Última atualização: 07/07/2020
Leighton House é uma atração para quem está procurando algo para sair do convencional em Londres. Esta linda mansão virou um museu e conta com a presença de muitas obras de arte. Confira o que encontrar por lá.
LEIGHTON HOUSE
Localizada perto do Holland Park, a Leighton House é uma antiga residência vitoriana que pertenceu ao pintor Frederic Leighton, o 1º Lord Leighton. Este edifício de tijolos vermelhos foi construído entre 1866 e 1895 para ser uma combinação de residência com estúdio de arte. A mansão é famosa seus elementos orientais e estéticos no interior e por incorporar azulejos e outros elementos comprados no Oriente na decoração. A casa foi ampliada e novas peças de decoração foram adquiridas ao longo dos 30 anos que Lord Leighton morou nela. Desde 1929, o local se tornou um museu aberto ao público.


COLEÇÃO PERMANENTE DA LEIGHTON HOUSE
A Leighton House também abriga uma coleção permanente de pinturas, desenhos e esculturas vitorianas, incluindo 81 obras de Leighton e outras de vários membros da Irmandade Pré-Rafaelita, como Burne-Jones, Millais, Stevens, Alma-Tadema e Cecil French Bequest.


ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
COMO É A VISITA A LEIGHTON HOUSE
Leighton House é uma casa discreta e fachada de tijolos vermelhos que nem chama muita atenção de quem passa pela rua. Olhando de fora, nem parece que o edifício guarda tantos encantos e obras lindas. Os ingressos precisam ser comprados na bilheteria ao entrar na casa e não há venda online. Você pode ver o mapa com os cômodos da casa neste link. Em seguida, falaremos mais sobre eles.

>> ANDAR TÉRREO
O passeio começa pelo andar térreo, no belíssimo hall de entrada, com vista para a bonita escadaria que leva para o andar superior. Neste piso também fica uma biblioteca.

Neste andar já é possível ver uma decoração muito diferente, original e colorida. Aqui fica a característica mais incomum da casa, o Arab Hall (Salão Árabe), que foi criado a partir de uma extensão na casa feita entre 1877 e 1879. Ele é decorado com uma cúpula dourada, mosaicos e paredes intrincadas e forradas com belos azulejos islâmicos. Este espaço de dois andares foi construído para abrigar a coleção de azulejos de Leighton coletados durante as visitas ao Oriente Médio. Os azulejos do século XVII são complementados por janelas de treliça de madeira entalhada do mesmo período e são de Damasco, na Síria. Existem também grandes azulejos turcos do século XVI. A parede oeste tem uma alcova de madeira com azulejos embutidos do século XIV.


Outros destaques deste andar são a bela sala de jantar, decorada com móveis escuros e muitas porcelanas, nos móveis e nas paredes e a sala de estar, com um janelão de vidro que permite vista para os jardins verdes da propriedade.


>> PRIMEIRO ANDAR
Os quartos da Leighton House são decorados em estilo de época, com paredes coloridas, móveis antigos e muitas obras de arte penduradas nas paredes. A última adição à casa antes da morte de Leighton foi o Silk Room, no primeiro andar, projetado como uma galeria de imagens para abrigar a crescente coleção de pinturas de Leighton. As paredes eram forradas com uma seda verde e os artistas representados incluíam muitos dos principais pintores da época; Albert Moore, John Everett Millais, George Frederic Watts, John Singer Sargent e Lawrence Alma-Tadema.

A sala principal era o estúdio do primeiro andar, voltado para o norte, originalmente de 14 metros por 8 metros, com uma grande janela central para fornecer muita luz para a pintura. Por ali ficavam várias pinturas em diferentes estágios de conclusão, as paredes penduradas com exemplos do trabalho de Leighton. Muitas das figuras mais importantes da era vitoriana passaram por esta sala, incluindo a própria rainha Victoria, que visitou Leighton em 1859. Havia também uma galeria no extremo leste e uma escada separada para uso dos modelos. Em 1889, um estúdio de inverno foi adicionado ao edifício.


Leighton morava sozinho na residência, ocupando o único quarto de dormir da casa no primeiro andar.

JARDINS
Na parte traseira da residência, ficam um agradável jardim, com uma ampla área gramada. No jardim fica uma linda estátua de bronze conhecida como “A Moment of Peril”, de Sir Thomas Brock.
COMO CHEGAR A LEIGHTON HOUSE
Para chegar até a Leighton House através de transporte público, as principais opções são:
- METRÔ: a estação High Street Kensington (District Line e Circle Line) fica a 10 minutos a pé
- OVERGROUND e TREM: a estação Kensginton Olympia fica 5 minutos a pé
- ÔNIBUS: as linhas 9, 10, 27, 28, 49 e 328 param nas ruas Kensington High Street e Earls Court Road, a uma curta distância da Leighton House
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Leighton House Museum
- Endereço: 12 Holland Park Rd, Kensington, Londres W14 8LZ, Inglaterra
- Horários: somente sábados e domingos de 10h às 17h30
- Entrada: £9 adultos | £7 idosos | gratuita para menores de 18 anos
- Importante: Infelizmente, é proibido filmar e fotografar a área interna da Leighton House. No jardim, que fica atrás da casa, é permitido tirar fotos.
Guarde esta dica no Pinterest!

Veja mais lugares bacanas e pouco conhecidos em Londres:
- British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
- Strawberry Hill House: incrível mansão neogótica em Londres
- Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
- Red House: arquitetura e decoração inovadoras em Londres
- Syon House & Park: Mansão e lindo parque em Londres
- Ham House: casarão histórico do século XVII em Londres
- Chiswick House: Casarão histórico e belos jardins em Londres
- Londres: A bela Fenton House no bairro de Hampstead
- Uma visita a Dr Johnson’s House em Londres
- Estorick Collection: Galeria de Arte Moderna Italiana em Londres



