Última atualização: 10/01/2019
Deixe a sua viagem para a Alemanha ainda mais doce com uma visita ao super Museu do Chocolate em Colônia e aproveite para comprar chocolates Lindt.
ALEMANHA: MUSEU DO CHOCOLATE EM COLÔNIA
Vamos combinar que museus não faltam nesse mundo. Mas não é em todo lugar que se encontra um museu como este em Colônia. E não é a toa que quase 700 mil pessoas visitam o museu anualmente. Aberto em 1993, o Museu do Chocolate procura mostrar toda a história do chocolate, desde o seu início com os olmecas, maias e astecas até chegar nos produtos contemporâneos e métodos de produção modernos.

Sua localização é privilegiada às margens do Rio Reno, que corta a cidade de Colônia. É preciso até passar por uma ponte de pedestres para chegar à pequena e simpática ilha em que fica localizado o museu, que é todo fabricado em vidro e aço e tem um visual super moderno, proporcionando vistas panorâmicas da cidade. Para os mais gulosos, não é logo de cara que você vai começar a degustar. Entrando no museu, vá até a bilheteria, compre seu ticket para se dirigir ao local onde iniciam as exposições.

DICA DE ECONOMIA: KÖLN CARD
Uma dica de economia para visitar Colônia é o cartão de descontos da cidade nas versões 24h e 48h. Além de incluir descontos em diversas atrações, inclui transporte público gratuito e descontos em lojas e restaurantes. Confira o que está incluso no cartão e adquiria o seu neste link: Viagem gratuita em ônibus e trens | Até 50% de desconto em atrações e museus | Até 50% de desconto em excursões guiadas | Até 20% de desconto em restaurantes | Até 15% de desconto em compras
Leia mais: Alemanha: O que fazer em Colônia – Roteiro de 1 ou 2 dias
O museu possui uma exposição que conta toda a história do chocolate de maneira visual e interativa com muitas imagens e textos em alemão e em inglês. De forma resumida, o processo teve início a cerca de 3 mil anos atrás. Os maias e astecas já consumiam um tipo amargo de chocolate, obtido de um fruto que existia em abundância na região, o cacau, antes mesmo da América ser descoberta no final do século XV. Já na Europa do século XVI, o chocolate era um alimento da nobreza e era consumido no maior requinte em pratos de porcelana e utensílios de prata. Alguns desses itens podem ser vistos na exposição do museu. O chocolate começou a ficar ainda mais popular no final do século XVII e era consumido principalmente na forma líquida, combinada com bebidas alcoólicas.


Mas nem tudo são só alegrias nesse cenário. O museu não deixa de explorar o fato que o cultivo de cacau é feito por populações pobres e subdesenvolvidas. Devido ao clima e solo favorável, vários países africanos são importantes produtores de cacau, mas os trabalhadores possuem péssimas condições de trabalho. Terminada esta parte da exposição, chega-se até uma estufa que simula uma floresta tropical (quente e úmida) com a vegetação típica em que são encontradas as frutas para a produção de chocolate.

Em seguida, chega-se a área do museu dedicada a produção do chocolate propriamente dita, com máquinas e equipamentos que processam os ingredientes que vão ganhando forma de barrinhas de chocolate. Para isso, existe uma mini fábrica dos famosos chocolates suíços Lindt dentro do museu que produz cerca de 400 kg de chocolate diariamente. Mas há também em exposição máquinas antigas que eram utilizadas nos séculos passados para a produção da iguaria.



A parte mais interessante, com certeza, é a fonte de 3 metros de altura de 200 kg de chocolate líquido que um funcionário mergulha waffers para que os visitantes possam provar o chocolate. Sensacional!



Subindo as escadas, é possível pedir para fazer um chocolate customizado, com castanhas, frutas secas e tudo o que você quiser! Você paga 4,90 euros, continua passeando normalmente pelo o museu e volta 35 minutos depois para buscar seu chocolate feito sob medida para você! Há também salas de culinária onde são desenvolvidas atividades periódicas e aulas (vale a pena conferir as datas no site oficial).



No andar de cima também fica um “Cinema do Chocolate” em que são exibidas várias propagandas de TV que tornaram o produto conhecido mundialmente por todas as classes sociais. Nesta área também estão máquinas antigas que vendiam chocolates, uma área com atividades interativas para as crianças e várias embalagens de chocolates vendidos no mundo todo (até uma réplica da vaquinha roxa da Milka em tamanho real pode ser vista por lá).




Terminada a visita, é hora de comprar muitos chocolates na lojinha da Lindt, aquela que mencionamos no início deste post. Vale a pena aproveitar porque há uma variedade enorme de tipos de chocolate de vários sabores, formatos e texturas. Nós somos loucos pelas bolinhas Lindor, com recheio de chocolate cremoso! Hummm deu água na boca!
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Imhoff-Schokoladenmuseum
- Endereço: Am Schokoladenmuseum 1A, 50678 Colônia, Alemanha
- Horários: de terça a sexta de 10h às 18h / sábado e domingo de 11h às 19h / fechado às segundas
- Entrada: 9 euros
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre a Alemanha:
- Alemanha: O que fazer em Colônia
- Alemanha: A incrível Rota Romântica
- Alemanha: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos
- Alemanha: Castelo de Neuschwanstein
- Alemanha: O que fazer em Berlim
- Alemanha: Como visitar o incrível Castelo de Nuremberg
- Alemanha: 10 atrações em Frankfurt
[…] Fonte da imagem […]
Oii, queria saber se vocês fizeram o tour guiado ou só passearam pelo museu sozinhos mesmos. Obrigada!
Olá Natália!
Não fizemos tour guiado, fomos sozinhos, conhecendo no nosso ritmo.
Abraços e uma excelente viagem para você! 🙂
[…] Image source […]
Oieee, vou visitar Colônia em Março e terei só 1 dia lá, gostaria de saber quanto tempo vocês levaram para conhecer o Museu do Chocolate .
Grande abraço
Paula Gabi
Olá Paula Gabi!
Reserve 2 horas para visitar o museu! Se quiser mais dicas de Colônia, confira o post Alemanha: O que fazer em Colônia – Roteiro de 1 ou 2 dias.
Abraços e uma excelente viagem para você! 🙂
[…] Alemanha: Museu do Chocolate em Colônia […]
[…] Alemanha: Museu do Chocolate em Colônia […]
[…] Leia mais: Alemanha: Museu do Chocolate em Colônia […]
SOU AMBIENTALISTA E PRODUTORA DE CACAU, NÃO CONHEÇO UMA PLANTA MAIS AMIGA DO HOMEN , PRESERVA AS NASCENTES , CONSERVA O SOLO, ETC. ADORO ESTA DELÍCIA. SOU CASADA COM ALEMÃO . SE DEUS QUISER AINDA ESTE ANO VISITAREMOS ESTE IMPORTANTE MUSEU. PARABÉNS PELA CRIAÇÃO DO MESMO.