Conheça a Catedral de Colônia – e seu belíssimo estilo arquitetônico gótico – que é considerada uma das igrejas mais impressionantes do mundo.
HISTÓRIA DA CATEDRAL DE COLÔNIA
Às margens do Rio Reno está a Hohe Domkirche St. Peter und Maria (Igreja de São Pedro e Maria), o nome oficial da Catedral de Colônia, a igreja católica mais famosa da Alemanha. A história da Catedral de Colônia começa em 1164, quando o imperador alemão Barba Roxa saqueou a cidade de Milão, na Itália, levando os supostos restos mortais dos Três Reis Magos para a cidade alemã. Devido a este fato, Colônia se transformou em um local de peregrinação intensa de fiéis, fazendo-se necessário construir uma igreja de grande porte para abrigá-los.

Desta forma, em 1248, com inspiração nas igrejas francesas, são iniciadas as obras para a construção da famosa catedral, projetada no estilo predominante na época, o gótico. Em 1473, a igreja ainda estava em construção e o estilo gótico já estava “fora de moda”, pois o estilo predominante já era o Renascentista. Além disso, a cidade de Colônia já estava sem dinheiro para continuar bancando a construção desta imensa igreja. O resultado é que as obras foram, infelizmente, paralisadas. Bem, “paralisadas” não é bem o termo, já que a catedral ficou inacabada por mais 300 anos até que as obras fossem retomadas em 1842, quando o Rei da Prússica Frederico Guilherme, ordenou a construção da catedral fosse finalizada.




Assim, a inauguração da chamada “rainha das catedrais” só foi realizada em 15 de outubro de 1880! Ou seja, 632 anos após o início da construção! Após passar por duas Guerras Mundiais, a partir da década de 1950 até o ano de 2005, a igreja passou por um processo de restauração. A Catedral é um monumento ilustre do catolicismo alemão e da arquitetura gótica e foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996.




RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
A CATEDRAL DE COLÔNIA EM NÚMEROS
- Tempo de Construção: A Catedral demorou 632 anos para ser construída.
- Altura: Suas torres possuem 157 metros de altura, fazendo com que seja uma das mais altas do mundo.




- Visitação: É a atração mais visitada da Alemanha, com uma média de 20 mil pessoas todos os dias.
- Tamanho: A Catedral inteira possui 6.900 m² de área, incluindo 5 naves e 7 capelas, sendo que as duas naves principais, estão dispostas em formato de cruz e possuem 43 metros de altura.




- Vitrais: mais de 10 mil m² de vitrais coloridos são uma das marcas registradas do estilo gótico retratam histórias do Velho Testamento.




- Coro: É formado por 104 bancos de carvalho e é o maior da Alemanha.




DICA DE ECONOMIA: KÖLN CARD
Uma dica de economia para visitar Colônia é o cartão de descontos da cidade nas versões 24h e 48h. Além de incluir descontos em diversas atrações, inclui transporte público gratuito e descontos em lojas e restaurantes. Confira o que está incluso no cartão e adquiria o seu neste link: Viagem gratuita em ônibus e trens | Até 50% de desconto em atrações e museus | Até 50% de desconto em excursões guiadas | Até 20% de desconto em restaurantes | Até 15% de desconto em compras
Leia mais: Alemanha: O que fazer em Colônia – Roteiro de 1 ou 2 dias
O QUE VER NA CATEDRAL
A altura da catedral impressiona e os vitrais proporcionam um show de cores quando a luz do sol bate, vale super a pena ver a catedral internamente em vários horários durante o dia para ver os raios solares irem mudando de posição.




É claro que uma das principais atrações da Catedral de Colônia é o sarcófago dos Três Reis Magos, envolto por uma redoma de vidro na parte de trás do altar. A urna que abriga as relíquias (restos mortais dos Três Reis Magos), foi concluída em 1181 pelo artesão francês Nicolas de Verdun, sendo uma obra-prima da ourivesaria medieval, produzida em ouro, prata e pedras preciosas.




A Catedral também conta com uma Câmara do Tesouro, com vários itens religiosos em ouro e pedras preciosas, cuja entrada é paga.




Há também tours pagos que podem ser feitos pela igreja e no telhado dela para ter uma linda vista da cidade de Colônia. Veja mais informações no final deste post.




CURIOSIDADE: É impossível não reparar logo à primeira vista que existem andaimes na fachada da Catedral. Como a construção da catedral é antiga, e o material utilizado está sendo, ao decorrer dos séculos, corroído pela chuva, sol, vento e poluição. Desde o início do século XX, há trabalhos de restauração da catedral, principalmente do lado externo (estava na torre esquerda, quando estivemos visitando a Catedral em 2013).




INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Catedral de Colônia (Kölner Dom)
-
- Endereço: Domkloster 4, 50667 Colônia, Alemanha
- Horários: diariamente
- de novembro a abril: de 6h às 19h30
- de maio a outubro: de 6h às 21h
- Câmara do Tesouro: acesse este link para mais informações
- Entrada:
- Catedral: gratuita
- Câmara do Tesouro: 8 euros
- Tours: há tours guiados em alemão, italiano, espanhol, francês, russo e inglês. Informe-se sobre as possibilidades na página de cada um dos tours.
- Tour guiado pela igreja: 8 euros adultos / 6 euros crianças e estudantes (de segunda a sábado às 10h30 e 14h30; domingos e feriados às 14h30)
- Tour no telhado: 15 euros
- Tour nas escavações: 12 euros
- Tour no sino: 15 euros
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre a Alemanha:
- Alemanha: Como visitar o incrível Castelo de Nuremberg
- Alemanha: Castelo de Neuschwanstein
- Alemanha: o incrível Residenz de Munique
- Alemanha: 10 atrações em Frankfurt
- Alemanha: O que fazer em Berlim
[…] Para saber mais, confira o post do blog Viajonários sobre A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos. […]
[…] Alemanha: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos […]
[…] janela do nosso quarto conseguíamos ver a famosa Ponte Hohenzollern, uma parte da Catedral da cidade, e o prédio Köln Triangle que tem um mirante muito bacana (confira as dicas de […]
[…] Alemanha: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos […]
[…] Alemanha: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos […]
[…] Alemanha: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos […]
Eu adoro esta cidade.
Recomendo ir no Carnaval, que acontece em Novembro. Acho que é o mais antigo da Europa.
Todo mundo se fantasia para sair na cidade. Muito divertido.
[…] Alemanha: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos […]
[…] ☛ Leia mais: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos […]
[…] Alemanha: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos […]
[…] Leia mais: Alemanha: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos […]
Sempre me fascinam as histórias e leio bastante sobre a Alemanha, especialmente sobre Colônia, pela sua beleza e também, de forma especial pelas relíquias dos Reis Magos, mas também pela linda historia de vida de Santo Heriberto que tem suas relíquias sepultadas na imponente Catedral de Colônia.
Sou muito grato aos meus pais por ter recebido o nome desse Santo, o qual passei a admirar há muitos anos.
Certamente jamais poderei conhecer essa cidade linda e esse monumento maravilhoso, cheio de histórias e belezas, porém amenizo e acalmo meu coração e até me emociono com belas histórias e imagens, tais como as que vcs me presenteiam nesse post.
Grande abraço
Olá Heriberto!
Ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo deste post!
Agradecemos o seu relato e o carinho conosco.
Abraços 🙂