Última atualização: 28/06/2022
Em 28 de junho de 2022 completamos 8 anos morando fora do Brasil, com passagens pelos Estados Unidos e Inglaterra. Neste post super pessoal, falamos um pouquinho do que temos vivido nesses últimos meses e quais são as nossas perspectivas para o futuro após todo esse tempo.
8 ANOS MORANDO FORA DO BRASIL
Já virou uma tradição escrever um post em todo aniversário morando fora do Brasil. E sempre eu procuro ler o post do ano anterior para trazer informações novas e tentar não ser tão repetitiva. Isso nem sempre é possível, afinal, grande parte do nosso tempo corresponde à rotina do dia-a-dia. Mas, sempre que essa possibilidade existe, tento fazer uma retrospectiva do que aconteceu no nosso último ano. E é mais difícil do que parece relembrar o que aconteceu há um ano atrás.
>> O NOVO NORMAL
Finalmente, o mundo parece que começou a entrar nos eixos com grande parte da população se vacinando. Já faz tempo tempo que a pandemia foi anunciada que ficamos meio perdidos no tempo, os dias muitas vezes parecem iguais, repetitivos. Mas, isso começou a mudar quando a vacinação em massa começou, trazendo esperança de que voltemos à vida normal. Em 11 de novembro de 2021, tomamos a nossa terceira dose (ou dose de reforço, como costumam chamar). E mesmo triplamente vacinados, continuamos a tomar uma série de medidas para evitar aglomerações e continuamos a usar máscara em locais fechados mesmo após a flexibilização no início de 2022. Por conta das nossas precauções e cuidados, felizmente, não fomos contaminados nestes dois anos e meio de pandemia (e esperamos continuar assim!).
>> VIAGENS
E, claro, por estarmos nos sentindo mais seguros, começamos a viajar mais. A nossa primeira viagem de avião após o início da pandemia aconteceu em agosto de 2021, para Big Island, no Havaí, com o objetivo de celebrarmos o aniversário do Paulo.

Em outubro de 2021, fizemos uma viagem rápida de carro para Los Angeles para celebrar o meu aniversário. O objetivo era conhecer o recém-inaugurado Museu do Oscar, mas nós emendamos com uma nova visita aos parques da Universal e Disneyland, assistimos a mais um jogo de basquete dos Los Angeles Lakers e nos divertimos muito!

Esse ano começou com uma viagem para o Brasil em janeiro de 2022. Ficamos somente na casa dos nossos pais, reclusos, sem fazer absolutamente nada de diferente. A ideia era apenas revê-los após dois anos. Voltamos para os EUA, e menos de duas semanas depois, embarcamos no início de fevereiro para os Emirados Árabes Unidos, uma viagem que apareceu “de repente” em dezembro de 2021, quando o Palmeiras ganhou a Copa Libertadores e se classificou para o Mundial de Clubes da FIFA. Essa viagem foi ao mesmo tempo incrível e maluca, com diversos testes de COVID exigidos para ir de Dubai para Abu Dhabi e ter a entrada permitida nos jogos.

Finalmente, em maio, conseguimos realizar uma viagem que havia sido marcada (com passagens aéreas compradas, hotéis reservados e tudo mais) e cancelada em 2020 por conta da pandemia. Portugal foi nosso destino! Fizemos uma road trip incrível pelo país por quase 20 dias, conhecendo cerca de 15 cidades. Foi uma das viagens mais gostosas que já fizemos e que poderia ter sido boa se não tivesse sido ÉPICA, como gosta de dizer o Paulo. De fato, além de cairmos de amores por Portugal, esta viagem muito marcante e fundamental para os nossos planos para o futuro!

>> O QUE VEM POR AÍ
Não temos mais planos de grandes viagens para 2022, mas planos para 2023 já estão em processo (yes!). O Paulo tinha muitos dias de férias acumulados por conta da pandemia e, por isso, conseguimos acabar com a nossa crise de abstinência de viagens. Pretendemos apenas fazer alguns passeios de fim de semana aqui pela Califórnia mesmo no segundo semestre de 2022, mas nada que consuma dias de férias ou muito do nosso orçamento.

Passamos boa parte do ano (de setembro a maio) com roupas de frio e estamos curtindo demais poder aproveitar um calorzinho nestes próximos meses. O Paulo já voltou a trabalhar alguns dias por semana no escritório e as coisas vão voltando a ser como eram antes. A nossa Luna continua linda, loira, muito sapeca e amorosa, espalhando muitos sorrisos (e pelos) por onde passa.

Uma data importante de 2022 será o meu aniversário de 40 anos em outubro. Estou muito serena em relação à minha entrada no grupo dos “-enta”, vivendo uma época muito tranquila e positiva e somente tenho que agradecer por chegar a essa idade, que assusta muitas mulheres, vivendo a melhor fase da minha vida! Que venham os 40, com muitas experiências, viagens e histórias para contar!
O que já escrevemos sobre morar fora (em ordem cronológica):
- Reflexões após 1 ano morando nos EUA (2015)
- A vida depois da formatura (2015)
- A nova etapa da vida nos EUA (2015)
- Morando Fora: 2 anos morando nos EUA (2016)
- Nossa mudança da Califórnia para a Europa (2016)
- Da Califórnia para a Europa: Preparativos da Mudança e Chegada (2016)
- Diferenças entre morar na Califórnia e em Londres (2016)
- Morando Fora: 6 meses morando em Londres (2017)
- 12 lições que aprendemos viajando (2017)
- Aprendizados após 3 anos morando fora do Brasil (2017)
- Até logo, Londres! Chegou a hora de voltar à Califórnia (2017)
- Os 10 primeiros dias da volta à Califórnia: uma loucura! (2017)
- Nossas vidas após 4 anos morando fora do Brasil (2018)
- 10 coisas que aprendemos após 5 anos morando fora do Brasil (2019)
- 6 anos morando fora: pandemia, protestos e perspectivas (2020)
- 7 anos morando fora do Brasil e o “novo normal”(2021)