Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
 

Conheça Sonoma Valley, uma das principais regiões produtoras de vinho dos Estados Unidos e que é repleta de atrações super interessantes. Aqui você vai encontrar todas as informações importantes e dicas para conhecer essa área super bacana perto de San Francisco, na Califórnia.

A REGIÃO VINÍCOLA DE SONOMA VALLEY

Contando com a presença de cerca de 425 vinícolas, Sonoma Valley é uma das regiões vinícolas mais importantes da Califórnia. Localizada a cerca de 70 km ao norte de San Francisco, suas primeiras vinhas do vale foram plantadas por frades franciscanos na Missão San Francisco Solano, na cidade de Sonoma, em 1823. Já em 1857, foi fundada a Buena Vista Winery, uma das primeiras vinícolas comerciais de sucesso da Califórnia. No entanto, a Lei Seca (conhecida nos EUA como Prohibition), que durou entre 1920 e 1933, afetou profundamente a economia da região. Assim, a maior parte das vinícolas não conseguiu continuar operando e acabou fechando. Mesmo depois da revogação da lei, a retomada da produção de vinhos na região de Sonoma foi lenta. Foi somente a partir das décadas de 1970 e 1980 que a indústria do vinho em Sonoma Valley começou a se expandir.

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Na praça central da cidade de Sonoma, uma das principais da região

INDÚSTRIA DO VINHO EM SONOMA

O clima sofre uma influência úmida e fria do Oceano Pacífico e a Sonoma Mountain contribui para proteger o vale das chuvas excessivas, tornando o ambiente muito bom para o plantio de uvas e produção de vinhos. O cultivo das uvas e a produção de vinhos são partes importantes da economia local. Cerca de 80% das terras que não são utilizadas como pastagem destinam-se ao cultivo de uvas para a produção de vinhos. As variedades mais comuns plantadas da região são Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir, embora também sejam encontradas Merlot e Zinfandel. Sonoma é conhecida por suas cidades charmosas, excelentes vinhos, restaurantes premiados e um ambiente aconchegante com várias áreas verdes. Os passeios costumam ter um preço mais em conta em relação à sua famosa vizinha Napa Valley. Existem várias vinícolas em que você não paga degustação se comprar garrafas de vinho para levar.

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Sonoma oferece experiências deliciosas e mais em conta em relação à sua vizinha Napa Valley

QUANDO IR A SONOMA VALLEY

É possível fazer degustação nas vinícolas o ano todo, no entanto, a melhor época para visitá-las é entre agosto e o final de setembro já que é nesse período as videiras estão carregadas de uvas e a maioria das vinícolas faz a colheita de uvas. Esta época do ano, o dia é quente e ensolarado e durante à noite resfria bem. Visitar o local em setembro é uma ótima pedida, já que é considerado um mês de baixa temporada e as passagens costumam ficar mais baratas, após o período do auge do verão americano. No inverno, uma boa pedida é curtir os requintados e premiados restaurantes da região.

COMO IR A SONOMA VALLEY

Confira as principais formas de chegar até a região vinícola de Napa Valley e se deslocar pela área.

  • CARRO: Uma das formas mais comuns e práticas de ir a Sonoma Valley é aproveitar sua passagem por San Francisco e alugar um carro para ir até a região. A viagem leva cerca de 1 hora e é muito agradável. No entanto, lembre-se de que é proibido beber e dirigir e, por isso, vale a pena combinar com que irá com você para ver quem será o motorista do dia. Uma dica é dividir a degustação com mais uma pessoa para ficar com pouco álcool no organismo e não exagerar.
  • TREM: Uma das formas de chegar até Sonoma é de trem, através das estações Santa Rosa North, Santa Rosa Downtown (bem no centro da cidade de Santa Rosa) e Sonoma County Airport, por exemplo, todas localizadas na cidade de Santa Rosa, a maior da região de Sonoma Valley. Para rotas, horários e tarifas, acesse este link.
  • EXCURSÕES: Se você não quer alugar um carro, existem outras alternativas para chegar ao local, como excursões saindo de San Francisco (confira várias opções de excursões no final do post). Estando em Sonoma Valley, uma outra opção é combinar com um táxi ou Uber para levá-lo aos locais desejados.
  • AVIÃO: Em Sonoma, fica fica em Sonoma Valley, localizado ao sul do centro da cidade de Sonoma. Há também o Napa County Airport (APC), que fica em Napa Valley, a famosa região vinícola vizinha a Sonoma. Outros aeroportos dos arredores são o Aeroporto de San Francisco (SFO) e o Aeroporto de Oakland (OAK). Chegando aos aeroportos, você pode alugar um alugar um carro para ir até a região ou contratar um serviço especial de táxi até o seu hotel.

DICAS PARA VISITAR SONOMA VALLEY

  • Nossa sugestão é visitar no máximo 3 vinícolas por dia para não ficar corrido e cansativo.
  • Tente mesclar tours, degustações e eventos diferentes para que os passeios não se tornem repetitivos.
  • Não se esqueça de que, segundo as leis americanas, somente maiores de 21 anos podem consumir bebidas alcóolicas.
  • Alguns tours e degustações não permitem a presença de menores de 21 anos. Na dúvida, vale ligar ou mandar um e-mail para a vinícola para ver se é permitido levar crianças ao local.

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Tomando vinho geladinho em Sonoma

AS CIDADES QUE COMPÕEM SONOMA VALLEY

Sonoma Valley é uma região formada por uma série de pequenas cidades. Neste post, vamos destacar as atrações das cidades de Sonoma, Glen Ellen, Kenwood, Santa Rosa, Healdsburg e Geyserville. Cada uma delas possui particularidades, destacando-se em alguns aspectos, como restaurantes estrelados, variedades de vinhos produzidos, eventos históricos, entre outros. Abaixo, conheça um pouco mais sobre essas cidades simpáticas que fazem parte de Sonoma Valley.

1. SONOMA

Sonoma é uma cidade de cerca de 12 mil habitantes que é uma das principais na produção de vinhos na região. Seu centrinho histórico é uma gracinha e abrange a Sonoma Plaza, a praça central que mostra seu passado colonial mexicano e onde fica o Sonoma Valley Vistors Bureau, o centro de visitantes de Sonoma Valley. Além disso, a cidade abriga muitas lojas e restaurantes e várias áreas e edifícios históricos, concentradas na região do Sonoma State Historic Park. Ali podemos encontrar a Missão San Francisco Solano, a última das 21 missões espanholas da Califórnia a ser construída, em 1823. Outros destaques são: Sonoma Barracks, Blue Wing Inn, Toscano Hotel e General Vallejo’s Home, entre outros. Veja mais detalhes neste link. Um evento importante da cidade é o Sonoma International Fim Festival, um festival de cinema americano que acontece, geralmente, no mês de abril.

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Prefeitura da cidade de Sonoma na praça central da cidade
Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Sebastiani Theatre, um prédio tradicional da cidade
Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Prédios históricos em Sonoma

2. GLEN ELLEN & KENWOOD

Glen Ellen e Kenwood são duas cidadelas vizinhas que abrigam uma série de vinícolas. Ambas possuem cerca de 1 mil habitantes cada. Embora pequenas, elas são cheias de charme.

  • Glen Ellen possui bons restaurantes e opções interessantes de hospedagem. A cidade é famosa por ser o último lar do escritor Jack London, autor de “Call of the Wild” (que se tornou filme recentemente e ficou conhecido como “O Chamado da Floresta” (2020) no Brasil). Por conta do seu antigo ilustre morador, a cidade abriga o Jack London State Historic Park, um parque histórico que inclui alguns edifícios que serviram como moradia para o escritor e sua família, além de abrigar os túmulos de Jack London e sua esposa. Outros destaques da cidade são as áreas verdes Sonoma Valley Regional ParkBouverie Preserve e o Quarryhill Botanical Garden.
Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Ruínas no Jack London State Historic Park | Foto: sonomavalley.com
  • Kenwood abriga diversas vinícolas, restaurantes e um resort em estilo europeu muito famoso. Uma das marcas registradas da cidade é, sem dúvida, a Kunde Family Winery, estabelecida em 1879. Na cidade fica o Sugarloaf Ride State Park, um parque com trilhas, cachoeiras, que é uma ótima opção para quem gosta de atividades ao ar livre e que também abriga o Robert Ferguson Observatory (também conhecido como Valley the Moon Observatory). A cidade também abriga o Wildwood Nursery, uma área verde incrível com mais de 250 variedades de árvores, muitas delas raras, decorada por esculturas espalhadas pelas trilhas.

3. SANTA ROSA

Santa Rosa é a maior e principal cidade da região, com cerca de 180 mil habitantes. É nesta cidade em que fica o aeroporto mais próximo de Sonoma Valley, o Charles M. Schulz–Sonoma County Airport. Do lado da estação de trem do centro da cidade fica o California Welcome Center, o centro de visitantes da região. Ali você pode conversar com os funcionários para tirar dúvidas e conferir dicas, o que fazer, etc. Não muito distante, você encontrará o Luther Burbank Home & Gardens, um parque que contém a antiga casa, estufa, jardins e sepultura do famoso horticultor americano Luther Burbank. Além disso, um dos grandes destaques da cidade é o incrível e imperdível Charles M. Schulz Museum, o museu da turma do Snoopy e Charlie Brown! Ao lado, fica o Children’s Museum of Sonoma County, outro excelente museu para divertir a criançada!

Leia Mais: Museu da Turma do Snoopy na Califórnia

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
O simpático Charlie Brown em uma das várias estátuas do museu

4. HEALDSBURG

Localizada ao longo do Russian River, Headlsburg é uma cidade de cerca de 12 mil habitantes super charmosa. A cidade conta com uma pracinha central, a Healdsburg Plaza, cercada por várias lojas, galerias de arte, restaurantes e bares salas de degustação. O local é referência em termos de boa comida e vinhos, conectando as regiões vinícolas de Russian River Valley, Dry Creek Valley e Alexander Valley. A cidade também abriga o Headlsburg Museum, com exposições sobre a história da cidade de dos seus arredores.

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Praça central da cidade. Foto: site healdsburg.com

5. GEYSERVILLE

Com menos de 1 mil habitantes, Geyserville mantém até hoje um clima do passado, com muitas vinícolas deliciosas, bons restaurantes e muitas lojinhas com produtos locais e artesanato. Geyserville deve seu nome e início à descoberta de fontes geotérmicas nas Montanhas de Mayacamas, que se tornaram uma famosa atração turística. Na cidade também fica o River Rock Casino, uma opção curiosa para quem quer brincar em uma das suas mais de mil máquinas de caça-níqueis e mesas de jogos. É nesta cidade que fica a Francis Ford Coppola Winery, uma vinícola que abriga um museu histórico que conta história das produções do grande cineasta que nomeia a vinícola. Lá, você vai encontrar itens utilizados em seus filmes, estatuetas de prêmios e muito mais! Se estiver no centro da cidade, aproveita para tomar um vinho na Mercury Wine.

Leia Mais: Sonoma Valley: Vinícola Francis Ford Coppola

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Prêmios do diretor de cinema Francis Ford Coppola na vinícola que leva o seu nome, em Geyserville

O QUE FAZER EM SONOMA VALLEY

Colocamos no mapa interativo abaixo todas as nossas dicas em Napa Valley. Aqui você vai encontrar dicas de vinícolas, spas, hospedagem, restaurantes, tours e muito mais!

1. VINÍCOLAS

Com mais de 4200 vinícolas em funcionamento, não faltam opções interessantes de degustação e tours em Sonoma Valley. Separamos algumas vinícolas em Sonoma Valley que acreditamos que valem uma visita. Infelizmente, estamos fazendo injustiças deixando nomes incríveis fora desta lista, mas seria impossível listar todas elas neste post (caso queira conferir todas elas, consulte este link). No mapa anterior, você encontrará a localização de cada uma delas e poderá planejar sua visita a esse local belíssimo.

>> SONOMA

  • CLINE CELLARS: Esta vinícola, juntamente com a Jacuzzi Family Vineyards, que fica em frente, são duas vinícolas de propriedade familiar de 350 acres, onde são cultivadas usas e produzidos vinhos de maneira sustentável. A degustação de 5 vinhos custa US$ 10 e a vinícola abre todos os dias. A vinícola também oferece tours às 11h, 13h e 15h.
  • PATZ & HALL WINERY: Fundada em 1988, esta vinícola é famosa pelos seus vinhos Chardonnay e Pinot Noir. Ela oferece vinhos incríveis para degustação, enquanto os visitantes aproveitam as lindas vistas das videiras ao longo das Mayacamas Mountains. É preciso fazer reservas para grupos de 5 ou mais pessoas.
  • SCRIBE WINERY: Esta vinícola familiar foi pioneira na vinificação em Sonoma Valley e tem como princípio que “os melhores vinhos são o resultado de um relacionamento saudável entre o homem e a natureza”. Assim, o processo, quando feito com métodos não intervencionistas, resulta em vinhos muito elegantes e distintos. Esta vinícola é pet friendly e o atendimento ao público é feito somente mediante a reservas antecipadas.
Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Linda sala de degustação da Scribe Winery | Foto: sonomacounty.com
  • BUENA VISTA WINERY: Fundada em 1857, essa é primeira vinícola premium da Califórnia e se tornou um marco histórico, que conta com uma bonita sala de degustação, centro de visitantes, loja de presentes e áreas de piquenique. Ela abre diariamente de 10h às 17h para degustações e também para tours. São oferecidas degustações de vinhos premiados a partir de US$ 20 por pessoa.
  • HAMEL FAMILY WINES: Esta vinícola fica em uma propriedade de 124 acres que está próxima a uma encosta de bosques de carvalhos no sopé das Mayacamas Mountains. Ela tem como foco a produção de vinhos Cabernet Sauvignon e blends de Cabernet Sauvignon, Zinfandel e Sauvignon Blanc. O armazenamento dos barris fica dentro de uma cave a leste da vinícola. A sala de degustação proporciona lindas vistas de Sonoma Valley. A vinícola atende 7 dias por semana, apenas com hora marcada, tanto para degustação quanto para tours.
  • GUNDLACH-BUNDSCHU WINERY: Fundada em 1858, esta é uma das vinícolas mais antigas ainda em operação na Califórnia. Ela fica a apenas 5 minutinhos de carro do centro da cidade no sopé das Mayacamas Mountains. Nos sábados de verão, a vinícola oferece um DJ e food trucks nos quais é possível comprar comidinhas para acompanhar a degustação de vinhos. A vinícola fica aberta todos os dias e embora não seja obrigatório fazer reservas, é recomendado. Veja abaixo um video oficial da vinícola com mais detalhes sobre ela.

>> GLEN ELLEN 

  • BENZIGER FAMILY WINERY: A Benziner é uma vinícola familiar que usa métodos certificados de agricultura biodinâmica, orgânica e sustentável. O resultado é um portfólio de vinhos de alta qualidade e únicos. A sala de degustação da vinícola fica aberta diariamente de 10h às 17 oferecendo opções a partir de US$ por pessoa. Ela é pet friendly, ótima para famílias e conta com área de piquenique, tours pela vinícola e muitas atividades interessantes. Veja abaixo um video oficial sobre a vinícola.

  • LAUREL GLEN VINEYARD: Fundada em 1968, esta vinícola produz vinhos Cabernet Sauvignon excelentes que são produzidos organicamente. A vinícola oferece experiências de degustação de vinhos íntimas diariamente, somente através de agendamento prévio. Crianças e cachorros são bem-vindos quando bem comportados.
  • MAYO FAMILY WINERY: É uma pequena vinícola familiar aberta no início dos anos 1990 especializada em produzir pequenas porções de mais de 20 tipos de vinhos artesanais. As marcas registradas da vinícola são os vinhos espumantes, Chardonnay e Zinfandel, além de variedades únicas como Gewurztraminer, Grenache, alguns blends e vinhos de sobremesa. A vinícola abre diariamente de 10h30 às 18h30 oferecendo alguns tipos de degustação. Você pode levar seu próprio piquenique e degustar vinhos (garrafa ou taça) no pátio pet friendly.

>> KENWOOD

  • KUNDE FAMILY WINERY: Esta é uma vinícola com mais de um século de existência, localizada em uma propriedade de 1.850 acres e que tem como tradição elaborar vinhos elegantes, cultivados de forma sustentável. A aconchegante sala de degustação abre diariamente de 10h30 às 17h e oferece opções a partir de US$ 15 por pessoa. Há opções também de degustação com queijos artesanais. A vinícola também oferece dois tipos de tours (pela propriedade e pelas caves) diariamente em três horários diferentes cada. Há também um programa de caminhadas pela vinícola, que oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer mais sobre a viticultura sustentável.
  • CHATEAU ST. JEAN WINERY: Esta vinícola fica possui um edifício de arquitetura requintada e lindos jardins que lembram um ambiente de castelo europeu. A vinícola é conhecida por seus excelentes vinhos reserva e blends. Essa vinícola pet friendly oferece degustações e opções com queijos e frios diariamente de 10h às 17h e possui uma área de piquenique.
Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Degustação na vinícola Chateau St Jean | Foto: sonomacounty.com
  • LANDMARK VINEYARD: Localizada no sopé das Mayacamas Mountains, a vinícola oferece degustações diárias de 10h às 17h de seus deliciosos Chardonnays e Pinot Noirs exclusivos. A propriedade possui áreas para piquenique pet friendly e uma quadra de bocha, além de vistas incríveis para o Sugarloaf Ride State Park.
  • LEDSON WINERY & VINEYARDS: Esta vinícola familiar, conhecida como “O Castelo”, tem inspiração francesa e conta com uma arquitetura incrível em uma propriedade de 5 mil m². Ela conta com uma loja, o “Gourmet Marketplace”, que vende queijos, carnes, sanduíches, saladas e outras ótimas opções para fazer um piquenique perfeito. Os vinhos produzidos ali estão disponíveis somente na vinícola ou online. Abre diariamente de 10h às 17h.
Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
O lindo “Castelo” da Ledson Winery

>> SANTA ROSA

  • ST FRANCIS WINERY & VINEYARDS: Esta vinícola familiar super completa tem uma bela sala de degustação e oferece várias opções de harmonizações de vinhos com tábuas e comidinhas. De brinde, vistas lindas da paisagem nos arredores das montanhas e dos vinhedos. Para quem quer ter experiências gastronômicas mais requintadas, há uma experiência com cinco pratos preparados por um super chef no restaurante local. A vinícola também oferece tours, degustações educacionais, e área de piquenique pet friendly.
  • DELOACH VINEYARDS: Localizada da região de Sonoma de Russian River Valley, essa vinícola é famosa pelos seus vinhos Pinot Noir, Chardonnay e Zinfandel. Ela é considerada uma das melhores vinícolas pela revista Wine & Spirits. Ela foi aprimorando suas técnicas ao longo das décadas, trazendo experiências sustentáveis de vinificação da França. Ela oferece degustações, tours pela vinícola e pelas videiras e áreas de piquenique pet friendly.
  • KENDALL-JACKSON WINE ESTATE & GARDENS: Essa vinícola belíssima oferece experiências especiais de harmonização de vinhos e comidas. Há três tipos de experiências que os visitantes podem escolher: vinhos reserva com comidas, vinhos com queijos e vinhos com sobremesas. A vinícola também oferece tours e áreas de piquenique pet friendly.
Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
A linda vinícola St Francis | Foto: sonomacounty.com

>> HEALDSBURG

  • MACROSTIE WINERY ESTATE HOUSE: Famosa por seus vinhos Chardonnay e Pinot Noir artesanais, esta linda vinícola oferece visitas em três pátios diferentes de degustação que proporcionam vistas deslumbrantes da área ao redor. Ela abre de segunda a quinta de 11h às 17h e de sexta a domingo de 10h às 17h. Nos finais de semana, ela costuma ficar bem cheia e, portanto, é recomendável fazer reservas antecipadamente.
  • RODNEY STRONG VINEYARDS: Fundada em 1959, essa vinícola cultiva uvas de maneira sustentável e produz vinhos de classe mundial. A sala de degustação fica aberta diaraiemtne de 10h às 17h e há tours pela vinícola duas vezes ao dia (às 11h e às 14h). A vinícola também disponibiliza outros tipos de experiências, além de harmonizações de vinhos com comidas.
  • J VINEYARDS & WINERY: Essa vinícola é famosa por suas experiências de degustação, disponíveis diariamente de 11h às 17h a partir de US$ 25. Há vinhos espumantes e varietais incríveis que ajudam a compor um experiência premiada de comidas e vinhos no restaurante local. As harmonizações de queijos artesanais também estão disponíveis. A vinícola também disponibiliza tours interessantes e cheios de informações sobre a produção dos vinhos.
  • JORDAN VINEYARD & WINERY: Essa vinícola recebe os visitantes somente mediante hora marcada para tours pela incrível vinícola e degustações que incluem comida e vinhos. As reservas online devem ser feitas com pelo menos quatro horas de antecedência devido ao tempo necessário para as preparações culinárias. Existem vários tipos de degustações e os preços tem início a partir de US$ 35. A vinícola tem até mesmo um pequeno hotel para quem se interessar em pernoitar no local. Veja mais detalhes no video oficial abaixo.

  • DRY CREEK VINEYARD: Essa vinícola familiar com quase meio século de experiência no cultivo e vinificação produz vinhos excelentes. A sala de degustação é super aconchegante e é possível fazer degustações a partir de US$ 15 (não é preciso pagar taxa se você comprar garrafas). A vinícola conta com belas áreas de piquenique pet friendly que são excelentes para aproveitar com um vinho local. Há também uma pista de bocha, tours educativos e estão disponíveis várias atividades educacionais. É preciso fazer reservas para grupos de 6 ou mais pessoas.
  • MAURITSON WINES: Com mais de 150 anos de tradição no cultivo de uvas, a vinícola produz vinhos exclusivos em pequenas quantidades. É possível fazer degustações acompanhadas de muitas informações sobre a história das 6 gerações da família Mauritson, desde a criação de ovelhas ao cultivo de uvas que produzem os vinhos na atualidade. A vinícola abre diariamente de 10h às 16h e não é preciso fazer reservas para grupos de até 5 pessoas.
  • MICHEL-SCHLUMBERGER WINE STATE: Esta vinícola possui uma sala de degustação com opções que podem ser aproveitadas junto com pratos de frios e comidinhas somente com hora marcada. Os vinhos artesanais e de pequena produção combinam perfeitamente com as vistas incríveis do Dry Creek Valley onde ela se localiza.
  • RIDGE VINEYARDS: Esta vinícola de 115 anos é cercada por belas videiras e proporciona uma das visitas mais exclusivas de Sonoma Valley. A vinícola utiliza práticas sustentáveis de produção em um ambiente super interessante. Ela funciona de segunda a quinta de 11h às 16h e de sexta a domingo de 11h às 17h. Reservas para grupos menores de 8 pessoas não são necessárias. As experiências de degustação estão disponíveis a partir de US$ 10.
Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Vistas incríveis a partir da Ridge Winery | Foto: sonomacounty.com

>> GEYSERVILLE

  • FRANCIS FORD COPPOLA WINERY: Nós fomos a Sonoma com o objetivo de conhecer essa vinícola do famoso e premiado cineasta, diretor de “O Poderoso Chefão”, “Apocalipse Now” e tantos outros filmes, Francis Ford Coppola (pronuncia-se Cópola). Além de uma vinícola, é possível visitar uma exposição de prêmios e de figurinos e itens que foram usados em seus famosos filmes, incluindo a mesa de Don Corleone no filme “O Poderoso Chefão”. Quem ama vinhos vai se divertir com os mais de 40 tipos que são produzidos no local. Há um restaurante, onde nós almoçamos, em que é possível combinar pratos deliciosos com os vinhos da propriedade. Há vários tipos diferentes de degustação (a partir de US$ 25) e tours (a partir de US$ 15). Leia mais: Sonoma Valley: Vinícola Francis Ford Coppola | Coppola é proprietário de uma outra vinícola, que produz vinhos requintados em Napa Valley, a Inglenook. Nós já fomos e contamos nossa experiência aqui.
Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Degustando vinhos na vinícola Francis Ford Coppola
  • ROBERT YOUNG ESTATE WINERY: Esta propriedade familiar, operada desde 1858, consiste em um rancho de 448 acres construído no topo de uma colina. O local proporciona vistas deslumbrantes 360º dos vinhedos. Há várias áreas em que se pode sentar, relaxar e curtir a paisagem degustando um dos excelentes vinhos produzidos no local. Esta vinícola pet friendly também disponibiliza tours guiados, degustações educacionais, harmonizações.
  • FOLEY SONOMA WINERY: Pertinho das Mayacamas Mountains, a Foley Sonoma é uma vinícola tranquila que oferece degustações diariamente de 11h às 17h. Entre as atividades disponíveis no local estão tours guiados pelos vinhedos e também pela vinícola e harmonizações de comidas e vinhos.
  • GUSTAFSON FAMILY VINEYARDS: Esta vinícola proporciona degustações incríveis na sua propriedade nas montanhas a 550 metros acima do nível do mar, no Dry Creek Valley. Uma boa pedida é levar comidinhas para aproveitar a belíssima área de piquenique do local, que proporciona vistas panorâmicas de até 50 km de distância. A sala de degustação está aberta no sábado e domingo de 10h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio. Agendamentos estão disponíveis apenas na sexta e na segunda de 11h às 15h. Aos sábados e domingos, há degustações gratuitas para grupos com menos de 8 pessoas.

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Vista da Gustafson Family Vineyards | Foto: sonomacounty.com

2. DEGUSTAÇÃO DE AZEITES

Sonoma Valley é muito mais do que vinhos, já que o clima mediterrâneo que é bom para o cultivo de uvas também é muito favorável para o cultivo de azeitonas. Uma boa alternativa de passeio para quem quer complementar uma visita à Sonoma é fazer uma degustação de azeites. Há uma grande variedade de sabores e aromas e formas específicas de utilizar cada variedade em um determinado prato. Confira alguns locais que oferecem degustações bem interessantes:

SONOMA

  • The Olive Press: Localizado dentro da Jacuzzi Family Vineyard, aqui fica o primeiro moinho de azeitonas de Sonoma. Este local produz um dos melhores azeites do país e é possível visitaras instalações de prensa das azeitonas e provar azeites na sala de degustação. A melhor época para visitar é durante a colheita (outubro ou novembro).
  • Figone’s of California Olive Oil Mill: Esta empresa de produção de azeite pequena e familiar oferece degustações gratuitas de uma variedade de azeites e vinagres balsâmicos. É possível agendar um tour para passear pela área de produção de azeites, que ainda inclui uma seleção de aperitivos deliciosos e, de brinde, você leva uma garrafa de azeite produzido localmente para casa.

GLEN ELLEN

  • B.R. Cohn Winery and Olive Oil Company: Com trabalhos iniciados em 1990, esta é a primeira propriedade da Califórnia a produzir azeite em mais de um século. Com mais de 450 oliveiras, é possível provar azeites e vinagres envelhecidos em barris, que podem ser degustados com uma selecão de vinhos e petiscos gourmet feitos com os azeites e vinagres.
  • Beltane Ranch: Esse rancho de 1892, funciona também como uma pousada em que você pode aproveitar deliciosos azeites já no café da manhã. O visitante pode aproveitar para passear pelos pomares e observar os trabalhadores do rancho pegando frutas das árvores. Depois, pode curtir um delicioso piquenique organizado pela propriedade.
Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Moinho da DaVero Farms & Winery | Foto: site oficial da vinícola

HEALDSBURG

  • DaVero Farms & Winery: Em 1998, o azeite deste local venceu como o melhor em uma prova às cegas na Itália! A DaVero Farms & Winery pegou mudas de um antigo olival da Itália e plantou no local. Você pode reservar a experiência Farm to Bottle, que inclui um passeio pelos olivais, vinhedos e jardins e uma degustação de azeite e vinhos harmonizados com um prato de charcutaria.
  • Jordan Vineyard & Winery: Neste local existem 18 acres de oliveiras que produzem, desde 1997, quatro variedades diferentes de azeitonas italianas e espanholas. A vinícola abriga alguns eventos que misturam degustação de vinhos e azeites com pratos deliciosos e especiais preparados pelo chef da vinícola. Além disso, durante o mês de novembro, acontecem caminhadas que incluem degustação de azeite em meio das oliveiras, além de um almoço de celebração da colheita das azeitonas.
  • Ferrari-Carano Vineyards and Winery: Esta vinícola tradicional possui duas propriedades diferentes, uma focada em uvas para vinho branco e uma focada em uvas vermelhas. Ambas as propriedades cultivam azeitonas para produzir um azeite extra virgem engarrafado. A vinícola produz um azeite de limão Meyer e um azeite extra-virgem que só estão disponíveis para compra na sala de degustação ou online.

GEYSERVILLE

  • Trattore Farmi Tasting Room and Terrace: É uma das poucas vinícolas de Sonoma com sua própria fábrica, a Dry Creek Olive Oil Company. Ela ainda têm um moinho trazido da região italiana de Perugia, local do nascimento do azeite. É possível encontrar mais de uma dúzia de azeites com várias misturas e sabores exclusivos.Há tours que incluem passeios pelos vinhedos, pomares, moinhos de azeitona e, claro, com degustação de azeite e vinho no final.

3. CERVEJARIAS ARTESANAIS E DESTILARIAS

Sonoma Valley reúne diversas cervejarias artesanais, destilarias e empresas produtoras de cidras. Algumas delas incluem visitas e possuem espaços excelentes para uma boa degustação. Confira abaixo algumas opções interessantes para conhecer na região.

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Sonoma Valley Russian River Brewing | Foto: sonomacounty.com

CERVEJARIA + TOURS DISPONÍVEIS

4. AULAS DE CULINÁRIA E EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS

Para quem tem mais tempo para curtir a região, uma boa pedida é participar de uma aula ou curso de culinária em Sonoma Valley. Esta é uma excelente oportunidade de unir o útil ao agradável nestas experiências, onde você aprenderá a preparar pratos e harmonizar com vinhos deliciosos. Há várias vinícolas que oferecem o serviço. Veja a lista completa de de experiências culinárias em Sonoma acessando este link e este link. Para quem tem interesse em comer, mas não necessariamente em preparar o pratos, não faltam opções de tours que incluem almoço ou jantar para se deliciar enquanto degusta excelentes vinhos. Veja algumas das opções abaixo.

5. CORRIDAS DE CARRO

Sonoma Raceway é um autódromo de 4 km localizado na cidade de Sonoma. A pista é uma das três provas da NASCAR Cup Series que são executadas em circuitos mistos. O autódromo também é sede das corridas da IndyCar Series, da série NHRA Mello Yello Drag Racing (provas de arrancada em que os veículos atingem mais de 500 km/h) e de várias outras corridas de automóveis e motocicletas, como a série da Federação Americana de Motociclistas. A Sonoma Raceway é, sem dúvida, a instalação de corrida mais movimentada do mundo, com atividade de pista programada em média por 340 dias por ano. O local  é um dos mais completos e versáteis complexos automobilísticos da América do Norte e abriga um dos únicos parques industriais automotivos de alto desempenho do país.

Leia mais: Sonoma Raceway: autódromo de NASCAR e Fórmula Indy na Califórnia

Sonoma Raceway: autódromo de NASCAR e Fórmula Indy na Califórnia
Carros posicionados para a corrida

6. PASSEIOS DIFERENTES: BICICLETA, HELICÓPTERO E OUTROS

A região de Sonoma oferece muitos passeios muito bacanas além das tradicionais visitas às vinícolas. Abaixo, você vai encontrar dicas de passeios de bicicleta, helicóptero, segway, trolley (um tipo de trenzinho antigo). Confira as nossas sugestões abaixo:

SUGESTÕES DE EXCURSÕES

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Passeio de bicicleta pelos vinhedos | Foto: divulgação

SUGESTÕES DE PASSEIOS

  • VINTAGE AIRCRAFT CO: Para quem adora aviação, esta atração consiste em passeios aéreos em aviões antigos restaurados a partir da cidade de Sonoma. Aos sábados e domingos não é preciso agendar, mas às quintas e sextas (de abril a outubro) é preciso agendar antecipadamente.
  • SONOMA TRAINTOWN RAILROAD: É um parque de diversões com temática ferroviária localizado em uma área arborizada de 10 acres na cidade de Sonoma. O TrainTown apresenta uma réplica operacional de uma locomotiva Hudson Central Hudson, que é considerada por alguns como a mais bonita locomotiva a vapor da década de 1930. O TrainTown também possui um carrossel, uma montanha-russa, um mini zoológico, entre outras atrações.

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
TrainTown | Foto: divulgação

7. SPAS DE ÁGUAS TERMAIS

Napa Valley é mais famosa por ter spas de águas geotérmicas, mas também é possível encontrar algumas opções em Sonoma Valley. Na verdade, a área de geysers no norte de Sonoma faz parte do maior campo geotérmico do mundo. As fontes minerais quentes são produzidas quando as águas subterrâneas mineralizadas e geotérmicas emergem da terra para formar piscinas de água que variam de quente a escaldante. A ideia de passar um dia em um spa de águas termais é relaxar e passar por uma experiência revigorante para o corpo e para a alma. Confira abaixo as principais opções de spas.

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Mortons Warm Springs | Foto: divulgação

8. MUSEUS

A região de Sonoma possui alguns museus interessantes sobre a história local, artes e com outras temáticas. Confira abaixo algumas das principais opções.

  • The California Missions Museum: É o único museu do país construído para abrigar e proteger permanentemente toda a coleção de maquetes das 21 missões espanholas construídas na Califórnia. Todas elas foram construídas em madeira, argila, vidro, ferro fundido, papelão e tinta. O museu fica localizado na parte de trás da vinícola Cline Cellars na Highway 121. Endereço: 24737 Arnold Drive/Hwy 121, Sonoma, CA 95476 | Horários: diariamente de 10h às 16h | Entrada: gratuita
Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
California Missions Museum | Foto: site oficial

  • Children’s Museum of Sonoma County: Esse museu voltado para o público infantil, fornece exposições interativas e atividades práticas para crianças de até 10 anos de idade. odas as exposições são dedicadas à ciência, arte ou natureza, com um ênfase na sustentabilidade ambiental, conservação da água e energias renováveis. Endereço: 1835 W Steele Ln, Santa Rosa, CA 95403 | Horários: de quarta a segunda de 11h às 16h / fechado às terças-feiras | Entrada: US$ 12 adultos e crianças / US$ 9 idosos
  • Pacific Coast Air Museum: Este é um museu sem fins lucrativos dedicado a promover e preservar a história da aviação através da aquisição, restauração e exibição de aeronaves históricas. O museu exibe uma coleção variada de mais de 30 militares americanos, hélices e aviões a jato. Endereço: One Air Museum Way, Santa Rosa, CA 95403 | Horários: de quinta a domingo de 10h às 16h | Entrada: US$ 10 adultos / US$ 5 entre 6 e 17 anos / US$ 7 idosos
  • Healdsburg Museum: Este museu está localizado no edifício de uma antiga biblioteca conhecida como Carnegie Library. Ele apresenta exposições rotativas de sua coleção permanente sobre nativos americanos locais e a história de Healdsburg desde 1857. Além disso, o Healdsburg Museum possui exposições temáticas especiais e conta com uma biblioteca digital online com mais de 19 mil fotografias e acesso a todos os jornais históricos da região. Endereço: 221 Matheson St, Healdsburg, CA 95448 | Horários: de quarta a domingo de 11h às 16h | Entrada: gratuita

9. ATRAÇÕES DA TURMA DO SNOOPY

Quem estiver passeando por Sonoma Valley não pode deixar de visitar o Schulz Campus, um complexo que tem como atração principal um museu do criador da turma do Snoopy e Charlie Brown, contando toda a história das famosas tirinhas! Aberto em 2012, o museu possui em sua exposição muitos quadrinhos originais da turma e manuscritos e desenhos feitos por Schulz durante o processo de criação das tirinhas. Além do museu, o local conta com a Galeria do Snoopy, loja de presentes, pista de patinação no gelo e um Café conhecido como The Warm Puppy.

Leia Mais: Museu da Turma do Snoopy na Califórnia

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Com o Snoopy e o Woodstock em uma área aberta que fica dentro do museu

10. FESTIVAIS MUSICAIS, GASTRONÔMICOS E DE CINEMA

Todos os anos Sonoma Valley abriga uma série de eventos e festivais que incluem vinho, música, comida, arte e muita diversão. Confira abaixo alguns dos principais destaques oferecidos na região. Para uma lista completa de eventos que ocorrem na área, acesse este link.

  • Winter Wineland: Este evento ocorre em janeiro e reúne mais de 100 vinícolas durante um final de semana de janeiro para atividades divertidas educacionais.
  • Sonoma County Restaurant Week: É o famoso evento Restaurant Week, quando os restaurantes participantes oferecem pratos a preços fixos bem mais acessíveis. Ocorre todos os anos em fevereiro.
  • Wine Road Barrel Tasting: Durante duas semanas no mês de março, é possível tomar vinhos diretamente do barril em mais de 100 vinícolas da região.
  • Sebastopol Documentary Film Festival: Festival de cinema que ocorre em março e é focado em documentários independentes da região de Sonoma.
  • Sonoma International Film Festival: Festival de cinema que combina excelentes comidas e vinhos na praça central de Sonoma. São selecionados mais de 90 filmes que são exibidos em áreas próximas da praça durante o mês de março.
  • Battle of the Brews: Durante o mês de abril, os visitantes podem aproveitar o maior evento de cerveja de Sonoma, tendo a oportunidade de provar e curtir a competição de cervejarias.
  • Film Fest Petaluma: Festival de cinema que exibe filmes curta-metragem de todas as partes do mundo.
  • Rodney Strong Vineyards, KJZY Jazz Concert Series: Entre os meses de junho a setembro, este festival promove música contemporânea através de concertos. Você pode fazer um gostoso piquenique enquanto curte música de qualidade.
  • Rodney Strong Vineyards Summer Concert Series: Também entre os meses de junho e setembro esta vinícola abriga eventos musicais de primeira categoria com vistas lindas das videiras.
  • Broadway Under the Stars: Outro evento que também acontece entre os meses de junho e setembro no Jack London State Park, em Sonoma. A programação inclui um musical de sucesso da Broadway e três concertos musicais.
  • Country Summer Music Festival: Realizado durante 3 dias no mês de junho, este é o maior festival de música country no norte da Califórnia. Os concertos de música são realizados no Sonoma County Fairgrounds, na cidade de Santa Rosa.
  • Beerfest: Festival que reúne microcervejarias da região e conta com comidas gourmet e muita diversão. Ocorre anualmente no Luther Burkank Center, em Santa Rosa, durante o mês de junho.
  • Cline Cellars Wine and Dixieland Jazz Festival: Combinação perfeita de vinhos e música neste festival anual que ocorre durante o mês de junho na Vinícola Cline Cellars. Cerveja, vinho, comida estão disponíveis para compra, mas também é permitido levar o seu piquenique.
  • Valley of the Moon Music Festival: Este festival ocorre em três finais de semana entre os meses de julho e agosto na cidade de Sonoma. Os shows são dedicados à musica de câmara clássica com instrumentos de época.
  • The Sonoma County Fair Concert Series: Este é uma das maiores feiras do ano em Sonoma e acontece na cidade de Santa Rosa durante o mês de agosto. Aqui você vai encontrar parque de diversões, boa comida e vinhos.
  • Sonoma County Harvest Fair: Feira com duração de três dias no mês de setembro que permite a degustação de vinhos de mai de 100 vinícolas, compras de vinhos, harmonização com comidas deliciosas, degustação de cerveja e cidra, participação de chefs de cozinha renomados, e atividades de entretenimento.
  • Healdsburg Crush: Experiência excelente para provar amostras de Pinot Noir, Chardonnay, vinhos espumantes e muito mais. O evento, realizado no mês de outubro, também apresenta um leilão silencioso com uma grande coleção de Pinot Noir produzido localmente, além de sorteios de vinhos.
  • Wine and Food Affair: Evento realizado em Healdsburg, durante o mês de novembro, que reúne cerca de 75 vinícolas. Cada vinícola publica online uma receita favorita, que pode ser degustada neste evento, juntamente com o vinho que melhor combina com ela.

DICA DE ECONOMIA: COVET PASS

Para quem ama vinhos e pretende visitar muitas vinícolas, uma boa pedida é Covet Pass. Ele é um passe que permite que você visite mais de 40 vinícolas premium pelos Estados Unidos, pagando uma taxa única. O passe é válido por 1 ano e inclui acesso a vinícolas em Napa Valley, Sonoma Valley e Lake County, todas a uma curta viagem de San Francisco. Há planos de expansão para vinícolas em outras áreas também. Além disso, o passe oferece uma série de bônus e descontos. Confira a lista de vinícolas inclusas no passe e mais informações neste link.

Napa Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Covet Pass | Figura: divulgação

TOURS E EXCURSÕES PARA SONOMA VALLEY

A região disponibiliza muitas atividades diferentes. Nas vinícolas é possível fazer degustações e tours variados. Há ainda possibilidades de passeio de balão, passeio de trem, tour de bicicleta ou de limusine, excursões para vinícolas, entre outros. Veja alguns exemplos:

ONDE COMER EM SONOMA VALLEY

A região de Sonoma Valley possui alguns restaurantes deliciosos, com muitas opções gastronômicas incríveis que podem ser acompanhadas de vinhos locais de primeira qualidade. Nós já visitamos alguns deles e já escrevemos sobre o charmoso The Girl & The Fig, na cidade de Sonoma.

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Entradinha deliciosa no The Girl & The Fig

>> RESTAURANTES COM ESTRELAS MICHELIN

Conforme já falamos anteriormente, a região de Sonoma Valley possui diversos restaurantes renomados que possuem estrelas Michelin. Para quem está disposto a gastar um bom dinheiro para ter uma refeição inesquecível, confira a lista restaurantes com estrelas Michelin abaixo:

1 ESTRELA
3 ESTRELAS

>> RESTAURANTES DE SONOMA VALLEY POR CIDADE

Para ter uma lista completa dos restaurantes disponíveis na região de Napa Valley separados por cidade, confira os links abaixo:

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Quiche com salada e batata frita no The Girl & The Fig

ONDE SE HOSPEDAR EM SONOMA VALLEY

Abaixo você vai encontrar opções bem localizadas e bem avaliadas de hospedagem em Sonoma Valley separadas pelas principais cidades da região. Sonoma costuma ter hospedagens um pouco mais baratas do que Napa Valley, mas mesmo assim, vale muito a pena pesquisar e reservar com antecedência.

1. SONOMA

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Um dos quartos do Sonoma Hotel | Foto: divulgação

2. GLEN ELLEN / KENWOOD

Um dos quartos do The Jack London Lodge | Foto: divulgação

3. SANTA ROSA

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Quarto do Hotel La Rose | Foto: divulgação

4. HEALDSBURG

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Um dos lindos quartos do Hotel Healdsburg | Foto: divulgação

5. GEYSERVILLE

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas
Quarto charmoso do Geyserville Inn | Foto: divulgação

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Guarde estas dicas no Pinterest!

Sonoma Valley: Vinícolas, cidades, atrações e dicas - Viajonários | https://viajonarios.com/sonoma-valley/ | #viajonarios #california #vinicola #vinho #videiras #winery #vineyard #degustacao #tasting #tour #sonoma #sonomavalley


Leia mais sobre Sonoma Valley:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui