Última atualização: 22/11/2020
Conheça as Serpentine Galleries, duas galerias de arte contemporânea super interessantes e sempre cheias de novidades em Londres.
SERPENTINE GALLERIES
Localizadas no belíssimo Kensington Gardens (o parque real que fica à oeste do Hyde Park), a Serpentine Gallery e Serpentine Sackler Gallery são galerias que abrigam acervos de arte contemporânea. Elas ficam a cerca 5 minutos a pé uma da outra, bastando atravessar o Lago Serpentine (de onde derivou o nome de ambas as galerias).

As Galerias Serpentine apresentam exposições temporárias pioneiras e variadas de uma ampla gama de artistas contemporâneos emergentes e até mesmo artistas reconhecidos internacionalmente. As galerias apresentam um programa gratuito durante todo o ano de exposições, educação, eventos ao vivo e inovação tecnológica.
>> SERPENTINE GALLERY
A Serpentine Gallery foi fundada em 1970 e está situada em um antigo pavilhão de chá construído entre 1933 e 1934 pelo arquiteto James Gray West. No chão, na entrada da galeria, está uma obra permanente feita por Ian Hamilton Finlay em colaboração com Peter Coates, e dedicada à falecida Princesa Diana, ex-patrona da galeria. Alguns dos artistas que já tiveram obras exibidas na galeria, incluem: Man Ray, Henry Moore, Jean-Michel Basquiat, Andy Warhol, Paula Rego, Sondra Perry, Bridget Riley, Allan McCollum, Anish Kapoor, Christian Boltanski, Philippe Parreno, Richard Prince, Wolfgang Tillmans, Gerhard Richter, Gustav Metzger, Damien Hirst, Maria Lassnig, Jeff Koons e Marina Abramović.

Também na Serpentine Gallery, os visitantes podem encontrar a principal filial da Koenig Books em Londres. A livraria independente líder da Europa possui uma ampla gama internacional de títulos sobre arte contemporânea e moderna, teoria crítica, fotografia e arquitetura.

Além disso, todos os anos durante o verão (entre os meses de junho a outubro) é construída uma estrutura temporária em frente ao jardim da Serpentine Gallery por um arquiteto de origem não britânica. Há uma programação diferenciada de verão e um Café construído no local especialmente para essa ocasião, que é desmontado posteriormente.

>> SERPENTINE SACKLER GALLERY
Em 2013, uma expansão da Serpentine Gallery foi projetada no local onde anteriormente ficava a The Magazine, uma antiga loja de pólvora construída em 1805. Para chegar até essa nova unidade, batizada de Serpentine Sackler Gallery, basta atravessar a Ponte Serpentine, que cruza o Lago Serpentine. O edifício reformado possui 900m² e abriga galerias, um restaurante e uma loja. A Serpentine Shop possui edições limitadas, publicações, cartões postais e produtos exclusivos. A maioria dos itens é especialmente encomendada pela Serpentine e produzida por artistas, designers e arquitetos.

DICA PARA EXPLORAR AS OBRAS DAS GALERIAS
Uma grande ajuda para saber mais sobre as obras da arte das exposições das galerias é usar o guia digital gratuito Bloomberg Connects que pode ser baixado nos smartphones com sistemas iOS ou Android. Através dele, é possível saber mais sobre as exposições e programas em andamento nas galerias. O guia digital Bloomberg Connects oferece uma experiência de galeria interativa, fornecendo acesso a conteúdo adicional, áudio, vídeo e tours com curadoria. Para usá-lo, basta conectar no wifi gratuito disponível nas galerias e procurar pelos números ao lado das obras de arte selecionadas nas exposições.
ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
APROVEITE PARA CONHECER TAMBÉM
A região onde ficam as Serpentine Galleries é repleta de atrações. Para ajudar você a programar o seu roteiro, a sugestão é ler outros posts que dão dicas de como explorar o parque Kensington Gardens e o Hyde Park, que fica ao lado e mais outras atrações nos arredores.
Leia mais:
- Londres: Guia para explorar o parque Kensington Gardens
- Londres: 10 atrações no bairro de Kensington
- Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres

COMO CHEGAR AS SERPENTINE GALLERIES
É muito tranquilo chegar através de transporte público até as Serpentine Galleries. Confira algumas das principais opções:
- METRÔ:
- Através das estações Lancaster Gate e Queensway na Central Line (vermelha)
- Pela estação Bayswater que fica na District Line (verde)
- Por meio da estação High Street Kensington, atendida pela Circle Line (amarela) e District Line (verde)
- A partir da estação Notting Hill Gate através da Central Line (vermelha), Circle Line (amarela) e District Line (verde)
- ÔNIBUS: As linhas 94, 148, 274 e 390 possuem paradas perto das galerias
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Serpentine Galleries
- Endereços:
- Serpentine Gallery: Kensington Gardens, Londres W2 3XA, UK
- Serpentine Sackler Gallery: W Carriage Dr, Londres W2 2AR, UK
- Horários: de terça a domingo de 10h às 18h
- Entrada: gratuita
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre Londres:
- O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
- Dicas de Hospedagem em Londres: sugestões de bairros e hotéis
- Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
- Inglaterra: Conheça os 8 Parques Reais de Londres
- 45 lugares para ver Londres do alto (atrações e restaurantes)
- 20 casarões históricos em Londres
- 15 atrações incríveis para conhecer em um bate-volta de Londres