Última atualização: 24/04/2024
Conheça a Citadelle de Québec, uma incrível e histórica fortificação militar localizada na charmosa Quebec City, no Canadá.
A CITADELLE DE QUÉBEC
Localizada no Cap Diamant, ao lado da histórica área de Plains of Abraham, a Citadelle de Québec é uma instalação militar ativa e residência oficial secundária do monarca canadense e também do governador geral do Canadá. Embora, a residência oficial do governador geral (representante do monarca britânico no Canadá) seja o Rideau Hall, por tradição, reside no local durante várias semanas durante o verão, bem como outros períodos mais curtos ao longo do ano.

A Citadelle faz parte das fortificações que foram construídas no passado em Quebec City, inicialmente pelos franceses e depois pelos britânicos após a conquista da Nova França. A cidadela como pode ser vista hoje foi construída entre 1820 e 1850, tendo como objetivo proteger Quebec City contra um possível ataque dos americanos. Os britânicos usaram a cidadela até 1871, quando entregaram a propriedade ao governo canadense. Após a transferência, a cidadela foi usada como instalação militar pelas Forças Armadas Canadenses e também como residência real e vice-real.




Desde 1985, em conjunto com a região histórica do distrito de Old Quebec, a Citadelle é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Diariamente, um canhão é disparado da Citadelle ao meio-dia e pode ser ouvido em toda a cidade de Quebec.

DESTAQUES DA CITADELLE DE QUÉBEC
A Citadelle de Québec é cidadela irregular em forma de estrela formada por 4 baluartes e 3 paredes retas, construídos com arenito. Dentro de suas paredes há 24 edifícios construídos principalmente em pedra cinzenta. Em seguida, confira alguns dos destaques.


- O Edifício 1, o Antigo Prédio da Administração do Hospital, é a estrutura principal do Bastião de Mann. É uma estrutura de pedra retangular, simétrica, de dois andares, com telhado de quatro águas perfurado por duas chaminés de tijolo. Atualmente, o edifício é usado como sede do Royal 22e Régiment. Várias cerimônias militares relacionadas ao regimento também acontecem no campo de desfile da Citadelle, como a troca da guarda e do comando do batalhão e a consagração de cada Batisse, o bode que é mascote do regimento.

- O Edifício 2, também conhecido como Quartel dos Homens, antigamente era o arsenal e o paiol de pólvora. Ele fica de frente para o campo de desfile perto da garganta do Bastião do Príncipe de Gales. É um edifício longo, retangular, de dois andares, em alvenaria, construído em calcário liso e com telhado de quatro águas revestido em chapa de cobre.
- O Edifício 5, o antigo paiol de pólvora, é uma estrutura baixa e retangular de pedra com telhado de duas águas e uma parede protetora contra explosões.
- O Edifício 7, também conhecido como Edifício Memorial, faz parte de um complexo de três estruturas, que inclui uma capela e uma oficina, situado junto ao pátio de armas. O Governador Geral Georges Vanier e sua esposa Pauline Vanier estão enterrados na capela comemorativa.

- O Edifício 10 é a antiga prisão militar e atualmente o anexo do museu. Construído em 1842, é uma estrutura retangular de pedra de dois andares com telhado de quatro águas perfurado por três chaminés de tijolos.



- Atrás do edifício 10 fica o Quartel dos Oficiais, uma estrutura neo-normanda construída em 1831 pelo Exército Britânico, é a residência do governador geral do Canadá desde 1872 e possui um total de 153 cômodos.

- O Edifício 14, antigo armazém de munições, fica ao longo do campo de desfile. A comprida estrutura retangular de dois andares foi construída em pedra com telhado de quatro águas revestido em chapa de cobre.
- O Edifício 15 abriga o Museu Real do 22º Regimento e o Museu das Forças Canadenses e abriga itens de significado histórico para os militares canadenses, tais como armas, uniformes e outros artefatos militares.
- O Edifício 16 é o escritório do museu e antiga tanoaria.
- O Edifício 17, também conhecido como Quartel dos Homens, fica no lado sul do campo de desfile, perto da garganta do Bastião Dalhousie.
- O Edifício 20, também conhecido como Ball House, é o antigo observatório e torre da bola do tempo. É uma estrutura de pedra compacta, alta, de dois andares e diversas formas arquitetônicas.
- O Edifício 32, antiga Casa da Guarda Defensiva, está localizado no extremo leste do fosso principal norte, abaixo do Bastião do Rei.
- O antigo caponier, Edifício 46, está localizado no extremo sul do fosso que separa a contra-escarpa do Quartel dos Homens. As suas duas paredes e o pequeno torreão a meio do telhado de duas águas são os únicos elementos visíveis deste pequeno edifício de pedra. Está integrado nas muralhas e perfurado por lacunas.


TOUR NA CITADELLE DE QUÉBEC
A entrada para a Citadelle é bem sinalizada, sendo necessário passar por uma área fechada com painéis que contam a história do local antes de chegar à área onde fica a bilheteria, loja de presentes e um pequeno Café.






A única maneira de visitar a Citadelle de Québec é mediante um tour guiado de cerca de 1 hora disponibilizados em inglês e francês. Você pode comprar o ticket com antecedência para garantir o horário e o idioma desejados ou tentar a sorte na hora. Nós não tínhamos planejado visitar a Citadelle, mas como sobrou tempo no nosso cronograma, fomos para lá e conseguimos participar de um tour em inglês que começaria em 10 minutos.

Os tours partem de uma área externa coberta com bancos de madeira para sentar e aguardar o guia para o início do tour. Como o museu fica dentro de um dos edifícios históricos, não há como visitar o museu sem participar do tour guiado.

Seria impossível visitar todos os edifícios da Citadelle, primeiro pela questão do tempo, segundo porque alguns são utilizados até hoje por oficiais canandenses. Mas, o tour proporciona uma visão geral sobre alguns dos principais edifícios da fortificação, seus antigos e atuais usos. Por conta da estrutura do passeio, há pouco tempo para admirar todos os itens do museu, infelizmente. No entanto, é muito interessante conhecer um pouco mais sobre este importante período da história canandense.




INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Citadelle de Québec
- Endereço: 1 Côte de la Citadelle, Québec, QC G1R 3R2, Canadá
- Horários:
- de final de maio a início de setembro diariamente de 9h às 17h30 (último tour tem início às 17h)
- de setembro a final de maio: diariamente de 10h às 17h30 (último tour tem início às 16h)
- Entrada: CAD$ 18 adulto | CAD$ 16 idosos | CAD$ 6 entre 11 e 16 anos | gratuita para menores de 10 anos
- Importante: A visita pode ser feita somente através tours guiados, em inglês ou francês, disponíveis a cada hora.
Guarde estas dicas no Pinterest!

Leia mais sobre o Canadá:
TORONTO
- Canadá: O que fazer em Toronto – Roteiro de 2, 3, 4+ dias
- Canadá: Como ir do Aeroporto de Toronto ao centro
- Hospedagem em Toronto: One King West Hotel & Residence
- Toronto: incrível comida vegana no restaurante Hawker
- PLANTA: Rede de restaurantes veganos em Toronto
- Cafe Landwer: Rede de restaurantes em Toronto
- Osteria Du: 1º restaurante italiano vegano em Toronto
- Canadá: Restaurante mexicano La Bartola em Toronto
- Kupfert & Kim: rede de comida vegana em Toronto
NIAGARA FALLS
- Canadá: Hospedagem no Embassy Suites Niagara Falls
- Skylon Tower: Vistas panorâmicas em Niagara Falls
- Journey Behind the Falls: vistas incríveis das Cataratas do Niágara
- Canadá: Table Rock House Restaurant em Niagara Falls
- Canadá: Como ir de Toronto a Niagara Falls
KINGSTON
- Canadá: Hospedagem no Holiday Inn Kingston Waterfront
- Canadá: Restaurante Atomica Kitchen em Kingston
MONTREAL
OTTAWA / GATINEAU
- Canadá: Hospedagem no Courtyard by Marriott Ottawa Downtown
- Canadá: Restaurante vegano Astoria Bistro Botanique em Gatineau
- Canadá: Comida italiana no The Grand Pizzeria & Bar em Ottawa
QUEBEC CITY
- Hospedagem em Quebec City no ótimo Hôtel Le Priori
- Observatoire de la Capitale: A vista mais alta de Quebec City
VANCOUVER
- Canadá: O que fazer em Vancouver – Roteiro de 4 ou 5 dias
- Canadá: Vistas panorâmicas no Vancouver Lookout
- Canadá: Museu de Antropologia de Vancouver
- Canadá: Jardim Chinês Dr. Sun Yat-Sen em Vancouver



