Última atualização: 31/08/2024
Confira este post completo para conhecer o melhor de Quebec City, a mais charmosa cidade do lado francês do Canadá! Informações importantes, atrações, dicas de hospedagem, restaurantes, onde comprar e muito mais!
A CIDADE DE QUEBEC
Quebec City (Ville de Québec, em francês) é a capital da província canadense de Quebec, uma das 10 províncias do país e a segunda mais populosa, depois de Ontario. É também a única cidade fortificada ao norte do México cujas muralhas ainda existem. Atualmente, cidade possui pouco mais de 550 mil habitantes, sendo poucos imigrantes (apenas 8,5%) e a mais de 90% da população tem o francês como língua-mãe.

O nome foi dado pelo povo indígena algonquiano, que chamou a área de Kébec, uma palavra que significa “onde o rio se estreita” na língua algonquina, fazendo uma referência ao fato de o Rio São Lourenço, que margeia a cidade, estreitar-se próximo ao Cabo Diamante, um grande promontório de Quebec.


Grande parte da belíssima arquitetura da cidade, que remete à Europa, está concentrada na Old Quebec (Vieux-Québec, em francês), dentro das antigas muralhas. Com ruelas sinuosas cheias de lojas e restaurantes e edifícios de pedra é impossível não se sentir transportado para algum cantinho na França.



UM POUCO DE HISTÓRIA…
A cidade de Quebec é um dos mais antigos assentamentos europeus na América do Norte, datando de 1535. Em 1541, o explorador Jacques Cartier construiu o Fort Charlesbourg-Royal na foz do Rivière du Cap Rouge. No entanto, oficialmente, a Quebec City só foi fundada em 1608 pelo explorador e diplomada francês Samuel de Champalain (conhecido como o “Pai da Nova França”) no local de um assentamento abandonado chamado Stadacona. Assim, Quebec passou a ser conhecida como o berço da população francófona (que fala francês) da América do Norte.



Quebec foi o quartel-general de muitos ataques contra a Nova Inglaterra, mas foi capturada pelos britânicos em 1759, e mantida até o fim da guerra em 1763. Nesse período ocorreram muitas batalhas e cercos, tais como: a vitória francesa na Batalha de Beauport com vitória francesa; e a Batalha das Planícies de Abraham, na qual as tropas britânicas derrotaram as tropas francesas e logo depois tomaram a cidade após um curto cerco. A França cedeu a Nova França, incluindo a cidade de Quebec, à Grã-Bretanha em 1763, pondo fim à Guerra Franco-Indígena.

Durante a Revolução Americana, tropas revolucionárias das colônias do sul atacaram a guarnição britânica em uma tentativa de libertar a cidade de Quebec, em um conflito que ficou conhecido como a Batalha de Quebec, ocorrida em 1775. A cidade em si não foi atacada durante a Guerra de 1812, quando os Estados Unidos tentaram novamente anexar terras canadenses. No entanto, os receios de novos ataques americanos levaram à construção da Citadelle de Quebec a partir de 1820, a qual abrigou uma guarnição britânica até 1871.



VELHA QUEBEC: CIDADE ALTA E CIDADE BAIXA
A parte antiga da cidade de Quebec conhecida como Old Quebec ou Vieux-Québec (ou até mesmo Quartier Latin) é um bairro histórico listado como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985. Old Quebec compreende duas regiões: a Cidade Alta (Upper Town, em inglês e Haute-Ville, em francês) e a Cidade Baixa (Lower Town, em inglês e Basse-Ville, em francês). Os nomes se devem ao fato da cidade possuir um declive acentuado entre as duas partes, por conta do promontório de Quebec. Esta diferença entre os dois níveis da cidade é contornada por meio de escadas e um funicular.
>> CIDADE ALTA
Em 1608, Samuel de Champlain escolheu esta região para instalar o Forte Saint Louis, que permaneceu como centro militar e administrativo da cidade por conta de sua posição geográfica estratégica no alto do promontório. Enquanto funcionários do governo britânico e religiosos moravam nesta área, comerciantes e artesãos viviam na Cidade Baixa, mais próxima ao Rio São Lourenço.

Na Cidade Alta estão várias ruas comerciais e a Prefeitura de Quebec. A maior parte dos edifícios localizados na Cidade Alta data do início do século XIX. No entanto, o uso militar da região impediu o crescimento da área por muitos anos e, por volta de 1950, a região entrou em declínio e caiu em desuso. Novas construções começaram a surgir a partir da década de 1970.
>> CIDADE BAIXA
A Cidade Baixa fica localizada na parte inferior do Cabo Diamante. Durante 1608, Samuel de Champlain desenvolveu a área tendo como ponto central a Place Royale e construiu sua residência em uma área próxima. Um dos destaques desta região é a igreja Notre-Dame-des-Victoires, um dos muitos edifícios da Cidade Baixa que datam dos séculos XVII e XVIII.

A Saint-Vallier Est Street, anteriormente chamada de Saint-Charles Street, é a primeira estrada pavimentada em Quebec. Um funicular (Old Quebec Funicular) permite fácil transporte até Cabo Diamante, conectando as duas áreas da Velha Quebec.

MURALHAS DE QUEBEC CITY

>> OS PORTÕES DAS MURALHAS
Existem quatro portões principais da cidade construídos nas muralhas que fornecem acesso à Cidade Alta de Quebec: Kent Gate, Prescott Gate, Saint-Jean Gate, e Saint-Louis Gate.
- PRESCOTT GATE: Originalmente erguido em 1797, foi reconstruído várias vezes e, atualmente, possui um visual mais moderno. O nome é uma homenagem a Robert Prescott, militar britânico que participou de diversas guerras importantes e se tornou comandante do exército britânico na América do Norte. Perto deste portão fica um dos edifícios mais icônicos da cidade com uma enorme cúpula, o Louis S. St. Laurent Building, que abrigava o antigo posto dos correios. Dica! Atravessando uma passarela, aproveite para ir até o Montmorency Park National Historic Site, local que proporciona vistas lindas do Rio São Lourenço e de alguns edifícios da cidade.



- SAINT-JEAN GATE: É o portão que está localizado na parte noroeste das muralhas. A localização original do Portão de Saint-Jean ficava mais a leste na Rue St-Jean e foi ele foi erguido em 1693 onde as muralhas estavam localizadas na época. A localização atual do portão foi modificada em 1770. De 1770 a 1871, as portas do portão foram fechadas à noite, atrapalhando o comércio. Elas foram removidas e, reconstruídas em 1939. Veja mais informações neste link.




- KENT GATE: Construído em 1879, recebeu o nome do pai da Rainha Victoria, o Príncipe Edward Augustus, Duque de Kent e Strathearn, já que foi um presente da Rainha para a província. A pedra fundamental foi lançada pela filha da Rainha, Princesa Louise, Marquesa de Lorne.

- SAINT-LOUIS GATE: Erguido na Rue Saint-Louis, foi reconstruído em 1878 para substituir um antigo portão. Assim como o Saint-Jean Gate, suas porta foram fechadas à noite, interrompendo o tráfego local até serem removidas permanentemente em 1871. CURIOSIDADE! A poucos passos deste portão fica um monumento que comemora a visita do primeiro-ministro britânico Winston Churchill e do presidente americano Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial. O monumento fica no Parc de l’Esplanade em frente da rua que leva até a Citadelle. Veja mais informações aqui.

QUANDO VISITAR QUEBEC CITY
A melhor época para visitar Quebec City é quando as temperaturas estão mais agradáveis, uma vez que o frio pode ser intenso durante o inverno e a neve intensa pode atrapalhar bastante caminhar pela cidade. Desta forma, vale a pena organizar a viagem para que seja realizada entre maio e setembro, a menos que queira curtir o frio que a cidade proporciona. Nós estivemos em agosto e a temperatura estava bem agradável.

Vale lembrar que os feriados que caem nos finais de semana são automaticamente transferidos para a segunda-feira seguinte e isso deve ser considerado quando estiver planejando o roteiro. Outro fator a considerar para organizar sua viagem são os eventos que ocorrem na cidade. Confira algumas das principais abaixo e veja a lista de eventos neste link:
- Dia Nacional dos Patriotas (maio): Celebra os soldados quebequenses que lutaram durante a guerra contra o domínio inglês.
- Festa Nacional de Quebec (24 de junho): Dia da festa nacional de Quebec, na qual é celebrada a cultura local.
- Dia do Canadá (julho): Único feriado federal adotado pela província de Quebec. No entanto, parte da população não reconhece essa data e não a celebra.
- Thanksgiving (2ª segunda-feira de outubro): É o feriado Ação de Graças, típico da cultura inglesa que foi incorporado pelos locais.

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM QUEBEC CITY
Em seguida, confira as principais formas de chegar a Quebec City e se locomover na capital canadense.
- AVIÃO: O aeroporto mais próximo da cidade é o Aeroporto Internacional de Québec City Jean Lesage, localizado a cerca de 15 km do centro histórico da cidade. Uma opção, um pouco mais distante, mas com frequência e variedade maior de voos é o Aeroporto de Montreal, a maior cidade da região, a cerca de 275 km de distância.
- CARRO: Como nós estávamos fazendo uma viagem ao longo de diversas cidades na costa leste do Canadá, preferimos alugar um carro porque seria mais cômodo. No entanto, durante nossa estadia em Quebec City, não o tiramos do estacionamento do hotel porque preferimos conhecer a cidade, cuja área turística é relativamente pequena, a pé.
- TREM: Além de carro, você pode chegar à cidade de transporte público. Uma boa opção para chegar à cidade é através de trem, pela Gare du Palais, operada pela Via Rail, que possui uma localização extremamente conveniente no centro da cidade (Endereço: 450 Rue de la Gare-du-Palais, Québec, QC G1K 3X2, Canadá)

O QUE FAZER EM QUEBEC CITY
Quebec City é uma cidade incrível e foi a nossa favorita na viagem pela costa leste do Canadá por ter ares de estar em algum cantinho na Europa. Por ser um local muito interessante, que vale a pena pelo menos um ou dois dias de visita. O mapa interativo abaixo tem como objetivo ajudar você a programar uma viagem bem bacana em Ottawa. Para facilitar, separamos cada uma das dicas deste post em cores. O centro histórico de Quebec City está cercado por uma antiga muralha de proteção e essa área dentro da muralha se divide em duas partes: a Parte Alta (em laranja) e a Parte Baixa (em verde), mais perto do Rio São Lourenço. Há também atrações de Quebec City fora da muralha (em roxo). Atrações mais distantes também constam no mapa (em azul). O mapa também contém sugestões de hotéis (em cinza), sugestões de restaurantes (em vermelho) e alguns pontos de interesse (preto).
DIA 1: CENTRO DE QUEBEC CITY
>> DENTRO DA MURALHA (QUEBEC HISTÓRICA)
>>> CIDADE BAIXA
1. LA FRESQUE DES QUÉBÉCOIS (MURAL OF QUEBECERS)
Inaugurado em 1999, o “Mural dos Quebequenses” é um enorme mural localizado entre a Côte de la Montagne e Rue Notre-Dame, que procura recontar a história da cidade Québec, incluindo sua arquitetura, fortificações, geografia, comunidades culturais e personalidades. O mural foi pintado na parede da Maison Soumande por 12 artistas francês e quebequenses ao longo de 9 semanas. No mural, estão representadas cerca de 15 figuras históricas e também constam vários escritores e artistas nascidos em Quebec.
- Endereço: 29 Rue Notre-Dame, Québec, QC G1K 4E9, Canadá

2. PLACE ROYALE & IGREJA NOTRE-DAME-DES-VICTOIRES
Cerca de lojas de lembrancinhas e presentes típicos, a região de Place-Royale é a área do primeiro assentamento francês na cidade, em 1068, considerado o local de fundação da Vieux Québec (Old Quebec). Ali fica a Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, considerada a igreja mais antiga construída em pedra ainda existente na América do Norte.


No passado, como havia dificuldade de deslocamento para assistir à missa na Catedral de Notre-Dame na Cidade Alta, D. François de Laval obteve permissão do rei da França para construir uma segunda igreja na cidade. As obras tiveram início em 1688 e a igreja foi ampliada até o seu tamanho atual em 1723. Ela está localizada no mesmo local das duas “Habitações” de Samuel de Champlain, fundador da cidade de Québec. As pedras das paredes da segunda “Habitação” ainda estão dentro das paredes da igreja. Um dos principais destaques é o seu altar em um formato de fortaleza, uma referência às duas vitórias sobre os invasores britânicos (em 1690 e 1711), que deram nome à igreja.
- Endereço: 32 Rue Sous-le-Fort, Québec, QC G1K 4G7, Canadá
- Horários: sábado de 11h às 16h e domingo de 10h15 às 16h
- Entrada: gratuita


3. BATTERIE ROYALE (ROYAL BATTERY)
Originalmente construída em 1691, a Bateria Real é um semicírculo feito em pedra que foi usado pelos soldados franceses durante o cerco da cidade de Quebec em 1789. Permitindo que os soldados pudessem avistar os navios do rio, ela tem esse nome em homenagem ao Louis XIV, rei francês que finalizou a sua construção.

A plataforma foi projetada para acomodar uma bateria de canhões que tinham como objetivo defender a cidade de invasores. Quando caiu sob domínio inglês, a Royal Battery foi a alterada para dar lugar a um cais comercial e, posteriormente, substituído por várias construções. O local foi descoberto durante escavações arqueológicas e foi restaurado em 1977. No aniversário de 370 anos da cidade, o governo francês deu dez peças de artilharia de 1733 como presente.
4. MAISON JEAN-BAPTISTE-CHEVALIER (CHEVALIER HOUSE)
A residência histórica de Jean-Baptiste-Chevalier é uma estrutura que incorpora três edifícios separados construídos em três períodos diferentes. No centro, está a antiga casa do armador Jean-Baptiste Chevalier (Maison de l’Armateur Chevalier) construída em 1752, geminada com a vizinha mansarda Frérot (Maison Frérot) construída em 1683 ou 1695, e a Chesnay House (Maison Chesnay ) que remonta a 1660 ou 1675. As três casas foram destruídas em um incêndio e reconstruídas em 1762. Após a conquista britânica do Canadá, o complexo foi remodelado e passou a ser usado para fins comerciais. A partir de 1807, a propriedade foi alugada a um estalajadeiro e ficou conhecida como London Coffee House, nome pelo qual foi chamada até o início do século XX. Atualmente, abriga o Immersion Québec, uma experiência imersiva 360º que permite um “mergulho” na história de Quebec (disponível em francês, inglês, espanhol e mandarim).
- Endereço: 50 Rue du Marché-Champlain, Québec, QC G1K 4H3, Canadá
- Horários: de hora em hora a partir de 11h até 16h
- Entrada: CAD$ 22

5. RUE DU PETIT CHAMPLAIN: LOJAS, MURAL, ESCADAS E FUNICULAR
Rue du Petit-Champlain é uma importante rua de cerca de 260 metros localizada em Petit Champlain, que é considerado o distrito comercial mais antigo da América do Norte. Com muitas lojinhas e boutiques, a rua leva o nome de Samuel de Champlain, fundador de Quebec em 1608.

A região conta com alguns marcos importantes:
>>> QUARTIER PETIT CHAMPLAIN
Com cara da Europa, esta área tem uma arquitetura que faz qualquer um “viajar” para o velho continente. Com mais de 40 lojinhas e restaurantes, esta região vale um passeio demorado curtindo cada cantinho das ruas de paralelepípedos. Aproveite para fazer compras nas muitas lojinhas de presente, comer em um dos vários restaurantes e saborear doces típicos desta região do Canadá, tais como o Beaver Tail (Cauda de Castor) na Queues de Castor Vieux Québec e o Taffy, um tipo de pirulito feito de maple (bordo, em português) na La Petite Cabane à Sucre de Québec.

>>> ESCALIER CASSE-COU (ESCADARIA QUEBRA-COSTAS)
No extremo norte da Rue du Petit Champlain fica a Escalier Casse-Cou (Breakneck Steps), a Escadaria Quebra-Costas. Esta é a escada mais antiga da cidade de Quebec, construída em 1635. Era originalmente conhecida como Escalier Champlain e recebeu o nome atual devido à sua inclinação. As escadas ligam a esquina da Rue du Petit-Champlain e Rue Sous-le-Fort na Cidade Baixa à rua Côte de la Montagne na Cidade Alta. As escadas foram reformadas várias vezes até, em 1889, serem transformadas em três lances de escadas distribuídos em 59 degraus. (Endereço: 5 Esc. Casse-Cou, Québec, QC G1K 9L9, Canadá)


>>> FUNICULAIRE DU VIEUX-QUÉBEC
Além da Escada Quebra-Costa, outra forma de ir da Cidade Baixa para a Cidade Alta e vice-versa é através do Funicular da cidade histórica, o único do tipo existente no continente. Construído por William Griffith, ele entrou em operação no final de 1879 e funcionava através de um processo de contrapeso de água e energia a vapor e, em 1907, foi convertido para energia elétrica. Após ser destruído por um incêndio em 1945, foi reconstruído, equipado com abrigos metálicos e reaberto no ano seguinte. A entrada principal do funicular está localizada na histórica House Louis Jolliet, no coração da Velha Quebec e perto da Place-Royale. Esta casa foi construída em 1683 a pedido Louis Jolliet, cartógrafo e hidrógrafo, nascido na cidade, e famoso por ter descoberto o rio Mississippi em uma de suas expedições.
- Endereço: 16 Rue du Petit Champlain, Québec, QC G1K 4H4, Canadá
- Horários: diariamente de 9h às 21h
- Entrada: US$ 4 por trecho (pagamento somente em dinheiro – há um caixa eletrônico perto da estação baixa)

>>> FRESQUE DU PETIT-CHAMPLAIN
Trata-se de um mural de 100 m² que retrata marcos da história de Cap-Blanc, o bairro operário da cidade de Québec desde da época do início da Nova França até os dias atuais. Entre alguns momentos retratados estão os bombardeios de 1759, os deslizamentos de terra e os incêndios ocorridos no distrito. (Endereço: 102 Rue du Petit Champlain, Québec, QC G1K 4H4, Canadá)
>>> CIDADE ALTA
6. TERRASSE DUFFERIN (DUFFERIN TERRACE)
Inagurado em 1838, o Terraço Dufferin é um calçadão feito de madeira que oferece vistas incríveis do hotel Château Frontenac, do Rio São Lourenço e seus arredores. Ele possui seis gazebos: Frontenac, Lorne, Princess Louise, Victoria, Dufferin e Plessis. Nos meses de verão, é comum ver músicos e artistas de rua se apresentando no local; no inverno, há uma pista tobogã para deslizar na neve.


Escondido sob o Terraço Dufferin fica Saint-Louis Forts and Châteaux National Historic Site, que abriga as ruínas do Château Saint-Louis, revelando a sede do poder dos governadores franceses e britânicos de 1620 a 1834, uma vez que, por mais de 200 anos, o local já foi residência do governador. No terraço também fica o Monument Samuel-De Champlain, uma estátua em homenagem ao homem que fundou a cidade em 1608.



- Endereço: Rue des Carrières, Québec, QC G1R 5J5, Canadá | entrada para as ruínas do Châteux pelo Frontenac Kiosk
- Horários para as ruínas do Châteaux: de final de maio a início de outubro diariamente de 9h30 às 16h30 – informações aqui
- Entrada para as ruínas do Château: gratuita

7. CHÂTEAU FRONTENAC
Fairmont Le Chateau Frontenac é um hotel histórico e luxuoso localizado na Cidade Alta de Old Quebec que, segundo o Guinness Book, é o mais fotografado do mundo! O motivo é simples: o edifício, construído em 1908 pela empresa Canadian Pacific Railway (que construía hotéis com o objetivo de incentivar o turismo de luxo e trazer viajantes ricos para seus trens), é um castelo em estilo revivalista, de 18 andares que abriga mais de 600 quartos e suítes, possui salões ricamente decorados e belíssimas vistas da cidade.


Algumas foram transformadas em quartos temáticos em homenagem a chefes de Estado (Trudeau, Churchill, Roosevelt, Charles de Gaulle, e Rainha Elizabeth II) e celebridades (Alfred Hitchcock, Cline Dion, entre outros). Para quem não tem a possibilidade de se hospedar no hotel, há um restaurante aberto para hóspedes e não hóspedes e o hotel também oferece um tour guiado que conta com um pouco da história desta grandiosa construção, personalidades e eventos históricos. No último andar, o hotel conta com um observatório que permite vistas maravilhosas.
- Endereço: 1 Rue des Carrières, Québec, QC G1R 4P5, Canadá
- Tours: em inglês e francês | diariamente de um a três horários por dia dependendo da época do ano | a partir de CAD$ 24 (há desconto para hóspedes) | compre tickets aqui

8. PARC DES GOUVERNEURS
Ao lado do hotel Château Frontenac, fica o Parc des Gouverneurs, um dos parques públicos mais antigos da América do Norte, aberto em 1647. O local servia de horta para uso do Governador Geral da Nova França, que residia ao lado, no Château Saint Louis. Em formato quadrado de cerca de 75 metros de lado, ele é cercado por bonitas casas, quase todas reformadas e transformadas em pousadas. Dali do alto, é possível ter uma bela vista do Rio São Lourenço e dos arredores.


No parque fica o Monumento Wolfe-Montcalm, um obelisco com mais de 20 metros de altura que inaugurado em 1828 em memória dos generais de que morreram durante a famosa Batalha das Planícies de Abraham.

9. PLACE D’ARMES & RUAS NOS ARREDORES
Ao redor do Château Frontenac ficam diversas ruazinhas charmosas, cheias de estilo, que lembram um passeio pela Europa. Confira algumas que valem a pena a visita:
- A belíssima e charmosa Rue Saint-Louis é uma das ruas mais antigas de Quebec, abrigando diversos edifícios icônicos e restaurantes e o Saint Louis Gate, um dos principais portões de entrada da cidade. É uma das mais fotogênicas e graciosas de Quebec City.


- A Rue du Trésor é um calçadão estreito de paralelepípedos com diversos artistas que expõem suas criações (geralmente, de meados de maio a meados de outubro), formando uma espécie de galeria de arte ao ar livre.
- Ali perto fica Place d’Armes, um parque arborizado e praça pública no coração da Cidade Alta. No meio do parque há uma fonte gótica sobre a qual se ergue o Monumento da Fé, que celebra dos trezentos anos da chegada dos padres recoletos ao Québec. É deste local que partem diversos tours por Quebec City.

- A Rue du Fort abriga o Musée du Fort, que conta com um diorama animado que exibe ilustrações de batalhas militares históricas na cidade e. Dali é possível ver o Monumento UNESCO, feito de bronze, granito e vidro, que homenageia o fato de a Old Quebec ter sido listada como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1985.

- Na vizinha Rue Sainte-Anne, concentram-se diversos retratistas e caricaturistas que ficam praticando os seus conhecimentos e arte ao longo do dia.
10. CATHEDRALE DE LA SAINTE-TRINITÉ (CATHEDRAL HOLY TRINITY)
Construída entre 1800 e 1804, a Catedral da Santíssima Trindade foi projetada no estilo paladiano neoclássico, inspirada na Igreja St Martin-in-the-Fields em Trafalgar Square, Londres. Ela foi a primeira catedral anglicana a ser construída fora da Inglaterra e, por este motivo, o rei George III doou objetos religiosos importantes. A catedral de pedra cinza tem um layout retangular. A nave é dividida longitudinalmente em três, dando duas galerias laterais, tem um bonito frontão e pilastras jônicas. Os oito sinos da Catedral datam de 1830, pesam entre 297 kg e 840 kg, e foram feitos pela Whitechapel Bell Foundry em Londres, Inglaterra, a mesma fundição que produziu o Big Ben, o Sino da Liberdade na Filadélfia e o grande sino “Jean-Baptiste” da Basílica de Notre-Dame em Montreal.
- Endereço: 31 Rue des Jardins, Québec, QC G1R 4L6, Canadá
- Horários: de outubro a maio de 10h às 16h | de junho a setembro de 10h às 17h
- Entrada: contribuição sugerida de CAD$ 3
- Tours guiados: julho e agosto de 10h às 17h; sem necessidade de reserva para pequenos grupos; CAD$ 6 por pessoa | para grupos grandes, entrar em contato pelo email visit@cathedral.ca

11. BASILIQUE-CATHÉDRALE NOTRE-DAME DE QUÉBEC
Fundada em 1647, a Basílica Catedral de Nossa Senhora de Quebec é uma igreja católica dedicada à Virgem Maria. A catedral foi erguida no local onde, originalmente, ficava uma capela erguida em 1633. Notre-Dame de Quebec é considerada a igreja mais antiga do Canadá e a primeira igreja canadense a ser elevada à basílica, pelo Papa Pio IX, em 1874. A catedral foi destruída duas vezes por incêndios em 1759 e 1922. A planta deste edifício de pedra de dois pisos é constituída por duas torres e um vestíbulo, uma nave retangular formada por uma nave central e corredores e por um coro mais estreito que termina em uma abside semicircular. Em 2014, recebeu uma Porta Santa, primeira fora da Europa, em homenagem aos 350 anos da paróquia de Notre-Dame de Québec. Muitas personalidades estão enterradas na cripta localizada sob a basílica-catedral, incluindo os túmulos de quatro importantes governadores da Nova França.
- Endereço: 16 Rue De Buade, Québec, QC G1R 4A1, Canadá
- Horários: de segunda a sábado de 7h30 às 16h | domingo de 8h45 às 16h
- Entrada: gratuita
12. PREFEITURA DE QUEBEC CITY
Hôtel de Ville de Québec (francês) ou City Hall of Quebec City (inglês) é o edifício onde fica localizada a administração municipal de Quebec City. Inagurado em 1896, o prédio elegante e com bela decoração interior está localizado onde anteriormente ficava um colégio jesuíta. Nos arredores do edifício, podemos destacar:
- JARDINS DA PREFEITURA: Ao lado da prefeitura, ficam bonitos jardins com fontes que ficam decorados durante datas comemorativas ao longo do ano, tais como Halloween e Natal.
- ANTIGO COLÉGIO JESUÍTA: Existem 3 pedras do frontão do antigo Colégio Jesuíta que foram integradas em um monumento em frente à prefeitura.
- MEDALHÃO DE BRONZE: É um belo monumento que celebra o 30º aniversário da inclusão da Old Quebec na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
- RELÓGIO DE JURA: Relógio de 3,5 metros de altura e 2 toneladas, que foi dado de presente pelo aniversário de 400 anos do Cantão suíço de Jura para a cidade de Quebec. É uma obra-prima que levou mais de 10.500 horas para ser produzida e possui 5.451 peças.
- A OBRA DE ARTE DO CODEX POPULI: É uma obra de arte de 23 metros de altura do artista Ludovic Boney. No mastro inclinado da escultura, 25 colares sustentam 9.520 ganchos de suspensão. Cada gancho foi cortado a laser antes de ser colado manualmente em um dos fios de aço, simbolizando as decisões políticas tomadas durante a Conferência de Quebec.
- Endereço: 2 Rue des Jardins, Québec, QC G1R 4S9, Canadá

>> FORA DA MURALHA
13. MAISON DE LA LITTÉRATURE
Localizada em uma antiga igreja metodista construída em 1848, a Casa da Literatura é um braço da Biblioteca de Quebec e abriga uma biblioteca pública, salas de escrita, uma oficina de histórias em quadrinhos, um estúdio de criação e um palco literário. Ao longo do ano, o local apresenta um variado programa de exposições, workshops, encontros e espetáculos. O que chama muita atenção é o seu interior reformado que mistura a arquitetura da antiga igreja em estilo neogótico com uma decoração contemporânea, minimalista, toda branca, e muito luminosa.
- Endereço: 40 Rue Saint-Stanislas, Québec, QC G1R 4H1, Canadá
- Horários: de terça a sexta de 10h às 20h | sábado de 10h às 19h | domingo de 10h às 17h | fechado às segundas-feiras

14. PLACE D’YOUVILLE
Place d’Youville é uma praça histórica, ocupada desde a década de 1730, localizada pertinho da Rue Saint-Jean, uma rua repleta de restaurantes e lojas, e do St-Jean Gate, um dos principais portões da muralha da cidade. A praça recebeu esse nome em homenagem a Marie-Marguerite d’Youville, uma viúva franco-canadense que fundou a ordem religiosa conhecida como Freiras Cinzentas de Montreal.

O local marca a fronteira entre o Quebec Parliament Hill e a Old Quebec, além de ser muito famoso por abrigar um rink de patinação no gelo nos meses de inverno que conta com entrada gratuita. A oeste da praça, fica a escultura “As Musas” de Alfred Laliberté, colocada no local durante as celebrações do 375º aniversário da cidade em 1983.

15. PARLAMENTO DE QUEBEC
Hôtel du Parlement du Québec é um complexo que abriga o Parlamento de Quebec, o primeiro local histórico nacional de Quebec. O edifício em estilo neo renascentista do Segundo Império, foi construído entre 1877 e 1886, no coração da Parliament Hill (Colina do Parlamento). Nas décadas de 1910 e 1930, o o governo construiu vários edifícios adjacentes para expandir seus espaços de escritórios, criando um complexo parlamentar, do qual o Edifício do Parlamento é o edifício principal.

O local oferece visitas gratuitas (guiadas ou autoguiadas) com o objetivo de que os visitantes aprendam mais sobre o Parlamento de Quebec, sua história, instituições parlamentares e sua contribuição para a sociedade quebequense. O passeio inclui uma experiência imersiva com exposições, conteúdos educativos, exibições e diversas atividades quem destacam a democracia e a vida política de Quebec. Ao final do passeio, é possível visitar a Câmara da Assembleia Nacional, onde se sentam os parlamentares eleitos e a Câmara da Assembleia Legislativa, palco de diversas comissões parlamentares.
- Endereço: Rue des Jardins, Québec, QC G1R 5M1, Canadá
- Horários: de segunda a sexta de 8h30 às 16h30 | sábado de 9h30 às 16h30 | fechado aos domingos
- Entrada: gratuita
- Importante: Tours guiados (60 minutos em inglês e francês) e auto-guiados (o tempo que desejar) estão disponíveis, mas é preciso reservar com antecedência pelo site oficial ou presencialmente. Maiores de 16 anos precisam apresentar um documento de identidade.
16. OBSERVATOIRE DE LA CAPITALE
Se você é daqueles que gosta de atrações para ver a cidade de cima, o Observatoire de la Capitale é imperdível. Localizado no 31º andar do edifício Marie-Guyart, a uma altitude de 221 metros no coração da Parliament Hill, este observatório permite admirar vistas panorâmicas 360º da cidade de Quebec, suas ruelas charmosas e, claro, o rio São Lourenço e das montanhas nos arredores da cidade.

O observatório exibe um percurso temático sobre quatro assuntos importantes de Quebec: sociedade, política, história e cultura. Há duas zonas imersivas: uma incursão sobre o coração de Quebec no inverno e um filme sobrevoando Quebec para mostrar as suas belezas e lindas vistas.

- Endereço: Édifice Marie-Guyart, 1037 Rue de la Chevrotière, 31st floor, Québec, QC G1R 5E9, Canadá
- Horários:
- de setembro a meados de junho: de terça a sexta de 10h às 17h | fechado de sábado a segunda-feira
- de meados de junho a início de setembro: diariamente de 10h às 18h
- Entrada: CAD$ 14.75 (18 a 64 anos) | CAD$ 11,50 (65+ anos) | CAD$ 7 (6 a 17 anos) | gratuito para 6 anos ou menos acompanhado de um adulto
- Importante: os tickets têm hora marcada com entrada a cada hora e precisam ser comprados com antecedência
Leia mais: Observatoire de la Capitale: A vista mais alta de Quebec City

17. GRANDE ALLÉE
Grande Allée é uma das ruas mais vibrantes de Quebec, com muitos restaurantes, bares e mesas nas calçadas. Conhecida como Champs-Élysées de Quebec City, esta rua arborizada e com edifícios de arquitetura vitoriana é o coração da vida noturna da cidade. A rua fica fechada ao tráfego de automóveis nos fins de semana de verão, durante o Festival de Verão e nos dias que antecedem a festa da passagem de ano. Em meados do século XIX, os moradores mais ricos da cidade começaram a construir casas ao longo da Grande Allée para fugir das epidemias e incêndios que eram um perigo comum dentro das fortificações de pedra. Um dos fatores que contribuíram para o desenvolvimento da região foi a construção do edifício do Parlamento, que atraiu a construção de muitas casas nas proximidades. Na década de 1980, parte do Grande Allée tornou-se um centro da vida noturna local, pois as antigas propriedades de aluguel foram substituídas por restaurantes, discotecas e pátios nas calçadas.
Alguns destaques da Grande Allée:
- Ciel! Bistro-bar: Restaurante giratório no último andar do Hotel le Concorde que oferece uma vista deslumbrante de 360º da cidade de Québec | DICA! Pertinho do edifício fica uma estátua de Charles de Gaulle, presidente francês que contribui significativamente para aprimorar as relações entre a França e Quebec nos anos 1960.
- Dagobert: Boate de vários andares que está no local há mais de 40 anos.
- Les Voûtes de Napoléon: Um bar com música ao vivo onde se apresentam cantores folk locais
- L’Atelier: Requintado restaurante-bar com ambiente descontraído e conhecido por seus drinks únicos
18. LES PLAINES D’ABRAHAM (PLAINS OF ABRAHAM)
O National Battlefields Park é um parque público que inclui as famosas Planícies de Abraão, local de muitas batalhas importantes. Fundado em 1908, o nome é derivado da Batalha das Planícies de Abraham (1759), também conhecida como Batalha de Quebec, que foi crucial na Guerra dos Sete Anos. A batalha foi travada em um planalto pelo Exército Britânico e pela Marinha Real contra o Exército Francês, fora dos muros da cidade de Quebec, em um terreno que pertencia originalmente a um fazendeiro chamado Abraham Martin, daí o nome da batalha. A batalha envolveu menos de 10 mil soldados, mas acabou sendo um momento decisivo no conflito entre a França e a Grã-Bretanha sobre o destino da Nova França, influenciando a posterior criação do Canadá.

Além de ter um acervo de cerca de 50 peças históricas de artilharia espalhadas pela sua área, o parque também recebe eventos ao ar livre no verão. Adicionalmente, possuiu um centro interpretativo conhecido como Plains of Abraham Museum, que é a porta de entrada do Parque, oferecendo exposições, atividades, serviços e todas as informações para o visitante. Confira mais informações sobre o museu abaixo:
- Endereço: 835 Av. Wilfrid-Laurier, Québec, QC G1R 2L3, Canadá
- Horários: diariamente de 9h às 17h
- Entrada: de setembro a junho: CAD$ 13.25 | julho e agosto: CAD$ 16.50 | veja tabela de preços completa aqui

19. CITADELLE DE QUÉBEC
Construída com o objetivo de protejer a cidade de um ataque americano, a Citadelle de Quebec é a maior fortaleza britânica na América do Norte. Ela faz parte das fortificações de Quebec e está localizada no Cabo Diamante, o ponto mais alto da cidade, ao lado das Planícies de Abraão. Várias fortificações defensivas foram construídas no local a partir de 1693, primeiro pelos franceses e depois pelos britânicos após a conquista da Nova França. A Citadelle atual foi construída entre entre 1820 e 1850. Os britânicos usaram o local até 1871, quando entregaram formalmente a propriedade ao governo canadense.

Atualmente, a Citadelle de Quebec é uma instalação militar ativa e também é a residência oficial secundária do monarca canadense (Rei Charles III do Reino Unido) e do governador-geral do Canadá, já que a residência primária é o Rideau Hall em Ottawa). A fortaleza está localizada no distrito histórico de Old Quebec, que foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1985.
Leia mais: Canadá: Tour na histórica Citadelle de Québec

COMO É A CITADELLE
Trata-se de uma cidadela irregular em forma de estrela e compreende quatro bastiões e três paredes de cortina retas, todas construídas com arenito extraído localmente. Dentro de suas paredes estão 24 edifícios construídos principalmente de pedra cinza. O Edifício 1 da Citadelle é usado como quartel-general do 22º Regimento Real. Várias cerimônias militares relacionadas ao regimento também acontecem no pátio da Cidadela, como a troca da guarda e do comando do batalhão. Um canhão é disparado do forte diariamente ao meio-dia e pode ser ouvido em toda a cidade de Quebec.


O Quartel dos Oficiais, uma estrutura neo-normanda construída em 1831 pelo Exército Britânico, é residência do governador geral do Canadá desde 1872. A residência hoje tem um total de 153 quartos, incluindo escritórios para o secretário do governador-geral.

A maior parte das pessoas visita apenas a área externa da Citadelle, mas é possível participar de um tour guiado por suas dependências e conhecer o Museu do 22º Regimento Real e das Forças Canadenses, que fica abrigado no Edifício 15, construído em 1750. O museu exibe artefatos e documentos históricos que recontam a história e os valores do regimento, bem como da Citadelle de Quebec. Os tours acontecem diariamente e têm hora marcada.

- Endereço: 1 Côte de la Citadelle, Québec, QC G1R 3R2, Canadá
- Horários: tours a cada hora
- de final de maio a início de setembro diariamente de 9h às 17h30 (último tour tem início às 17h)
- de setembro a final de maio: diariamente de 10h às 17h30 (último tour tem início às 16h)
- Entrada (Tour Citadelle + Museu): CAD$ 18 (adulto) | CAD$ 16 (65+) | CAD$ 6 (11 a 17 anos) | gratuito para 10 anos ou menos

20. TERRASSE PIERRE-DUGUA-DE-MONS (PIERRE-DUGUA-DE-MONS TERRACE)
O Terraço Pierre-Dugua-de-Mons (antigo Terraço Saint-Denis) é mirante que oferece vistas panorâmicas de Quebec City, incluindo o Rio São Lourenço, o hotel Château Frontenac e o Dufferin Terrace. O nome do local é uma homenagem a Pierre Dugua de Mons, explorador, colonizador e vice-governador da Nova França que enviou Samuel de Champlain para colonizar a região e, assim, fundar Quebec. Há um busto de Pierre Dugua de Mons no terraço para homenagear seu papel fundamental no estabelecimento da primeira presença francesa permanente na América do Norte. A partir do Pierre-Dugua-de-Mons Terrace, você pode voltar ao Dufferin Terrace (nosso #item 8), caso queira retornar à Cidade Baixa.
- Endereço: Parc des Champs de Bataille, Av. Saint-Denis, Québec, QC G1R 4N2, Canadá
DIA 2: ÁREAS MAIS DISTANTES DO CENTRO
Caso você tenha mais tempo, poderá aproveitar para conhecer algumas atrações nos arredores de Quebec. Separamos 5 opções muito interessantes: Cataratas de Montmorency, Île d’Orléans, Basílica de Santa Ana de Beaupré, Canyon Sainte-Anne e o Hotel de Gelo. Caso prefira, muitas delas podem ser visitadas mediante tours guiados que partem do centro de Quebec City com passeios de meio dia ou de dia inteiro. Confira, em seguida, algumas sugestões e veja mais informações em seguida:
- Quebec: Cataratas de Montmorency com Passeio de Teleférico
- Quebec: Excursão de Meio Dia nas Cataratas de Montmorency e Ile d’Orleans
- Cruzeiro guiado para descobrir a Ilha de Orleans e a cidade de Quebec
- Cidade de Quebec: Ile d’Orléans Tour guiado de E-Bike com degustações
- Cidade de Quebec: Cruzeiro no rio até a Basílica de St-Anne-de-Beaupré
- Cidade de Quebec: experiência noturna no Hotel de Glace
21. CATARATAS DE MONTMORENCY
Localizadas a cerca de 12 km do centro de Quebec City, as Cataratas de Montmorency são uma grande cachoeira na foz do rio Montmorency, onde ele cai sobre a costa do penhasco no rio São Lourenço, em frente ao extremo oeste da Île d’Orleans. A queda d’água é a maior do Canadá, já que possui 83 metros de altura, ou seja, 30 metros mais alta do que as Cataratas do Niágara. A área ao redor das cataratas faz parte do Parc de la Chute-Montmorency, um parque repleto de trilhas, atrações e escadas que permitem aos visitantes ver as quedas de várias perspectivas diferentes.

Uma ponte pênsil sobre a crista das cataratas dá acesso a ambos os lados do parque. Há também um teleférico que transporta passageiros entre a base e o topo das cachoeiras que, infelizmente, está fechado por tempo indeterminado. O ideal é ir nos meses mais quentes porque as águas chegam a congelar durante o inverno. Para ver a cachoeira, é preciso pagar a entrada do parque e estacionamento, caso você vá de carro. É possível também participar de uma excursão que inclui uma visita às cataratas e a algumas das outras atrações citadas nos próximos itens.

- Endereço: 2490 Ave Royale, Québec City, QC G1C 1S1, Canadá
- Horários: consulte este link
- Entrada:
- Acesso diário: CAD$ 7.57 (alta temporada) | CAD$ 5.74 (baixa temporada)
- Estacionamento: CAD$ 3.78 por veículo
- Cable Car: CAD$ 14.95
Leia mais: Quebec City: Como visitar as Cataratas de Montmorency

22. ÎLE D’ORLÉANS
Localizada a poucos quilômetros de Quebec City, essa ilha charmosa e histórica oferece uma experiência única para os viajantes que buscam autenticidade e contato com a natureza. A Île d’Orléans é conhecida por sua rica história e cultura franco-canadense. Ao explorar suas ruas de paralelepípedos, você se sentirá transportado para uma pequena vila francesa. As casas coloridas, as igrejas históricas e os campos verdejantes criam um cenário bucólico e encantador. A primavera e o outono são as estações mais agradáveis para visitar a ilha, com temperaturas amenas e paisagens coloridas. A ilha oferece diversas opções de hospedagem, desde hotéis e pousadas até chalés e casas de campo. Confira algumas opções de atrações:
- Degustar produtos locais: A ilha é famosa por seus frutos do mar frescos, vinhos artesanais, queijos cremosos e compotas caseiras. É possível visitar fazendas locais e as lojas de produtos artesanais para saborear o melhor da gastronomia regional.
- Explorar as pequenas vilas: Cada uma das seis vilas da ilha possui sua própria personalidade e atrações. Passeie pelas ruas de Saint-Pierre, visite a fábrica de chocolate em Sainte-Pétronille ou admire as paisagens de Saint-Jean.
- Pedalar ou caminhar: A ilha oferece diversas trilhas para caminhadas e ciclismo, perfeitas para apreciar a natureza e a vista do rio São Lourenço.
- Visitar museus: É possível descobrir mais detalhes sobre a história da ilha nos museus locais, como o Musée de l’Île d’Orléans e o Espace Félix Leclerc.
- Relaxar nas praias: Durante os meses mais quentes, é possível aproveitar as belas praias da ilha para nadar, tomar sol ou praticar esportes aquáticos.
23. BASÍLICA DE SANTA ANA DE BEAUPRÉ
A Basílica de Santa Ana de Beaupré é um dos santuários católicos mais importantes da América do Norte. A devoção a Santa Ana na região remonta ao século XVII. A primeira capela foi construída no local em 1658, e a basílica atual, com sua arquitetura neogótica, foi inaugurada em 1934. Ao longo dos séculos, o santuário ganhou fama por supostos milagres de cura, tornando-se um ponto de peregrinação para fiéis de todo o mundo. A basílica impressiona pela sua grandiosidade e beleza arquitetônica. Com suas torres gêmeas e vitrais coloridos, a igreja é um marco na região. No interior, os visitantes podem admirar os ricos detalhes em madeira esculpida, os altares ornamentados e as estátuas de santos. Além da basílica, o complexo religioso oferece diversas atrações aos visitantes, como:
- Museu: O museu conta a história do santuário e da devoção a Santa Ana.
- Jardim: Um belo jardim circunda a basílica, proporcionando um ambiente tranquilo para meditação e oração.
- Lojas: Há diversas lojas que vendem artigos religiosos, souvenirs e produtos locais.
- Endereço: 10018 Royale Ave, Sainte-Anne-de-Beaupré, Quebec G0A 3C0, Canadá
- Horários: variam ao longo do ano (confira no site oficial)
- Entrada: A entrada na basílica é gratuita. Algumas áreas, como o museu e o jardim, podem ter uma taxa de entrada. É importante verificar os preços atualizados no site oficial.

24. CANYON SAINTE-ANNE
O Canyon Sainte-Anne é um desfiladeiro espetacular localizado a apenas 30 minutos de Quebec City. Esculpido pela poderosa queda d’água Sainte-Anne-du-Nord, o cânion oferece uma experiência única de aventura e contato com a natureza. Com suas paredes rochosas imponentes e uma cachoeira de 74 metros de altura, o Canyon Sainte-Anne é um verdadeiro espetáculo da natureza. A trilha que percorre o cânion oferece vistas panorâmicas deslumbrantes e a oportunidade de apreciar a flora e fauna locais. A primavera e o outono são as estações mais agradáveis para visitar o cânion, com temperaturas amenas e menor aglomeração. Além de caminhar pelas trilhas, os visitantes do Canyon Sainte-Anne podem desfrutar de diversas outras atividades, como:
- Pontes suspensas: Admire a vista do cânion enquanto atravessa três pontes suspensas, incluindo uma com 60 metros de altura.
- Vias ferratas: Desafie-se com as vias ferratas, uma atividade de escalada assistida por cabos de aço.
- Zipline: Veja o cânion por um outro ângulo através de uma emocionante tirolesa.
- Observação de aves: O Canyon Sainte-Anne é um habitat para diversas espécies de aves, proporcionando uma excelente oportunidade para os amantes da observação de pássaros.
- Endereço: 10018 Royale Ave, Sainte-Anne-de-Beaupré, Quebec G0A 3C0, Canadá
- Horários: O horário de funcionamento do Canyon Sainte-Anne varia ao longo do ano. Confira no site oficial antes de ir.
- Entrada: A taxa de entrada para o Canyon Sainte-Anne varia dependendo da época do ano, da idade do visitante e das atividades escolhidas. Para obter informações precisas sobre os preços, consulte o site oficial do parque.

25. HÔTEL DE GLACE (HOTEL DE GELO)
O Hôtel de Glace (Ice Hotel) em Quebec é uma obra de arte efêmera e uma experiência invernal única na América do Norte. Construído inteiramente de neve e gelo, este hotel sazonal abre suas portas todos os anos, convidando os visitantes a desfrutar de uma noite em um ambiente mágico e espetacular. A cada ano, o Hôtel de Glace se reinventa, apresentando um tema diferente e esculturas de gelo elaboradas por artistas talentosos. As paredes, os quartos, o bar e até mesmo a capela são esculpidos em blocos de gelo cristalino, criando um ambiente surreal e encantador. Passar uma noite no Hôtel de Glace é uma experiência única! A temperatura dentro dos quartos é mantida em torno de -5°C, garantindo que o gelo não derreta. Os visitantes podem explorar o hotel, admirar as esculturas de gelo, relaxar no bar de gelo, onde as bebidas são servidas em copos de gelo, e até mesmo se casar em uma capela de gelo.
- Endereço: 1800, Boulevard Valcartier Sainte-Catherine-de-la-Jacques-Cartier, Québec G3J 1P7 (faz parte do Village Vacances Valcartier)
- Horários: Geralmente aberto durante os meses de inverno (os horários de funcionamento podem variar a cada ano)
- Entrada: Para visitar o Hôtel de Glace e explorar suas instalações, é cobrada uma taxa de entrada (veja informações sobre tours aqui). Caso se hospede no local, a hospedagem inclui a visita ao hotel e a outras áreas do Village Vacances Valcartier. Os preços variam dependendo do tipo de quarto e do período da estadia.
TOURS E EXCURSÕES EM QUEBEC E ARREDORES
Existem muitas opções de tours e excursões tanto em Quebec City quanto nos seus arredores. Confira algumas das muitas opções abaixo e clique mais para ver preços e horários.
ONDE COMER EM QUEBEC CITY
Quebec City é uma cidade pequena, mas conta uma ampla variedade de restaurantes para todos os gostos e bolsos, oferecendo comida canadense e internacional de qualidade. Confira algumas opções interessantes na cidade:
- Don Vegan Restaurant (vegano) – nossa experiência aqui!
- Attaboy Pizzeria (pizza)
- Chez Victor (hamburgueria)
- L’Atelier (bar)
- Ciel! Bistro-bar (francês, canadense)

- Bistro L’Orygine (contemporânea) – nossa incrível experiência aqui!
- Bols et poké (asiático)
- Le Chic Shack (hamburgueria)
- Restaurant Poutineville (poutine, prato típico com batata frita)
- Freshii (comida natural)

- Nina Pizza Napolitaine (italiano) – nossa experiência aqui!
- Dagobert (bar)
- Le Clocher Penché (francês, canadense)
- La Galette Libanaise (libanês)

ONDE COMPRAR EM QUEBEC CITY
A cidade conta com várias lojinhas incríveis e cheias de charme para fazer compras, uma mais lindinha que a outra. Entre elas, podemos destacar as seguintes:
- La Petite Cabane à Sucre de Québec: confeitaria perfeita para saborear o “Taffy”, pirulito feito de maple
- Queues de Castor: confeitaria com o beavertails, doce típico do Canadá
- Mary’s Popcorn Shop: loja com diversos sabores de pipoca
- Érico chocolaterie créative Musée du chocolat: chocolateria e museu do chocolate
- Le Crac: mercearia de produtos orgânicos
- Souvenirs du Lys e La Cinquième Saison: lojas de presentes com vários artigos charmosos e interessantes
- Chocolaterie de l’Ile d’Orleans: chocolates e sorvetes artesanais na l’Ile d’Orleans

ONDE SE HOSPEDAR EM QUEBEC CITY
Vale a pena passar pelo menos uma noite em Quebec City para aproveitar melhor o que a cidade tem a oferecer. Abaixo, confira algumas opções de hospedagem bem localizadas e avaliadas na cidade.
2 ESTRELAS
3 ESTRELAS
4 ESTRELAS
- Hôtel Le Priori (nossa experiência aqui!)
- Hôtel Le Germain Québec
- Hôtel Port-Royal
- Hôtel Manoir Victoria
5 ESTRELAS

Guarde estas dicas no Pinterest!

Leia mais sobre o Canadá:
- Kingston: O que fazer na 1ª capital do Canadá – Roteiro e dicas
- Canadá: Roteiro completo para conhecer Niagara Falls
- Canadá: O que fazer em Toronto – Roteiro de 2, 3, 4+ dias
- Canadá: O que fazer em Vancouver – Roteiro de 4 ou 5 dias
- Ottawa: O que fazer na capital do Canadá – Roteiro de 1 ou 2 dias
- Canadá: Como ir do Aeroporto de Toronto ao centro
- Canadá: Como visitar a CN Tower em Toronto
- Casa Loma: Guia completo do castelo de Toronto no Canadá
- Skylon Tower: Vistas panorâmicas em Niagara Falls
- La Grande Roue de Montréal: a maior roda-gigante do Canadá
- Journey Behind the Falls: vistas incríveis das Cataratas do Niágara
- Observatoire de la Capitale: A vista mais alta de Quebec City
- Canadá: 5 formas de ir de Toronto a Niagara Falls
- Ottawa: 4 tours oficiais e gratuitos no Parlamento do Canadá
- Museu Canadense de História, o mais visitado do Canadá
- Quebec City: Como visitar as Cataratas de Montmorency
- Canadá: Tour na histórica Citadelle de Québec



