Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica
 

Conheça a cidade de Pacifica, localizada na panorâmica Highway 1, a linda rodovia na Califórnia com vistas incríveis para o Oceano Pacífico. Aqui você vai encontrar informações sobre a cidade, dicas de atrações, onde comer, onde se hospedar e muito mais!

A CIDADE DE PACIFICA

Incorporada em 1957, Pacifica é uma pequena cidade às margens do Oceano Pacífico localizada ao sul de San Francisco que percorre cerca de 10 km da costa, sendo o local da mais antiga descoberta europeia da Baía de San Francisco. Uma expedição liderada por Gaspar de Portolà avistou a baía escalando as colinas de Sweeney Ridge em Pacifica em 4 de novembro de 1769. Essa descoberta acelerou a colonização espanhola da Alta Califórnia porque era o único porto grande e seguro com localização central nesta região. A cidade está localizada em uma parte da concessão de terras mexicana Rancho San Pedro dada a Francisco Sanchez em 1839. A cidade também é o local do ainda existente Sánchez Adobe da era mexicana, construído em 1846.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica
Luna observando a Sharp Beach em Pacifica

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica
Vista do belo Sharp Golf Course que fica de frente para a praia

Atualmente, com uma população inferior a 40 mil habitantes, Pacifica é um destino popular para praticantes de surf. A cidade também é um destino popular para mountain bike, com muitas trilhas cruzando as encostas que circundam a cidade, que também abriga uma excelente área para praticar skate, o Pacifica Skatepark.

SURF EM PACIFICA

Pacifica é o lar de algumas das melhores praias de surfe da área da baía de São Francisco e, inclusive abriga a University of Surfing (Universidade do Surf) desde 2004. Um dos locais mais populares para o surf iniciante é a Linda Mar State Beach (Pacifica State Beach), um trecho de 1,5 km ao norte de Pedro Point, uma das praias mais frequentadas de Pacifica e onde fica a universidade. Outro destino popular entre os surfistas é a Rockaway Beach, que não é ideal para iniciantes e deve ser explorada por aqueles que são, no mínimo, surfistas intermediários. Ela é cercada por rochas que criam uma área em que se formam ondas. Rockaway Beach e Sharp Park Beach não são para iniciantes. Estas duas praias são consideradas avançadas devido às fortes ondulações e grandes ondas. Pacifica também é o lar de uma variedade de competições de surf, incluindo World Dog Surfing e Kahuna Kapuna (ambas em agosto) e The Big Chill (em outubro).

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Surfistas em Pacifica | Foto: visitpacific.com

MONTARA E MOSS BEACH

Montara e Moss Beach são duas cidades localizadas ao sul de Pacifica, cada uma com cerca de 3 mil habitantes. Aproveitamos incluir as atrações de ambas neste post, devido à proximidade com Pacífica e a presença de lugares muito interessantes para serem visitados. Vamos dar detalhes sobre cada uma delas no decorrer deste post, mas, em resumo:

  • Montara: Possui um clima ameno ao longo do ano inteiro. Devido à sua proximidade com o Oceano Pacífico, fortes nevoeiros e nevoeiros baixos são comuns ao longo do ano, às vezes produzindo garoa leve. Uma das principais atrações é o Point Montara Light, um farol localizado no Point Montara.
  • Moss Beach: Famosa por seu microclima costeiro mais frio, mesmo no verão. Abriga o santuário marinho J V Fiztzgerald Marine Reserve, o histórico restaurante Moss Beach Distillery e o hotel Seal Cove Inn.

QUANDO VISITAR PACIFICA

Pacifica tem um clima mediterrâneo de verão quente típico das áreas costeiras da Califórnia. As temperaturas mais altas se concentram entre os meses de junho e outubro e ficam, em média, entre 11ºC e 22ºC. Neste período, costumam ocorrer os nevoeiros de verão, que podem produzir garoa leve durante a noite e pela manhã. As temperaturas mais baixas ocorrem entre dezembro e fevereiro, quando as temperaturas ficam, em média, entre 8ºC e 16ºC. Assim como na maior parte do estado da Califórnia, as chuvas ficam concentradas no inverno, entre os meses de outubro a maio.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica
Vista incrível de Mori Point em Pacifica

Os meses entre junho e agosto são procurados pelos turistas, e quando a hospedagem na cidade costuma ficar mais cara. No primeiro sábado de junho ocorre o evento anual Taste of Pacifica, um evento que une comidas e bebidas produzidos localmente com música ao vivo. Durante os meses de março a maio, os preços são melhores e as temperaturas costumam ficar mais amenas. Os meses menos procurados pelos turistas compreendem o período de setembro a fevereiro, devido às temperaturas mais baixas e possibilidade de chuvas.

COMO CHEGAR EM PACIFICA

Pacifica fica localizada na Highway 1, a rodovia cênica que percorre o litoral da Califórnia. Para chegar lá, é comum alugar um carro e percorrer a estrada, geralmente, de San Francisco a Los Angeles (é o que recomendamos!) ou de Los Angeles a San Francisco. A cidade fica próxima a Pescadero, Half Moon Bay, Monterey, Carmel e no caminho para Big Sur, Cambria, Morro Bay, Avila BeachSan Luis ObispoPismo Beach e outras que ficam na região da Central Coast, bem ao centro da costa da Califórnia. Pacifica fica a cerca de 615 km de Los Angeles e 25 km de San Francisco. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de San Francisco (Leia mais: Califórnia: Como ir do Aeroporto de San Francisco ao centro).

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica
Bootlegger’s Steps, faz parte de uma das trilhas que permitem curtir lindas vistas da cidade

O QUE FAZER EM PACIFICA E ARREDORES

Para facilitar a programação de sua visita a Pacifica, todas as sugestões e dicas desse post foram colocadas no mapa interativo abaixo. As atrações sugeridas estão na cor azul, dicas de restaurantes em vermelho e dicas de hospedagem em preto. Em seguida, confira mais detalhes sobre cada uma delas.

1. PACIFICA ESPLANADE BEACH

Esta praia isolada pode ser acessada por meio de um longo conjunto de trilhas em zigue-zague e escadas na extremidade norte da Esplanade Drive. Esta praia estreita fica abaixo de um penhasco íngreme, com poucos pontos de acesso. Na maré alta, a faixa de areia da praia fica bem estreita. Ressacas são perigosas aqui, então não tente nadar. O acesso sul à praia fica no final da West Manor Drive, onde uma rampa de acesso de terra pode ser encontrada. No extremo norte desta praia, em frente ao complexo Lands End Apartments, a praia é chamada de Esplanade Dog Beach, já que é o único local de Pacifica onde os cachorros podem brincar livremente sem guia. Nós estivemos lá com um amigo nosso e o cachorro dele, o Max, antes de se mudarem para outro estado.

  • Endereço: 100 Esplanade Avenue, Pacifica, CA 94044, Estados Unidos (no final de West Manor Drive)
  • Horários: diariamente de 5h ao pôr do sol
  • Entrada: gratuita | estacionamento na rua ao longo da Esplanade Avenue
  • Cachorros: permitidos sem guia na extremidade norte da praia e na guia no restante da praia

Leia mais: Esplanade Beach: praia dog friendly no Litoral da Califórnia

2. SHARP PARK BEACH & PACIFICA MUNICIPAL PIER

Sharp Park Beach é uma das poucas praias de areia preta da Califórnia, por. conta da concentração de magnetita de óxido de ferro. Um paredão impede que as ondas rompam Laguna Salada, o pântano de água doce próximo, durante fortes tempestades de inverno. O parque é uma estreita faixa de terreno com grama e mesas e bancos de piquenique acima da praia. Ao norte do parque, na Santa Rosa Avenue, fica o Píer de Pesca Municipal da Pacifica. Ao sul de Sharp Park Beach fica Mori Point que possui trilhas para caminhadas e vistas em todas as direções do litoral e da cidade. Uma grande área de piquenique e banheiros públicos estão disponíveis perto do cais na Beach Boulevard e o estacionamento é gratuito e possui muitas vagas. Há também um café na entrada do píer, o Chit Chat Cafe At the Pier.

  • Endereço: 2100 Beach Blvd, Pacifica, CA 94044, Estados Unidos
  • Horários: Píer de 4h às 22h | Praia de 5h ao pôr do sol
  • Entrada: gratuita
  • Pier: Proibido fumar, andar de bicicleta, vidro, bebidas alcoólicas
  • Cachorros: permitidos na praia com guia | entrada no píer proibida
Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica
Sharp Beach Park
Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica
Sharp Beach Park com o píer ao fundo

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica
Vista da Sharp Beach Park a partir da região de Mori Point

3. PACIFICA COASTSIDE MUSEUM

O Pacifica Coastside Museum fica instalado na Little Brown Church (Igrejinha Marrom), a primeira igreja de Pacifica e era conhecida como Igreja Presbiteriana de Salada Beach. No museu, os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre a histórica de Pacifica através de exposições que incluem:

  • Cultura Ohlone: povo que habitava a região antes de ser colonizada por mais de mil anos
  • Celebração do do 250º aniversário da expedição de Portola: que escalou Sweeney Ridge em Pacifica em 1769, marcando a primeira vez que os europeus viram a Baía de São Francisco
  • Ocean Shore Railroad: ferrovia que funcionou entre 1905 e 1920, oferecendo a primeira oportunidade para os moradores de San Francisco conhecerem a região da litorânea
  • Pacifica nos dias atuais: incluindo sua importância para o surf e para o movimento ambientalista

  • Endereço: 1850 Francisco Blvd, Pacifica, CA 94044, Estados Unidos
  • Horários: terça, quinta e sábado de 13h às 16h
  • Entrada: gratuita
Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Pacifica Coastside Museum | Foto: visitpacifica.com

4. SAM’S CASTLE

O Sam’s Castle foi construído pelo magnata Henry Harrison, em 1908, com o objetivo de reproduzir a casa de infância de sua esposa na Escócia.  Ele tomou essa decisão após a sua casa em San Francisco ser severamente danificada pelo terremoto de 1906. Ao longo do século, o local ganhou fama de bar clandestino, clínica de aborto ilegal, bordel e quartel da Guarda Costeira durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1959, o castelo foi comprado e restaurado por Sam Mazza, que o decorou com obras de arte e antiguidades coletadas durante sua carreira como pintor e decorador para o estúdio de cinema 20th Century Fox. O Castelo é aberto ao público mediante tours guiados.

  • Endereço: 900 Mirador Terrace, Pacifica, CA 94044, Estados Unidos
  • Horários: confira no site oficial os horários para os tours
  • Entrada: confirme no site oficial

5. MORI POINT

Mori Point é uma área que faz parte da Golden Gate National Recreation Area que consiste em um penhasco próximo ao Oceano Pacífico que oferece vistas panorâmicas da costa. Além do penhasco, Mori Point contém alguns pequenos lagos e pântanos. Trilhas conectam às entradas do parque e à praia de Sharp Park. Mori Point também possui vegetação costeira no norte e é habitat de pradarias costeiras da Califórnia em áreas de terras altas, sendo bem conhecido por suas exibições de flores silvestres na primavera. Se quiser um passeio relativamente rápido, o que recomendamos é estacionar o carro em Pacifica Beach Park e seguir a pé pela Coastal Trail que proporciona uma linda vista da Sharp Beach Park. Em seguida, suba pela escada Bootlegger’s Steps para chegar no alto da montanha. Dali, é possível ter vistas maravilhosas. Uma pequena trilha leva até Mori Point. O passeio é fácil e imperdível!

  • Endereço: Mori Point Rd, Pacifica, CA 94044, Estados Unidos
  • Horários: aberto 24 horas
  • Entrada: gratuita
  • Cachorros: permitidos na guia nas trilhas do parque

6. SHELLDANCE ORCHID GARDENS

Fundado em 1949, Shelldance Orchid Gardens é um orquidário que cultiva orquídeas híbridas. O viveiro cultiva centenas de orquídeas e bromélias e é aberto ao público nos finais de semana, com programação educacional mediante agendamento. Este é um ótimo lugar para os amantes de plantas comprarem algumas orquídeas exóticas, conversar com um especialista em orquídeas apenas admirar a coleção elaborada de bromélias, orquídeas, samambaias e flores crescendo como fariam na selva de uma floresta tropical.

  • Endereço: 2000 CA-1, Pacifica, CA 94044, Estados Unidos
  • Horários: sábado e domingo de 10h às 17h
  • Entrada: não informada

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Entrada de Shelldance Orchid Gardens | Foto: hiddensf.com

7. ROCKAWAY BEACH

A Rockaway Beach é uma praia de areia castanha que está localizada ao sul do Pacific Pier ao longo da rodovia cênica Highway 1. A praia estreita, com ondas violentas e promontórios tornam o local um destino popular para caminhadas. À beira-mar ficam vários hotéis, restaurantes e lojas que oferecem trabalhos de artesãos locais. Uma ciclovia pavimentada percorre o norte e o sul atrás da praia para visitantes, corredores e cadeirantes. Além disso, aproveite para fazer caminhadas cênicas e visite o Pacifica Visitor Information Center, que oferece mapas, dá informações, panfletos e cartões postais de Pacifica.

  • Endereço: Rockaway Beach Ave, Pacifica, CA 94044, Estados Unidos
  • Horários: diariamente de 5h ao pôr do sol
  • Entrada: gratuita | estacionamento disponível no Rockaway Complex
  • Cachorros: permitidos na guia

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Rockaway Beach | Foto: californiabeaches.com

8. LINDA MAR BEACH (PACIFICA STATE BEACH)

Esta é uma ampla praia em forma de meia-lua localizada na saída da Highway 1 no centro de Pacifica. Linda Mar Beach também é conhecida como Pacifica State Beach e é a principal e mais frequentada praia da cidade. A praia é considera por muitos a melhor praia para surf, caiaque e esportes aquáticos na Baía de San Francisco. O ponto alto ao norte da praia é chamado de Rockaway Point e tem trilhas para caminhadas que seguem pelas colinas até vários mirantes até a Rockaway Beach. Do outro lado da rodovia onde fica a praia há opções de lugares para comer, lojas e o Pacifica Skatepark para prática de skate.

  • Endereço: 5000 Pacific Coast Hwy, Pacifica, CA 94044, Estados Unidos
  • Horários: Os horários da praia e dos estacionamentos são das 5h às 22h30 durante o horário de verão (o horário de verão geralmente termina no primeiro domingo de novembro e retoma no segundo domingo de março) das 5h às 19h no outono e inverno. Os banheiros estão abertos das 6h às 22h.
  • Entrada: O estacionamento da praia custa US$ 7 por 4 horas ou US$ 9 para o dia todo.
  • Cachorros: permitidos na guia

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Linda Mar Beach, também chamada de Pacifica State Beach | Foto: visitpacifica.com

9. SAN PEDRO BEACH, PEDRO POINT & DEVIL’S SLIDE TRAIL

Point San Pedro Beach é uma praia rochosa um pouco mais distante do centro da cidade. Point San Pedro é um penhasco rochoso alto com penhascos íngremes em ambos os lados e o acesso à praia é feito através da comunidade privada de Shelter Cove. Vá com bons calçados e agasalhos para a caminhada e planeje ir na maré baixa, pois assim é possível cruzar a fenda e escalar na base da Pedra de San Pedro. Um parque chamado Pedro Point Headlands foi recentemente criado no topo de Pedro Point e é dog friendly. A trilha Devil’s Slide começa neste local e oferece uma bela vista de San Pedro Rock de cima.

  • Endereço: Blackburn Terrace and Kent Rd, Pacifica, CA 94044
  • Horários: do nascer ao pôr do sol
  • Entrada: gratuita
  • Cachorros: permitidos em Pedro Point Headlands, mas não permitidos na praia

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
San Pedro Point Beach | Foto: californiabeaches.com

10. GRAY WHALE COVE STATE BEACH

Gray Whale Cove State Beach está em uma área de erosão íngreme do penhasco entre Pacifica e Montara, chamada Devil’s Slide. A praia é famosa na região por reunir nudistas desde antes de se tornar um parque estadual e ainda tem muitos adeptos, embora seja proibido. Uma coisa bacana nesta região é que baleias cinzentas podem ser vistas frequentemente perto da costa e, por este motivo, a praia tem esse nome. Há também uma área de piquenique sobre o penhasco. O estacionamento do Gray Whale Cove fica no lado leste da Highway 1, no penhasco acima da praia. Depois de estacionar, atravesse cuidadosamente a rodovia até a descida na extremidade norte do guard-rail. Há uma trilha íngreme e uma escada íngreme para a praia. A regra local aqui parece ser que depois de chegar à praia, siga para a esquerda para a área de praia “normal” ou siga para a direita para a praia onde roupas são opcionais.

  • Endereço: Cabrillo Hwy, Montara, CA 94037, Estados Unidos
  • Horários: diariamente de 8h ao pôr do sol
  • Entrada: gratuita
  • Cachorros: não permitidos em nenhum local

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Gray Whale Cove State Beach | Foto: californiabeaches.com

11. MONTARA STATE BEACH & POINT MONTARA LIGHTHOUSE

Montara State Beach é uma praia delimitada por morros baixos tanto a norte como a sul, com impressionantes falésias de arenito esculpidas, tornando este um local muito fotogênico. Point Montara tem um farol que oferece pernoites no HI Point Montara Lighthouse Hostel e é operado pela Hostelling International, um grupo sem fins lucrativos. O estacionamento norte tem uma trilha larga e uma escada íngreme que desce até o riacho Martini onde cruza a praia de Montara. O estacionamento ao sul exige uma caminhada até o lado da praia do restaurante La Costenera para chegar a um ponto de acesso seguro por escada. Nas proximidades, o McNee Ranch é um parque estadual dentro da Montara State Beach que tem trilhas para caminhadas que levam até a Montanha Montara. Há também trilhas que atravessam a encosta acima da rodovia até a praia estadual Gray Whale Cove.

  • Endereço: 2nd St and Cabrillo Hwy, Montara, CA 94037
  • Horários: diariamente de 8h ao pôr do sol
  • Entrada: gratuita
  • Cachorros: permitidos na guia

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Montara State Beach | Foto: californiabeaches.com

12. J V FITZGERALD MARINE RESERVE

Fitzgerald Marine Reserve é uma reserva marinha com cerca de 32 acres que se estende desde Point Montara Lighthouse até Pillar Point. . A reserva consiste em um trecho de 5 km de praia, habitat de poças de maré, pântano, penhascos erosivos, trilha no topo da falésia e florestas de ciprestes e eucaliptos. Montara State Marine Reserve & Pillar Point State Marine Conservation Area estendem-se ao largo de Montara, ao norte de Pillar Point. Como os parques subaquáticos, essas áreas marinhas protegidas ajudam a conservar a vida selvagem do oceano e os ecossistemas marinhos. A Reserva Marinha de Fitzgerald está dentro da Montara State Marine Reserve. Há duas praias interessantes que pertencem à reserva:

  • ROSS COVE BEACH: Esta praia fica do lado norte de Pillar Point e fica dentro dos limites da Reserva Marinha Fitzgerald. Existem algumas trilhas que descem a encosta íngreme a oeste da área de estacionamento (do outro lado da estrada). Um fica na estrada das Instalações Militares da Força Aérea, logo antes de seu portão, e o outro, na estrada da torre de rádio fechada, diretamente a oeste da torre. Não vá até o local quando a maré estiver alta. Cachorros não são permitidos nesta praia.
Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Ross Cove Beach | Foto: californiabeaches.com
  • SEAL COVE: Seal Cove (também chamada de Cypress Cove) é uma praia isolada em Moss Beach que fica dentro da Reserva Marinha de Fitzgerald e fica lindíssima na maré baixa. Atrás da praia, há trilhas que levam a uma floresta de ciprestes que parece algo saído do cinema, com longas sombras e troncos de árvores únicos. É uma caminhada divertida com excelentes vistas sobre o oceano. Há uma entrada para o parque aqui e uma longa escada de acesso que leva até a praia. As ruas são estreitas, portanto as vagas de estacionamento são limitadas. Você também pode usar o estacionamento principal da Fitzgerald Reserve em Lake Street, no extremo norte do parque, e caminhar pela trilha Bluff até o acesso à praia de Seal Cove. Cachorros não são permitidos nesta praia.
Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Seal Cove | Foto: californiabeaches.com
  • Endereço: 200 Nevada Ave, Moss Beach, CA 94038, Estados Unidos
  • Horários: diariamente de 8h ao pôr do sol (confirme aqui)
  • Entrada: gratuita
  • Cachorros: permitidos somente na Coastal Trail e com guia

13. SEAL COVE CYPRESS TREE TUNNEL

Os Cypress Tree Tunnels são um passeio rápido e com estacionamento relativamente fácil. Você pode estacionar na extremidade sul da área na entrada de Cypress Cove (fora da Cypress Ave & Beach Way) ou na extremidade norte na área de estacionamento da Fitzgerald Marine Reserve. Cada um permite uma caminhada rápida até os Cypress Tunnels. A partir da entrada de Cypress Cove, você caminhará cerca de 100 metros antes de encontrar os túneis de ciprestes. No extremo norte da área há uma vista panorâmica das falésias. Dependendo da hora do dia e do clima atual, os túneis de ciprestes podem exibir uma série de visualizações diferentes.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Cypress Tunnel | Foto: divulgação

14. MOSS BEACH JULIANA ACCESS

Na cidade de Moss Beach, há uma praia de areia pouco conhecida abaixo das falésias em erosão. Acima da praia existe um espaço aberto com uma trilha para pedestres que proporciona lindas vistas do oceano. Procure por caminhos íngremes até a praia perto da área de estacionamento. Há uma caverna marinha no extremo norte da praia para explorar quando a maré estiver baixa. Cachorros não são permitidos nesta praia e há bancos para sentar e admirar a paisagem ao longo da trilha.

  • Endereço: Wienke Way and Juliana Ave, Moss Beach, CA 94038, Estados Unidos
  • Horários: do nascer ao pôr do sol
  • Entrada: gratuita

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Moss Beach Juliana Access | Foto: californiabeaches.com

15. PARQUES, ÁREAS VERDES E TRILHAS

  • Milagra Ridge: Localizada ao norte de Pacifica, Milagra Ridge tem uma vida selvagem isolada de outros habitats, hospedando um número surpreendente de espécies ameaçadas e em perigo de extinção. Por este motivo, todos os visitantes são obrigados a permanecer nas trilhas. Cachorros são permitidos na guia.
Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Milagra Ridge | Foto: visitpacifica.com – Suzy Edwards
  • Sweeney Ridge Trail & Portola Discovery Site: Sweeney Ridge é uma área montanhosa de trilhas e ravinas, coberta por vegetação costeira e pastagens, desce até a baía de um lado e para o Pacífico do outro. O local possui uma bela vida selvagem com animais e flores silvestres. Voltando um pouco ao passado, em 1769, os líderes espanhóis enviaram o capitão Juan Gaspar de Portolá para liderar uma expedição para reivindicar o sul e o centro da Califórnia. Os membros da expedição estavam com fome, perdidos e doentes após seis meses de viagem e foram auxiliados por povos nativos ao longo do caminho, como o povo local Ramaytush Ohlon. O primeiro avistamento da Baía de São Francisco pelo Capitão Gaspar de Portolá ocorreu aqui e há dois monumentos permanentes no local da “descoberta”, sendo o primeiro foi instalado em 1975 e o segundo oito anos depois. Cachorros são permitidos na guia.
Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Sweeney Ridge | Foto: californiabeaches.com
Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Monumento de pedra instalado em 1975 | Foto: Douglas Atmore NPS
  • San Pedro Valley Park: O parque oferece áreas para piquenique com churrasqueiras, uma trilha natural autoguiada, trilhas para caminhadas, um centro de visitantes e vistas de uma cachoeira sazonal. Cachorros não são permitidos no parque.
  • Sánchez Adobe Park: Sanchez Adobe é um local de história viva que foi ocupado desde os tempos pré-históricos dos índios até se tornar um marco histórico em 1953. Don Francisco Sanchez, proprietário do Rancho San Pedro, construiu o Sanchez Adobe entre 1842 e 1846. Construído com madeiras recuperadas de um navio espanhol naufragado encontrado em Point San Pedro, a arquitetura autêntica de Sanchez Adobe é fortemente influenciada pelo design espanhol, juntamente com relíquias dos índios Ohlone e artefatos espanhóis. Todo terceiro sábado de setembro, o Rancho Day Fiesta celebra a Califórnia mexicana durante o Rancho Day Fiesta. A festa conta com música, dança, comida e artesanato. Cachorros não são permitidos no parque.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Sanchez Adobe | Foto: visitpacifica.com

ONDE COMER EM PACIFICA E ARREDORES

Para a hora que a fome bater, segue abaixo uma série de sugestões de restaurantes em Pacifica e arredores para todos os gostos e bolsos.

PACIFICA

MONTARA E MOSS BEACH

ONDE SE HOSPEDAR EM PACIFICA E ARREDORES

Pacifica tem algumas opções de hospedagem e, caso ache interessante, pode servir de base para que você conheça outras cidades da região. Abaixo, nós selecionamos alguns dos principais hotéis na cidade, que são bem avaliados e classificados por estrelas.

PACIFICA

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas
Um dos quartos do Inn At Rockaway | Foto: divulgação

MONTARA E MOSS BEACH

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Guarde estas dicas no Pinterest!

Litoral da Califórnia: O que fazer em Pacifica - Roteiro e Dicas - Viajonários | https://viajonarios.com/pacifica/ | #viajonarios #california #pacifica #praia #beach #litoraldacalifornia #highway1 #oceanopacifico #pacificocean #litoral #roteiro


Leia mais sobre a Califórnia:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui