Última atualização: 13/09/2020
Conheça como funciona o Grab, o serviço de transporte equivalente ao “Uber” que funciona em vários países do Sudeste Asiático.
O QUE É O GRAB
Fundada em 2012, Grab é uma empresa de transporte de passageiros, sediada em Singapura, que faz com que passageiros e motoristas se encontrem por meio de um aplicativo de celular. O conceito é exatamente o mesmo do que conhecemos no Uber. Atualmente, o Grab atua em 8 países diferentes e em quase 340 cidades e regiões metropolitanas. Mas, o porquê é importante conhecer o Grab? Porque você não vai conseguir usar Uber nos países do Sudeste Asiático em que o Grab atua. São eles: Camboja, Indonésia, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã. Cada vez que a empresa entra em um novo mercado, compram smartphones para os motoristas nos países para os quais se expandem, permitindo que esses motoristas paguem parcelas diárias pelo aparelho.

TÁXIS E MOTOS NO GRAB
Algo bem diferente encontrado no aplicativo Grab em relação ao Uber é que além de carros particulares, é possível chamar táxis e motos através do Grab, ampliando ainda mais as possibilidades de encontrar um transporte particular quando quer se deslocar. Embora algumas empresas de táxi tenham tentado impedir seus motoristas de usarem o aplicativo, a Grab procurou diretamente os motoristas de táxi, registrando-os em aeroportos, centros de vendedores ambulantes, filas de táxi e depósitos. O serviço de transporte com motos (que são muito comuns na Ásia) é conhecido como GrabBike e funciona com alguém, de moto, indo buscar você em um local para levar a outro do seu interesse. Você viaja na garupa da moto, junto com o motorista, como na foto abaixo. Uma boa pedida para quem está sozinho e quer economizar, já que o serviço é mais barato que carro.

OUTROS PRODUTOS E SERVIÇOS DO GRAB
Abaixo, estão alguns dos muitos produtos e serviços que a empresa Grab oferece para os clientes:
- GrabFood: Semelhante ao UberEats, é utilizado para o transporte de comida de um restaurante para a casa de um cliente.
- GrabExpress: Serviço de courier expresso
- GrabPay: Serviço de pagamento sem precisar usar dinheiro em espécie
- GrabMart ou GrabFresh: Possibilita que supermercados entreguem compras na casa do cliente
- GrabClub: Programa de assinatura mensal
- Grab Delivery Partner: Oferecido para pessoas que queiram fazer entregas de produtos
- Grab Rewards: Programa de recompensas em que você ganha pontos quando finaliza uma corrida
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO USAR O GRAB
A primeira coisa que você precisa fazer é fazer o download do aplicativo nas lojas de aplicativos da Apple e Android. Em seguida, assim como no Uber, você precisa fazer um cadastro com suas informações e colocar um cartão de crédito ou débito para ser utilizado quando você usar o serviço. Quanto mais você utiliza, mais vai acumulando pontos que podem ser usados em próximas viagens ou descontos em produtos ou serviços. O aplicativo funciona exatamente igual ao Uber: é preciso digitar o endereço de saída e marcar a sua partida, escolher o tipo de veículo que deseja (privativo, compartilhado, táxi, etc.) e esperar que alguém escolha a corrida e vá buscar você. Você pode acompanhar todo o deslocamento do seu motorista e da sua corrida através do aplicativo, assim como o Uber e se comunicar com ele via mensagem de texto, já que muitos deles não falam muito bem inglês, exceto em Singapura. Veja detalhes de como usar o aplicativo neste link.

NOSSA EXPERIÊNCIA COM O GRAB
Nós utilizamos o Grab em Kuala Lumpur, na Malásia, e nas cidades de Bangkok e Chiang Mai, na Tailândia. O serviço é muito bom, carros confortáveis (exceto uma vez que pegamos um GrabTaxi em Chiang Mai e não era o mesmo padrão dos demais). Várias vezes fomos atendidos por motoristas mulheres, que dirigiam muito bem e de forma muito cuidadosa. A grande maioria dos motoristas não fala muito bem inglês, falam o mínimo para tentar se comunicar. Mas, uma coisa interessante é que utilizavam um tradutor no aplicativo e tudo o que escreviam na língua local (tailandês ou malaio) era traduzido automaticamente para a gente em inglês, facilitando a comunicação. Para nós, que moramos nos Estados Unidos, compensava muito pedir Grab ao invés de irmos de transporte público para lugares mais distantes porque a conversão da moeda local para dólar deixava a corrida muitíssimo barata. Chegamos a gastar cerca de US$ 2 (!!!) para ir do hotel para um restaurante mais distante. Então, não pensávamos duas vezes em pedir um Grab para ter mais conforto, ir no ar condicionado (uma bênção nas altas temperaturas da Ásia) e ainda pagarmos pouco.
Guarde esta dica no Pinterest!

Dicas de Roteiros no Sudeste Asiático:
- Tailândia: O que fazer em Bangkok – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
- Tailândia: O que fazer em Chiang Mai – Roteiro de 3 dias
- Tailândia: O que fazer em Ayutthaya – Roteiro de 1 ou 2 dias
- Tailândia: O que fazer nas Ilhas Phi Phi – Roteiro de 3 dias
- Tailândia: O que fazer em Railay Beach – Roteiro e dicas
- O que fazer em Singapura – Roteiro de 3 ou 4 dias
- Malásia: O que fazer em Kuala Lumpur – Roteiro de 2 ou 3 dias



