Última atualização: 12/07/2023
Conheça o incrível Monterey Historic Park, um local repleto de encanto que conta a história de Monterey como capital da Califórnia espanhola e mexicana até se tornar um estado americano.
MONTEREY STATE HISTORIC PARK
O Monterey State Historic Park é um parque histórico localizado na cidade litorânea de Monterey, na Califórnia, que abriga partes do distrito histórico da antiga cidade de Monterey, com diversos edifícios restaurados e marcos históricos importantes, incluindo o local onde pela primeira vez a bandeira americana foi hasteada no estado.

Construídos a partir de 1776, os edifícios permitem mostrar como a diversidade cultural guiou a transição da Califórnia de um posto espanhol, passando por um território agrícola mexicano da Alta Califórnia, para, finalmente, o 31º estado americano. Estes edifícios feitos de adobe marcam a história da primeira capital da Califórnia e foram o local da primeira convenção constitucional do estado, mantendo sua rica herança cultural que consiste em uma incrível mistura espanhola, mexicana, americana e californiana.


A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DA CALIFÓRNIA
O mais populoso estado americano é um local repleto de história, com uma enorme diversidade cultural e linguística. Sua história pode ser dividida em algumas etapas de maneira muito resumida:
- de 10 mil anos atrás até 1542: Período em que a região era dominada pelos índios nativos americanos.
- de 1542 a 1769: Período de exploração europeia e consequente genocídio de tribos de nativos americanos.
- de 1769 a 1821: Período colonial espanhol tendo início com a expedição de Portolá (primeira entrada para exploração do interior e fundação da Alta Califórnia) e posterior estabelecimento das 21 missões espanholas.
- de 1821 a 1846: Período da República Mexicana, após o México conseguir sua independência da Espanha e estabelecer o Primeiro Império Mexicano, depois República Mexicana. Por quase 25 anos, cidade de Monterey foi capital do território mexicano da Alta Califórnia.
- 1846: Fundação do estado separatista da República da Califórnia (ou República da Bandeira do Urso) como resultado de uma revolta desencadeada em 14 de junho na cidade de Sonoma contra as autoridades mexicanas. Apesar de ter tido apenas 25 dias de duração, a Bandeira do Urso com os dizeres “California Republic”, criada para a ocasião, é a bandeira oficial do estado até os dias atuais.

- de 1846 a 1848: Período da Guerra Mexicano-Americana, quando os Estados Unidos começaram a expandir suas fronteiras, invadindo terras mexicanas.
- de 1848 a 1850: Período de governos interinos indicados por comandantes militares.
- de 1850 até hoje: Período como um dos estados dos Estados Unidos da América, provocado pelo Gold Rush (1848-1855), a Corrida do Ouro, que agilizou a sua consolidação como o 31º estado americano.

Leia mais: Litoral da Califórnia: O que fazer em Monterey – Roteiro e Dicas
O QUE CONHECER NO MONTEREY HISTORIC PARK
A área histórica de Monterey fica ao redor do famoso Old Fisherman’s Wharf, uma das principais atrações de Monterey. Por se tratar de uma cidade histórica, recomendo chegar cedo para conseguir vaga nos estacionamentos disponíveis nos arredores. Em seguida, confira mais detalhes de cada uma das principais atrações de Monterey State Historic Park.
1. CUSTOM HOUSE MUSEUM
Sob o domínio mexicano, as restrições comerciais foram levantadas e os portos costeiros foram abertos ao comércio exterior. Construído em 1827 pelo governo mexicano, quando Monterey era a capital da província da Alta Califórnia, a Custom House (Alfândega) teve um papel muito importante, uma vez que impostos comerciais eram a principal fonte de receita.

O local permaneceu importante durante a transição para o domínio americano e se tornou um local histórico relevante, já que é considerado o primeiro marco histórico da Califórnia e seu edifício público mais antigo. Foi aqui que o Comodoro John Drake Sloat ergueu a bandeira americana em 1846, reivindicando oficialmente a Califórnia como território dos EUA.

Atualmente, o edifício abriga um museu histórico informativo sobre este período importante da história californiana. Há também um loja de presentes que vende cartões comemorativos, artesanato, jogos e livros sobre a história de Monterey.
- Endereço: 1 Custom House Plaza, Monterey, CA 93940, EUA
- Horários: diariamente de 10h às 16h | Loja: de sexta a segunda de 11h às 15h
- Entrada: gratuita


2. FIRST BRICK HOUSE
As primeiras estruturas em Monterey foram construídas com blocos de lama secos ao sol. Em 1847, foi construída a primeira casa feita de tijolos da Califórnia por Gallant Dickenson, que introduziu novas técnicas de construção de tijolos de barro cozido com paredes mais finas e mais duráveis, já que a construção típica espanhola e mexicana dependia de blocos de adobe, exigindo paredes extremamente grossas para suportar andares superiores e revestimentos de gesso para repelir a água. Esta forma de fabricação de tijolos forneceu maior resistência para edifícios de vários andares, mantendo as larguras de parede padrão. Este edifício histórico foi o lar do chefe da primeira operação de caça às baleias de Monterey, o capitão John Davenport, e mais tarde, de um restaurante espanhol administrado pela amada matriarca de Monterey, “Mama” Garcia. Localizadas na sala principal, estão as exibições da história de Monterey. A cozinha foi restaurada como era quando o prédio era usado como restaurante da Mama Garcia.
- Endereço: Decatur St, Monterey, CA 93940, EUA
- Horários: temporariamente fechada para visitação (junho/23)
- Entrada: gratuita


3. OLD WHALING STATION ADOBE
A Old Whaling Station foi construída como uma residência particular, em 1847 por David Wight e família. Os Wights viveram no local apenas alguns anos antes de tentar a sorte na corrida do ouro em 1850. No entanto, em 1855, tornou-se a sede e o alojamento dos funcionários portugueses da Old Monterey Whaling Company. Depois que as baleias eram mortas, sua gordura era cortada em pedaços e levada em enormes “panelas” de ferro na praia em frente à Antiga Estação Baleeira. Por conta disso, este edifício era utilizado para apoiar as operações baleeiras costeiras.

A Old Whaling Station funcionou no local por cerca de 30 anos, já que havia uma demanda por uma grande variedade de produtos feitos tanto a partir de óleo de baleia (lâmpadas, sabonetes, perfumes e cosméticos); de seus ossos (aros de saias femininas, guarda-chuvas); quanto de sua gordura (óleo de maquinários, margarina). Na década de 1930, muitas populações de baleias tornaram-se ameaçadas devido à caça em massa e, felizmente, nos dias de hoje elas são protegidas e podem ser somente apreciadas através de passeios de barco. A característica única deste edifício é a passarela frontal, que é composta por vértebras de baleia, um dos vários edifícios da área que apresentam ossos de baleia com destaque.
- Endereço: 391 Decatur St, Monterey, CA 93940, EUA
- Horários: de terça a sexta de 10h às 14h | fechado de sábado a segunda
- Entrada: gratuita

4. CALIFORNIA’S FIRST THEATER
O primeiro teatro da Califórnia foi construído por Jack Swan, entre 1846 e 1847, como uma hospedaria e taberna para marinheiros. A parte de madeira do edifício por volta de 1844 e a parte de adobe foi construída posteriormente como o teatro para oficiais do exército americano atracados em Monterey. Havia um pequeno palco, bancos, lamparinas de óleo de baleia e cobertores foram usados como cortinas. Posteriormente, o First Theater foi usado como uma hospedaria para baleeiros, acrescentando uma estação de observação no telhado. Em 1906, o edifício passou a pertencer ao estado da Califórnia. Até recentemente, ainda apresentava algumas peças de teatro, mas devido a problemas estruturais no edifício, ele está fechado à visitação. Para saber mais sobre o teatro, visite o Pacific House Museum ou Custom House.
- Endereço: Pacific St, Monterey, CA 93940, EUA

5. CASA DE ORO
Este edifício foi erguido em rocha calcária e adobe, por volta de 1845, a pedido de Thomas O. Larkin, cônsul americano na Alta Califórnia, para servir como um quartel do exército e, posteriormente, foi utilizado como um hospital para marinheiros. Na década de 1850, o prédio foi usado como armazém geral (um dos primeiros da Califórnia), administrado por Joseph Boston & Co, que vendia talheres, panelas, moedores de café, banheiras, vassouras, nozes, chá, presuntos e sabonetes.


O primeiro cofre em Monterey foi instalado justamente nesta loja. A origem do nome “Casa de Oro” pode ser atribuída a um motivo não confirmado historicamente de que havia sido um depósito de ouro, pois acredita-se que os mineiros que retornavam dos campos de ouro combinavam com o Sr. Boston para armazenar seu ouro em seu cofre. O cofre e a mesa original do Sr. Boston ainda podem ser vistas no local. Atualmente, a loja é operada pela organização sem fins lucrativos Historic Garden League e oferece mercadorias como brinquedos, utilidades domésticas decorativas, artigos de papelaria, doces e outros itens, todos com tema da década de 1850.
- Endereço: 210 Olivier St, Monterey, CA 93940, EUA

6. PACIFIC HOUSE MUSEUM
Construído em 1847, este edifício de adobe de dois andares era conhecido como Pacific House em 1850, quando abrigava uma taverna pública. Originalmente, foi construído para ser usado como um depósito para a Marinha dos Estados Unidos durante a ocupação de Monterey. Anos depois, um tribunal, escritórios de advocacia, um jornal local, uma igreja, pequenas lojas e um salão de baile ocuparam o local. Em 1880, David Jacks comprou a propriedade e, em 1954, Margaret Jacks doou o prédio ao estado da Califórnia. Atualmente, o Pacific House Museum é um museu que conta a história de Monterey quando era a capital da Califórnia espanhola, mexicana e finalmente americana.



No segundo andar, abriga o Monterey Museum of the American Indian, com uma coleção de artefatos dos índios americanos. Pacific House também abriga uma loja de presentes com artigos variados, tais como livros, cartões postais, bem como itens relacionados aos índios da Califórnia e à história natural.

Atrás do edifício, através de arcos de estuque, encontra-se uma pequena fonte, flores e plantas verdes no simpático adorável Memory Garden, o qual já foi o local de lutas de ursos e touros encenadas pelos habitantes da cidade aos domingos.
- Endereço: Monterey Peninsula Recreational Trail, Monterey, CA 93940, EUA
- Horários: de terça a domingo de 10h às 16h | fechado às segundas-feiras
- Entrada: gratuita


7. CASA SOBERANES
Don José Estrada, que construiu este adobe de dois andares durante a década de 1840 e vendeu a propriedade para Don Feliciano Soberanes, cuja família viveu no local entre 1860 e 1922. Mais tarde, os Serranos compraram e restauraram a casa nas décadas de 1920 e 1930. Também conhecida como “The Blue-Gated House” devido a sua entrada com portão azul, garrafas de vinho, ossos de baleia e conchas margeiam os caminhos do seu jardim.

No interior da casa estão belos móveis que são uma mistura de peças comerciais antigas da Nova Inglaterra e da China misturadas com a arte folclórica mexicana moderna. Esta coleção reflete a moradora final do prédio, a historiadora local Mayo Hayes O’Donnell, que morou no prédio até sua morte em 1978, e doou o adobe ao estado da Califórnia.
- Endereço: 336 Pacific St, Monterey, CA 93940, EUA


8. COLTON HALL MUSEUM
Do lado direito da Monterrey City Hall (prefeitura) fica o edifício de que mais gostamos neste parque histórico, em frente à simpática Friendly Plaza. O Colton Hall foi construído, entre 1847 e 1849, pelo religioso Walter Colton, nomeado o primeiro prefeito de Monterey durante o período americano. O edifício originalmente continha salas no andar de baixo para uma escola pública e salão de reuniões do governo no andar de cima. Em 1849, governador militar da Califórnia convocou uma convenção constitucional a ser realizada aqui.



Assim, a constituição da Califórnia foi redigida em inglês e espanhol neste edifício. No ano seguinte, a Califórnia tornou-se o trigésimo primeiro estado americano, com a cidade de San Jose como sua primeira capital americana. Reconstituições da convenção constitucional estadual são realizadas todos os anos no Colton Hall durante a History Week.


Colton Hall é o prédio de escritórios públicos mais importante do condado de Monterey ainda em uso contínuo. Ao longo dos anos, abrigou a prefeitura de Monterey, uma escola pública, o tribunal do condado, o escritório do xerife e a sede da polícia da cidade de Monterey. O segundo andar abriga um museu que foi fundado em 1949. O salão de reuniões foi restaurado para parecer como quando os 48 delegados da primeira Convenção da Constituição se reuniram lá.
- Endereço: 570 Pacific St, Monterey, CA 93940, EUA
- Horários: diariamente de 10h às 16h
- Entrada: gratuita


9. GENERAL SHERMAN QUARTERS
Construído em 1834 em pedra e adobe pelo diplomata e empresário Thomas Oliver Larkin, este edifício de apenas um andar foi usado como quartel-general de William Tecumseh Sherman durante a Guerra Mexicano-Americana. Em 1848, a notícia da descoberta de ouro estava se espalhando por toda a Califórnia e Sherman foi enviado aos campos de ouro para compilar um relatório para confirmar a descoberta. O edifício Sherman Quarters está situado nos jardins da Larkin House. Na década de 1920, a neta de Thomas Larkin, Alice, usou o prédio como salão de chá. Atualmente, o edifício está fechado, mas pode ser visto visitando o jardim da Larkin House.
- Endereço: 464 Calle Principal, Monterey, CA 93940, EUA

10. LARKIN HOUSE
Esta casa de tijolos de adobe de dois andares foi construída durante o período mexicano de Monterey por Thomas Oliver Larkin, que se tornou o americano mais influente da cidade. Originalmente, o edifício fazia parte de uma grande propriedade na Calle Principal. Três de seus quatro lados são cobertos por uma varanda de telhado plano com estrutura de madeira de dois andares.


É conhecida como o um protótipo da arquitetura colonial de Monterey por combinar métodos de construção coloniais espanhóis com características arquitetônicas da Nova Inglaterra para criar o popular estilo de arquitetura colonial de Monterey. Larkin era um comerciante americano que administrava uma loja em sua casa (a Casa de Oro) e também foi o primeiro e único cônsul dos Estados Unidos na Alta Califórnia sob domínio mexicano. Adquirida pela neta de Larkin, Alice Larkin Toulmin, em 1922, a casa está repleta de antiguidades do início do século XIX de várias partes do mundo.
- Endereço: 464 Calle Principal, Monterey, CA 93940, EUA
- Horários: visitada mediante tours guiados às sextas e sábados às 11h30 e 14h
- Entrada: US$ 10 (tickets comprados no local pouco antes do início do tour)

11. COOPER-MOLERA ADOBE
A Cooper-Molera é uma propriedade que não pertence mais ao Monterey State Historic Park, sendo administrada atualmente pelo National Trust for Historic Preservation. Mesmo assim, vale a pena estar nesta lista de locais para conhecer por conta de sua importância histórica. O Cooper-Molera Adobe foi construído em 1823 por John Bautista Rogers Cooper, um marinheiro. A casa de adobe é um dos principais exemplos do estilo de construção espanhol combinado com a arquitetura da Nova Inglaterra.



Em 1875, a filha de Cooper, Amelia, casou-se com Eusebio Joseph Molera. Totalmente restaurado na década de 1980, este adobe exibe a elegância e a riqueza da família Cooper-Molera, além de contar história das famílias que viveram e construíram Monterey, desde seus primeiros anos como capital política e comercial da Alta Califórnia mexicana, até o desenvolvimento do estado da Califórnia. Atrás de paredes de adobe, pode-se encontrar duas casas de adobe adjacentes, celeiros, hortas, jardins, animais de fazenda, e um centro de visitantes. Há também uma loja de presentes, a Cooper Store, que vende reproduções de brinquedos a móveis, além de uma coleção de livros sobre Monterey.
- Endereço: 506 Munras Ave, Monterey, CA 93940, EUA
- Horários: sábado e domingo de 10h às 16h | fechada de segunda a sexta
- Entrada: gratuita



12. STEVENSON HOUSE
Construído em 1836 por Don Rafael Gonzalez, administrador alfandegário do Porto de Monterey, este adobe de dois andares em estilo colonial espanhol abrigou famílias, funcionários do governo, artistas, escritores e pescadores desde a era mexicana. De 1856 a 1870, o comerciante Juan Girardin administrou um armazém geral no primeiro andar e morou no andar de cima. Alguns acréscimos foram feitos e quartos vagos alugados, quando passou a ser o French Hotel.

Durante seu tempo como pensão, o escritor escocês Robert Louis Stevenson hospedou-se alguns meses em 1879, enquanto se recuperava de problemas de saúde enquanto cruzava os Estados Unidos para cortejar sua futura esposa Fanny Osbourne. Stevenson é famoso por alguns clássicos, tais como “A Ilha do Tesouro”, “O Médico e o Monstro” e “As Aventuras de David Balfour”. Em 1937, o local foi comprado para preservá-lo como um memorial a Stevenson e doado para o estado da Califórnia. Atualmente, serve como um museu que abriga uma grande coleção de papéis de Stevenson e memorabilia de Stevenson. Atrás da casa, há um jardim maior do que o da frente.
- Endereço: 530 Houston St, Monterey, CA 93940, EUA
- Horários: visitada mediante tours guiados às sextas e sábados às 10h e 15h
- Entrada: US$ 10 (tickets comprados no local pouco antes do início do tour)

BÔNUS: SAN CARLOS CATHEDRAL
Embora não faça parte do Monterey State Historic Park, aproveite para conhecer também a San Carlos Borromeo Cathedral, também conhecida como Royal Presidio Chapel, que é a a última estrutura remanescente do Presídio Real Espanhol em Monterey, a capital espanhola e mexicana da Califórnia, entre 1776 e 1846. Construída entre 1791 e 1794, além de ser a única catedral católica da cidade, é a mais antiga paróquia em operação contínua e o edifício de pedra mais antigo da Califórnia. Sua arquitetura reflete o estilo colonial espanhol do século XVIII mesclando elementos da arquitetura mourisca. Alguns dos detalhes incluem arcos ornamentais, portais esculpidos em arenito, uma torre sineira e no nicho bem no alto da fachada está a estátua de Nossa Senhora de Guadalupe, a escultura não indígena mais antiga do estado.

A igreja foi fundada pelo franciscano São Junípero Serra como a capela da Missão San Carlos Borromeo de Carmelo em 1770 e construída em madeira e adobe para ser uma das 21 missões espanholas na Califórnia. No entanto, o Padre Serra não se dava muito bem com o governador militar Pedro Fages, que tinha sede no Presidio de Monterey e serviu como governador da Alta Califórnia entre 1770 e 1774. Por conta disso, o padre decidiu mudar a missão para longe do Presidio e, em 1771, fez sua transferência para sua localização atual na cidade Carmel-by-the-Sea. Assim, quando a missão foi transferida, o edifício existente se tornou a Capela de San Jose do Presidio de Monterey. A igreja original, juntamente com outros edifícios no presídio, foi destruída por um incêndio em 1789, sendo substituída pela atual estrutura de arenito construída entre 1791 e 1795. Em 1840, a igreja foi dedicada a São Carlos Borromeo.
- Endereço: 500 Church St, Monterey, CA 93940, EUA
- Horários: de segunda a sexta de 8h30 às 16h | fechada sábado e domingo
- Entrada: gratuita

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Monterey State Historic Park
- Endereço: 20 Custom House Plaza, Monterey, CA 93940
- Horários: Custom House and Pacific House Museum: de terça a quinta de 12h às 16h (de setembro a novembro) | sexta e sábado de 10h às 16h
- Entrada: gratuita, exceto para Robert Louis Stevenson House e Larkin House que somente podem ser visitadas mediante tours guiados
- Tours: veja informações atualizadas aqui e aqui
- Tour guiado histórico: de quinta a domingo às 11h, 13h e 15h | US$ 10
- Tour guiado na Robert Louis Stevenson House: sexta e sábado às 10h e 15h | US$ 10
- Tour guiado na Larkin House: sexta e sábado 11h30 e 14h | US$ 10
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre a Califórnia:
- Califórnia: O que fazer em San Francisco – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
- Highway 1: Roteiro detalhado de San Francisco a Los Angeles
- O que fazer em Los Angeles – Roteiro de 4 a 6 dias
- Califórnia: O que fazer em San Diego – Roteiro de 3 ou 4 dias
- Litoral da Califórnia: O que fazer em Big Sur – Roteiro e Dicas
- Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara – Roteiro e Dicas