Última atualização: 15/07/2024
Confira este post completo para conhecer o melhor de Ottawa, a simpática capital do Canadá! Informações importantes, atrações, dicas de hospedagem, restaurantes, onde comprar e muito mais!
A CIDADE DE OTTAWA
Fundada em 1826 como Bytown e incorporada em 1855, como Ottawa, a capital canadense fica localizada entre as cidades de Kingston e Montreal, no encontro dos rios Ottawa e Rideau. Com uma população de pouco mais de 1 milhão de habitantes, Ottawa abriga diversos monumentos históricos, museus, universidades e instituições culturais. Como sede do governo federal, a cidade abriga diversos edifícios importantes, incluindo o Parlamento do Canadá, a Suprema Corte, a Residência do vice-rei do Canadá (representante do soberano do Reino Unido no Canadá) e o Gabinete do primeiro-ministro canadense.


ORIGEM DO NOME OTTAWA
O nome da cidade Ottawa foi escolhido em 1855 como uma referência ao Rio Ottawa. A cidade está situada na terra tradicional dos Algonquins, um povo indígena, relacionado aos povos Odawa e Ojibwe. O nome Ottawa é originado da palavra “Odàwàg”, da língua Algonquin, que significa algo como “comercializar”. Descobertas arqueológicas sugerem que o povo Algonquin estava envolvido em coleta, caça e pesca, mas também comércio e viagens. Interessante, não é mesmo?

QUANDO VISITAR OTTAWA
A melhor época para visitar Ottawa é quando as temperaturas estão mais amenas, uma vez que o frio pode ser intenso durante o inverno e a neve intensa pode atrapalhar seus planos. Portanto, tente organizar a sua viagem para que seja realizada entre maio e setembro, a menos que queira curtir o frio da capital canadense. Nós estivemos em agosto e a temperatura estava bem agradável, nada muito quente nem muito fria. Outro fator a considerar para organizar sua viagem são os eventos que ocorrem na cidade. Confira algumas das principais abaixo:
- Winterlude (fevereiro): Evento anual gratuito oferece atividades internas e externas em toda a cidade. Você pode patinar no mundialmente famoso Rideau Canal Skateway congelado, admirar as impressionantes esculturas de gelo na Sparks Street ou ir ao Parque Jacques-Cartier e praticar esqui e snowboard.
- Ottawa Irish Festival (abril): O principal objetivo do festival é preservar a tradição e a cultura irlandesa-canadense. O festival inclui desfiles, festas e outros eventos.
- Festival das Tulipas (maio): Considerado o maior festival de tulipas do mundo, trata-se de um evento gratuito que ocorre no Commissioners Park e conta com diversas atrações. Veja mais detalhes aqui.
- Canada Day (1º de julho): Quando é celebrada a união das províncias coloniais do Canadá, Nova Escócia e Novo Brunswick, formando o Canadá. Uma série de eventos acontece em Ottawa, no Parliament Hill.
- Christmas Lights Across Canada (dezembro-janeiro): evento que ocorre durante a temporada de férias e transforma a capital do Canadá em um país das maravilhas do inverno. Há centenas de milhares de luzes coloridas iluminando as principais atrações de Ottawa e música ao vivo no Confederation Park.


COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM OTTAWA
Em seguida, confira as principais formas de chegar a Ottawa e se locomover na capital canadense.
- AVIÃO: O aeroporto mais próximo da cidade é o Aeroporto Internacional Ottawa Macdonald-Cartier, localizado a 10 km sul do centro da cidade. Ele é apenas o 6º aeroporto mais movimentado do país, o que significa que o número de voos é mais limitado do que os aeroportos de Toronto e Montreal. É mais fácil chegar até o país por um desses dois aeroportos e pegar um outro voo doméstico para chegar até Ottawa.
- CARRO: Como nós estávamos fazendo uma viagem ao longo de diversas cidades na costa leste do Canadá, preferimos alugar um carro porque seria mais cômodo. No entanto, durante nossa estadia em Ottawa, não o tiramos do estacionamento do hotel porque preferimos conhecer a cidade, cuja área turística é relativamente pequena, a pé.
- TREM: Além de carro, você pode chegar à cidade de transporte público. Uma boa opção para chegar à cidade é através de trem, pela Ottawa Station (Gare d’Ottawa, em francês), operada pela Via Rail (Endereço: 200 Tremblay Rd, Ottawa, ON K1G 3H5, Canadá), localizada a cerca de 5 km do centro.
- METRÔ: Para chegar até o centro da cidade, você pode pegar um táxi ou Uber ou contar com as linhas de metrô, que ajudam no deslocamento para algumas regiões. Na verdade não é bem metrô, mas sim o O-Train, um trem leve. Veja mais informações aqui.

O QUE FAZER EM OTTAWA
Ottawa é uma cidade charmosa muito interessante que vale a pena pelo menos um ou dois dias de visita. O mapa interativo abaixo tem como objetivo ajudar você a programar uma viagem bem bacana em Ottawa. Para facilitar, separamos cada uma das dicas deste post em cores. As atrações do dia 1 (no Parlamento e centro da cidade) podem ser encontradas em azul; as atrações do dia 2 estão separadas em dois grupos: Rideau Hall (em verde) e Museus (em laranja); dicas de hotéis em cinza; restaurantes em vermelho; e outros locais importantes em preto. Em seguida, confira todas as dicas e informações importantes para visitar esses locais.
DIA 1: PARLAMENTO DO CANADÁ + CENTRO DE OTTAWA
Aproveite o primeiro dia para fazer os tours no Parlamento do Canadá e caminhar pelo centro da cidade, passando por pontos importantes da história canadense.
1. PARLAMENTO DO CANADÁ
Os belíssimos edifícios do Parlamento do Canadá foram construídos em estilo neogótico, entre 1859 e 1876, em uma colina conhecida como Parliament Hill, localizada às margens do Rio Ottawa. Originalmente, o local abrigava uma base militar e começou a se desenvolver como um distrito governamental depois que a Rainha Victoria escolheu Ottawa como capital. Os edifícios passaram por várias reformas e expansões ao longo do tempo. No entanto, um incêndio em 1916 destruiu o Centre Block (Bloco Central).
PEACE TOWER
Em 1927, o Parlamento ganhou uma torre central, conhecida como Peace Tower (Torre da Paz), uma torre de cerca de 92,2 metros de altura que abriga a bandeira canadense, a qual é trocada de segunda a sexta-feira. Pesando 54 toneladas, a Peace Tower é equivalente à Elizabeth Tower (a famosa torre em Londres que abriga o sino Big Ben), e conta com 53 sinos, cujos pesos variam de 4,5 kg até 1 tonelada. O relógio da Peace Tower foi um presente do Reino Unido para o Canadá no seu aniversário de 60 anos como Confederação. Normalmente, o relógio da Torre da Paz toca a cada 15 minutos.

RENOVAÇÕES
Desde 2002, o governo canadense vem trabalhando em um extenso projeto de renovação do edifício que deve ser concluído entre 2030 e 2031! Por conta disso, o Centre Block, a Peace Tower e a belíssima Biblioteca encontram-se fechados para sessões e visitações. Como uma Monarquia Constitucional Federal Parlamentarista, o Estado Canadense possui uma legislatura bicameral, dividida em Câmara Alta (Senado) e Câmara Baixa (Câmara dos Comuns). Enquanto as obras estão em andamento, as duas Câmaras estão abrigadas em dois prédios distintos: a Câmara dos Comuns está conduzindo suas sessões no West Block (3938 Wellington St, Ottawa, ON K1A 0A6, Canadá) e o Senado foi deslocado provisoriamente para um no edifício reformado da antiga estação de trem, outro lado do Rideau Canal (2 Rideau St, Ottawa, ON K1A 0A4, Canadá).






TROCA DE GUARDA
Não é só a Inglaterra que possui essa interessante tradição. A Guarda Cerimonial é uma unidade militar das Forças Armadas canadenses que realiza a cerimônia de Troca da Guarda no Parliament Hill e coloca sentinelas no Rideau Hall e no National War Memorial. É formada por dois regimentos: a Guarda a Pé do Governador Geral e a Guarda Granadeiro Canadense. A Guarda Cerimonial também mantém sua própria banda militar e banda de tubos que formam uma companhia separada. A Cerimônia de Troca de Guarda em Parliament Hill ocorre todas as manhãs, geralmente, entre 9h45 e 10h30, do início de julho até o final de agosto (confirme no site oficial as datas exatas).
COMO VISITAR O PARLAMENTO DO CANADÁ
As reformas também incluíram a criação de um Visitor Welcome Center (111 Wellington St, Ottawa, ON K1A 0A6, Canadá), ao lado do Centre Block. Enquanto o Centre Block se encontra em reforma, não é possível visitá-lo, mas é possível conhecer os locais provisórios em que as duas Câmaras estão funcionando. A visita é gratuita para ambos os casos, mediante tours guiados em inglês ou francês, e é preciso reservar o dia e horário da visita com antecedência pelo site oficial. Os ingressos são separados, ou seja, você precisa adquirir um fazer o tour guiado na Câmara dos Comuns e outro ticket para fazer o tour guiado no Senado.
Leia mais: Ottawa: 4 tours oficiais e gratuitos no Parlamento do Canadá

2. SPARKS STREET
Sparks Street é conhecida por ser a principal rua comercial de Ottawa, famosa por seus longos calçadões, que se tornaram totalmente pedonais em 1967. Ela percorre uma área que vai da Elgin Street até a Bronson Avenue e abriga um centro comercial, o Sparks Street Mall, que abriga vários restaurantes ao ar livre, além de obras de arte e fontes. A rua é excelente para uma caminhada sem pressa, passeando pelas lojinhas simpáticas, e também para uma refeição ou uma cerveja na 3 Brewers Sparks (240 Sparks St. Local C215, Ottawa, ON K1P 6C9, Canadá) ou no bar Rabbit Hole (208 Sparks St., Ottawa, ON K1P 5C1, Canadá)

3. SUPREMA CORTE DO CANADÁ
A Suprema Corte do Canadá é a mais alta corte no sistema judicial do Canadá, formada por 9 juízes. A Suprema Corte é bijural, julgando casos de duas grandes tradições jurídicas (common law e civil law) e bilíngüe, julgando casos em ambas as línguas oficiais do Canadá (inglês e francês). Está instalada em um edifício próximo à Parliament Hill e abriga dois tribunais usados pelo Tribunal Federal e pelo Tribunal Federal de Recursos. A construção deste edifício em estilo Art Déco começou em 1939 com a presença da rainha-consorte Elizabeth, mãe da futura rainha Elizabeth II. Em frente ao edifício ficam dois mastros de bandeira: uma bandeira é hasteada diariamente e a outra é hasteada apenas nos dias em que o tribunal está em sessão. Além disso, em frente ao edifício ficam diversas estátuas e bustos de vários juízes.
- Endereço: 301 Wellington St, Ottawa, ON K1A 0J1, Canadá
- Horários: tours de 45 minutos de segunda a sexta de 9h às 17h | é preciso preencher um formulário de requisição de reserva para tour guiado
- Entrada: gratuita

4. CONFEDERATION SQUARE
Confederation Square é uma praça em formato quase triangular considerada o segundo centro cerimonial mais importante de Ottawa depois do Parliament Hill. Marco histórico do país, a praça abriga o National War Memorial, um cenotáfio que simboliza o sacrifício de todos os membros das Forças Armadas Canadenses; e o Valiants Memorial, uma coleção de nove bustos e cinco estátuas que retratam indivíduos que participaram de grandes conflitos ao longo da história canadense. Ali pertinho ficam hasteadas The Flags of Canada, ou seja, as bandeiras de todas as províncias canadenses. Todos os dias, a cada hora entre 10h e 17h, ocorre a troca de guarda no National War Memorial.


Diversos edifícios históricos circundam a praça, tais como: o hotel Château Laurier, o edifício do Senado do Canadá, Central Chambers, Central Post Office, East Block, a grandiosa casa de shows National Arts Centre que separa a Confederation Square do Confederation Park, pertinho da Prefeitura de Ottawa (110 Laurier Ave W, Ottawa, ON K1P 1J1, Canadá).



5. CANAL RIDEAU
Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2007, o Canal Rideau é o mais antigo sistema de canais operado continuamente na América do Norte, com grande parte de sua estrutura original ainda intacta. O canal tem 202 km de extensão e conecta o Rio Ottawa, na cidade de Ottawa com o Rio São Lourenço, na cidade de Kingston. O canal corta a cidade de Ottawa e foi inaugurado em 1832 para navegação comercial, como precaução em caso de guerra com os Estados Unidos, permitindo o trânsito de navios movidos a vapor. O Patrimônio Mundial também inclui várias obras defensivas em Kingston. Há uma placa comemorativa sobre o canal na altura da Confederation Square.


Aproveite para caminhar, andar de bicicleta ou até mesmo fazer um cruzeiro no Canal Rideau para curtir o clima da região. No inverno, o canal se transforma em uma pista de patinação no gelo, a Rideau Canal Skateway. Confira algumas opções de atividades aqui.


6. BYWARD MARKET
Um dos lugares mais animados da cidade, ByWard Market é um distrito comercial no coração de Ottawa, que abriga um mercado ao ar livre ao longo das ruas George, York, ByWard e William, além de edifícios do mercado. O nome é uma referência ao antigo “By Ward”, um dos cinco distritos originais criado em 1855 a partir de partes de East Ward e Center Ward que existiam em Bytown (antigo nome de Ottawa). O edifício do mercado está aberto durante todo o ano, mas as barracas ao ar livre que oferecem produtos frescos e flores são operadas nos meses mais quentes.

Criado para dar suporte comercial aos trabalhadores que ajudaram a construir o Canal Rideau, desde a década de 1840 o ByWard Market se tornou um dos principais centros de comércio, entretenimento e atividades de lazer. A área tem passado por muitas mudanças ao longo do tempo, tornando-se mais moderna, com muitos restaurantes e lojas e transformando-se em um bairro animado, inclusive durante a noite, com muitas opções de bares e casas noturnas.


7. MAJOR’S HILL PARK
Major’s Hill Park é um parque público localizado no centro da cidade, margeando o Rideau Canal no ponto em que ele se encontra com o Rio Ottawa, sendo possível ver Parliament Hill do outro lado do canal. No passado, a área em que se localiza o parque era a residência oficial do Engenheiro Superintendente do Canal Rideau, Tenente-Coronel John By (há uma estátua dele no parque).


Em 1832, ele foi substituído pelo capitão Daniel Bolton que foi, posteriormente, promovido a major, emprestando o título ao nome do parque. Em 1848, a residência foi destruída por um incêndio, mas ruínas podem ser vistas até os dias de hoje. O parque é bastante usado como um local de eventos e celebrações Canada Day (1º de julho). Colado no parque fica o histórico e luxuoso hotel Fairmont Château Laurier (1 Rideau St, Ottawa, ON K1N 8S7, Canadá), construído em calcário, que lembra um castelo em estilo château neogótico francês.
- Endereço: Mackenzie Ave, Ottawa, ON K1N 1G8, Canadá
- Horários: aberto 24 horas


8. NOTRE-DAME CATHEDRAL BASILICA
A Catedral de Notre-Dame de Ottawa é a maior e mais antiga igreja da cidade. Originalmente, no local havia uma pequena igreja St. Jacques, que foi erguida em 1832. Esta estrutura foi transferida para o outro lado da rua em 1841 para dar lugar a uma igreja maior, que dois anos depois foi destruída por um incêndio. A estrutura principal a igreja atual foi construída em 1846 e, no ano seguinte, Notre-Dame foi designada catedral de Bytown (nome anterior de Ottawa). Entre 1859 e 1866, duas belas torres góticas cobertas com estanho foram adicionadas. O interior da igreja é pintado e ricamente decorado com figuras esculpidas, vitrais coloridos (que remontam a 1879) e centenas de estátuas de várias figuras religiosas. A Catedral de Notre Dame de Ottawa é uma obra-prima, construída em madeira e pedra. Um dos principais destaques é o Santuário com uma incrível decoração gótica, abrigando grandes arcos que se abrem, arcadas decoradas e janelas altas.
- Endereço: 385 Sussex Dr, Ottawa, ON K1N 1J9, Canadá
- Horários: de segunda a sexta de 10h às 15h | sábado de 8h às 18h | domingo de 9h30 às 18h
- Entrada: gratuita | veja informações sobre tours guiados aqui


DIA 2: RIDEAU HALL + MUSEUS
Se você tem mais um dia para curtir Ottawa, recomendamos que separe o dia em uma visita ao Rideau Hall e conheça um ou dois museus à sua escolha. Entre os mais interessantes estão a Galeria Nacional do Canadá e o Museu de História Canadense.
9. RIDEAU HALL
O Canadá é uma Monarquia Constitucional Federal Parlamentarista que tem como chefe de Estado, o rei Charles III do Reino Unido. O representante oficial da monarquia britânica no Canadá é escolhido pelo monarca e é conhecido como governador-geral. Desde 1867, o Rideau Hall é a residência oficial do governador-geral (também chamado de vice-rei) e, desde 1940, o seu local de trabalho. O casarão, localizado em uma propriedade de 36 hectares, foi construído em 1838 por Thomas MacKay, um comerciante britânico, como um lar para sua família. O nome é uma referência ao Canal Rideau (um canal de mais de 200 km que liga o Rio Ottawa ao Rio São Lourenço em Kingston) e dos moinhos em Rideau Falls, duas cachoeiras localizadas a pouco mais de 1 km dali.


Na época em que Ottawa (ainda conhecida como Bytown) estava prestes a se tornar a nova capital do Canadá (a primeira foi Kingston), o governo canadense alugou e ampliou a residência, que pertencia ao Lord Monck, que se tornou o primeiro governador geral do Canadá. Ao longo dos anos, muitos cômodos foram sendo adicionados, reformados e a casa foi sendo ampliada. O foco foi direcionado em mostrar coleções canadenses em toda a propriedade, inclusive na comida e nos vinhos servidos. Atualmente, o edifício principal é composto por aproximadamente 175 quartos em 9.500 m² e 27 estruturas adicionais no terreno. A casa e os jardins ficam abertos à visitação na maior parte do ano.
- Endereço: 1 Sussex Dr, Ottawa, ON K1A 0A1, Canadá
- Horários:de janeiro a abril: diariamente de 10h às 15h | tours guiados disponíveis somente mediante reservas exclusivamente – preencha o formulário
- de maio a junho: de segunda a sexta de 10h às 16h | tours guiados disponíveis somente mediante reservas exclusivamente – preencha o formulário
- de julho a agosto: diariamente de 10h às 14h40: tours guiados disponíveis a cada 10 minutos sem necessidade de reserva
- de julho a setembro: diariamente de 15h às 16h30: entrada livre (sem tour guiado)
- Entrada: gratuita
- Importante: Para grupos a partir de 10 pessoas, é preciso enviar um email para guide@gg.ca com pelo menos 48 horas de antecedência para fazer sua reserva.


10. MUSEUS & GALERIAS DE ARTE
Ottawa abriga diversos museus e galerias interessantes. É claro que em uma viagem de 1 ou 2 dias, seria impossível visitar todos eles. Por este motivo, nossa recomendação é que você escolha 1 ou 2 museus, no máximo, para visitar que possuam exposições que estejam mais de acordo com os seus interesses. Abaixo, selecionamos alguns dos principais museus e resumimos o que encontrar em cada um deles, além de informações sobre preços e horários.
>> BYTOWN MUSEUM
Instalado na estrutura de pedra mais antiga de Ottawa, o Bytown Museum explora a história da cidade desde a construção do Rideau Canal, dias difíceis enfrentados pela cidade, até a sua escolha como capital do Canadá, com o nome Ottawa. (Endereço: 1 Canal Ln, Ottawa, ON K1P 5P6, Canadá | Horários: de quarta a domingo de 10h às 16h | Entrada: CAD$ 8 (adultos), CAD$ 5 (idosos e estudantes), CAD$ 2 (12 anos ou menos), gratuita para 2 anos ou menos)
>> CANADIAN MUSEUM OF HISTORY
Essa é a nossa sugestão de museu para visitar caso você tenha tempo apenas para conhecer um deles. Localizado na cidade de Gatineau, do outro lado do Rio Ottawa, o Museu de História Canadense foi fundado em 1856 e reúne no mesmo espaço coleções de antropologia, história canadense, estudos culturais e etnologia. A coleção do museu contém mais de 3 milhões de artefatos e documentos! O museu também hospeda e organiza uma série de exposições temporárias, itinerantes e online. (Endereço: 100 Rue Laurier, Gatineau, QC K1A 0M8, Canadá | Horários: | Entrada: CAD$ 21 (adultos), CAD$ 19 (65+), CAD$ 16 (de 13 a 17 anos), CAD$ 14 (de 2 a 12 anos), gratuita para 2 anos ou menos.


>> ROYAL CANADIAN MINT
A sede Casa da Moeda fica no mesmo edifício onde foi fundada em 1908. Atualmente, o local produz moedas especiais para colecionadores, homenageando aqueles que tiveram impacto significativo para o país. (Endereço: 320 Sussex Dr, Ottawa, ON K1A 0G8, Canadá | Horários: tours de 45 minutos diariamente (primeiro tour às 10h15, último às 16h) | Entrada: CAD$12 (adulto), CAD$ 10 (65+), CAD$ (de 5 a 17 anos); gratuita para 4 anos ou menos)
>> BANK OF CANADA MUSEUM
Inaugurado em 1980, o Museu do Banco do Canadá, anteriormente conhecido como Currency Museum (Museu da Moeda), está instalado no andar térreo do edifício que abriga o Banco do Canadá. O museu abriga mais de 100 mil artefatos relacionados a moedas do mundo todo, incluindo moedas, cédulas, livros contábeis, pesos e balanças, caixas registradoras, carteiras, medalhas e até mesmo exemplos de dinheiro falsificado. (Endereço: 30 Bank St, Ottawa, ON K1A 0G9, Canadá | Horários: de setembro a maio de terça a segunda de 10h às 17h; de maio ao Labour Day (1ª segunda-feira de setembro) de 10h às 17h | Entrada: gratuita)
>> NATIONAL GALLERY OF CANADA
Fundada em 1880, a Galeria Nacional do Canadá está situada em um moderno edifício de vidro e granito é um dos maiores museus de arte da América do Norte em espaço para exposições. A coleção permanente do museu inclui mais de 93 mil obras de artistas canadenses, americanos, europeus, asiáticos e indígenas. (Endereço: 380 Sussex Dr, Ottawa, ON K1N 9N4, Canadá | Horários: diariamente de 10h às 17h (quintas-feiras até 20h; fechado às segundas entre setembro e maio) | Entrada: CAD$20 (adultos), CAD$18 (65+), CAD$10 (24 anos ou menos), gratuita para 11 anos ou menos)


>> CANADIAN WAR MUSEUM
O Museu de Guerra Canadense é um museu nacional sobre a história militar do país abriga diversas exposições e memoriais, além de cafeteria, teatro, espaços curatoriais e de conservação, além de depósito, além do Centro de Pesquisa de História Militar, a biblioteca e o arquivo do museu. A coleção do museu contém mais de 500 mil peças de materiais relacionados à história militar, incluindo mais de 13 mil artigos de arte militar. (Endereço: 1 Vimy Pl, Ottawa, ON K1A 0M8, Canadá | Horários: de julho a início de setembro diariamente de 9h às 17h (quinta até 19h); de setembro a início de julho de de terça a domingo de 9h às 16h (quinta até 19h; fechado às segundas-feiras) | Entrada: CAD$ 18 (18 a 64 anos), CAD$ 16 (65+), CAD$ 14 (de 13 a 17 anos), gratuita para 2 anos ou menos)
>> CANADIAN MUSEUM OF NATURE
O Museu Canadense de Natureza é um museu de história natural inaugurado em 1856 e que está alojado no Victoria Memorial Museum Building desde 1911. A coleção do museu contém mais de 14,6 milhões de espécimes relacionados ao mundo natural. (Endereço: 240 McLeod St, Ottawa, ON K2P 2R1, Canadá | Horários: de outubro a maio de quarta a segunda de 9h30 às 16h (quinta até 20h)| Entrada: CAD$17.50 (adultos), CAD$ 15.50 (65+ e estudantes), CAD$ 13.50 (de 3 a 12 anos), gratuita para 2 anos ou menos)
>> CANADA AVIATION AND SPACE MUSEUM
Fundado em 1964, O Museu de Aviação e Espaço do Canadá é um museu nacional sobre a história da aviação. A coleção do museu contém uma grande variedade de aeronaves civis e militares, representando a história da aviação canadense desde antes da Primeira Guerra Mundial até os dias atuais. A exposição mais famosa do museu são os componentes sobreviventes do interceptador Avro Arrow do final dos anos 1950. Também no museu está o Canadarm do Ônibus Espacial Endeavour, o braço robótico construído no Canadá. (Endereço: 11 Aviation Pkwy, Ottawa, ON K1K 2X5, Canadá | Horários: de quinta a segunda-feira de 9h às 17h | Entrada: CAD$ 16.25 (adultos), CAD$ 14 (60+), CAD$ 11 (de 3 a 17), gratuita para menores de 2 anos)
>> CANADA SCIENCE AND TECHNOLOGY MUSEUM
O Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá é um museu que procura preservar e promover o patrimônio científico e tecnológico do Canadá. A coleção do museu contém mais de 20 mil lotes de artefatos com 60 mil artigos. (Endereço: Scientique, 1867 St. Laurent Blvd, Ottawa, ON K1G 5A3, Canadá | Horários: diariamente de 9h às 17h (fechado às segundas-feiras entre o início de setembro e final de abril) | Entrada: CAD$ 18.50 (adultos), CAD$ 14 (60+), CAD$ 12 (de 3 a 17), gratuita para menores de 2 anos)
TOURS E EXCURSÕES EM OTTAWA E ARREDORES
Existem muitas opções de tours e excursões tanto na cidade de Ottawa quanto nos arredores. Confira algumas das muitas opções abaixo e clique mais para ver preços e horários.
ONDE COMER EM OTTAWA
Existem muitas opções gastronômicas interessantes para saborear em Ottawa. Abaixo, deixamos algumas sugestões bacanas para provar durante sua passagem na cidade.
- Restaurant Eighteen (típico restaurante canadanse)
- Pure Kitchen (vegano) – nossa experiência aqui!
- The SconeWitch (padaria)
- 3 Brewers Sparks (microcervejaria)
- La Bottega Nicastro, ByWard Market (mercearia italiana)
- Bread & Sons (padaria)
- Fiazza Fresh Fired (pizzaria)
- D’Arcy McGee’s (pub irlandês)

- The Grand Pizzeria and Bar (italiano, opções vegetarianas e veganas) – nossa experiência aqui!
- Aulde Dubliner & Pour House (pub irlandês)
- Green Rebel (comida saudável)
- Mad Radish (comida natural)
- Grill 41 (canadense, gastropub)
- Browns Socialhouse Centretown (comida americana, bar)
- A&W Canada (hamburgueria)
- Tosca Ristorante (italiano)
- Riviera Ottawa (canadense, opções vegetarianas e veganas)

- Menção especial: Astoria Bistro Botanique
O Astoria Bistro Botanique não fica em Ottawa, mas sim do outro lado do rio, na cidade de Gatineau. Trata-se de um bistrô 100% vegano em que estivemos em duas ocasiões (almoço e brunch) e nos apaixonamos pela comida! É, com certeza, um dos melhores restaurantes veganos que já comemos na vida! Aproveite para comer lá e combinar um passeio pelo Museu Canadense de História que fica ali perto. Você não vai se arrepender!
Leia mais: Canadá: Restaurante vegano Astoria Bistro Botanique em Gatineau

ONDE COMPRAR EM OTTAWA
Os principais locais de compras no centro da cidade são o mercado de ByWard Market, repleto de barraquinhas de comida, artigos de vestuário, presentes e um pouco de tudo; e também o shopping center CF Rideau Centre, um grande espaço de compras que abriga diversas lojas de marcas internacionais conceituadas, lojas de departamento além de restaurantes e redes de fast food.


ONDE SE HOSPEDAR EM OTTAWA
Vale a pena passar pelo menos uma noite em Ottawa para aproveitar melhor o que a cidade tem a oferecer. Abaixo, confira algumas opções de hospedagem bem localizadas e avaliadas na cidade.
3 ESTRELAS

4 ESTRELAS
- Lord Elgin Hotel
- Andaz Ottawa Byward Market – a Concept by Hyatt
- The Westin Ottawa
- Le Germain Hotel Ottawa
- Homewood Suites by Hilton Ottawa Downtown
- Hilton Garden Inn Ottawa Downtown
5 ESTRELAS
Guarde estas dicas no Pinterest!

Leia mais sobre o Canadá:
- Kingston: O que fazer na 1ª capital do Canadá – Roteiro e dicas
- Canadá: Roteiro completo para conhecer Niagara Falls
- Canadá: O que fazer em Toronto – Roteiro de 2, 3, 4+ dias
- Canadá: O que fazer em Vancouver – Roteiro de 4 ou 5 dias
- Canadá: Como ir do Aeroporto de Toronto ao centro
- Canadá: Como visitar a CN Tower em Toronto
- Casa Loma: Guia completo do castelo de Toronto no Canadá
- Skylon Tower: Vistas panorâmicas em Niagara Falls
- La Grande Roue de Montréal: a maior roda-gigante do Canadá
- Journey Behind the Falls: vistas incríveis das Cataratas do Niágara
- Observatoire de la Capitale: A vista mais alta de Quebec City
- Canadá: 5 formas de ir de Toronto a Niagara Falls
- Ottawa: 4 tours oficiais e gratuitos no Parlamento do Canadá
- Museu Canadense de História, o mais visitado do Canadá
- Quebec City: Como visitar as Cataratas de Montmorency
- Canadá: Tour na histórica Citadelle de Québec



