Tailândia: O que fazer em Bangkok – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
 

Confira este roteiro completo para aproveitar o melhor de Bangkok, a capital e maior cidade da Tailândia. Aqui você vai encontrar dicas de atrações, transportes, restaurantes, hospedagem, passeios e muitas informações importantes para planejar uma viagem bem legal para cidade e para os seus arredores.

A CIDADE DE BANGKOK

Uma das cidades mais vibrantes do mundo, Bangkok é a capital e maior cidade de Tailândia, com cerca de 8,3 milhões de habitantes (quase 15 milhões se considerarmos a região metropolitana). Cortada pelo Rio Chao Phraya, Bangkok foi fundada no século XV, pelo Rei Rama I, e se tornou capital da Tailândia em 1782. Mais de 90% da população é budista e isso está relacionado com presença de dezenas de incríveis templos budistas em seu território. Bangkok está entre os principais destinos turísticos do mundo e tem sido considera a cidade mais visitada do mundo de maneira consistente em vários rankings internacionais. Somente em 2018, foram quase 23 milhões de turistas, segundo o Global Destination Cities Index.

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Rio Chao Phraya corta Bangkok

UM POUCO DE HISTÓRIA…

Bangkok surgiu como uma vila no início do século XV, quando estava sob o domínio do Reino de Ayutthaya. Devido à sua localização estratégica perto da foz do Rio Chao Phraya, a cidade aumentou gradualmente em importância ao longo dos anos. Após a queda do Reino de Ayutthaya para o Império Birmanês em 1767, o recém-coroado rei Taksin estabeleceu sua capital na cidade, que se tornou a base do Reino Thonburi. Em 1782, o rei Phutthayotfa Chulalok (Rama I) sucedeu a Taksin, mudou a capital para a ilha Rattanakosin da margem oeste, fundando assim o Reino Rattanakosin. Por este motivo, 1782 é considerado o ano de fundação de Bangkok.

Tailândia: Grand Palace Bangkok e Templo do Buda de Esmeralda
Templo do Buda de Esmeralda ao fundo

A economia de Bangkok expandiu-se gradualmente através do comércio internacional. Bangkok se tornou o palco central das lutas pelo poder entre a elite militar e política, quando o país aboliu a monarquia absoluta em 1932.

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Linda vista área de Bangkok a partir do observatório King Power MahaNakhon

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Tailândia ficou ao lado do Japão e, portanto, a cidade de Bangkok foi submetida a muitos bombardeios dos aliados. A cidade cresceu apidamente no período pós-guerra como resultado da ajuda dos EUA e do investimento patrocinado pelo governo. O papel de Bangkok como destino militar dos EUA impulsionou sua indústria do turismo e, infelizmente, a tornou um destino de turismo sexual. Muitos investimentos foram feitos por empresas japonesas a partir da década de 1970 e se ampliaram nas décadas seguintes, contribuindo para o crescimento da cidade até a crise financeira asiática em 1997. Atualmente, a cidade é uma força regional em finanças e negócios.

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Estátua de elefantes em Bangkok

CURIOSIDADE: O NOME OFICIAL DA CIDADE NÃO É BANGKOK

A origem do nome Bangkok não é clara. Bang é uma palavra tailandesa que significa “uma vila em um riacho” e o nome pode ter sido derivado de Bang Ko, uma vez que a palavra ko significa “ilha”, em referência às aguas que margeiam a cidade. Outra teoria é que o nome é derivado de Bang Makok, sendo makok  uma planta que produz frutos semelhantes às azeitonas. No passado, a cidade era conhecida como Thonburi Si Mahasamut, algo como “Cidade de Tesouros que Adornam o Oceano”. Bangkok provavelmente era um nome coloquial, embora usado amplamente por visitantes estrangeiros.

Tailândia: Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado em Bangkok
A beleza das estruturas de Wat Pho

Atualmente, a cidade é conhecida oficialmente em tailandês com o nome abreviado de Krung Thep Maha Nakhon, que significa “Cidade dos Anjos”. O nome da cidade completo é: Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit! Ufa! O significado é algo assim: “A cidade dos anjos, a grande cidade, a residência do Buda de Esmeralda, a cidade inexpugnável (de Ayutthaya) de Deus Indra, a grande capital do mundo dotada de nove jóias preciosas, a cidade feliz, repleta de um enorme Palácio Real que assemelha-se à morada celestial onde reina o deus reencarnado, uma cidade dada por Indra e construída por Vishnukarn.” O Guinness Book, livro dos recordes, certificou a cidade com o maior nome de um lugar do mundo! Curioso, não é mesmo?

O CLIMA DE BANGKOK E QUANDO VISITAR

Como a maioria da Tailândia, Bangcoc possui um clima de savana tropical e está sob a influência do sistema de monções do sul da Ásia. Ele experimenta três estações: quente, chuvosa e “fria” (inverno), embora as temperaturas estejam bastante elevadas durante todo o ano, variando entre 22°C em dezembro e 35ºC em abril.

  • ESTAÇÃO CHUVOSA: Começa com a chegada das monções do sudoeste por volta de meados de maio e dura até outubro, sendo que o mês de setembro é, geralmente, o mês mais chuvoso. Durante o dia, as temperaturas podem atingir até 35ºC e a mínima fica em torno de 25ºC.
  • ESTAÇÃO QUENTE: Geralmente é muito seca, mas pode ocorrer tempestades de verão ocasionais. Neste período (entre março e maio), as temperaturas podem chegar bem perto dos 40ºC em alguns dias.
  • ESTAÇÃO “FRIA”: É a melhor época para visitar Bangkok porque há menos chuvas e também temperaturas um pouco mais amenas. Esta estação vai de novembro até fevereiro, quando as monções do nordeste, secas e frescas, chegam à região. As temperaturas ficam ao redor de 24ºC e 32ºC. No entanto, nós estivemos em Bangkok bem no finalzinho de novembro e enfrentamos temperaturas superiores a 33ºC e sensação térmica de 37ºC! Mesmo, à noite, a sensação térmica ficava em torno de 30ºC. Por isso, mesmo no inverno, prepare-se para derreter.

COMO CHEGAR DOS AEROPORTOS AO CENTRO

A histórica capital da Tailândia, a cidade de Bangkok, possui dois aeroportos: o Suvarnabhumi Airport (BKK) e Don Mueang Airport (DMK). Este primeiro é o principal aeroporto internacional da cidade e, por isso, é chamado informalmente de Aeroporto e Bangkok. O outro, o Aeroporto Internacional Don Mueang, foi o principal aeroporto internacional de 1924 a 2006 e fez a transição em 2007 para se tornar o hub de companhias aéreas de baixo custo em Bangkok. Existe um serviço de transporte gratuito entre os aeroportos conhecido como Airport Shuttle Bus. Como há muitas informações importantes, escrevemos um post dedicado com todas as informações de como se deslocar de cada um dos aeroportos até o centro da cidade.

Leia mais: Tailândia: Como ir dos 2 Aeroportos de Bangkok ao centro

Tailândia: Como ir dos 2 Aeroportos de Bangkok ao centro
Aeroporto Suvarnabhumi Foto: divulgação

COMO SE LOCOMOVER EM BANGKOK

O intenso crescimento da cidade fez com que a rede de estradas tenha crescido bastante, mas não o suficiente para acomodar toda a expansão. Desta forma, grandes congestionamentos afetam a cidade desde os anos 1990 (são surreais!). Os sistemas de transporte público mais antigos incluem uma extensa rede de ônibus e serviços de barco que ainda operam no Chao Phraya e em dois canais.

Tailândia: O que fazer em Bangkok – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Rotas de barco em Bangkok. Figura: chaophrayaexpressboat.com

Foi somente nos anos 2000 que o governo começou a dar mais atenção para o sistema férreo de trens rápidos. Veja abaixo o mapa do BTS Skytrain (Bangkok Mass Transit System), que são trens rápidos de superfície; e do MRT (Metropolitan Rapid Transit), o metrô de Bangkok.

Tailândia: Como ir dos 2 Aeroportos de Bangkok ao centro
Mapa das linhas de transporte férreo de Bangkok. Figura: divulgação

Vale lembrar que os sistemas de BTS e MRT são independentes e, portanto, você precisa usar bilhetes diferentes para cada um deles. O pagamento é feito em dinheiro.

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Cartão do BTS
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
BTS chegando na estação
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Assento prioritário para monges, idosos, crianças, grávidas e pessoas com dificuldade de locomoção

Os táxis aparecem na forma de carros, motos e tuk-tuk. No entanto, uma coisa que sempre escutamos antes de ir para Bangkok é para tomar cuidado com taxistas que, geralmente, não falam inglês, podem ser grosseiros e enganar os turistas (seja na hora do trajeto ou do troco). Por este motivo, evitamos ao máximo ter problemas com táxis. Bangkok também conta com o serviço de Grab, o Uber da Ásia, que pode ser uma boa pedida para quem quer fazer deslocamento de carro. Nós usamos várias vezes o Grab e achamos o serviço excelente.

O QUE VESTIR PARA VISITAR OS TEMPLOS

Os templos religiosos possuem uma série de regras rígidas para visitar no quesito vestimenta. Em geral, é proibido usar: blusas sem manga, blusas que mostrem a barriga, blusas transparentes ou decotadas, bermudas, shorts, calças rasgadas, calças justas, legging, roupa de ginástica e mini saias.  É preciso que a blusa cubra os ombros e que você esteja de calça comprida ou saia que cubra os joelhos no caso das mulheres. Leve um lenço para se cobrir se tiver dúvida sobre sua roupa. Homens podem emprestar calças no local. O Paulo usou daquela calça que vira bermuda abrindo com zíper.

Tailândia: Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado em Bangkok
Com um vestido longo e tênis

  • IMPORTANTE: É preciso retirar os sapatos nos locais sagrados. Use um sapato que seja fácil de calçar e, se estiver descalço, um lencinho umedecido para limpar os pés antes de recolocar os sapatos (seus pés ficaram pretos de sujeira!). Você pode deixar os sapatos em frente da entrada do templo ou guardar os seus sapatos em um saquinho plástico e colocar dentro da mochila ou bolsa enquanto estiver em uma área em que é proibido usar calçados.

O QUE FAZER EM BANGKOK

Para facilitar o planejamento de sua viagem a Bangkok, colocamos todas as nossas dicas no mapa interativo abaixo. Aqui você vai encontrar as atrações recomendadas, dicas de hospedagem, restaurantes, locais de compras, transporte e muito mais! Em seguida, falaremos de cada um dos itens em detalhes.

DIA 1: GRAND PALACE E ARREDORES

Aproveite o primeiro dia para conhecer os principais templos de Bangkok no centro antigo da cidade. À noite, aproveite para visitar um mercado noturno, como o incrível Asiatique ou tomar um drink em um dos vários rooftops disponíveis.

1. GRAND PALACE BANGKOK & TEMPLO DO BUDA DE ESMERALDA

Construído em 1782 às margens do Rio Chao Phraya a pedido do rei Rama I, o Grand Palace é um complexo de edifícios que, no passado, era o palácio e residência oficial dos reis do Sião, mais tarde Tailândia. O rei pretendia construir uma capital para sua nova dinastia Chakri. Ele mudou a sede do poder da cidade de Thonburi, no lado oeste do rio Chao Phraya, para o lado leste de Bangkok. Comumente conhecido como Wat Phra Sri Rattana Satsadaram ou Wat Phra Kaew, O Templo do Buda de Esmeralda foi construído pelo Rei Rama I, em 1782. Ele é considerado o templo budista mais sagrado da Tailândia. O Buda Esmeralda é a imagem mais importante de Buda na Tailândia. A imagem foi esculpida em um único bloco de jade, não de esmeralda como sugere o nome.

  • Endereço: Na Phra Lan Rd, Khwaeng Phra Borom Maha Ratchawang, Khet Phra Nakhon, Krung Thep Maha Nakhon 10200, Tailândia
  • Horários: diariamente de 8h30 às 15h30
  • Entrada: 500 Baht (válida para o Templo + The Grand Palace + Capela) – Compre online no site oficial com pelo menos 24 horas de antecedência ou poderá ter que enfrentar longas filas.
  • Audio Guide: 200 Baht – Disponível em 8 idiomas (inglês, francês, alemão, japonês, mandarim, russo, espanhol e tailandês)

Leia mais: Tailândia: Grand Palace Bangkok e Templo do Buda de Esmeralda

Tailândia: Grand Palace Bangkok e Templo do Buda de Esmeralda
Grand Palace

2. WAT PHO

Localizado exatamente ao lado do Grand Palace Bangkok e do Templo do Buda de Esmeralda, o Wat Pho é um complexo de templos budistas que também é conhecido como Templo do Buda Reclinado. O Wat Pho é considerado um dos templos mais antigos de Bangkok. O complexo do templo abriga a maior coleção de imagens de Buda na Tailândia, incluindo um Buda reclinado de 46 metros de comprimento. O templo é considerado o primeiro centro de educação pública da Tailândia. Além disso, abriga uma escola de medicina tailandesa e também é conhecida como o berço da massagem tradicional tailandesa, que ainda é ensinada e praticada no templo.

  • Endereço: 2 Sanam Chai Rd, Khwaeng Phra Borom Maha Ratchawang, Khet Phra Nakhon, Krung Thep Maha Nakhon 10200, Tailândia
  • Horários: diariamente de 8h às 18h30
  • Entrada: 200 Baht / gratuita para crianças menores de 1,20 metro
  • Serviço de massagem: diariamente de 8h às 17h
    • Massagem tailandesa: 260 Baht por 30 minutos / 420 Baht or 1 hora
    • Massagem nos pés: 280 Baht por 30 minutos / 420 Baht or 1 hora

Leia mais: Tailândia: Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado em Bangkok

Tailândia: Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado em Bangkok
O Buda Reclinado de Wat Pho

3. WAT ARUN

Wat Arun é um templo budista que fica na margem oeste do rio Chao Phraya, lado oposto de onde ficam o Grand Palace & o Templo do Buda de Esmeralda e o Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado. O nome do templo é uma homenagem ao deus hindu Arun, personificado como as radiações do sol nascente, é o Deus indiano do Amanhecer. Apesar do nome, a vista mais espetacular do monumento reluzente pode ser vista do lado leste do rio ao pôr do sol, quando os pináculos de Wat Arun fazem uma silhueta impressionante no horizonte. A principal característica do Wat Arun é a Prang central (torre espiral no estilo Khmer), incrustada com porcelana colorida de 70 metros de altura. É possível subir um caminho limitado pelas escadas íngremes do ponto principal, que oferece uma vista do rio Chao Phraya. Esses degraus íngremes levam aos dois terraços que formam a base do Prang.

  • Endereço: 158 Thanon Wang Doem, Khwaeng Wat Arun, Khet Bangkok Yai, Krung Thep Maha Nakhon 10600, Tailândia
  • Horários: diariamente de 8h30 às 17h30
  • Entrada: 100 Baht / gratuita para crianças

Leia mais: Tailândia: Wat Arun, o Templo do Amanhecer em Bangkok

Tailândia: Wat Arun, o Templo do Amanhecer em Bangkok
O belo prang central é o destaque do templo

4. MUSEU DO SIÃO

Se depois de visitar as 3 atrações acima você ainda ter tempo e fôlego, a sugestão é conhecer o Museu do Sião (antigo nome da Tailândia até 1939), um museu fundado em 2007 com o objetivo para preservar a identidade e história nacional do povo da Tailândia e seus relacionamentos com as culturas vizinhas. Cada uma das salas tem um tema diferente, visando explicar e dar mais detalhes sobre o país. Há também uma sala de mapas e um teatro imersivo com uma longa tela panorâmica para assistir a filmes sobre a história da Tailândia. O museu também tem exposições temporárias e atividades de aprendizado.

  • Endereço: 4 Sanam Chai Rd, Khwaeng Phra Borom Maha Ratchawang, Khet Phra Nakhon, Krung Thep Maha Nakhon 10200, Tailândia
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 18h / fechado às segundas
  • Entrada: 200 Bath

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Museu do Sião | Foto: divulgação

DIA 2: KHAOSAN ROAD E ARREDORES + CHINATOWN

A ideia do dia de hoje é dar uma passada por alguns templos importantes da antiga cidade histórica, bem como conhecer a região que abriga a Chinatown de Bangkok. À noite, aproveite para visitar um mercado noturno, tomar um drink vendo o pôr do sol em um dos famosos rooftops da cidade ou assistir a uma luta de Muay Thai, como por exemplo no Siam Niramit Theatre ou no espaço dedicado do Asiatique.

>> KHAOSAN ROAD E ARREDORES

Há muitos outros templos budistas interessantes nesta região, além de uma famosa rua onde se encontra um pouco de tudo, inclusive para quem tem interesse em provar iguarias bizarras.

1. WAT MAHATHAT YUWARACHRANGSARIT

Wat Mahathat é a sede da maior ordem monástica da Tailândia e é um dos 10 templos reais da classe mais alta de Bangkok. O templo foi originalmente construído para abrigar uma relíquia do Buda e foi muito utilizado para cerimônias reais e funerais. No passado, ele era chamado de Wat Salak. O templo também é um centro importante para o estudo do budismo e da meditação, abrigando o Centro de Meditação Vipassana.

  • Endereço: 3 Maha Rat Rd, Khwaeng Phra Borom Maha Ratchawang, Khet Phra Nakhon, Krung Thep Maha Nakhon 10200, Tailândia
  • Horários: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: gratuita
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Wat Mahathat | Foto: กสิณธร ราชโอรส

2. BANGKOK NATIONAL MUSEUM

Fundado em 1874, durante o reinado do Rei Rama V, o Museu Nacional de Bangkok é o principal museu nacional do país e um dos maiores do Sudeste Asiático. O edifício que abriga o museu era um antigo palácio do vice-rei. Inicialmente aberto para exibir relíquias do domínio do rei Rama IV, o acervo conta com exposições de arte e história da Tailândia desde os tempos neolíticos. O museu também o museu também exibe extensas coleções de artes budistas asiáticas regionais, como artes indianas, chinesas, vietnamita, indonésia e cambojana.

  • Endereço: Na Phra That Alley, Phra Borom Maha Ratchawang, Phra Nakhon, Bangkok 10200, Tailândia
  • Horários: de quarta a domingo de 9h às 16h / fechado às segundas e terças-feiras
  • Entrada: 200 Baht
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
National Museum Bangkok | Foto: divulgação

3. KHAOSAN ROAD

Essa é, provavelmente, a rua mais famosa e animada de Bangkok. Ela possui pouco mais de 400 metros e foi construída em 1892, durante o reinado do Rei Rama V. O nome significa algo como “arroz moído”, já que antigamente abrigava um importante mercado de arroz. No entanto, nas últimas décadas, ela se tornou o refúgio dos mochileiros, com comida barata e hospedagem bem em conta. A rua é super comercial com lojas e barracas que vendem um pouco de tudo, incluindo artesanato, pinturas, roupas, vegetais frescos, comidas variadas, bugigangas e muitos itens “piratadeados”. À noite, o local fica repleto de música, bares, vendedores ambulantes vendendo insetos grelhados e outros petiscos exóticos. É uma bagunça completa! Nosso perfil de viajantes não curte muito esse tipo de lugar, mas não podemos deixar de pontuar a sua importância.

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Khaosan Road

4. WAT SUTHAT THEPWARARAM & GIANT SWING

Wat Suthat, mais conhecido pelo imponente Giant Swing (Balanço Gigante) que fica em frente, é um dos templos mais antigos e impressionantes de Bangkok. Construído entre 1782 e 1809 a pedido do Rei Rama I para abrigar a imagem de Buda de bronze, o templo possui uma bonita capela com um teto incrível, murais nas paredes  detalhando as 24 encarnações anteriores de Buda, e belos painéis na porta de madeira que foram esculpidos à mão. O pátio ao redor da capela principal possui 156 imagens de Buda. O balanço famoso, localizado em frente ao templo, possui 21,15 metros de altura e é todo pintado em vermelho. A primeira estrutura foi instalada em 1784 e substituída em 2004.

  • Endereço: 146 Bamrung Mueang Rd, Khwaeng Wat Ratchabophit, Khet Phra Nakhon, Krung Thep Maha Nakhon 10200, Tailândia
  • Horários: diariamente de 8h30 às 21h
  • Entrada: 20 Baht
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
O Balanço Gigante em frente ao templo

5. WAT RATCHANATDARAM E LOHA PRASAT

Este templo foi construído em 1846 a pedido do Rei Rama III para a neta da princesa Somanass Waddhanawathy. O grande destaque do lugar é o Loha Prasat “o mosteiro de metal”. Ele é formado por uma estrutura piramidal de 36 metros de altura de ferro com multi camadas. As 37 virtudes necessárias para alcançar a iluminação são lembradas através de 37 pináculos de ouro. O design é baseado em um antigo templo do Sri Lanka, mas Loha Prasat é agora a única estrutura religiosa remanescente desse tipo de estilo que ainda existente nos dias atuais.

  • Endereço: 2 Maha Chai Rd, แขวงบวรนิเวศ Phra Nakhon, Bangkok 10200, Tailândia
  • Horários: diariamente de 8h às 17h
  • Entrada: 20 Baht
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Wat Ratchanatdaram

6. WAT SAKET (TEMPLO DA MONTANHA DOURADA)

Wat Saket Ratcha Wora Maha Wihan é o nome completo de um templo budista que remonta à era do Reino de Ayutthaya, quando era conhecido como Wat Sakae. Quando Bangkok se tornou a capital, o rei Rama I renovou o templo e deu seu nome atual. O Rei Rama III tentou construir um imenso chedi (pagoda) dourado no local, mas por conta do solo, não foi possível sustentar a estrutura. Durante o reinado do rei Rama IV, começou a construção de um chedi no alto da colina. A obra concluída no início do reinado de seu filho, o rei Rama V. No passado, o local era frequentemente usado para cremar os mortos dentro das muralhas da cidade. Posteriormente, uma relíquia do Buda foi trazida do Sri Lanka e colocada no chedi. As paredes de concreto ao redor foram adicionadas na década de 1940 para impedir que a colina se erodisse. O moderno Wat Saket foi construído no início do século XX em mármore de Carrara. A subida até o templo conta com mais de 300 degraus, mas apesar disso, chega até a ser agradável.

  • Endereço: 344 Thanon Chakkraphatdi Phong, Khwaeng Ban Bat, Khet Pom Prap Sattru Phai, Krung Thep Maha Nakhon 10100, Tailândia
  • Horários: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: gratuita, mas a entrada para a pagoda é 20 Baht
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
O Templo da Montanha Dourada

>> CHINATOWN

Além de templos visitar budistas chineses, Chinatown é um dos melhores lugares para comprar ouro em Bangkok, já que a Yaowarat Road está repleta de muitas lojas. Além disso, o bairro é ótima opção para encontrar boas pechinchas de tecidos, produtos secos, chás e peixes.

7. WAT MANGKON KAMALAWAT

Este templo, também conhecido como Wat Leng Noei Yi ou Templo da Flor do Dragão, é o maior e mais importante templo budista chinês em Bangkok. Inaugurado no anos 1870, o templo fica localizado no coração de Chinatown e organiza diversos eventos durante o ano, incluindo o Ano Novo Chinês (entre janeiro e fevereiro) e o Festival Chinês Vegetariano anual (mês de outubro). O templo está decorado com muitos motivos de animais, florais e chineses em dragão. A sala de ordenação abriga os templos de Buda de cor dourada. Incensos são acesos continuamente na sala de orações.

  • Endereço: 423 Charoen Krung Rd, Khwaeng Pom Prap, Khet Pom Prap Sattru Phai, Krung Thep Maha Nakhon 10100, Tailândia
  • Horários: diariamente de 9h às 18h
  • Entrada: gratuita
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Wat Magkon Kamalawat | Figura: divulgação

8. CHINATOWN GATE

O portão de Chinatown é um portão ornamentado, localizado no meio da rotatória Odeon, que marca a entrada de Chinatown. Ele foi construído em 1999 para comemorar os 72 anos do rei e comemora a diversidade cultura da cidade moderna de Bangkok. As palavras no portão dizem “Sheng Shou Wu Jiang”, que significa “Viva o Rei”. É comum que durante as celebrações do Ano Novo Chinês, várias ofertas sejam deixadas embaixo dele.

  • Endereço: 322 Tri Mit Rd, Talat Noi, Khet Samphanthawong, Krung Thep Maha Nakhon 10100, Tailândia
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Chinatown Gate

9. WAT TRAIMIT (TEMPLO DO BUDA DOURADO)

Pertinho do Chinatown Gate fica Wat Traimit, um templo famoso por abrigar uma estátua de 5,5 toneladas do Buda sentado. A escultura em ouro maciço remonta ao século XIII e mede aproximadamente 3 metros de altura. No passado, a estátua foi coberta com uma espessa camada de estuque, que foi pintada e incrustada com pedaços de vidro colorido para evitar interesse em ser roubada. Ela foi levada para o templo de Wat Chotanaram e, posteriormente para Wat Traimit, mas o templo não tinha uma sala grande o suficiente para abrigar a estátua. Por conta disso, ela foi esquecida por quase 200 anos. Em 1954, um novo edifício foi construído no templo para abrigar a estátua, mas durante tentativa final de levantá-la, as cordas se romperam e a estátua caiu no chão. Nesse momento, parte do gesso se lascou, mostrando sua superfície dourada. Em 2010, um grande edifício foi inaugurado no templo para abrigar o Buda de Ouro. Wat Traimit também tem um museu no 3º andar, que conta detalhes sobre a história do Buda de Ouro e do templo.

  • Endereço: 661 Charoen Krung Rd, Talat Noi, Samphanthawong, Bangkok 10100, Tailândia
  • Horários: diariamente de 8h às 17h
  • Entrada: 40 Baht

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
A famosa estátua de Buda de Ouro

DIA 3: DOWNTOWN + DUSIT

Este é um roteiro para o último dia em Bangkok. Os outros dois seguintes serão em atrações fora da cidade, mas que contam com opções de tours que partem da cidade. Aproveite para conhecer o novo centro moderno da cidade, repleto de belos edifícios e lojas de grife. Termine o dia com mais um pouquinho de história em uma região que fica a norte do centro histórico antigo. À noite, a dica é semelhante aos dos dias anteriores: vá a um mercado noturno, a um rooftop, a uma luta de Muay Thai, ou aproveite para saborear as delícias da culinária tailandesa em um restaurante bacana.

>> DOWNTOWN

Esta região é o centro moderno de Bangkok e você vai encontrar um pouco de tudo. Ao mesmo tempo que reúne prédios modernos, gigantescos shoppings e centros de compra (aproveite para fazer compras nesse dia) e áreas verdes, também conta com uma área terrível, focada em prostituição.

1. PATPONG (DISTRITO DA LUZ VERMELHA)

Antes de mais nada, vale lembrar que nós não estamos indicando esse lugar, pelo contrário, indicamos que você passe longe dele. Patpong é um distrito de Bangkok muito frequentado por estrangeiros devido às suas opções de “entretenimento”. Ele é conhecido como o “Distrito da Luz Vermelha” de Bangkok, já que aqui fica o coração da indústria do sexo na cidade. Há de tudo um pouco, prostituição de homens, mulheres, travestis e crianças. Aqui você vai encontrar o Ping Pong Show, uma performance sexual em que as mulheres usam os músculos pélvicos para segurar, jogar e soprar objetos da cavidade vaginal, como bolas de pingue-pongue. Em muitos casos, a área está associada ao turismo sexual e até tráfico internacional de pessoas. Passamos bem longe.

2. LUMPHINI PARK

Para quem ama área verdes, vale a pena conhecer o Lumphini Park, criado em 1920 pelo Rei Rama VI como uma propriedade real. No passado, esse lugar era um museu e depois da Primeira Guerra Mundial, foi reconstruído no primeiro parque de Bangkok. Ele tem mais de 57 hectares com muito verde, playgrounds e um lago artificial. As trilhas existentes do parque somam quase 2,5 km e é muito frequentada por praticantes de esportes ao ar livre. Andar de bike é permitido somente entre 10h e 15h e é proibido fumar em toda a área do parque.

  • Endereço: Rama IV Rd, Khwaeng Lumphini, Khet Pathum Wan, Krung Thep Maha Nakhon 10330, Tailândia
  • Horários: diariamente de 4h30 às 21h
  • Entrada: gratuita
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Luphini Park

3. WAT PATHUM WANARAM

Fundado em 1857 pelo rei Rama IV, o local era um campo de arroz no passado. O nome completo do templo é Wat Pathum Wanaram Ratcha Wora Viharn. Este templo está localizado entre dois shopping centres, o Siam Paragon e CentralWorld, e em frente a um terceiro shopping, o Siam Square One. Entre os vários edifícios do templo está uma sala parcialmente reconstruída a partir do crematório da falecida Princesa-Mãe da Tailândia. O crematório era um exemplo raro de artesanato antigo, com estênceis ornamentados e esculturas lacadas.

  • Endereço: 969 Rama I Rd, Khwaeng Pathum Wan, Khet Pathum Wan, Krung Thep Maha Nakhon 10330, Tailândia
  • Horários: diariamente de 9h às 16h
  • Entrada: gratuita
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Wat Pathum Wanaram | Foto: divulgação

4. BANGKOK ART AND CULTURAL CENTRE

O Centro de Arte e Cultura de Bangkok é um centro de artes contemporâneas que incluem eventos de arte, música, teatro, cinema, design e educacionais, entre outros. O centro inclui Cafés, galerias de arte comercial, livrarias, lojas de artesanato e uma biblioteca de arte.

  • Endereço: 939 Rama I Rd, Khwaeng Wang Mai, Khet Pathum Wan, Krung Thep Maha Nakhon 10330, Tailândia
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 21h
  • Entrada: varia
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Bangkok Art Culture Center | Foto: divulgação

5. JIM THOMPSON HOUSE MUSEUM

Este é um museu que abriga a coleção de arte do empresário e arquiteto americano Jim Thompson. Fundado em 1959, o museu foi planejado para consistir em uma combinação complexa de seis casas em estilo tailandês tradicional, construídas principalmente de madeira e várias estruturas tailandesas antigas que foram coletadas de todas as partes da Tailândia. Essas partes foram recolocadas no local com um layout pouco convencional.

  • Endereço: 6 Rama I Rd, Khwaeng Wang Mai, Khet Pathum Wan, Krung Thep Maha Nakhon 10330, Tailândia
  • Horários: diariamente de 9h às 28h
  • Entrada: 200 Baht
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Jim Thompson House Museum | Foto: divulgação

6. DECKS DE OBSERVAÇÃO

Separamos duas opções de decks de observação que podem ser visitados durante o dia sem a necessidade de consumir nada (diferente dos rooftop bars). Confira o que eles oferecem de interessante:

>> OBSERVATÓRIO BAIYOKE TOWER II

Construído em 1997, o Baiyoke Tower II é um edifício de 88 andares e 309 metros de altura que é o segundo edifício mais alto de Bangkok. Com a antena, o edifício ultrapassa os 328 metros de altura. No 77º andar fica um observatório com janelões de vidro para observar o horizonte de Bangkok. Há uma exposição de fotografia histórica, um video informativo e estrutura multimídia que oferece informações sobre atrações turísticas locais. Há também um espaço no 84º com mirante rotatório que oferece vistas panorâmicas de Bangkok. Além disso, no 83º um bar chamado “Roof Top Bar & Music Lounge, com um deck giratório 360º. No 84º andar fica o Baiyoke Sky Hotel, o hotel mais alto do Sudeste Asiático.

  • Endereço: Baiyoke Tower II, Khwaeng Thanon Phaya Thai, Khet Ratchathewi, Krung Thep Maha Nakhon 10400, Tailândia
  • Horários: diariamente de 10h à meia-noite / Revolving View Point até as 22h
  • Entrada: 400 Baht

>> KING POWER MAHANAKHON SKYWALK

Inaugurado em 2016, o King Power MahaNakhon (anteriormente conhecido como MahaNakhon) é um prédio com um layout inovador em forma de prisma quadrado, ele possui uma superfície que parece ter sido cortada tanto no meio, quanto nos edifícios mais próximos do topo. O prédio possui mais de 314 metros de altura, distribuídos em 78 andares e é considerado o segundo prédio mais alto da Tailândia (Atrás somente do Magnolias Waterfront Residences, que o superou em 2018. No entanto, ambos serão superado pelo Rama IX Super Tower, que será inaugurado em 2022, e terá incríveis 615 metros de altura!). Ele possui hotéis, lojas, apartamentos e um deck de observação que oferece visões panorâmicas 360º de Bangkok. No 74º há um observatório indoor e no 78º andar, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a área de observação ao ar livre mais alta da Tailândia a 314 metros de altura e também o Glass Tray Experience, um dos maiores pisos de vidro do mundo que fica a 310 metros do solo, perfeito para quem adora aventura. O local também oferece experiências (Skyrides) imersivas e interativas. O SkyBar é o rooftop bar mais alto da Tailândia e fica no 76º andar, sendo uma excelente opção para um drink no início da noite.

  • Endereço: 114 Narathiwat Road, Silom, Bangkok 10500, Tailândia
  • Horários: diariamente de 10h à meia-noite
  • Entrada: 836 Baht | compre com desconto neste link
  • Skyrides: 250 Baht

Leia mais: King Power MahaNakhon: Observatório mais alto de Bangkok

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Vista incrível no fim de tarde do alto do King Power MahaNakhon

>> DUSIT

Neste distrito de Bangkok fica a Assembléia Nacional e o Palácio Dusit, assim como vários ministérios e prédios do governo que estão hospedados em antigos palácios convertidos. A área é bem mais tranquila do que as demais da cidade, pois conta com uma presença menor de turistas.

7. WAT INTHARAWIHAN

Este é um templo real conhecido por sua estátua de Buda de 32 metros de altura e 10 de largura, chamada de Luang Pho To. A construção da estátua de Buda foi iniciada em 1867 e levou mais sessenta anos para ser concluída em 1927. Buda está carregando uma tigela e há escadas nas laterais atrás da estátua para que os devotos colem folhas de ouro nela. O templo tem um ubosot (sala de oração) que reflete o estilo do Reino de Ayutthaya.

  • Endereço:144 ถนน วิสุทธิกษัตริย์ บางขุนพรหม Khet Phra Nakhon, Krung Thep Maha Nakhon 10200, Tailândia
  • Horários: diariamente de 6h às 18h
  • Entrada: gratuita
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Wat Intharawihan | Foto: divulgação

8. WAT BENCHAMABOPHIT (TEMPLO DE MÁRMORE)

Construído em 1899, o Wat Benchamabophit Dusitvanaram é o nome deste templo conhecido como “Templo de Mármore”. O templo é todo ornamentado, com telhados cheios de detalhes e acabamentos elaborados. Ele possui pilares de mármore de Carrara, um pátio de mármore e dois singhas grandes (leões) guardando a entrada do usobot. Dentro do salão de ordenação (ubosot) está uma estátua de Buda que guarda as cinzas do  Rei Rama V, que ordenou a construção do templo. Na galeria ao redor da sala de ordenação, há 52 estátuas de Buda.

  • Endereço: 69 ถนน พระรามที่ 5 Khwaeng Dusit, Khet Dusit, Krung Thep Maha Nakhon 10300, Tailândia
  • Horários: diariamente de 8h às 17h30
  • Entrada: 50 Baht

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Wat Benchamabophit

DIA 4: PASSEIO POR AYUTTHAYA

Neste dia, a dica é sair de Bangkok para conhecer a cidade história de Ayutthaya, antiga capital da Tailândia. A cidade foi fundada em 1351 pelo rei U Thong, que foi para o local para fugir de um surto de varíola e a proclamou capital do seu reino, conhecido como Reino de Ayutthaya ou Sião. No passado, era conhecida como “Veneza do Oriente”. Em 1767, a cidade foi destruída pelo exército birmanês, resultando no colapso do reino. As ruínas da cidade velha são preservadas no Parque Histórico de Ayutthaya, que é reconhecido internacionalmente como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Leia mais: Tailândia: O que fazer em Ayutthaya – Roteiro de 1 ou 2 dias

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Wat Phra Si Sanphet em Ayutthaya

Um dos lugares mais famosos da cidade antiga é a Wat Maha That, onde fica a cabeça de Buda em um tronco de árvore. É possível chegar a cidade de trem ou ônibus e conhecer as principais atrações de bicicleta. No entanto, nós fortemente recomendamos conhecer o local através de uma excursão partindo do centro de Bangkok para não ter que se preocupar com o transporte até lá.


DIA 5: MERCADO FLUTUANTE E DO TREM

Hoje é dia de passear por mercados famosos fora de Bangkok. Eles ficam localizados a cerca de 1 hora e meia do centro da cidade (dependendo do trânsito) e, por isso, a maneira mais recomendada é ir através de uma excursão saindo de Bangkok. Programe-se para visitá-los durante o fim de semana, se possível. Destacamos 3 dos principais mercados:

>> MAEKLONG RAILWAY MARKET

Este é um mercado que fica dos dois lados da ferrovia Maeklong Railway. Com 100 metros de comprimento, ele é um dos maiores mercados de frutos do mar frescos da Tailândia. O mercado também possui uma grande variedade de vegetais, frutas, alimentos frescos e secos, carnes e outros produtos diversos. Sempre que um trem se aproxima, os toldos e as fachadas das barracas são afastadas dos trilhos rapidamente. Depois que o trem passa, guarda-sóis e barracas serão reabertos, pois as mercadorias são novamente colocadas em seu lugar habitual ao lado da ferrovia. Esse vai e volta de mercadorias ocorre 8 vezes ao dia, de acordo com o horário que os trens partem de Mae Klong para Mahachai. Veja opções de excursões neste linkHorários: Os trens chegam à estação Mae Klong às 8h30, 11h10, 14h30 e 17h40 e partem da estação às 6h20, 9h, 11h30 e 15h30.

Tailândia: O que fazer em Bangkok – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Maeklong Railway Market

>> DAMNOEN SADUAK FLOATING MARKET

Este é o principal mercado flutuante da Tailândia e se tornou uma atração turística famosa e muito procurada pelos visitantes. O local consiste em um labirinto de canais estreitos, é ótimo para fotos e possui muitas opções gastronômicas. Os comerciantes vendem os produtos que produzem em barcos repletos de vegetais e frutas coloridas. O mercado flutuante inclui três mercados menores: Ton Khem é o maior mercado e está em Khlong Damnoen Saduak; o Hia Kui é paralelo a Khlong Damnoen Saduak e tem lojas de souvenirs nas margens dos canais; e o Khun Phitak fica a cerca de 2 km ao sul de Hia Kui e é o mercado menor e menos movimentado. A barganha é uma prática comum, pois os vendedores costumam colocar um preço inicial caro para os turistas. Veja dicas de excursões neste linkHorários: diariamente de 7h às 17h

Tailândia: O que fazer em Bangkok – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Damnoen Saduak Floating Market

>> AMPHAWA FLOATING MARKET

O Mercado Flutuante de Amphawa é segundo mercado flutuante mais popular da Tailândia. Ele possui cerca de 50 metros de comprimento e tem esse nome pois fica no canal Amphawa, que fica no rio Mae Klong. Ele abriga uma série de barracas de comida que foram surgindo nas margens dos rios e se estenderam até as ruas circundantes. O grande barato é pegar um barco (a partir de 500 Baht). A viagem dura cerca de 1 hora e você cruzará o rio, o templo e o mercado no rio. A principal atração é comer frutos do mar. Confira opções de tours neste linkHorários: de sexta a domingo de 14h às 20h

PRINCIPAIS MERCADOS DE BANGKOK

Bangkok é uma cidade recheada de mercados de rua que vendem um pouco de tudo e possui as mais variadas opções gastronômicas. Muitas das sugestões que citamos neste post ficam concentradas na região de Chinatown. Confira algumas opções para conhecer na cidade:

Asiatique The Riverfront

Aberto em 2012, Asiatique The Riverfront é um mercado e centro de compras a céu aberto em Bangkok que ocupa dois antigos docks localizados às margens do Rio Chao Phraya. O mercado foi construído sobre antigas instalações portuárias da dinamarquesa Companhia Oriental da Ásia. Os galpões abandonados foram reformados e uma ampla área de entretenimento foi desenvolvida no local, transformando o espaço em um complexo de compras, gastronomia e lazer. Atualmente, o Asiatique abriga cerca de 1.500 lojas e 40 restaurantes!

  • Endereço: 2194 Charoen Krung Rd, Wat Phraya Krai, Bang Kho Laem, Bangkok 10120, Tailândia
  • Horários: diariamente de 16h à meia-noite
  • Entrada: gratuita

Leia mais: Tailândia: Asiatique, o melhor mercado noturno de Bangkok

Tailândia: Asiatique, o melhor mercado noturno de Bangkok
Proveitando para tirar uma foto no tuk tuk em frente ao Asiatique

OUTRAS OPÇÕES INTERESSANTES DE MERCADOS

ONDE COMPRAR EM BANGKOK

Para quem está a procura de centros de compras mais modernos, também há opções bem interessantes em Bangkok e tendem a se concentrar em Downtown, no centro da cidade. Há shoppings centres modernos e com lojas ocidentais conhecidas, além muitas lojas locais também. Temos um post dedicado ao assunto recheado de dicas e, abaixo, selecionamos algumas das principais opções.

Leia mais: Tailândia: Os 15 melhores Shopping Centers em Bangkok

  • MBK Center: maior shopping da cidade com 8 andares e mais de 2 mil lojas variadas que vendem de tudo um pouco, além de promover muitos eventos e até mesmo lutas de Muay Thai no MBK Fight Night
Tailândia: O que fazer em Bangkok – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
MBK Center, o maior shopping de Bangkok
  • Siam Discovery: com boutiques de grife, apresenta  os itens em exibição com um conceito totalmente diferente
  • Siam Center: abriga mais de 200 marcas internacionais e locais, além de boutiques de artigos de designers locais proeminentes
  • Siam Paragon: um dos shoppings mais populares da cidade, abriga uma série de marcas de moda internacionais, além de abrigar o maior aquário do Sudeste Asiático, um cinema de 16 salas e muitos restaurantes de culinária internacional
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Por dentro do Siam Paragon
  • Siam Square One: shopping de 7 andares que reúne muitas opções de moda, tecnologia digital, além de restaurantes e Cafés
  • CentralWorld: complexo de lojas que abriga um dos maiores shoppings do mundo, com um hotel e torre de escritórios
  • Central Embassy: shopping ultra luxuoso com design futurista que possui uma coleção impressionante de lojas de grife sofisticadas, cinema e o hotel Park Hyatt Bangkok
Tailândia: O que fazer em Bangkok – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Shopping Center Central Embassy
  • Platinum Fashion Mall: é uma versão indolor do Chatuchak Weekend Market, uma vez que é um centro de compras especializado em roupas e acessórios de moda no atacado distribuído em 4 andares e cerca de 1300 lojas
  • Pantip Plaza: famoso pelas lojas de TI, com muitas opções de computadores e acessórios novos e usados a preços super baixos
  • Emporium: sofisticado shopping center de 6 andares que abriga marcas de grife de renome mundial, um cinema de luxo e espaço para exposições de última geração, além de um amplo supermercado e praça de alimentação
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Emporium
  • Tha Maharaj: é um dos poucos shoppings localizados no centro histórico, vendendo artigos de moda, beleza e antiguidades, além de contar com a presença de mais de 20 restaurantes e Cafés
  • River City Bangkok: shopping de 4 andares com vista para o Rio Chao Phraya especializado em antiguidades e itens colecionáveis, além de abrigar restaurantes às margens do rio com terraços para refeições ao ar livre
  • EmQuartier: shopping de luxo com mais de 1000 lojas de marcas locais e internacionais, dezenas de restaurantes, escritórios, salas de eventos e um jardim no átrio com uma cachoeira artificial
Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
EmQuartier
  • Terminal 21: procura reunir várias cidades famosas do mundo no mesmo espaço, com várias opções de lojas de Tóquio, Londres, San Francisco, Istambul em um espaço decorado com painéis eletrônicos que lembram displays de informações de voos em terminais de aeroportos
  • IconSiam: shopping center gigantesco e super moderno que fica que fica na margem oeste do Rio Chao Phraya que oferece tanto produtos típicos da Tailândia quanto lojas de marcas internacionais

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Icon Siam

ONDE COMER EM BANGKOK

No mapa interativo no início do post, colocamos uma grande seleção de restaurantes (em vermelho) que estão bem avaliados. Nós escrevemos um post dedicado falando sobre nossas experiências gastronômicas na cidade que vale a pena ser lido.

Leia mais: 7 dicas de restaurantes em Bangkok

Tailândia: 7 dicas de restaurantes em Bangkok
Prato delicioso no restaurante Suananda

ROOFTOPS EM BANGKOK

As noites de Bangkok não ficam completas sem conhecer alguns dos principais bares rooftops da cidade. Um lugar perfeito para apreciar as incríveis vistas de Bangkok acompanhado de um drink refrescante e uma comidinha gostosa.

Leia mais: Tailândia: 25 Rooftops em Bangkok (com mapa!)

Confira abaixo alguns dos principais rooftops de Bangkok:

  • Sky Bar: É o bar do filme “Se Beber, Não Case!” (2009). Ele fica localizado no edifício Lebua, que abriga um belo hotel Lebua e várias opções de restaurantes gostosos. A vista lá de cima é panorâmica da cidade de Bangkok e do Rio Chao Phraya, no 63º andar do edifício. É considerado um dos melhores lugares para ver o pôr-do-sol em Bangkok.
  • Red Sky Bar: Este bar fica localizado no 55º andar do complexo que abriga o shopping center CentralWorld. O rooftop proporciona uma vista belíssima para a cidade toda iluminada.
  • Octave: Fica localizado dentro do Bangkok Marriott Hotel, um dos mais sofisticados de Bangkok. O bar proporciona uma vista 360º em três níveis, cada uma delas com um tema diferente. Ele também oferece festas com DJs no 48º andar.
  • Vertigo Grill & Moon Bar: Localizado no 61º andar, o Vertigo é o segundo rooftop mais alto de Bangkok. Localizado no hotel 5 estrelas Banyan Tree, ele oferece um ambiente super aconchegante com pratos internacionais. O Moon Bar é um excelente local para tomar um coquetel gostoso em uma noite quente.
  • Vertio TOO: Vertigo Too é a versão interna do Vertigo Bar, no último andar, no hotel Banyan Tree. É um lugar ótimo para assistir ao pôr do sol. Além de bebidas, também são servidos alguns snacks.
Tailândia: O que fazer em Bangkok – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Vista de Bangkok a partir da torre do Lebua, onte fica o Sky Bar. Foto: divulgação

  • Mahanakhon Skywalk: Este rooftop fica localizado no prédio mais alto de Bangkok. No 74º andar tem vista panorâmica indoor, no 75º andar você vai encontrar um mezanino. A parte mais bacana fica, sem dúvida, no 78º andar. Ali fica o Glass Tray, um observatório com chão de vidro que fica a cerca de 310 metros de altura e o The Peak, um local que fica 314 metros de altura onde fica o bar mais alto da cidade.
  • Sky Train Jazz Bar: É um bar de jazz com muita música boa e um ambiente super aconchegante. No entanto, o rooftop fica no 6º andar, o que não é a melhor coisa para quem tem como o objetivo principal ver a cidade de cima, mas a música compensa!
  • Three Sixty Lounge: Localizado dentro do hotel Hilton Bangkok, do lado oeste do Rio Chao Phraya, esta é uma boa opção para ter vistas 360º da cidade a partir do 32º andar. Ele é parcialmente coberto por uma cúpula de vidro, o que é uma coisa boa se estiver chovendo.
  • Seen: Localizado do lado oeste do Rio Chao Phraya e tem vista para o incrível complexo do Asiatique. Serve drinks ótimos e conta com um serviço de barco gratuito que leva os visitantes até o Pier Sathorn (Taksin), pertinho da estação Saphan Taksin.

ONDE FAZER MASSAGEM TAILANDESA

Você precisa encontrar um espaço no roteiro para incluir uma massagem tailandesa! Há muitas opções de salas de massagem menores e bem baratinhas em praticamente qualquer esquina de Bangkok. Um dos lugares mais famosos é no Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado. O templo abriga uma escola de medicina tailandesa e também é conhecida como o berço da massagem tradicional tailandesa, que ainda é ensinada e praticada no templo. Nós fizemos uma super massagem em um spa chiquetoso chamado Health Land Spa (há várias unidades em Bangkok), mas como a moeda tailandesa é super desvalorizada, ficou um preço aceitável. A massagem completa durou 2 horas e custou 600 Baht + gorjeta.

TOURS E EXCURSÕES EM BANGKOK

A cidade possui muitas alternativas para todos os perfis de viajantes. Confira algumas opções interessantes de tours e excursões em Bangkok e nos seus arredores.


ONDE SE HOSPEDAR EM BANGKOK

A hospedagem em Bangkok é uma decisão muito importante nós sentimos isso na pele. Devido ao trânsito caótico, a melhor opção é estar hospedado perto de transporte público e de uma área com atrações, restaurantes e lojas. Nós ficamos hospedados na região do Rio Chao Phraya e nos arrependemos. Se pudéssemos dar um conselho, falaríamos para você tentar ficar em Sukhumvit, uma área moderna, com linha de transporte ferroviário e muitas opções de shoppings centers. A região da Khaosan Road é uma boa opção para mochileiros e quem procura opções bem baratas de hospedagem. Nós, sinceramente, não curtimos muito a região, mas fica a critério de cada um. De qualquer forma, aqui vão dicas de hotéis nas principais regiões de Bangkok:

KHAOSAN ROAD

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Chakrabongse Villas | Foto: divulgação

SHUKHUMVIT

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Sofitel Bangkok Sukhumvit | Foto: divulgação

SILOM

Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
Shangri-La Hotel Bangkok | Foto: divulgação

MARGENS DO CHAO PHRAYA

Tailândia: Hospedagem em Bangkok no Ibis Bangkok Riverside
Foto: divulgação

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Guarde estas dicas no Pinterest!Tailândia: O que fazer em Bangkok - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias - Viajonários | https://viajonarios.com/bangkok/ | #viajonarios #thailand #tailandia #bangkok #roteiro #atracoes #oquefazer #oquefazerembangkok #bangcoc #banguecoque

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!