O inverno no hemisfério norte está chegando e muita gente já está programando curtir a neve! E, claro, a cidade de Aspen é um dos lugares mais badalados durante as temporadas de inverno e costuma ficar cheia de celebridades. Nós estivemos na cidade durante o Réveillon e contamos neste post falamos sobre as 4 estações de esqui em Aspen e as diferenças entre elas.
A CIDADE DE ASPEN
Com menos de 7 mil habitantes, Aspen está situada em uma área remota das Montanhas Rochosas, no estado do Colorado. A cidade foi fundada como um campo de mineração durante a Corrida da Prata e passou a se chamar “Aspen” devido à abundância de árvores de álamo na área. Aspen cresceu muito durante a década de 1880, sua primeira década de existência.

No final do século XX, a cidade se tornou um refúgio popular para celebridades, o que tornou os preços dos imóveis muito elevado. O centro tem sido amplamente transformado em um sofisticado distrito de compras que inclui sofisticados restaurantes, salões de beleza e boutiques. Embora nunca tenha sediado uma Olimpíada de Inverno, desde 2002, a cidade é sede dos jogos de inverno Winter X Games organizados pelo canal esportivo ESPN, que tem como foco a competição de esportes radicais.




Como a cidade se localiza nas Montanhas Rochosas, espere muito frio durante o inverno! Nós passamos a virada de Ano Novo em Aspen e acabamos pegando -20ºC com uma sensação térmica de -30ºC!
COLORADO: AS 4 ESTAÇÕES DE ESQUI EM ASPEN
Uma dúvida que sempre surge para quem está programando uma viagem à Aspen é sobre as estações de esqui. O complexo Aspen Snowmass administra as 4 estações de esqui da cidade. São elas:
- Aspen Mountain: a mais velha das quatro áreas, localizada nas Montanhas Bell e Aspen, fica no centro da cidade.
- Aspen Highlands: localizado na Highland Peak e Loge Peak ao norte de Aspen.
- Buttermilk: uma área de esqui de baixa altitude de caráter familiar ao norte de Aspen Highlands e sede dos Winter X Games.
- Snowmass: a maior das quatro áreas (maior do a soma das outras três estações juntas), localizada perto de Snowmass Village.
Abaixo, colocamos as 4 estações de esqui de Aspen em um mapa interativo e vamos falar mais sobre cada uma delas em seguida:
1. ASPEN MOUNTAIN
A Aspen Mountain (também conhecida por seu antigo nome, Ajax) está localizada entre a Aspen Mountain e a Bell Mountain a uma altitude de 3.417 metros. A estação foi fundada em 1946, tornando-se o primeiro empreendimento do tipo na cidade. A Aspen Mountain é a menor das 4 estações, com apenas 2,7 km². A área em que fica a estação, bem no centro de Aspen, é uma gracinha, com várias lojinhas e restaurantes. A Aspen Mountain também disponibiliza atividades durante o verão.




- Operação inverno 2016-17: de 24 de novembro de 2016 a 16 de abril de 2017
- Horário da gôndola: de 9h às 15h30
- Restaurantes:
- na base da montanha:
- Ajax Tavern: bistrô
- Element 47: culinária americana gourmet
- no topo da montanha:
- Bonnie’s Restaurant: culinária americana
- Sundeck: culinária americana, mediterrânea e asiática
- na base da montanha:
O mapa das trilhas mostra que não há opções fáceis para esquiar/praticar snowboarding. Portanto, a montanha é mais favorável para praticamente mais experientes.




2. ASPEN HIGHLANDS
A Aspen Highlands foi fundada em 1958. Ela é famosa pela Highland Bowl, uma área que fornece o que alguns consideram um dos mais intensos esquis no estado do Colorado (somente para experts, ok?). O sistema de elevação foi recentemente refeito e oferece transporte rápido em torno da montanha. O cume da Aspen Highlands está a uma altitude de 3.774 metros e ela serviu como cenário para o filme “Aspen – Dinheiro, Sedução e Perigo” (1993).




- Operação inverno 2016-17: de 10 de dezembro de 2016 a 9 de abril de 2017
- Horário da gôndola: de 9h às 15h30
- Restaurantes: ambos no topo da montanha
- Merry-Go-Round Restaurant: culinária internacional
- Cloud Nine Alpine Bistro: culinária suíça e continental
Além das trilhas difíceis e para pessoas muito experientes, a Aspen Highlands disponibiliza trilhas fáceis também (em verde no mapa abaixo).




3. BUTTERMILK
A Buttermilk é uma montanha de duas faces. Por um lado, é a melhor opção para quem nunca esquiou ou está em uma fase bem inicial da prática de esqui / snowboarding por ter uma grande quantidade de trilhas fáceis. Por outro lado, ela é abriga os Winter X Games, de campeonato esportes radicais na neve. O cume da montanha está a 3 mil metros de altura e ela possui 34 km de trilhas.




- Operação inverno 2016-17: de 10 de dezembro de 2016 a 9 de abril de 2017
- Horário da gôndola: de 9h às 15h30
- Restaurantes:
- Bumps: culinária internacional (fica na base da montanha)
- Cliffhouse: culinária internacional (fica no topo da montanha)
O foco mesmo da montanha de trilhas fáceis para iniciantes e famílias. Devido à nossa inexperiência, foi a estação de esqui que mais nos agradou. Ela tem uma boa estrutura e é bem menos cheia do que a Snowmass, a mais famosa das estações de Aspen. Mas, se você for experiente em esqui / snowboarding, a Buttermilk não é a melhor opção.




4. SNOWMASS
Fundada em 1967 e com 94 trilhas (240 km de trilhas no total), a Snowmass é a maior estação de Aspen. O seu cume atinge 3.810 metros de altura. A infra-estrutura é de dar inveja, contando com a Snowmass Village, uma vila com restaurantes, lojas e hotéis, formando um complexo incrível. Para quem estiver começando a prática de esqui / snowboarding a Snowmass, no entanto, não é uma boa opção porque somente 5% de suas trilhas são fáceis. A estação é enorme e está sempre cheia, por isso, é preciso ter paciência com as filas das gôndolas. A Snowmass também disponibiliza atividades de verão.




TUBING: A estação Snowmass é a única das 4 que disponibiliza o Tubing, ideal para crianças, para quem não tem intenção de praticar snowboarding e esqui, ou somente para quem quer fazer alguma atividade bacana na neve. Nós adoramos tubing porque é divertidíssimo! Trata-se de deslizar em cima de uma boia por uma superfície inclinada (rampa), que rende muitas emoções! Como a estação é enorme, para chegar até o local do tubing é preciso pegar duas gôndolas! Para mais informações e preços, confira este link.




- Operação inverno 2016-17: de 24 de novembro de 2016 a 16 de abril de 2017
- Horário da gôndola: de 8h30 às 15h30
- Restaurantes:
- na base da montanha:
- Two Creeks Café: café americano
- no topo da montanha:
- Lynn Britt Cabin: culinária americana moderna
- Elk Camp Restaurant: culinária americana
- Gwyn’s / Gwyn’s High Alpine: culinária continental
- Ullrhof: culinária americana
- Sam’s Smokehouse: churrasco
- Up 4 Pizza: pizza, saladas, sopas
- na base da montanha:




TICKETS, AULAS E ALUGUEL DE EQUIPAMENTO
- Tickets: Os valores de tickets variam pela quantidade de dias, o período do ano e o esporte que você pretende praticar. Para ter uma visão completa dos preços, confira este link.
- Aulas: Precisando fazer aulas de ski ou snowboarding? Há aulas em grupo ou particulares para todas as idades. Confira detalhes neste link.
- Aluguel de Equipamento: Você pode alugar todo equipamento para praticar esqui ou snowboarding nas lojas de equipamentos localizadas nas estações. Veja mais detalhes e preços aqui.




COMO CHEGAR A ASPEN
A maneira mais fácil de chegar à cidade é através do aeroporto Aspen–Pitkin County Airport, localizado a 10 minutos de carro do centro da cidade. No entanto, os voos para o aeroporto de Aspen são mais caros e em menor volume do que para a capital do estado, Denver. Quem desembarca no Denver International Airport precisa alugar um carro e rodar quase 300 km para chegar até Aspen. Para quem não quer alugar um carro, vale a pena consultar o site da empresa Colorado Mountain Express que faz o serviço de translado de Denver até Aspen.
COMO SE LOCOMOVER EM ASPEN
Aspen é uma cidade super pequena e você não precisa ficar com um carro alugado por lá se não quiser. Dirigir na neve é extremamente perigoso para quem não está acostumados e nós recomendamos evitar o máximo possível. Todas as estações da cidade podem ser acessadas através de transporte público gratuito. Além disso, o hotel em que nos hospedamos (e que recomendamos muito) disponibilizava um serviço gratuito de transfer entre o aeroporto da cidade e o hotel.
ONDE SE HOSPEDAR EM ASPEN
Quando estivemos em Aspen, nos hospedamos no Molly Gibson Lodge, uma ótima opção 3 estrelas. Foi um ótimo custo-benefício, já que Aspen é uma cidade bem cara durante a alta temporada. Escrevemos um post especial contando mais sobre a nossa experiência no hotel.
Leia mais: Colorado: Dica de hospedagem em Aspen
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre o Colorado:
- Colorado: Tour gratuito na Cervejaria Coors
- Colorado: Dica de hospedagem em Denver
- Colorado: Dica de hospedagem em Aspen
- Stanley Hotel: O Hotel do “O Iluminado” no Colorado
- Colorado: 5 passeios grátis em Denver