Confira neste post super especial todas as cidades que fazem parte da incrível Rota Romântica, localizada no sul da Alemanha.
O QUE É A ROTA ROMÂNTICA?
A Rota Romântica (Romantische Straße em alemão) diz respeito a mais antiga, famosa e popular estrada da Alemanha, que teve uma grande relevância na época medieval para conectar as regiões centrais à Bavária. Localizada no sul da Alemanha, ela corresponde a um trecho de 413km de estradas que conecta várias pequenas comunidades entre as cidades de Würzburg e Füssen. A Rota é marcada por vestígios romanos, cidades pitorescas, lindas vistas e belíssimos castelos!
COMO CHEGAR À ROTA ROMÂNTICA
CARRO
Esta é uma ótima viagem para ser feita alugando um carro, fazendo paradas rápidas em algumas cidades e ficando alguns dias em outras, para poder explorar com tranquilidade todas as opções culturais e gastronômicas que cada uma deles pode oferecer.
ÔNIBUS DA ROTA ROMÂNTICA
Caso você não queira alugar um carro e dirigir ao longo da Rota Romântica, isso não é um problema. Existe uma linha de ônibus da Europabus que passa por todas as cidades durante os meses de abril a outubro! É possível pegar o ônibus nos aeroportos de Frankfurt e Munique e seguir viagem! Veja mais informações sobre preços, horários e itinerários neste link.

TREM
Caso você queira somente fazer um trecho da Rota Romântica conhecendo alguma cidade mais famosa, uma boa opção pode ser usar os eficientes trens alemães. Consulte o site da Deutsch Bahn para fazer simulações de horários e tarifas.
EXCURSÕES & TOURS
Existem excursões e tours de vários tipos com roteiros interessantes, passando por cidades da Rota Romântica. Algumas delas saem de grandes cidades alemãs como Munique e Frankfurt. Veja algumas opções abaixo:
AS CIDADES DA ROTA ROMÂNTICA
No mapa interativo abaixo, recriamos o roteiro da Rota Romântica com as 29 cidades que são encontradas ao longo dela. Em seguida, vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas e em quais vale a pena ficar mais tempo para explorar as atrações turísticas. Algumas dessas cidades ganharão posts específicos, pois possuem atrações muito interessantes.
1. Würzburg
- População: 130 mil habitantes
- Descrição: Würzburg é uma cidade linda que merece pelo menos 1 dia inteiro de visitação. Trata-se de uma cidade localizada às margens do rio Main e é a mais próxima de Frankfurt (120 km) e Nuremberg (110 km). Entre as principais atrações da cidade destacam-se a Fortaleza Marienberg, a linda ponte Alte Mainbrücke, o Residenz de Würzburg (que é Patrimônio Cultural da UNESCO), além de lindas igrejas e museus. Würzburg também é bem famosa por seus vinhos e é possível fazer degustações na cidade.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
Leia mais: Alemanha: A linda Würzburg na Rota Romântica – Roteiro de 1 dia
2. Wertheim am Main
- População: 25 mil habitantes
- Descrição: É uma cidade medieval localizada na confluência dos rios Main e Tauber. A cidade é marcada por ruínas de pedra, casas de arquitetura alemã típica e lindos museus como o Grafschaftsmuseum, o Museum Schlösschen im Hofgarten e o Glasmuseum (Museu de Vidro). Um dos destaques da cidade é o Castelo Wertheim.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
3. Tauberbischofsheim
- População: 15 mil habitantes
- Descrição: Trata-se de uma cidade pequenina às margens do Rio Tauber que tem como características suas casinhas no estilo enxaimel, super típicas e históricas, localizadas na praça central da cidade, a Marktplatz. As principais atrações da cidade são a prefeitura em estilo neolítico e o Castelo de Kurmainzische. Ela é super fácil de ser percorrida à pé e não é preciso ficar mais que algumas horas para conhecê-la por completo.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
4. Lauda-Königshofen
- População: 15 mil habitantes
- Descrição: A pequena Lauda-Königshofen é uma cidade vinícola charmosa, com ruínas medievais, lindos jardins e bosques. A cidade é cheia de ciclovias e é fácil esbarrar em algum ciclista passeando pelo centro.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
5. Bad Mergentheim
- População: 25 mil habitantes
- Descrição: A cidade de Bad Mergentheim é um balneário com um centrinho super simpático com casinhas típicas com jardineira de flores nas janelas! Alguns destaques na cidade são o Castelo da Ordem, praça central, Catedral St. Johannes e o prédio da Prefeitura. Uma cidade simplesmente adorável que nós paramos para fazer um lanchinho da tarde bem gostoso.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
6. Weikersheim
- População: 8 mil habitantes
- Descrição: Weikersheim, com ótimas trilhas e ciclovias, a cidade é bastante arborizada e muito bonita. E para a alegria dos amantes do vinho, a cidade é recheada de vinícolas! Os destaques estão para o charmoso centrinho, a igreja de São Jorge, o Museu Tauberland e o Palácio Weikersheim, em estilo renascentista.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
7. Röttingen
- População: 1,8 mil habitantes
- Descrição: A pequena Röttingen, construída às margens do Rio Tauber, possui resquícios medievais como uma belíssima fortificação com 7 torres de defesa (Mittelalterliche Stadtbefestigung). No centro, várias casas de enxaimel. Outras atrações são o Relógio Solar (Sonnenurweg), a praça central (Marktplatz) e o edifício em estilo barroco da prefeitura.
8. Creglingen
- População: 4,8 mil habitantes
- Descrição: Uma tranquila cidade medieval ótima para relaxar, caminhar e pedalar. Como várias cidades da Rota Romântica, Creglingen também possui casinhas de enxaimel e ruínas medievais. Algumas das principais atrações são a igreja em estilo gótico Herrgottskirsche, o lindo parque Münstersee, o curioso Museu do Dedal o Antigo Castelo Medieval cercado por um fosso que é, atualmente, Museu dos Bombeiros.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
9. Rothenburg ob der Tauber
- População: 12 mil habitantes
- Descrição: A cidade medieval mais bem preservada da Alemanha é a favorita de 10 entre 10 pessoas que percorrem a Rota Romântica. Conosco não poderia ser diferente, nós adoramos Rothenburg ob der Tauber. Vale super a pena ficar pelo menos 2 dias na cidade para conseguir conhecer melhor as suas atrações como as muralhas bem preservadas que cercam todo o local; a graciosa praça central com casinhas em enxaimel; a igreja de St. Jakob; a famosa loja de Natal (Käthe Wohlfahrt) que funciona o ano todo, a Plönlein, o cruzamento que é o cartão postal da cidade; os portões da muralha…Uma cidade simplesmente encantadora e inesquecível!
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
Leia mais: Alemanha: Rothenburg ob der Tauber na Rota Romântica
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
10. Schillingsfürst
- População: 2,8 mil habitantes
- Descrição: A pequena Schillingsfürst, localizada entre os rios Reno e Danúbio é um local tranquilo, perfeito para relaxar. O maior destaque da cidade é o Castelo Hohenlohe-Schillingsfürst, no topo de uma colina.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
11. Feuchtwangen
- População: 12 mil habitantes
- Descrição: Uma cidadezinha simpática, aconchegante e muito tranquila. As principais atrações em Feuchtwangen são a Igreja de Stiftskirche; o Claustro que conta com apresentações teatrais no verão; pracinha central com casas em estilo enxaimel.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
12. Dinkelsbühl
- População: 12 mil habitantes
- Descrição: Dinkelsbühl é uma cidade com um dos centros com características medievais mais preservados da Alemanha. A Catedral de St. Georg é famosa e considerada uma das mais belas igrejas góticas do país. Uma das principais atrações é o Museu que conta a História de Dinkelsbühl.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
13. Wallerstein
- População: 4 mil habitantes
- Descrição: Durante anos essa pequena cidade foi dominada pela família Oettingen-Wallerstein antes de começar a fazer parte da região da Baviera. Algumas das principais atrações da cidade são a Pestsäule, a Capela de Maria-Hilf, o Residenzschloss e a St.-Anna-Kapelle.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
14. Nördlingen
- População: 20 mil habitantes
- Descrição: A cidade de Nördlingen, praticamente toda circundada por muralhas medievais, está localizada no centro de uma cratera de um meteoro! Uma das principais atrações da cidade é a Igreja de St. Georg com uma torre de 90 metros de altura.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
15. Harburg
- População: 6 mil habitantes
- Descrição: Nesta pequena e simpática cidade se localiza uma das fortalezas mais bem conservadas da Alemanha, o Castelo Harburg. Lá é possível encontrar um grande castelo, muralhas, 6 torres bem preservadas, salão e capela. No centro, muitas casinhas típicas em estilo enxaimel.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
16. Donauwörth
- População: 20 mil habitantes
- Descrição: A história conta que esta cidade foi fundada por dois pescadores no local onde os rios Wörnitz e Danúbio se encontram. A grande atração da cidade é a Reichstrasse uma rua onde estão situadas lindas mansões e a Câmara Municipal.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
17. Rain
- População: 10 mil habitantes
- Descrição: A pequena Rain possui um centro histórico charmoso marcado pela rua Hauptstraße com várias casas antigas. A cidade é muito famosa por suas flores e uma das atrações mais famosas é o BlumenPark (Parque das Flores), um lindo jardim botânico. É possível também encontrar ruínas de antigas muralhas, fortalezas e simpáticas igrejinhas.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
18. Augsburg
- População: 280 mil habitantes
- Descrição: Fundada há mais de 2 mil anos, Augsburg é a maior cidade da Rota Romântica e uma das mais antigas da Alemanha. A arquitetura da cidade mescla estilos renascentistas e barrocos, destacando-se pelas mansões e palácios, principalmente na rua Maximilianstraße com suas famosas fontes. Entre as principais atrações de Augsburg estão o prédio que abriga a Prefeitura da cidade; a Perlachturm, uma torre do século XI com mais de 70 metros de altura; igrejas (Catedral de St. Maria, St. Ana, entre outras); palácios (Fugger e Schaezler) e vários museus que contam a história da cidade. Augsburg é uma cidade que tem atrações suficientes para preencher o seu roteiro por 1 ou 2 dias.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
19. Friedberg
- População: 30 mil habitantes
- Descrição: Friedberg é considerada a cidade mais antiga da região da Baviera. É um local super agradável, com várias opções de restaurantes, lojas, cafés. Os principais destaques da cidade ficam por conta de ruínas de uma antiga fortificação; a praça central Marienplatz; a prefeitura e a torre Marienbrunnen em estilo renascentista; o santuário Herrgottsruh e o Castelo de Wittelsbach.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
20. Landsberg am Lech
- População: 30 mil habitantes
- Descrição: A história de Landsberg am Lech remota ao século XII quando foi fundada por Henrique, o Leão. Entre as principais atrações estão antigas muralhas com torres e portões medievais; a torre Schmalzturm; a Hauptplatz, praça central com casinhas de eixamel e o edifício da Prefeitura.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
21. Hohenfurch
- População: 1,6 mil habitantes
- Descrição: Hohenfurch é um vilarejo tranquilo, com muito verde, montanhas, fazendo com que seja um ótimo local para praticar esportes ao ar livre. São poucas as atrações na cidade, mas se destacam a igreja Pfarrkirche e a Capela de St. Úrsula.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
22. Schongau
- População: 13 mil habitantes
- Descrição: Schongau é uma típica cidade medieval com muralhas, portões e torres. Outras atrações interessantes são a Basílica de St. Michael, uma das igrejas em estilo românico mais importantes do sul da Alemanha; o edifício da Ballenhaus, antiga prefeitura e Märchenwald (Bosque dos Contos de Fada).
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
23. Peiting
- População: 13 mil habitantes
- Descrição: Famosa pelo seu Castelo Scholossberg, a cidade de Peiting também se destaca pelo Museu do Esqui; Museu da Caça e Pesca e igrejas (St. Michael, Maria unter der Egg, St. Anna).
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
24. Rottenbuch
- População: 1,8 mil habitantes
- Descrição: Um vilarejo perfeito para relaxar no vale do Rio Ammer, caminhar e pedalar em meio à natureza, pois é cercado por montanhas. Entre as principais atrações estão o Monastério de Agustinos, fundado em 1073 e a igreja Frauenbrünnerl.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
25. Wildsteig
- População: 1,4 mil habitantes
- Descrição: É mais uma cidade minúscula, muito voltada para descanso e atividades ao ar livre e com paisagens belíssimas de montanhas. Destaca-se no centro da cidade a Igreja paroquial de St. Jakob.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
26. Steingaden
- População: 3 mil habitantes
- Descrição: Uma cidadezinha tranquila, ótima para relaxar. A cidade é conhecida pela igreja em estilo rococó Wieskirche que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e abriga o Museu da Peregrinação. Outra igreja importante da cidade é a Welfenmünster.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
27. Halblech
- População: 3,6 mil habitantes
- Descrição: Esta cidade se localiza em um vale repleto de lagos (Forggensee, Bannwaldsee, Illasbergsee e Hegratsriedsee) e com uma vista belíssima dos Alpes, sendo um ótimo local para prática de esportes ao ar livre. Perto dela ficam estações de esqui. Os principais destaques são igrejas (St. Michael, St. Andreas, Capela St. Peter).
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
28. Schwangau
- População: 3,3 mil habitantes
- Descrição: Esta pequena cidade é conhecida por seus belos castelos reais. Ela é famosa por abrigar o Castelo de Neuschwanstein, que inspirou a Disney a construir o Castelo da Cinderela, e o Castelo de Hohenschwangau. Durante o inverno, há estações de esqui próximas à região.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
Leia mais: Alemanha: Castelo de Neuschwanstein

29. Füssen
- População: 16 mil habitantes
- Descrição: A última cidade da Rota Romântica é Füssen, também localizada na região dos Alpes (fazendo com que seja a mais alta cidade da Baviera), é super turística. Entre as principais atracões, destacam-se o Castelo Hohe e o Monastério de St. Mang.
- Hospedagem: Acesse este link para ver as opções
SITE E APLICATIVO DA ROTA ROMÂNTICA
Para ajudar quem está programando uma viagem pela Rota Romântica e possui dúvidas mais específicas, vale a pena consultar o site oficial da Rota Romântica que tem versão nos idiomas alemão, inglês, espanhol, holandês, italiano, japonês e, português! Há muitas dicas, mapas, pacotes de viagem e muito mais! Uma outra dica para quem quer conhecer um pouco mais sobre o local é baixar o aplicativo para celular que está disponível em inglês tanto nas versões iOS e Android e se chama Travel Guide – Romantic Street.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Veja mais sobre a Alemanha:
- Alemanha: 10 atrações em Frankfurt
- Alemanha: o incrível Residenz de Munique
- Alemanha: Como visitar o incrível Castelo de Nuremberg
- Alemanha: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos
- Alemanha: O que fazer em Berlim
Olá,
É difícil achar locais para estacionar o carro nessas cidades?
Olá Paulo Roberto!
As cidades são pequeninas e, por isso, tem poucas vagas mesmo. Você pode deixar o carro um pouco mais distante e conhecer o centrinho das cidades a pé (o ideal é caminhar por elas).
Abraços e uma excelente viagem para você! 🙂
[…] Alemanha: A incrível Rota Romântica […]
[…] ROTA ROMÂNTICA: Alemanha: A incrível Rota Romântica […]
[…] Alemanha: A incrível Rota Romântica […]
[…] cidades no sul do país. Nós já falamos um pouquinho sobre todas as cidades no post “Alemanha: A incrível Rota Romântica“, demos sugestões sobre o que conhecer em Würzburg, a primeira cidade da Rota no post […]
[…] Alemanha: A incrível Rota Romântica […]
[…] Alemanha: A incrível Rota Romântica […]
[…] Alemanha: A incrível Rota Romântica […]
[…] Alemanha: A incrível Rota Romântica […]
[…] Nós já falamos de forma resumida sobre todas as cidades que compõem esta região no post “Alemanha: A incrível Rota Romântica“. Dando continuidade ao tema, vamos nos aprofundar na história, atrações, onde comer e […]
[…] ROTA ROMÂNTICA: Alemanha: A incrível Rota Romântica […]
[…] ROTA ROMÂNTICA: Alemanha: A incrível Rota Romântica […]
[…] Leia mais: Alemanha: A incrível Rota Romântica […]
[…] fez parte de uma road trip que fizemos pela Alemanha começando em Frankfurt e seguindo pela Rota Romântica. É uma cidade receptiva, bonita e cheia de história. Mas também possui seu lado negro, pois foi […]
[…] Alemanha: A incrível Rota Romântica […]
[…] Alemanha: A incrível Rota Romântica […]
quais as cidades imperdiveis da rota?
Montei um roteiro assim:
– wurzburg – 1 dia
-rothenburg – 1 dia
– norlingen/Dinkelsbühl/Landsberg/ Wieskirche
-fussen / castelos
-Fussen/ Garmish –Partenkirchen / Oberammergau/ Munich
Antonio, seu roteiro está ótimo! Uma excelente viagem para você! 🙂
adoramos suas dicas. Site muito bem organizado. Era tudo que estávamos procurando. Parabéns
Sunara, que legal que conseguimos ajudar você. Temos mais dicas da Rota Romântica no blog (https://casalcalifornia.wpcomstaging.com/category/europa/alemanha/rota-romantica/). Desejamos uma viagem incrível para você! 🙂
Abraços