Última atualização: 20/07/2020
Salisbury é uma cidadezinha super simpática no interior da Inglaterra que é o ponto principal para quem quer visitar o Stonehenge, conforme falamos no post “Inglaterra: Monumento pré-histórico Stonehenge“. Mas quem vai para lá pode aproveitar para conhecer a famosa Catedral de Salisbury, local onde se encontra um dos originais da Magna Carta, um documento importante de 1215. Vamos saber um pouco mais sobre a Catedral de Salisbury e a Magna Carta?
INGLATERRA: CATEDRAL DE SALISBURY E A MAGNA CARTA
A Catedral de Salisbury foi construída em apenas 38 anos (1220-1258), em um único estilo arquitetônico, o gótico inglês, usando 70 mil toneladas de pedra, 28 mil toneladas de carvalho e 420 toneladas de chumbo.


A Torre da Catedral e é a mais alta da Grã-Bretanha, com 123 metros, e pesa 6.500 toneladas! A Catedral é repleta de monumentos, túmulos lindamente esculpidos, além de exposições regulares de arte.

O mapa abaixo sugere o melhor trajeto para a visita (clique para abrir o PDF).

Destaques da Catedral de Salisbury:
RELÓGIO MECÂNICO
O relógio mais antigo do mundo de trabalho mecânico, datado de 1386.
FONTE
A belíssima fonte “Água Viva” de William Pye foi incorporada à igreja em 2008 e mostra a água fluindo de forma incrível.

VITRAIS
A Catedral toda possui vitrais coloridíssimos e belíssimos. Um dos maiores destaques é o vitral “Prisoners of Conscience” de Gabriel Loire (1980), localizado na Trinity Chapel.



MAGNA CARTA
A Magna Carta é um documento que limitou o poder dos monarcas britânicos, impedindo o exercício do poder absoluto. Ela foi assinada em 1215 pelo Rei João, que depois de desentendimentos com o Papa, acabou sendo obrigado a renunciar a alguns de seus direitos divinos, submetendo-se às leis dos homens. A mais bem preservada das quatro cópias originais da Magna Carta, que está listada entre os Patrimônios Mundiais da UNESCO, encontra-se abrigada dentro da Catedral na “Chapter House” (capela). A importância deste documento é gigantesca, uma vez que inspirou a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as constituições de muitos países democráticos. Embora seja permitido tirar fotos dentro da Catedral, não se pode tirar fotos do documento, que fica escondido em uma câmara cuja entrada é feita através de cortinas. Leia mais: Inglaterra: Onde ver os exemplares originais da Magna Carta

TORRE DA CATEDRAL
O tour pela Torre da Catedral permite que o visitante suba 332 degraus em escadas sinuosas em espiral para chegar até o deck de observação da Torre que fica a 69 metros de altura. Os tours são guiados por um especialista que passa diversas informações relevantes sobre a Catedral. O passeio é pago a parte. Confira os horários e reserve seu ticket neste link.

CLAUSTRO
O claustro da Catedral de Salisbury é um dos maiores da Grã-Bretanha com 32 hectares e possui uma bela área gramada no centro do complexo.

CAFÉ E LOJA DE PRESENTES
Depois de um dia batendo perna na cidade, você ainda pode aproveitar o passeio pela Catedral de Salisbury para conhecer o Café e a lojinha de presentes que ficam localizados na parte interna do edifício.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO CHEGAR A SALISBURY
A maneira mais fácil de chegar até Salisbury é de trem. Compre os tickets de trem partindo de London Waterloo. Há trens partindo a cada meia hora e a viagem dura cerca de 1 hora e 20 minutos. A estação London Waterloo pode ser acessada através de metrô pelas linhas Jubilee (cinza), Northern (preta) e Bakerloo (marrom). Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Catedral de Salisbury
- Endereço: 6 The Close, Salisbury SP1 2EJ
- Horários:
- Catedral: de abril a outubro: diariamente de 9h às 17h | de novembro a março: diariamente de 12h às 16h
- Magna Carta: de abril a outubro: de segunda a sábado de 9h30 às 17h | domingo de 12h15 às 16h | de novembro a março: de segunda a sábado de 10h às 16h30 | domingo de 12h15 às 16h
- Preço: é sugerida uma doação voluntária para entrar na Catedral de Salisbury de £7.50
- Tours na Torre: £12.50
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre o Reino Unido:
- Londres: Troca de guarda no Palácio de Buckingham
- Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge
- Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido
- Londres: A história do Big Ben
- Londres: A histórica Abadia de Westminster
- Londres: O incrível e gratuito British Museum
- Inglaterra: Torre de Londres e Joias da Coroa Britânica
- Inglaterra: London Eye, a roda-gigante de Londres
[…] Leia mais: Inglaterra: Catedral de Salisbury e a Magna Carta […]
[…] Inglaterra: Catedral de Salisbury e a Magna Carta […]
[…] da igreja estão recheadas de painéis explicativos falando sobre os Cavaleiros Templários, a Magna Carta e a influência que o documento exerceu nos Estados Unidos para a formulação do Bill of […]
[…] Sua frente conta com arcos normandos, embora haja pontos evidentes da arquitetura gótica, e incríveis vitrais decorativos. Foi no início do século XIV que a torre central foi terminada, e os claustros acrescentados, além das torres gêmeas do oeste. Hugh of Wells, bispo de Lincoln, foi um dos signatários da Magna Carta e, durante centenas de anos, a catedral guardou uma das quatro cópias restantes do original, agora exibido de forma segura no Castelo de Lincoln. Há outras três cópias sobreviventes: duas na British Library e uma na Catedral de Salisbury. […]
[…] Inglaterra: Catedral de Salisbury e a Magna Carta […]
[…] Inglaterra: Catedral de Salisbury e a Magna Carta […]