Conheça Point Reyes, uma península incrível localizada a poucos quilômetros ao norte de San Francisco, onde colônias de focas-elefantes se reproduzem. Prepare-se para vistas incríveis e muitas belezas naturais.
POINT REYES NATIONAL SEASHORE
Point Reyes é uma península localizada a cerca de 50 km ao norte de San Francisco que faz parte do Point Reyes National Seashore, um parque de preservação e reserva natural de mais de 287 km², fundado em 1962. A península de Point Reyes é uma área separada do restante do território por uma zona de fissura da Falha de San Andreas. Isso ocorre porque ela está em uma placa tectônica diferente do restante da Tomales Bay, produzindo uma diferença nos solos e na vegetação. A península inclui praias costeiras selvagens e promontórios, estuários e terras altas. As cidades mais próximas do parque são Point Reyes Station, Inverness e Olema, que serve como porta de entrada para Point Reyes National Shore.





FAUNA E FLORA DE POINT REYES
Point Reyes conta com uma grande diversidade de fauna e flora. A parte mais ao norte da península é mantida como uma reserva para os alces de Tule. Esta reserva também é muito rica em aves de rapina e aves marinhas. Point Reyes é uma região especial para a procriação de colônias de focas-elefante e é muito procurada por observadores de baleias cinzentas. Além disso, o parque abriga várias formações vegetais como uma floresta costeira de abeto de Douglas, carvalho vivo da costa, pinheiros Bishop, pântanos, pradarias, entre muitas outras.


CLIMA EM POINT REYES
A região de Point Reyes sofre muitas influências do Oceano Pacífico, criando um clima sem grandes extremos de calor ou frio. Assim, qualquer estação do ano pode ser interessante para visitar o parque. Confira as principais características em cada mês do ano:
- INVERNO: Assim como ocorre com o restante do estado da Califórnia, as chuvas em Point Reyes estão concentradas nos meses de inverno. Entre uma chuva e outra é comum fazer sol, embora seja bastante frio. Embora as temperaturas costumam variar entre 5ºC e 15ºC, é um dos períodos mais interessantes para visitar o parque devido à migração de baleias e focas-elefante.
- PRIMAVERA: Os dias de primavera são marcados por muito vento, causando temperaturas baixas em março. No final de maio e início de junho, as temperaturas podem se elevar bastante na região próxima de Inverness Ridge. As temperaturas costumam variar entre 8ºC e 21ºC.

- VERÃO: Os meses de verão são marcados pela ausência de chuvas, mas muitas vezes há um neblina intensa. Bear Valley e Tomales Bay costumam ter nevoeiros matinais que vão até o meio-dia. As tardes costumam ser ensolaradas e quentes com uma brisa leve. Por outro lado, as praias e lugares de observação são cerca de 7ºC mais frios, com neblina pesada comum durante todo o dia em julho, agosto e setembro. As temperaturas costumam variar entre 11ºC e 23ºC.
- OUTONO: As áreas costeiras de Point Reyes passam por alguns dos dias mais claros no final de setembro, outubro e início de novembro. Chuvas podem acontecer no final de outro, trazendo nuvens, vento e chuva. Os ventos mais fortes ocorrem em novembro e dezembro, durante vendavais ao sul. As temperaturas costumam várias entre 8ºC e 20ºC.

QUANDO VISITAR POINT REYES
O parque pode ser visitado em qualquer época, pois fica aberto o ano todo. No entanto, no inverno, há mais chances de ver uma grande variedade de animais. Existem várias praias em Point Reyes National Seashore, onde as focas-elefantes se reúnem em colônias para procriar. As colônias variam em tamanho, mas todas são vulneráveis a distúrbios durante o período. Para protegê-los, partes das praias que hospedam suas colônias são fechadas ao público sazonalmente.

Nas praias próximas de Chimney Rock, as fêmeas de focas-elefante estão dando à luz e amamentando seus filhotes, enquanto aquelas que deram à luz há mais de um mês estão desmamando. A Drakes Beach fica fechada de meados de dezembro ao final de março por conta da presença dos bebês de focas-elefante. Em meados de fevereiro, as baleias cinzentas começam a voltar para o norte. Os alces de Tule podem ser vistos o ano todo no Tomales Point. Vale a pena ver todas as informações sobre aberturas e fechamentos das praias no site oficial antes de visitar.

COMO CHEGAR A POINT REYES
A forma mais conveniente de chegar a Point Reyes é de carro. A península está localizada ao longo da costa oeste da Califórnia, aproximadamente 50 km ao norte de San Francisco. Para quem está em San Francisco, a aventura começa atravessando a Golden Gate Bridge pela Highway 101 (veja como pagar o pedágio da Golden Gate Bridge neste link). Em seguida, pegue a Highway 1, a famosa estrada cênica do Litoral da Califórnia. O Bear Valley Visitor Center é a porta de entrada para o parque.


ÔNIBUS SHUTTLE NO INVERNO
Como a Sir Francis Drake Boulevard fica fechada para carros particulares, incluindo bicicletas, nos sábados domingos e feriados federais entre 9h às 17h45, a forma mais conveniente de visitar a região do farol e seus arredores neste período é através de um ônibus shuttle. Ele funciona entre o último sábado de dezembro e final de março (ou meados de abril) somente aos sábados, domingos e feriados federais de 9h30 às 16h30. Durante os dias de semana e durante o período em que o ônibus não opera, é possível visitar o local de carro, estacionando no estacionamento do Lighthouse ou da Chimney Rock. O valor do ticket é de US$ 7 por pessoa e pode ser comprado no Kenneth C. Patrick Visitor Center na região da Drakes Beach.

RECOMENDAÇÕES PARA VISITAR POINT REYES
- Utilize calçados fechados e confortáveis para visitar o parque.
- Leve água para se manter hidratado enquanto caminha pelas trilhas.
- Leve sempre um agasalho porque os ventos podem ser congelantes.
- Sinal de celular muito limitado e, na maior parte, inexistente. É recomendável que se use uma forma de GPS offline (é possível baixar mapas no Google Maps para tê-los offline ou usar algum outro aplicativo – eu recomendo o maps.me). Caso precise de wifi, o Bear Valley Visitor Center oferece conexão gratuita (os demais centros de visitantes não oferecem wifi).
- É proibido usar drones no parque.
- A região de Lighthouse é a com mais neblina e vento da costa oeste, portanto, leve um agasalho mesmo nos meses mais quentes.

O QUE FAZER EM POINT REYES
Você encontrará diversas opções do que fazer em conhecer em Point Reyes. Para facilitar o seu planejamento, colocamos todas as dicas deste post no mapa interativo abaixo. Aqui estão as principais atrações, centros de visitantes, praias, dicas de restaurantes e hospedagem e muitas dicas!
1. CENTROS DE VISITANTES
Point Reyes conta com a presença de 3 Centros de Visitantes, sendo eles:
>> BEAR VALLEY VISITOR CENTER
Este é o principal centro de visitantes do parque, localizado a menos de 1 km da cidade de Olema, ao longo da Bear Valley Road. Ele oferece informações sobre toda a história do parque, trilhas, além de licenças para acampar no parque e fazer fogueira na praia.



Há exposições com informações sobre os diversos ecossistemas e patrimônio cultural do parque. No local há uma livraria que vende livros, cartões e pôsteres de história natural. O site oficial recomenda que os visitantes reservem pelo menos 45 minutos para ver as exposições e assistir a um programa audiovisual. Você pode aproveitar para conhecer o Morgan Horse Ranch (criado em 1970 para abrigar um programa de criação e treinamento de cavalos) e o Kule Loklo (uma vila recriada da tribo de nativos americanos Coast Miwok). Veja o mapa do local neste link. (Horários: diariamente de 9h30 às 17h)



>> KENNETH C. PATRICK VISITOR CENTER
Este Centro de Visitantes fica localizado pertinho da Drakes Beach e tem exposições sobre a exploração marítima nos anos 1500. Além disso, exibe uma ‘serie de fósseis e ambientes marinhos. Um esqueleto de baleia minke está suspenso no teto. Ao lado do Centro de Visitantes fica uma livraria que vende livros, guias, cartões postais e mapas sobre o parque e com temática dos oceanos. Ao lado, é possível comprar lanches embalados e café. Vale lembrar que este centro de visitantes não conta com conexão wifi. (Horários: sábado e domingo de 10h às 16h30)


>> POINT REYES LIGHTHOUSE VISITOR CENTER
Este centro de visitantes está localizado cerca de 45 minutos a oeste de Bear Valley, no Point Reyes Headlands, no final da Sir Francis Drake Boulevard. Este local oferece exposições que contam a história do farol de Point Reyes, bem como animais marinhos como baleias, focas e leões marinhos, além de flores silvestres, pássaros e história marítima. Anexo ao Lighthouse Visitor Center está o Ocean Exploration Center, que destaca o ambiente oceânico rico e significativo do centro-norte da Califórnia. (Horários: de sexta a domingo de 10h às 16h)


As escadas que levam até o farol ficam abertas somente de sexta a domingo de 10h às 16h, mas podem fechar toda vez que a velocidade do vendo ultrapassar 64 km/h. A primeira galeria do farol (a câmara do meio, que contém o mecanismo de relógio e a partir do qual os visitantes podem ver de perto as lentes de Fresnel) está aberta apenas conforme condições climáticas e de pessoal, de sexta a segunda-feira, das 13h30 às 15h30. Vale lembrar que para chegar ao farol, é preciso descer 313 degraus com uma elevação equivalente a um edifício de 30 andares! Por isso, tenha em mente que é uma caminhada cansativa na volta.



COMO CHEGAR AO LIGHTHOUSE VISITOR CENTER
Nos fins de semana e feriados do final de dezembro a meados de abril, quando a visita de observadores de baleias à área do farol é intensa, os visitantes devem pegar um ônibus shuttle (US$ 7 por pessoa) a partir do Kenneth C. Patrick Visitor Center. Há uma caminhada íngrime de 700 metros do local onde o ônibus para até o Lighthouse Visitor Center.
2. CHIMNEY ROCK
Chimney Rock é uma área localizada a leste de Point Reyes muito popular entre os visitantes que desejam ver focas-elefantes, pássaros e flores silvestres. A trilha que leva até Chimney Rock tem 2,8 km de extensão (ida e volta) e proporciona vistas lindas da Drakes Bay e do litoral da Califórnia.

No caminho, você vai passar pela história Chimney Rock Lifeboat Station, que opera o trabalho de resgate de pessoas e navios que encalharam ao longo do litoral. O local é muito famoso por ser um ponto de observação de focas-elefantes.



3. PRAIAS
Point Reyes possui cerca de 130 km de litoral. Muitas dessa áreas podem ser acessadas pelos visitantes com segurança. Algumas praias tem faixas largas de areia, enquanto outras não possuem. De qualquer forma, lembre-se que estas praias, mesmo durante os meses de verão, possuem temperaturas baixas e as águas costumam ser geladíssimas, sendo desaconselhável banho de mar. As praias mais visitadas costumam ser Drakes Beach, Limantour Beach e Great Beach (extremo sul da Point Reyes Beach). Lembrando que algumas delas podem ficar fechadas durante a temporada em que as focas-elefantes tendo seus bebês. Animais de estimação são permitidos exclusivamente em partes das praias Kehoe, Limantour, Great Beach e precisam estar na guia o tempo todo. Confira detalhes sobre as praias de Point Reyes em seguida:
- Abbotts Lagoon Beach: É preciso fazer uma caminhada de 2,5 km através da vegetação costeira, passar por uma ponte sobre um riacho até chegar a praia. As lagoas que formam a praia atraem um grande número de aves migratórias no outono e patos no inverno. É importante ter cuidado para não atrapalhar a procriação de pássaros na praia entre o início de junho e meados de setembro.
- Drakes Beach: Trata-se de uma praia extensão cercada por falésias de arenito branco que fica em frente ao Kenneth C. Patrick Visitor Center. A formação da praia através de sentimentos vindo dos penhascos remota de 10 a 13 milhões de anos atrás. Lembre-se de que a praia fica fechada no período de reprodução das focas-elefantes (meses dezembro a março).

- Heart’s Desire Beach: Essa praia faz parte do Tomales Bay State Park no extremo norte. É uma enseada que fica em Tomales Bay e é um lugar muito popular entre famílias com crianças pequenas. Como não fica diretamente no oceano aberto, as águas são um pouco mais quentes nesta praia.
- Kehoe Beach: Uma caminhada de 1 km ao longo de um pântano e sobre uma duna de areia leva os visitantes ao extremo norte da Great Beach, na chamada Kehoe Beach. Nesta região, é possível explorar um riacho que chega até o Oceano Pacífico, dunas grandes e muitas rochas. Cães são permitidos na guia na parte norte da trilha. A parte sul é um habitat protegido e não é permito que os cães acessem esta área.
- Kelham Beach: Para acessar esta praia isolada, é preciso fazer uma caminhada de pouco mais de 7,5 km pela trilha de Bear Valley. É preciso ter cuidado, já que ela é famosa por ter marés altas, que cobrem grande parte da praia.
- Marshall Beach: Localizada ao lado de Tomales Bay e ao sul de Tomales Point, essa praia conta com uma área de estacionando que fica a 3 km de distância em uma estrada de terra. É preciso caminhar cerca de 2 km para chegar a praia.
- McClures Beach: Esta praia é acessível através de uma curta caminhada, porém íngreme. Cercada por rochas, a praia é muito procurada por praticantes de surf. Para chegar neste local com segurança, vá apenas quando a maré estiver baixa.
- Palomarin Beach: A praia fica localizada no extremo sul de Point Reyes, entre Bolinas Point e Wildcat Beach. A caminhada é feita pelo penhasco e recomendada apenas para os mais experientes, porque é extremamente cansativa. Ela é famosa por fazer poças de maré (poças que se formam entre as rochas).
- Point Reyes Beach: Também conhecida como Great Beach ou Ten-Mile Beach, esta enorme praia possui mais de 17 km de comprimento. O local é procurado por surfistas experientes, pois o mar é bravo, costuma puxar bastante e as ondas podem ser altas. Cães são permitidos na guia, mas não podem acessar ao norte da North Beach, pois é uma área protegida. Durante o inverno, áreas da praia são tomadas por focas-elefante.

- Sculptured Beach: A praia esculpida está localizada a 3 km ao sul da praia de Limantour. Durante a maré baixa, é possível ver as praias esculpidas que decoram lindamente este local.
- Wildcat Beach: Esta é um praia de 4 km de extensão localizada no Phillip Burton Wilderness, na parte sul do parque. O único local seguro para acessar a Praia Wildcat é no Wildcat Campground, a pelo menos 9 km da trilha mais próxima. O caminho mais curto para o Wildcat Campground é ao longo da trilha da costa do Palomarin Trailhead, na parte sul do litoral. Quem faz esta trilha tem como interesse acessar a cachoeira Alamere Falls, localizada a cerca de 1,5 km ao sul do Wildcat Campground.
4. TRILHAS
Não faltam oportunidades de fazer trilhas em Point Reyes, uma vez que o parque possui quase 240 km de trilhas para caminhadas. As trilhas podem ser fechadas por vários motivos como evitar erosão, ou proteger espécies ameaçadas de extinção, etc. Antes de começar uma trilha, certifique-se de que ela está aberta. Há trilhas para todos os perfis, desde as mais tranquilas, com até 1 hora de duração, até outras com cerca de 6 horas de caminhada. Veja a lista completa das principais trilhas com informações importantes, distâncias e dicas acessando este link. Os mapas do norte do parque estão aqui e das trilhas ao sul estão neste link. Em seguida, falaremos sobre algumas interessantes e curtas:
- Earthquake Trail (1 km): Uma trilha curta e pavimentada que explora a zona da Falha de San Andreas. A trilha começa no canto sudeste da Bear Valley Picnic Area, do outro lado da estrada de acesso ao Bear Valley Visitor Center.

- Kule Loklo Trail (1,3 km): Essa trilha curta leva até a réplica de uma vila da tribo dos índios americano Miwok, que vive no local antes de os europeus chegarem. Há totens explicativos que descrevem a cultura e a história desta tribo as estruturas da vila.

- Elephant Seal Overlook Trail (0,8 km): Do estacionamento da Chimney Rock, siga a entrada de automóveis e siga pela trilha de cascalho. Ela percorre todo do penhasco com vista para a Drakes Bay e a Drakes Beach até chegar ao Elephant Seal Overlook. Nesta área é possível avistar muitas focas-elefantes. De carro a partir do Bear Valley, leva-se cerca de 45 minutos até o local.

- Chimney Rock Trail (2,5 km): A trilha de Chimney Rock proporciona vistas lindíssimas da Drakes Bay e é conhecida pela presença de flores silvestres durante a primavera. Nesta área não há praia, já que as falésias chegam diretamente no mar. Nos meses de janeiro a maio há probabilidade de enxergas as baleias migratórias. Nevoeiro e vento podem tornar esta caminhada desafiadora.

- Limantour Spit Trail (3,2 km): Esta trilha dá a oportunidade de avistar pássaros pelos pântanos de Limantour Estero, ao norte, e na praia de Drakes Bay, ao sul. As focas-elefante também podem ser vistas nas águas dessa região. O estacionamento fica a apenas 300 metros do início da trilha, que é pavimentada nos primeiros 400 metros, mas depois fica com bastante areia, pois fica em um caminho estreito entre vegetação de dunas.

5. AVISTAR ANIMAIS
>> FOCAS-ELEFANTES
Existem várias praias em Point Reyes National Seashore, onde as focas-elefantes se reúnem em colônias para procriar. Algumas das principais áreas são:
- Point Reyes Headlands: Nesta área, a partir de 1981, as primeiras focas-elefantes retornaram a Point Reyes depois de um período de quase extinção. A região é composta por praias pequenas cobertas por grandes falésias rochosas. O local pode ter ondas fortes, que podem chegar até a base dos penhascos, tornado difícil a sobrevivência dos filhotes de focas-elefantes.
- South Beach: A colônia de focas-elefantes fica localizada no extremo sul da Great Beach, uma praia longa, larga e arenosa, com dunas de areia. Essa colônia se formou nos anos 1990 depois que grandes tempestades de inverno expulsaram focas da colônia de Point Reyes Headlands. Mesmo que a praia tenha ondas pesadas, ela é larga o suficiente para que os filhotes permaneçam a salvo das ondas fortes.
- Drakes Beach: A colônia que fica ao longo desta longa praia de areia e ao redor da península de Chimney Rock (praias menores) começou a se formar em meados dos anos 1990 e início dos anos 2000. Os locais dentro de Drakes Bay são praias protegidas contra grandes ondas, mas os locais no lado do oceano de Chimney Rock podem ser afetados por grandes ondas e ondas de tempestades de inverno.
ÁREAS FECHADAS POR CONTA DAS FOCAS-ELEFANTES
Conforme falamos anteriormente, de meados de dezembro até final de março, algumas das áreas de Point Reyes ficam fechadas para o nascimento dos bebês. Entre elas estão:
- O extremo sul da South Point Reyes Beach, também conhecida como Great Beach, até o Farol
- A estrada que leva do portão no final da Chimney Rock Road até a área de Fish Dock, incluindo praias adjacentes
- Drakes Beach, desde o extremo sul, em frente ao Kenneth C. Patrick Visitor Center, continuando para o sul
- Extremo sul de Drakes Beach, abaixo do Elephant Seal Overlook, fica fechado o ano todo

>> BALEIAS CINZENTAS
À medida que as baleias cinzentas migram ao longo da Costa do Pacífico, podemos ter uma breve chance de vê-las. As baleias passam cerca de um terço de suas vidas migrando das águas frias e ricas em nutrientes do Alasca para as águas quentes e rasas da região da Baja Califórnia, no México. Elas fazem esse trajeto com o objetivo de se alimentar e procriar. Eles se alimentam a maior parte do ano em águas frias e ricas em alimentos do Alasca, mas precisam migrar para o sul, para as lagoas quentes e salgadas da Baja California, onde dão à luz no inverno. Ao longo do caminho, esses animais costumam ser vistos nas margens de Point Reyes. Enquanto algumas baleias cinzentas começam sua migração das águas do Alasca em outubro e outras não voltam para o Alasca da Baja California até junho, no litoral de Point Reyes, o pico da migração para o sul, geralmente, ocorre em meados de janeiro e, a migração para o norte ocorre em meados de março. Do final de abril ao início de maio é a melhor época de ver mães e seus bebês próximos à costa.
ONDE VER AS BALEIAS CINZENTAS
Como a Península de Point Reyes se projeta 16 km no Oceano Pacífico, é possível que os visitantes consigam observá-las com certa facilidade. Um bom lugar para avistá-las é em Point Reyes Headlands, desde a área Chimney Rock até Point Reyes Lighthouse.
6. OUTRAS ATRAÇÕES
- PHILLIP BURTON WILDERNESS & ALAMARE FALLS: Phillip Burton Wilderness é uma área que fica dentro de Point Reyes com uma vegetação mais selvagem e menos explorada. Há áreas de florestas, vegetações costeira, dunas e litoral rochoso. Além de uma grande variedade de vida selvagem, a área abriga mais de 160 km de trilhas. Uma das grandes atrações de Phillip Burton Wilderness é a Alamere Falls, uma cachoeira que escorre sobre um penhasco de 9 metros de altura e termina no extremo sul da Wildcat Beach. Para chegar até o local não é fácil, já que é preciso fazer uma caminhada de cerca de 20 km (10 km para ir e 10 km para voltar). Caso você decida se aventurar, não fique muito perto do penhasco porque existem áreas com erosão costeira.

- TOMALES POINT: Antigamente conhecido como Pierce Point, esta área está localizada no extremo norte de Point Reyes. Esta é uma área bastante procurada para quem está querendo ver alces, pássaros e flores silvestres. Uma curta trilha de pouco mais de meio quilômetro leva os visitantes até a praia de McClures. A trilha Tomales Point tem, ida e volta, 15 km de extensão.

- PIERCE POINT RANCH: Fundado em 1858, o renovado Pierce Point Ranch é uma das mais antigas fazendas da Península de Point Reyes. O site oficial do parque recomenda reservar 20 minutos para percorrer o rancho e pouco mais de 1 hora de ida e volta para ir e vir do Bear Valley Visitor Center de carro. O rancho está localizado no extremo norte da Pierce Point Road.
- KPH RADIO STATION & CYPRESS TREE TUNNEL: A Estação Histórica de Recepção de Rádio Marítima KPH Guglielmo Marconi localizou e encomendou a construção de uma estação de transmissão de telegrafia sem fio a oeste de Bolinas e uma estação receptora em Marshall, na Baía de Tomales, em 1913–14. O equipamento de rádio, as comunicações Morse de navio para terra e o teletipo (alguns dos quais datam da época da Segunda Guerra Mundial) permanecem intactos, foram restaurados e tornados funcionais e são usados para transmitir em várias frequências, incluindo KPH. Ao lado da estação de rádio fica o Cypress Tree Tunel. Ciprestes de Monterey foram plantados por volta de 1930 e, atualmente, forma um “túnel de árvores” no local.
ONDE COMER EM POINT REYES E ARREDORES
Durante os passeios, recomendamos que você leve algo na bolsa ou mochila para fazer um piquenique porque, dependendo do lugar onde estiver, terá dificuldade de encontrar lugares que vendem comida. O parque conta com várias áreas para piquenique: Bear Valley Picnic Area (21 mesas de piquenique), Drakes Beach Picnic Area (9 mesas de piquenique), Five Brooks Trailhead (6 mesas de piquenique), Limantour Beach (2 mesas de piquenique), Pierce Point Ranch (4 mesas de piquenique), Estero Trailhead (1 mesa de piquenique), Chimney Rock Boathouse (2 mesas de piquenique), e no Observation Deck no Point Reyes Lighthouse (1 mesa de piquenique). No Kenneth C. Patrick Visitor Center há um pequeno Café que vende alguns sanduíches embalados e é uma opção interessante para quem está com fome durante o passeio pelo parque. Além disso, marcamos no mapa interativo, no início do post, algumas opções de restaurantes e mercados que vendem comidas prontas nas cidades ao redor do parque. Abaixo, segue uma lista de algumas opções, separadas por cidade:
- Bolinas
Coast Café - Inverness
Fog’s Kitchen
Inverness Store Deli
Saltwater Oyster Depot
Vladimir’s - Inverness Park
Inverness Park Market Deli
The Taproom @ the Inverness Park Market - Marshall
Hog Island Oyster Bar
The Marshall Store’s Deli and Oyster Bar
Nick’s Cove
Tony’s Seafood Restaurant - Nicasio
Rancho Nicasio Bar and Restaurant - Olema
Due West Market
Due West Restaurant
Sir and Star at the Olema - Point Reyes Station
Café Reyes
The Cowgirl Cantina
Point Reyes Butcher Shop and Restaurant
Osteria Stellina
Palace Market Deli
Side Street Kitchen
Station House Café
Toby’s CoffeeBar
Whale of a Deli & Market
ONDE SE HOSPEDAR EM POINT REYES
- CAMPING: O Point Reyes National Seashore oferece camping durante todo o ano ao longo da Drakes Bay e entre as colinas e vales do Phillip Burton Wilderness, além de acampar na costa oeste de Tomales Bay. As áreas de campings do parque são: Coast Campground, Glen Campground, Sky Campground, Wildcat Campground e Tomales Bay (serve de “estacionamento” para quem está de barco). Devido à localização perto da área da baía de San Francisco, a área de camping em Point Reyes tem uma demanda elevada. Por este motivo, é aconselhável reservar com antecedência. É possível fazer uma reserva online neste link ou verificar as licenças disponíveis no mesmo dia no Bear Valley Visitor Center. Veja mais informações sobre camping no parque acessando este link e este outro link.
- HOSPEDAGEM: O único lugar para se hospedar dentro de Point Reyes, fora as áreas de camping, é o Hostelling International Point Reyes. O hostel oferece acomodações no estilo de dormitórios compartilhados e também quartos privados.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
TOURS PARA POINT REYES
Para quem não quer alugar carro e mesmo assim quer conhecer Point Reyes, a dica é participar de um tour guiado. Confira algumas opções disponíveis:
- Descubra Point Reyes National Seashore e Giant Redwoods
- Descubra maravilhas naturais de Point Reyes e sequoias antigas com tudo incluído
- Aventura ao ar livre de Muir Woods Escapade (Stinson Beach + Mount Tamalpais Park)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Point Reyes National Seashore
- Endereço: 1 Bear Valley Road, Point Reyes Station, CA 94956
- Horários: diariamente de 6h à meia-noite
- Centros de Visitantes: horários variam de acordo com a época do ano – confira no detalhe aqui antes de ir
- Bear Valley Visitor Center: de março a outubro abre nos dias de semana de 10h às 17h e nos fins de semana e feriados de 9h às 17h | de novembro a fevereiro abre nos dias de semana de 10h às 16h30 e nos finais de semana e feriados de 9h às 16h30
- Lighthouse Visitor Center: de sexta a segunda de 10h às 16h30
- Kenneth C. Patrick Visitor Center: abre somente nos dias em que o ônibus shuttle funciona, isto é, nos fins de semana e feriados do final de dezembro a final de março ou começo de abril, entre 9h30 e 16h30
- Entrada: gratuita
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre parques na Califórnia:
- O incrível Yosemite Park na Califórnia
- Califórnia: Death Valley, o Vale da Morte
- Califórnia: Sequoia National Park, o parque das sequoias gigantes
- Crystal Cave: Caverna de mármore do Sequoia Park na Califórnia
- Califórnia: Kings Canyon Park e o canyon mais profundo dos EUA
- Lassen Volcanic Park: O Parque dos Vulcões na Califórnia
- Big Basin Redwoods Park: parque mais antigo da Califórnia
- Muir Woods: Floresta de Sequoias ao lado de San Francisco