Conheça o Big Basin Redwoods State Park, o parque estadual mais antigo da Califórnia e que é repleto de sequoias gigantes, trilhas e muitas oportunidades de contato com a natureza.
O BIG BASIN REDWOODS STATE PARK
Fundado em 1902, o Big Basin Redwoos State Park é um parque estadual localizado a cerca de 40 km ao norte da simpática cidade litorânea de Santa Cruz e cerca de 120 km ao sul de San Francisco. O parque é famoso por abrigar praticamente toda a bacia hidrográfica de Waddell Creek, que foi formada por um abalo sísmico, elevando sua borda e deixando seu centro com uma depressão em forma de uma bacia.

O Big Basin Redwoods abriga o maior número de sequoias ao sul de San Francisco que ficam localizadas na área costeira. Estas árvores gigantescas possuem entre 1000 e 2500 anos de idade e algumas medem mais de 90 metros de altura e têm 15 metros de circunferência!

Com uma área estimada em 73 km2, o parque possui uma vasta flora, incluindo, além das sequoias, coníferas, carvalhos, entre outras árvores. O parque também conta com uma fauna variada, incluindo veados, guaxinins, linces, garças e pica-paus. O Big Basin Redwoods é um excelente local para quem gosta de fazer caminhadas, já que possui mais muitas trilhas disponíveis. Muitas delas levam a diversas cachoeiras que podem ser encontradas na área do parque.


UM POUCO DE HISTÓRIA…
Evidências arqueológicas apontam que os primeiros humanos viveram na região do Big Basin a cerca de 10 mil aos antes dos espanhóis começarem a explorar a área partir de 1769, quando Gaspar de Portolá liderou uma expedição. Na área viviam as tribos Cotoni e Quiroste, que acabaram sendo dizimadas. A fundação do parque em 1902 marcou o início do movimento de preservação e conservação na Califórnia. Atualmente, a ênfase é a preservação de toda a ecologia da floresta, com suas características geológicas, vida selvagem e divisores de águas. Veja mais detalhes sobre a história e informações sobre parque no panfleto oficial que pode ser acessado neste link.



COMO CHEGAR AO BIG BASIN REDWOODS STATE PARK
Recomendamos que você alugue um carro para visitar o Big Basin Redwoods State Park. O acesso por carro pode ser feito de duas maneiras:
- A partir de San Francisco: O parque fica localizado a cerca de 110 km ao sul de San Francisco e pode ser acessado através das Highways 9 e 236. A partir da Highway 9, na cidade de Boulder Creek, entre na Highway 236 e estará na sede do parque dirigindo mais 15 km.
- Acesso pelo litoral: Uma parte do parque pode ser acessada somente através da Highway 1, a rodovia que percorre o litoral da Califórnia. A entrada fica a cerca de 40 km ao norte da cidade de Santa Cruz. É através desta entrada que se tem acesso a lindas vistas do Oceano Pacifico a partir da Waddell Beach e ao Rancho del Oso Nature & History Center, além de várias trilhas.
Na entrada do parque, após o pagamento da taxa de entrada por carro, recebemos um folheto com informações e mapa do parque, um papel que informava o pagamento da entrada e que precisamos deixar no para-brisa.

Havia também um outro papel para informarmos os lugares do parque que iríamos visitar para que, em caso de nos perdêssemos e não voltássemos para o carro até o pôr-do-sol, os rangers do parque pudessem nos procurar naqueles lugares, facilitando a busca. Ele também precisa ser colocado no para-brisa.

O QUE FAZER NO BIG BASIN REDWOODS STATE PARK
Abaixo, você vai encontrar o mapa oficial do Big Basin Redwoods State Park. Nele, você vai encontrar todas as informações sobre as principais áreas para visitar no parque. Em seguida, falamos sobre algumas delas com mais detalhes.

>> MUSEUS / CENTROS DE VISITANTES
- BIG BASIN REDWOODS STATE PARK HEADQUARTERS & VISITOR CENTER: Neste centro de visitantes é possível admirar lindas fotografias no parque tiradas ao longo dos anos, além de aprender mais sobre as florestas de sequoias e conhecer mais sobre os animais que vivem no parque. Horários: diariamente de 9h às 17h




- RANCHO DEL OSO NATURE AND HISTORY CENTER: Ocupando uma casa em estilo rancho americano, o museu está sendo todo renovado para reabrir novamente em 2020. Com novas exposições interativas, o local tem como objetivo destacar as maravilhas do Waddell Valley, unindo as histórias cultural e natural. Ele fica localizado em uma área muito rica culturalmente, onde no passado nativos americanos residiam. Horários: sábados e domingos de 12h às 16h

>> TRILHAS
O Big Basin Redwoods State Park possui cerca de 130 km de trilhas disponíveis! Há muitas opções para todos os níveis. Elas dão a oportunidade de explorar mais o parque para conhecer as históricas sequoias, cachoeiras e diversos exemplos de vida selvagem, como veados, guaxinins, linces e uma grande variedade de aves.

É sempre bom conferir o site oficial para confirmar as que estão fechadas antes de começar a caminhada, conferir a trilha na mapa e, no caso de dúvidas, conversar com a equipe do parque antes. Há uma série de eventos de caminhada que acontecem ao longo do ano que podem ser interessantes também. Confira algumas das principais trilhas abaixo e veja a lista completa acessando este link e este outro link para ver as opções de hikes na região do Rancho del Oso.
>>> REDWOOD LOOP TRAIL (Fácil)
A Redwood Loop Trail é ideal para quem quer uma trilha fácil e não muito longa. Ela possui menos de 1 km de extensão e pode ser completada entre 45 minutos e 1 hora (veja mapa aqui), de acordo com o ritmo que você quiser. A trilha começa do lado oposto do Centro de Visitantes, praticamente em frente do Cafe e da Grocery Store (lojinha) do parque.



Esta trilha dá a oportunidade de avistar algumas das maiores árvores do parque como a Father of the Forest, com cerca de 1500 anos, que possui mais de 20 metros de circunferência e mais de 76 metros de altura; e a Mother of the Forest, com uma circunferência que ultrapassa os 21 metros e altura de 89 metros (no passado, chegou a ter 100 metros de altura!).


Um outro destaque é a Chimney Tree, uma árvore diferente do convencional já que possui um núcleo completamente oco devido a incêndios.

Praticamente em frente a Chimney Tree encontramos uma outra árvore bem diferente também toda oca por dentro que rendeu fotos bem bacanas!


A Redwood Loop Trail é incrível e já dá para dar uma ideia do que encontrar no parque. Nós adoramos percorrê-la e nem percebemos o tempo passar. Mesmo para quem não está acostumado a fazer trilhas, não precisa se preocupar porque ela não é nada cansativa. Inclusive, é acessível para pessoas com dificuldade de locomoção.



>>> SEQUOIA TRAIN (Fácil)
Com cerca de 6,5 km de extensão, esta trilha forma um loop com a Skyline to the Sea Trail (via Slippery Rock Trail) ou Shadowbrook Trail. Estima-se que ela pode ser completada em cerca de 3 horas. A trilha leva à plataforma de observação da cachoeira Sempervirens Falls. Dica: se não quiser fazer a trilha, pode ir de carro pela Sky Meadow Rd e parar pertinho da cachoeira. Há uma placa indicando que carros podem ficar estacionados no acostamento por até 15 minutos. Para chegar até ela, basta descer uma escadaria de madeira para ver a cachoeira.







>>> TRAIL TO BERRY CREEK FALLS (Muito Difícil)
Esta trilha é indicada para os mais experientes, porque dura cerca de 6 horas, percorrendo 17 km. A elevação do terreno chega a 655 metros. Os destaques ficam por conta do riacho Opal Creek, muitas árvores grandes como a Santa Clara Tree e Berry Creek Falls, composta por quatro cachoeiras e que é um dos cartões postais do parque. Nós não nos arriscamos a fazer essa trilha, mas quem se animar, conta a experiência para a gente!

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
RECOMENDAÇÕES PARA VISITAR O BIG BASIN
- Chegue cedo para conseguir vaga no estacionamento mais próximo do Centro de Visitantes. Nós fomos no inverno, baixa temporada, e tivemos que estacionar o carro a cerca de 12 minutos a pé do Centro de Visitantes e do início da Redwood Loop Trail.
- Utilize calçados fechados e confortáveis para visitar o parque.
- Leve água para se manter hidratado enquanto caminha pelas trilhas.
- Leve sempre um agasalho porque a temperatura no local é mais baixa do que nas áreas próximas, uma vez que as árvores altíssimas impedem que os raios de sol atinjam o solo em muitos lugares.
- Não há sinal de celular. Use uma forma de GPS offline (é possível baixar mapas no Google Maps para tê-los offline ou usar algum outro aplicativo – eu recomendo o maps.me). O Centro de Visitantes conta com wifi gratuito.

- Ajude a preservar o local jogando lixo somente nos cestos apropriados e não tentando alimentar animais silvestres.
- Se possível, sempre leve com você comidinhas para fazer um piquenique no local. Há várias mesas de madeira distribuídas pelo parque que podem ser utilizadas para esse fim.

ONDE COMER E COMPRAR NO BIG BASIN REDWOODS
O Big Basin Redwoods não possui muitas opções para comer e comprar. Se possível, leve sempre um lanchinho na mochila para a hora que a fome apertar. Confira os estabelecimentos localizados nas dependências do parque:
- BIG BASIN CAFÉ: Este Café serve sanduíches, entradas, saladas com ingredientes fornecidos por produtores locais. No local você também vai encontrar uma variedade de snacks, sorvetes, café e smoothies. Confira o menu neste link. Horários: durante os meses de verão, opera diariamente de 8h às 20h | horários variam durante os meses de primavera e outono | fechado durante o inverno
- BIG BASIN GROCERY STORE: A loja vende suprimentos de camping, tais como gelo, madeira, comida, bebidas, além de presentes. Horários: variam durante a primavera e outono | no inverno, abre somente de sexta a domingo de 10h às 16h | no verão, costuma funcionar diariamente de 8h às 20h




Há também um museu, chamado Nature Museum, que fica ao lado esquerdo da loja, mas estava fechado quando visitamos o Big Basin Redwoods.
ONDE SE HOSPEDAR NO BIG BASIN REDWOODS
Nós não dormimos na região porque já que moramos no Vale do Silício, fizemos um bate-volta para conhecer o parque. De qualquer forma, aqui estão as principais opções de hospedagem para quem visita o Big Basin Redwoods State Park:
- CAMPING: O parque oferece várias áreas de camping. Acampar no parque tem um custo de US$ 35 por noite + US$ 10 por noite por veículos adicionais. Veja detalhes e mapa dos campings acessando este link. As reservas precisam ser feitas através deste site.
- TENT CABINS: O parque possui 35 cabines localizadas no Huckleberry Campground. Para mais informações e reservas, acessar este site.

- LITTLE BASIN GROUP CAMPGROUND: Little Basin é uma área de camping anexa ao parque que possui 12 cabines e mais 38 espaços para camping que podem acomodar trailers e até 50 pessoas. O local também conta com uma cozinha, um galpão e área de recreação. Veja mais informação neste link.
- FORA DO PARQUE: Uma opção mais confortável, mas um pouco mais distante é se hospedar em hotéis fora do parque, que contam com infraestruturas melhores. Confira algumas opções acessando este link.

TOURS PARA BIG BASIN REDWOODS
Big Basin Redwoods não é um parque muito visitado por turistas, embora seja o mais antigo da Califórnia. Procurando por tours que transportem os visitantes de San Francisco até o parque, encontramos apenas um e caro. O que é interessante é que ele combina a vista ao Big Basin Redwoods com um passeio pelo Vale do Silício.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Big Basin Redwoods State Park
- Endereço: 21600 Big Basin Way, Boulder Creek, CA 95006, Estados Unidos
- Horários: diariamente de 6h ao pôr-do-sol | escritórios e museu – confira aqui
- Entrada: US$ 10 por carro (US$ 9 para maiores de 62 anos)
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre parques na Califórnia:
- O incrível Yosemite Park na Califórnia
- Califórnia: Death Valley, o Vale da Morte
- Califórnia: Sequoia National Park, o parque das sequoias gigantes
- Crystal Cave: Caverna de mármore do Sequoia Park na Califórnia
- Califórnia: Kings Canyon Park e o canyon mais profundo dos EUA
- Muir Woods: Sequoias Gigantes ao lado de San Francisco
- Lassen Volcanic Park: O Parque dos Vulcões na Califórnia