Conheça Würzburg, a primeira cidade da Rota Romântica na Alemanha, cheia de atrações interessantes, muita história e lugares belíssimos.
A CIDADE DE WÜRZBURG
Würzburg é uma cidade na região da Bavária cortada pelo Rio Main (o mesmo Rio que corta a cidade de Frankfurt am Main). A cidade fica localizada no meio entre as cidades Nuremberg e Frankfurt, 110 km e 120 km respectivamente. Com uma população de aproximadamente 130 mil habitantes, Würzburg é uma das maiores e mais importantes cidade da Rota Romântica. A história da cidade é muito antiga, uma vez que as primeiras marcas da ocupação humana, datam do ano 1000 a.C. com uma povoação celta, no local onde está localizada a Fortaleza Marienberg atualmente.

Ela foi bastante afetada durante a Segunda Guerra Mundial, quando cerca de 90% da cidade foi destruída em 17 minutos com 225 bombardeiros britânicos durante um ataque aéreo. Todas igrejas, catedrais e outros monumentos da cidade foram fortemente danificados ou destruídos. O centro da cidade, que em sua maioria datada da época medieval, foi totalmente destruído em um incêndio no qual 5 mil pessoas morreram. Ao longo 20 anos seguintes, os edifícios de importância histórica foram cuidadosamente reconstruídos. Os cidadãos que reconstruíram a cidade imediatamente após o final da guerra eram em sua maioria mulheres, uma vez que os homens tinham sido feito prisioneiros ou estavam mortos.

Curiosidades etílicas
Würzburg é também a capital da região do vinho alemão da Francônia e é famosa pelos seus vinhos brancos secos especialmente a partir da uva Silvaner. A cervejaria Würzburger Hofbräu também produz localmente uma cerveja pilsner bem conhecida.

O QUE FAZER EM WÜRZBURG
Para facilitar a localização das atrações que indicaremos neste post, segue um mapa para auxiliar. Assim, você vai conseguir se organizar para aproveitar melhor o seu dia nesta simpática cidade.
1. RESIDENZ DE WÜRZBURG
Sem dúvida nenhuma, a principal atração da cidade. Em 1981, tanto ao palácio quanto seus jardins foram incluídos na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade. E é fácil entender o porquê.

Este palácio de arquitetura barroca foi encomendado pelo príncipe-bispo de Würzburg Johann Philipp Franz von Schönborn e seu irmão Friedrich Carl von Schönborn em 1720. A obra foi concluída 20 anos depois, em 1744. O pintor veneziano Giovanni Battista Tiepolo, assistido pelo seu filho, Domenico, pintou os belíssimos afrescos do palácio. Ele foi fortemente danificado durante a Segunda Guerra Mundial, e a restauração está em andamento desde 1945.
- Endereço: Residenzplatz 2, 97070 Würzburg, Alemanha
- Horários:
- Residenz: de abril a outubro: de 9h às 18h / de novembro a março: de 10h às 16h30
- Jardins: abertos diariamente até o pôr-do-sol (no máximo 20h)
- Entrada: 7,50 euros / gratuito para menores de 18 anos
- Tours guiados: Em inglês, diariamente 11h, 13h30 e 15h (de abril a outubro, tour adicional às 16h30)
- Importante: é proibido tirar fotos dentro do Residenz, sendo liberado nos jardins





2. CATEDRAL DE WÜRZBURG (Würzburger Dom / Dom St. Kilian)
Catedral de Würzburg é uma catedral católica romana dedicada a São Kilian. É a sede do Bispo de Würzburg. Com um comprimento total de 105 metros é a quarta maior igreja românica na Alemanha. A catedral começou a ser construída em 1040. Os corredores laterais foram remodelados por volta do ano 1500 em estilo gótico tardio. A maior parte do edifício desmoronou no inverno de 1946, em consequência do bombardeio de Würzburg em 16 de março de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. A reconstrução foi concluída em 1967. No entanto, componentes barrocos foram removidos em favor de uma re-romanização. A nova interpretação enfatiza o contraste entre as sobreviventes partes históricas da estrutura, resultando em uma combinação por vezes controversa da arquitetura predominantemente românica com elementos modernos e barrocos.
- Endereço: Domstraße 43, 97070 Würzburg, Alemanha
- Horários: de segunda a sábado de 9h30 às 17h30 / fechada aos domingos


3. NEUMÜNSTER
Construída no século XVIII em estilo barraco, a já serviu até mesmo como depósito de armas. Desde 1908 ela é paroquia católica, que tem como padroeiros São João Evangelista e São João Batista. Os bombardeiros, durante a Segunda Guerra Mundial, causaram sérios danos para a igreja, destruindo grande parte dos altares e das imagens. Passando por um processo de reconstrução nas décadas seguintes.
- Endereço: Domstraße 10, 97070 Würzburg, Alemanha
- Horários: de segunda a sábado de 6h às 19h / domingos e feriados de 7h às 19h



4. MARIENKAPELLE
A construção desta igreja em estilo gótico foi iniciada em 1377 e que terminou em 1480. Com uma ornamentação elaborada, esta linda igreja possui nos arcos das portas com figuras de Adão e Eva. O seu interior teve que ser inteiramente reformado devido aos danos causados pelo incêndio de 1945. O altar tem quatro painéis com pinturas de 1514. Além disso, a igreja abriga numerosos túmulos de cavaleiros da Francônia e cidadãos de Würzburg.
- Endereço: Marktplatz, 97070 Würzburg, Alemanha


5. PREFEITURA DE WÜRZBURG (Rathaus)
A Prefeitura de Würzburg fica instalada em um lindo edifício com uma torre toda decorada com pinturas coloridas. Ao lado da Prefeitura, entramos em uma pequena sala aberta ao público com uma exposição de fotos da cidade pós os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Ver aquilo foi realmente assustador porque não sobrou pedra sobre pedra. Há também alguns artigos da época, inclusive uma bomba jogada sobre a cidade que não explodiu.
- Endereço: Rückermainstraße 2, 97070 Würzburg, Alemanha

6. JULIUSSPITAL
Por mais estranho que possa parecer, Juliusspital é uma fundação que inclui um hospital e uma vinícola. O hospital foi fundado pelo bispo Julius Echter em 1576 no terreno de um cemitério judeu com a dotação do monastério abandonado de Heiligenthal. Ele continua a funcionar como um hospital, mas é particularmente notável por ser, em 177 hectares na região do vinho da Francônia, a segunda maior propriedade vinícola na Alemanha e o maior produtor individual de vinho alemão.
- Endereço: Juliuspromenade 19, 97070 Würzburg, Alemanha
- Horários: de segunda a quinta de 8h às 16h / sexta de 8h às 12h / fechado aos sábados e domingos


7. BÜRGERSPITAL
Bürgerspital é uma Fundação que opera várias casas de repouso e uma clínica de reabilitação geriátrica. A base econômica da Fundação é a vinícola, que hoje é uma das maiores e mais antigas vinícolas da Alemanha.
- Endereço: Theaterstraße 19, 97070 Würzburg, Alemanha
- Horários: de terça a sábado de 9h à meia noite / domingo de 11h à meia noite / segunda de 9h às 18h


8. ALTE MAINBRÜCKE
Para quem conhece a cidade de Praga na República Tcheca vai entender a nossa comparação, a Alte Mainbrücke é a Ponte Carlos de Würzburg. Fechada para veículos automotores, essa ponte de 185 metros de comprimento e toda decorada por 12 belíssimas estátuas de santos e de governantes, proporciona uma linda vista da Fortaleza Festung Marienberg no alto de uma montanha. Construída em 1476, até o ano de 1886 ela era a única opção para cruzar a cidade de um lado a outro. Além disso, a vista do centro a partir desta ponte é um show de cores! Simplesmente incrível! A Carina do blog Viajoteca escreveu um post super completo sobre a Alte Mainbrücke.




9. FESTUNG MARIENBERG
Essa foi uma das maiores surpresas que tivemos em nossa passagem por Würzburg. Esta fortaleza é simplesmente incrível! O poderoso Festung Marienberg é um símbolo de Würzburg e serviu como uma casa dos príncipes-bispos locais durante quase cinco séculos. A maioria das atuais estruturas foram originalmente construídas em estilos renascentista e barroco entre os séculos XVI e XVIII. Depois que Gustavo Adolfo da Suécia conquistou a área em 1631 durante a Guerra dos Trinta Anos, o castelo foi reconstruído como uma residência barroca. A Festung Marienberg foi severamente danificada por bombas britânicas em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, e só foi totalmente reconstruída em 1990. Hoje, o local ainda possui aquele ar medieval de antigamente e abriga dois museus. Além disso, é possível ter uma vista simplesmente incrível da cidade de Würzburg.
- Endereço: Festung Marienberg 240, 97082 Würzburg, Alemanha
- Horários:
- de abril a outubro: de 9h às 18h (coleção do 2º andar de 10h às 17h) / fechado às segundas-feiras
- de novembro a março: fechado
- as áreas externas podem ser visitadas gratuitamente mesmo se os museus estiver em fechados
- Entrada: 4,50 euros





10. WALLFAHRTSKIRCHE KÄPPELE
A Käppele foi construída de acordo com a sequência dos planos de Balthasar Neumann (arquiteto responsável pelo Residenz), em meados do século XVIII, em estilo rococó. Ela foi frequentada por membros da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos até 2014. A igreja foi construída entre 1748 e 1750, mas o interior só foi totalmente completado em 1821. Além de ser uma atração turística, a Käppele continua a ser um local de peregrinação popular, especialmente no dia de Pentecostes.
- Endereço: Spittelbergweg 21, 97082 Würzburg, Alemanha
- Horários:
- durante o inverno: de 8h às 16h
- durante o verão: de 8h às 18h

Nossa dica de onde comer em Würzburg é o Café Schönborn, um lugar sua variado que atende a todos os gostos e que serve desde café da manhã, almoço, jantar, petiscos e drinks. Fica super bem localizado no calçadão do centro da cidade.
Café Schönborn
- Endereço: Marktplatz 30, 97070 Würzburg, Alemanha
- Horários: segunda e terça de 8h30 à meia noite / de quarta a sábado de 8h30 à 1h da manhã / domingos e feriados de 9h à meia noite
- Cardápio: confira as opções acessando este link

B. Neumann – Café, Restaurant, Weinbar (Residenz de Würzburg)
Antes de começar o passeio pelo Residenz de Würzburg passamos no Restaurante, Café e Winebar do Residenz de Würzburg para reabastecer as energias e comer um maravilhoso bolo Floresta Negra! Super recomendado!
- Endereço: Residenzplatz 1, 97070 Würzburg, Alemanha
- Horários: de domingo a quinta de 11h às 20h / sexta e sábado de 11h às 22h
- Cardápio: confira as opções acessando este link

ONDE SE HOSPEDAR EM WÜRZBURG
Nosso parceiro Booking.com possui mais de 40 opções disponíveis de hotéis na cidade de Würzburg. Acesse este link para consultar os hotéis listados e fazer uma simulação sem compromisso. Para facilitar, separamos alguns hotéis bem avaliados na cidade:
- Franziskaner (3 estrelas)
- City Partner Hotel Strauss (3 estrelas)
- Hotel Lindleinsmühle (3 estrelas)
- Hotel Würzburger Hof (4 estrelas)
- Hotel am Congress Centrum (4 estrelas)
- Greifensteiner Hof (4 estrelas)
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO CHEGAR A WÜRZBURG
É possível chegar a Würzburg de carro, ônibus da Rota Romântica, trem e excursões ou tours saindo de cidades grandes próximas. Para ver detalhes, acesse este post com detalhes sobre o que e como conhecer a Rota Romântica.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre a Alemanha:
- ROTA ROMÂNTICA
- MUNIQUE
- BERLIM
- COLÔNIA
- FRANKFURT
- NUREMBERG
- DRESDEN
[…] Alemanha: Würzburg – primeira cidade da Rota Romântica […]
[…] Alemanha: Würzburg – primeira cidade da Rota Romântica […]
[…] Alemanha: Würzburg – primeira cidade da Rota Romântica […]
[…] Leia mais: Alemanha: Würzburg – primeira cidade da Rota Romântica […]
[…] Alemanha: Würzburg – primeira cidade da Rota Romântica […]
[…] Alemanha: Würzburg – primeira cidade da Rota Romântica […]