Conheça o Castelo de Neuschwanstein, localizado no final da Rota Romântica, na Alemanha, e a inspiração da Disney para o Castelo da Cinderela.
O CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN
O Castelo de Neuschwanstein é um palácio de arquitetura imponente do século XIX que fica em uma montanha acima do vilarejo de Hohenschwangau e perto de Füssen (última cidade da Rota Romântica), no sudoeste da Baviera, e a 130 km de Munique. O palácio, cuja construção teve início em 1869, foi encomendado pelo, no mínimo, excêntrico Rei Ludwig II da Baviera. Uma curiosidade é que o nome do castelo (Neu = novo; Schwan = cisne; Stein = pedra) “Novo Cisne de Pedra” é uma referência à ópera “Lohengrin” (1850), escrita pelo compositor alemão Richard Wagner, que era adorado pelo rei, e conta a história de um cavaleiro cisne.

O Rei Ludwig II morreu em 1886, sem que as obras do Castelo tivessem sido concluídas – a construção do castelo somente terminou no ano de 1892. Este castelo de “contos de fada”, que serviu de inspiração para a Disney construir o Castelo da Cinderela, era super moderno e inovador para a época. Atualmente, o local recebe mais de 1.4 milhão de visitantes anualmente.




No vilarejo de Hohenschwangau também fica o incrível Castelo Hohenschwangau, construído pelo pai de Ludwig II, o Rei Maximiliano II, todo amarelo e que destaca no alto de uma colina pertinho de hotéis e restaurantes.




Por falar no Rei Ludwig II, um dia antes de sua morte, (que ainda esconde diversos mistérios) ele foi deposto e preso. Ele contraiu muitas dívidas para construir suntuosos castelos, o que desagradava o ministério da Baviera. Por isso, acabaram sugerindo que o rei tinha problemas mentais e o tiraram do poder. Além do castelo de Neuschwanstein, o Rei Ludwig mandou construir mais dois palácios: O decoradíssimo e charmoso Castelo Linderhof (100 km de Munique), na cidade de Ettal (nós já o visitamos e vamos falar sobre ele em um post específico) em que o rei morou por vários anos, e belíssimo Castelo Herrenchiemsee, que fica localizado na Ilha de Herreninsel, no lago Chiemsee (90 km de Munique).




DICA DE ECONOMIA: MUNICH CITY PASS & MUNICH CITY TOUR CARD
Munich City Pass: Inclui acesso a 45 principais atrações na cidade e uso ilimitado de transporte público dentro da cidade de Munique. Além disso, está incluso um passeio gratuito no ônibus hop-on-hop-off. Inclui um tour guiado pela prefeitura e um passeio pela cidade e Englischer Garden gratuitamente. O cartão é válido por 1, 2, 3, 4 ou 5 dias e você deverá escolher período desejado no momento da compra.
Munich City Tour Card: Seu foco são descontos nas entradas que variam de 10% a 100% do valor. O cartão também inclui uso de transporte público gratuito no centro da cidade ou na cidade toda, conforme escolhido. O Munich City Tour Card é válido por 1, 2, 3, 4 ou 5 dias a sua escolha.
Leia mais: Alemanha: O que fazer em Munique – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
COMO CHEGAR AO CASTELO
A cidade importante mais próxima é Munique e muita gente aproveita para conhecer o castelo quando visita a cidade. É possível chegar de 3 formas diferentes:
- Carro: Se você pretende alugar carro, com a indicação do GPS de sua preferência, basta pegar a estrada até a cidade de Hohenschwangau e parar em um dos estacionamentos. Não há estacionamentos no castelo e o trânsito de veículos pela pequena estrada que leva do vilarejo até o castelo é proibido. Somente charretes ou ônibus podem circular por lá.
- Trem: A viagem de trem (Bahn, em alemão) de Munique até Füssen dura 2 horas e você pode comprar o ticket de trem através desse link. Chegando na estação, você precisará pegar um ônibus que levará até o vilarejo de Hohenschwangau. As opções são:
- RVA/OVG 73: sentido Steingaden / Garmisch-Partenkirchen
- RVA/OVG 78: sentido Schwangau
- Excursões: Para quem está sem carro, não quer ter a preocupação de pegar um trem e comprar os tickets, há excursões de ônibus que saem do centro de Munique e levam até o Castelo Neuschwanstein e já incluem o ingresso para a visita. No caminho, é possível conhecer outras atrações interessantes como o Castelo Linderhof e a charmosa cidade de Oberammergau.
INGRESSOS
Antes de mais nada, é preciso comprar o ingresso para o castelo na bilheteria do vilarejo de Hohenschwangau antes de subir o morro até ele. A bilheteria só vende ingressos para o próprio dia, mas como na alta temporada a procura por ingressos é grande, é possível comprá-los pela internet com antecedência. Há ingressos combinados que incluem o Castelo de Neuschwanstein, o Castelo Hohenschwangau (vale super a pena aproveitar sua passagem pela região para visitar ambos) e o Museu dos Reis da Bavária. O ticket tem horário marcado para entrar, pois o tour é feito em pequenos grupos acompanhados por um guia que contará um pouco da história do castelo e sobre o Rei Ludwig II nos idiomas alemão ou inglês – há audio guide em vários idiomas, inclusive em português, caso você não fale nenhuma dessas duas línguas. (Veja detalhes sobre os tickets e preços no final do post).
COMO ACESSAR O CASTELO
Para ir do vilarejo de Hohenschwangau até o Castelo de Neuschwanstein é preciso subir um morro íngreme. Há 3 formas de chegar:
- A pé: Prepare-se para fazer uma caminha de uns 30 minutos pela estrada asfaltada que leva ao castelo. Foi a forma como escolhemos, pois queríamos aproveitar para apreciar o caminho, que é cheio de árvores, e o dia não estava muito quente. Dá para exercitar bem as pernas, mas o trajeto é cansativo para quem não está acostumado a andar bastante.




- Charrete: Muita gente opta por uma alternativa mais romântica que é ir de carruagem. Basta esperar por uma em frente ao Hotel Müller. O trajeto é pago (subida: 6 euros / descida: 3 euros). No entanto, a carruagem não leva até a entrada do castelo. Ela para em um lugar intermediário e é preciso andar uns minutos a pé.
- Ônibus: É uma opção para quem vai visitar o castelo fora do inverno (não funcionam quando está nevando). Assim como o caso da carruagem, não leva até a entrada do castelo – o ponto de parada é próximo ao Schlossrestaurant Neuschwanstein (Neuschwansteinstraße 17, 87645 Schwangau, Alemanha) – e é preciso fazer uma caminhada de 270 metros para chegar ao local. O ônibus é pago (subida: 1,80 euros / descida: 1 euro)




Chegando lá em cima, a vista é belíssima! É possível ter visão incrível do horizonte e dos lagos que ficam próximos ao castelo. Nós estivemos lá durante o outono e a paisagem era incrível porque o céu estava aberto e o dia ensolarado!




Temos que confessar que depois de uma subida íngrime de meia hora, chegamos bem cansados. Por isso, é super importante estar com roupas e calçados confortáveis e, é claro, levar uma garrafinha de água para poder se hidratar. Aproveite para bater várias fotos da área externa do castelo enquanto seu tour não começa!
















O TOUR
Quando der o seu horário, encaminhe-se para a entrada do castelo assim que aparecer o grupo no painel. Você passará por uma catraca e precisa colocar o ticket no leitor óptico para poder entrar. Daí é só seguir pelo caminho indicado, subir as escadas e esperar pelo início do tour. E já vai um aviso: é proibido fotografar dentro do castelo. Preste atenção nas informações passadas pelo guia e curta muito o passeio. A decoração interna é belíssima, há muitos móveis de madeira escura e pinturas nas paredes. As fotos que colocamos aqui são divulgadas oficialmente de alguns cômodos do castelo. Algumas coisas que você verá no tour:
- Primeiro Piso: Esse é o local onde o tour começa. Nas paredes estão pinturas de uma saga nórdica chamada “Edda”.




- Sala do Trono: Trata-se de uma sala suntuosa, inspirada nas Igrejas Bizantinas. É curioso conhecer a sala do trono do castelo, que não tem um trono, mas possui uma rica decoração e um candelabro incrível no teto, todo dourado e com pedras preciosas coloridas que ocupa o terceiro e quarto pisos do castelo. Um espetáculo!




- Sala de Estar: Acessada através de uma ante-sala com painéis de carvalho no terceiro andar. Um sistema de campainha elétrica foi instalada em 1885 para que o servo de plantão pudesse ser chamado de qualquer outro quarto.




- Quarto de Ludwig II: quarto suntuoso do Rei Ludwig II, com uma cama em estilo neo-gótico.




Terminado o tour guiado, você pode seguir por uns outros cômodos, ver a maquete do castelo e a enorme cozinha.








Antes de ir embora, você pode fazer umas comprinhas de lembrancinhas na lojinha do castelo e aproveitar para comer guloseimas no Café & Bistro, localizado no segundo andar. Neste andar também é possível assistir a um video histórico sobre o castelo e o rei Ludwig II.
A PONTE: MARIENBRÜCK
Para ter vistas bonitas da fachada do castelo é preciso fazer uma caminhada de uns 10 minutos a pé até chegar a Marienbrück (Ponte da Rainha Maria) que fica acima do Rio Pöllat. A foto famosa da área externa do Neuschwanstein mostra a parte traseira dele. A entrada fica do outro lado e não pode ser vista deste ângulo. Basta ter paciência para visitar porque o local está sempre lotado de turistas.




TOURS E EXCURSÕES PARA O CASTELO
Existem várias empresas que prestam o serviço de excursão até o Castelo de Neuschwanstein partindo de Munique. Conheça algumas das melhores opções abaixo. Clique no tour desejado para ter mais informações e valores.
Nossa dica é o Hotel Müller. Super charmoso, bem localizado, moderno, mas com um toque alemã, e um restaurante delicioso em que nos acabamos de comer um prato de filé de porco com batatas!
Hotel Müller
- Endereço: Alpseestraße 16, 87645 Hohenschwangau, Alemanha
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Schloss Neuschwanstein
- Endereço:
- Castelo: Neuschwansteinstraße 20, 87645 Hohenschwangau, Alemanha
- Bilheteria: Alpseestrasse 12, 87645 Hohenschwangau, Alemanha
- Horários: diariamente
- entre meados de março a meados de outubro: de 9h às 18h (bilheteria: 8h às 17h)
- entre meados de outubro a meados de março: de 10h às 16h (bilheteria: 9h às 15h)
- Entrada: Há diversas combinações de tickets (gratuito para menores de 18 anos):
- Castelo de Neuschwanstein somente: 13 euros
- Castelo de Hohenschwangau somente: 13 euros
- Museu dos Reis da Bavária: 11 euros
- Kings Ticket (Castelo de Neuschwanstein + Castelo de Hohenschwangau): 25 euros
- Prince Ticket (Castelo de Neuschwanstein + Museu dos Reis da Bavária): 22 euros
- Wittelbach Ticket (Castelo de Hohenschwangau + Museu dos Reis da Bavária): 22 euros
- Swan Ticket (Castelo de Neuschwanstein + Castelo de Hohenschwangau + Museu dos Reis da Bavária): 31,50 euros
- Dica: Compre o ingresso antecipado com audio guide em português e evite filas!
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre a Alemanha:
Quero ir ao castelo, mas estou achando o horário de saída do trem de Munique muito tarde ( Em média umas 9 e chegando 11). Mesmo sendo tarde, ainda conseguimos fazer o passeio tranquilamente sem comprar o ingresso pela internet? E que horas aproximadamente eu compro a volta para Munique?
Olá Guilherme!
É bem difícil falar para você sobre horários porque depende muito da época que você vai. Pode ser que no dia esteja super tranquilo, como também em uma época muito movimentada, em que fica difícil encontrar ingressos assim que você chegar lá. Se você pretende só fazer um bate-volta de Munique, a minha dica é você fazer uma excursão. Nós fizemos essa aqui que inclui o Palácio Linderhof e uma passada pela cidade gracinha de Oberammergau. O dia foi muito produtivo e achamos que foi uma excelente opção para um bate-volta.
Esperamos ter ajudado!
Abraços e uma excelente viagem para você! 🙂
[…] Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
[…] Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
[…] primeira cidade da Rota Romântica” e contamos todas as dicas para visitar o incrível Castelo de Neuschwastein (aquele que inspirou a Disney a construir o castelo da Cinderela) no final da estrada. Agora […]
[…] Leia mais: Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
[…] que incluem Oberammergau no roteiro e também lugares interessantes como o Palácio Linderhof e o Castelo Neuschwastein. Veja mais informações a […]
[…] Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
[…] Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
[…] Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
[…] Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
[…] Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
[…] Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
[…] Leia mais: Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
[…] Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
[…] Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
[…] em 1864, ele redesenhou seus quartos na Residenz de Munique e deu início à construção do Castelo de Neuschwanstein. Em 1868, ele já estava fazendo seus primeiros planos para a construção de Linderhof. […]
[…] Alemanha: Castelo de Neuschwanstein […]
Castelo imperdível!!! Não consegui visitar na minha 1a vez em Munique e menos de 2 anos depois voltei, por culpa dele! rs A região inteira é sensacional para quem curte castelos (gostei muito do Hohenschwangau e ainda tem o Linderhof, o Herrenchiemsee, o Residenz e o Nymphenburg – os 2 últimos dentro de Munique mesmo).
Nosso país favorito é a Alemanha, então já viu! Você tem razão, toda aquela região é linda demais! Toda vez que vamos para a Europa incluímos uma região nova da Alemanha para conhecer! O Residenz já tem post no blog também (https://casalcalifornia.wpcomstaging.com/alemanha-o-incrivel-residenz-de-munique/). O que é aquele Antiquarium, né? Tem tantos castelos e palácios incríveis na Alemanha para conhecer que não vemos a hora de voltar! 🙂