Última atualização: 03/08/2021
Conheça o local histórico onde fica a casa de John Muir, ambientalista famoso que é considerado o pai dos parques nacionais americanos.
QUEM FOI JOHN MUIR
Nascido em Dunbar, na Escócia, em 1838, John Muir foi escritor, conferencista, geólogo, botânico, glaciólogo, explorador, professor, inventor e fruticultor. É considerado o naturalista mais famoso e influente na história americana. John Muir foi fundamental na criação de parques e florestas nacionais e no manejo científico das florestas federais entre 1889 e 1914. Se não fosse por John Muir e seus escritos, provavelmente não existiria o Yosemite National Park como o conhecemos hoje. Ele também esteve envolvido na criação de outros parques nacionais, tais como o Grand Canyon e Petrified Forest, no Arizona; Kings Canyon, na Califórnia; e Mt. Rainier, no estado de Washington.

Por causa de seus escritos influentes e seu papel na criação de vários parques, ele é frequentemente chamado de “O Pai do Sistema de Parques Nacionais”. Muir Woods, a Floresta de Sequoias ao lado de San Francisco tem esse nome justamente em homenagem a ele, que organizou campanhas ambientais que acabaram por ajudar a estabelecer o sistema de Parques Nacionais nos EUA.
JOHN MUIR NATIONAL HISTORIC SITE
Localizada em Martinez, uma cidade da San Francisco Bay Area, a pouco mais de 50 km a nordeste de San Francisco, John Muir National Historic Site é uma área histórica que preserva a mansão onde viveu o naturalista e escritor John Muir. Na verade, o local histórico preserva duas casas (Strentzel/Muir House e Martinez Adobe) e um pomar de frutas de aproximadamente 9 acres. Embora a fama do lugar geralmente se concentre em John Muir e suas contribuições notáveis, a propriedade é um reflexo importante da herança latina no país, pois o terreno onde fica John Muir National Historic Site já foi parte de uma concessão de terras mexicanas.

>> HISTÓRIA DE JOHN MUIR NATIONAL HISTORIC SITE
A história do local data do final de 1700, quando a Califórnia estava sob domínio espanhol e fortemente colonizada. Os espanhóis estabeleceram muitas igrejas missionárias para levar os ensinamentos católicos aos nativos e também construíram presidios (grandes fortes militares) nas proximidades para proteger as igrejas. Don Ygnacio Martínez foi um jovem oficial espanhol que serviu nos presidios de San Diego e Santa Bárbara de 1788 a 1819. Em 1819, ele se tornou o comandante do importante presidio de San Francisco, cargo que ocupou até 1831, quando se aposentou. Enquanto serviu em San Francisco, o México conquistou sua independência da Espanha em 1821 e a Califórnia tornou-se parte do México. Sob o domínio mexicano, grandes concessões de terras incentivaram os cidadãos a se mudar para áreas despovoadas e estabelecer fazendas. Martínez aproveitou a oportunidade em 1824, recebendo uma concessão de terras para uma área conhecida como Rancho El Pinole, que abrangia uma parcela de 17.700 hectares no que hoje é o Condado de Contra Costa.

Quando ele se aposentou do serviço militar e mudou-se com a família para o rancho, eles estavam entre os primeiros residentes da área. Martínez começou a servir como o terceiro prefeito de San Francisco em 1837, e teve a atual cidade de Martínez, Califórnia, nomeada em sua homenagem.
>> CONSTRUÇÃO DO MARTINEZ ADOBE
Quando Don Ygnacio Martínez morreu em 1848, suas terras foram divididas entre seus filhos. Seu filho, Don Vicente Martínez, reivindicou o terreno onde hoje se encontra o John Muir National Historic Site. Entre 1848 e 1849, Don Vicente construiu o que ficou conhecido como Martínez Adobe, uma casa de fazenda de dois andares típica da arquitetura californiana de meados do século XIX. As paredes principais da casa são de tijolos grossos de adobe e as fundações são de pedra bruta. Uma parede interna de adobe divide cada andar em duas salas. Os lados leste (frente) e sul da casa têm varandas de madeira em cada nível. Telhas de madeira serrada de cedro ou sequoia cobriam originalmente o telhado. O Martínez Adobe foi o primeiro do gênero na região.

Depois de construir o adobe, Don Ygnacio Martínez viveu na casa apenas quatro anos antes de vendê-la em 1853. A casa então passou por uma série de proprietários antes que o Dr. John Strentzel a comprasse em 1874. Strentzel tornou-se sogro de John Muir em 1880, quando Muir se casou com Louie Strentzel.
>> FUNDAÇÃO DO JOHN MUIR NATIONAL HISTORIC SITE
Na década de 1960, a população local começou a mobilizar para que os edifícios históricos e terrenos nos arredores fossem preservados. Em 1964, com a fundação do John Muir National Historic Site, o Serviço Nacional de Parques americanos adquiriu a propriedade e a abriu gratuitamente para visitação pública. Fora das casas estão muitas das árvores frutíferas originais e plantações do pomar de Strentzel e do tempo de Muir na propriedade.

COMO É A VISITA A JOHN MUIR NHS
Nós visitamos John Muir NHS em um dia ensolarado de verão. Chegamos ao local e estacionamos o carro em uma das poucas vagas disponíveis. Em seguida, seguimos em direção ao Visitor Center. Antes mesmo de entrar no edifício, fomos recepcionados por uma simpática funcionária que nos deu uma breve introdução sobre o que encontraríamos lá e nos mostrou panfletos informativos disponíveis (aconselho pegar o panfleto que tem o mapa da propriedade para fazer um tour auto-guiado).

O terreno ainda é repleto de árvores frutíferas, uma vez que era um rancho produtor de frutas. Você pode se informar melhor sobre a vida de John Muir e a propriedade através de um Cell Phone Tour (tour via celular) ligando para o número (925) 232-2006. Há 11 pontos de parada com audios explicativos (somente em inglês) sobre a vida de John Muir que vão desde perto do Visitor Center, passam perto da Strentzel/Muir House e vão até o Martinez Adobe.

Abaixo, reproduzimos a figura que aparece no folheto para fazer um tour auto-guiado que retiramos na entrada da atração. Através dele, você conseguirá ver a localização das principais atrações localizadas na área principal da propriedade. Em seguida, confira detalhes de cada uma delas e também dicas de outros tours e passeios disponíveis.

1 VISITOR CENTER
O Centro de Visitantes é um edifício que abriga uma pequena exposição com uma linha do tempo sobre a vida de John Muir, uma estátua de bronze do ambientalista, além de uma pequena loja de presentes com artigos relacionados ao local. Ali também ficam os banheiros que são de uso dos visitantes. O site oficial informava que no Centro de Visitantes era possível assistir a um filme biográfico de 20 minutos “A Glorious Journey”, sobre as contribuições de Muir para a conservação ambiental. No entanto, provavelmente por conta das restrições de COVID-19, o filme não estava sendo exibido quando visitamos o local.



Em frente ao Visitor Center fica uma versão em miniatura da propriedade feita em bronze e, a partir dela, é possível ter uma ideia da grandiosidade de John Muir National Historic Site. Logo ali em frente se encontra o ponto de parada #1, cuja explicação é feita por um audio ao se ligar no número citado anteriormente. Basicamente, esse primeiro audio informa que a propriedade era um rancho de frutas.

2 STRENTZEL/MUIR HOUSE
Seguindo pelo caminho pavimentado, chega-se até a Strentzel/Muir House. Lá dentro encontramos com um funcionário que nos passou detalhes incríveis sobre a casa e sobre a vida de Muir. A mansão foi construída em 1882 por Dr. John Strentzel, dois anos antes de sua filha Louie se casar com John Muir. O Dr. Strentzel foi um horticultor e fruticultor conceituado na Califórnia em meados de 1800 e transformou o que antes era a terra dos Martínez em um grande pomar. Ele usou o próprio adobe como armazém agrícola e residência para os supervisores de seu rancho.


Em 1882, o Dr. Strentzel mudou-se para sua casa recém-construída, uma mansão vitoriana de estilo italiano com vista para o Martínez Adobe. Em 1884, foi a primeira casa da região a ter um serviço de telefone instalado.

Em 1890, após a morte do Dr. Strentzel, sua viúva convidou Louie, o genro e suas duas filhas Wanda e Helen a morarem com ela na casa. O local foi o lar de John Muir nos seus últimos 24 anos de vida e onde ele escreveu a maior parte de seu trabalho. Com 930 m², a casa tem 17 cômodos, distribuídos em dois andares, porão, sótão e uma torre sineira. Durante as duas décadas seguintes, John Muir desempenhou um papel vital no estabelecimento da política ambiental nos Estados Unidos enquanto vivia e freqüentemente trabalhava no local. O casal residiu na mansão pelo resto de suas vidas até que Louie faleceu em 1905 e John em 1914. Sua filha Wanda residiu no Martínez Adobe até 1915.

A maior parte da mobília encontrada atualmente na casa é do início do século XX e inclui a escrivaninha original de John Muir, na qual ele desenvolveu algumas de suas obras mais importantes. Além disso, os quadros são réplicas das originais que ainda hoje são propriedade da família. Os cômodos abertos a visitação são:
PISO TÉRREO
- THE WEST PARLOR: Esta sala reflete o gosto do Dr. Strentzel que construiu a casa em 1882. Aqui também ficava o piano que a esposa de Muir costumava tocar. Na parede acima do piano fica uma pintura que representa a Glacier Bay, no Alasca.

- DR. STRENTZEL’S STUDY: Dr. Strentzel nasceu na Polônia e se formou em medicina na Hungria. Posteriormente, imigrou para os EUA, fixando residência no Texas. Juntamente com a esposa, mudou-se para a Califórnia. Em 1853, eles compraram 20 acres em Alhambra Valley e começaram a cultivar frutas. Nesta sala fica o antigo consultório do Dr. Strentzel onde ele exercia a medicina, sendo que a varanda fazia o papel de sala de espera.

- KITCHEN: A cozinha da residência tem vários utensílios antigos de época. Quando a casa foi construía, ainda não havia eletricidade e, por isso, tudo era feito manualmente, desde acender o fogo para assar um pão no fogão à carvão, até lavar a roupa à mão.



- DINING ROOM: Na sala de jantar, Muir passava tempo com amigos e família após um dia de trabalho nos pomares. Suas filhas adoravam escutar histórias de suas aventuras. Na mesa da sala de jantar, há várias fotografias antigas da família.


- EAST PARLOR: Depois do terremoto de 1906, a chaminé desta sala foi danificada. Muir viu que seria uma oportunidade de reformar a sala de acordo com o seu gosto, de uma maneira muito mais simples. Ele abriu a parede da sala de jantar e trocou a lareira original de mármore para uma em estilo mais rústico, feita de pedra, e que queimava madeira ao invés de carvão. Muir decorou a sala com pinturas de paisagens do artista Willian Keith, que o acompanhou durante muitas viagens. Antes de subir as escadas, repare no telefone antigo no hall de entrada da residência.

ANDAR SUPERIOR

- GUEST BEDROOM: O quarto de hóspedes recebia amigos e membros da família durante vários meses do ano. A irmã de Muir, Mary, estava frequentemente na casa, assim como outras irmãs. Ela gostava de pintar e há até mesmo um retrato de Muir pintado por ela no quarto.


- WANDA AND HELEN’S ROOM: As filhas de Muir, Wanda (nascida em 1881) e Helen (nascida em 1886), dormiam neste quarto. Helen era fascinada por trens e tinha pôsteres de companhias de trens e sabia o horário que cada um deles aparecia perto das montanhas. Dois dos picos nos arredores da propriedade receberam o nome das filhas de Muir: Mt. Wanda e Mt. Helen.

- JOHN MUIR’S BEDROOM: Muir costumava acordar cedo. Na juventude, ele trabalhava do nascer ao pôr do sol na fazenda da família. Com o objetivo de ter tempo para correr atrás de suas paixões, ele inventou uma cama ligada a um cronômetro que iria poderia tombar e derrubá-lo no chão! Posteriormente, ele preferia algo mais simples, deixando o quarto sem cortinas, para que fosse acordado pelos raios do sol.


- SCRIBBLE DEN: Esse era o escritório de Muir, onde ele escreveu a maior parte de seus 12 livros e mais de 300 artigos. A sua escrivaninha é um dos poucos itens originais da casa e fica em frente a uma grande janela com um vista linda para os jardins e pomares.


- EXHIBIT ROOM: Este quarto que possivelmente pertencia a Louie, esposa de Muir, atualmente é utilizado para exibições temporárias em temas relacionados à vida e obra de Muir.


- ATTIC AND BELL: Subindo alguns degraus, chega-se ao amplo sótão que era utilizado para guardar móveis. Uma outra escada leva até uma torre sineira, que era utilizada para que o Dr. Strentzel se comunicasse com os trabalhadores do seu pomar. John Muir frequentemente utilizava a torre como um local de meditação durante o período da manhã.
3 CARRIAGE HOUSE
Na área externa, entre a Strentzel/Muir House e o Martinez Adobe, encontra-se um pequeno edifício coberto construído em 1891. Muir nunca teve um automóvel e preferia caminhar sempre que possível. O rancho tinha pelo menos três cavalos que eram usados pela família conseguir se deslocar nos arredores de Alhambra Valley. A carroça que pode ser vista aqui atualmente era propriedade de um antigo fazendeiro. Além de guardar a carroça, este edifício (reconstruído recentemente usando fotografias antigas) também guardava ferramentas e arreios. Ao lado dele fica um antigo moinho de vento e uma carroça de fazenda antiga.



4 MARTINEZ ADOBE
Importante: Martinez Adobe está fechada desde 06 de setembro de 2021 devido a danos estruturais e não se sabe ao certo quando será aberta novamente ao público.
Seguindo a trilha pavimentada em meio às árvores frutíferas da propriedade, chega-se a uma área com mesas de piquenique. Ao fundo, fica o Martinez Adobe. Construído por volta de 1849, o adobe é um exemplo intacto da arquitetura californiana de influência espanhola desse período. As duas salas do andar de baixo atualmente apresentam uma exposição destacando a herança espanhola relacionada à Juan Bautista de Anza National Historic Trail, a Trilha Histórica Nacional Juan Bautista de Anza (falamos sobre ela no post San Juan Bautista: Missão Espanhola e Falha de San Andreas na Califórnia). Ali é possível aprender mais sobre a Expedição Anza, quando o Tenente-Coronel Juan Bautista de Anza liderou 240 pessoas pela costa da Califórnia em 1775. Veja mais detalhes sobre a trilha neste link.


5 RANGER PROGRAMS
Importante: Os tours estão temporariamente suspensos por conta da pandemia. Confira o site oficial para mais informações.
Todos os dias às 14h, um ranger ou professor costuma liderar um tour a partir do primeiro piso da Strentzel-Muir House. Há também tours adicionais às 11h aos sábados e domingos. Abaixo, confira outras atividades disponíveis:
- MOUNT WANDA HIKING AND EXPLORING: Homenageando a filha mais velha de Muir, o Monte Wanda possui A família Muir nunca o utilizou para a produção de frutas, mas sim como uma de recreação e contato com a natureza. O Monte Wanda está aberto diariamente e com acesso gratuito do nascer ao pôr do sol, mas não conta com nenhuma estrutura de banheiros. Animais de estimação são permitidos na guia. Leve água e use roupas e sapatos confortáveis. Para acessar o local, siga de carro por 400 metros a partir do Centro de Visitantes na Alhambra Avenue até o estacionamento do início da trilha, próximo a Franklin Canyon Road.

- THE STRENTZEL/MUIR FAMILY GRAVESITE TOUR: Este video oficial abaixo mostra como é o tour até a área dos túmulos da família Strentzel/Muir. O local onde John Muir está enterrado com outros membros da família é aberto ao público para visitadas auto-guiadas de segunda a sexta-feira de 10h30 às 16h30. Rangers organizam tours aos sábados e domingos e reservas são necessárias devido à quantidade limitada de assentos no transporte. Leve água e use roupas e sapatos confortáveis. O local não oferece banheiros ou nenhuma outra estrutura.
- SEASONAL PROGRAMS: Há caminhadas sazonais que estão disponíveis no Mt. Wanda. Cheque este link para mais informações.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
DICA DE RESTAURANTE EM MARTINEZ
John Muir National Historic Site não possui nenhum restaurante ou Café em suas dependências. Se a fome bater depois que você visitar a atração, siga até o centro da cidade de Martinez. A Main Street é repleta de opções gastronômicas gostosas e uma delas é o restaurante italiano Papi’s onde nós almoçamos. Eu já tinha entrado em contato com eles antes e confirmei que aos sábados, além do menu de brunch, eles continuam servindo o menu tradicional de almoço/jantar que possui duas opções veganas: o Flatbread Papi’s (tipo uma pizza) com batatinhas, cebola, alcaparras, molho de queijo vegano e temperos e a massa Nonna’s Carbonara, com um linguini sem glúten, molho de queijo vegano, cogumelos, grão de bico, cebola e pimenta. O dia esta ensolarado e quente e foi super gostoso comermos em uma das mesas montadas do lado de fora do restaurante.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
John Muir National Historic Site
- Endereço: 4202 Alhambra Ave, Martinez, CA 94553, Estados Unidos
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entrada: gratuita, mas doações são bem-vindas | reservas não são necessárias
Guarde estas dicas no Pinterest!

Leia mais sobre a Califórnia:
- O incrível Yosemite Park na Califórnia
- Califórnia: Death Valley, o Vale da Morte
- Califórnia: Sequoia National Park, o parque das sequoias gigantes
- Crystal Cave: Caverna de mármore do Sequoia Park na Califórnia
- Califórnia: Kings Canyon Park e o canyon mais profundo dos EUA
- Big Basin Redwoods Park: parque mais antigo da Califórnia
- O que fazer em Los Angeles – Roteiro de 4 a 6 dias
- Califórnia: O que fazer em San Francisco – Roteiro de 5 dias
- Califórnia: O que fazer em San Diego – Roteiro de 3 ou 4 dias



