Última atualização: 16/06/2020
Não deixe de incluir o Wat Chiang Man, o templo mais antigo de Chiang Mai, que é repleto de história e guarda a imagem de Buda conhecida como Buda de Cristal. Confira o que encontrar no complexo.
WAT CHIANG MAN
Chiang Mai tem mais de 300 templos e, por isso, é preciso escolher os mais importantes para visitar. Nós já tínhamos citado o Wat Chiang Man no post “Tailândia: Conheça 25 Templos em Chiang Mai” e agora vamos dar mais detalhes sobre os motivos de ele ser tão importante e merecer uma visita. Construído por volta de 1306, o Wat Chiang Man é o templo mais antigo de Chiang Mai e remonta à fundação, que ocorreu em 1296. O templo contém várias imagens de Buda muito antigas e importantes. Entre elas, está uma pequena imagem de Buda esculpida em cristal de quartzo que também é conhecida como Buda de Cristal.

Quando o Rei Mengrai decidiu construir uma nova cidade e torná-la a nova capital do Reino de Lanna, ele construiu o Wat Chiang Man como o primeiro templo da nova cidade no local que ele costumava supervisionar a construção de Chiang Mai. Várias partes do templo foram sendo adicionadas posteriormente, fazendo com que o complexo tenha diversos estilos arquitetônicos diferentes. Existem duas principais salas de ordenação, ambas ricamente decoradas em ouro e vermelho e com imagens do Buda. Apesar de estar no meio da cidade velha de Chiang Mai, Wat Chiang Man raramente está cheio. Atrás das principais estruturas fica um jardim agradável e bem cuidado, em que se pode sentar, relaxar e admirar a beleza dos edifícios.

NOMECLATURAS IMPORTANTES DOS TEMPLOS BUDISTAS
- WAT: É a palavra em tailandês que significa templo.
- VIHARN (Viara ou Vihara): Tipo de mosteiro (monastério) budista que se refere a um lugar isolado que serve de refúgio para os monges durante a estação chuvosa.
- CHEDI: Pagoda budista muito usada na Tailândia. Trata-se de um monumento construído sobre os restos mortais (geralmente cremados) de uma pessoa importante dentro da religião budista. Tem formato de torre, geralmente cônica, circundada por uma abóbada e, às vezes, com chanttras (toldos de lona).
- UBOSOT: Um edifício do complexo de um templo budista que é a sala de oração mais sagrada, também chamada de “salão de ordenação”, pois é onde as ordenações acontecem. O lado de entrada da maioria dos ubosots está voltado para o leste. Os ubosots e os viharns normalmente abrigam imagens de Buda.
ESTRUTURAS DO WAT CHIANG MAN
A foto abaixo mostra o mapa das estruturas que compõem o Wat Chiang Man. Temos que confessar que tiramos a foto rapidinho e seguimos direto para o templo porque ali ficam diversos motoristas de tuk-tuk puxando conversa e querendo nos levar para lugares bem distantes para passear. Depois de conseguirmos nos desvencilhar, entramos para conhecer os edifícios.

1. CHEDI
Como na maioria dos templos, a estrutura mais antiga é o chedi, chamado Chedi Chang Lom ou Elephant Chedi. O chedi do Wat Chiang é uma mistura dos estilos de Lanna e do Sri Lanka e fica em uma base quadrada, suportando um segundo nível de pedra cinza, cercado por 15 elefantes que parecem emergir dela. Os elefantes parecem carregar os níveis superiores do edifício nas costas. No topo fica a parte superior dourada do chedi, que contém uma câmara de relíquias em forma de sino, logo abaixo do pináculo.

2. VIHARN PRINCIPAL
O maior dos dois viharns é um edifício impressionante, com um telhado de três camadas. A frente do viharn de estilo Lanna é decorada com entalhes em madeira nas cores ouro e ocre.



Este viharn abriga a mais velha imagem de Buda de Chiang Mai. A imagem é um Buda em pé segurando uma tigela de esmolas e a inscrição de sua base data de 1465, tornando a estátua mais antiga do que o Reino de Lanna. A fachada do wihan apresenta esculturas douradas de Kirtimukha (nome do rosto de um monstro feroz de com enormes presas e boca aberta) entre motivos de flores e plantas. Este viharn foi totalmente reformado na década de 1920 pelo famoso monge Khru Ba Srivichai.





3. NOVO VIHARN
O menor dos viharns, que também é construído no estilo Lanna, contém duas imagens de Buda pequenas, mas muito antigas e importantes. As escadas na entrada são guardadas por Nagas, uma criatura mística que lembra uma cobra.


Em frente à entrada atrás da grande imagem central de Buda está uma estrutura semelhante a um trono, onde são mantidas as duas imagens muito reverenciadas.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
- Uma das imagens é a Phra Sila Buddha, o Buda de Mármore, uma estela esculpia em pedra, que representa um Buda em pé enquanto doma um elefante. Acredita-se que a imagem foi produzida no Sri Lanka, há mais de mil anos! Segundo a crença, a imagem, quando mundo reverenciada, tem o poder de trazer chuva. Por este motivo, ela é um dos destaques do Festival Songkran, que ocorre no final da estação seca.
- Já a outra imagem é a Phra Sae Tang Khamani (também conhecida como Phra Kaew Khao) uma pequena imagem de Buda de 10 cm de altura, esculpida em cristal de quartzo claro, que também é conhecida como Buda de Cristal. Não se sabe exatamente quantos anos ela tem, mas acredita-se que foi criada por volta do ano 200 para o rei Ramraj de Lopburi e levada ao reino Hariphunchai (atualmente Lamphun) pela rainha Jamadevi em 662. Só foi transferida para Chiang Mai pelo Rei Mangrai em 1296, depois que ele conquistou Lamphun. Acredita-se que a estátua tenha poderes de proteção.


Eu também fiquei impressionada com as pinturas coloridas e muito bem feitas nas paredes do templo, contando passagens da vida de Buda. Os textos estavam todos escritos em tailandês, mas as imagens são muito impressionantes.


4. UBOSOT
O ubosot ou salão de ordenação do Wat Chiang Man data do século XIX. A fachada frontal do bot é decorada com detalhes de madeira lindamente esculpidos em cores ocres. Em frente ao ubosot fica uma estela de pedra do ano 1581. Esta estela contém a mais antiga menção à data da fundação de Chiang Mai: 12 de abril de 1296 às 4h da manhã. Também menciona que o ubosot foi encomendado pelo Rei Mangrai e foi restaurado em 1571.

5. HO TRAI
A Biblioteca do Templo de Wat Chiang Man é o local onde as escrituras budistas do templo são mantidas. Ele tem um design bastante simples. Nada mais é do que um edifício de madeira no topo de uma base alta de tijolos rebocados, construído com o objetivo de proteger as escrituras de inundações e pragas.

COMO CHEGAR AO WAT CHIANG MAN
O Wat Chiang Mai fica dentro da Old City, na área murada da cidade de Chiang Mai. O templo fica localizado ao norte, relativamente perto do Portão Chang Puak. Para quem vem do centro da cidade antiga, o templo fica a uma curta caminhada de cerca de 7 minutos a partir do Monumento dos Três Reis, que fica em frente ao Chiang Mai City Art & Cultural Centre. Se você estiver hospedado dentro da Old City (super recomendamos), pode fazer uma caminhada a pé para o templo ou pegar um táxi ou tuk tuk para chegar até o local.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Wat Chiang Man
- Endereço: 171 Ratchapakhinai Rd, Tambon Si Phum, Amphoe Mueang Chiang Mai 50200, Tailândia
- Horários: diariamente de 6h às 17h
- Entrada: gratuita
Guarde esta dica no Pinterest!

Leia mais sobre Chiang Mai:
- Tailândia: Como ir do Aeroporto de Chiang Mai ao centro
- Tailândia: Hospedagem em Chiang Mai – Hotel BED Phrasingh
- Doi Suthep: Principal templo budista de Chiang Mai, Tailândia
- Elephant Nature Park: Santuário de Elefantes em Chiang Mai
- Tailândia: Conheça 25 Templos em Chiang Mai
- Tailândia: 3 dicas de restaurantes em Chiang Mai
- Tailândia: O que fazer em Chiang Mai – Roteiro de 3 dias
- Tailândia: Wat Chedi Luang – Tradicional Templo em Chiang Mai
- Tailândia: Wat Phra Singh – Templo de Ouro em Chiang Mai



