Neste guia especial você vai encontrar dicas e informações sobre as 30 principais praias em Big Island, a maior ilha do estado americano do Havaí. Pronto para organizar uma viagem mais que perfeita para esse paraíso?
PRAIAS DE BIG ISLAND
Todas as praias do Havaí são públicas e não é preciso pagar nenhuma taxa para acessá-las. A única cobrança que você pode encontrar é de estacionamento em algumas cujo acesso é feito por dentro de resorts. Uma das melhores coisas das praias de Big Island é que elas não costumam ser tão cheias como das principais ilhas: Oahu, Maui e Kauai. Pode ser que se você visitar alguma praia mais distante das maiores cidades durante a semana, não haja ninguém e a praia será toda sua! Abaixo, você vai encontrar dicas e informações importantes para frequentar as praias em Big Island e, em seguida, uma lista de 30 praias com informações detalhadas do que encontrar e como chegar.

DICAS IMPORTANTES PARA FREQUENTAR AS PRAIAS
- Filtro Solar: Nem preciso dizer que por conta do sol forte do Havaí praticamente o ano inteiro, o filtro solar é indispensável. No entanto, não é qualquer filtro solar que é indicado. Procure utilizar filtros solares que sejam amigáveis para os recifes de corais. A maior parte dos filtro solares possuem substâncias tóxicas que prejudicam os corais, deixando-os brancos ou os matando. Não contribua para a destruição desse organismo vivo tão incrível. Saiba mais sobre os perigos dos filtros solares convencionais e dicas de quais comprar neste link. O uso de filtro solar labial também é recomendado.
- Água: O sol forte também desidrata. Leve com você uma garrafa reutilizável de água para enchê-la sempre que possível. Evite as garrafas descartáveis de plástico que contribuem para contaminação e poluição dos mares, prejudicando a vida marinha e causando acidentes.
- Não beba álcool ou fume: Bebidas alcoólicas e quaisquer tipos de cigarro são ilegais nas praias e parques do Havaí. Se quiser fazer uso dessas substâncias, saia da praia e se dirija a outro local que permite o consumo.
- Atividades Aquáticas: Águas cristalinas, com peixes coloridos e corais combinam muito com o mergulho de superfície (snorkeling). Compre um kit ou alugue para curtir as belezas naturais marinhas. Outras atividades disponíveis são mergulho com oxigênio (há várias opções de excursões guiadas) ou alugar caiaque, uma prancha surf, bodysurf ou stand-up paddle para se divertir.

- Boné/chapéu e óculos de sol: Projeta-se do sol forte cobrindo a cabeça com um chapéu de praia ou boné e use óculos escuros para protejer seus olhos. Use também roupas confortáveis de tecidos leves e, se possível, de cores claras e bons para a transpiração.
- Calçados apropriados: A areia pode ficar muito quente ao longo do dia. Além disso, muitas das praias são formadas por pedras vulcânicas que ficam quentes e podem até mesmo lesionar os pés. Leve chinelos, calçados fechados para fazer caminhadas mais longas e sapatos especiais para entrar na água (emborrachados ou meias de neoprene) quando repleta de rochas.
- Tartarugas: As tartarugas marinhas verdes, muito comuns na Big Island, estão sob proteção legal sob a Lei de Espécies Ameaçadas e os visitantes devem ficar a pelo menos 3 metros de distância.
AS 30 PRINCIPAIS PRAIAS DE BIG ISLAND
Abaixo, você vai encontrar um mapa interativo com a localização de todas as praias mencionadas neste post. A ideia é que você consiga verificar a localização de cada uma delas, facilitando a montagem do seu roteiro em Big Island. Em seguida, estão informações importantes de cada uma das praias separadas por regiões, conforme as cores abaixo.
- REGIÃO OESTE DE BIG ISLAND (PERTO DE KONA)
- REGIÃO NORTE DE BIG ISLAND
- REGIÃO LESTE DE BIG ISLAND
- REGIÃO SUL DE BIG ISLAND
REGIÃO OESTE DE BIG ISLAND (PERTO DE KONA)
A praias desta região estão localizadas nos distritos de North e South Kona, onde fica a principal cidade da ilha Kailua (também conhecida como Kailua-Kona), os principais hotéis, e estabelecimentos comerciais de Big Island, além do principal aeroporto da ilha.
1. Kīholo Bay
Com pouco mais de 3 km de extensão, esta é uma das maiores baías de Big Island. A maior parte da praia dessa bonita baía – que mistura água doce e salgada – é propriedade privada, mas há uma área de acesso público. Se a maré estiver baixa, a baía está repleta de piscinas naturais perfeitas para mergulho com snorkel. A terra ao redor da baía é flanqueada ao sul fluxos de lava do vulcão Hualālai (por volta de 1801) e do vulcão Mauna Loa (em 1859). A baía de Kīholo também abrigava o “Queen’s Bath”, uma grande poça de maré que foi formada por um tubo de lava destruído que se encheu de água doce de uma nascente natural próxima. No passado, apenas a realeza havaiana tinha permissão para entrar na água deste local, usado para banho e relaxamento. A piscina original foi destruída em 1987 por uma erupção vulcânica do Kilauea. A extremidade norte da baía abrange a Lagoa Wainanali’i (também conhecida como Lagoa Azul), muito frequentada por tartarugas marinhas. Elas são protegidas por lei e não devem ser incomodadas.
- Endereço: 71-1890 Queen Ka’ahumanu Hwy, Kailua-Kona, HI 96740
- Horários: no verão entre 7h e 19h | no inverno de 7h às 18h (portões são fechados toda noite)
- Acesso: Se você quiser dar uma olhada na Baía de Kīholo antes de descer até ela, pare na “Scenic Overlook” perto da milha 82 ao longo da Highway 19. Logo após esta área cênica, há uma estrada de cascalho (não sinalizada) que leva até o oceano. Dirija até o final da estrada, onde há uma curva para ajudar a virar o carro. Estacione ao lado da estrada.
- Destaques: águas azul turquesa, tartarugas marinhas, praia de areia preta e pedras vulcânicas, sem estrutra de banheiros ou chuveiros
2. Kuki’o Beach & Kika’ua Point Beach Park
O acesso ao Kikaua Point Beach Park é feito através do Kukio Golf and Beach Club. Todas as praias do Havaí são públicas e, assim que você entrar no resort, o guarda no portão de segurança fornecerá um passe de visitante e o direcionará ao estacionamento, se houver vaga. Como o estacionamento é limitado, é recomendável chegar de manhã cedo por volta das 9h da manhã. Há uma curta caminhada por uma trilha pavimentada entre o estacionamento e a praia de Kika’ua. Ao final da trilha, você encontrará banheiros, chuveiros e água. Popular entre as famílias, esta praia é ótima para crianças por causa de sua lagoa protegida que proporciona águas calmas e serenas. A praia de areia e águas rasas é ideal para crianças pequenas que estão aprendendo a nadar, mergulhar com snorkel e para nadadores novatos. Localizada ao norte de Kika’ua Point Park, Kuki’o Beach uma longa praia de areia branca com muitas tartarugas verdes. Rochas de lava formam piscinas naturais onde é possível observar a vida marinha. Muitas rochas de lava acima e abaixo da água fazem com que não seja uma boa praia para nadar e recomenda-se o uso de sapatos especiais para não ferir os pés. Ela é acessada através do portão de entrada do estrelado Four Seasons Resort Hualalai. Não há muita sombra na praia, mas há uma área de coqueiros logo ao sul da praia principal em Kika’ua Point Beach Park.
- Endereços:
- Kukio Golf and Beach Club: 87 Queen Ka’ahumanu Hwy, Kailua-Kona, HI 96740
- Four Seasons Resort Hualalai: 72-100 Ka’upulehu Drive, Kailua-Kona, HI 96740
- Horários: do nascer ao pôr do sol por dentro do Kukio Golf Resort ou Four Seasons Hualalai Resort
- Acesso: Se estiver em Kailua Kona, siga de carro por viaje cerca de 27 km na Highway 19 (Queen Ka’ahumanu Hwy). Na Kukio Nui Drive (milha 87), vire à esquerda. Na entrada da Palena Aina, informe ao segurança que você gostaria de visitar o Kikaua Point Beach Park. Ele irá direcioná-lo ao portão que leva ao estacionamento e fornecer um passe de praia. Siga a estrada até chegar ao estacionamento. O Kikaua Point Beach Park fecha meia hora após o pôr do sol. Se o estacionamento estiver cheio, volte para Highway 19 e dirija por 800 metros ao norte até a Kuki’o Beach, no Four Seasons Resort Hualalai. De lá você pode acessar as duas praias, mas é um pouco mais distante para caminhar.
- Destaques: pedras vulcânicas, praia de areia, banheiros, chuveiros, água, sombra de coqueiros, boa opção para famílias
3. Kekaha Kai State Park
Este parque (anteriormente conhecido como Kona Coast State Park) abriga algumas das mais belas praias de Big Island: Mahai’ula Beach, Makalawena Beach e Manini’owali Beach (Kua Bay). São praias de areia branca com água azul-esverdeada e rodeadas por campos de lava muito escuros. Uma caminhada de 7,2 km na histórica trilha costeira de Ala Kahakai leva à Baía de Kua.
- Mahai’ula Beach: A praia de Mahaiula tem uma bela seção de areia branca no extremo norte, ótima para banho de sol e com espaço à sombra para piqueniques. Ao sul, a praia tem mais uma linha costeira de rocha de lava. A extremidade sul rochosa da praia oferece churrasqueiras e mesas de piquenique para desfrutar de uma refeição à beira-mar. Suas águas são incrivelmente límpidas, azul cintilante, ótima para nadar e excelente mergulho com snorkel. A entrada do oceano pela costa é bastante íngreme em alguns pontos, então esteja atento e proceda com cuidado ao nadar. Além disso, quando o vento aumenta, a água fica agitada e as ondas podem ficar agitadas rapidamente. Planeje chegar cedo, pois o estacionamento enche rapidamente, especialmente no fim de semana.
- Makalawena Beach: Uma das mais belas praias de areia branca do Havaí, porém de acesso muito difícil. Quando as águas estão calmas, a natação, bodyboard e o snorkeling são excelentes nesta praia, que é rica em vida marinha. Como não há salva-vidas de plantão em Makalawena e a corrente pode ser forte, certifique-se de verificar as condições da água se planeja nadar e fique fora da água se as ondas estiverem agitadas. No lado da praia fica a lagoa Opae’ula, de 12 acres, reconhecida como um habitat para pássaros costeiros. Cabras selvagens também podem ser vistas vagando pelos campos de lava negra. Não há banheiros nesta praia ou quaisquer serviços nesta praia.
- Manini’owali Beach (Kua Bay): Esta é uma das poucas praias de areia branca e fina da Big Island. Águas cristalinas fazem dessa pequena praia um local um ótimo lugar para snorkeling e natação. A baía pode ter ondas altas no inverno, mas é ótima para mergulhar com águas calmas. Quase não há sombra na praia e o acesso é complicado, porque é preciso descer chega de 3 metros em rochas de lava para chegar até a areia. Pode haver um food truck no estacionamento, mas é melhor se garantir levando sua comida e água. Banheiros e chuveiros ficam na área do estacionamento e há uma estação de salva-vidas. É melhor visitá-la durante a semana, quando há menos turistas, e pela manhã, quando o sol estiver mais fraco. A praia é famosa por proporcionar um lindo pôr do sol.

- Endereço: HI-19, Kailua-Kona, HI 96740
- Horários: diariamente de 8h às 18h45 (estrada que dá acesso à praia fecha às 19h)
- Acesso:
- Mahai’ula Beach: Acesso pela Highway 19, entre as milhas 90 e 91. A estrada de lava para a costa é acidentada, então vá devagar. O final da estrada fica a 2,4 km da rodovia. Siga a estrada até chegar a um portão trancado ao lado da estrada e estacione lá. Continue a pé à sua direita (norte) por 5 minutos até a praia.
- Makalawena Beach: Acessível apenas por uma trilha de 1,6 km a partir da Mahai’ula Beach Park na extremidade norte da praia. Continue para o norte, caminhando por cerca de 15 a 20 minutos através do campo de lava. É recomendável usar sapatos confortáveis, pois o piso é instável. Você saberá que chegou à Praia de Makalawena quando vir dunas de areia à sua direita e o oceano à sua esquerda.
- Manini’owali Beach (Kua Bay): O parque fica ao norte do Aeroporto Internacional de Kona. Pegue a segunda saída à esquerda 7,5 km depois de passar pelo aeroporto (do lado oposto da placa que indica a saída para o West Hawaii Veterans Cemetery) para acessar a Kua Bay Acess Road. Virando à esquerda, chegará a entrada do parque. O estacionamento é pequeno e, portanto, chegue cedo nos finais de semana para curtir Manini’owali Beach.
- Destaques: águas límpidas, areia branca, snorkeling, natação, sem salva-vidas, área de piquenique, banheiros (não disponíveis Makalawena Beach)

4. Aiopio Beach (Kona Dog Beach) & Honokohau Harbor
A praia de Aiopio faz parte do Kaloko-Honokohau National Historic Park, um parque que abriga um histórico sítio arqueológico ao norte do Porto de Honokohau. Ao redor da praia está a Ai’opio Fish Trap, um lago primitivo projetado para a captura de peixes. Construído por antigos moradores da ilha, ele captura os peixes que chegam na maré alta e ficam presos na maré baixa, o que facilita a pesca. Tudo o que resta hoje é a estrutura de lava escura ao redor da armadilha. A praia é segura para nadar, mesmo para crianças pequenas que podem brincar nas piscinas das poças de maré. Os recifes estão espalhados por toda a área e, ocasionalmente, tartarugas nadam até a costa e se alimentam de algas marinhas. Se você entrar no parque pela entrada sul, perto do porto de Honokohau, encontrará a Aiopio Beach. Com um pouco de sombra, uma estrutura de telhado de palha e um templo havaiano (heiau) ao longo de sua orla, a praia é repleta de coisas para ver. Sua enseada protegida é boa para nadar, permitindo que as crianças brinquem nas águas rasas e nas piscinas naturais. A areia aqui é uma mistura áspera e rocha de lava com muitas conchas quebradas misturadas. Os recifes em toda a área atuam como um amortecedor para ondas e correntes, tornando a área da praia mais calma. No entanto, há uma quebra de onda a cerca de 200 metros ao norte da entrada do Porto de Honokohau, caracterizando-se por ser uma área avançada de surf. A cerca de 400 metros ao norte de Aiopio Beach fica Honokahau Beach, também protegida pelos recifes. Poucas pessoas visitam esta área, tornando-a um local perfeito um mergulho à tarde, snorkeling e um piquenique.
- Endereço: 74-380 Kealakehe Pkwy, Kailua-Kona, HI 96740
- Horários: diariamente de 8h30 às 16h30
- Acesso: Pegue a Highway 19 ao norte de Kona e vire à esquerda entre as milhas 97 e 98. Esta estrada leva ao Honokohau Harbor. Vire à direita e siga para o estacionamento Honokohau Marina & Small Boat Harbor. Faça a trilha curta até a praia.
- Destaques: pedras vulcânicas, praia de areia, recifes, tartarugas marinhas, águas calmas, atrações do Kaloko-Honokohau National Historic Park (centro de visitantes com exposições)
5. Old Kona Airport Park
A longa extensão de praia é composta de areia irregular com inúmeras piscinas naturais interessantes. Originalmente construído na década de 1940, o antigo aeroporto foi fechado quando o muito maior Aeroporto Internacional de Kona (KOA) foi concluído em 1970, deixando uma pista que agora serve de estacionamento para este parque de praia. O oceano costuma ser agitado aqui, não sendo recomendado para um mergulho. Mas, é uma ótima opção para fazer piquenique (há várias mesas disponíveis) e assistir ao pôr do sol. A área sul próxima ao antigo terminal conta com vários campos esportivos, quadras de tênis, o Centro Aquático Comunitário de Kona, o Ginásio Kekuaokalani e um Centro de Eventos. A praia é um ponto de encontro para sufistas mais experientes. A cobertura de coral é substancial na área, com uma população diversificada de peixes de recife, tartarugas marinhas verdes e até mesmo arraias-mantas sendo avistados ao longo desta linha costeira. Ao norte, fica Pawai Bay, um ótimo local para mergulhar e praticar snorkeling, já que possui águas claras, pequenas cavernas e arcos, além de muita vida marinha. No entanto, somente mergulhadores muito experientes devem se arriscar aqui.
- Endereço: 75-5560 Kuakini Hwy, Kailua-Kona, HI 96740
- Horários: diariamente de 7h às 20h
- Acesso: Da Highway 19, vire no Makala Boulevard e você verá o Target e um shopping center. Continue descendo Makala, passando por todas as lojas até que a estrada encontre Kuakini Hwy e termine (você estará olhando para um campo de esportes). Vire para o norte (à direita) e passe pelo portão, em seguida, vá até o estacionamento que conta com muitas vagas.
- Destaques: pedras vulcânicas, banheiros, chuveiros, mesas de piquenique, quadras, pavilhões
6. Kamakahonu Beach (King Kamehameha Beach)
Também conhecida como Kids’ Beach (Praia das Crianças), esta pequena praia de areia branca localizada ao norte da Kailua Bay é uma excelente opção para snorkeling e banho de sol. Protegida por rochas, ela fica entre o Kailua Pier e o Courtyard by Marriott King Kamehameha’s Kona Beach Hotel bem no centro de Kona. É um local popular para mergulho com snorkel, instrução de mergulho, canoagem e natação. Para mergulho com snorkel, nade para fora da baía e vire à direita. Não vire à esquerda, pois essa área é frequentemente usada por barcos que vão e vêm do cais. O melhor horário para snorkeling é bem cedinho. Você pode alugar equipamentos de mergulho, pranchas e caiaques a preços acessíveis.

Um dos destaques dessa praia é o ‘Ahu’ena Heiau, um templo sagrado onde o rei Kamehameha I passou seus últimos sete anos (de 1812 a 1819) no poder antes de seu filho Liholiho sucedê-lo. O templo é dedicado a Lono, deus da pa, agricultura e prosperidade, onde os membros do conselho de Kamehameha frequentemente se reuniam com ele para cerimônias e rituais. É considerado um dos locais históricos mais importantes do Havaí. O templo atual foi reconstruído na década de 1970. No saguão do hotel há alguns dos artefatos do antigo templo em exibição.
- Endereço: 75-5660 Palani Rd, Kailua-Kona, HI 96740-3612
- Horários: diariamente de 6h às 23h
- Acesso: A praia fica atrás do Courtyard by Marriott King Kamehameha’s Kona Beach Hotel. Se não conseguir vagas para estacionar perto da praia, pode usar o estacionamento (pago) do hotel.
- Destaques: águas calmas, praia de areia, aluguel de equipamentos de mergulho e caiaques, boa para famílias e mergulhadores iniciantes, banheiros, chuveiros, área para piquenique, próxima a restaurantes, lojas e outras atrações no centro de Kona

7. Magic Sands Beach Park
Também conhecida como White Sands Beach Park, esta praia “mágica” tem esse nome devido à tendência de a praia “desaparecer” completamente durante a noite. Durante o inverno, as altas ondas fazem com que o oceano carregue areia, revelando rochas de lava escura embaixo. Quando a maré de inverno cessa, as correntes oceânicas movem lentamente a areia de volta para a costa. Embora isso possa levar vários meses, o fluxo recorrente da areia a mantém limpa. Por conta disso, nos meses de verão, as condições de natação costumam ser calmas, mas durante os meses de inverno, as condições do oceano podem com ondas altas e correntes fortes podem puxar os nadadores para o oceano ou derrubá-los nas rochas expostas. Salva-vidas disponíveis o dia todo.
- Endereço: 77-648177 Alii Dr, Kailua-Kona, HI 96740
- Horários: diariamente de 6h às 23h
- Acesso: Você pode deixar o carro em um estacionamento gratuito que fica do outro lado da rua, um pouco mais ao norte do acesso à praia e funciona entre 7h às 20h. No estacionamento há um ponto de bicicletas elétricas que podem ser alugadas/devolvidas.
- Destaques: próxima a lojas, bares e restaurantes (como o Magic’s Beach Bar & Grill e outros no centro de Kailua-Kona), atividades aquáticas, áreas de piquenique, banheiros, chuveiros, salva-vidas
8. Kahalu’u Beach Park
Kahalu’u fica em uma ampla baía que oferece um dos melhores lugares da ilha para mergulho e snorkeling, com águas azuis cristalinas, tartarugas marinhas, corais, uma grande variedade de peixes coloridos e vida marinha (tais como: polvos, ouriços do mar, enguias, entre outros). A Kahalu’u Bay tem uma história cultural importante para o Havaí, uma vez que estima-se que é povoada há mais de 500 anos, com registros de residências reais nos séculos 18 e 19 e vários heiaus (templos havaianos) na área. O heiau no lado norte da baía, o Kuʻemanu Heiau, ainda é um templo muito popular.

O lado sul da Baía de Kahaluʻu é o ponto de acesso para entrar na água para mergulho com snorkel. Tome cuidado, pois você precisará passar por algumas rochas de lava, que podem ser escorregadias e incômodas para os pés. Uma dica é usar calçados especiais com solas emborrachadas ou de neoprene. Do outro lado das rochas, fica uma área de fundo de areia que é rasa o suficiente para ficar em pé e colocar o equipamento de mergulho. Ao sair da água, use este mesmo caminho. Se você nada bem, vá mais para o meio da baía, onde algumas das maiores áreas de coral podem ser encontradas. Dica: tome cuidado com a proximidade com os corais, pois as águas são rasas e é preciso tomar cuidado para não acabar batendo nos corais e se machucando. Caso precise, você pode alugar equipamento de snorkel ou até mesmo de surf. Uma dica importante é usar filtro solar que não seja nocivo para os corais. Confira mais informações aqui.

- Endereço: 78-6710 Alii Dr., Kailua-Kona, HI 96739
- Horários: diariamente de 6h às 23h
- Acesso: A praia fica a 8 km ao sul de Kailua-Kona e o estacionamento é gratuito. Para mergulho com snorkel, o melhor lugar para estacionar é no estacionamento na parte sul da baía, próximo aos banheiros. Para surfar, o estacionamento mais adequado é no extremo norte da baía. Se ambos estiverem lotados, há um outro estacionamento em frente, na Makolea St.
- Destaques: recifes de corais, pedras vulcânicas, bom para snorkeling, área de surf, banheiros, chuveiros, salva-vidas, áreas de piquenique (inclusive um pavilhão coberto), food truck com comidas americanas típicas e que oferece aluguel de guarda-volumes até as 15h30, ambiente familiar, tartarugas marinhas


9. Kealakekua Bay State Historical Park & Manini Beach
A baía de Kealakekua é um santuário marinho subaquático que abriga uma rica vida marinha, peixes coloridos, tartarugas marinhas e até mesmo golfinhos-roteadores. A baía é conhecida como “Capitão Cook”, uma vez que foi ali que o explorador britânico “descobriu” as ilhas do Havaí em 14 de fevereiro de 1779. Existem duas pequenas praias na costa leste da Kealakekua Bay: uma pequena praia rochosa no Kealakekua Bay State Historical Park e a Manini Beach, 400 metros ao sul. A praia de Manini tem um pouco de areia e um gramado gostoso para ver o pôr do sol, mas não é um lugar muito bom para nadar. A Kealakekua Bay é uma ótima opção para snorkeling.

É possível chegar até o monumento em homenagem ao Capitão Cook através de uma trilha relativamente difícil de 6 km (ida e volta), através de caiaque (em torno de 20 minutos, mas é preciso ter uma licença – empresas licenciadas: Adventures in Paradise, Aloha Kayak e Kona Boys) ou através de um passeio de barco para praticar snorkeling. O melhor local para mergulho é justamente no lado oposto da área de estacionamento da baía, perto do monumento do capitão Cook.
- Endereço: Captain Cook, HI 96704
- Horários: diariamente do nascer ao pôr do sol
- Acesso: A praia fica a cerca de 21 km ao sul de Kailua-Kona, dirigindo pela Highway 11 e, seguindo pela Nāpōʻopoʻo Road até o fim e estará de frente para o Nāpō’opo’o Pier. Pode pegar à direita Puuhonua Rd sentido Kealakekua Bay Boat Ramp onde ficam banheiros públicos, totens informativos e acesso ao Kealakekua Bay State Historical Park ou seguir a esquerda e pegar a Manini Beach Road para ir até a Manini Beach.
- Destaques: snorkeling, pavilhão para piquenique, banheiros, água, águas cristalinas, rochas vulcânicas, passeios de barco e caiaque

10. Ho‘okena Beach Park
Localizado ao sul de Kailua-Kona, o Ho’okena Beach Park é o local histórico de uma das últimas vilas havaianas de pesca com canoa no Havaí. O local tem uma rica história cultural e vestígios de seu antigo cais comercial de navios a vapor. Situada no extremo norte da Baía de Kauhako, a Praia de Ho’okena é cercada por falésias. A praia é uma mistura exótica de uma grande variedade de corais e areia fina e cinza escura. Dependendo da época do ano, o oceano é plácido e as águas límpidas e azuis revelam paisagens subaquáticas espetaculares e uma variedade colorida de peixes. É considerada uma das melhores praias da ilha para acampar, nadar, mergulhar com snorkel e bodyboard. O pôr do sol é incrível e o nascer do sol acima do pali (falésias) é de tirar o fôlego. Snorkeling é melhor em ambas as extremidades da praia e é melhor para nadar no final sul da praia, onde tem mais areia.

- Endereço: 86-4322 Mamalahoa Hwy, Captain Cook, HI 96704
- Horários: diariamente de 7h às 19h
- Acesso: Dirija para o sul na Hwy 11 de Kailua-Kona por cerca de 32 km até passar a marca de 102 milhas. Procure a Ho’okena Beach Road no lado direito da rodovia e vire à direita quando chegar lá. Você seguirá esta estrada por cerca de 4 km antes de chegar ao parque. Quando você estiver perto do final da estrada, vire à esquerda na estrada de uma faixa estreita, para chegar ao estacionamento.
- Destaques: stands de comida e sorvetes, chuveiros, banheiros, camping, mesas de piquenique, snorkeling, pedras vulcânicas, areia cinzenta

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
REGIÃO NORTE DE BIG ISLAND
Neste bloco de praias da região norte de Big Island, você vai encontrar praias dos distritos de South e North Kohala ,onde ficam alguns dos melhores resorts de luxo da ilha, e também do distrito de Hamakua, onde fica o incrível Waipi’o Valley, um dos principais cartões postais de Big Island.
11. Waipi’o Black Sand Beach
O mais belo vale criado na área do extinto vulcão Kohala é Waipi’o Valley, que significa “a terra das águas curvas”, em homenagem aos riachos que correm pela área. A região tem uma natureza exuberante, vegetação tropical e campos de taro (um tipo de raiz parecida com inhame). No passado, foi o lar de antigos reis havaianos e era uma vez densamente povoado. O vale fica cercado por penhascos de quase 800 metros de altura e abriga a estrada mais íngreme dos Estados Unidos. Por este motivo, somente veículos com tração nas 4 rodas conseguem passar por aqui. A bela praia de areia é cortada ao meio pelo riacho Wailoa e possui ondas fortíssimas. Embora a praia seja linda para passear, não há nenhuma infraestrutura e poucas oportunidades para atividades aquáticas. As cachoeiras Kaluahine Falls e Waiulili Falls às vezes podem ser vistas do lado direito (norte) da praia quando chove. No alto da montanha fica um mirante, o Waipio Valley Lookout, que proporciona lindas vistas da região.

- Endereço: 48-5561A Waipio Valley Rd, Honokaa, HI 96727
- Horários: diariamente do nascer ao pôr do sol
- Acesso: Para chegar à praia, pegue as rodovias 19 ou 240. Vindo de Waimea, siga para o leste na Highway 19 até chegar a Honokaa e siga as placas para a Highway 240. De Hilo, pegue a Highway 19 em direção ao oeste até Honokaa e pegue a Highway 240, procurando as placas para Waipi’o Valley. A partir do mirante no topo do Vale, siga pela Waipio Valley Road. O acesso deve ser feito somente por veículos 4×4 (confirme com a locadora de veículos se o carro que você está alugando tem permissão para visitar a área), mediante a tours guiados (passeios completos com busca no seu hotel) ou caminhada cansativa a partir do mirante que leva em torno de 40 minutos. Ao chegar ao final íngrime da estrada, pegue a bifurcação à direita para seguir em direção à praia, mais 800 metros abaixo.
- Destaques: areia preta, lindas vistas, ondas fortes, surf, não é boa para snorkeling


12. Pololū Black Sand Beach
Bem ao norte da ilha fica Pololū Beach, uma praia de areia escura escondida em uma bacia esculpida e decorada com cachoeiras e vistas incríveis! O local foi cenário do filme “Mundo Perdido: Jurassic Park” (1997), também conhecido como Jurassic Park 3. A praia fica no Pololū Valley, o vale mais ao norte de Big Island, localizado ao longo do extinto vulcão Kohala, o mais dos cinco vulcões de Big Island. Este antigo vulcão em escudo, cortado por vários desfiladeiros profundos após milhares de anos de erosão, tem um ecossistema e uma topografia radicalmente diferentes de qualquer outro lugar da ilha. A praia consiste em uma mistura de grandes pedras de rocha de lava e areia preta. O riacho Pololū percorre toda a extensão do fundo do vale e deságua no oceano. Não é recomendado nadar ou surfar neste local devido às fortes correntes marítimas e ondas traiçoeiras. Há uma pequena área de estacionamento com algumas vagas no mirante do Pololū Valley, localizado no final da Highway 270. O melhor horário para visitar a região é logo pela manhã (uma boa pedida para ver o sol nascer).
- Endereço: Pololū Beach, Hawaii 96755
- Horários: diariamente do nascer ao pôr do sol
- Acesso: A praia fica a 97 km do centro de Kailua Kona. Siga pela Highway 19 e, quando encontrar com a Highway 270, pegue esta estrada seguindo para a esquerda. Siga em frente até chegar ao fim da Highway 270. Para chegar à praia, é preciso caminhar por cerca de 400 metros (em torno de 25 minutos) pela Pololū Trail. Este trajeto exigirá bastante esforço e a trilha pode ser escorregadia após chuvas. Esteja preparando para uma descida íngrime e uma subida difícil.
- Destaques: areia preta, belas vistas, natureza exuberante
13. Kapa’a Beach Park
Esta praia é uma boa opção para quem quer ter uma experiência mais intimista, longe das muvucas das praias mais famosas e não se importa com uma praia rochosa, sem areia. Como o litoral é rochoso, não é uma boa opção para nadar, embora possa ser interessante para mergulho e snorkeling na parte norte da praia. No verão, as condições de pesca perto da costa são boas, mas no inverno, ondas altas e fortes correntes a tornam perigosa. A água é extremamente cristalina quando o oceano está calmo e, embora não haja nenhum recife de coral, há muitos peixes coloridos. Em dias de vento a praia é frequentada por kitesurfistas. O local abriga muitas ruínas de antigas habitações havaianas.
- Endereço: Kapaau, HI 96755
- Horários: não informados
- Acesso: A praia fica a 78 km do centro de Kailua Kona. Siga pela Highway 19 e, quando encontrar com a Highway 270, pegue esta estrada seguindo para a esquerda. Vire à esquerda na Kapa’a Park Road e siga até o final para chegar até o estacionamento.
- Destaques: banheiros, chuveiros, mesas para piquenique e churrasqueiras em um pavilhão, camping, bonito pôr do sol
14. Māhukona Beach Park
Apesar do nome, o local não é bem uma praia, mas sim um porto abandonado administrado pela Kohala Sugar Company (o porto foi fechado em 1956). As águas calmas e claras fazem de Mahukona um local popular para mergulho com snorkel e scuba diving. Aqui é possível ver equipamentos antigos de usinas de açúcar, além de algumas embarcações naufragadas, que se transformaram em um playground diferente para corais, peixes e outras espécies de vida marinha. O acesso à água é fácil a partir do porto, mas outras áreas possuem muitas rochas que dificultam a caminhada, necessitando do uso de sapatos emborrachados especiais. Evite o local quando as ondas estiverem fortes. Uma curiosidade é que, em dias de tempo aberto e sem nuvens, é possível avistar a ilha de Maui a partir deste local.
- Endereço: Waimea, HI 96743
- Horários: diariamente de 6h às 22h
- Acesso: A “praia” fica a 75 km do centro de Kailua Kona. Siga pela Highway 19 e, quando encontrar com a Highway 270, pegue esta estrada seguindo para a esquerda. A praia fica na Highway 27, passando o marcador da milha 14.
- Destaques: banheiros químicos, sem salva-vidas
15. Samuel M Spencer Beach Park
Esta praia leva o nome de Samuel M Spencer antigo juiz e presidente do Hawaii County Board of Supervisors no início do século XX, que ajudou a desenvolver a costa norte da ilha. Esta praia de areia branca e fofa é um destino incrível para famílias, sendo ótimo para fazer piqueniques, já que conta com toda uma infraestrutura bem bacana. As águas rasas e calmas (devido a um recife ao longo da costa) são uma boa pedida para crianças brincarem. No extremo sul da praia, há uma trilha de caminhada de cerca de 15 minutos que leva a outra pequena e ótima praia, a Mau’umae Beach. A praia fica pertinho do Pu’ukohola Heiau National Historic Site, um parque nacional histórico que preserva o local onde, até o início do século XIX, os havaianos que violassem uma das antigas leis ou também guerreiros derrotados podiam evitar a morte fugindo para este refúgio.
- Endereço: 62-3461 Kawaihae Rd, Waimea, HI 96743
- Horários: diariamente de 6h às 21h
- Acesso: A praia fica a cerca de 55 km ao norte de Kailua-Kona. Basta pegar a Highway 19 e dirigir até o encontro com a Highway 270, quando você deve seguir à esquerda por poucos metros, até virar novamente à esquerda na Spencer Beach Park Road. Há um estacionamento perto do Pu’ukohola Heiau National Historic Site e um pouco mais ao sul.
- Destaques: areia branca, salva-vidas, banheiros, mesas de piquenique em um pavilhão coberto, água potável, chuveiros, camping
16. Kaunaʻoa (Mauna Kea) Beach
Considerada uma das melhores praias da Big Island (e a nossa favorita!), esta praia de cerca de 400 metros e águas turquesas atrai muitos visitantes. Com areia fina e branca e cercada por palmeiras, esse pequeno pedaço do paraíso precisa estar no seu roteiro. Com águas tranquilas, é uma ótima opção para snorkeling, principalmente no extremo sul da praia, você há peixes tropicais na região dos corais. O extremo norte também conta com uma área boa para snorkeling. No inverno, as ondas costumam a ficar mais fortes, portanto, cuidado ao nadar no local. Durante o período da noite, muitos barcos oferecem serviço para ver arraias! O hotel acende holofotes sobre a água depois que o sol se põe. Essas luzes atraem o plâncton, que por sua vez atrai as raias manta. É possível observar essas criaturas incríveis no deck de observação “Manta Ray Point”. Você pode ver as condições da praia ao vivo através deste link.

- Endereço: 62-100 Mauna Kea Beach Dr, Waimea, HI 96743
- Horários: não informados
- Acesso: Localizada a cerca de 50 km ao norte de Kailua Kona, pegue a Highway 1, passando pela área de resorts de Waikoloa e pela Hapuna Beach. À esquerda, no por volta da milha 68, você verá a entrada do Mauna Kea Beach Hotel, que é o acesso para a praia. O segurança no portão de guarda solicitará o motivo da entrada e você deve falar que quer ir à Mauna Kea Beach para recebe um cartão de acesso. Prossiga em direção ao resort até o final à esquerda e, em seguida, estacione o carro, atravesse o portão e siga o caminho até a praia. Chegue cedo (antes de 9h da manhã) porque o pequeno estacionamento gratuito para visitantes (cerca de 40 vagas) lota rapidinho. Se a hora que chegar não tiver mais vagas, você pode tentar voltar mais tarde ou usar o serviço de valet do hotel (US$ 40).
- Destaques: areia, aluguel de pranchas, restaurante e bar na praia, banheiros, chuveiros, museu de arte no hotel, sombra, água disponível, sem salva-vidas, estacionamento gratuito com poucas vagas, famílias


17. Hapuna Beach State Park
Esta praia com cerca de 800 metros de comprimento é uma boa opção para todas as idades. Cercada por árvores, com águas cristalinas e areias brancas, está sempre listada entre as melhores praias do Havaí e do mundo. Como esta parte da costa está localizada em um clima desértico semi-árido, chove pouco e o sol é forte. A praia é ótima para nadar e surfar nos meses de inverno, quando as ondas ficam mais altas. Também é possível fazer mergulho com snorkel nas duas pontas da praia: ao redor da pequena falésia ao norte da praia ou ao redor do ponto rochoso ao sul da praia. A visibilidade na água é normalmente baixa por causa da mistura de areia e uma camada de água doce ocasional na superfície, então você precisará nadar um pouco para chegar às partes mais interessantes para mergulho com snorkel. Procure ir cedo para encontrar uma vaga de estacionamento e um lugar com sombra, pois a praia costuma ficar bem cheia rapidamente, principalmente aos fins de semana. De dezembro a abril, é até possível ver baleias à distância nesta praia.
- Endereço: Old Puako Rd, Waimea, HI 96743
- Horários: diariamente de 7h às 20h
- Acesso: Hāpuna Beach fica ao norte de Kailua-Kona, em torno da marca de milha 70 da Highway 19. Vire em direção ao oceano na placa para Hāpuna Beach State Park e continue por 400 metros até o grande estacionamento. Há uma taxa de estacionamento de US$ 10 para ajudar na manutenção do parque e uma taxa de entrada de US$ 5 por pessoa (pagamento somente em cartão de crédito através de uma máquina de auto-atendimento). Se você gosta de trilhas a pé, a Praia de Hāpuna faz parte da trilha costeira de Ala Kahakai, onde você pode explorar o litoral histórico de Kohala por trilhas antigas. A trilha leva a outras praias costeiras e resorts de luxo, ao Distrito Arqueológico de Puako Petroglyph e à trilha Kings para o interior do Mauna Lani Resort.
- Destaques: areia branca, área coberta para piquenique, algumas árvores para sombra, salva-vidas, snorkeling, amplo estacionamento, aluguel de equipamentos de praia, estabelecimentos para comprar alimentos e bebidas, banheiros, chuveiros

18. Waialea Bay Beach | Beach 69
Esta praia é uma das mais populares praias de areia branca de Big Island. Ela é uma das melhores opções para snorkeling na ilha, principalmente pela manhã, já que Wailea Bay é parte de uma área de conservação, com uma ampla diversidade de vida marinha. Os melhores recifes estão no lado sul da baía, mas também há muitos corais ao redor das grandes rochas que se erguem da água dentro da baía, e perto do ponto rochoso no lado direito (norte) da praia. As profundidades variam de cerca de 3 a 9 metros, com comunidades de corais exibindo sua vida marinha diversa. Depois de caminhar pela trilha até a praia, vá para a esquerda e caminhe sob as árvores, passando pelo ponto rochoso que marca o centro da praia e onde há pequenos bolsões de areia. Durante o inverno, ondas fortes dificultam a natação, mas baleias jubarte e golfinhos costumam aparecer na baía.

- Endereço: Beach 69, Old Puako Rd, Waimea, HI 96743
- Horários: diariamente de 7h às 20h
- Acesso: Para chegar à praia, pegue a Highway 19 e dirija por cerca de 21 km ao norte do Aeroporto de Kona. Vire à esquerda na saída depois de passar os resorts, na Puako Beach Drive. Quando estiver no caminho para a praia de Puako, pegue a primeira à direita para a estrada Old Puako. A área de estacionamento pavimentada é fechada e abre às 7h e fecha às 20h, há uma taxa de estacionamento de US$ 10 por carro + US$ 5 por pessoa que você pode pagar em uma cabine eletrônica de pagamento. Há também a Ala Kahakai Trail, uma trilha de caminhada de dificuldade moderada que cruza a praia de Waialea que segue o litoral ao longo de antigas trilhas de pescadores e estradas do antigo reino havaiano. A trilha tem cerca de 25 km em loop.
- Destaques: areia branca, snorkeling, chuveiros, banheiros, não há salva-vidas, mesas de piquenique, mergulho de cilindro

19. ʻAnaehoʻomalu Bay Beach
Também conhecida como “A Bay”, essa praia de areia em formato de meia-lua é protegida por recifes que fazem com que as águas claras se tornem mais calmas. É, sem dúvida, uma das praias mais bonitas da região! Desta forma, ela é uma boa pedida para famílias para nadar e brincar na água. A Bay é uma praia belíssima, decorada por palmeiras, famosa por seu pôr do sol belíssimo e fica em frente ao Waikoloa Beach Marriott Resort. Esta praia não é a melhor para praticar mergulho com cilindro e snorkeling, pois a água costuma ser turva, o que torna a visibilidade subaquática ruim. O lado direito (norte) da baía tem em geral condições mais claras, então dirija-se para lá se esse for seu objetivo. Peixes coloridos e tartarugas marinhas são frequentemente vistos na baía. Você pode alugar equipamentos variados para se divertir na água (caiaques, canoas, paddle boards, entre outros), além de passeios de barco.

Os lagos de peixes históricos ao lado da baía são uma parte interessante da história da área e são ótimos para explorar. Existem vários pontos históricos e placas para verificar ao longo da passarela. Os dois antigos viveiros de peixes havaianos são chamados de Ku’uali’i e Kahapapa. Os lagos eram usados exclusivamente pela realeza havaiana para criar tainha e outros peixes pequenos, daí o nome, Anaeho’omalu, que se traduz em “tainha restrita” no havaiano. Não é permitido nadar ou pescar nas lagoas. Em março de 2011, a baía de Anaeho’omalu foi danificada por uma onda de tsunami causada pelo devastador terremoto no Japão. O tsunami literalmente cortou a baía de Anaeho’omalu em dois pedaços e quebrou a parede do antigo viveiro de peixes Ku’uali’i.
- Endereço: 69-275 Waikoloa Beach Dr, Waikoloa Village, HI 96738
- Horários: diariamente de 7h às 20h (procure chegar bem cedo e procurar uma sombra, pois o sol fica muito forte ao meio-dia e a praia costuma a ficar bem cheia aos fins de semana)
- Acesso: A Bay fica a cerca de 40 minutos de carro ao norte do centro de Kailua-Kona. Se estiver em Kona, pegue a Highway 19 até a região dos resorts de Kohala. Vire à esquerda na primeira entrada do Waikoloa Beach Resort na Waikoloa Beach Drive. Vire novamente à esquerda para pegar a estrada Ku’uali’i Place do lado oposto do Kings’ Shops. Embora fique em frente ao Waikoloa Beach Marriott Resort, há um grande estacionamento público gratuito no sul do resort, no final da estrada Ku’uali’i Place e fica a 2 minutos de caminhada da praia. Caso esteja querendo fazer uma trilha, explore a King’s Trail (um trecho da Ala Kahakai National Historic Trail), que passa por locais históricos e antigas esculturas de pedra de lava havaiana do Puako Petroglyph Archaeological District e da Waikoloa Petroglyph Reserve.
- Destaques: areia, snorkeling, natação, aluguel de equipamentos, duas lagoas de peixes, restaurante próximo (Lava Lava Beach Club), banheiros, chuveiros, estacionamento com muitas vagas, boa para famílias, belo pôr do sol (melhores vistas do outro lado do viveiro de peixes Ku’uali’i), sem salva-vidas

REGIÃO LESTE DE BIG ISLAND
As praias desta área ficam, em sua maioria, no distrito de Hilo, nome também da maior cidade da costa leste de Big Island. Há praia também do distrito de Puna, no extremo leste/sudeste da ilha, o qual foi muito afetado com a erupção do vulcão Kīlauea, em 2018. Esta erupção destruiu mais de 700 casas, fez sumir do mapa dois parques e criou uma nova praia de areia preta.
20. Coconut Island | Moku Ola
Coconut Island é uma ilha de 28 acres na baía de Hilo que conta com uma área gramada central e duas pequenas praias de areia e piscinas naturais. O local é muito popular entre famílias, que levam as crianças para fazer um piquenique e nadar. Há uma torre de pedra de 6 metros de altura a partir da qual as crianças costumam saltar. A água costuma a ser turva e, por isso, não é um lugar muito bacana para snorkeling. O local fica pertinho de Liliʻuokalani Park and Gardens (Endereço: 189 Lihiwai St #151, Hilo, HI 96720), que é um parque com jardins japoneses e a cerca de 3 km do Pacific Tsunami Museum (museu dedicado à história do tsumani no Pacífico em 1946 e do tsumani chileno em 1960, que chegou a Hilo).
- Endereço: 7 Keliipio Pl, Hilo HI 96720
- Horários: Não informados
- Acesso: A ilha fica em Hilo, a 130 km a leste de Kailua-Kona. Você pode acessar o local pela Highway 190 seguida pela Hwy 200, passando pelo centro da ilha, ou pela Highway 19, que segue pelo norte. O acesso a ilha é feito através de uma ponte de 75 metros a partir da Banyan Drive, ao norte de Liliʻuokalani Park and Gardens. Há um pequeno estacionamento antes da ponte onde você pode estacionar seu carro. Se o estacionamento estiver cheio, você pode estacionar na Banyan Drive e fazer uma curta caminhada. Atravesse a ponte a pé para acessar a ilha.
- Destaques: mesas de piquenique, pequenas praias de areia, torre para mergulhar
21. Onekahakaha Beach Park
Esta praia é muito familiar, com áreas gramadas, áreas para piquenique e águas rasas com fundo de areia branca protegidas por um paredão de rocha de lava. Existem também piscinas naturais que você pode explorar com um snorkel. A área também é um local favorito para as tartarugas marinhas do Havaí. Ao norte do lago principal há um segundo grande lago e algumas poças de maré mais distantes com pontos mais profundos e rochosos e ouriços-do-mar ao longo do fundo, portanto, observe onde pisa.
- Endereço: 74 Onekahakaha Rd, Hilo, HI 96720
- Horários: diariamente de 7h às 21h
- Acesso: Localizada em Hilo, a praia fica a 130 km a leste de Kailua-Kona. Você pode acessar o local pela Highway 190 seguida pela Hwy 200, passando pelo centro da ilha, ou pela Highway 19, que segue pelo norte. Pegue a Kamehameha Avenue ao sul, na interseção com a Banyan Dr, continue em frente até o que se torna a Kalanianaole Avenue e dirija por 2 milhas ao longo da costa. Vire em direção ao mar na Onekahakaha Road para chegar ao estacionamento.
- Destaques: banheiros, chuveiros, estacionamento, salva-vidas, pavilhão coberto para piquenique, água potável

22. James Kealoha Beach Park
Localizada a 3 km ao sul de Hilo, esta praia de rochas com poças de maré tem esse nome em homenagem ao primeiro vice-governador do Havaí. O James Kealoha Beach Park não tem uma área de praia com areia, mas é famoso por suas atividades aquáticas populares, como natação, mergulho com snorkel, surf, entre outros. O lado leste da baía é uma lagoa protegida onde o recife e a barreira de rocha de lava rompem a corrente do oceano, proporcionando uma boa área para nadar e mergulhar. O meio e o oeste da baía são abertos para o oceano e permitem ondas para surf e bodyboard. O mergulho é melhor ao longo das áreas de recife, onde é possível ver muitas espécies de peixes ao longo do coral. A partir desta praia é possível ver a Mahikea Island, utilizada pelos escoteiros. O parque costuma ficar bem cheio aos finais de semana, com food trucks, sorvetes e outros.
- Endereço: Hilo, HI 96720
- Horários: não informados
- Acesso: Localizada em Hilo, a praia fica a 130 km a leste de Kailua-Kona. Você pode acessar o local pela Highway 190 seguida pela Hwy 200, passando pelo centro da ilha, ou pela Highway 19, que segue pelo norte. Este parque está localizado no cruzamento da Kalanianaole Street e Keaukaha Road.
- Destaques: sem salva-vidas, não tem areia, banheiros, área de piquenique, boa para nadar e para snorkeling, vagas limitadas de estacionamento, sombra, chuveiros, familiar
23. Carlsmith Beach Park
Carlsmith Beach Park não é bem uma praia porque não tem uma faixa de areia, mas sim uma ampla área gramada. Trata-se de um excelente parque familiar com formações anquilainas (corpo de água que, embora não tendo conexão superficial com o mar, demonstra contato hidrológico com as águas marinhas) e uma lagoa de areia branca protegida por rochas de lava. Carlsmith possui algumas características únicas e maravilhosas do parque, incorporando um parque com jardim e uma praia em um único local. Composto por várias lagoas grandes, as enseadas têm um fundo de areia fofa e, como as águas são protegidas por um recife, são ideais para nadar e mergulhar com snorkel se as águas estiverem calmas. Além disso, tartarugas marinhas costumam visitar esta praia.


- Endereço: 1815 Kalanianaole Ave, Hilo, HI 96720
- Horários: diariamente de 7h às 20h
- Acesso: Localizada em Hilo, a praia fica a 130 km a leste de Kailua-Kona. Você pode acessar o local pela Highway 190 seguida pela Hwy 200, passando pelo centro da ilha, ou pela Highway 19, que segue pelo norte. Já a partir do centro de Hilo, a praia fica a apenas de 5 a 10 minutos de carro, bastando seguir pela Highway 137 para leste. Há um estacionamento perto da praia.
- Destaques: salva-vidas aos fins de semana, banheiros, chuveiros, área de piquenique, ótima para nadar, snorkeling, pavilhões, água potável, estacionamento, familiar, coqueiros


24. Wai’olena Beach Park
Esta praia sem areia, mas muito rochosa, não é das melhores opções para atividades aquáticas, mas é um local tranquilo para fazer um piquenique e relaxar vendo as ondas quebrarem ao longo da costa rochosa. Com suas águas rasas por conta das rochas e fortes correntes, natação e snorkeling neste local podem ser atividades perigosas, embora alguns surfistas experientes se aventurem no local. As tartarugas marinhas costumam frequentar a praia, alimentando-se das algas ou descansando ao longo da costa. Ao lado do estacionamento há uma área gramada com pavilhões e mesas de piquenique e do lado oposto fica um lago bom para um mergulho, mas as pedras são escorregadias e é preciso ter cuidado. A praia também conta com lindos coqueiros que protegem os visitantes do sol e também dão um visual todo especial no amanhecer.
- Endereço: Kalanianaole St, Hilo, HI 96720
- Horários: não informados
- Acesso: Localizada em Hilo, a praia fica a 130 km a leste de Kailua-Kona. Você pode acessar o local pela Highway 190 seguida pela Hwy 200, passando pelo centro da ilha, ou pela Highway 19, que segue pelo norte. Já a partir do centro de Hilo, a praia fica a apenas 8 km de distância.
- Destaques: área gramada, mesas de piquenique, chuveiros, coqueiros para sombra, banheiros, estacionamento com poucas vagas, não é boa para snorkeling ou natação
25. Leleiwi Beach Park (Wai’uli)
Esta é uma área rochosa que não oferece uma faixa de areia. Mas, mesmo assim, é um destino bastante procurado por conta de uma sequência de piscinas naturais de lava, poças de maré e nascentes de água doce. O Leleiwi Beach Park é um ótimo destino para mergulho com snorkel por causa da parede protetora de rocha de lava que circunda a área, impedindo que as fortes correntes do oceano cheguem à praia e tornando-se um ponto de entrada e saída conveniente para atividades aquáticas. Muitos peixes tropicais e outras formas de vida marinha, incluindo as tartarugas marinhas verdes havaianas, habitam o local. Embora Leleiwi não ofereça uma experiência de praia de areia devido ao seu litoral rochoso, há uma pequena seção de areia preta.
- Endereço: 2279 Kalanianaole St, Hilo HI 96720
- Horários: não informados
- Acesso: Localizada em Hilo, a praia fica a 130 km a leste de Kailua-Kona. Você pode acessar o local pela Highway 190 seguida pela Hwy 200, passando pelo centro da ilha, ou pela Highway 19, que segue pelo norte. Já a partir do centro de Hilo, a praia fica a apenas de 10 a 15 minutos de carro, bastando seguir pela Highway 137 para leste.
- Destaques: salva-vidas aos finais de semana, chuveiros, banheiros, estacionamento, área de piquenique, natação, snorkeling
26. Richardson Ocean Park
Praia popular com um paredão que percorre grande parte da costa rochosa, com acesso limitado à praia. Esta praia de areia preta e verde é uma melhor escolha para snorkeling nesta região de Big Island. Além disso, é uma boa pedida para levar crianças para curtirem as poças de maré com águas calmas. Richardsons também contém uma área de preservação marinha, já que o recife fornece proteção para a vida marinha, permitindo que espécies aquosas se movam entre o oceano aberto e as piscinas naturais. O oceano aqui é alimentado por uma nascente de água doce que também forma muitas lagoas nas praias e nas proximidades.

A água da nascente é fria e a do oceano mais quente. Uma curiosidade é que olhando de pertinho a areia da praia, você verá que ela é feita de lava preta e também de “areia verde”. A areia verde é feita de cristais de olivina, os mesmos cristais que dão nome à mais famosa praia de areia verde no sul da ilha. Focas e tartarugas havaianas também frequentam essa praia.

- Endereço: 2355 Kalanianaole St, Hilo, HI 96720
- Horários: diariamente de 7h às 19h
- Acesso: Localizada em Hilo, a praia fica a 130 km a leste de Kailua-Kona. Você pode acessar o local pela Highway 190 seguida pela Hwy 200, passando pelo centro da ilha, ou pela Highway 19, que segue pelo norte. Já a partir do centro de Hilo, são cerca de 10 minutos, indo para o leste pela Kalaniana’ole Avenue.
- Destaques: salva-vidas, banheiros, chuveiros, área de piquenique, boa para nadar, snorkeling, palmeiras fazendo sombra


27. Isaac Hale Beach Park & Pohoiki Black Sand Beach
Localizada no nordeste da Pohoiki Bay, no distrito de Puna, esta praia leva o nome de um soldado do exército americano que foi morto durante a Guerra da Coréia. Ela é um destino muito popular de surf e, desde a erupção do vulcão Kīlauea, em 2018, é também conhecida por sua areia preta, já que foi cercada por fluxos de lava. O fluxo parou bem na borda do parque e despejou lava derretida ao longo do oceano ao norte. Se por um lado, mais de 700 casas foram cobertas de lava e dois parques ao norte dela desapareceram para sempre (Kapoho Tide Pools e Ahalanui County Beach Park), por outro, este fenômeno criou uma enorme praia de areia preta que cobriu toda a costa. Esta praia, que faz parte do Isaac Hale Beach Park, passou a ser conhecida pelo nome de Pohoiki Black Sand Beach. Além da praia de areia preta, há piscinas naturais aquecidas e áreas para piquenique que são ótimas opções para famílias. Por vezes, correntes marítimas fortes tornam snorkeling e mergulho atividades muito perigosas, por isso, muito cuidado. Com ondas fortes, os surfistas aparecem, já que esta praia é a principal área de surf desta região. Esta área também é conhecida por suas piscinas aquecidas em estilo de fontes termais. Há uma trilha ao longo da costa que leva a um tubo de lava desmoronado com água quente geotérmica aquecida, perfeito para um banho relaxante.
- Endereço: 13-101 Kalapana Kapoho Beach Rd, Pāhoa, HI 96778
- Horários: diariamente de 7h às 18h30
- Acesso: A praia fica a 64 km ao sul de Hilo.
- Destaques: areia preta, rochas vulcânicas, piscinas naturais aquecidas, área de piquenique, churrasqueiras, surf, natação, camping, salva-vidas
28. Kaimū Beach Park
Localizada no distrito de Puna, esta praia de areia preta não é uma praia para natação ou snorkeling, mas é uma boa pedida para quem é fã das atividades vulcânicas, já que é uma praia relativamente nova, formada em 1990, quando fluxos de lava destruíram mais de 180 casas, o antigo Centro de Visitantes do Parque Nacional dos Vulcões, estradas e sítios arqueológicos. A corrente e as ondas do oceano costumam ser fortes demais para um nado seguro e não há proteção contra o vento e o sol. O litoral original da praia de Kaimū ficava muito perto das casas, onde agora fica o estacionamento. A baía foi preenchida com lava e, atualmente, a praia fica 300 metros mais longe do que antigamente. Para quem se interessa sobre o tema, no caminho para a praia, pare no Pahoa Lava Zone Museum (Endereço: 15-2959 Pahoa Village Rd, Pāhoa, HI 96778) um pequeno museu que abriga artefatos da erupção de 2018, fotografias e exposições que anteriormente ficavam no Jaggar Museum (museu que ficava dentro do Parque Nacional dos Vulcões, mas acabou sendo fechado devido à erupção de 2018). Outra atração famosa na área é o Uncle Robert’s Awa Bar and Farmers Market (Endereço: 12-5038 Kalapana Kapoho Beach Rd, Pāhoa, HI 96778), uma mistura de mercado, bar e feira livre super tradicional que abre diariamente como bar, mas fica ainda mais animado nas noites de quarta-feira e manhãs de sábado quando o mercado/feira funcionam.
- Endereço: Pāhoa, HI 96778
- Acesso: Para chegar a esta praia você precisa seguir a estrada Kapoho-Kalapana (Hwy 137, vindo de Kapoho) ou a estrada Pahoa-Kalapana (Hwy 130, vindo de Pahoa) até o final, onde encontrará um estacionamento. A partir do estacionamento, será necessário caminhar por uma área desolada em torno de 300 metros (de 5 a 10 minutos) até a praia. Ao chegar à praia, tome cuidado ao descer para a água porque existem alguns pontos em que é necessário descer mais de 2 metros de rochas de lava afiadas.
- Destaques: areia preta, rochas vulcânicas, grande área de estacionamento, acesso por meio de trilha
REGIÃO SUL DE BIG ISLAND
Essa área mais isolada e de acesso mais difícil de Big Island ficam localizadas no litoral do distrito de Kau. Como os locais têm menos atrações turísticas e chegar é mais complicado, aqui estão apenas duas das principais praias, ambas com areias coloridas!
29. Punaluʻu Beach
Punalu’u Black Sand Beach é a mais famosa praia de areia preta de Big Island não só por sua incrível areia preta de origem vulcânica com pequenos fragmento de lava, como também pelo fato de ser um habitat de tartarugas-de-pente, uma espécie de tartaruga marinha ameaçada de extinção. Ela é uma extensa praia de areia preta de fácil acesso, sendo um ótimo lugar para dar um mergulho rápido, praticar snorkeling, caminhar pela praia ou fazer um piquenique. A praia conta com coqueiros e palmeiras muito convidativas.

A areia foi formada pelo rápido resfriamento da lava basáltica que atingiu a água do oceano e se estilhaçou em pequenos fragmentos. Por ter origem vulcânica, a areia pode ficar muito quente com o sol. O local mais fácil para entrar na água é a partir da rampa para pequenos barcos à esquerda (de frente para a água) da praia, embora nem sempre as condições para nadar sejam boas. Existem nascentes subaquáticas de água doce na baía de Punalu’u.

A água dessas fontes é mais fria do que a água do mar e se acumula na água salgada porque a água salgada é mais densa do que a água doce. Isso às vezes pode dar a estranha sensação de nadar em água com duas temperaturas ao mesmo tempo. A visibilidade na água no parque da praia de Punaluʻu é moderada. Entrar na água na área da praia principal não é muito fácil devido às muitas rochas vulcânicas.

- Endereço: Punaluu Beach, HI 96717
- Horários: diariamente do nascer ao pôr do sol
- Acesso: A praia de areia preta de Punaluu é uma parada ótima no caminho para o Parque Nacional dos Vulcões. A praia de Punalu’u fica na sáida da Highway 11 (Mamalahoa Hwy) após a marca de 55 milhas. Entre na Punalu’u Road e, em seguida, na Ninole Loop Rd.
- Destaques: areia preta, tartarugas marinhas, pedras vulcânicas, palmeiras e coqueiros, salva-vidas diariamente de 8h30 às 17h, área de piquenique, banheiros, chuveiros, camping

30. Papakōlea Green Sand Beach | Mahana Beach
Esta é uma das 4 praias de areia verde do mundo (as outras 3 estão na Noruega, nas Ilhas Galápagos e no território americano de Guam). Localizado na Mahana Bay, suas areias verdes são circundadas por Puu Mahana, um cone de cinzas formado há mais de 49 mil anos associado à erupção do vulcão Mauna Loa. A coloração distintiva de Papakōlea é de olivina, um mineral comum que se cristaliza a partir do magma rico em magnésio e com baixo teor de sílica durante o processo de resfriamento. O acesso é feito por uma trilha (veja mais informações abaixo). A área da praia é muito íngreme, por isso utilize a trilha existente para descer. As águas são fortes nesta região, portanto, nadar pode ser perigoso.

- Endereço: South Point Road, Naalehu, HI 96772
- Horários: diariamente do nascer ao pôr do sol
- Acesso: A praia de areia verde fica localizada a mais de 100 km ao sul de Kailua-Kona. Siga pela Highway 11 e entre na S Point Road (entre as milhas 69 e 70) sentido South Point, o ponto mais ao sul dos Estados Unidos. Após 13 km, há um estacionamento no final da estrada onde você deve parar. Muitas pessoas não sabem, mas ir de carro até a Papakōlea Green Sand Beach é ilegal, seja com o seu carro alugado, seja com um dos jipes de moradores locais que abordam os turistas ao estacionar e cobram até US$ 20 por pessoa para levá-las pelos 4 km que as separam da praia. O único meio legal de chegar até a praia é fazendo a caminhada de quase 4,5 km (para ir e mais 4,5 km para voltar) debaixo de sol, vento e em um terreno irregular. A Sarah do blog Borders & Bucket Lists é nascida e criada no Havaí e conta que existem apenas 4 praias de areia verde no mundo, já que o ecossistema é muito frágil, está sofrendo erosão e, por isso, a proibição de carros neste trecho. Além disso, dirigir por este local põe em perigo marcos culturais históricos e você também coloca sua vida em risco entrando no carro de alguém que dirige pelo local sem autorização. Nos blogs Flashpacking America e Big Island Guide você também pode encontrar mais informações sobre essa prática ilegal. Ir com o seu carro alugado, além de não ser permitido pelo contrato com a locadora de veículos, pode ser perigoso e você pode ficar atolado, acarretando multas e problemas legais tanto com a locadora de veículos quanto com o governo do estado Havaí. Se ainda tem dúvidas, consulte esse documento oficial da DHHL (Department of Hawaiian Home Lands) sobre a região.
- Destaques: areia verde, sem nenhuma estrutura, acesso a pé por trilha de 4,5 km (leve muita água, snacks e use calçados apropriados)
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre Big Island:
- Havaí: Parques Nacionais e Estaduais em Big Island
- Havaí: 15 restaurantes veggie em Big Island
- Havaí: Parque Nacional dos Vulcões em Big Island
- Havaí: Melhores lugares para hospedagem em Big Island
Leia mais sobre o Havaí:
- Hawaii: O que fazer em Oahu – Roteiro de 4 dias
- Hawaii: O que fazer em Maui – Roteiro de 4 dias
- Hawaii: O que fazer em Kauai – Roteiro de 3 dias
- Hawaii: Mergulho no vulcão submerso Molokini
- O que você precisa saber antes de viajar para o Hawaii
- Como é um luau havaiano: mitos e dicas
- Polynesian Cultural Center: Parque de Cultura Polinésia no Hawaii