Uma opção de passeio diferente em Londres para quem quer fugir de museus convencionais é conhecer o HMS Belfast, navio de guerra ancorado em Londres que, atualmente, abriga um museu super interessante.
A HISTÓRIA DO HMS BELFAST
O HMS Belfast é um dos navios de guerras mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Originalmente, membro da marinha real britânica, ele viajou por todo mundo, enfrentando condições climáticas extremas, participando de expedições em diversos locais.

A construção do navio teve início em 1936 e seu nome é uma homenagem à cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte, onde foi construído. Em 1939, o HMS Belfast fez inicialmente parte do bloqueio naval britânico contra a Alemanha. No entanto, no final do mesmo ano, Belfast foi atingindo por uma mina alemã e passou os dois anos seguintes por um processo de reparos. Ele voltou à ação em novembro de 1942 com poder de fogo melhorado, equipamento de radar e armadura.

Em 1943, ele participou de operações no Ártico para escolta de navios soviéticos. No ano seguinte, participou de operações apoiando desembarques de tropas na região da Normandia (ação conhecida como Dia D). Em seguida, ele foi para o Extremo Oriente para se juntar à frota britânica do Pacífico, chegando pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial. Entre 1950 e 1952, esteve presente durante a Guerra da Coreia e continuou participando de outras ações ultramarinas. Finalmente, “aposentou-se” em 1963. Desde 1971, o HMS Belfast funciona como um museu.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
HMS BELFAST: NAVIO DE GUERRA ANCORADO EM LONDRES
Para visitar o HMS Belfast, você pode comprar seu ticket pela internet ou diretamente na bilheteria. É preciso acessar o navio por uma espécie de ponte, uma vez que ele está ancorado no Rio Tâmisa. Mostre seu ingresso para o funcionário e retire o audioguide para começar a fazer o tour pelo navio. O HMS Belfast é bem grande e é preciso prestar atenção para ir seguindo os números mostrados em cada cômodo. Cada número tem um áudio correspondente explicando as funções de cada lugar, e curiosidades sobre o cotidiano da tripulação do navio.

Reserve de 2 a 3 horas para conseguir explorar os detalhes dos cantinhos do navio. O passeio demanda que você suba e desça várias escadas para conhecer o funcionamento do HMS Belfast por completo. A exposição além de ser bastante explicativa, conta com a presença de bonecos que simulam os hábitos dos oficiais. Praticamente todo o navio pode ser explorado, passando pela lavanderia, cozinha, dormitórios, salas de comando, sala de máquinas, depósitos, enfermaria e muito mais. São 5 andares superiores e 3 inferiores!

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
COMO EXPLORAR O HMS BELFAST
Ao atravessar a passarela e pegar o audio guide, você chegará ao Piso 0. Este é o principal piso que dará acesso aos demais durante o passeio. Logo na entrada há uma televisão passando um video sobre o navio. Para quem olha de frente, siga à esquerda pelo corredor até encontrar uma porta para entrar no navio e começar o tour propriamente dito, seguindo os números que são mostrados em cada sala. A figura abaixo mostra melhor o caminho percorrido durante o passeio.
Seguindo as setas vermelhas você verá todos os cômodos do navio na ordem. Parece um pouco confuso na hora da visita, mas usando esse mapinha, você não se perderá. Repare que ao longo do passeio pelo Piso 0, você descerá várias vezes para os Pisos Inferiores (-1, -2, -3). Siga as placas porque o navio está organizado para que você desça por uma determinada escada e suba por outra, para não dar de encontro com outro visitante no sentido contrário. Por isso, respeite a sinalização.
PISO 0
Aqui você vai encontrar a maior parte dos cômodos do navio: lavanderia, sala de marcenaria e elétrica, correio, capela, rádio, açougue, padaria, cozinha, acomodações dos marinheiros, ambulatório médico e odontológico, rádio, mercearia e duas exposições: Life at Sea (Vida no Mar) e War and Peace (Paz e Guerra).







PISOS INFERIORES (-1, -2, -3)
Esses pisos abrigam a caldeira do navio e a sala de máquinas. Esta é bem aperta e área tem acesso mais difícil. Não é recomendado que crianças pequenas desçam ao local devido à dificuldade de locomoção. Há placas que mostram que mostram que determinadas áreas ficam abaixo do nível da água. No Piso -2 também há salas que abrigam bombas utilizadas nas guerras.





PISOS SUPERIORES (1, 2, 3, 4, 5)
O maior desses pisos é 1, no qual é possível caminhar até o deck frontal do navio e ver a âncora e correntes pesadíssimas. Esses pisos também abrigam a cabine de comando do almirante e do capitão, cabines privadas de oficiais, sala de operações e monitoramento. O último deck abriga a bandeira do navio.





ONDE COMER / BEBER
Logo na bilheteria do HMS Belfast, há um bar chamado Tom’s Kitchen. Ele tem dois andares e é uma excelente opção durante os dias de verão, curtir a vista a partir do terraço. No andar térreo, fica uma deli para comprar lanches rápidos e bebidas. Quem está fazendo o passeio dentro do HMS Belfast tem a opção de conhecer o HMS Café (Piso 1), que disponibiliza lanches prontos, bolos, muffins e sorvetes.
COMO CHEGAR
Através de metrô, as melhores opções são:
- Estação London Bridge: Northern Line (preta) e Jubilee Line (cinza) – 5 min. a pé
- Estação Tower Hill: District Line (verde) e Circle Line (amarela) – 15 a 20 min. a pé
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
HMS Belfast
- Endereço: The Queen’s Walk, London SE1 2JH
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entrada: £15.30 (inclui audio guide) – compre online neste link
Guarde estas dicas no Pinterest!
Veja outras opções de museus em Londres:
- Museu de História Natural de Londres
- Museu Sherlock Holmes em Londres
- Tate Britain: Museu de arte britânica em Londres
- Museus que ficam abertos até a noite em Londres
- 10 museus em Londres que você precisa conhecer
- V&A – Victoria and Albert Museum em Londres
- Wallace Collection: um dos melhores museus de Londres
- Museum of London: Museu da História de Londres
- Museu Händel & Hendrix: dois gênios da música em Londres
- Tate Modern: O maior museu de arte moderna de Londres
- London Film Museum: Exposição de veículos originais do James Bond
- Londres: O incrível e gratuito British Museum
[…] HMS Belfast: Um navio de guerra histórico que participou de diversas missões e, atualmente, fica ancorado no Rio Tâmisa. Leia mais: HMS Belfast: navio de guerra ancorado em Londres […]
[…] HMS Belfast: navio de guerra ancorado em Londres […]
[…] HMS Belfast: navio de guerra ancorado em Londres […]
[…] um complexo de museus de guerra e incluem o Imperial War Museum, o Churchill War Rooms, o navio HMS Belfast, todos localizados em Londres, e o IWM Duxford, na cidade de Duxford. Instalado desde 2002 em um […]
[…] Leia mais: HMS Belfast: navio de guerra ancorado em Londres […]