Última atualização: 20/11/2023
Quem ama decoração e luzes nas cidades durante o final do ano? Conheça 15 cidades incríveis para colocar no roteiro e visitar na época de Natal!
O período que antecede as festas de fim de ano é uma época mágica! Eu sou apaixonada por enfeites, decorações, árvores e luzes de Natal! As cidades ficam acolhedoras, iluminadas, cheias de charme e, mesmo o frio intenso no hemisfério norte acaba ficando mais tolerável por conta dos encantos que a época natalina promove.

Muitas cidades se preparam para receber muitos turistas nessa época promovendo eventos natalinos, feiras, concertos, entre outros. Seria impossível colocar todas as cidades que oferecem atrações interessantes nesta época. Por este motivo, fizemos uma seleção de algumas delas (não fique chateado se sua cidade favorita não entrou na lista, combinado?). Em seguida, confira a nossa seleção e prepare-se para visitar no próximo Natal.

15 CIDADES INCRÍVEIS PARA VISITAR NA ÉPOCA DE NATAL
Todas as cidades selecionadas neste post se encontram no hemisfério norte. Sim, sabemos que existem cidades lindíssimas no hemisfério sul que se enfeitam para o Natal e possuem diversas atrações para os visitantes, como a linda brasileira Gramado no estado do Rio Grande do Sul. No entanto, nosso objetivo foi focar em cidades de clima frio que são mais cara da estação e oferecem algumas atrações mais tradicionais como feiras natalinas, pistas de patinação no gelo e decoração especial para celebrar a data.

O mapa interativo abaixo mostra a localização de cada uma delas. A sequência segue a ordem alfabética, já que seria impossível colocá-las em ordem de importância. Em seguida, veja mais detalhes sobre elas e confira roteiros completos que já foram publicados anteriormente no Viajonários.
1. ASPEN
Famosa por suas estações de esqui que contam com quase 100 pistas, a alta temporada em Aspen é justamente no auge inverno, quando ruas se iluminam, a decoração natalina se destaca, transportando os visitantes a um local que parece um filme de Hollywood! Costuma nevar bastante no fim de ano e, portanto, é bom estar com uma mala bem recheada de roupas quentinhas. Aproveite para curtir as estações de esqui mesmo que você não faça nenhum esporte de inverno. Há muitas atividades interessantes para todas as idades e também Cafés e restaurantes charmosos para comer um fondue e tomar um chocolate quente. Para uma dose de diversão natalina, vá até o centro de Aspen para os 12 Days of Aspen, um evento que dura quase duas semanas e oferece encontros gratuitos com o Papai Noel, apresentações de balé, canções de natal, decoração de biscoitos e muito mais. Veja onde se hospedar em Aspen.
Leia mais: As 4 estações de esqui de Aspen

2. BERLIM
A capital da Alemanha é uma metrópole vibrante, cheia de história, arte e cultura. A cidade que já sofreu muito com a guerra e foi dividida por um muro, é conhecida por seus encantadores e interessantes eventos natalinos. Em Berlim, há mais de 60 mercados de Natal, incluindo o pitoresco WeihnachtsZauber, que está rodeado por monumentos como Französischer Dom e Konzerthaus. De novembro a janeiro, o Jardim Botânico de Berlim se transforma em um local natalino mágico, contando com esculturas iluminadas e muitas luzes decorativas. Aproveite também para saborear a incrível culinária local em um de seus muitos restaurantes. Confira opções de hospedagem em Berlim.
Leia mais: Alemanha: O que fazer em Berlim – Roteiro de 3, 4, 5 ou 6 dias

3. BRUGES
Bruges é uma charmosa cidade medieval bem preservada localizada no interior da Bélgica chamada de “Veneza do Norte”, pela grande quantidade de canais que cercam a cidade. Seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO. Localizado no Markt, praça no coração da cidade, o Mercado de Natal de Bruges é um dos melhores da Europa, contando com barracas que vendem enfeites de Natal feitos à mão, waffles e até mesmo meias de lã. Cercando a praça, ficam lojas cujas vitrines são decoradas e iluminadas. O local é perfeito para parar em uma confeitaria para comer chocolates belgas. Um mercado um pouco menor pode ser encontrado na Praça Simon Stevinplein. Outro destaque é a Winter Glow Light Trail, que conta com paradas em 10 instalações pela parte histórica do centro da cidade, incluindo luzes na Church of Our Lady Tower e uma projeção em Gruuthuse. Veja onde se hospedar em Bruges.
Leia mais: Bélgica: O que fazer em Bruges – Roteiro de 1 dia

4. COPENHAGEN
A simpática Copenhagen, capital da Dinamarca, é uma cidade histórica repleta de locais interessantes e palácios. Ela foi fundada no século X, e teve origem como uma vila viking de pescadores, tornando-se capital da Dinamarca cinco séculos mais tarde. Um dos principais destaques de Copenhagen é o incrível Tivoli Gardens, um antigo parque de diversões, fundado em 1843, que serviu de inspiração para os parques da Disney. No final de ano, ele fica decorado com luzes e cercado por um adorável mercado de Natal. O parque também é conhecido por enfeitar sua árvore com cristais Swarovski. Veja opções de hospedagem em Copenhagen.
Leia mais:
- Dinamarca: O que fazer em Copenhagen – Roteiro de 3 dias
- Nyhavn: Canal com casinhas coloridas em Copenhagen
- Copenhagen: Castelo Rosenborg e Joias da Coroa Dinamarquesa
- Copenhagen: Tivoli – a inspiração para os parques da Disney

5. EDIMBURGO
Embora os primeiros assentamentos datem do século VII d. C., Edimburgo só foi elevada à categoria de cidade em 1889. O centro antigo (região da Royal Mile) e o centro novo (construído no século XVIII) de Edimburgo são considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Todos os anos, a cidade abriga festival de Natal que dura semanas com mercados, luzes e atrações no estilo de parque de diversões. Atividades incluem o labirinto de árvores de Natal e Santa’s Grotto, ambos encontrados em Santa Land, no West Princes Street Gardens. Há também o amplo mercado na East Princes St. Gardens, esqui no Pentland Hills Regional Park e patinação no gelo em St Andrew Square. Um local imperdível é o Castelo de Edimburgo, fortaleza do século XII, que fica todo iluminado no evento anual “Castle of Light“, com exibições espetaculares projetadas nas paredes externas. A época do Natal é seguida pelo Hogmanay Festival, que dura três dias e celebra o Ano Novo, com concertos ao ar livre, fogos de artifício e danças escocesas. Confira opções de hospedagem em Edimburgo.
Leia mais:
- Escócia: O que fazer em Edimburgo – Roteiro de 2 ou 3 dias
- Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
- Escócia: Como visitar o Castelo de Edimburgo
- Holyroodhouse: Palácio oficial da realeza britânica na Escócia

6. LONDRES
Até me faltam palavras para falar de Londres durante o Natal! Nós já moramos em Londres e tivemos o prazer de celebrar o Natal e o Ano Novo com a queima de fogos na London Eye nessa belíssima cidade cosmopolita, histórica e sempre repleta de novidades! As casas georgianas decoradas e os tradicionais pubs animados dão um toque todo especial na cidade. Aproveite para patinar em frente à Somerset House, do Museu de História Natural, Tower of London ou tantos outros lugares espalhados pela cidade. Curta as luzes e decoração de Natal na Trafalgar Square, Oxford Street, Regent Street, Carnaby Street, Covent Garden, e Seven Dials Christmas Lights. Há diversos corais e shows de Natal (musicais, balés, peças de teatro) em cartaz durante o período. Aproveite também para visitar o Winter Wonderland no Hyde Park e tomar uma cidra em um dos diversos mercados Natal espalhados pela cidade. E, claro, visite os estúdios do Harry Potter no especial Hogwarts in the Snow. Veja onde se hospedar em Londres.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro de 3, 4, 5 dias ou mais

7. MUNIQUE
Localizada na região da Bavária no sul da Alemanha, Munique é a cidade que organiza a Oktoberfest mais famosa do mundo, regada a muita cerveja local! Tudo muda na terceira maior cidade do país para receber o final de ano, com diversos eventos natalinos. Entre os destaques estão o mercado de Natal da Marienplatz, o mais popular de Munique, onde se pode saborear comidas típicas deliciosas. Uma boa pedida também é embarcar no ChristkindlTram, um bonde histórico que leva os visitantes por alguns dos pontos turísticos mais bonitos da cidade durante uma viagem de 30 minutos. Para quem quer aproveitar para conhecer locais próximos da cidade, o Castelo de Neuschwanstein, que inspirou o da Cinderella da Disney, pode ser uma boa pedida. Confira onde se hospedar em Munique.
Leia mais: Alemanha: O que fazer em Munique – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias

8. NOVA YORK CITY
Esta seleção de cidades para visitar na época de Natal estaria incompleta se não incluísse a incrível cidade de Nova York! A cidade toda fica repleta de decorações natalinas, árvores, luzes, vitrines decoradas, concertos e eventos natalinos diversos. Entre as principais atrações estão a enorme árvore no Rockefeller Center, com uma pista de patinação no gelo em frente; a árvore de Natal da Washington Square Park; o show de luzes gratuito em frente à fachada da Saks Fith Avenue e as vitrines animadas na Macy’s da Heral Square. Aproveite também para tomar um chocolate quente enquanto compra presentes nos mercados de Natal de estilo alemão e participar da antiga tradição de assistir as Radio City Rockettes apresentarem seu espetáculo anual de Natal. Um destaque também são os tours a pé organizados pelos moradores para admirar as decorações natalinas na região de Dyker Heights, no Brooklyn. Confira opções de hospedagem em Nova York City.
Leia mais:
- Atrações imperdíveis para curtir o Natal em Nova York
- O que fazer em Nova York – Roteiro de 5 ou 6 dias

9. QUEBEC CITY
Não existe cidade mais charmosa e com cara de Europa no Canadá! A cidade de Quebec é uma das cidades mais antigas da América do Norte e sua arquitetura colonial francesa lhe confere um toque europeu incrível. Esta época é celebrada com mercados de estilo alemão, pista de patinação no gelo na Place D’Youville e compras nas lojinhas charmosas de Old Quebec, transformada em um cenário de contos de fadas. As ruas de paralelepípedos estão repletas de lojas pitorescas e bistrôs deliciosos, todos decorados para as festas de fim de ano. Para uma experiência verdadeiramente canadense, divirta-se no Au 1884 Toboggan (também conhecido como Dufferin Terrace Toboggan Slide), uma das atrações mais antigas da cidade de Quebec. Trata-se de um escorregador, aberto entre meados de dezembro a meados de março, que atinge até 72 km/h! Aproveite a proximidade para passar pelo Fairmont Le Château Frontenac, um hotel que lembra um castelo onde você pode parar para tomar um café para fugir do frio. Veja opções de hospedagem em Quebec City aqui.

10. PARIS
Impossível deixar a “Cidade Luz” fora dessa lista, não é mesmo? Paris é encantadora em qualquer época do ano com a Torre Eiffel toda iluminada e não é diferente durante as festas de fim de ano. A cidade oferece diversas atividades festivas com destaque para as decorações iluminadas na avenida Champs-Elysées, mercados natalinos (como, por exemplo, o Marché de Noël de La Défense) para tomar chocolate quente e comer delícias típicas e pistas de patinação no gelo. As Galeries Lafayette ficam com vitrines lindamente decoradas e é montada uma imensa árvore de Natal na área interna. Outra boa pedida é visitar uma das magníficas igrejas de Paris para assistir a concertos musicais. Uma dica assistir a um converto na impressionante Sainte-Chapelle, que tem estilo gótico e conta com os mais belos vitrais da Europa. Veja sugestões de onde se hospedar em Paris.
Leia mais: França: O que fazer em Paris – Roteiro de 4 dias

11. PRAGA
A capital da República Tcheca (ou somente Tchéquia) é uma das cidades mais belas do mundo e fica ainda mais charmosa durante os últimos meses do ano. A incrível arquitetura medieval da cidade fica iluminada pelas luzes e decorações natalinas e os mercados de Natal se destacam como um dos melhores do mundo! Os mercados funcionam nas Old Town Square e Wenceslas Square e oferecem bolos, comidas típicas e o Svařák, um vinho quente tcheco com um toque cítrico. Outra boa pedida é tomar um chocolate quente no Café Slavia, fundado em 1881. Para comer, delicie-se com o Trdelník, um popular doce tcheco que consiste em uma massa oca coberta com açúcar canela e coberta com sorvete cremoso. Uma dica bacana é caminhar pelas ruelas da cidade, pela Charles Brigde e também pelas margens do Rio Vltava para ter uma vista belíssima da cidade. Veja opções de hospedagem em Praga.
Leia mais: República Tcheca: O que fazer em Praga – Roteiro de 2 dias

12. ROMA
Roma é outra cidade absolutamente incrível em qualquer época do ano! Com verões muitas vezes de calor insuportável, a cidade se transforma durante o inverno, tornando-se muito acolhedora. As ruas da cidade são iluminadas e decoradas e muitos eventos religiosos ocorrem, tanto com a mensagem e bênção de Natal do Papa fora da Basílica de São Pedro, quanto no Panteão durante a missa da meia-noite durante a véspera e o dia de Natal. Quanto às árvores de Natal, aproveite para admirá-las na Piazza Venezia, ao lado do Coliseu e na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano. Veja também o presépio permanente mais antigo do mundo, na Basílica Papal de Santa Maria Maior. Um dos mercados de Natal mais tradicionais para comprar presentes, itens de decoração e saborear gostosuras locais fica na Piazza Navona. Confira opções de hospedagem em Roma.
Leia mais: Itália: O que fazer em Roma – Roteiro de 4 dias

13. ROTHENBURG OB DER TAUBER
Localizada na deslumbrante Rota Romântica na Bavária, Alemanha, Rothenburg ob der Tauber é a mais charmosa das cidades. Trata-se de uma antiga cidade medieval murada que transporta os visitantes ao passado com suas ruelas de pedra, casinhas típicas e cerca de 3 km de muralhas que permitem as visitantes caminharem para admirarem do alto a sua beleza única. Um dos grandes destaques de Rothenburg é a loja de Natal Käthe Wohlfahrt, que disponibiliza mais de 30 mil artigos originais de decoração natalina e acabou se tornando uma atração turística, já que lá é Natal o ano todo! A loja é bem grande e ao entrar nela, você nem espera que vai encontrar uma gigantesca árvore de Natal ao centro. Ao redor, corredores e mais corredores lotados de enfeites feitos artesanalmente. Uma curiosidade é que existe uma fera natalina do folclore local conhecida como Krampus. Veja opções de hospedagem em Rothenburg ob der Tauber.
Leia mais:
- Alemanha: Rothenburg ob der Tauber na Rota Romântica
- Alemanha: Loja de Natal em Rothenburg ob der Tauber
14. SOLVANG
Conhecida como “Capital Dinamarquesa da América”, Solvang foi fundada em 1911, por um grupo de educadores dinamarqueses, que viajou para o oeste para estabelecer uma comunidade dinamarquesa. Com uma arquitetura que lembra a Escandinávia, muitas lojinhas e restaurantes graciosos ficam localizados em edifícios em estilo dinamarquês super charmosos. É uma cidade que respira cultura escandinava com padarias autênticas, ruas arborizadas, lojas e galerias de arte, restaurantes, várias salas de degustação de vinhos e vinícolas nos arredores. O Solvang Julefest é um evento em que a cidade fica toda iluminada e repleta de eventos durante o período de festas de fim de ano, que incluem Christmas Market Light Show (show de luzes com luzes coreografadas com música); cerimônia iluminação da árvore de Natal; Julefest Parede (desfile de Natal); Vila do Papai Noel; tours natalinos; entre outros. Veja onde se hospedar em Solvang.
Leia mais: Solvang: O que fazer na capital dinamarquesa da Califórnia

15. VIENA
A charmosa cidade de Viena com sua bela arquitetura e muita cultura recebe o fim de ano repleta de mercados de Natal. O mais interessante é o que fica localizado na Rathausplatz, que tem como pano de fundo a linda prefeitura construída em estilo neogótico. Uma curiosidade é que os globos de neve foram inventados na cidade por volta de 1900. Por isso, levar um deles como presente é algo super especial. Aproveite sua passagem pelos mercados para provar o Weihnachtspunsch (ponche de Natal) para ficar aquecido e se proteger do frio intenso. Outra boa pedida na cidade, conhecida como capital da música clássica, é assistir a um concerto de Natal ou um espetáculo de balé em cartaz em um dos teatros da cidade. Veja opções de hospedagem em Viena.
Leia mais: Áustria: O que fazer em Viena – Roteiro de 4 dias

Guarde estas dicas no Pinterest!