Última atualização: 16/09/2020
Conheça o Sir John Soane’s Museum um casarão histórico que se tornou museu e é uma boa oportunidade para quem curte arquitetura e arte. Confira como é a visita por lá.
SIR JOHN SOANE’S MUSEUM
Sir John Soane’s Museum é um museu localizado em Holborn que, no passado, era a residência do arquiteto neoclássico John Soane. Entre suas obras importantes estão o Banco de Londres, a Dulwich Picture Gallery (a galeria de arte mais antiga de Londres) entre outros edifícios.

O museu abriga muitos rascunhos, desenhos e maquetes dos projetos de Soane, além de uma grande coleção de pinturas, esculturas e peças de arte antigas que o arquiteto adquiriu ao longo de sua vida.

A fundação do museu ocorreu em 1833, através de um ato parlamentar, e aberto ao público em 1837, ano da morte de Soane. A lei era necessária porque Soane tinha um filho e Soane passou os últimos anos de sua vida procurando deserdá-lo, com o qual brigo e não gostava. Assim, após sua morte, sua casa e suas coleções passaram para um Conselho de Curadores para que preservassem seus bens assim como foram deixados no momento de sua morte.

Em 1988, a casa passou por um amplo programa de restauração e, em 1977, os curadores compraram a casa ao lado, que foi restaurada para permitir que o museu expandisse suas atividades educacionais, abrigar uma biblioteca de pesquisa e criar o Robert Adam Study Centre, onde fica uma coleção de 9 mil desenhos de Robert Adam. Ao todo, existem mais de 30 mil desenhos arquitetônicos na coleção e mais de 45 mil objetos. Mais de 400 desenhos de Soane podem também ser encontrados no Victoria and Albert Museum. Você pode fazer um tour virtual pela residência através deste link.



COLEÇÕES DO SIR JOHN SOANE’S MUSEUM
As coleções do Sir John Soane’s Museum são impressionante não somente pela quantidade, mas pela qualidade do acervo, que inclui obras preciosas antigas e também de artistas consagrados. Abaixo, veja alguns exemplos do que encontrar por lá.
>> PINTURAS
Algumas das pinturas de Soane incluem obras de Canaletto, Hogarth, JMW Turner, Thomas Lawrence, Antoine Watteau, Joshua Reynolds, Augustus Wall Callcott, Henry Fuseli, William Hamilton e Giovanni Battista Piranesi, muitas das quais estão emolduradas e são exibidas no museu.

>> ANTIGUIDADES
Soane conseguiu coletar objetos dignos do British Museum incluindo o sarcófago de alabastro de Seti I, coberto de hieróglifos egípcios. Outras antiguidades incluem: bronzes gregos e romanos, incluindo os de Pompéia, urnas cinerárias, fragmentos de mosaicos romanos, vasos gregos muitos exibidos acima das estantes da biblioteca, bustos gregos e romanos, cabeças de estátuas e fragmentos de escultura e decoração arquitetônica, exemplos de vidro romano.

>> ESCULTURAS
Há um busto de mármore branco de Soane de frente para o sarcófago de Seti. Outras peças incluem o modelo de gesso da escultura memorial de John Flaxman, de William Pitt, o Jovem; o modelo do monumento de Thomas Banks a Penelope Boothby; e uma cópia em miniatura da famosa escultura de Diana de Éfeso, que é uma das mais importantes da coleção. Soane também adquiriu uma placa de gesso da escultura Sulis Minerva encontrada em Bath.

>> DESENHOS ARQUITETÔNICOS E MAQUETES
Existem mais de 30 mil desenhos arquitetônicos na coleção. Há também no acervo livros de arquitetura importantes, como a coleção de 57 volumes e quase 9 mil desenhos de Robert Adam e James Adam, o livro de arquitetura de John Thorpe, comprado em um leilão, entre outros. Há um grande número de desenhos italianos e mais de 250 maquetes arquitetônicas, incluindo 118 prédios projetados por Soane (sendo 44 do Banco da Inglaterra).

>> OBJETOS MEDIEVAIS
Os objetos medievais incluem: fragmentos arquitetônicos, principalmente do antigo Palácio de Westminster, azulejos e vitrais. Soane adquiriu 44 exemplos de cerâmica chinesa do século XVIII, bem como 12 exemplos de cerâmica peruana, entre outros itens.
ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
COMO É A VISITA AO JOHN SOANE’S MUSEUM
Devido aos corredores muito estreitos da casa, todas decoradas com as extensas coleções de Soane, apenas 90 visitantes são permitidos no museu de cada vez. Por este motivo, é comum você encontrar uma fila formada do lado de fora aguardando para entrar. Ali na fila, um funcionário distribui sacolas plásticas para que você coloque sua bolsa, mochila, sacola, etc. dentro e segure nas mãos durante todo o passeio. Não é permito carregar nada nos ombros para não correr o risco de bater em alguma coisa dentro da casa. Outra coisa que não é permita são as fotografias. Por este motivo, todas as fotos da área interna da casa colocadas neste post foram retiradas do site oficial ou das redes sociais oficiais do museu.
DESTAQUES NO SIR JOHN SOANE’S MUSEUM
Os espaços mais famosos da casa são os da parte de trás do museu, principalmente a Dome Area e Colonnade. Estes espaços são iluminados por luz natural através de uma cúpula.

Uma das áreas mais interessantes para visitar é, sem dúvida, a Sepulchral Chamber, localizada no andar inferior, embaixo da cúpula. Aqui fica o sarcófago construído para sepultar o faraó egípcio Seti I (falecido em 1279 a.C.). Seti governou em uma época em que o Egito era uma importante força militar. O filho dele, Ramessés II, é famoso por suas grandes vitórias militares contra o Império Hitita. Após a sua morte, Seti I foi enterrado em uma tumba luxuosa no Vale dos Reis e seu corpo abrigado no sarcófago que pode ser visto no museu.

A Picture Gallery foi projetada para ter paredes compostas como grandes placas móveis, que funcionam como portas de armários grandes, que se movem, permitindo abrigar três vezes mais itens do que a capacidade da sala. Aqui ficam 118 quadros de pintores famosos como Hogarth, Canaletto, Turner e Piranesi.

Outro destaque é o teto abobadado da Breakfast Room (Sala de Café da Manhã), que conta com espelhos convexos que inspirara arquitetos do mundo todo a copiarem a ideia.O Study (Escritório) contém uma coleção de elementos arquitetônicos romanos.

A Library-Dining Room (Biblioteca e Sala de Jantar), com paredes vermelhas, possui um design gótico que reflete a influência de túmulos etruscos.


Um local imperdível é o Model Room, no piso superior. Ele abriga uma coleção de maquetes arquitetônicas de cortiça e gesso, representando alguns dos monumentos mais famosos do mundo antigo, bem como projetos próprios de Soane.

Além disso, o museu conta com dois pátios externos conhecidos como Monument Court e Monk’s Yard, que contém uma variedade de fragmentos arquitetônicos. No Monument Court, são fragmentos clássicos, com uma coluna central representando a arquitetura. No Monk’s Yard, a decoração é gótica, repleta trabalhos medievais provenientes do Palácio de Westminster.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO CHEGAR AO JOHN SOANE’S MUSEUM
É muito fácil chegar até o museu através de transporte público. Confira as principais opções:
- METRÔ:A estação Holborn, atendida pela Central Line e Picaddilly Line, fica a apenas 5 minutos de caminhada do museu.
- A estação Chancery Lane, atendida pela Central Line fica a menos de 10 minutos de caminhada.
- A estação Temple, atendia pela Circle Line e District Line, fica a cerca de 15 minutos a pé do John Soane’s Museum.
- ÔNIBUS:Parada em Kingsway: Linhas de ônibus 1, 59, 68, 91,168, 171, 188, 243, 521 e X68
- Parada em High Holborn: Linhas de ônibus 8, 25 e 242
OUTRAS DICAS PARA CONHECER NOS ARREDORES
Confira abaixo outras atrações interessantes que ficam a uma curta caminhada do Sir John Soane’s Museum. Todas as dicas abaixo possuem artigos específicos com informações, dicas e experiências em cada um desses lugares. Basta clicar para abrir o post sobre a atração.
- British Museum: museu imperdível
- Museu Charles Dickens: casa do escritor
- Covent Garden: compras e diversão
- London Transport Museum: transportes
- London Film Museum: exposição 007
- Foundling Museum: 1ª galeria de arte
- Loja e museu Twinings: melhor chá
- City of London: centro histórico
- Courtauld Gallery: galeria de arte
- Two Temple Place: mansão histórica
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Sir John Soane’s Museum
- Endereço: 13 Lincoln’s Inn Fields, Holborn, Londres WC2A 3BP, Inglaterra
- Horários: de quarta a domingo de 10h às 17h
- Entrada: gratuita
- Tours: £15 por pessoa | veja mais informações neste link
Guarde esta dica no Pinterest!

Veja mais lugares bacanas e pouco conhecidos em Londres:
- British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
- Strawberry Hill House: incrível mansão neogótica em Londres
- Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
- Red House: arquitetura e decoração inovadoras em Londres
- Syon House & Park: Mansão e lindo parque em Londres
- Ham House: casarão histórico do século XVII em Londres
- Chiswick House: Casarão histórico e belos jardins em Londres
- Londres: A bela Fenton House no bairro de Hampstead
- Uma visita a Dr Johnson’s House em Londres
- Estorick Collection: Galeria de Arte Moderna Italiana em Londres
- Leighton House: Antiga casa e estúdio de arte em Londres



