Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara – Roteiro e Dicas

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
 

Conheça a cidade de Santa Barbara, localizada na panorâmica Highway 1, a linda rodovia na Califórnia com vistas incríveis para o Oceano Pacífico. Aqui você vai encontrar informações sobre a cidade, dicas de atrações, onde comer, onde se hospedar e muito mais!

A CIDADE DE SANTA BARBARA

Santa Barbara é uma cidade localizada no litoral da Califórnia entre as montanhas de Santa Ynez e o Oceano Pacífico que é conhecida como “Riviera Americana”. Com pouco menos de 100 mil habitantes, a área urbana inclui as cidades de Goleta e Carpinteria, junto com as regiões de Isla Vista, Montecito, Mission Canyon, Hope Ranch, Summerland e outras, que somam uma população aproximada de 220 mil.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Palmeiras na Cabrillo Boulevard, a avenida beira-mar de Santa Bárbara
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Mission Creek, o riacho que corta o centro da cidade

A cidade, além de ser um destino turístico e turístico popular, tem uma economia diversificada que inclui um grande setor de serviços, educação, tecnologia, saúde, finanças, agricultura, manufatura e governo local. Santa Barbara também conta com várias universidades importantes, entre elas a University of California, Santa Barbara. A cidade proporciona um clima delicioso, com praias, um píer, prédios históricos, muitas lojinhas, restaurantes simpáticos e cervejarias artesanais. Impossível não se encantar com o charme de Santa Barbara!

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Uma das praias de Santa Bárbara

UM POUCO DE HISTÓRIA…

Em 1542, o explorador português João Cabrillo, em uma expedição para o Reino da Espanha, navegou pelo que hoje é chamado de Canal de Santa Bárbara, ancorando brevemente na área. Em 1602, o explorador marítimo espanhol Sebastián Vizcaíno deu o nome de “Santa Barbara” ao canal e também a uma das ilhas do canal. Estima-se que 8 mil a 10 mil ameríndios da tribo Chumash viviam na costa sul do Condado de Santa Bárbara na época das primeiras explorações europeias. Os primeiros residentes europeus permanentes foram missionários e soldados espanhóis sob o comando de Felipe de Neve, que veio em 1782 para construir o Presidio de Santa Barbara, um complexo histórico que pode ser visitado até os dias de hoje.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Presídio de Santa Bárbara

A Missão Santa Bárbara, uma das 21 missões espanholas da Califórnia, foi estabelecida em 1786, e foi a 10ª a ser fundada pelos franciscanos espanhóis na região. O período espanhol terminou em 1822 com o fim da Guerra da Independência do México, que encerrou 300 anos de domínio colonial. No entanto, o domínio mexicano durou apenas 24 anos. Em 1848, com o fim da Guerra Mexicano-Americana, foi assinado o Tratado de Guadalupe Hidalgo e a região se tornou parte dos Estados Unidos.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Missão Santa Bárbara

Nos dez anos seguintes, a população da cidade dobrou. A cidade cresceu de verdade após a Segunda Guerra Mundial, após abrigar a Marine Corps Air Station Santa Barbara e Naval Reserve Center Santa Barbara. O Condado de Santa Barbara, onde fica a cidade de Santa Barbara, tem atualmente cerca de 450 mil habitantes.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
A cidade conta com muitos edifícios com arquitetura de influência espanhola

QUANDO VISITAR SANTA BARBARA

Santa Bárbara experimenta um clima mediterrâneo característico da costa da Califórnia. Como a cidade fica localizada ao longo do oceano, as brisas moderam as temperaturas, resultando em invernos mais quentes e verões mais frios em comparação com lugares mais no interior. O inverno é a estação chuvosa na Califórnia, com chuvas concentradas de dezembro a março. Os verões em Santa Bárbara são em sua maioria sem chuva devido à presença de uma área de alta pressão sobre o Pacífico. As temperaturas mais altas são encontradas entre junho e outubro. O verão é também a temporada de neblina na costa da Califórnia. Os dias amanhecem fechados e pouco convidativos, mas vai melhorando com decorrer do dia, podendo abrir um belo sol no período da tarde. O verão também é a época do ano mais procurada pelos turistas, já que o clima ameno também traz eventos interessantes como, por exemplo:

  • Santa Barbara International Film Festival: O Festival de Cinema de Santa Barbara ocorre anualmente durante a baixa temporada na cidade, geralmente, no mês de fevereiro e tem duração de 10 dias. Ele atrai mais de 50 mil participantes e hospeda uma grande variedade de celebridades, estreias, painéis e filmes de todo o mundo.
  • Summer Solstice Parade: O Desfile do Solstício de Verão é um desfile temático colorido organizado por residentes locais e segue uma rota ao longo da State Street, terminando no Alameda Park. Carros alegóricos e fantasias podem ser vistos durante o desfile e festas e eventos acontecem durante todo o fim de semana, o primeiro fim de semana após o solstício de verão (20 de junho).
  • French Festival: É o maior festival francês no oeste dos Estados Unidos, que acontece no fim de semana do Dia da Bastilha (14 de julho).
  • New Noise Music Conference and Festival: Estabelecido em 2009, é um evento de 4 dias com a festa principal na Funk Zone, uma área de arte e degustação de vinhos da cidade perto da praia, e pequenas bandas locais que se apresentam ao redor da cidade. O festival acontece anualmente em julho.
  • Fiesta: Antigamente chamado de “Old Spanish Days”, esse evento que é celebrado todos os anos no início de agosto. A festa procura celebrar a herança dos fundadores espanhóis e dos pioneiros espanhóis, mexicanos e norte-americanos que se estabeleceram e construíram a cidade. O evento inclui muita música, dança, canto.
  • Santa Barbara Arts and Crafts Show: Há mais de 40 anos, desse festival acontece no Cabrillo Boulevard, a leste de do píer Stearns Wharf e ao longo da praia, atraindo milhares de pessoas para ver obras de arte feitas por artistas e artesãos que vivem no condado de Santa Bárbara. O evento acontece todos os domingos durante o ano todo e aos sábados nos principais fins de semana de feriados.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Mosaico desenhado na calçada da Cabrillo Boulevard

COMO CHEGAR A SANTA BARBARA

O QUE FAZER EM SANTA BARBARA

Já fomos duas vezes para Santa Bárbara e adoramos a cidade porque é uma gracinha! Da segunda vez, voltamos com a nossa cachorra Luna e, por isso, não faltam fotos dessa lindeza neste post. Para facilitar a organização da sua viagem em Santa Barbara, colocamos todas as nossas dicas no mapa interativo abaixo. Aqui você vai encontrar atrações na cidade, atrações mais distantes, opções de hospedagem, restaurantes e muitas dicas interessantes!

1. STEARNS WARF

É impossível ir a Santa Barbara e não conhecer o Stearns Wharf, o cais em funcionamento mais antigo da Califórnia. Localizado em uma das extremidades da State Street, a principal rua do centro de Santa Barbara, ele é um dos principais marcos da cidade e separa as praias de West Beach e East Beach. Concluído em 1872, seu nome é uma homenagem ao construtor John P. Stearns. O cais serviu como local de transporte de passageiros e carga por mais de 25 anos. Atualmente, é uma das principais atrações turísticas do distrito Waterfront (região beira-mar no centro da cidade), sendo um local perfeito para curtir as lindas vistas do Oceano Pacífico. O cais é todo de madeira e recheado atrações, tais como:

Do cais também saem vários tipos de passeios guiados de barco. Cachorros são permitidos no local, mas precisam estar na guia, por questão de segurança. A nossa cachorra Luna se divertiu muito por lá e quem passou por lá na hora da nossa visita fez a maior festa com ela.

  • Endereço: 219 Stearns Wharf, Santa Barbara, CA 93111, Estados Unidos
  • Horários: diariamente de 8h às 22h | variam conforme a atração – confira no site oficial
  • Como chegar: É rápido e fácil chegar ao Stearns Wharf pegando os ônibus Downtown e Waterfront que sobem e descem a State Street e ao longo da Cabrillo Boulevard. Confira os horários aqui. Se você estiver visitando de carro, há 141 vagas de estacionamento em Stearns Wharf gratuitas durante os primeiros 90 minutos. Após 90 minutos, o custo é de US$ 2.50 por hora adicional com a cobrança máxima de US$ 20 por dia.

2. PRAIAS

Santa Barbara tem uma variedade de praias que oferecem áreas perfeitas para os visitantes explorarem. Nelas, é possível curtir a areia, o mar, e aproveitar para praticar alguns esportes como caiaque, parapente, kitesurfe, entre outros.

> PRAIAS PERTO DO CENTRO

>> WEST BEACH

É uma ampla praia localizada a oeste do Stearns Wharf Pier. Por aqui passa um calçadão que leva, para o oeste, até o campus da UCSB (University of California, Santa Barbara) e, para o leste, até a Butterfly Beach e serve para andar de bicicleta, patinar ou simplesmente caminhar à beira-mar. A área de West Beach é boa para jogar vôlei, praticar caiaque e fazer passeios de barco. Por ser tão perto do porto, não é aconselhável nadar na praia. Cachorros não são permitidos na praia.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Luna em frente da West Beach em uma manhã nublada em Santa Bárbara, com o Stearns Wharf ao fundo

>> EAST BEACH

East Beach está localizada ao longo da orla marítima a leste da State Street e do cais Stearns Wharf. A maior parte das atividades em East Beach acontece na extremidade leste, onde a praia é mais larga. Nesta extremidade existem muitas quadras de vôlei de areia, um parque gramado com mesas de piquenique. No passado, ali pertinho ficava um pavilhão de artes (Cabrillo Pavilion Arts Center) e um restaurante (East Beach Grill). Cachorros não são permitidos na praia.

>> LEADBETTER BEACH

Leadbetter é uma praia artificial construída por acidente. Quando o porto de Santa Bárbara foi construído, ele bloqueou a correnteza da costa, segurando o fluxo natural de areia. Ela é facilmente acessível através do Santa Barbara City College (SBCC) e da marina e, por isso, é uma das praias mais visitadas de Santa Barbara. A região conta com ventos consistentes, muito procurada para a prática de surf, kitesurfe e windsurf durante o verão. Cachorros não são permitidos na praia. Dica: Reserve alguns minutos para caminhar até o Shoreline Park, que fica ao lado, onde você terá uma vista dos surfistas e uma das melhores vistas das Channel Islands. Cachorros não são permitidos na praia.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Leadbetter Beach | Foto: californiabeaches.com

>> MESA LANE BEACH

Mesa Lane Beach é uma praia estreita abaixo do bairro de West Mesa. Na maré baixa, esta praia é ampla o suficiente para banhos de sol e esportes de praia, mas na maré alta há pouca areia seca. É preciso descer uma escada íngreme para chegar à praia. Não há estacionamento neste local, mas há vagas de estacionamento na rua ao longo da Mesa Lane e em outras ruas próximas. Um caminho pavimentado leva ao topo da escada. Cachorros são permitidos.

> PRAIAS MAIS AFASTADAS DO CENTRO

>> ARROYO BURRO BEACH / HENDRYS BEACH

Arroyo Burro Beach County Park é o nome oficial da Hendry’s Beach. Esta praia é cercada por penhascos altos com parques e trilhas no topo, incluindo o Douglas Family Preserve. Uma trilha para dentro da reserva começa na entrada do estacionamento. Nesta área é comum a prática de asa-delta e parapente que decolam do Elings Park nas proximidades.  Esta é uma das praias mais limpas da área porque adultos e crianças se aventuram no Centro de Recursos de Bacias Hidrográficas da Costa Sul para limpá-la mensalmente. A água, entretanto, pode ser anti-higiênica se o riacho estiver fluindo, então pergunte aos salva-vidas se você pretende nadar. Na praia fica o Boathouse Restaurant, um restaurante que não é dog friendly em uma praia dog friendly, vai entender, né?

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Palmeiras em frente ao estacionamento da Hendry’s Beach, perto também do restaurante
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Hendry’s Beach

São permitidos cachorros na praia, mas ao sair do estacionamento, você verá uma placa informando que do lado direito (perto do Boathouse Restaurant) os cachorros precisam estar na guia. Do lado esquerdo, eles podem brincar livremente.

No estacionamento (perto das vagas que fica mais à esquerda de quem olha para o mar) há uma área para dar banho em cachorros após brincarem na praia. O espaço é inclui uma máquina self-service, de deve ser paga com cartão de crédito e conta com tempo limitado. Nós utilizamos este espaço para dar banho na nossa cachorra Luna após ela se divertir na praia. Nós achamos a praia muito cheia para o nosso gosto (gostamos de lugares mais tranquilos para a Luna brincar à vontade) e acabamos ficando pouco tempo.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Luna tomando banho após brincar na praia

>> MORE MESA BEACH

Localizada entre a Universidade de Santa Barbara e o centro da cidade, a More Mesa Beach é uma praia estreita escondida abaixo das falésias do More Mesa Park. Como fica escondida, ela acabou se tornando uma praia de nudismo, mas tirar a roupa é opcional para frenquentá-la. O acesso é meio chato, feito por um caminho íngreme com degraus. Se você virar à direita na parte inferior da escada, é uma praia onde o uso de roupas é opcional, mas se você for para a esquerda, não. Cachorros são permitidos na guia.

>> BUTTERFLY BEACH

Localizada na elegante cidade de Montecito, a Butterfly Beach é uma praia popular entre os moradores da área de Santa Bárbara, muitos que levam seus cachorros para passear na beira da água. Há uma escada para a parte mais larga da praia. Durante as marés baixas, é possível caminhar até East Beach em Santa Bárbara. Há uma ciclovia asfaltada que vai do Píer de Santa Bárbara até a Butterfly Beach, caso você venha da cidade pedalando. Muitas pessoas também aprontam para andar de caiaque ou praticar stand-up paddle. Ali pertinho da praia fica o estrelado hotel Four Seasons Resort The Biltmore Santa Barbara.

>> SUMMERLAND BEACH

Localizada em Summerland, a Summerland Beach foi a praia que mais curtimos na região de Santa Barbara. Nós adoramos sossego, poucas pessoas para dividir a areia e muito espaço para que nossa cachorra Luna possa brincar sem atrapalhar os planos de ninguém.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Summerland Beach vista do alto
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Uma praia muito tranquila
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Larga faixa de areia

E foi assim que encontramos essa praia quase deserta, mas que conta com uma área de estacionamento no Lookout Park, que abriga um local para dar banho em cachorros, assim como mencionamos na Hendry’s Beach. Há mesas de piquenique, banheiros públicos, chuveiro, churrasqueira e um playground para crianças nesta área também.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Vista linda a partir do alto
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Local para dar banho em cachorros, chuveiro, playground ao fundo

O acesso à praia é feito por uma rampa e pode ser feito sem dificuldades. Summerland é uma ótima opção para os praticantes de paddleboard que procuram um local menos lotado e ela também é utilizada para passeios a cavalo (que nós desaconselhamos completamente).

>> LOON POINT BEACH

Localizada em Summerland, poucos turistas conhecem essa praia, que é uma joia entre os locais. Para acessar essa praia, você precisar deixar o carro em um estacionamento indicado com o nome da praia. Do estacionamento, você percorrerá um caminho bem sinalizado até alguns trilhos da ferrovia e, em seguida, sob um viaduto para carros, ao longo de uma parede de pedra e, finalmente, descendo uma longa rampa. A praia é muito utilizada para para passeios a cavalo que partem dela e vão até a Summerland Beach. Assim como esta última, a Loon Point Beach é formada por uma faixa de areia entre o Oceano Pacífico e um paredão rochoso.

3. FUNK ZONE

Funk Zone é um distrito artístico, cultural e comercial em constante evolução no centro de Santa Barbara que se tornou uma das queridinhas da cidade nos últimos anos. Ele fica localizado entre a State Street e a Garden Street, e a Montecito Street até a Cabrillo Boulevard. Ao longo dos anos, muitos artistas encontraram liberdade criativa construindo espaços de estúdio nesta área “descolada” de Santa Bárbara. A região é repleta de restaurantes, salas de degustação, lojas, galerias, mostrando o lado atual de Santa Barbara. Neste espaço, vários armazéns e edifícios antigos foram reformados e decorados com murais de grafites e obras contemporâneas que dão um ar jovial à região.

santa-barbara-funk-zone1
The Blue Door na Funk Zone

DESTAQUES DA FUNK ZONE

Alguns dos destaques da Funk Zone são o antiquário The Blue Door e o restaurante estrelado The Lark. Conheça também o Eat This, Shoot That! que oferece uma experiência gastronômica com tour fotográfico pelo bairro. Para quem ama uma bebida de qualidade, uma bela dica é caminhar pela Urban Wine Trail, uma trilha autoguiada com mais de 20 salas de degustação para apreciar os vinhos do condado de Santa Barbara. Outras boas pedidas são visitar as salas de degustação de vinhos Municipal Winemakers e Riverbench; apreciar as cervejas artesanais da Figueroa Mountain Brewing Co; e conhecer a Cutler’s Artisan Spirits, a primeira destilaria da cidade. Essas são apenas algumas dicas, pois a Funk Zone é repleta de atrações incríveis. Veja o mapa de atrações aqui.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Urban Wine Trail | Foto: site oficial

4. STATE STREET

State Street é a rua principal do centro comercial de Santa Barbara localizada no chamado Downtown Santa Barbara. A rua é repleta de lojas de marcas variadas e artigos diversos, incluindo o shopping center Paseo Novo e uma loja da Apple, além de muitos restaurantes, cervejarias e Cafés.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
State Street
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Shopping Paseo Nuevo

É o ponto de encontro da cidade, onde fica a maior parte do burburinho de Santa Barbara e ponto de partida para várias atrações da cidade. Alguns dos destaques da rua são o Old Town Clock, um relógio vintage que fica na esquina com a Haley Street.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Old Town Clock

Além disso, uma atração da State Street é a State Street Promenade Market, um evento que ocorre toda quinta-feira, entre os meses de novembro e dezembro, de 15h às 19h30, na State Street entre as ruas Carrillo & Figueroa. A feira reúne somente barraquinhas de produtos artesanais feitas localmente, oferecendo experiências familiares e agradáveis no centro da cidade. Abaixo, confira algumas opções de restaurantes, cervejarias e Cafés nesta rua e nos seus arredores:

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Deep Dish Pizza – na versão vegana –  na Patxi’s Pizza

5. EL PRESIDIO DE SANTA BARBARA STATE HISTORIC PARK

O Presidio de Santa Bárbara foi fundado em 21 de abril de 1782. O Parque Histórico Estadual El Presidio de Santa Barbara preserva o local do último dos quatro postos militares construídos pelos espanhóis ao longo da costa da Alta Califórnia (os demais foram construídos em San Diego, San Francisco e Monterey). Os presidios desempenharam um papel vital na ocupação da Alta Califórnia pela Espanha. Eles protegeram as missões e os colonos contra ataques, forneceram uma sede para o governo e protegeram o país contra invasões estrangeiras. O Presídio de Santa Barbara era o quartel-general militar e o centro governamental de toda a região, estendendo-se dos limites ao sul do atual condado de San Luis Obispo até o Pueblo de Los Angeles.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Presidio de Santa Bárbara

Os edifícios do Presidio foram dispostos em um quadrilátero que circundava um campo de desfile central, a Plaza de Armas. Uma parede externa de defesa com dois bastiões de canhão cercava os edifícios. A estrutura mais proeminente era a Capela com sua imponente torre sineira. Esta foi a primeira igreja da nova cidade de Santa Bárbara.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Edifício do complexo do Presídio

PRÉDIOS DO PRESIDIO DE SANTA BARBARA

Dois edifícios do presidio original foram restaurados, outros foram reconstruídos e as escavações arqueológicas e reconstruções adicionais continuam. Uma das duas seções originais restantes do Presidio é El Cuartel, a residência da família do soldado designado para guardar o portão oeste da Plaza de Armas. Este edifício é o mais antigo remanescente em Santa Bárbara e o segundo mais antigo da Califórnia. O segundo edifício original remanescente é o Canedo Adobe, em homenagem ao soldado Presidio a quem foi cedido quando o Presidio se tornou inativo. Também localizado dentro dos limites do Parque Histórico Estadual El Presídio de Santa Bárbara está o Buenaventura Pico Adobe, um exemplo de adobe do período mexicano construído por volta de 1830.

  • Endereço: 123 E Canon Perdido St, Santa Barbara, CA 93101, Estados Unidos
  • Horários: diariamente de 10h às 16h30
  • Entrada: US$ 5 adultos | US$ 4 idosos | gratuita para menores de 16 anos | inclui acesso à Casa de La Guerra
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Em frente à entrada do Presídio de Santa Bárbara
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Luna e o Presídio ao fundo

CASA DE LA GUERRA

Esta residência de adobe foi construída entre 1818 e 1828 por José de la Guerra, o quinto comandante do Presidio de Santa Barbara. Essa casa era o centro social, político e cultural de Santa Bárbara durante o período mexicano. A visita ao museu inclui exposições sobre a história da família de la Guerra e a história da arquitetura da casa. Há vários quartos mobilados para refletir a vida cotidiana da família de la Guerra em meados do século XIX. Duas salas são dedicadas à mudança de exposições de arte e históricas sobre vários aspectos da história local e da herança hispânica da Califórnia.

  • Endereço: 15 E De La Guerra St, Santa Barbara, CA 93101
  • Horários: de terça a domingo de 12h às 16h
  • Entrada: US$ 5 (incluso na entrada para o Presidio De Santa Barbara)

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Casa de la Guerra | Foto: divulgação

6. SANTA BARBARA COURTHOUSE & CLOCK TOWER

O Tribunal do Condado de Santa Bárbara fica localizado em um complexo que foi construído em 1929 em estilo do Renascimento Colonial Espanhol. Ele também abriga uma ala da prisão, que era usada para manter prisioneiros no passado. Esta histórica estrutura é considerada um dos edifícios mais bonitos dos EUA, além de contar com jardins bem cuidados e gramados espaçosos que abrigam diversos eventos. Para os visitantes, há tours disponíveis que têm início no Mural Room, uma bela sala decorada com murais no segundo andar. Os visitantes podem subir de escada ou pegar elevadores para o topo da torre do relógio “El Mirador”, que possui 26 metros de altura, que permite ter uma vista panorâmica dos arredores de Santa Bárbara.

  • Endereço: 1100 Anacapa St, Santa Barbara, CA 93101, Estados Unidos
  • Horários: de segunda a quinta de 8h às 17h | sexta-feira de 10h às 16h45
  • Tours: diariamente às 14h e também às 10h30 às segundas, terras e sextas-feiras
  • Entrada: gratuita

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Santa Barbara Courthouse | Foto: santabarbaraca.com

7. IGREJA OUR LADY OF SORROWS

A Igreja de Nossa Senhora das Dores é uma igreja católica localizada no centro de Santa Bárbara. Sua história remonta 1782, quando o Presídio de Santa Bárbara foi estabelecido para proteger os interesses do Império Espanhol na fronteira da Califórnia. Enquanto os padres franciscanos estabeleceram uma “igreja missão” para servir à população nativa dos índios americanos Chumash, uma capela do Presídio foi construída separada para servir como paróquia para o exército espanhol. A igreja foi fundada pelo Padre Junípero Serra, que celebrou a primeira missa e forneceu inicialmente todo o mobiliário, retábulos e uma biblioteca. Esta capela cresceu e foi consagrada em 1855, tornando-se a Igreja de Nossa Senhora das Dores. Em 1925, um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter destruiu grande parte da igreja. Por conta disso, um novo local foi escolhido para abrigar a igreja reconstruída. A igreja que podemos ver hoje foi erguida em 1929, junto a uma escola que agora se chama Notre Dame School.

  • Endereço: 21 E Sola St, Santa Barbara, CA 93101, Estados Unidos
  • Horários: de segunda a sexta de 8h30 às 16h30
  • Entrada: gratuita

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Our Lady of Sorrows Church

8. OLD MISSION SANTA BARBARA

E por falar em “igreja missão”, a Missão de Santa Barbara é uma das 21 missões espanholas construídas na Califórnia pelos espanhóis franciscanos. Estabelecida em 1786, é a única missão que tem estado sob a orientação contínua dos frades franciscanos desde a sua fundação, e tem a mais antiga tradição de canto litúrgico coral de entre todas as missões da Califórnia. Durante os dois séculos de sua história, a Missão Santa Barbara passou por muitas mudanças. Inicialmente, três igrejas de adobe foram construídas antes que a atual igreja fosse erguida em 1820. Dois grandes terremotos quase a destruíram: o primeiro em 1812, e o segundo em 1925. A Missão Santa Barbara continua até hoje a servir a comunidade como uma igreja paroquial. Além de seu uso como local de culto, contém uma loja de presentes, um museu, um convento franciscano e uma casa de retiro. É possível visitar o local mediante tours auto guiados que incluem visitar a igreja, o museu, o cemitério e um jardim conhecido como Sacred Garden (Jardim Sagrado). Em frente à Missão fica o Mission Park & Rose Garden, uma área gramada com jardim de rosas.

  • Endereço: 2201 Laguna St, Santa Barbara, CA 93105, Estados Unidos
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: US$ 15 adultos | US$ 13 idosos | US$ 10 de 5 a 17 anos | gratuito para menores de 5 anos
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Missão Santa Bárbara
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Atrações da Missão Santa Bárbara
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Missão vista do jardim que fica em frente

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Nossa Luna em frente à missão

9. PARQUES E JARDINS

>> SHORELINE PARK

Um dos parques mais populares de Santa Barbara. O parque inclui um playground, área de piquenique, área de observação de baleias com um telescópio situado próximo a uma estátua de uma grande cauda de baleia de concreto, assim como um jardim japonês. O parque também oferece uma visão clara das Channel Islands em um dia de sol. Além disso, baleias cinzentas podem ser observadas durante os meses de migração, junto com uma série de mamíferos marinhos, incluindo golfinhos e focas.

>> CHASE PALM PARK

O Chase Palm Park and Recreation Center é um parque que está localizado em ambos os lados do Cabrillo Boulevard, a leste do Stearns Wharf. Dentro do parque fica uma bela área para a prática de skate chamada Skater’s Point. O parque conta com playground com tema de naufrágios que foi construído sob medida e tem muitos recursos interessantes. Além disso, existem áreas de piquenique nas proximidades e instalações para eventos.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Chase Palm Park

>> CABRILLO PARK & CHROMATIC GATE

Este parque é um campo gramado em formato de triângulo cuja uma das extremidades abriga o coloridíssimo Chromatic Gate. Trata-se de uma estrutura construída como um portal de cores primárias em uma paleta de arco-íris de amarelo, laranja, vermelho, roxo e azul. Este portal, projetado pelo renomado artista Herbert Bayer, foi erguido em 1991, pesa 12,5 toneladas e possui cerca de 6,5 metros de altura. O local é um ponto de parada imperdível para quem está fazendo um passeio de bicicleta pela orla e quer fazer uma foto bem bacana e colorida.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Cabrillo Park
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Santa Barbara’s Chromatic Gate com o Cabrillo Park ao fundo

>> ALICE KECK PARK MEMORIAL GARDEN

Este jardim apresenta uma grande coleção botânica de 75 espécies diferentes de árvores e plantas que oferece um tour audio guiado. O local conta com uma lagoa de carpas; jardim sensorial; jardim de demonstração com baixo consumo de água, trilhas para caminhada, áreas para piquenique; e um coreto.

>> SANTA BARBARA BOTANIC GARDENS

O Jardim Botânico de Santa Barbara é um espaço dedicado à pesquisa, educação e conservação de plantas nativas da Califórnia. Os 78 acres do jardim contam com mais de mil variedades de plantas nativas da Califórnia, ilustrando a diversidade da flora e vegetação do estado. Além disso, são oferecidos vários serviços aos visitantes que incluem passeios, atividades educacionais, exposições, exposições de arte e uma variedade de formas de entretenimento. (Endereço: 1212 Mission Canyon Rd, Santa Barbara, CA 93105, Estados Unidos | Horários: diariamente de 10h às 17h | Entrada: US$ 16)

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Santa Barbara Botanical Gardens | Foto: divulgação

>> LOTUSLAND

Ao longo de quatro décadas, foi criado um jardim botânico de 37 acres, composto por 25 áreas distintas. Cada jardim conta com um design distinto, abriga várias coleções extraordinárias, incluindo plantas raras. Localizado em um bairro residencial privado em Montecito, é preciso fazer reservas antecipadas para os tours pelo local e os preços são bem salgados. (Endereço: Cold Spring Rd, Montecito, CA 93108, Estados Unidos | Horários: de segunda a sábado de 9h às 17h | Entrada: US$50 adultos; US$ 25 de 3 a 17 anos; gratuita para menores de 3 anos)

10. MUSEUS

>> MOXI (THE WOLF MUSEUM OF EXPLORATION + INNOVATION)

O Museu da Ciência de Santa Bárbara, MOXI, trouxe para cidade um outro nível de inovação, imaginação e diversão. Pessoas de todas as idades podem usufruir das atrações distribuídas nos três andares do museu, os quais são repletos de exposições interativas com foco em ciência e tecnologia. Além disso, o deslumbrante Sky Garden na cobertura do MOXI oferece uma vista panorâmica de Stearns Wharf, Cabrillo Boulevard e do centro de Santa Barbara.

  • Endereço: 125 State St, Santa Barbara, CA 93101, Estados Unidos
  • Horários: de quinta a domingo de 10h ao meio-dia e de 13h às 15h
  • Entrada: US$ 16 (maiores de 13 anos) | US$ 12 (crianças de 3 a 12 anos) | gratuita para menores de 3 anos
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Fachada do Moxi

>> SANTA BARBARA MARITIME MUSEUM

Aberto em 2000 e localizado à beira-mar pertinho do Porto de Santa Bárbara, o Museu Marítimo contém exposições com temática marítima e também oferece uma ampla gama de programas educacionais, incluindo passeios de barco. A entrada também inclui uma série de filmes exibidos diariamente no Munger Theatre. 
  • Endereço: 113 Harbor Way STE 190, Santa Barbara, CA 93109, Estados Unidos
  • Horários: de domingo a terça de 10h às 17h  e quinta e sexta de 10h às 17h | sábado de 9h às 15h
  • Entrada: US$ 8 adultos | US$ idosos e jovens (6 a 17 anos) 5 | gratuita para menores de 6 anos
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Martime Museum | Foto: divulgação

>> SANTA BARBARA HISTORICAL MUSEUM

O Museu Histórico de Santa Barbara está localizado em Santa Barbara, Califórnia, EUA. Possui relíquias das culturas Chumash, espanhola, mexicana, ianque e chinesa, incluindo artefatos, fotografias, móveis e tecidos, que datam do século XV.

  • Endereço: 136 E De La Guerra St, Santa Barbara, CA 93101, Estados Unidos
  • Horários: de terça a sábado de 10h às 17h | domingo de 12h às 17h00 | fechado às segundas-feiras
  • Entrada: US$ 7 adulto | US$ 5 idosos | gratuita para menores de 18 anos

>> SANTA BARBARA MUSEUM OF ART

O Museu de Arte de Santa Barbara possui um acervo de mais de 27 mil peças, abrangendo 5 mil anos! Ele fica localizado bem no centro da cidade, tornando uma opção de fácil acesso para os visitantes. Ele abriga exemplos de algumas importantes obras de arte, incluindo a maior coleção de trabalhos na Costa Oeste dos EUA do famoso impressionista francês Monet.

  • Endereço: 1130 State St, Santa Barbara, CA 93101, Santa Barbara
  • Horários: de terça-feira a domingo de 10h às 17h | fechado às segundas-feiras
  • Entrada: gratuita | reserva antecipada é recomendada para garantir o horário de entrada
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Museum of Art | Foto: divulgação

>> MUSEUM OF CONTEMPORARY ART

Localizado no centro da cidade, no Paseo Nuevo Shopping Center no Upper Arts Terrace, o Museu de Arte Contemporânea de Santa Bárbara (MCASB) apresenta exposições rotativas, visitas guiadas, programação infantil e entre outras. O museu está exibe e documento arte contemporânea inovadora.

  • Endereço: 653 Paseo Nuevo, Santa Barbara, CA 93101, Estados Unidos
  • Horários: de quinta a domingo de 11h às 15h
  • Entrada: gratuita
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Museu de Arte Contemporânea | Foto: divulgação

>> SANTA BARBARA MUSEUM OF NATURAL HISTORY

O Museu de História Natural de Santa Barbara possui uma coleção com mais de 3,5 milhões de artefatos nas áreas de antropologia, arqueologia, biologia de vertebrados e invertebrados, geologia e paleontologia. O museu fica um pouco mais distante do centro, perto da Missão Santa Barbara e mantém um conjunto diversificado de programas educacionais para todas as idades.

  • Endereço: 2559 Puesta Del Sol, Santa Barbara, CA 93105, Estados Unidos
  • Horários: de quarta a domingo de 10h às 17h
  • Entrada: US$7.50 adultos | US$ 6 idosos e adolescentes entre 13 e 17 anos | US$ 4.50 para crianças entre 2 e 12 anos | gratuita para menores de 2 anos

OUTRAS ATRAÇÕES EM SANTA BARBARA & ARREDORES

>> UNIVERSITY OF CALIFORNIA, SANTA BARBARA

O campus da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, fundada em 1891, fica localizado a cerca a 18 km do centro da cidade à beira-mar! Já pensou estudar em uma universidade que tem uma praia para chamar de sua? O campus, delimitado em dois lados pelo Oceano Pacífico, tem quilômetros de costa, sua própria lagoa e a extensão rochosa, Goleta Point, que também é conhecido como “Campus Point”. O campus tem várias trilhas para caminhada e ciclismo em todo o campus, ao redor da lagoa e ao longo da praia. A Campus Point Beach é uma praia que fica em frente ao campus e ali pertinho também fica a tranquila Goleta Beach Park, onde fica localizado o Goleta Pier, com mais de 450 metros de extensão. O Goleta Pier oferece uma vista deslumbrante do oceano, das montanhas de Santa Ynez e das Channel Islands.

>> CHUMASH PAINTED CAVE STATE HISTORIC PARK

Fundado em 1976, o Parque Histórico Estadual da Caverna Pintada de Chumash é uma unidade no sistema de parques estaduais da Califórnia, preservando uma pequena caverna de arenito adornada com arte rupestre atribuída ao povo Chumash. Este parque é um dos poucos com acesso aberto para a visualização de arte rupestre original do povo Chumash pessoalmente.

  • Endereço: O acesso é feito pela State Route 154, cerca de 8 km ao norte da U.S. Route 101 na Painted Cave Road. A caverna fica ao lado do lado esquerdo desta estrada estreita de uma faixa na montanha, com um acostamento ligeiramente alargado que fornece estacionamento para um ou dois veículos
  • Horários: do nascer ao pôr-do-sol
  • Entrada: gratuita
Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Roteiro e Dicas
Chumash Painted Cave State Historic Park | Foto: Brian Baer

>> SUSTAINABLE WINE TOURS

Fundada em 2007, a Sustainable Wine Tours é uma empresa que oferece uma experiência única e exclusiva de turismo de vinhos. Os passeios garantem acesso exclusivo a pequenas produções, vinícolas particulares, quintas e vinhedos onde os visitantes podem conhecer o proprietário da vinícola ou enólogo enquanto mergulham na história, nas paisagens, nos cheiros e nos sabores da região. A maioria dos parceiros vinícolas pratica agricultura sustentável, orgânica ou biodinâmica, diminuindo seu impacto na terra e tornando sua experiência ainda mais única.

  • Endereço: 27 W Anapamu Street Suite 104 Santa Barbara, CA, Estados Unidos

>> TOURS E PASSEIOS DIVERSOS

Santa Bárbara oferece uma infinidade de tours, excursões, experiências e passeios diversos pela cidade. Abaixo, você encontrará algumas opções. Uma super dica é aproveitar para fazer um passeio às vinícolas da região. Há tours que buscam você no hotel e levam até as vinícolas para fazer um passeio com direito a almoço sem precisar se preocupar em dirigir depois de beber. Veja algumas opções disponíveis abaixo.


ONDE COMER EM SANTA BARBARA

Santa Barbara oferece uma variedade enorme de opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos. Ao longo deste post, foram citados alguns dos principais locais para fazer uma refeição bacana como o Stearns Wharf, Funk Zone e a State Street. É impossível não encontrar um local interessante para comer em uma dessas três areas da cidade. Um dos lugares que mais gostamos de conhecer foi a cervejaria Modern Times (Leia mais: Modern Times: Rede de cervejarias vegan friendly na Califórnia).

Modern Times: Rede de cervejarias vegan friendly na Califórnia
Nosso almoço vegano delícia no Modern Times

ONDE SE HOSPEDAR EM SANTA BARBARA

Para quem está planejando se hospedar em Santa Barbara (e juro que vale super a pena passar pelo menos uma noite na cidade), nós já estivemos em dois hotéis diferentes e escrevemos sobre nossas experiências:

Califórnia: Dica de hospedagem em Santa Barbara
Um dos belos quartos do Hotel Milo | Foto: divulgação

Além desses dois hotéis, Santa Barbara oferece uma grande variedade de hospedagem para todos os bolsos. Separamos algumas opções bem avaliadas pelos hóspedes e separamos por estrelas, para ajudar você a escolher a sua opções de hospedagem na cidade.

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara
Hotel Santa Barbara | Foto: divulgação

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Guarde estas dicas no Pinterest!

Litoral da Califórnia: O que fazer em Santa Barbara - Viajonários | https://viajonarios.com/santa-barbara/ | #viajonarios #california #santabarbara #praia #beach #litoraldacalifornia #highway1 #oceanopacifico #pacificocean #litoral #roteiro

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui