Bodie: Legítima cidade fantasma na Califórnia

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
 

Última atualização: 24/09/2021

Já pensou em conhecer uma cidade fantasma bem preservada? Bodie tem um passado incrível, edifícios antigos e muitas histórias para contar. Veja os motivos de conhecer Bodie e como incluí-la no seu roteiro pela Califórnia.

A CIDADE DE BODIE

Bodie é uma verdadeira cidade fantasma no norte da Califórnia, congelada no tempo. No seu auge (do final de 1877 a início de 1881) cidade alcançou uma população tenha atingido de 7 a 8 mil pessoas, embora alguns historiadores acreditem que esse número pode ter chegado a 10 mil na época da Corrida do Ouro.

Leia mais: Marshall Gold Discovery: Início da Corrida do Ouro na Califórnia

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Monumento no início do passeio pelo parque

O nome da cidade é uma homenagem a W. S. Bodey que, em 1859, descobriu pequenas quantidades de ouro em uma área agora chamada Bodie Bluff, localizada nas colinas ao norte de Mono Lake, um lago de água super salgada a poucos quilômetros de lá. Com essa descoberta, a cidade se tornou um campo de mineração de pouca importância. W. S. Bodey, no entanto, não foi capaz de apreciar os frutos de sua descoberta, pois congelou até a morte durante o inverno daquele ano, quando foi surpreendido por uma nevasca. Seu corpo foi encontrado somente na primavera, quando o gelo derreteu.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Paisagem de Bodie com os edifícios ao fundo

O AUGE DE BODIE 

Por volta de 1875, uma rica área com minério de ouro foi descoberta após um desabamento de uma mina. Em pouco tempo, o campo de mineração contribuiu para que a cidade se expandisse rapidamente. Ricas descobertas na mina adjacente a Bodie durante 1878 atraíram ainda mais pessoas. Bodie chegou a produzir mais de US$ 35 milhões em ouro e prata. A cidade tinha uma ótima infraestrutura com mais de 200 edifícios, entre eles uma unidade do Wells Fargo Bank, correio, empresas, sindicato de minerados e mecânicos, vários jornais diários, uma prisão e muitos bares.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Placa de Bodie

Nesta época, Bodie fervilhava de famílias, ladrões, mineiros, donos de lojas, pistoleiros, prostitutas e pessoas de todos os cantos do mundo. O distrito de mineração de Bodie incluía 30 minas diferentes, 9 moinhos, mais de 60 saloons, muitos próximos a Bonanza Street, onde ficavam prostitutas e antros de ópio em Chinatown.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Donnelly House, Seiler House, Cameron House e L. E. Bell House

DECLÍNIO DE BODIE

No entanto, o apogeu de Bodie durou pouco. Depois de 1881, novas áreas de mineração foram descobertas em locais mais distantes da cidade, a mineração local diminuiu e as casas e empresas foram abandonadas. Durante o início da década de 1890, Bodie desfrutou de um breve renascimento dos avanços tecnológicos nas minas que continuaram a apoiar a cidade. Em 1892, a cidade sofreu com um incêndio e muitas casas e edifícios foram destruídos.

Bodie: Uma Cidade Fantasma no Norte da Califórnia
Edifício na cidade de Bodie

Os primeiros sinais de um declínio oficial ocorreram em 1912, com a impressão do último jornal de Bodie, The Bodie Miner. Em 1913, a mina principal foi fechada. Bodie passou a descrita como uma cidade fantasma em 1915. Em 1917, a Ferrovia Bodie foi abandonada e seus trilhos de ferro foram destruídos. Finalmente, a última mina de Bodie foi fechada em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. Desde a década de 1950, não há registro de habitantes.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Prédios em Bodie

BODIE NOS DIAS ATUAIS

Atualmente, o local é uma cidade abandonada, uma autêntica cidade fantasma do Velho Oeste. Apenas 5% dos edifícios de Bodie construídos entre 1877 e 1881 sobrevive até os dias de hoje, um total de 170 edifícios. Os interiores permanecem como foram deixados e estocados com mercadorias. Bodie foi nomeada a cidade fantasma oficial da corrida ao ouro na Califórnia.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
D.V. Cain House, casa da família que vendeu a cidade para o estado da Califórnia

Em 1961, a cidade foi designada como um Marco Histórico Nacional e, no ano seguinte, como Parque Histórico Estadual. Para preservar a atmosfera da cidade fantasma, nenhum dos prédios é restaurado, para preservar a aparência envelhecida e desgastada da década de 1880. Por este motivo, não existem instalações comerciais em Bodie, como restaurantes ou posto de combustíveis.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Museu e prédios na Main Street, a rua principal de Bodie

Ainda é possível ver as casas construídas nos anos 1870, o Standard Mill do final de 1890, bombas de gasolina de 1920 e uma escola que foi utilizada até 1942. Alguns edifícios foram nomeados de acordo com suas funções no passado, outros receberam o nome das pessoas que moraram no local (o primeiro morador, o último ou o mais importante). Achamos curioso que em alguns deles há placas indicando que são residência de funcionários do parque.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Antigas bombas de combustível e veículo da década de 1920

QUANDO VISITAR BODIE

Embora fique aberta o ano todo, Bodie possui um clima raro conhecido como subártico de verão seco. As noites permanecem frias mesmo durante o verão, muitas vezes caindo bem abaixo de zero ao longo do ano.

  • Como fica em uma altitude elevada (mais de 2,5 mil metros), costuma ficar coberta de neve durante os meses de inverno, que ainda pode contar com ventos geladíssimos. Segundo o site oficial, até mesmo veículos com tração nas 4 rodas e correntes nos pneus costumam ficar presos na neve. As estradas nos arredores costumam fechar neste período porque não ocorre limpeza regular da neve. Por estes motivos, evite ir durante os meses mais frios (de novembro a março).
  • Durante a primavera, com o derretimento do gelo, a lama pode ser um problema. Portanto, muito cuidado ao dirigir.
  • O melhor período para visitar Bodie, desta forma, é de final de maio a início de setembro. A alta temporada é do Memorial Day (última segunda-feira de maio) ao Labor Day (primeira segunda-feira de setembro). Agosto costuma ser o mês mais seco na cidade. Nós estivemos na cidade no final de junho e a temperatura já estava ótima, o dia ensolarado, embora com algumas nuvens.
Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Nós conhecemos Bodie no final de junho, início do verão

O QUE FAZER EM BODIE

Abaixo você vai encontrar o mapa oficial de Bodie. Repare que a cidade abriga uma série de edifícios. Há muitas casas em ruínas (e é possível somente olhar por fora) e outras estão bem preservadas. Em algumas das casas é possível entrar e observar alguns dos itens utilizados na época, como móveis e utensílios domésticos. Algumas áreas não são acessíveis por questão de segurança. Respeite as placas e recomendações quando forem feitas.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Mapa da cidade de Bodie | Figura: folheto oficial

Nos arredores da cidade, um pouco mais distante do centro de Bodie, fica um cemitério com cerca de 200 túmulos antigos, muitos deles podem ser facilmente lidos, enquanto outros foram danificados por vândalos ou desgastados pelos invernos rigorosos de Bodie. O cemitério original estava em planícies alagadas e foi transferido para o local atual na década de 1870.

1. PASSEIO PELAS RUAS DESERTAS DA CIDADE

Os visitantes podem caminhar pelas ruas desertas de uma cidade e espiar dentro das janelas das casas abandonadas, de uma igreja, do saloon, ver a prisão e outros edifícios que lembram o Velho Oeste dos filmes. Todos os dias às 10h ocorre o Bodie History Talk, uma conversa com um funcionário que ocorre em frente da Igreja Metodista.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Bodie History Talk ocorre todo dia às 10h em frente à Igreja Metodista

Logo que você chegar ao local, verá que existem muitos edifícios e pode ficar um pouco perdido para saber como começar. Alguns dos edifícios mais importantes são numerados de 1 a 50. Cada um deles é explicado em detalhes em um mapa/guia que pode ser comprado no museu de Bodie por US$ 3. É claro que eu comprei esse guia para dar informações mais detalhadas e indicar quais das construções você deve priorizar durante a visita.

1McDONNELL/DOLAN HOUSE

Essa casa pertenceu a Donald McDonnell. Tanto ele como seu filho Frank eram mineiros. Mary, a esposa de Donald trabalhava na agência dos correios de Bodie. Posteriormente, entre 1935 e 1937, a casa foi habitada por Alice Dolan, professora e filha do Sheriff James Dolan, morto em um tiroteio perto de Mono Lake em 1915.

2METHODIST CHURCH

Assim que começar a caminhar do estacionamento para a cidade, verá uma igreja à esquerda. Construída em 1882, a Igreja Metodista é a única igreja que ainda está em pé em Bodie. Uma igreja católica também foi construída no mesmo ano, mas acabou destruída pelo fogo em 1928. E. J. Clinton, líder da companhia de mineração de Bodie no final dos anos 1920, restaurou a igreja com recursos próprios. Há uma tela na porta da igreja que impede a entrada, mas é possível ver tudo que está dentro do edifício. É uma excelente oportunidade de ver alguns dos artefatos da época que foram deixados para trás. O último culto da igreja foi realizado em 1932, quando quase todas as famílias haviam deixado Bodie.

Bodie: Uma Cidade Fantasma no Norte da Califórnia
D.V. Cain House

3D.V. CAIN HOUSE

Construída em 1873, esta era a casa de David Victor Cain, um dos filhos de James S. Cain. Foi a família Cain que vendeu a cidade para a administração dos Parques Nacionais da Califórnia em 1962. Em 1904, D.V. Cain se casou com Ella M. Cody, uma professora de Bodie que, mais tarde, fundou o Bodie Museum.

Bodie: Uma Cidade Fantasma no Norte da Califórnia
Red Barn

4RED BARN

Este celeiro é um dos celeiros típicos usados em Bodie. Na fachada, ainda é possível ver um pouco de tinta vermelha que cobria o celeiro e dá nome a ele. Dentro do celeiro fica uma área que exibe um filme sobre Bodie chamado “Bodie: Frozen in Time”, que é exibido continuadamente a cada 28 minutos.

5MILLER HOUSE

Essa é a casa onde Tom Miller e sua esposa Jessie viveram em 1900 com seus dois filhos. Nascido no Canadá, Miller trabalhou na Bodie Railway e na Lumber Company na cidade de Mono Mills, perto de de Mono Lake. Os pinheiros de Mono Mills foram usados para atividades de mineração, abastecendo caldeiras e em moinhos. Há quadros na parede que mostram a evolução de Bodie ao longo do tempo.

6JAMES STUART CAIN HOUSE

Essa é a residência do principal proprietário da cidade, que se mudou para Bodie junto com sua esposa Martha, em 1879, quando tinha 25 anos. Ele começou a construir seu império colocando barcaças de madeira no lago Mono e transportando madeira para Bodie. Em 1888, ele se tornou banqueiro e manteve o Bodie Bank aberto até 1932. Em 1915, ele adquiriu as propriedades de mineração da Standard Company através de uma ação na justiça e acabou se tornando o principal proprietário da cidade.

7SADDLE ROOM

Esta área de sela fazia parte de um grande complexo de estábulos que pertencia ao comerciante Harvey Boone.

Bodie: Uma Cidade Fantasma no Norte da Califórnia
Mortuário à direita; Miners Union Hall (atual museu); I.O.O.F. Hall; à esquerda, DeChambeau Hotel

8MORGUE

Este é um dos dois mortuários que restam em Bodie (o outro fica perto do cemitério, em uma região mais afastada da cidade). O negócio pode ter sido mudado para este edifício nos últimos anos de Bodie, provavelmente após 1888, quando um incêndio destruiu o hotel “Bodie House” que fica na esquina.

9MINERS UNION HALL (atual Museu)

Construído em 1878, o hall do antigo prédio do Sindicato dos Mineiros era o centro da vida social de Bodie. Além de servir como local de reuniões dos mineiros, hospedava diversos eventos religioso, bailes, festas, recitais e festas de Natal. Atualmente, o prédio abriga o museu da cidade com artigos recolhidos em Bodie ao longo do tempo. Ali estão armazenados diversos itens antigos que foram encontrados na cidade, desde livros contábeis, fotografias antigas, entre muitos outros artefatos. Além de museu, o local funciona como Centro de Visitantes, oferecendo informações, além de vender tickets para tours, vender souvenirs (aproveitei para ampliar a minha coleção de ímãs de geladeira) e abrigar uma pequena livraria.

10I.O.O.F HALL

The Independent Order of Odd Fellows Lodge Nº 279 é uma das sociedades fraternais de Bodie. No andar de cima ficava uma hospedaria e o de baixo era usado por Henry Ward, que construíu o edifício em 1880 para abrigar seu negócio de móveis. Posteriormente, foi ocupado pelo Bodie Athletic Club.

11DeCHAMBEAU HOTEL

Em 1879, este edifício abrigava a agência dos correios. O andar de cima era usado como pensão da senhora Johnson e, posteriormente, o edifício se tornou o DeChambeau Hotel. Nos últimos anos de Bodie, era usado como um Café/bar e era conhecido como “Bodie Cafe”, sendo uma das últimas empresas da cidade. Até hoje é possível observar alguns dos itens do local, como mesas, bancos, garrafas.

Bodie: Uma Cidade Fantasma no Norte da Califórnia
Área do assassinato fica entre os edifícios

12LOCAL DO ASSASSINATO DE THOMAS TRELOAR

Nas primeiras horas de 14 de janeiro de 1881, o mineiro Thomas Treloar foi baleado e morto na esquina das ruas Main e Lowe. Testemunhas disseram que Joseph DeRoche, que tinha um envolvimento amoroso com a esposa de Treloar, atirou em Thomas após ele sair de um baile no Miners Union Hall. DeRoche foi preso, mas conseguiu escapar algumas horas depois. Dois dias depois, foi recapturado e preso na cadeia de Bodie. Ele acabou sendo sequestrado por vigilantes e enforcado neste local durante a madrugada.

13SWASEY (SWAZEY) HOTEL

Este edifício, inclinado para um lado, não tem como passar desapercebido. Em momentos diferentes, esse prédio serviu como loja de roupas, cassino e o Swazey Hotel. Horace F. Swasey tinha um rancho em Nevada e comprou este hotel de 2 andares em 1894.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Fachada da Boone Store and Warehouse

14BOONE STORE AND WAREHOUSE

Esta loja, construída em 1879, foi um dos vários armazéns na cidade e está até hoje recheada de itens interessantes do passado. Ele era propriedade de Harvey Boone, um primo distante de Daniel Boone, e parceiro de James W. Wright. Repare nas comidas enlatadas e os botijões de gás usado como revestimento na parede sul. Boone era muito ativo na comunidade, servindo com supervisor do condado, administrador da escola, e presidente da Companhia de Água de Bodie. Em julho de 1884, esse prédio foi quase destruído por um incêndio. Dos muitos itens ainda disponíveis na loja, existem várias lâmpadas Edison originais. Exibido na janela frontal direita, você pode ver marcas conhecidas hoje, como “Óleo de rícino sem sabor da Kellogg”, “St. Aspirina de Joseph”, “preservativos de Trojan” e “pó medicinal da Colgate”. Em frente da loja, ficam bombas de gasolina antigas e um veículo de 1927.

15LOTTIE AND ELI JOHL HOUSE

Lottie se casou com Eli Johl em Nevada antes de se mudar para Bodie em 1883. O casal teve sucesso em investir em mineração, permitindo que comprassem casas e vários saloons. Lottie pintava e uma de suas pinturas está exibida no museu da cidade. Entre 1932 e 1942, a agência dos correios funcionou na casa.

16SAM LEON’S BAR/JOE HAHNER BARBER SHOP

Anteriormente, um restaurante funcionava neste local e pertencia à família Hise. Em 1937, um bar foi aberto pelo chinês Sam Leon, após ele perder o U.S. Hotel em um incêndio em 1932. Leon também tinha Cafés e pensões em Bodie. A barbearia adjacente pertencia a Joe Hahner e foi o último barbeiro a trabalhar em Bodie.

17FIREHOUSE

No auge da cidade, havia 4 corpos de bombeiros em Bodie, mas devido a muitas confusões, elas foram integradas em apenas uma. Os maiores incêndios em Bodie ocorreram em 1892 (começou em um restaurante e consumiu cerca de 60 edifícios) e 1932 (uma válvula fechada impediu a saída da água para apagar o fogo). Na noite de 10 de agosto de 1941, o sino de bronze do campanário dos bombeiros foi roubado. Logo depois, em 28 de setembro de 1941, foi devolvido a Bodie e ainda está em exibição hoje. Esse quartel atual de bombeiros foi reconstruído nos anos 1930 pela California Conservation Corps.

18WHEATON & LUHRS

George H. Wheaton e Nicholas C. Luhrs construíram uma loja neste local no início dos anos 1880. Na fachada ficava os nomes dos proprietários, mas posteriormente foi trocado pelo nome “Bodie Store”, depois que Luhrs faleceu. J. S. Cain comprou o edifício, que funcionou como um cartório de registro de terras entre 1885 e 1886. Em 1910, o prédio foi transformado em escritórios da companhia hidrelétrica que transmitia energia elétrica de Lundy Canyon para a cidade. O prédio se tornou um hotel/hospedaria no final dos anos 1920.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Prédio de tijolos colado ao Wheaton & Luhrs

19HYDROELECTRIC BUILDING

Este edifício de tijolo, anexo ao Wheaton and Hollis Hotel abriga transformadores usados para alimentar o Standard Mill. Originalmente, a usina era movida a vapor, mas a madeira era um recurso caro e se tornava cada vez mais escasso. A energia deveria ser usada na usina, o que reduziria a quantidade de madeira necessária. O equipamento elétrico que pode ser encontrado dentro do edifício data do final de 1930.

20SCHOOLHOUSE

A escola é um dos edifícios mais bonitos da cidade. É possível ver as carteiras e materiais utilizados pelas crianças na época. O edifício abrigava originalmente uma hospedaria chamada Bon Ton Lodging House e se tornou uma escola depois que o edifício que abrigava a escola foi queimada por um “delinquente juvenil”. Entre 1879 e 1880, a escola esteve no seu auge, com cerca de 615 alunos. Ela foi fechada em 1942, mas até hoje é possível espiar pelas janelas e ver a lousa, carteiras, livros e vários outros materiais escolares.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Gregory House

21GREGORY HOUSE

Nathan Gregory operava um rancho de gado entre as cidades de Bodie e Aurora. Ele e sua esposa, Catherine, tinham 4 filhos. O mais jovem deles se tornou engenheiro de mineração e foi um dos últimos residentes de Bodie.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
McMillan House | Foto: King of Hearts – Creative Commons

22McMILLIAN HOUSE

A. E. McMillian era secretário da União dos Mineiros de Bodie em 1885. Seu filho, Dan, que tinha somente um braço, foi técnico do time de baseball de Bodie no início dos anos 1900.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Miller Boarding House | Foto: King of Hearts – Creative Commons

23MILLER BOARDING HOUSE

No auge da cidade, Annie Currie Miller se mudou de Minnesota para Bodie junto com seu marido, William. Ela foi a primeira a administrar o Occidental Hotel e, posteriormente, abriu uma pensão para oferecer quartos e refeições para os mineiros solteiros. Ela também era proprietária de uma hospedaria do outro lado da rua.

24CONWAY HOUSE

O canadense Thomas Robert Coway viveu nessa casa com sua esposa Annie e seus três filhos. A família vivia inicialmente na Tood House, que fica do outro lado da rua e tem esse nome devido ao mineiro James Todd, que viveu na casa nos anos 1900. Bob foi um dos últimos residentes da cidade.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Dr. Street’s House | Foto: King of Hearts – Creative Commons

25DR STREET’S HOUSE

Dr. Johan A. Street era um médico que trabalhou para a Treadwell-Yukon Mining Company entre 1930 e 1932 ajudando vítimas de acidentes nas minas, além de doenças como catapora, cólera e pneumonia.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Quinville House | Foto: King of Hearts – Creative Commons

26QUINVILLE HOUSE

O canadense Frank F. Quinville se mudou para Bodie nos anos 1880 e morava nessa casa com sua esposa e seus 5 filhos. Ele trabalhou como ferreiro na Standard Mine and Mill até o início dos anos 1900.

27STANDARD MILL

Esta usina, administrada pela Standard Consolidated Mining Company’s Stamp Mill, era o local que processava minério da Mina Standard. A Standard era a empresa de maior sucesso entre as 30 companhias de mineração que operavam em Bodie. A maior parte da área interna da usina continua intacta até os dias de hoje. A usina processou mais de US$ 14 milhões em ouro e prata ao longo de 25 anos. Em 1898, o local sofreu com um incêndio, já que era quase totalmente construído em madeira. Em 1899, foi reconstruída em madeira, mas a maior parte dela é coberta com chapas de aço corrugado. No entanto, seu interior só pode ser visto mediante a um tour guiado que deve ser pago a parte. Veja mais informações mais abaixo.

28U.S. HOTEL AND OCCIDENTAL HOTEL SITES

Do lado leste da Main Street ficava o U.S. Hotel (ao norte) e o Occidental Hotel (ao sul). O que pode ser visto ainda hoje são ruínas de um armazém de pedra e os estábulos do Occidental. Apenas uma pedra marca o local onde ficava o U.S. Hotel.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Chinese Laundry

29MASONIC HALL SITE / CHINESE LAUNDRY

No local do Salão Masônico, o Lodge nº 252 foi criado em 1878. Posteriormente, uma lavanderia chinesa foi estabelecida no local e, mais tarde, foi movida para a Bonanza Street.

30BODIE BANK

J. S. Cain comprou o Bodie Bank em 1890. O banco não sofreu danos durante o incêndio de 1892, mas não teve a mesma sorte quando outro incêndio ocorreu na cidade em 1932. Acredita-se que nenhum dos objetos de valor que estavam dentro do cofre foram danificados quando o fogo destruiu o banco. Construído em tijolos, o cofre é a única estrutura que sobrou do antigo banco e pode ser visto até hoje.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Ruínas de Moyle Warehouse

31MOYLE WAREHOUSE (RUÍNAS)

Construído em 1879, o Armazém Moyle é um dos muitos armazéns de pedra construídos para armazenar suprimentos durante os longos e frios invernos de Bodie.

32KIRKWOOD STABLE AND BLACKSMITH SHOP

Nos bons tempos de Bodie, centenas de cavalos e mulas foram utilizados para puxar carroças. Este estábulo pertencia a Stewart Kirkwood e abriga um loja de ferreiro onde eram colocadas ferraduras em cavalos, mulas e bois.

33JAIL

A cadeia da cidade parece pequena em relação às histórias dos fora da lei durante os anos de ouro de Bodie. De 1878 a 1881, o policial John Kirgan era o responsável pela administração da cadeia. Em 1881, Kirgan acabou sendo removido do cargo temporariamente devido ao incidente em que vigilantes conseguiram entrar na cadeia, pegar Joseph DeRoche e enforcá-lo (como já foi falado no item #12). A cadeia de Bodie foi construída em 1877 e tem, aproximadamente, 4 metros x 5,5 metros e possui duas celas. Na época, a fiança geralmente custava US$ 5 por delito.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Ruínas do Mastretti Liquor Warehouse na Bonanza Street

34BONANZA STREET

Localizada atrás dos saloons da Main Street, ficava o distrito da luz vermelha de Bodie, também conhecido como Maiden Lane (Travessa da Solteira) e Virgin Alley (Beco da Virgem).

35CHINATOWN

Somente dois prédios e algumas ruínas restam do que era a grande região de Chinatown de Bodie. Essa área oferecia aos residentes muitos serviços, lojas, lavanderias, casas de apostas, saloons, alojamentos, locais de consumo de ópio e até mesmo um templo Taoísta. Os chineses eram discriminados e não podiam participar do sindicato dos mineiros, que garantia o pagamento de melhores salários. As principais fontes de renda do chineses eram a venda de vegetais, trabalhar em lavanderias, e cortar e vender lenha.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Moyle House | Foto: King of Hearts – Creative Commons

36MOYLE HOUSE

Este é uma das duas casas da família Moyle. Os irmãos Moyle eram proprietários de uma loja e tinham uma fábrica de engarrafamento de refrigerantes na Main Street.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Stewart Kirkwood House, localizada ao lado do Bell’s Machine Shop

37STEWART KIRKWOOD HOUSE

Esta é a casa de Stewart Kirkwood, dono de um estábulo (#32), que era também vice-xerife e, mais tardde, Supervisor do Condado de Mono, onde fica Bodie.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Bell’s Machine Shop

38BELL’S MACHINE SHOP

Bobby Bell, filho de Lester L. Bell, nasceu em Bodie em 1914 e trabalhou em minas e moinhos. Ele ajudou a estabilizar prédios de Bodie nos anos 1960 e 1970. Ele também contribuiu com seu conhecimento sobre a cidade nos primeiros anos em que se transformou em um parque estadual. Bell morreu em 2003 e está enterrado no Cemitério de Bodie.

39REDDY HOUSE

O advogado Patrick Reddy era conhecido por defender mineiros e trabalhadores da região e morou nesta casa com sua esposa, Emily. Ele mantinha dois escritórios: um em Bodie e outro em San Francisco (separados por cerca de 40 horas de diligência/carroça). Posteriormente, Reddy se tornou senador do estado da Califórnia.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Murphy/McRae House | Foto: King of Hearts – Creative Commons

40MURPHY/McRAE HOUSE

Aproximadamente 40 pessoas com o sobrenome Murphy viviam em Bodie nos anos 1880. Dois deles eram Art Murphy e J.C. Murphy. Embora a casa tenha o nome Murphy, não há nenhuma evidência de quem alguém com esse sobrenome tenha vivido na casa. O último registro é de que o carpinteiro William McRae viveu no local.

41CODY HOUSE

Michael J. Cody chegou em Bodie em 1879. Em trabalhou no U.S. Land Office entre 1885 e 1886. Em 1888, foi eleito xerife do Condado de Mono. Por volta de 1900, Cody estava trabalhando como mineiro e morando em Bodie com sua esposa e seus seis filhos. Ele morreu em um acidente em uma mina perto de Bridgeport, em 1905.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Menesini House

42MENESINI HOUSE

Em 1910, o casal italiano Joseph Menesini e Fortunata moraram nesta casa com sua filha bebê. Joseph era um mineiro da Standard Company.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
L. E. Bell House

43LESTER E. BELL HOUSE

Essa casa pertencia ao canadense Lester E. Bell, que era responsável pela planta de cianeto construída pela Standard Company. O processo de cianeto extraía ouro de rejeitos de usinas, que de outra forma seriam inúteis, e de minério de baixo teor. A esposa de Bell, Charity, era irmã de Martha, esposa de James Cain. O filho de Bell, Lester L. se tornou testador de metais para as empresas de mineração de Bodie.

44CAMERON HOUSE

O canadense Andrew P. Cameron era um mineiro e morou nesta casa por volta de 1900 com sua esposa e seus dois filhos.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Seiler House

45SEILER HOUSE

O suíço August Seiler era um taberneiro em Bodie. Ele chegou à cidade durante o auge de Bodie e trabalhou como garçom e, mais tarde, se tornou dono de alguns saloons, incluindo o “Seiler’s” na Main Street. Ele também se envolveu com mineração. Nesta casa, ele morou com sua esposa Theresa, suas três filhas e um filho, que morreu aos três anos de idade em Bodie.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Donnely House à direita

46DONNELLY HOUSE

O açougueiro Charlie Donnelly e sua e esposa, Annie Pagdin, uma artista inglesa, moraram nesta casa. No início dos anos 1900, Emil W. Billeb e sua esposa, Dolly, filha de James e Martha Cain, viveu nesta residência. Billeb foi o último superintendente da Ferrovia de Bodie e da empresa madeireira, que gerenciou até 1917.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Serraria de Bodie

47SAWMILL

Com 6 metros de neve, ventos de 160 km/h e temperaturas que atingiam -40ºC durante os invernos rigorosos, muita lenha era necessária para manter os habitantes da cidade aquecidos. A região de Bodie não tem árvores, o que significa que toda a madeira da cidade precisava ser retirada de outras áreas. Quando as toras eram trazidas para a cidade e vendidas, elas acabavam em serrarias como esta, para serem cortadas para construção, ou lenha para aquecimento, ou para alimentar as máquinas a vapor.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
McDonald House | Foto: King of Hearts – Creative Commons

48MCDONALD HOUSE

Dan McDonald ficou ferido em 1879 por conta de uma explosão. Posteriormente, essa casa pertenceu à família Burkham. Solomon Burkham operou uma loja na Main Street nos anos 1880 e 1890.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
À direita, a Metzer House

49METZGER HOUSE

Henry Metzger chegou a Bodie e 1878 para trabalhar na Standard Company. Ele era supervisor do moinho quando ele foi fechado no início dos anos 1913. Nesta casa, ele morava com sua esposa Lena e seus cinco filhos.

Bodie: Uma Cidade Fantasma no Norte da Califórnia
Red Cloud Mining Equipment

50RED CLOUD MINING EQUIPMENT

Pertinho da área do estacionamento, logo atrás dos banheiros, ficam antigos equipamentos de mineração que foram recolocados da Red Cloud Mine. A grande estrutura de madeira é chamada de “Head Frame”, também conhecido como “Gallows Frame”. Já esteve sobre as obras de içamento do poço vertical da mina. Abaixo, há gaiolas que transportavam mineiros e retiravam minério e rochas. Um guincho a vapor e compressor de ar estão próximos.

2. STAMP MILL TOUR

A única forma de visitar o Stamp Mill (moinho compactador) é através de tours. Há tours guiados oferecidos diariamente ao Stamp Mill, uma das usinas de processamento de minério mais bem preservadas da Califórnia. Durante o tour é possível aprender como o ouro era extraído e transformado em barras de ouro. O tour leva os visitantes à oficina, sala de controle, mesas de amálgama, entre outros. Cada tour comporta no máximo 20 pessoas e é preciso reservar o seu lugar no museu.  Cães não são permitidos e, como estávamos com a nossa cachorra Luna, não pudemos fazer o tour.

  • Horários: tours disponíveis do final maio até o início de setembro às 11h, 13h e 15h
  • Duração: 50 minutos
  • Ingresso: US$ 6 por pessoa
Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
É possível visitar o local somente mediante tours guiados

3. BODIE GHOST WALK AND STAR STORIES

Bodie oferece eventos noturnos em algumas épocas do ano e o parque fica aberto até as 22h durante esses dias. É possível visitar à cidade por conta própria ou participar de um tour noturno para deixar a experiência ainda mais interessante. Como as experiências não tem dia fixo, no site oficial, é liberada uma agenda dos eventos todos os anos (em 2020, os eventos ocorreram nos dias 27/06, 25/07 e 05/09).  Confira antes de ir. Abaixo, veja quais são os tours disponíveis (você pode obter mais informações neste link).

  • Cemetery Tour: Às 17h30, começa o passeio pelo cemitério. É uma experiência de cerca de 90 minutos que tem início na igreja. Ingresso: US$ 40 por pessoa
  • Ghost Walk: Uma “Caminhada Fantasma” de 1 hora e meia que começa às 18h na igreja. Enquanto os visitantes andam pelas ruas, aprendem históricas e lendas fantasmas de Bodie. Ingresso: US$ 40 por pessoa
  • Ghost Mill: Este tour, que começa às 20h, é uma visita à usina de processamento de minérios de 116 anos. Os visitantes têm oportunidade de ouvir histórias estranhas sobre o lugar, que tem memórias de mais de um século. Ingresso: US$ 25 por pessoa
  • Star Stories: Um passeio para curtir o céu repleto de estrelas com as histórias antigas do universo guiado pelo astrônomo Dave Hurst. O passeio começa às 20h30. Evento gratuito

DICAS IMPORTANTES PARA VISITAR BODIE

  • Banheiros estão localizados somente no estacionamento, na área de piquenique (um pouco mais afastada da cidade, mas de fácil acesso), e atrás do edifício Wheaton & Luhrs (#18 no mapa).
Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Banheiros atrás do Wheaton & Luhrs
  • É proibido acampar em Bodie, fumar na cidade, retirar qualquer coisa de dentro do parque e usar é proibido fazer uso de drones e similares devido a uma lei estadual.
  • Não existem restaurantes ou hotéis dentro de Bodie. Você precisa levar sua própria comida e bebida para o passeio na cidade e fazer um piquenique em uma área próxima designada para esse fim (foi o que nós fizemos). Caso esteja com muita fome e precise de um lugar para comer nos arredores, dirija-se até as cidades de Bridgeport (ao norte) ou Lee Vining (ao sul) que concentram um número maior de opções.
Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Área de piquenique com a cidade ao fundo
  • Além de algo para comer, leve água e outros suprimentos necessários como um agasalho, protetor solar e chapéu ou boné.
  • Separe 2 a 3 horas para passear pelas ruas da cidade. Nós caminhamos pela cidade por volta de 2 horas e não fizemos o tour no Stamp Mill, que levaria quase 1 hora adicional.
  • O sinal de celular é limitado e, portanto, não conte muito com ele (durante o período em que estivemos lá, não tivemos sinal nenhum). Por isso, baixe um mapa offline para poder chegar e sair de lá sem problemas.
  • Cachorros são permitidos no parque, mas devem estar na guia o tempo todo. Eles somente não são permitidos durante o tour em Stamp Mill e dentro do museu. Nós levamos a nossa cachorra Luna e vimos vários outros cães por lá.
Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Cachorros devem estar na guia o tempo todo

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

COMO CHEGAR A BODIE

A melhor forma de chegar a Bodie é através de carro. A cidade fica a aproximadamente  470 km de San Francisco, no norte da Califórnia, a 120 km a sudeste do Lake Tahoe, e a 70 km a nordeste do Yosemite National Park.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Chegando em Bodie

Uma opção é combinar um passeio por Bodie quando estiver visitando a cidade de Mammoth Lakes, que fica a cerca de 100 km ao sul da cidade fantasma. Para chegar em Bodie, é preciso pegar a Highway 395 e, em seguida, a CA-270, uma estrada com cerca de 20 km de extensão, mas não é asfaltada nos últimos 5 km. Nós não tivemos problemas porque nosso carro é 4×4, mas vá bem devagar para evitar furar os pneus porque o risco é grande.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
A estrada não é asfaltada nos últimos 5 km

Quando chegar ao topo da estrada de terra, você verá a cidade de Bodie. Você chegará à pequena cabine de pagamento do ingresso de entrada (aceita cartão de crédito). Depois de deixar o carro no estacionamento, você começará o passeio pela cidade.

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Vista de Bodie ao chegar na cidade
Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia
Trilha que leva para o início do passeio a partir do estacionamento

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Bodie State Historic Park

Guarde esta dica no Pinterest!

Bodie: Uma legítima cidade fantasma na Califórnia - Viajonários | https://viajonarios.com/bodie/ | #viajonarios #california #bodie #cidadefantasma #ghostcity #velhooeste #fantasma #corridadoouro #goldrush


Leia mais sobre parques na Califórnia:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 INGRESSOS & TOURSCompre online ingressos para tours e visitas guiadas no Civitatis!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui