Quem não já ouviu falar sobre as famosas cabines telefônicas vermelhas do Reino Unido? Londres está recheada delas e sempre rendem boas fotos aos turistas! Neste post falamos sobre a origem e algumas curiosidades destes símbolos britânicos.
AS FAMOSAS CABINES TELEFÔNICAS VERMELHAS
As famosas cabines telefônicas vermelhas foram desenvolvidas por Sir Giles Gilbert Scott e estão presentes muitos lugares em todo o Reino Unido, e em atuais e ex-colônias britânicas. A cor “vermelha groselha” foi escolhida para torná-las fáceis de detectar e há uma norma que todas sejam pintadas com a mesma coloração. A partir de 1926, as cabines começaram a ser estampadas com uma coroa de destaque, representando a monarquia britânica. Embora sejam um símbolo britânico, elas têm sido reduzidas drasticamente nos últimos anos. Isso esta acontecendo porque os telefones públicos vêm caindo em desuso rapidamente devido à popularização dos celulares.

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
O modelo como conhecemos atualmente não é o original, pois ao longo dos anos, as cabines telefônicas vermelhas foram se modificando. Em 1920, o primeiro modelo desenvolvido, conhecido como chamado de K1 (Kiosk Nº 1), foi o primeiro quiosque de telefone público padrão introduzido no Reino Unido pelo General Post Office (serviço que combinava o serviço correios, vendendo inclusive selos, com telecomunicações). Este quiosque era produzido em concreto e pouquíssimos exemplos preservados ainda existem. Um deles está localizado no Trinity Market em Kingston-upon-Hull.




Em 1924, surgiu o K2, que foi resultado de um concurso organizado pelo Post Office, cujo desenho vencedor foi o de Scott. No entanto, muitas alterações foram feitas do projeto desenvolvido por ele: as cabines foram feitas em ferro fundido (Scott tinha sugerido aço leve) e elas foram pintas de vermelho (Scott tinha sugerido prata, com um interior azul esverdeado), entre outras pequenas alterações.




Em 1935, a K6 (Kiosk Nº 6) foi projetado para comemorar o jubileu de prata do rei George V e ficou conhecido por quiosque “Jubilee”. Ele entrou em produção em 1936, se tornando o primeiro quiosque de telefone vermelho a ser usado extensivamente fora de Londres. Em 1935 havia 19 mil telefones públicos no Reino Unido e, apenas 5 anos depois graças ao K6, havia 35 mil. O desenho foi feito novamente por Scott, e era essencialmente uma versão menor e mais simples do K2, sendo produzido a um custo consideravelmente mais baixo, e ocupando menos espaço da calçada. O K6 desde então se tornou um ícone britânico, mas não foi amado por todos desde o início. Por incrível que pareça, muitas pessoas não gostavam da cor vermelha e havia muitos pedidos por cores mais discretas.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
AS CABINES VERDES
Desde outubro de 2014, várias das cabines de telefone K6 que entraram em desuso em Londres foram pintadas de verde e convertidas a carregadores e foram nomeadas Solarboxes, uma vez que são movidas à energia solar. O serviço pode ser utilizado gratuitamente pela população para recarregar celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos. A SolarBox tem um painel solar customizado para o teto da cabine e tem capacidade para recarregar até 100 aparelhos por dia. Legal, né?




Leia mais:
- Inglaterra: London Eye, a roda-gigante de Londres
- Inglaterra: Torre de Londres e Joias da Coroa Britânica
- Futebol: Tour no estádio Wembley em Londres
- Diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido
- Londres: A história do Big Ben
- Por que os britânicos dirigem à esquerda?
[…] cabines telefônicas vermelhas foram desenhadas por Sir Giles Gilbert Scott e a partir de 1926 elas ganharam uma coroa em sua decoração, representando o governo britânico. […]
[…] Reino Unido: As famosas cabines telefônicas vermelhas […]
[…] Reino Unido: As famosas cabines telefônicas vermelhas […]