Última atualização: 28/06/2021
Em 28 de junho de 20201 completamos 7 anos morando fora do Brasil, com passagens pelos Estados Unidos e Inglaterra. Neste post super pessoal, falamos um pouquinho do que temos vivido nesses últimos meses e quais são as nossas perspectivas para o futuro com o “novo normal”.
7 ANOS MORANDO FORA DO BRASIL
E cá estamos nós mais uma vez celebrando mais um aniversário da nossa mudança para fora do Brasil. Como já tínhamos mencionado anteriormente, achamos interessante escrever um post anual para lembrar tudo o que vivemos neste último ano e quais são as nossas perspectivas para o futuro. Diferentemente do ano passado que acabamos tendo que desmarcar uma série de viagens, as coisas começam a retomar seu rumo aqui nos EUA e isso tem nos dado um novo ânimo. O ano começou com altíssimas taxas de contaminação por coronavírus, por conta das reuniões que foram feitas durante o Thanksgiving, no final de novembro, e das festas de final de ano. Também começou com muito espanto devido à invasão do Capitólio em Washington DC, em virtude das eleições presidenciais americanas. Mas, com o passar das semanas, as coisas começaram a entrar nos eixos.
>> VIVA A VACINA!
A vacinação aqui nos EUA começou ainda no final de 2020 para grupos prioritários e, felizmente, rapidamente, foi avançando para os demais grupos. Como moramos na Califórnia, o maior estado mais populoso dos EUA, a vacinação para grupos da nossa faixa etária acabou começando depois em relação a estados com populações menores. Assim que nossa faixa etária foi liberada, fizemos o agendamento para tomarmos a vacina, já que aqui é obrigatório agendar online antes para poder se imunizar. Tomamos a primeira dose da vacina Pfizer no dia 14 de abril e a segunda dose em 05 de maio, três semanas depois.

Pelas orientações locais, são considerados completamente vacinados aqueles que tomaram as duas doses e a segunda dose foi tomada há pelo menos 14 dias. Ou seja, somos considerados completamente vacinados desde 19 de maio. Por conta da vacinação avançada, o estado da Califórnia declarou reabertura no dia 15 de junho. No entanto, ainda existem algumas regras para uso de máscaras (em transporte público, dentro de hospitais, eventos de grandes proporções, etc.). Nós até mesmo voltamos a frequentar o cinema, em 13 de junho, lugar que amamos e ficamos e 1 ano e 3 meses sem ir. A vida começa a voltar ao “normal” aqui, na verdade, um “novo normal”. Mas, isso só está sendo possível por conta do isolamento social, uso de máscaras e vacina!
>> ESTUDOS
Aproveitei a pandemia para ler, estudar e me informar muito sobre nutrição, minha nova e inesperada paixão. Estou participando de simpósios e congressos virtuais, palestras, cursos voltados à alimentação plant-based e nutrição com profissionais da área. Em dezembro passado, conquistei minha Certificação em Plant-Based Nutrition pela T. Colin Campbell Center of Nutrition Studies através da Cornell University. Além disso, estou finalizando minha Certificação em Cannabis Medicinal pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em parceria com o MovReCam – minha última aula é amanhã e já entreguei o Trabalho Final de conclusão de curso.
>> VIAGENS
Viajonários é um blog pessoal de viagens e, portanto, nada mais natural do que abordarmos essa temática por aqui, não é mesmo? Desde que tomamos a vacina, começamos a nos sentir mais seguros para retomarmos algumas das nossas atividades do dia-a-dia e também de viajar. A nossa cachorra Luna vem sendo nossa grande companheira de viagem. Ela não gosta muito de ficar no carro, mas quando chega nos lugares, se esbalda de tanto brincar. Esse ano nós fomos, em fevereiro, para Lake Tahoe, mas ficamos em uma cabana isolada sem contato com outras pessoas. Após vacinados, fomos, em maio deste ano a Carmel; à Vinícola Loma Prieta, aqui no Vale do Silício; conhecemos a cidade de San Juan Bautista, cenário do filme “Um Corpo que Cai”, de Hitchcok; e ficamos alguns dias em Paso Robles, uma cidade vinícola que amamos demais e sempre é um prazer retornar.

Em junho, fomos fazer uma trilha na cidade litorânea de Pacifica; visitamos novamente Sacramento, a capital da Califórnia e fomos para a incrível Mammoth Lakes! Os meses mais quentes por aqui (geralmente de maio a setembro) nos deixam muito animados para explorar mais lugares e temos alguns planos para os próximos meses, mas não vamos dar spoilers! Estamos loucos para ir para a Europa, mas sem previsão no momento por conta das restrições ainda existentes por conta da pandemia. A ideia é ficar aqui pelos Estados Unidos por enquanto.

>> PERSPECTIVAS
O Paulo continua trabalhando 100% em casa, mas isso vai mudar a partir de setembro, quando o Google tem um plano para o retorno gradativo dos funcionários. Ainda não temos detalhes de como tudo vai acontecer, mas pode ser que não seja necessário trabalhar todos os dias do escritório, podendo continuar o home office alguns dias na semana. Fora isso, estamos avaliando a possibilidade de algumas mudanças também, mas não vamos entrar em detalhes porque ainda estamos avaliando e estudando. Caso algo mude, é claro que falaremos aqui no blog, mas preferimos ter algo mais concreto antes de compartilhar do que apenas possibilidades ou desejos. Diferente de 2020, temos sim esperanças de que 2021 seja um ano com coisas boas para relembrar. Estamos empolgados, cheios de projetos para o futuro, ideias e não vemos a hora de poder começar a colocá-las em prática. Esperamos que no próximo aniversário morando fora possamos contar muitas coisas boas que temos vivido!
O que já escrevemos sobre morar fora (em ordem cronológica):
- Reflexões após 1 ano morando nos EUA (2015)
- A vida depois da formatura (2015)
- A nova etapa da vida nos EUA (2015)
- Morando Fora: 2 anos morando nos EUA (2016)
- Nossa mudança da Califórnia para a Europa (2016)
- Da Califórnia para a Europa: Preparativos da Mudança e Chegada (2016)
- Diferenças entre morar na Califórnia e em Londres (2016)
- Morando Fora: 6 meses morando em Londres (2017)
- 12 lições que aprendemos viajando (2017)
- Aprendizados após 3 anos morando fora do Brasil (2017)
- Até logo, Londres! Chegou a hora de voltar à Califórnia (2017)
- Os 10 primeiros dias da volta à Califórnia: uma loucura! (2017)
- Nossas vidas após 4 anos morando fora do Brasil (2018)
- 10 coisas que aprendemos após 5 anos morando fora do Brasil (2019)
-
6 anos morando fora: pandemia, protestos e perspectivas (2020)



