A Jewel Tower é uma torre que faz parte da história medieval da Inglaterra. O Palácio de Westminster (edifício que abriga o Parlamento) era muito diferente do que conhecemos hoje, pois, no século XIX, um grande incêndio destruiu parte do palácio e o modificou para sempre. A Jewel Tower é uma evidência desta estrutura que remonta à Idade Média e conta a história de Londres nesta época.
A JEWEL TOWER
Localizada em frente ao Palácio de Westminster, atualmente do outro lado da rua, a Jewel Tower é um dos poucos edifícios que sobreviveram do Palácio medieval de Westminster, a residência central da monarquia inglesa durante grande parte da Idade Média. Somente três outros prédios (Westminster Hall, a capela de St Mary e o Claustro de St Stephen) sobreviveram ao fogo de 1834 e à construção do atual Palácio de Westminster. Esta torre é uma evidência rara do antigo palácio medieval de Westminster, com muito de sua arquitetura do século XIV que permanece relativamente inalterada. Em sua história de 650 anos a torre serviu três funções significativas relacionadas com o governo da Inglaterra:
- de sua construção (entre 1365 e 1366) até início do século XVI: a pedido do Rei Eduardo III para abrigar das jóias da Coroa (daí vem o nome Torre das Joias, em português)
- do final do século XVI até 1864: armazenamento dos registros parlamentares da Câmara dos Lordes
- de 1869 a 1938: escritório real de Pesos e Medidas com o objetivo de armazenar e testar pesos e medidas oficiais

A torre é uma estrutura de três andares em forma de “L” construída em pedra. Antigamente, a torre ocupava uma parte isolada do palácio e era protegida por um fosso unido ao rio Tâmisa. Em 1948, o edifício foi colocado sob cuidado do Ministério das Obras, que reparou os danos sofridos durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1956, a Torre abriu as portas para fins turísticos. Junto com o Palácio de Westminster e a Abadia de Westminster, o complexo foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO (Veja todos os Patrimônios em Londres) Atualmente, a Jewel Tower é gerida pelo English Heritage, recebendo cerca de 30 mil visitantes por ano.


RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
O QUE CONHECER NA JEWEL TOWER
Para ajudar a entender melhor a torre, consulte o mapa da Jewel Tower neste link. Atualmente, existem algumas mesas para piquenique na área externa, mas não existem banheiros na área. Nos dois andares superiores estão exposições com artefatos como vestimentas, uma espada anglo-saxã, pesos históricos de medidas, entre outros. A única forma de acessar os andares superiores é através de uma escada em caracol com cerca de 40 degraus.

- PISO TÉRREO: Compreende uma pequena sala retangular e uma pequena sala de acesso restrito. O teto possui abóbadas de reforço. Há um Café super pequeno, bem ao lado da bilheteria. No térreo também é vendida uma pequena seleção de produtos relacionados com a história da torre.

- PRIMEIRO ANDAR: Este piso foi bastante alterado no início do século XVIII. A parede entre os dois quartos é em tijolo, substituindo uma parede de madeira medieval. A entrada para a sala da torre é uma porta de ferro com a data de 1621. Neste andar fica a exposição “Parlamento passado e presente”, que retrata fatos sobre a história do Parlamento Britânico.



- SEGUNDO ANDAR: O piso mais alto era a parte mais segura da torre na Idade Média, protegida por portas duplas. Os telhados de carvalho de ambos os quartos foram quase inteiramente substituídos após danos causados por bombas incendiárias durante a Segunda Guerra Mundial, embora um pequeno número das madeiras medievais originais permaneçam. A lareira e todas as janelas neste andar são todas medievais. Há painéis contando a história deste pequeno, mas importante edifício que é a Jewel Tower.


ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
COMO CHEGAR
As estações de metrô mais próximas da Jewel Tower são:
- Westminster: atendida pela Jubilee Line (cinza), District Line (verde) e Circle Line (amarela)
- St. James’s Park: atendida pela District Line (verde) e Circle Line (amarela)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Jewel Tower
- Endereço: Abingdon St, Westminster SW1P 3JX, Londres
- Horários:
- de novembro a março: sábado e domingo de 10h às 16h
- de abril a outubro: diariamente de 10h às 18h
- Entrada: £4.70
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre atrações próximas:
- Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido
- Londres: A histórica Abadia de Westminster
- Londres: Museu e Troca de Guarda da Cavalaria Britânica
- Londres: Troca de guarda no Palácio de Buckingham
- Londres: Como visitar o Palácio de Buckingham
Leia sobre edifícios históricos destruídos pelo fogo em Londres:
[…] Leia mais: Jewel Tower: Antiga Torre do Palácio de Westminster em Londres […]