli): Esta é uma área rochosa que não oferece uma faixa de areia. Mas, mesmo assim, é um destino bastante procurado por conta de uma sequência de piscinas naturais de lava, poças de maré e nascentes de água doce. O Leleiwi Beach Park é um ótimo destino para mergulho com snorkel por causa da parede protetora de rocha de lava que circunda a área, impedindo que as fortes correntes do oceano cheguem à praia. (Endereço: 2279 Kalanianaole St, Hilo HI 96720)
  • Richardson Ocean Park: Praia popular com um paredão que percorre grande parte da costa rochosa, com acesso limitado à praia, mas boa para snorkeling. Richardsons também contém uma área de preservação marinha, permitindo que espécies se movam entre o oceano aberto e as piscinas naturais.  Olhando de pertinho a areia da praia, você verá que ela é feita de lava preta e também de “areia verde”, feita de cristais de olivina. (Endereço: 2355 Kalanianaole St, Hilo, HI 96720 | Horários: diariamente de 7h às 19h)
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Vista de Richardson Ocean Park
Havaí: Guia das 30 principais praias em Big Island (com mapa!)
Grãos de areia pretos e verdes

40. PAHOA & ARREDORES

  • Pahoa Lava Zone Museum: Museu abriga artefatos vulcânicos, arte cultural e informações históricas. A erupção de 2018 levou centenas de casas, mas rendeu descobertas científicas sem precedentes. Atualmente, o museu também abriga adereços  do antigo Museu Jaggar, que ficava no Parque Nacional dos Vulcões do Hava, que agora está permanentemente fechado. O Pahoa Lava Zone Museum também hospeda imagens exclusivas dessa erupção recente, bem como fluxos históricos. (Endereço: 15-2959 Pahoa Village Rd, Pāhoa, HI 96778 | Horários: diariamente de 11h às 16h30)
  • Lava Tree State Monument: Aqui fica uma floresta de árvores de lava ao longo de uma trilha circular de pouco mais de 1 km. Esta característica vulcânica incomum é o resultado de um fluxo de lava que varreu esta área de floresta e deixou para trás moldes de lava dos troncos das árvores. (Endereço: HI-132, Pāhoa, HI 96778 | Horários: diariamente de 7h às 18h45)
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Lava Tree State Monument | Foto: site oficial
  • Isaac Hale Park & Pohoiki Black Sand Beach: Localizada no nordeste da Pohoiki Bay, no distrito de Puna, esta praia leva o nome de um soldado do exército americano que foi morto durante a Guerra da Coréia. Ela é um destino muito popular de surf e, desde a erupção do vulcão Kīlauea, em 2018, é também conhecida por sua areia preta, já que foi cercada por fluxos de lava. O fluxo parou bem na borda do parque e despejou lava derretida ao longo do oceano ao norte. Se por um lado, mais de 700 casas foram cobertas de lava e dois parques ao norte dela desapareceram para sempre (Kapoho Tide Pools e Ahalanui County Beach Park), por outro, este fenômeno criou uma enorme praia de areia preta que cobriu toda a costa. Esta praia, que faz parte do Isaac Hale Beach Park, passou a ser conhecida pelo nome de Pohoiki Black Sand Beach. Além da praia de areia preta, há piscinas naturais aquecidas e áreas para piquenique que são ótimas opções para famílias. (Endereço: 13-101 Kalapana Kapoho Beach Rd, Pāhoa, HI 96778 | Horários: diariamente de 7h às 18h30)
  • Kaimū Beach Park: Localizada no distrito de Puna, esta praia de areia preta não é uma praia para natação ou snorkeling, mas é uma boa pedida para quem é fã das atividades vulcânicas, já que é uma praia relativamente nova, formada em 1990, quando fluxos de lava destruíram mais de 180 casas, o antigo Centro de Visitantes do Parque Nacional dos Vulcões, estradas e sítios arqueológicos. A corrente e as ondas do oceano costumam ser fortes demais para um nado seguro e não há proteção contra o vento e o sol. O litoral original da praia de Kaimū ficava muito perto das casas, onde agora fica o estacionamento. A baía foi preenchida com lava e, atualmente, a praia fica 300 metros mais longe do que antigamente.

TOURS E EXCURSÕES EM BIG ISLAND

O que não faltam em Big Island são passeios interessantes para fugir do roteiro convencional. Abaixo, confira algumas das incríveis opções disponíveis:

>> PASSEIOS AQUÁTICOS

>> GASTRONOMIA

Para acessar a lista completa de tours, excursões e passeios, clique em dos ícones abaixo:

ONDE COMER EM BIG ISLAND

Delícias gastronômicas não faltam em Big Island! Nós comemos muito bem na ilha e escrevemos um post com dicas para quem está à procura de restaurantes vegetarianos e veganos (Leia mais: Havaí: 15 restaurantes veggie em Big Island). Em seguida, confira algumas opções deliciosas separadas por região da ilha.

KAILUA-KONA & ARREDORES

Havaí: 15 restaurantes veggie em Big Island
Delicioso flatbread pizza de abacate do Journey to Good Health Cafe
Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Prato colorido no Papa Kona Restaurant & Bar

CAPTAIN COOK & ARREDORES

PARQUE DOS VULCÕES & LITORAL SUL 

Encontre uma lista completíssima de restaurantes ao redor do Parque dos Vulcões no post especial que escrevemos dedicado a ele. Você vai encontrar as principais atrações, dicas para conhecer o parque, restaurantes, opções de hospedagem e muito mais!

Leia mais: Havaí: Parque Nacional dos Vulcões em Big Island

Havaí: Parque Nacional dos Vulcões em Big Island
Entrada do Parque Nacional dos Vulcões

No litoral sul, nossas sugestões são:

NOROESTE DE BIG ISLAND

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Hambúrguer vegetal Beyond Burger acompanhado de pedacinhos de abacaxi

VULCÃO MAUNA KEA & LITORAL NORTE

HILO & ARREDORES

ONDE COMPRAR EM BIG ISLAND

Existem muitas lojinhas, mercados e shoppings interessantes para fazer compras na Big Island. Abaixo, você vai encontrar algumas opções:

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Kona Inn Shopping Village

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias
Queens’ Marketplace | Foto: site oficial

ONDE SE HOSPEDAR EM BIG ISLAND

Big Island é a maior ilha do Havaí e você levará cerca de 1 hora e meia para cruzá-la de carro. Por isso, é muito importante que você se hospede em um lugar estratégico, que facilite seu deslocamento e que priorize a proximidade com lugares que você pretende visitar. Uma sugestão é até mesmo “quebrar” a estadia em 2 partes: uma parte da viagem no litoral oeste, onde o sol de põe, e onde fica Kailua-Kona, Waimea e a maioria esmagadora dos grandes resorts; e outra parte em Hilo, a maior cidade da costa leste. Para ajudar você a encontrar a hospedagem perfeita em Big Island, recomendamos ver as dicas no post dedicado que escrevemos sobre hospedagem na ilha.

Leia mais: Havaí: Melhores lugares para hospedagem em Big Island

Havaí: Melhores lugares para hospedagem em Big Island
Courtyard by Marriott King Kamehameha’s Kona Beach Hotel  | Foto: divulgação

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Guarde estas dicas no Pinterest!

Havaí: O que fazer em Big Island - Roteiro de 6 dias - Viajonários | https://viajonarios.com/havai-big-island/ | #viajonarios #havai #hawaii #bigisland #hawaiiisland #praia #beach #natureza #paraiso #vulcao #vulcoes #parquedosvulcoes


Leia mais sobre o Havaí:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 INGRESSOS & TOURSCompre online ingressos para tours e visitas guiadas no Civitatis!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui